O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Mila F. @delivroemlivro_ 30/03/2016

Apesar de ter gostado, não foi o que eu esperava...
The book of tomorrow, escrito por Cecelia Ahern foi um dos livros mais diferentes que já li desta autora. Apesar de ter amar o estilo e as histórias contadas por Cecelia, O Livro do Amanhã, deixou-me um pouco frustrada, não foi absolutamente nada do que eu esperava.
Neste livro temos como personagem principal Tamara, 16 anos, jovem demais para os padrões dos livros da Cecelia, e para completar ela é absurdamente fútil e materialista.
O livro começa ressaltando o difícil relacionamento que Tamara tem com os pais, a garotinha mimada tem uma briga horrível com seu pai e ele já falido e pobre comete suicídio. Tamara encontrou o corpo do pai. É tudo bastante traumático para um patricinha que se vê solitária, culpada e pobre, largada a própria sorte com uma mãe indiferente.
A partir daí ela e a mãe vão morar na casa de uns familiares no interior da Irlanda e uma sucessão de fatos misteriosos começam a acontecer, sobretudo quando Tamara encontra numa biblioteca ambulante um livro-diário que conta como serão seus amanhãs.
Do meio para o fim de O Livro do Amanhã ele se torna um thriller psicológico cheio de suspenses, mistérios e ação. Esse estilo num livro da Cecelia me deixou em choque jamais esperei algo assim!
O livro carece de cenas fofas e de um romance tão comuns nas obras de Ahern , tem mais a ver com relacionamento, aprendizado, arrependimentos e muito mistério. Sem dúvida, a mensagem passada por Cecelia nesta obra é gratificante.
Após meus comentário pode parecer que O Livro do Amanhã não foi uma boa leitura, mas foi. Gostei bastante do livro, no entanto não foi o que esperava então, este fato, me surpreendeu.

site: www.delivroemlivro.com.br

Carla Brandão 26/06/2016

Aos 16 anos, a rica e mimada Tamara vê sua vida virar de cabeça para baixo. Acostumada com luxo, festas, conforto e tudo mais que o dinheiro pode comprar, vê-se atolada em dívidas após a morte do pai. A menina e a mãe perdem a casa onde viviam e são então obrigadas a trocar Dublin por uma cidadezinha no interior da Irlanda, onde moram os tios de Tamara. Os primeiros momentos dessa nova vida não são nada fáceis. A mãe não sai do quarto, quase não come e sequer conversa. Tamara, por sua vez, sente-se entediada sem suas amigas e sua antiga rotina, além de não se dar muito bem com os tios.

Diferente do que promete a sinopse, a biblioteca itinerante não é a grande diversão de Tamara. Nem um pouco fã de leitura, o que leva a menina a entrar no ônibus cheio de livros é o rapaz que dirige o mesmo. Lá dentro ela encontra um livro sem título e sem autor, protegido por um cadeado. Quando finalmente consegue destrancá-lo, depara-se com um diário... Com anotações do dia seguinte... Feitas com a sua letra! Até aqui tudo nos leva a crer que o diário será o grande protagonista da trama. Não é.

A casa em que Tamara e sua mãe ficam hospedadas é, na verdade, a guarita de um antigo castelo, agora desabitado e em ruínas. Como principal forma de ocupar o tempo e movida por sua curiosidade, Tamara passa os dias andando ao redor da propriedade, que guarda muitos segredos. Quem foram seus moradores? O que aconteceu com eles? Por que o castelo encontra-se agora em tais condições?

Os mistérios que cercam a história do castelo tornam-se o ponto central da trama. Em busca de respostas, Tamara descobre coisas que certamente vão surpreender o leitor. À medida que a autora foi introduzindo e esclarecendo alguns segredos, a trama foi ficando mais interessante e tornando-se capaz de prender quem está lendo.

O início da narrativa deixou a desejar um pouco. Descrições muito longas de fatos pouco importantes deixaram a sensação de estar lendo há muito tempo sem que nada de relevante acontecesse. O desfecho foi interessante, mas nenhuma explicação foi dada a respeito da origem do livro ou sobre como as anotações sobre o futuro iam parar nele. É um bom livro, mas terminei a leitura com a sensação de que poderia ser melhor.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Nathy 26/08/2016

O Livro Da Amanhã
A história é muito envolvente, sem contar que a escrita da Cecelia super flui... Tamara é uma adolescente de 16 anos, vive no luxo e é muito mimada, até que um dia seu pai falece, e assim todos descobrem que ele deixou muitas dividas, e por isso elas (mãe e filha), tem que vender a casa e ir morar com o irmão da mãe de Tamara!
A casa fica no meio do nada, e além disso sua tia é super estranha. Até que uma biblioteca itinerante passa na casa e Tamara resolve ler um livro, o livro não apresenta titulo e nome de autor, e também ele é fechado por um cadeado! Mas quando ela o abre, descobre que é um diário, que ela mesma escreve, mas na data do dia seguinte , mas no entanto, ela descobre que é melhor não virar algumas páginas, que apesar de muito tentar, ela não pode mudar o destino♡
Enfim, amei o livro, indico para todos♡

Nathy 13/09/2016

O Livro do Amanhã – Cecelia Ahern – #Resenha
O primeiro livro que li dessa autora por incrível que possa parecer foi A Vez da Minha Vida. Sim pessoal não comecei como muitos por PS Eu Te Amo. Não o peguei primeiramente porque escutei pessoas falando bem e também pessoas falando mal. Então peguei um que era lançamento e ainda não havia muitas pessoas falando sobre e nossa fiquei apaixonada pela a escrita. Como era de se esperar quis ler outros livros da autora e parti logo para O Livro do Amanhã. Porém, a leitura não foi exatamente como estava esperando. Em diversos pontos achei a leitura bem cansativa e parecia que a história estava se estendendo demais. Essa autora se tornou uma das minhas queridinhas, no entanto, esse não foi um livro que me cativou completamente.

Quando saiu o booktrailer desse livro fiquei muito curiosa para saber um pouco mais, no entanto, não conseguiu atingir as minhas expectativas. De repente tomou um rumo bem inesperado e que de certa forma me agradou bastante. O livro conta a história de Tamara uma adolescente que nunca se preocupou com nada em sua vida. Seus pais sempre lhe deram tudo o que pedia menos o mais importante. Agora seu pai morreu e a deixou e sua mãe afundadas em dívidas. Então elas não têm outra escolha há não ser ir morar com seus tios. Nesse tempo ela encontra um livro na qual em suas páginas aparece a sua letra relatando algo que ainda irá acontecer, no dia seguinte ela percebe que tudo ocorreu da forma que estava escrita. Porém, a história vai muito além de saber o que seu futuro lhe reserva e sim o que pode ter perdido no passado. E como as escolhas podem te definir.

Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se for assim, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.

Personagens adolescentes dificilmente me conquistam, porque não consigo me identificar com elas. Agia de uma forma muito diferente na minha fase. Estava com esperanças de que com Tamara a coisa fosse diferente. Mas, não foi. Ela me irritou ao extremo com alguns de seus comportamentos. Principalmente por não perceber o que estava bem diante de seus olhos. Implicava com todos na casa e me fazia questiona se realmente as pessoas estavam sendo ruins ou ela que as via dessa forma. Como a narrativa é feita em primeira pessoa não tem como entender melhor o comportamento dos outros personagens. Somente aquilo que ela quer mostrar. Tamara fica tão focada no livro do amanhã que para de viver realmente. Tenta arrumar o que fez de errado no dia anterior, porém isso complica ainda mais a sua vida. Não senti pena da menina em nenhum momento.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/07/o-livro-do-amanha-cecelia-ahern-resenha.html

Aventura de aprender 16/09/2016

Eu vi esse livro direto na livraria. No dia não tinha dinheiro para comprar, mas sabia que precisava ler. Foi bem interessante porque no mesmo dia minha melhor amiga me contou um sonho que tinha tudo a ver. Nesse sonho ela tinha a visão de que uma jovem estava com um livro marrom de fechadura e que tinha que ir atrás pra pegar de volta porque era dela e não dessa menina. Achei interessante porque a Tamara descreve o diário exatamente assim.

Apesar de eu ter gostado da história foi meio chato de se ler porque só começa a prender a atenção do meio para o final e tudo acontece em um ritmo lento demais. O livro é vendido como um suspense sobre o tal diário que a Tamara encontra, mas na verdade é um drama familiar daqueles bem dramáticos.

Entretanto, eu gostei bastante do conceito do livro porque dá a entender que não se trata de um destino escrito sem possibilidades para escolhas, mas sim de um direcionamento que foi útil por um tempo. E direcionamento era o que a protagonista mais precisava mesmo porque era uma pessoa vazia de sentimentos e objetivos na vida, sem nenhuma referência. Só fiquei meio decepcionada porque o livro não esclarece em nenhum momento sobre a origem do diário. Por outro lado não pude deixar de gostar porque ficou parecendo algo bem milagre de Deus mesmo, onde não se importa o como, mas o porquê, e isso sim ficou extremamente claro.

Acredito que Deus me levou a esse livro por causa da citação do começo porque só ela valeu o livro todo. A história não tem nada a ver com a minha vida nem com o propósito de Deus como eu pensei que poderia ter. Além disso, não ensina nada de muito diferente. Dramas e transformações como as apresentadas, são digamos assim, clichês em muitos filmes e livros, e não possuem diferencial algum.

Citação

"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.
Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoas terão de afastar a descrença. Se isso não estivesse acontecendo comigo, eu me incluiria entre elas. Muitas não precisarão se esforçar para acreditar, pois já tiveram as mentes abertas, destrancadas por qualquer tipo de chave que as faz acreditar. Estas nasceram assim ou, ainda bebês, quando as mentes assemelham-se a pequenos botões, nutriram-nas até se abrirem, aos poucos, as pétalas e as prepararam para que a própria natureza da vida as alimentasse. Com o cair da chuva e o brilho do sol, elas se mantêm em contínuo desabrochar; com as mentes assim abertas, passam pelas circunstâncias da vida decididas e tolerantes, veem luz na escuridão, possibilidades em becos sem saída, experimentam vitória quando outras expressam fracasso, questionam quando outras aceitam. Apenas menos embotadas, menos cínicas. Com menos probabilidade de entregarem os pontos. Em outras pessoas, as mentes se abrem mais tarde na vida, pela tragédia ou pelo triunfo. Ambos funcionam como a chave que abre e ergue a tampa daquela caixa que sabe-tudo e aceitam o desconhecido, dizem adeus ao pragmatismo e às linhas retas. Por outro lado, existem aquelas cujas mentes não passam de um buquê de talos, dos quais brotam botões quando elas apreendem uma nova informação — um novo botão para cada novo fato —, mas nunca se abrem, jamais florescem. Trata-se das pessoas de letras maiúsculas e pontos finais, mas nunca de pontos de interrogação e elipses.
(...)
Mas hoje, por causa da morte de papai e por causa do que ainda tenho de partilhar com você, não me resta outra opção senão pensar no amanhã e em todas as pessoas que o influenciam. Agora, me alegro quando acordo e vejo que existe um amanhã. Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora, pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torná-los o melhor que puderem ser.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44172063-o-livro-do-amanha

Cíntia Mara 07/10/2016

insignificativo.com.br
Li O Livro do Amanhã há pouco mais de um ano e foi meu quarto livro de Cecelia Ahern. A autora ficou conhecida pelo sucesso de PS: Eu Te Amo, mas sua marca registrada são as histórias com um toque de fantasia e protagonistas femininas que fogem do padrão "mocinhas".

Embora eu não seja uma grande fã de fantasia, esse foi o primeiro ponto que me chamou a atenção. Desde que assisti Being Erica (aquela série que eu dou um jeito de encaixar no maior número de posts que puder), venho desenvolvendo certa obsessão por histórias que envolvem tempo, decisões, consequências. Porém, achei o início do livro muito lento e o que me prendeu foi o outro ponto que citei, a protagonista.

Eu tenho sérios problemas para gostar de protagonistas, especialmente quando são mulheres, porque o padrão de mocinha/heroína é chato. Mas, como eu disse antes, conhecendo a autora, eu já imaginava que não teria esse problema. Tamara é uma pessoa horrível (e eu amo pessoas horríveis). Ou, pelo menos, ela acha que é, ela diz que é, ela sofre por ser. Eu me identifiquei muito com ela, especialmente quando ela diz que facilita as despedidas ao fazer com que as pessoas a detestem. Só isso já me fez querer pegá-la no colo e tirá-la de perto de qualquer pessoa quisesse fazer-lhe mal - como a tia Rosaleen, que, além de infernizar a vida de Tamara com a justificativa de estar cuidando dela e da mãe, também ajuda a trazer o suspense para o livro.

Ao longo dos capítulos, o suspense acaba se tornando tão importante quanto o aspecto mágico da história. Apesar de ter lido já há bastante tempo, lembro-me de ficar o tempo todo bolando teorias e tentando entender o que realmente estava acontecendo. As coisas chegam a ficar assustadoras em alguns momentos e Tamara teve que ser bastante corajosa para seguir em frente. Acaba que o livro que prevê o futuro nem é tão relevante assim (e convém dizer que nenhuma explicação é dada sobre ele) se comparado a todas as outras revelações.

O Livro do Amanhã é quase uma novela mexicana. Algumas das minhas teorias até se aproximaram do que realmente aconteceu, mas a verdade é que, embora as pontas sejam amarradas decentemente, eu achei tudo muito louco e dramático demais. Não me arrependo de ter lido, não é um livro ruim e, para mim, o quanto eu consigo me identificar com um personagem sempre será mais importante do que os rumos da história. Embora não tenha se tornado um favorito, ainda passa uma mensagem positiva e me deixou com várias citações ótimas.

Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão.

site: http://www.insignificativo.com.br/2016/02/o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Mari 12/02/2017

Uma leitura leve que nos faz compreender o tamanho da importância dos nossos amanhãs.
Artur é um personagem maravilhoso, queria um spin off dos seus pensamentos. Um homem que fala tão pouco, tem sempre muito a dizer.

Lays.Ordani 29/03/2017

Há exatos 15 dias começava meu período com Tamara Goodwin e o Livro do amanhã. A narrativa é feita em primeira pessoa, a própria Tamara é quem nos conta a história, a leitura é leve e flui muito bem, dando uma acelerada no final por conta da atmosfera de mistério e curiosidade para descobrir o que realmente acontece e quem é quem. A protagonista tem 16 anos, é mimada, egoísta e egocêntrica, mas não consegui não me afeiçoar a ela como li muitas resenhas criticando, até porque não consigo imaginar outro resultado se não o que ela é considerando a forma que foi criada. Na verdade, como o livro é narrado em primeira pessoa, passamos uma boa parte do livro dentro dos pensamentos e opiniões de Tamara, o que pra mim foi bastante divertido e a despeito da atitude mimada, Tamara tem reflexões bastante perspicazes (talvez por ser narrado pela Tamara mais madura, depois de toda história). O clima de magia e conto de fadas criado pelo cenário me agradou bastante, apesar de achar que a história do livro ter ficado um pouco vaga e sem explicação no final. Recomendo a leitura, que apesar dos vários trechos que fica um pouco ?arrastada? por conta do excesso de devaneios de Tamara, o final é surpreendente e o desenvolvimento das personagens de fato foi algo que não imaginaria.
Monica Calazans 20/08/2017minha estante
undefined

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario O livro do amanhã
" Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez. Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoas terão de afastar a descrença. Se isso não estivesse acontecendo comigo, eu me incluiria entre elas. Muitas não precisarão se esforçar para acreditar, pois já tiveram as mentes abertas, destrancadas por qualquer tipo de chave que as faz acreditar..."
A princípio achei que seria uma história bem leve, permeada pelo costumeiro romantismo da Cecelia Ahern. Mas que surpresa!
A jovem Tamara Goodwin estava habituada a sua vidinha perfeita e superficial até que seu pai comete suicídio. Desamparadas e endividadas, Tamara e sua mãe se veem obrigadas a irem passar um tempo na casa do tio Artur, um lugar rústico, sem luxo algum e praticamente no meio do nada. Sua mãe está em estado catatônico e Tamara vai perdendo a revolta e a superficialidade substituindo-as por questionamentos, indagações e percepções que nunca antes lhe haviam acometido. A história ganha ares de misticismo e mistério quando ela toma emprestado da biblioteca itinerante um livro trancado com cadeado. E qual a sua surpresa quando a sua nova amiga, a irmã Ignatius, abre o livro pra ela e todas as páginas estão em branco. Quando ela decide seguir o conselho da irmã, e escrever no livro torna-o uma espécie de diário, descobre que suas páginas não mais estão em branco, mas sim, escritas com sua própria caligrafia. E mais: o que está escrito é a narrativa do que acontecerá no dia seguinte. E agora, de posse desse poder de conhecer o futuro, descobre-se em meio a segredos e mentiras que todos a sua volta cultivaram durante toda uma vida.
Será que vale à pena conhecer o futuro? Será que é melhor tentar mudá-lo? Tamara vai descobrir que não pode mudá-lo e que seria melhor não virar algumas páginas.
História fantástica! Super recomendo! Último livro lido,porque agora é pegar firme nas obras acadêmicas!

site: https://www.instagram.com/p/0QAd8YGvy2/?taken-by=pomarliterario

Gabi 19/05/2017

Inspirador, mas com defeitos
Esse livro é o estilo da Cecilia Ahern, uma leitura leve e fácil de se envolver.
Uma história com metáforas significativas e desenrolar rápido.
Porem, a fantasia inserida no livro não foi bem desenvolvida e ficou fora do contexto. E a resolução poderia ter explorado um pouco mais.
É um livro que traz ensinamentos muito fortes e pensamentos muito profundos.

Ruth 22/05/2017

Narrativa bem lenta

Vanessa Vieira 19/09/2017

O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern
O Livro do Amanhã, da autora irlandesa Cecelia Ahern, nos traz uma história interessante sobre o amanhã e as possibilidades de consertá-lo. A proposta da obra é bem interessante e dotada de criatividade, entretanto demorei um bom tempo para me conectar com a protagonista devido ao seu egoísmo e mimo desenfreado, porém curti demais a reviravolta do enredo, principalmente quando começam a vir a tona os segredos incrustados de família e todos os seus pecados e bênçãos.

Tamara Goodwin é uma adolescente de dezesseis anos nascida no luxo que nunca precisou se preocupar com o dia de amanhã até que o seu pai falece e deixa um monte de dívidas para a família, obrigando ela e a sua mãe a morarem de favor na casa de uma tia no interior. Entendiada com a vida monótona e extremamente solitária, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante, onde ela encontra um livro misterioso e bastante surpreendente.

Tamara se depara com anotações feitas por ela própria e datadas para o dia seguinte nas páginas do intrigante livro. E o mais incrível é que todas as inscrições acontecem exatamente na vida real, como uma espécie de deja vu, levando a garota a crer que pode ter encontrado a solução para os seus problemas. No entanto, Tamara acaba por descobrir que é melhor não virar algumas páginas e que mesmo tentando abruptamente, ela pode ser incapaz de mudar o futuro...

O Livro do Amanhã é mais uma das obras de sucesso de Cecelia Ahern - escritora best-seller com mais de 20 milhões de livros vendidos - e nos traz uma proposta bem criativa e original. Entretanto, achei que a autora foi um tanto prolixa no começo do enredo, o floreando com coisas um tanto desnecessárias e a personalidade da protagonista principal não me agradou. Achei Tamara extremamente mimada, chata e ingrata e levei um bom tempo para simpatizar com a personagem e quando isso realmente aconteceu, ela ainda não conseguiu me cativar por completo. Narrado em primeira pessoa por Tamara, de uma forma íntima e bem coloquial, o livro não começou muito bem, mas conseguiu despertar a minha atenção nos capítulos finais graças aos intrigantes segredos da trama.

Como disse anteriormente, levei um bom tempo pra tentar compreender a Tamara e suas atitudes infantis e egoístas e mesmo assim não tive a personagem em alto calão. Ela prejudica muitas pessoas com a sua insensatez e estupidez, especialmente Marcus, que fica em maus lençóis por conta da ex-patricinha. Entretanto, a protagonista estabelece um laço de afeto muito bonito com a sua mãe e tal atitude heroica acabou elevando a história para outro patamar.

Os segredos de família que circundam a trama foram muito bem trabalhados pela autora e se descortinam no momento oportuno, tornando a história interessante e levemente eletrizante. O passado dos personagens secundários é norteado por inveja, ciúme, amor, abnegação, erros e acertos e tais elementos, bem como a sua disposição no contexto da trama, deram um lume especial ao enredo, além de torná-lo bastante convidativo. A carga sobrenatural também foi agregada em doses homeopáticas no texto de Cecelia Ahern e funcionou de forma eficiente, concedendo uma magia especial e intrinsecamente reflexiva ao livro.

Em suma, O Livro do Amanhã é um livro espirituoso e que consegue elucidar os dois lados da moeda - mostrando que ninguém é totalmente bom e nem totalmente mau - e salienta que as nossas atitudes de ontem interferem e muito na colheita do amanhã, independente se temos ou não uma ajuda do sobrenatural para moldá-lo. A temática é bem reflexiva e interessante e foi abordada no enredo de forma suave e elucidativa, com ares bem pitorescos. A capa do livro é bonita e bem atraente e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2017/09/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Fabi | @ps.leitura 08/10/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Se você soubesse o que irá acontecer amanhã, você mudaria o seu destino ou deixaria que tudo acontecesse da forma como foi descrita?

Tamara Goodwin é apenas uma adolescente de 16 anos. Ela e sua mãe, Jennifer, vem passando por um momento muito difícil, pois Georgie, seu pai, cometeu suicídio. Sem conseguir aguentar essa tristeza profunda, elas vão para a casa de seu irmão, em um vilarejo no interior, passar um tempo até que tudo volte ao normal. Porém, chegando lá, a vida muda todo esse percurso.

Jennifer fica apenas dentro do quarto, a maioria das vezes dormindo, e não vê as coisas que acontecem ao seu redor; já Tamara tenta descobrir uma forma de sua mãe melhorar, de fazer com que tudo volte ao normal.

Quando Marcus passa na rua com sua biblioteca itinerante, eles criam uma grande afinidade por conta disso. Tamara acaba ficando com um livro todo preto: não tem nome de autor, está trancado, parece completamente secreto. Depois de um tempo ela descobre que isso é um diário, só que ele escreve sobre o futuro, sobre o que irá acontecer amanhã.

No começo Tamara não acreditou que isso fosse possível. Era a sua letra! Como ela escreveu aquilo se não viveu e nem consegue se lembrar de ter escrito? Relutante, ela espera até o dia seguinte para saber se aquilo que leu irá realmente acontecer. Surpresa por tudo ter acontecido, Tamara vê a oportunidade para mudar alguns acontecimentos e até mesmo a sua vida.

Imagina você acordar em um dia, abrir o diário e descobrir o que irá acontecer no dia seguinte? Não é surreal? É nesse momento que você pensa se irá fazer algo diferente para mudar o futuro ou irá seguir com tudo e aceitar aquilo que ele proporciona.

Tamara como era apenas uma adolescente, sofrendo com tudo que aconteceu recentemente, ela decide que é hora de fazer as mudanças necessárias em sua vida e o diário é o seu refúgio. Não pode contar muito com a ajuda de seus tios, principalmente da sua tia, para muita coisa. Então como ajudar sua mãe sem saber sobre o amanhã? O diário realmente foi como um presente para ela.

Confesso que no começou achei um pouco confuso sobre isso, mas no decorrer da estória acabei me adaptando com esses acontecimentos. Não vou dizer que esse foi o melhor livro que li da Cecelia porque não foi. O livro é bom, a premissa é interessante e claro, a autora sabe como narrar perfeitamente os fatos! Mas não me prendeu tanto quanto eu desejava.

Os primeiros capítulos são bem descritivos e narra perfeitamente os acontecimentos ruins com Tamara; após a descoberta do diário, a narrativa é dividida entre o que está no diário e a decisão de Tamara sobre o amanhã; no final do livro, os segredos finalmente descobertos, são “jogados” para o leitor e acontecem de forma rápida – o que me fez ficar com aquela sensação de: mas já? E aí?

Além do que citei anteriormente, ainda ficou faltando o esclarecimento de um detalhe importante durante a narrativa e era um detalhe que poderia deixar o leitor ainda mais consciente de como tudo ocorreu. Mas enfim, como não há uma continuação, vou realmente ficar tentando imaginar como isso aconteceu. Poderia dizer que foi sobrenatural? Sim, mas é um mistério que eu nunca vou descobrir.

Apesar do livro ter apresentado essa pequena falha no final, “o livro do amanhã” traz grandes reflexões. O que você faz hoje, reflete no seu futuro. Então antes de qualquer coisa, pense e analise toda a situação. Porém não deixe de viver o seu presente com o medo do seu futuro, mas lembre-se que suas escolhas de hoje refletirão no seu amanhã.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/10/resenha-o-livro-do-amanha.html