O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Lucas 09/06/2013

o livro do amanhã
Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.

Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis...

-Será possível mudar o amanhã?

Neiva 06/06/2013

Livro Perfeito!
Tamara é uma menina de 16 anos que acabou de perder o pai que se suicidou. A História é contada pela personagem e logo de cara ela explica que não é boazinha, que é filhinha de papai, acostumada a ter tudo o que quer, que diz o que lhe vem à mente e que adora magoar e humilhar as pessoas para seu bel prazer. Mas com a morte do pai, ela e sua mãe descobrem que estão na miséria e ao serem despejadas de casa, vão para a casa dos tios de Tamara, Arthur e Rosaleen que moram no interior, em uma guarita onde antigamente foi a guarita de um castelo que agora está em ruínas.
A garota mal humorada e mimada tem que se acostumar a vida no campo, que não será nada fácil. Apesar de Tamara ser uma adolescente rebelde, eu facilmente me encantei com ela, por não ser uma personagem chatinha como tantas outras adolescentes que já conheci nos livros. Ela é objetiva e destemida.
Sua mãe Jennifer se entrega a um luto infindável, não quer comer, nem sair do quarto, nem conversar, nada, e a filha se sente desamparada mas não dá o braço a torcer. Arthur, seu tio é o tipo de pessoa que pouco fala e Rosaleen só se preocupa em empanturrá-las de comida, o que deixa Tamara irritadíssima.
Ela se apaixona de imediato pelo castelo e busca saber sobre sua história, mas parece que ninguém está disposto a contar nada e então a adolescente rebelde que muda para melhor a cada dia, encontra um livro num ônibus biblioteca que passa pela cidade. O livro não traz o nome do autor e está cadeado. Com a ajuda da queridíssima irmã Ignatius, uma pessoa incrível que Tamara conhece nos arredores do castelo, consegue quebrar o cadeado e descobrem que as páginas estão todas em branco. Mas então algo estranho começa a acontecer: quando Tamara o abre na tentativa de começar a escrever algo, descobre que já está escrito, com sua caligrafia, o dia de amanhã. E para sua total surpresa tudo o que está escrito realmente acontece e ela percebe que pode mudar o que fez de errado, e Tamara junto com o livro começa a amadurecer e descobrir segredos de seu passado que jamais sonhou ou imaginou. Muitos segredos que eu adorei descobrir ao longo da história, o mistério que Rosaleen esconde atrás da aparência frágil, o mistério do bangalô, o mistério do castelo destruído pelo fogo...
Para ajudar a deixar a história ainda mais interessante contamos com a ajuda de Marcus, o carinha que dirige o ônibus itinerante, e Weseley, um menino super fofo que se torna companheiro querido da personagem.

Fabi 06/06/2013

RESENHA: O livro do Amanhã

“Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor idéia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.” pág. 364

Leia a resenha aqui:

Marmaid 05/06/2013

O Livro do Amanhã
Se você pudesse saber o que faria amanhã, seus erros e acertos, faria tudo diferente? Ora, sabendo de antemão, dificilmente deixaríamos que as coisas corressem seu curso, correto? Tentaríamos mudar os acontecimentos e até nos beneficiar tendo em mãos o conhecimento do dia seguinte.

Quando Tamara perde tudo e vai morar com seus tios estranhos do interior, além de ter que lidar com a nova vida, sua mãe não reage bem à morte do pai e tudo cai sobre a jovem de 16 anos. Presa no meio do nada, a passagem de uma biblioteca itinerante a atrai (mesmo não gostando muito de ler) e um misterioso livro acaba parando em suas mãos: um diário que lhe conta o que acontece no dia seguinte. Com a sua letra.

"Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa do mundo. Mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo."

Com uma escrita tranquila e fluente, Cecelia nos leva para conhecer o interior da Irlanda, um lugar isolado, com ruínas de castelos antigos e freiras divertidas. Um lugar com um quê mágico e encantado.

Tamara é uma das personagens mais interessantes que já li. Mimada, mesquinha, levemente arrogante e egoísta. Rica, não havia nada que ela quisesse que não tivesse. Geralmente, personagens assim são tristes, pois falta algo – como o amor e atenção dos pais. Mas os pais de Tamara a amam e não são extremamente ausentes ou qualquer coisa do tipo. Ela simplesmente é assim. Sua evolução no decorrer da leitura, consequentemente, é visível. Começa a perceber as consequências de seus atos, do que fala e como age com as pessoas. Uma mudança lenta e não radical, mas importante para ela ser uma pessoa melhor.

"O fato de que eu fora pisoteada tornou-se óbvio. O que me deixava repetidas vezes em dúvida era em qual direção eu ia crescer agora."

O Livro do Amanhã é uma história sobre mudanças e relações familiares, com uma abordagem leve e envolvente e que me deu muita vontade de conhecer a Irlanda.

Carolina 02/06/2013

Ótimo
Não vou negar, pensei em abandonar este livro várias vezes. A leitura no início é lenta e às vezes cansativa. Mas ao decorrer das páginas, a estória foi melhorando e se tornando bem mais interessante.

As reviravoltas começam a surgir nas últimas páginas. Tudo começou a fazer sentido e o que era definitivo, deixou de ser.

Uma boa estória com um ótimo final. Recomendo!

Elizangela 01/06/2013

Poderia ser melhor
Achei o livro muito introspectivo.

Vanessa Sueroz 28/05/2013

Neste livro conhecemos a pequena Tamara Goodwin, uma menina de 16 anos que sempre teve tudo na mão e nunca se preocupou com nada em sua vida, e isso inclui os pais. Vivia com os amigos para cima e para baixo, era respondona e malcriada, Tamara era assim, até o dia que entrou no escritório do pai e o encontrou morto, pior que isso, ele tinha cometido suicídio.

“Quando percebi que papai ia nos deixar passar por tudo aquilo sozinhas – soprar o ar em seu corpo morto, deixar mamãe arranhar o caixão diante de todo mundo e, depois, nos observar destituídas de tudo o que já havíamos possuído -, tive absoluta certeza de que ele se fora para todo o sempre”.

Descobrimos que a família de Tamara está cheia de dividas, por isso o suicídio de seu pai. Com essa tragédia na família Tamara e Jennifer (sua mãe) vender tudo que tem para pagar as dívidas e se mudam para a casa de uma tia (Rosaleen e Arthur) em uma pequeno vilarejo.
Tamara se isola do mundo, ou quase, sua única companhia seria sua mãe que não quer saber de nada a não ser dormir, então Tamara não vê outra solução e explora o pequeno vilarejo, nisso ela descobre um castelo e uma biblioteca viajante onde encontra um livro muito intrigante, assim como conhece a irmã Ignatius que a ajuda sempre e se torna uma boa amiga.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-livro-do-amanha/

stsluciano 24/05/2013

Finalmente Cecelia Ahern me conquista!
Se eu tivesse entendido o fantástico presente na obra da autora Cecelia Ahern, provavelmente teria aceitado com muito mais facilidade a intervenção da “Vida” de Lucy em “A Vez da Minha Vida”. Uma das coisas que reclamei foi da estranheza do fato – a vida de alguém intervindo na vida desta pessoa – e de como ficava difícil seguir com a narrativa sem imaginar o quão impossível aquilo era.

FAN-TÁS-TI-CO. Uma palavra que, se eu a absorvesse de modo mais completo e a ligasse ao ideário da autora, teria me dado uma experiência de leitura bem mais agradável. Mas é sempre tempo, e com o “O Livro do Amanhã” tive uma das melhores leituras do ano.

Tamara Goodwin crescera em meio ao luxo, tendo tudo o que quisesse e sendo, como é natural com pessoas que tem tudo muito fácil – ou com o estereótipo que se tem como delas – é irritante, ingrata, e age de forma a punir os pais por algo que ela mesma não sabe bem o que é. Até que eles vão à falência, seu pai morre, e ela tem de dizer um grande “Olá” para uma nova vida, morando no campo, em uma guarita próxima a um castelo destruído, e, o pior, de favor com seus tios.

Por ser adolescente, falida e revoltada, Tamara me conquistou com uma facilidade bem maior que Lucy, a namorada abandonada do livro anterior. A adolescência é um terreno fértil para rebeldia, agressividade e afins, que podem ser muito bem exploradas pelos autores de ficção, e, no caso de Cecelia Ahern, ela consegue acrescentar à mistura um sarcasmo ferino que é genial, dando a Tamara uma necessidade de tornar as situações mais simples desconfortáveis que me ganhou completamente.

O livro é narrado em primeira pessoa, com Tamara contando o que acontecera com seu pai e como acabara, com uma mãe num torpor bastante compreensível, indo morar com os tios, personagens estranhos com os quais mantivera, durante toda a vida, pouca relação que não esporádicas visitas. Sua tia Rosaleen, é uma mulher com mania de arrumação e limpeza que adora ter alguém de quem cuidar, que necessite constantemente de seus esforços, como se ela se alimentasse disso, já Arthur, seu marido, é a passividade em pessoa.

Eles se esforçam por tronarem a estadia de Tamara e sua mãe confortável, e até mesmo a superproteção e total falta de espaço que Rosaleen confere à Tamara me comoveram, por eu imaginar – como a personagem conjectura à certa altura – que ela apenas não sabe como se comportar por nunca ter sido mãe, ficando numa posição difícil agora que a mãe de Tamara não tem condições de zelar pela filha, cabendo isso à ela, que não tem experiência alguma no assunto. Se é para pecar, que se peque pelo excesso.

O cenário é bastante estereotipado mas não destoa do que se imagina dos arredores das grandes casas rurais do norte da Inglaterra: campos imensos, vilarejos nos arredores e prédios depredados onde antes viveram com conforto a mesma família por dezenas de gerações, até terem de partir por falta de dinheiro para manter o lugar. Tamara explora o lugar, visita o castelo, e conhece personagens inesquecíveis, como Marcus, Wesely e Ignatius. Não vou falar sobre nenhum deles, é interessante descobrir junto com ela quem eles são, só posso dizer que através de um deles cairá nas mãos dela o tal livro, que lhe conta, misteriosamente, o que acontecerá no dia seguinte.

O que uma pessoa faria se soubesse, de uma forma ou de outra, o que aconteceria no amanhã? Bom, sabendo do ontem, Jasão, um dos tripulantes da Operação Cavalo de Troia, série de grande sucesso do autor JJ Benítez, partira rumo ao passado a fim de documentar os últimos dias de Jesus de Nazaré e ficara surpreso ao ser reconhecido e amavelmente cumprimentado pelo Rabi da Galileia, que nunca o havia visto – numa das passagens do livro que mais me emocionam, tenho de resenhá-lo um dia – ; já na série Early Edition, um sujeito recebia em casa, trazido por um gato, se não me falha à memória, um jornal contendo as principais notícias do dia seguinte, cabendo a ele tentar evitar as maiores tragédias, o que não se dava sem um tanto de sofrimento. Ambos os casos mostram que, mesmo conhecendo a História, nada acontece dentro de trilhos pré-estabelecidos, e tudo é mutável. Claro que aqui me atenho ao campo da ficção, mas é bom conjecturar com o que de melhor a ficção já me proporcionou.

Mas o que se faria? Tamara, sabendo que o livro lhe mostra o que acontecerá no dia seguinte – e após se recuperar do bastante compreensível susto que toma ao ter o livro em mãos pela primeira vez – decide tentar adaptar o que ali lê da melhor forma possível, mantendo o que se mostrara certo e tentando alterar o que não fora tão bom assim, numa tentativa de compreender o que se passa ao seu redor e, com isso auxiliar sua mãe.

É agradável ver o crescimento de Tamara como pessoa, a forma como ela vai se tornando alguém mais responsável enquanto repensa suas ações com sua família, sem, no entanto, perder por completo aquilo que desde o começo é sua marca registrada: sua língua ferina e o gênio forte. Me surpreendi com a forma como a autora balanceou tudo isso, conseguindo manter colado um enredo que – apesar de fantástico – vai ganhando bem-vindos contornos misteriosos conforme se avança na narrativa, e mostrando à personagens saídas enquanto ela se vê tão presa em si mesma.

Pra finalizar, Cecelia me conquistou de vez com este livro, ela se supera em todos os sentidos com relação ao “A Vez da Minha Vida”. Aqui temos uma autora que sabe os caminhos que sua própria obra tem que seguir, mesmo que tortuosos, se emparelhando com uma coleção de personagens inesquecíveis – para o bem e para o mal – e segredos tão bem pensados que de forma alguma a primeira metade do livro nos faria supor.

Com o “O Livro do Amanhã” ela conquista de vez minha admiração.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/05/o-livro-do-amanha-resenha-129.html
Tânia Regina 31/05/2013minha estante
Esse era o tema da minha redação no vestibular há muitos anos é claro, pois já sou formada. Tinha que escrever sobre o amanhã, como se fosse hoje.

Gabi l Vai um spoiler aí? 03/06/2013minha estante
"com o ?O Livro do Amanhã? tive uma das melhores leituras do ano." me convenceu totalmente, amei sua opinião sobre o livro e tudo o que você fala. Me interessei muito por ele e quero lê-lo.

Camila 05/06/2013minha estante
a resenha é meio grandinha, mas queria muito saber sobre o livro e resolvi ler, haha, adorei! estou louca pra ler *-*

Beth 13/06/2013minha estante
Muito linda sua resenha.Fala muito bem do livro,um dos melhores que já li.É por esse motivo que adoro a Cecelia. Beijos.

Saleitura 05/07/2013minha estante
Depois de ler PS Eu te amo e A Vez da minha vida a autora Cecelia Ahern já é uma das minhas preferidas e vejo que no Livro do Amanhã ela mais uma vez vai nos surpreender. Imagino o que não deve acontecer coma a família acostumada com uma vida farta e depois com a falência toda a mudança que sofrem não só material como emocional. A pessoa amadurece, cresce como gente e isso é natural e bom para dar valor as pequenas coisas da vida.
Muito boa a resenha como sempre!

Giovanna 23/05/2013

Blog Café com Livro: cafe-com-livro.blogspot.com.br

O Livro do Amanhã foi o primeiro livro de Cecelia Ahern que li. Desde que li a sinopse tive muitas expectativas com o livro, e finalmente pude saciar minha curiosidade. Além de uma escrita maravilhosa, a autora foi capaz de criar uma história que te prende do começo ao fim.

Tamara Goodwin nasceu em um berço de ouro, sempre foi mimada e teve tudo o que quis, estava acostumada a todos fazerem suas vontades no momento em que queria. Nunca foi grata por nada que tinha, e sempre criticava seus pais quando algo não saia do jeito em que gostaria.

Mas ela não contava que seu pai tiraria sua própria vida, abandonando-a. Junto com seu pai, Tamara viu sua casa, suas amigas, sua vida indo junto com ele, afinal seu pai havia escondido um segredo que ela jamais adivinharia: Estavam afundados em dívidas.

Não demorou nada até o que banco lhe tomasse a casa, logo Tamara se vê forçada a ir morar no meio do nada com seus tios – Arhtur e Rosaleen. Como se a situação já não estivesse ruim, sua mãe entra em um luto profundo passando dias e noites trancada no quarto, não importa o que Tamara faça ou diga.

Seu tio Arthur é um homem de poucas palavras, mesmo com a irmã em um estado decadente não faz nenhum esforço para ajuda-la, apenas concorda com o que sua esposa diga. Rosaleen é a dona de casa perfeita, porém sua personalidade é digamos... estranha. Tudo tem que ser do seu jeito, e está sempre rondando Tamara, como se deixa-la sozinha fosse um grande risco. Sabia que desde o começo ela não era boa coisa.

Sua vida começa a melhorar um pouquinho quando um belo jovem aparece em sua biblioteca móvel; Marcus parece ser a única pessoa normal naquele hospício, com seu jeitinho maroto logo faz o coração de Tamara bater mais forte...

"Oi, mãe, sou eu. Saí de casa num ônibus cheio de livros e um rapaz simpático vai me levar até a cidade. Voltarei em algumas horas. No caso de eu não voltar, ele se chama Marcus Sandhurst, tem um metro e oitenta de altura, cabelos pretos, olhos azuis... Tatuagens? — perguntei. Ele levantou a camisa. Ui, cheio de costelas! — Tem uma cruz celta na parte inferior do abdômen, sem pelos no peito e um sorriso tolo. Gosta de Scarface, Coldplay e pizza, e espera se dedicar a livros com muito empenho. Até logo!"

Em uma desses passeios com Marcus, Tamara acaba por achar um livro – na verdade um diário - muito curioso. Tamara nunca foi de ler nem nada, mas aquilo poderia ser a distração ideal. Porém quando o abre, vê que apenas as primeiras folhas estavam escritas. E não é qualquer escrita! É sua própria caligrafia narrando o amanhã

“Meu queixo caiu. A primeira página já fora escrita, cada linha preenchida à perfeição... em minha caligrafia.”

Agora com o poder de ver o amanhã, Tamara tem o desafio de consertar o passado, sobreviver ao presente e transformar seu futuro. Ainda com a ajuda do diário, ela ainda tem que descobrir o mistério do bangalô, o que aconteceu com o castelo em ruínas e com as pessoas que moravam lá.

Mesmo que a escrita seja um pouco pesada, com poucos diálogos, O Livro do Amanhã é aquele tipo de livro que você devora sem perceber. Desde o início gostei de Tamara, não condeno suas ações, afinal ela sempre tudo o que quis e de repente seu mundo se resume a nada. Mas podemos perceber a sua evolução, porém ela não deixa de ser quem é.

Sem sobras de dúvidas me surpreendi e aprendi muito com o livro, se você tiver a oportunidade de lê-lo, não a perca! Só não leva a nota máxima por sua escrita um pouco maçante em alguns capítulos.

Bruna 22/05/2013

O livro conta a história de Tamara, uma patricinha rica que vê seu mundinho perfeito cair quando seu pai morre e ela vai morar com sua mãe na casa de seus tios no “cafundó do Judas”. Ah, sem esquecer que agora elas estão pobres! No fim do mundo, com uns parentes bem caipiras e sem nada de bom pra fazer ela descobre a biblioteca itinerante e acaba pegando emprestado um livro misterioso que conta o que irá acontecer no dia seguinte... o que pode ajudar ou atrapalhar nas decisões a serem tomadas por Tamara.
Cecelia (que eu lia erradamente Cecília) traz uma perspectiva bem adolescente no livro, mas com uma ideia muito interessante, mostrando algumas “lições de moral” de forma leve, sem que o livro fique cansativo. A história é bem interessante e ganha um ritmo maravilhoso nos últimos capítulos...
Mas apesar de ter adorado a história, a irmã Ignatius (a personagem mais divertida) e todo o conteúdo em si, acabei dando apenas 3 estrelas no livro no skoob. Aí vocês me perguntam: mas por quê? Porque a história tem uma ideia boa, é bem escrita, nos deixa curiosa a respeito do desenrolar final... mas o livro não conseguiu prender minha atenção. Sabe aquela leitura que você lê um pouco e não sente vontade de acabar o livro todo, ali naquele instante? Então, foi o que aconteceu comigo. Porém, apesar das três estrelinhas este livro será o primeiro a contrariar as estrelas na hora de recomendar, porque eu recomendo sim pra todo mundo... acho que isso do livro não fluir muito vai do momento de cada um, mas consigo reconhecer que a história em si é ótima.
E quanto a diagramação, sem comentários. Perfeita, com fonte em tamanho ideal, páginas amarelas, boa separação dos capítulos e nas partes que variam entre a história e as partes escritas no diário. E a capa é linda (e o kit também).

Juliana ;* 21/05/2013

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern
Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?

Tamara Goodwin era uma garota de 16 anos que levava uma vida extremamente confortável. Sempre teve tudo o que quis sem ter de enfrentar grandes dificuldades para isso. Curtir com os amigos era sua única ocupação. Mas será que Tamara e seus pais formavam mesmo a família perfeitamente feliz que aparentavam?

Enquanto seu pai vivia para ganhar dinheiro e a mãe se mantinha distante, nossa protagonista não fazia o menor esforço para ser educada, e muito menos agradecida, a tudo o que recebia. Pelo contrário. Tamara era agressiva, prepotente, irônica e mimada. Garota problema. Até que George, seu pai, comete o suicídio.

Agora sem o pai, e todo o luxo que estava acostumada Tamara, juntamente com sua mãe, se vê obrigada a despedir-se de suas coisas e sua linda mansão e mudar-se para a casa de seus tios e padrinhos Rosaleen e Arthur. Onde espera ter de passar o menor tempo possível.

Enquanto sua mãe parece não conseguir fazer nada além de dormir, Tamara tenta lidar com sua nova, e não tão boa assim, rotina e a convivência com os tios.

Cada vez mais assustada, triste e revoltada com sua nova vida, nossa menina procura refúgio num antigo castelo, antigamente habitado pela família Kilsaney, e que por conta de um terrível incêndio transformou-se quase que em ruínas.

Tamara vive assim, solitária e entediada, até que um dia bate em sua porta uma biblioteca itinerante, administrada por um jovem. É no meio de tantos livros que Tamara encontra algo muito interessante e que logo lhe chama a atenção.

É um livro, porém, sem título, sem autor e principalmente trancado. Sim, o livro vinha acompanhado de um cadeado, mas sem a chave. Que estranho não?

Mas estranho ainda é quando, ao abrir o livro, nossa menina encontra inscrições com sua própria letra, narrando como será o dia seguinte. Que incrível! Ela agora é capaz de saber o futuro!

No entanto, será que é mesmo tão bom saber o que acontecerá no dia seguinte? Esse o futuro não for assim tão bom? E se nada que ela faça, possa mudar o seu destino? E se as descobertas que fizer, tiverem o poder de mudar para sempre sua vida?

Ao contrário da maioria das pessoas, esse foi o primeiro livro da famosa autora Cecelia Ahern que tive o prazer de apreciar, e não me surpreende nem um pouco o fato de Cecelia ser tão reconhecida pelo seu trabalho.

O meu envolvimento com o livro foi evoluindo no decorrer da narração. Conforme a narrativa foi ganhando força, pegando ritmo, mais eu ficava atenta e ligada à história. O começo pra mim foi meio monótono, porém não chegou a ser cansativo e nem de longe chato. Conhecer os fatos através dos olhos de Tamara já é algo provocativo, instigante e de fato empolgante.

Sim galera, eu gostei da Tamara! Oh! Palmas! Eu gostei de uma protagonista! kkkk

Mas é porque apesar de ser mimada, rabugenta, agressiva e extremamente irônica, ela tem atitude. Atitudes precipitadas quase sempre, mas tem atitude. Ela é curiosa e corre atrás do que quer independente dos obstáculos ou das pessoas que tem que enfrentar. Isso a torna forte e me faz gostar dela.

Todos os personagens apresentados pela autora têm grande importância pro desenvolvimento e construção da história e isso me agrada em qualquer livro. Não consigo me identificar com obras que contenham milhares de personagens dispensáveis.

A relação entre Tamara e, a tida dela, Rosaleen é de extrema importância e está presente em todo o livro de forma muito marcante. É uma relação conturbada, mas que num primeiro momento não fica muito claro o porquê. Ás vezes parece que as atitudes de Rosaleen são suspeitas, ás vezes parece pura implicância da Tamara. E esse jogo que a autora faz com o leitor é o mais legal de tudo.

A diagramação do livro é, como sempre, muito boa. A folha é amarela, a letra tem um tamanho bom e a capa é simples, mas eu gostei. O livro é daqueles que dá gosto de ler sabe? A leitura flui bem.

Eu gostei bastante de “O Livro do Amanhã”, por ser uma leitura leve, divertida, misteriosa e por poder acompanhar o crescimento da personagem principal conforme ela vai passando por situações difíceis, complicadas, mas que acabam fazendo dela uma pessoa melhor.

Recomendo!

Ju Oliveira 19/05/2013

O livro do Amanhã foi uma leitura que me surpreendeu bastante. É o segundo livro que leio da autora Cecilia Ahern. O primeiro foi P.S. Eu te amo e confesso que não gostei tanto quanto imaginava que fosse gostar. Se surpreender positivamente é tão bom! :wub:

Tamara é uma menina de 16 anos rica, mimada, que nunca ouviu um não de ninguém. Até o dia em que, atolado em dívidas e totalmente falido, seu pai comete suicídio, deixando Tamara e sua mãe totalmente desamparadas.

Sem ter para onde ir, depois de perderem até mesmo a mansão em que viviam, as duas são obrigadas a pedir abrigo ao único parente próximo, o irmão de sua mãe, tio Arthur. Arthur e sua esposa Rosaleen moram literalmente onde Judas perdeu as botas. :tongue:

“Eles moram em uma antiga guarita reformada, anexa a um antigo castelo no campo, num lugar chamado Meath,(interior da Irlanda) no meio do nada e sem quase ninguém por perto”

Arrasada com sua nova condição de vida, Tamara fica cada vez mais deprimida, principalmente vendo sua mãe em estado de depressão profunda devido ao luto e também a condição financeira. Sem ter o que fazer e nem para onde ir, sem amigos ou conhecidos, Tamara se afunda cada dia mais em sua tristeza.

Até o dia em que uma “Biblioteca Itinerante” cruza seu caminho. E Tamara faz seu primeiro amigo, Marcus, o bibliotecário. Dentre todos os livros disponíveis no ônibus, o que chamou atenção dela foi um livro de capa lisa, sem título nem autor e o pior, trancado a chave. Parecia uma espécie de diário fechado.

Ela se encantou com o livro misterioso e então Marcus deixou que ela levasse para casa. Sua curiosidade estava aumentando cada vez mais, então ela conseguiu abrir a fechadura do livro. Para sua enorme surpresa, assim que abriu, foram surgindo letras, frases, como se uma caneta invisível estivesse escrevendo no diário naquele momento. E o susto foi maior ainda quando Tamara percebeu que a letra que escrevia no diário era a sua…

Ao ler o diário, ela entendeu que o que estava escrito ali era o seu “amanhã”. Mas como poderia isso? Que mistério era esse? Seria alguma armação de sua tia Rosaleen? Tão misteriosa e cheia de atenções ao mesmo tempo.

Esse livro é demais!!! A trama é tão perfeita, tão inusitada que eu praticamente o devorei. Ver a confusão de Tamara lendo o que seria o seu dia de amanhã, sem entender nada e sem saber se poderia mudar o amanhã, foi perfeito! É aquele tipo de história que te faz refletir,que dá pra se imaginar no lugar da personagem e pensar, será que eu mudaria isso ou aquilo?

A tia de Tamara, Rosallen, sempre tão solícita, tão carinhosa, passa o dia fazendo tortas, bolos, geléias, pães, etc… Mas ela é extremamente irritante. Nossa, faz tempo que eu não pegava tanto ódio de um personagem como o que senti pela Rosaleen. A pureza e bondade dela me irritou desde o começo, e isso que eu nem imaginava o que vinha pela frente hahaha.

Melhor parar aqui pra não soltar nenhum spoiler. Porque só de lembrar já fico com raiva :devil:

Enfim, é um livro que eu super recomendo, adorei!!! Bem diferente do que eu imaginava e a surpresa boa é sempre a melhor parte. Leiam!!!

Ju 19/05/2013

no começo achei meio cansativo, mas a partir da página 100 mais ou menos, me encantei. lindo! e Cecilia parece falar com a gente

Maressa 18/05/2013

O livro do Amanhã - Cecelia Ahern
Apesar de gozarem de uma vida confortável, Tamara e seus pais não eram exatamente uma família feliz. Enquanto George dedicava sua vida a obter lucro e prosperar, Tamara não fazia o mínimo esforço para ser uma pessoa agradável. A jovem passava por um momento de extrema rebeldia quando o pai se suicida. Depois de perder tudo Tamara e a mãe são obrigadas a mudar de casa. Já em Meath, hospedadas na casa de Arthur e Rosaleen as duas tentam se recuperar mas algo no comportamento de Rosaleen parece alertar Tamara de que a mulher pode não estar tão bem intencionada assim. Curiosa, Tamara decide investigar os segredos obscuros que a família esconde contando com um livro absolutamente misterioso.
"O livro do Amanhã" é uma obra com poucos picos. Talvez por isso demore tanto empolgar o leitor. Porém, o que chama mais atenção nesse volume é a protagonista. Logo nas primeiras páginas Tamara já mostra a que veio. Extremamente ácida, a jovem diz tudo que lhe vem à cabeça e não tem medo de revelar seus segredos. Sua personalidade é bastante incomum e de algum modo cativa.
É preciso reconhecer o esforço de Cecelia Ahern, que através de Tamara quis mostrar que precisamos valorizar aquilo que temos. A garota que por vezes foi extremamente grossa e magoou os entes queridos passa por muitas dificuldades e acaba reconhecendo que falhou com sua família mas que acima de tudo os amava. Por outro lado, mesmo em seu desfecho a história não revela grandes surpresas. As cenas finais são bastante agitadas mas confusas em determinado momento. A autora ainda tenta esclarecer tudo no penúltimo capítulo mas se esquece de explicar por exemplo a origem do livro que revela o amanhã. Em suma, a obra de Cecelia tem pontos negativos e positivos mas conseguiu passar uma bela mensagem.