O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Larissa3491 19/12/2013

Eu poderia começar essa resenha de várias maneiras: “Uma leitura longa...”, “Uma nova perspectiva a cada retomada (da leitura)”, “vitória boa” (piadinha do livro), mas não seriam maneiras suficientemente boas de demonstrar o quanto esse livro é... único. É, essa é a palavra, O Livro do Amanhã é único.

Primeiramente vou apresentar a visão que eu tive aaaantes de ler (eu juro, eu anotei os sentimentos que eu tive ao receber o mágico pacote pelo correio só para colocar na resenha):

“Primeira impressão do livro: Lindo, belo e azul. Particularmente eu adoro coisas azuis, então meus olhos brilharam ao ver o livro. Recebi numa manhã de sábado, e fiquei muito feliz, eu realmente não esperava. Passei dez minutos só folheando, lendo as abas e ficando apaixonada pela história sem ao menos lê-la por completo. Juro que minha vontade foi de largar tudo, arrumar um lugar confortável e começar a ler, mas tive de me segurar até a segunda-feira (foi difícil, mas eu consegui), nunca detestei tanto estar em semana de provas na escola.”

E depois de um fim de semana repleto de estudos... Eu comecei a leitura na segunda feira! Mas confesso, foi um pouco entediante. Calma, o livro não é um horror, só que a história vai evoluindo de forma lenta (e isso me irrita um pouco) que às vezes você para e pensa: “Vai ficar só nisso?”, mas quando a leitura avança, eu juro, você vai querer ler até o final para desvendar o mistério que ronda o livro sem nome que revela o futuro, e a vida da personagem, claro. Ah, e por falar nela, a personagem principal, seu nome é Tamara Goodwin (“vitória boa” ao pé da tradução) e você também não vai gostar dela, ao menos no principio – ela é uma patricinha, mimada e chata, mas que evolui bastante ao decorrer da história, e disso sim eu gostei.

Vocês devem estar se perguntando: “Mas a história só fala de uma menina que encontra um livro que revela o futuro?”, e eu respondo, não, não fala só disso. Tamara acabou de perder o pai (o que é bem triste) e ela passa os primeiros capítulos apenas lamentando e comentando como sente falta da sua vida em Dublin, das amigas (que depois nem fazem tanta falta assim), da casa, e também de como odeia ter ido morar com os tios, que são uns esquisitos. As coisas só começam a se tornar mais interessantes com a entrada da biblioteca itinerante na história, onde ela conhece Marcus (um fofo!) e pega como empréstimo um livro sem nome e trancado. A partir daí muita coisa começa a acontecer, e uma delas é a aparição da Irmã Ignatius, uma velhinha muito simpática e que eu amei totalmente!

Apesar de estar falando (digitando) exageradamente eu preciso ressaltar que O Livro do Amanhã me fez crescer como leitora, e como pessoa. Se aventurar em novos estilos de leitura é muito bom, no meu caso, largar os romances “água com açúcar” aos quais estou acostumada a ler e me descobrir fã de leituras UM POUCO mais sérias e profundas, com mistérios, intrigas, drama e sentimentos reais de como a vida nem sempre é uma belezura, um conto de fadas.

Obs. sobre a autora, Cecelia Ahern: Pensei que nunca tivesse visto mais loira, mas ao descobrir que ela também era a escritora de PS. Eu Te Amo meu queixo caiu, tipo: “Ela era bem famosa e eu nem sabia!” Desculpe Cecelia, agora eu sei quem você é e pretendo ler mais obras suas.

site: http://cahblack.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahren.html

Ane Carol 03/12/2013

O Livro do Amanhã
O que você faria se soubesse o que vai acontecer amanhã hoje, tentaria mudar o rumo dos acontecimentos ou deixar acontecer naturalmente? É exatamente esse tipo de questionamento e reflexão que Cecelia nos trás neste livro. Gosto da maneira divertida que ela aborda temáticas mais delicadas sem perder o foco, e ainda conseguir nos emocionar e refletir sobre o assunto.

Simplesmente amei P.s Eu te amo e não esperava menos deste livro, porém tenho que admitir que o inicio da leitura foi meio arrastado e não conseguia me conectar com a protagonista Tamara. Mas ainda bem que isso foi só nos primeiros capítulos, ou seja se isso também acontecer com você não desista pois a história melhora e muito e de certa forma o desenrolar da história me surpreendeu.

Tamara é uma jovem de 16 anos que foi criada cercada por luxo e sempre teve tudo aquilo que o dinheiro pode comprar. Ela nunca foi uma menina fácil de lidar e nem sempre soube valorizar tudo aquilo que tinha. Mas de uma maneira inesperada sua vida muda completamente seu pai tira a própria vida e e ela que o encontra, e pior pouco antes do incidente eles tinham tido uma briga.

Com a morte do pai, e as várias dívidas da família Tamara e sua mãe se vêem obrigadas a se mudar para o interior o tipo de lugar onde nada acontece. O que para a menina é praticamente o fim do mundo. Todos esses acontecimentos só deixam mais evidente os pensamentos egoístas da garota, ela é o tipo de pessoa que se sente bem fazendo os outros se sentirem mal. Em uma de suas tentativas de sair da rotina ela conhece Marcus e sua biblioteca itinerante e juntos eles viajam o mundo através dos livros. Até que em um livro chama sua atenção de tal maneira que ela se vê obrigada a leva-lo junto consigo.

Tamara vai descobrir que esse não é um livro comum, assim como o vilarejo onde vive também não é um lugar tão sem acontecimentos como ela imaginava. E graças a essas descobertas ela vai embargar em uma caça por respostas de perguntas que ela até então nem sabia que existiam. Mas existem segredos que eram melhor não serem descoberto e o amanhã é um terreno traiçoeiro, e mesmo tendo um mapa para nos guiar nada nos impede de cair em armadilhas.

Gostei bastante da história e da diagramação do livro, dois fatos que ajudam a leitura a fluir. Vale a pena dar um chance a Tamara e conhecer sua história e segredos!

Clara Beatriz 25/11/2013

Tamara Goodwin tem 16 anos. É filha de pais ricos, e tem tudo que poderia querer. Mas para o seu pai, todo aquele dinheiro não foi a solução, e sim um problema: após ter se afundado em dívidas, se suicida, deixando sua filha e sua esposa sem nada. A única solução é se mudarem para a casa da madrinha de Tamara, e o que deveria ser uma mudança no mínimo desagradável, se torna uma grande surpresa. Um dia, em uma biblioteca ambulante, ela encontra um livro. À princípio, ele estava todo em branco, mas depois aparece com anotações em sua caligrafia. Mas do dia seguinte.

Dentre os lançamentos de fevereiro, esse era o que eu mais queria ler. Que fala sobre um livro mágico já é certo, e histórias de fantasia me atraem muito. Mas, infelizmente, elas não foram alcançadas.

Primeiro: páginas demais de "introdução". Sempre havia um suspense, mas achei que demorou muito para que acontecesse alguma coisa concreta, um nó que a personagem precisasse desfazer. Até deve ter sido necessário explicar tudo, mas para o leitor, fica cansativo. Sem falar que a história deveria ser sobre um livro mágico, mas o livro não trata sobre ele. É como se ele fosse deixado de lado. Para completar, o final ficou no mínimo aberto.

Passando para os pontos positivos, o autora soube trabalhar o suspense muito bem. As coisas que aconteciam com Tamara eram dignas de um filme que te deixa intrigado. Os personagens eram interessantes, principalmente sua madrinha: o livro todo você percebia que tinha alguma coisa além do que aparentava ser. No fim, o enredo se revelou bom e interessante. O grande problema foi a forma com que foi trabalhado. Apesar de tudo, o livro tem uma mensagem muito legal: nossas ações têm consequências. Cada dia com seu cuidado, mas isso não é desculpa para fazer o que quiser, na hora que quiser. Quando o arrependimento chegar pode ser tarde demais.

Falando da diagramação, as letras são grandes, mas comparando a capa original com a brasileira, a original é super linda. Acho que deveriam ter deixado a mesma.

Bem, espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar suas próprias percepções sobre a resenha, ou até mesmo sobre o livro. Até a próxima!

site: http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html
Mi Hummel 10/02/2014minha estante
É isso, Clara! Encontrei em sua resenha meu principal problema com essa obra. O tal do diário - que dá nome ao livro - é deixado de lado. O enredo deveria ser sobre um livro mágico, mas não é. Aliás, aí está um grande lacuna na história toda! Um livro que surge do nada e permanece no nada...Triste.

Fernando 20/11/2013

Confusão e ilusão....
O livro de Cecelia Ahern, em muitas passagens, nos faz refletir sobre o valor do amanhã. Nos dá uma esperança de que, quando tudo está confuso e sem saída, o amanhã é o nosso triunfo. Também nos ajuda a refletir e confirmar que a vida é um retorno, tudo o que você faz agora, terá um efeito amanhã. Neste sentido o livro é muito bom.

Agora, também tenho que destacar que é o livro de Cecelia Ahern que menos gostei até agora. No início a história te envolve, é real. Mas no decorrer do livro, a história se torna fictícia demais e você nem entende. Além de você tomar certa antipatia e certo medo das personagens. O livro entra num beco sem saída.

03/11/2013

Cecelia sempre genial
Eu acho a Cecelia uma das escritoras mais brilhantes em termo de inovação e ideias originais. Esse livro não foge a isso. Ela mais uma vez dá ao leitor um livro criativo, apesar de ter me deixado meio inquieta!
Personagens peculiares e personalidades bem desenhadas. Diálogos consistentes e trama bem amarrada. Eu não poderia dizer algo negativo sobre o brilhante trabalho de Ahern. Final surpreendente! Revelações de tirar o fôlego.

site: http://oscontossemfadas.blogspot.com.br/

Fernanda 31/10/2013

Este é o segundo livro de Cecelia Ahern que leio. O primeiro foi o conhecido e chorável “P.S. Eu te amo”. As histórias são completamente diferentes, no entanto uma coisa em comum marca seus inícios: a morte.

Tamara Goodwin perde o pai de uma forma trágica. Ele se mata ao perceber que seu patrimônio está falido, deixando sua mulher num estado deplorável de depressão e sua filha adolescente sozinha. O mundo de Tamara dá uma volta de 360° graus. Antes, a menina de 16 anos mimada, irritadiça, fútil e cruel tinha de tudo. E quando eu digo “tudo” não estou exagerando. Viagens internacionais, uma casa espetacular, escola cara, roupas idem. Sua família era rica e ostentava essa riqueza com muito orgulho. Mas agora, o que sobrou foi a mãe, a filha e uns poucos bens.

Tamara e sua mãe vão para uma cidade pequena se hospedar na casa de tio Arthur e tia Rosaleen, a única família que elas tem. Essa nova experiência vai transformar Tamara em todos os sentidos.
É interessante a evolução palpável da personagem no decorrer do livro. A partir da morte do pai, ela começa a ter uma percepção diferente das coisas ao seu redor.
Essa transformação fica mais nítida quando, pela nova cidade de Tamara, surge uma biblioteca itinerante. Um ônibus com vários livros e um rapaz simpático surge em sua vida e a partir daí os eventos começam a ter uma pegada mais sobrenatural.
Tamara encontra um livro fechado com um cadeado, sem título ou nome de autor. Com a ajuda de irmã Ignatius, sua nova amiga – que é freira, inclusive – ela consegue abrir o livro e para sua surpresa, não há nada escrito. Irmã Ignatius sugere que ela faça dele um diário e Tamara decide aderir a ideia.
Quando começa a por sua intenção em prática, ela percebe que o diário misteriosamente foi escrito, com sua caligrafia, com a data do dia seguinte. E para sua surpresa, quando o dia seguinte chega, tudo que está escrito no diário acontece em sua vida.
Agora Tamara sabe o que seus amanhãs a reserva. Basta saber essa descoberta é boa ou ruim.

Mesmo com o titulo do livro sugerindo que o enredo se concentra nos eventos do livro/diário, a história tem muito mais a oferecer.
Cecelia Ahern é extremamente descritiva, mas sua narrativa é muito bonita. Os personagens são bem estruturados e bem trabalhados e o cerne da história é francamente surpreendente.
O livro tem uma aura pesada. Mesmo que sua narradora seja uma adolescente que inicia a narrativa mostrando que não tem nada na cabeça, o enredo vai pegando forma e nos deparamos com vários dramas em diversas áreas da vida.

“Então, essa é a história. Toda a história... Não espero que você acredite, mas é verdade, cada palavra dela. Todas as famílias têm segredos, a maioria jamais os conhecerá, mas há espaços, lacunas onde devem se encontrar respostas, onde alguém deve ter se sentado, onde alguém se habituou a ficar. Um nome nunca proferido ou proferido uma vez e nunca mais. Todos temos nossos segredos. Pelo menos os nossos foram desenterrados agora, ou começam a sê-lo.”

“O livro do amanhã” é uma história muito bem escrita, mas que pode cansar um pouco pelo começo. Parece que Tamara dá muitas voltas para chegar em seu objetivo, mas as descrições excessivas da autora contribuem para nossa perspectiva clara da personagem e sua evolução fantástica.
Esse livro não se resume aos fatos. Ele também trata de evolução de alma, de perspectivas novas, de aprendizados. Em suma: estou encantada pela narrativa de Cecelia Ahern.

Ingrid 21/10/2013

Tamara Goodwin é daquelas adolescentes que ninguém suporta, sempre viveu no luxo e, por esse motivo, acha que todos devem lhe dar tudo o que quer principalmente seu pai, já que ele tem dinheiro para pagar por todos os seus caprichos. Ela nunca se deu ao trabalho de ser gentil com seu pai, a palavra obrigada não faz parte de seu vocabulário.
Mas, por um golpe do destino, seu pai morreu abruptamente, deixando ela e sua mãe em maus lençóis. Com sua morte foram descobertas muitas dividas e, o banco, tomou até mesmo a casa em que viviam, para quitar tudo que seu pai devia.
Agora, Tamara e sua mãe teriam que passar a viver no interior, morar na casa de seu tio, irmão de sua mãe e única família que as recebeu nesse momento difícil. A garota da cidade se viu obrigada a morar nesse lugar e, apesar de conhecer o local e já ter passado muitos verões por lá, se viu presa em uma casa no meio do nada, com ruínas no jardim e sem nada para fazer.
Sozinha e entediada Tamara acaba descobrindo uma biblioteca itinerante que se torna sua diversão e, seu motorista, um amigo... Ali, em meio ao livros ela encontra algo misterioso e, ao conseguir abri-lo, acaba descobrindo um diário. Apesar de não gostar de escrever, Tamara resolve dar uma chance a esta atividade, mas, ao abrir suas páginas se vê diante de inscrições, feitas com sua caligrafia, datadas com o dia seguinte. Quando tudo acontece como dizia no diário, ela se encotra diante de um dilema...Será que mudar o futuro é uma boa coisa?
Tamara parece ter encontrado uma solução para seus problemas, mas, quando as coisas começam a sair de seu controle e histórias sobre sua família passam a ser descobertas, ela percebe que, as vezes, é bom não virar algumas páginas, pois, por mais que se tente, o destino não pode ser mudado.

Cecelia Ahern já conquistou o coração de muitos fãs com suas histórias. Sua capacidade de emocionar e criar acontecimentos inesperados, nos permite pensar em fatos de nossa própria vida, em como faríamos se algo desse tipo ocorresse.
O Livro do Amanhã nos faz pensar no que esta a nossa frente, se soubéssemos o que vai acontecer amanhã, optaríamos por mudar nosso futuro ou deixaríamos nosso destino acontecer como deve? Uma história surpreendente, romântica e misteriosa, que nos prende do inicio ao fim e, seus ensinamentos, permanecem conosco por um bom tempo.

Características da Obra:
Nome: O Livro do Amanhã
Nome Original: The Book of Tomorrow
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 367

site: http://memoriasdeguigui.blogspot.com.br/2013/10/o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Alê 21/10/2013

LIVRO CHEIO DE SURPRESAS
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.Faz tempo que eu não leio um livro maravilhoso e surpreendente como este,com um final emocionante e cheio de surpresas.Confesso que cheguei a odiar a Tamara por algum momento,a garota era super desobediente e fútil,mas depois eu passei a gostar dela,e a Rosallie desconfiei dela desde o momento que ela aparece na trama,e eu ficava me perguntando se a mãe da Tamara nunca sairia daquele transe ou melhor bestice,mas depois eu comprovei o porque de ela está assim,ah e eu amei a irmã que ficou amiga da Tamara,super maluca ela.Enfim um livro que percebi que a autora queria incentivar a leitura,pois até uma biblioteca itinerante possuía nesta cidadezinha,fiquei até com inveja porque na minha cidade nem uma dessa se possui e nem um bibliotecário lindo como do livro...rsrsrs.Espetacular este livro,vale a pena ler!!!

Românticas 19/10/2013

Por Fabiana

Com a perda do seu pai, Tamara se vê obrigada a viver com sua mãe, cada vez mais doente, na casa de campo dos seus tios. Em um passeio ela se depara com um livro que trará mudanças à sua vida. Uma sequência de mistérios e surpresas começam a preencher uma vida até então monótona. Mas, vale a pena antecipar os acontecimentos? Será possível determinar os destinos e desejos? E o mais importante: Quanto isso afetaria sua própria vida?

O texto traz uma reflexão sobre a importância de ter certezas e verdades para orientar suas atitudes. Como duvidar que as nossas vidas estão interligadas? Cheio de reviravoltas e com um final surpreendente. Uma leitura leve e gostosa, mas que faz refletir. Gostei muito desse livro - assim como os outros da autora que li - e recomendo!

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2013/10/cecilia-ahern-o-livro-do-amanha-novo.html#.UmKS1dKszM8

Marina 15/10/2013

Segredos e mistérios
Expectativa grande pela história, em razão ser obra da autora de P.S.Eu te amo. O livro começa devagar. Confesso que no começo achei cansativo, porque a personagem principal, adolescente mimada, me irritava muito. Mas o final é surpreendente, chega a ser um suspense.

O livro é muito louco. Uma história muitos mistérios ligados a um castelo, um lugar arruinado por fora, mas que guarda muitos segredos de família por dentro.

Começa quando Tamara perde o pai e sua mãe fica catatônica. As duas vão morar com o tio no interior, ele e a esposa são caseiros do tal castelo em ruínas. Tamara sempre acostumada com shoppings, tecnologias, festas, rapazes agora se vê obrigada a ficar num lugar isolada, sem nada para fazer, sem amigos.

Sua alegria é quando passa a biblioteca itinerante, num ônibus, sim, primeiro ela é atraída pelo jovem motorista para quem ela se atira, depois encantada pelos livros. Tamara descobre um livro sem título ou autor e trancado com cadeado, óbvio que é esse que ela escolhe.

Nada melhor que tentar abrir o livro num local distante, perto do castelo. Lá nas redondezas ela conhece uma freira idosa que cultiva mel. Ela se torna sua amiga e confidente.

Tamara já não sabe mais o que inventar, sua mãe não volta ao planeta terra, e a adolescente se vê obrigada a buscar ajuda médica, mas a estranha tia sempre a impede. O castelo está em ruínas, mas sempre parecer ter alguém lá espionando a adolescente. São muitas coisas estranhas no mesmo lugar. Ninguém conversa muito.

Não bastasse isso, ela descobre que o tal livro na verdade é um diário e está em branco. Mas quando aberto pela segunda vez já está preenchido nas primeiras páginas. Contudo ao invés de narrar o passado, o diário, com a própria caligrafia de Tamara, conta o que irá acontecer no dia seguinte.

A jovem não entende esse mistério, como as palavras aparecem ali. Óbvio que Tamara quer burlar tudo o que está escrito, tentando pregar peças no diário, mas é difícil ludibriar o futuro.

Resumo num livro muito louco, mas que dá asas à imaginação.

Nedina 15/10/2013

Quanto uma tragédia pode mudar alguém?

Tamara Goodwin é uma menina mimada. Sempre teve tudo que quis, fez o que bem entendia. Seus pais eram ricos e ela nunca precisou se preocupar com nada, nem ninguém, e por isso mesmo tratava todos como lixo. Até que seu pai morre, e ela descobre que está falida, com sua mãe que ficou em estado de choque com os acontecimentos.
Assim, mudam-se para a casa de seu tio Arthur, no interior do país, onde não há nada para fazer além de ver o tempo passar e observar a ruína que é o castelo dentro da propriedade. Sua tia Rosaleen é estranha (para não dizer psicótica), e tenta de qualquer forma deixá-la feliz.
Neste contexto, Tamara percebe o quanto sua vida era superficial e vazia. Ela vê que suas amigas são tão frívolas quanto ela, e que na verdade já não pertence a aquele mundo, nem quer pertencer.
Então, numa biblioteca itinerante, Tamara encontra um livro trancado, e quando consegue abri-lo com uma pequena ajuda da irmã Ignatius (que é uma freira muito gente boa), percebe que ele está em branco. No entanto, quando decide utilizá-lo como diário, vê que as páginas estão escritas com sua letra, mas com a data do dia seguinte. E tudo o que estava escrito no diário realmente acontece.
A partir daí, Tamara passa a perseguir uma história: o que há de errado com Rosaleen, e com sua mãe? Quem são as pessoas que moravam no castelo? Qual o segredo de sua família?
Além de todas estas perguntas que deixam a trama muito interessante, vemos o crescimento de Tamara como ser humano. O fato de a autora a ter desenhado como uma pessoa muito despótica faz o amadurecimento dela ser bastante real, devido as adversidades que ela enfrentará.
Em resumo, é um livro muito gostoso, rápido e recomendado. Surpreendente! =)