O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Rose 06/10/2013

Este é o terceiro livro que leio da autora, mas ao contrário dos outros, não foi um livro que me entusiasmou ou contagiou.
Tamara Goodwin de 16 anos era o que chamamos de Patricinha. Nasceu e cresceu recheada de tudo o que o dinheiro podia comprar. Sempre foi acostumada com as coisas boas da vida.
Tudo muda quando seu pai comete suicídio e deixa Tamara e sua mãe sozinhas para enfrentarem a falência. Ela que nunca se preocupou com dinheiro, acabou indo morar de favor na casa de seu tio, em um pequeno vilarejo do interior.
Sem nada para fazer, acabou achando um livro em uma biblioteca itinerante. Acontece que o livro é na verdade um diário. Ao começar a ler, ela percebe que nas páginas estão escritos fatos que nem aconteceram ainda.
Ela acaba aproveitando estas informações ara conhecer melhor Rosaleen, o castelo e de como ajudar sua mãe. Mas será que vale mesmo a pena saber o que vai acontecer no futuro? Temos mesmo o poder de mudar os fatos? Até que ponto estas mudanças são boas? E você, o que faria se um livro assim caísse nas suas mãos?
Como eu disse, não cai de amores pelo livro, que achei até que ficou melhor a partir do meio. A autora gosta de contar suas estórias aos poucos, e para quem não estiver acostumado pode estranhar um pouco. Mas nos outros livros, isso para mim não foi um problema.

Silvia 05/10/2013

Amei
Tamara é mimada, sempre teve tudo o que quis, um dia ela entra no escritório do seu pai e o encontra morto, ele se matou. Do dia para a noite Tamara vê seu mundo desabar, seu pai se matou, sua mãe esta catatônica e ela terá que morar com os seus tios, em fim sua vida nunca mais será a mesma. Entediada e se culpando pela morte de seu pai Tamara encontra um livro, e ao folear as páginas descobre que é um diário, desse dia em diante sua vida nunca mais se tornará a mesma, pois ela descobre que algo muito estranho está acontecendo, e tenta encontrar as respostas: respostas estas que ela só encontrará em seu diário que antecipa aos fatos...

Minha opinião sobre o livro: Amei desde as primeiras linhas, o livro me prendeu e devorei cada sílaba"ainda bem que livros não engordão". Enfim esta autora é ótima, e indico a leitura. Corram e peguem o seu.

Gabi Lima 04/10/2013

Tamara Goodwin é uma menina de 16 anos que acabou de ficar pobre, por causa das inúmeras dívidas do pai, e acabou de perdê-lo também, pois ele cometeu suicídio. Agora ela e a mãe moram no interior com Arthur e Rosaleen, seus tios. A vida com certeza não será a mesma depois de sair de uma super mansão e ir para uma guarita de um castelo em ruínas viver uma vida pacata e sem nada para fazer.

Porém tudo muda quando ela encontra um livro em uma biblioteca itinerante. Esse não é um livro comum. Ao abrí-lo Tamara percebe que ele conta o que acontecerá com ela no dia seguinte como se ela tivesse escrito em um diário. Essa vai ser a ferramenta que ela usará para aos poucos descobrir mais sobre a misteriosa Rosaleen, a história do castelo e como ajudar sua mãe a melhorar, uma vez que esta passa o dia dormindo e não tem forças nem pra sair da cama. Se você tivesse um livro que contasse como seria o dia de amanhã o que você faria? Tentaria mudar sua vida ou deixaria acontecer exatamente como está descrito?

O início do livro é meio parado. Tamara fica lembrando sobre o passado e como tudo a levou para essa cidade no interior que ela simplesmente detesta. Mas depois desses flashbacks a história começa mesmo e a cada momento vamos nos envolvendo mais nos mistérios dessa família. Rosaleen é realmente estranha. A cada nova página eu suspeitava de alguma coisa diferente, mas não poderia esperar pela verdadeira história que só aparece nos capítulos finais.

Tamara é a típica menina mimada. De cara não gostei dela, mas no decorrer do livro fui começando a conhecê-la melhor e até simpatizei, mas não tanto. No início ela é bastante egoísta, mas aos poucos vemos a preocupação dela com a mãe e como ela realmente a ama. Com as revelações do final achei que as atitudes que ela tomou foram totalmente realistas. A autora está de parabéns, pois apesar de dar o toque de magia com um livro que conta o amanhã ela conseguiu deixar a história bem ligada a realidade e a acontecimentos que realmente poderiam acontecer.

Não vou falar mais sobre o livro, pois se não posso acabar soltando spoilers, mas ele está super recomendado. Mais uma vez Cecelia Ahern conseguiu fazer um livro muito bom que me prendeu do início ao fim (e principalmente no fim).

Confira esta e outras resenhas no blog:

site: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/

laysadyoliveira 01/10/2013

Tamara Goodwin é aquela típica adolescente de família rica que sempre teve tudo na mão, mas nem sempre se preocupou em agradecer por isso, ou se essa fase poderia acabar. Apenas aproveitava os momentos, e buscava seu bem estar, independente se isso poderia ferir outra pessoa ou não.
Mas um dia tudo mudou. Após encontrar seu pai morto no escritório, devido à um suicídio, nossa protagonista viu sua vida mudar da água para o vinho. Sua mãe ficou tão chocada e traumatizada com o acontecido, que não fazia mais nada, a não se dormir.
Elas tiveram então que se mudar para o interior, na casa de seus tios, e começar uma vida mais humilde, sem muitas riquezas.
Como era de se esperar, Tâmara fica sem muitas coisas para fazer e sozinha na cidade, então descobre que por lá tinha uma biblioteca itinerante. Procurando entre os livros, acaba encontrando um que lhe chama muito a atenção. Um exemplar que estava fechado com cadeado. Claro que ela acabou ficando com ele.
Ao conseguir abrir o livro, descobre que nele existem inscrições com sua própria letra, contanto tudo o que vai acontecer na vida dela no próximo dia. Mas será que realmente é bom sabe o que vai acontecer na sua vida? Ai vou ter que deixar vocês curiosos e querendo descobrir se Tâmara conseguirá lidar bem com essa descoberta.
Não foi um livro que me chamou muito atenção, acho que prefiro os que contenham estórias românticas, mas também não foi algo que me fez desistir do livro. Mas esse também me aconteceu de não gostar muito no começo, e com o passar das páginas ir melhorando.

Lílian 29/09/2013

A história: após a morte do pai, Tâmara e a mãe descobrem que estão falidas e devem se mudar, o mais rápido possível, da fantástica mansão em que sempre viveram para uma espécie de antiga casa de empregados que faz parte da propriedade rural em que a casa principal é um misterioso castelo em ruínas. Na casa vivem o seu tio caladão e a intrometida e super agitada (ligada nos 220wts) mulher dele, com os quais a garota não consegue se conectar.
Um dia, um cara charmoso bate à porta para entregar um livro e Tâmara decide acompanhá-lo à biblioteca itinerante em que ele trabalha. É lá que ela acha o misterioso "livro do amanhã", que é um diário aparentemente sem nada escrito. A mocinha descobre que durante a noite acontece algo fantástico: sem saber como, em sua própria letra, palavras vão surgindo, narrando os acontecimentos do dia seguinte, ou o dia de amanhã.
A narrativa apresenta mistério, romance, reviravoltas na trama, surpresas, entre outros recursos para prender a atenção do leitor.
Mas verdade seja dita, o livro é meio assim-assim.
Nem tanto pela proposta, mas é que me parece sempre que falta algo.
Para quem se interessar, é um romance supostamente água com açúcar, mas capaz de surpreender.

Júnior 28/09/2013

Poderia ter focado mais
A nossa protagonista, Tamara, nasceu em berço de ouro e foi acostumada ao redor da luxúria, mas ao contrário do que todos pensavam de que pessoa ela tornaria - uma garota extremamente fútil - ela surpreende a todos e consegue ser uma protagonista simpática.

Tamara vai nos conquistando aos poucos com seus atos e seus pensamentos. Seu pai morre levando toda a sua fortuna, George se suicida deixando de 'herança' para a sua família uma montanha de dívidas, deixando-os sem casa e,mãe e filha, indo se abrigar em um vilarejo rústico no interior. A mãe de Tamara não se recupera total da grande perda sofrida, e mergulha em luto profundo.

Mãe e filha juntas, uma dando força a outra, porém as duas muito fragilizadas. Na casa em que irão morar, no vilarejo, moram Arthur - seu tio pouco comunicativo -, e sua tia Rosaleen - tenta controlar tudo a sua volta, extremamente desconfiada -. O que esses tios tem de tão misteriosos? Um não gosta de falar.... A outra possui atos suspeitos, sempre quer as coisas do jeito e do modo dela; teriam algo a esconder?

E esses atos não passam despercebidos por Tamara que logo vai tentar desvendar tais mistérios, e em uma de suas raras idas a biblioteca acontece algo que nunca tinha acontecido na sua vida, ter se interessado por um livro, este estava lacrado por cadeado - Um livro proibido? Talvez - E o livro quando aberto revela um segredo que irá mudar toda a trajetória da vida de Tamara e das pessoas aos seu redor, o livro está escrito por sua letra na página que data o dia seguinte, e as frases irão se cumprir, cada palavra é um minuto do dia posterior, cada letra um segundo, cada gota de tinta no papel uma mudança na vida de Tamara.

Ainda não li 'P.S Eu Te Amo', falam bem desse livro que a autora consegue amarrar o leitor a sua trama, mas não vi nenhuma das características tão bem faladas dela no livro 'O Livro do Amanhã', foi bom em alguns aspectos como: os mistérios que autora apresentou, tornando a leitura mais instigante ao olhar do leitor. Muito drama e suspense, um pouco de humou em alguns capítulos não fariam mal, a autora apresentou diversos fatos em seu enredo, e não conseguiu finalizar todos na conclusão deixando diversas pontas soltas, e deixando o leitor com ar de dúvidas.

O livro não é ruim, é bom, proporciona ao leitor boas horas de leitura, nada que seja tão reflexivo, espero muito ler outras obras de Cecelia e ler algo melhor dela, talvez o 'O Livro do Amanhã' não tenha sido um dos pontos fortes dela

site: http://ateaultimapagina.blogspot.com.br/

Carolina2647 27/09/2013

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern
Tamara Godwin sempre teve o que quis e fez o que bem entendia, acostumada a ter tudo e todos na palma da mão. Mas tudo isso muda quando encontra seu pai morto. Ele se suicidou quando se viu completamente endividado.
Tamara e sua mãe deixam tudo para ir morar com parentes no interior. E deixar tudo isso para trás, sua vida, pai, dinheiro, luxo e viagens, acaba deixando-a abalada. Agora, mais do que tudo ela precisa do carinho e apoio da mãe, mas esta não parece mais se dar conta do que está acontecendo ao seu redor, sua mãe se afunda em uma profunda depressão.
O seu consolo é quando uma biblioteca ambulante - mais precisamente Marcus, o garoto que dirige a biblioteca móvel - chega na porta da casa de seus tios e quando ela escolhe um diário, e que posteriormente ela percebe que ele está em branco e que de repente começam a surgir escritos que revelam fatos que estão ainda para acontecer.
Além de tudo isso, Tamara começa a perceber coisas estranhas em relação aos seus tios, que são pessoas completamente estranhas.

"(...)De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.Parecem que já sabem de qual vida precisam fazer parte,em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.(...)".

A narrativa é pelo ponto de vista de Tamara, é notável o amadurecimento e as mudanças geradas em Tamara ao longo do livro. A leitura é leve, porém um pouco tediosa, arrastada. Teve muitas partes do livro que foram difíceis para ler. Mas o que me fez ler até o fim foi a curiosidade de saber o que aconteceria, o que o diário iria revelar e como ele surgiu (que não foi explicado no livro) e outros segredos que vão surgindo ao longo da narrativa.
A edição da Novo Conceito está ótima, não percebi nenhum erro na revisão e a diagramação, capa e páginas estão bem feitas.
No geral, foi um livro mediano. Pelas resenhas e opiniões que leio sobre Cecelia Ahern e seus livros esperava algo mais. O Livro do Amanhã não me fez ficar louca para lê-lo nem me surpreendeu, porém, também não foi tão decepcionante a ponto de me fazer abandoná-lo. Não é um livro que recomende.

(...) Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez . (...)

site: http://cantinhocarolina.blogspot.com.br/

Caroline 27/09/2013

O Livro do Amanhã
Eu poderia começar essa resenha de várias maneiras: Uma leitura longa..., Uma nova perspectiva a cada retomada (da leitura), vitória boa (piadinha do livro), mas não seriam maneiras suficientemente boas de demonstrar o quanto esse livro é... único. É, essa é a palavra, O Livro do Amanhã é único.

Primeiramente vou apresentar a visão que eu tive antes de ler (eu juro, eu anotei os sentimentos que eu tive ao receber o mágico pacote pelo correio só para colocar na resenha):

Primeira impressão do livro: Lindo, belo e azul. Particularmente eu adoro coisas azuis, então meus olhos brilharam ao ver o livro. Recebi numa manhã de sábado, e fiquei muito feliz, eu realmente não esperava. Passei dez minutos só folheando, lendo as abas e ficando apaixonada pela história sem ao menos lê-la por completo. Juro que minha vontade foi de largar tudo, arrumar um lugar confortável e começar a ler, mas tive de me segurar até a segunda-feira (foi difícil, mas eu consegui), nunca detestei tanto estar em semana de provas na escola.

E depois de um fim de semana repleto de estudos... Eu comecei a leitura na segunda feira! Mas confesso, foi um pouco entediante. Calma, o livro não é um horror, só que a história vai evoluindo de forma lenta (e isso me irrita um pouco) que às vezes você para e pensa: Vai ficar só nisso?, mas quando a leitura avança, eu juro, você vai querer ler até o final para desvendar o mistério que ronda o livro sem nome que revela o futuro, e a vida da personagem, claro. Ah, e por falar nela, a personagem principal, seu nome é Tamara Goodwin (vitória boa ao pé da tradução) e você também não vai gostar dela, ao menos no principio ela é uma patricinha, mimada e chata, mas que evolui bastante ao decorrer da história, e disso sim eu gostei.

Vocês devem estar se perguntando: Mas a história só fala de uma menina que encontra um livro que revela o futuro?, e eu respondo, não, não fala só disso. Tamara acabou de perder o pai (o que é bem triste) e ela passa os primeiros capítulos apenas lamentando e comentando como sente falta da sua vida em Dublin, das amigas (que depois nem fazem tanta falta assim), da casa, e também de como odeia ter ido morar com os tios, que são uns esquisitos. As coisas só começam a se tornar mais interessantes com a entrada da biblioteca itinerante na história, onde ela conhece Marcus (um fofo!) e pega como empréstimo um livro sem nome e trancado. A partir daí muita coisa começa a acontecer, e uma delas é a aparição da Irmã Ignatius, uma velhinha muito simpática e que eu amei totalmente!

Apesar de estar falando (digitando) exageradamente eu preciso ressaltar que O Livro do Amanhã me fez crescer como leitora, e como pessoa. Se aventurar em novos estilos de leitura é muito bom, no meu caso, largar os romances água com açúcar aos quais estou acostumada a ler e me descobrir fã de leituras UM POUCO mais sérias e profundas, com mistérios, intrigas, drama e sentimentos reais de como a vida nem sempre é uma belezura, um conto de fadas.

Resenhista do blog: Larissa Santos.

Ju Zanotti 24/09/2013

Misterioso e Intrigante!
Tamara é uma garota que sempre teve tudo o que quis, sua vida se resumia a curtir com os amigos e ser uma garota problema, até que seu pai se endivida e resolve que o suicídio é o melhor escape. Sem apoio, e sem todo o conforto e luxo aos quais estavam acostumadas, Tamara e a mãe se mudam para a casa dos tios dela, onde procuram ficar apenas tempo suficiente para ajeitarem a vida. Enquanto sua mãe passa a viver em um estado catatônico, Tamara tenta deixar que o luto não faça o mesmo com si, ao mesmo tempo em que faz o que pode para tirar a mãe de tal estado. Revoltada com o que a vida lhe reservou ela não suporta a subserviência dos tios e se isola no antigo castelo que existe na propriedade, um lugar misterioso que se deteriora cada vez mais e onde há 17 anos atrás houve um trágico incêndio.

Tudo parece ganhar uma nova forma quando aparece a porta de sua casa uma biblioteca itinerante guiada por um jovem, é no meio de livros cheios de pó e que carregam os anos em suas capas que Tamara encontra algo que lhe chama atenção, um livro antigo, trancado a chave, sem autor ou se quer título que mais futuramente se revela ser um diário. O mistério parece ainda mais envolvente quando Tamara percebe que o livro lhe conta o amanhã e que ela tem o poder de mudá-lo. Segredos há muito tempo guardados estão para ser revelados e a vida dessa jovem pode mudar mais completamente do que já fora.

Bom, não posso dizer que fui surpreendida, mas não por que o livro é ruim e sim porque sei que um livro de Ahern não seria capaz de me decepcionar. Assim como os livros anteriores da autora tudo começa meio monotonamente, mas com o decorrer da história a narrativa vai ganhando força até o momento em que não se é capaz de largar o livro até que se vire a última página. O desfecho, para mim ao menos, foi inesperado, e no momento em que começamos a encaixar as peças a coisa fica bem empolgante. Só esperava mais com relação a alguém, que apesar de me surpreender me pareceu um pouco mal aproveitado.

Apesar de Tamara ser uma personagem, frívola e mimada no início, ela não é tão chata quanto podemos imaginar. A drástica mudança em sua vida é até justificável ao meu ver, e não é como se ela fosse apenas isso. Sua personalidade vai muito além, e também conhecemos um outro lado da personagem, aquele que se importa com os outros e principalmente com mãe. Não posso dizer que fui conquistada por ela ou qualquer um dos outros personagens, na verdade achei que a autora poderia ter transparecido um pouco mais da personalidade de cada um. Arthur, o tio da garota, me pareceu tão sem sal que para mim ele era quase dispensável, mas ao fim percebi que ele também tinha seu papel em todo o desenrolar. De todos o que mais me chamou atenção é o único do qual eu não posso falar, já que acredito conter um spoiler gigantesco com relação ao personagem. Mas ao ler vocês saberão de quem eu falo, apesar disso como disse logo a cima esperava um pouco mais do personagem.

Temos no decorrer da narrativa o embate entre Tamara e sua tia Rosaleen. Hora pensamos que a personagem apenas quer o bem da garota, em outra não temos tanta certeza, porque parece que obviamente ela se faz de sonsa. Mas claro, no final acabamos por descobrir tudo e os motivos de alguns personagens serem tão misteriosos. Ainda falando dos personagens a primeira amiga que Tamara faz na história é uma freira muito auto-astral, uma senhora de idade que tem o espirito de uma adolescente e que me fez dar boas gargalhadas. Bom, tudo se desenvolve em torno desses e de outros personagens secundários que mesmo não sendo devidamente desenvolvidos pela autora deram seu brilho à narrativa.

O trabalho de edição ficou bacana, páginas amareladas, letras em bom tamanho para a leitura e não identifiquei muitos erros de grafia, mas posso ter deixado passar despercebido. A capa segue o mesmo padrão do livro anterior da autora, bom, eu confesso que não gostei muito, mesmo porque não gosto de capas com pessoas e já disse isso um zilhão de vezes aqui, sem contar que tive a impressão que a imagem do livro e da chave foi retirada do Google (rsrsrs). Graças a deus a capa não interfere na leitura.

Como sempre leitura recomendadíssima. Fico até assustada quando alguém me diz que não conseguiu terminar um livro da autora, todos os que li até o momento me conquistaram e valem muito a pena. Se não fosse parceira da Editora com certeza compraria todos para ler, claro, e para exibir na minha estante.

Ana Luiza 16/09/2013

Resenha do blog Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html
Tamara Goodwin é uma garota de 16 anos que sempre teve tudo o que queria e um pouco mais. Ela foi criada cercada por muito luxo e por pais amorosos, mas fúteis, que se importavam muito com dinheiro e aparências, o que não os impedia de se importarem também com a filha. Tamara tinha uma vida mais que confortável, apesar de achar que tudo aquilo não era o suficiente ou mesmo bom. Ela estudava em um colégio caro, morava em uma mansão, viajava sempre para o exterior, tinha muitas roupas caras e ia a festas glamorosas, mas isso era tão rotineiro que ela se divertia muito mais sendo uma garota rebelde (sem causa) e irritando os pais. Tamara é do tipo que vai a festas escondida, que fica bêbada com os amigos e que pensa em dormir com tal garoto apenas porque suas amigas fizeram o mesmo.

Tamara tinha aquele típico pensamento adolescente de achar que a juventude duraria para sempre, que ela nunca teria que pensar no amanhã. Mas, como vocês podem imaginar, logo ela descobriu que a vida não é bem assim. Quando o pai da garota suicida e ela e a mãe descobrem que estão afundadas em dívidas, não há outra alternativa para as duas além de irem morar com tios, no interior. Não bastasse ter que enfrentar uma situação incomum para sua idade - a morte de seu pai -, Tamara ainda precisa lidar com sua nova realidade: uma vida entediante e limitada no campo.

"Compreendi que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes. (...) Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade." (Pág. 298)

Apesar de ter sido recebida de braços abertos por Arthur e Rosaleen, seus tios, a garota não se sente confortável no novo lar; ela não quer apenas sua casa de volta, mas toda a sua vida. Entretanto, após alguns dias no campo, Tamara volta a cidade para visitar as amigas, mas percebe que já não é mais como elas, que não pertence mais aquele mundo. Mas ela tão pouco pertence ao mundo de Arthur e Rosaleen. Completamente perdida em sentimentos e situações a quais não está acostumada, a garota não pode evitar se sentir confusa, frustrada e irada, o que aflora a velha Tamara: uma menina arrogante, cínica, fútil, mimada e oferecida, o que, no fundo, é apenas reflexo de uma garota carente por amor.

É em um dos momentos da “velha Tamara” que ela se aproxima de Marcus: um belo rapaz que trabalha em uma biblioteca móvel. Ele não sabe que ela tem apenas 16 anos, por isso a leva para um passeio no ônibus/biblioteca. Mas Tamara consegue mais que a atenção de Marcus durante o passeio. A garota descobre um livro misterioso, sem nome, sem autor e trancado por um cadeado no acervo da pequena biblioteca. Ao conseguir abrir o livro, ela se depara com uma surpresa: páginas em branco que são preenchidas com relatos seus, escritos com sua letra, do dia seguinte. Em um primeiro momento, Tamara pensa que tudo aquilo é armação de uma idosa freira que ela conheceu e que abriu o livro para ela. Mas, ao realmente perceber que o que o livro mostra é real, a garota percebe uma chance de mudar sua vida. Entretanto, será possível mudar um futuro que, aparentemente, já foi escrito? Mas e se esse futuro acabar a guiando para descobertas do passado, que envolvem todos a sua volta, inclusive sua mãe, seu pai e seus tios? Será que Tamara vai conseguir lidar com tanta coisa e conseguir o que quer?

“E se soubéssemos, o que nos traria o amanhã? Poderíamos repará-lo? Conseguiríamos?” (Pág. 123)

Tinha altas expectativas para “O Livro do Amanhã”, pois li dois outros livros da autora, “A Vez da Minha Vida” (resenha aqui) e “P.S. Eu Te Amo” (resenha aqui), e gostei bastante. Cecelia Ahern é uma das minhas escritoras favoritas e se mantêm nesse grupo, apesar de que me decepcionei um pouco com esse livro. Como sempre, Ahern traz uma trama cheia de emoção, onde o modo como lidamos com a vida é a temática principal. Os outros dois livros da autora trouxerem protagonistas adultas e uma história mais bem humorada, o que não aconteceu em “O Livro do Amanhã”. Apesar de ter amado a protagonista adolescente e a trama um pouco mais séria, com toques de mistério, esperava mais do livro e senti que não fui surpreendida como nos outros, o que foi um ponto negativo. Como disse, a história desse livro é um pouco mais misteriosa, o que foi bom a início, mas que se tornou bobo quando ficaram óbvias algumas partes da resolução dos conflitos. Apesar de não ter sido surpreendida pela trama, fui conquistada pela mesma, assim como pelos personagens e acabei curtindo bastante o livro.

Confesso que a protagonista, Tamara, me irritou bastante no início. Seu comportamento infantil e arrogante me deu vontade entrar no livro apenas para estrangulá-la! Mas conforme a garota foi amadurecendo ao longo da história, acabei me simpatizando com sua dor e com seu esforço e gostando dela. Outra personagem que me irritou foi Rosaleen, seu comportamento sufocante com os outros personagens deixou até mesmo eu sem ar e sem paciência! Apesar de me causar emoções, a personagem não me convenceu, pois desde o início a autora quis pintá-la como a vila, o que foi injusto a início e óbvio no final. Os outros personagens também me conquistaram, cada um deles teve um papel importante na história, além de histórias emocionantes e personalidades cativantes. Minha favorita foi a Irmã Ignatus, uma freira divertida que mostra que ser uma religiosa não necessariamente significa ser um zumbi que apenas reza.

A edição de “O Livro do Amanhã” estava impecável. A diagramação simples e tradução estavam perfeitas. O tamanho e fonte das letras estavam bons e, assim como as páginas amareladas, eles ajudaram a deixar a leitura mais rápida. A capa do livro é simples, mas bonita, e combina perfeitamente com a história; gosto mais dela do que outras capas. Só não entendi o porquê da chavinha, sobre o livro, afinal o cadeado que trancava o Livro do Amanhã foi quebrado e não aberto com uma chave mágica.

“O Livro do Amanhã”, apesar de não ter suprido por completo minhas expectativas, foi uma boa e rápida leitura. Ele não modificou, nem de maneira positiva nem de maneira negativa, minha opinião sobre a autora, mas fico feliz em ter conhecido mais um livro da Ahern. Como disse, gosto bastante dela e espero ansiosamente que mais livros dela aparecem por aqui.

Recomendo “O Livro do Amanhã” para aqueles que querem uma história mais leve, com um nível médio de complexidade, que tenha toques de mistério e personagens e trama cativantes. Mas o recomendo também para aqueles que amam livros e gostam de histórias sobre eles. “O Livro do Amanhã” nos faz refletir sobre como essas obras podem mudar nossa vida, nosso futuro. Sobre como pedaços de papel podem revelar todo um mundo o qual não imaginávamos, o qual achávamos não poder alcançar. Amantes de livros, como eu, sabem disso, mas não se cansam de dizer ou ler mais uma vez como livros são maravilhosos.

“Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parecem que já sabem de qual vida fazer parte, em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.” (Pág. 364)

Autora da resenha: Ana Luiza Ferreira (La Mademoiselle)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

Pamela V 07/09/2013

Mais um cliché para YA

O livro tem uma protagonista antagonista, que aos poucos se renova após um acidente familiar e se torna uma pessoa melhor.
Discute sobre família, amizade, amor, ódio, segredos e ate onde uma pessoa é capaz de ir pelo que acredita.
O livro mágico em si é só um coadjuvante na história, na qual poderia muito bem ter se desenvolvido sem ele.

Tamara Goodwin é um ser acéfalo, patética, falsa e que se torna mais irritante ao longo da história.
A pobre garota rica, é extremamente mimada, tem tudo, a patricinha que usa rosa, tem 16 anos, cara de 18 e mentalidade de 11.
Mora em uma mansão de 650m2 perto de artistas, não respeita os pais desde cedo, é frívola, mesquinha, mentirosa compulsiva crônica.
Não aprende com as consequências que causa.
Iria ganhar um Mini cooper de presente de aniversário de 17 anos
e de repete não tem mais nada disso.
Ser extremamente irascível funciona para os amigos,menos ela.
É do tipo de pessoa que fala tudo o que vem na mente sem filtro, o que faz dela irritante.

Ela realmente é um cliché, que se for real penso que ela já teria ido para um colégio interno.
Detesto quando fazem um livro para o público YA, falam sobre Deus, mas como se quisessem fazer todos virarem ateus.

Aos poucos tudo começa a acontecer ao seu redor e é praticamente sem a influência do livro.
Segredos se revelam, tudo o que Tamara pensava que sabia sobre sua família, amigos, Rosaleen, Arthur e sua vida se anula.
Todas as famílias tem segredos.

SPOILER:
Após o suicídio inesperado do pai,a mãe e ela foram passar um tempo com os tios, que aliás Tamara os detesta, acham eles uns caipiras.
A mãe parece estar em depressão, dopada por causa da morte do marido.
O pai de Tamara ,Andrew, só pensava em dinheiro, isso era o mais importante que tudo, só queria uma vida boa e apesar disso ele não pode deixar nenhuma herança.

Certo dia Marcus tem uma entrega de livro para fazer e vai ate a casa de Tamara, mas procurando a freira Irmã Ignatius.
Ele trabalha para a biblioteca pública itinerante e é nesta biblioteca que ela encontra este livro mágico do amanhã.
O diálogo deles, alguns dos encontros e até o fato dele não saber a idade dela é muito forçado.

De início ela não sabe como funciona, mas ele é escrito durante a noite com a letra, os pensamentos dela, mas sem ela realmente escrever nele, ao qual relata o que vai acontecer no dia seguinte.
A ideia é por que esta garota detestável teria a oportunidade de ter um livro desses?
O fato de Tamara ter o livro, saber o que vai acontecer não lhe permite mudá-lo.

Marcos 26/08/2013

Confira a resenha em vídeo que eu fiz pra esse livro:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/08/resenha-falada-o-livro-do-amanha-de.html

Fabiane Ribeiro 23/08/2013

Resenha - O livro do amanhã
“Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade”.

Como boa fã da escrita de Cecelia Ahern, não posso deixar de dividir com vocês minha opinião sobre O livro do amanhã, sua obra que li mais recentemente.
Mais uma vez, Cecelia me fisgou com personagens carismáticos, situações inusitadas e uma escrita leve e cômica, que nem percebi passar.
Na obra, acompanhamos a história de Tamara, uma adolescente rebelde e mimada, que não dava valor à boa vida que tinha em Dublin. Casa de luxo de frente para o mar e todas as mordomias que se possa imaginar não eram suficientes para ela.
Tudo muda quando a jovem encontra o pai morto no escritório, e ela e a mãe descobrem que ele deixou uma dívida enorme para elas e que terão de abrir mão da casa e de todo o luxo em que vivem.
Assim, Tamara e a mãe mudam-se para o interior para viver com um casal de tios, em uma antiga guarita de um castelo.
Cercada pela tristeza de ter perdido o pai, de ver a mãe tão desolada com a situação, e de ter abandonado sua antiga vida luxuosa e seus amigos, Tamara passa agora seus dias entediada no campo, além de não se dar muito bem com os tios que a acolheram.

“Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir. Agora, me alegro quando acordo e vejo que existe um amanhã. Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser” (Pág. 16).

Nos fundos da guarita onde ela agora vive, há as ruínas do castelo, que guardam muitos segredos, e, aparentemente, uma triste história, que levou aquelas paredes antes majestosas a virarem destroços.
Assim, Tamara ocupa-se ao passar momentos andando pelos terrenos da propriedade e explorando as ruínas do castelo, além de tentar bolar um plano para fazer sua mãe se sentir melhor. Até que duas pessoas importantes entram em sua vida.
Uma delas é a Ignatius, da qual não falarei muito para não estragar a surpresa. Mas posso dizer que ela é uma das minhas personagens preferidas, que desenvolve uma bela amizade com Tamara.
O outro personagem que muda a vida de nossa protagonista é o Marcus, que, num belo dia, bate à porta da casa em que Tamara vive, trazendo consigo uma biblioteca itinerante.
Não apenas salvando-a momentaneamente do tédio, a biblioteca móvel de Marcus é a responsável por apresentar Tamara ao “livro do amanhã”, um diário que possui anotações misteriosas, escritas pela própria Tamara de forma quase mágica.

“Tão logo abri a capa, vi desaparecerem as palavras do dia anterior, como se o novo dia tivesse esgotado a tinta, e no lugar delas a caligrafia perfeita – minha caligrafia perfeita – começou a aparecer em curvas e linhas, palavra após palavra, tão rápido, que eu mal conseguia acompanhar seu ritmo. A primeira linha me deixou nervosa” (Pág. 224).

Com o tempo, mais alguns personagens entram na história, aumentando seus mistérios e as indagações de Tamara. Aquele lugar em que agora ela vive guarda muitos mistérios, assim como o livro que agora ela possui.
Determinada a encontrar respostas e a reencontrar a felicidade, Tamara passa por uma jornada de autodescobrimento e aprendizado, permeada pela escrita encantadora de Cecelia Ahern, que sabe contar uma bela história de forma poética, mágica e muito bem-humorada. Vale a pena conferir.