Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Daii 16/06/2015

Sobre a possibilidade de existência de pessoas fofas neste mundo.

Isabella Pina 13/06/2015

Muita fofura sem deixar de ser comovente
Nos últimos tempos, Rainbow se tornou a autora queridinha da blogosfera literária e eu, como toda digna leitora, fiquei super curiosa pra saber, afinal, o que essa moça punha de mágico em seus livros para serem tão amados. Eu não sabia ao certo qual seria meu primeiro, mas como na época eu achava que Eleanor & Park não combinava muito com meu espírito literário, acabei escolhendo o segundo livro mais comentado dela: Fangirl!

Óbvio que já fazia tempo que eu queria ler essas quatrocentos e tantas páginas (que, eu juro, não pareceram tanto!), por vários motivos, mas o maior atrativo estava no título mesmo: quem nunca foi fangirl de alguma coisa, né? Seja uma banda, um filme, ou, no caso, uma série de livros, a gente sempre tem guardado aquele amor especial para certas coisas. Ver alguém "gente como a gente" em um livro prometia ser interessante, então eu fui com muita fé na história.

Pra começo de conversa, Cath, a protagonista, é uma pessoa complicada. E não é aquele complicado idealizado, que só traz coisas diferentes, mas a menina realmente tem dificuldades em socializar e fazer novos amigos, sendo muito dependente da irmã gêmea, Wren, e do seu objeto de fangirlice, Simon Snow, uma série de livros sobre um bruxo e suas aventuras. Essa personalidade introspectiva e às vezes até chata me irritou algumas vezes, porque Cath agia como se o seu mundinho pequeno fosse o suficiente, quando tinham tantas coisas a serem exploradas no resto do universo. Contudo, e isso é o que me fez gostar do livro, ela evolui, sem perder sua essência, mas deixando de lado essa insistência em se acomodar sempre.

Uma das coisas que a empurram para fora da sua área de conforto, além da mudança para a faculdade e o "abandono" de Wren são seus novos colegas, principalmente Levi e Reagan. Os dois são personagens que quanto mais tempo você lê sobre eles, mais quer conhecê-los, principalmente Levi, que é um cara especial e tanto. Sério, a cada fala sua eu ia gostando mais e mais do personagem, que trazia algo diferente em Cath.

No entanto, e isso é outro ponto positivo pra história, é que ela não se foca apenas no romance. Temos problemas familiares, com a faculdade, com a nova vida que Cath não conhece nada. A mãe dela e de Wren as abandonou quando crianças, e desde então cada uma tem lidado com a perda de uma forma, Cath sempre reprimindo o sentimento e se recusando a voltar a ver a mãe. É compreensível, afinal, ela não quer se decepcionar com alguém que já a feriu tanto, e ver essa situação séria retratada de uma forma natural e delicada, pela escrita de Rainbow, foi um dos pontos que me fizeram perceber porque seus livros são bem falados. Também temos um espaço para o pai das meninas, que, apesar de ter seus problemas, é um cara que sempre se esforçou para ser o melhor possível para elas.

Confesso que, quando comecei a ler a história, eu esperava uma coisa levemente diferente, mas Rainbow escolhe alguns caminhos inusitados, que deram a história um jeitinho diferente das demais do gênero, mesmo que em alguns momentos eu tenha desejado espancar o Simon Snow e todo o foco, muitas vezes exagerado, que Cath dá a ele. Claro, foi interessante até certo ponto ler suas histórias, mas nada que me fizesse desejar que elas realmente existissem, apenas ajudando a contextualizar melhor a personalidade de Cath. A fanfic que ela escreve é outra coisa que toma bastante espaço na história e tem uma importância gigante para Cath e foi o que me fez ficar curiosa de fato com o final da saga Simon Snow que trouxe, com isso, uma conclusão para a própria Cath.

Fangirl é uma história bonita e diferente, sobre assuntos que a gente conhece. Sobre momentos que todo mundo vai passar por um dia, sejam eles felizes ou depressivos. Sobre primeiros amores e como eles nos marcam. Sobre abrir a cabeça para novas experiências e novas pessoas, mesmo que isso seja tão difícil de conceber. Sobre família, também, e como é importante mantê-la unida - seja ela feita de amigos ou parentes. Enfim, é uma história boa que me faz ficar ainda mais curiosa com os outros livros dessa autora com nome de arco-íris.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-fangirl-de-rainbow-rowell.html

umlimaosiciliano 06/06/2015

Opinião final.
Esperava muito mais do livro. O que me prendeu foram os capítulos entre Levi e Cath. A personagem principal não é nada cativante, os dramas da vida dela são totalmente patéticos, mas ainda assim uma parte de mim gostou bastante do livro e outra simplesmente detestou. Gostaria de ter lido o livro no ponto de vista da vida do Levi, acho que seria mais divertido. Fiquei totalmente cativada pelo personagem. Recomendo a leitura, mas é melhor que não tenham tanta expectativa como eu tive, por que pode ser uma experiência decepcionante.
Nanda 13/09/2015minha estante
Excesso de drama, fofura e chatice.. Não tenho paciência pra isso, quase desisti .. achei que ia ser tipo Anexos :/

Sarah Wendy 04/06/2015

Uma leitura que surpreendeu!
Ok, começo falando que tinha escrito outra resenha em Fortaleza, mas agora como estou vivendo um pouco do que a Cath viveu, se mudar, conviver com um novo mundo de pessoas, faculdade, pensei em reescrever a anterior.

Antes de mais nada, queria dizer que quando postei a foto no instagram falei de como estava vendo resenhas negativas sobre esse livro, algumas pessoas até defenderam, mas estava bem dividida, até que eu terminei de ler e acho que compreendi mais ou menos porque tanta gente não gostou (mas eu gostei, haha).
Então. Esse livro parece uma fanfic. Eu já li e ainda leio muitas fanfics de diversos fandoms, sem nenhum, anyway, o formato dos capítulos é muito semelhante, então me senti lendo uma fanfic, o que não me desagradou em nada, já que estou mais que acostumada. Acho que quem nunca leu uma e quer muito ler esse livro não deve ir com as expectativas muito altas. A história é bem legal, um YA fofo, romântico e com os draminhas básicos, em resumo uma leitura bastante agradável, mas o formato meio que a deixa uma história lenta. Se você tiver paciência com o livro e não quiser engolir tudo, como é o normal em YA’s, vai curtir a história da Rainbow. Se você já leu uma fanfic longa vai entender do que eu estou falando. O autor nem sempre escreve os capítulos na mesma época, eles parecem as vezes ser meio independentes, até que voltam ao ponto da história em que estavam. É meio complexo de explicar, mas eu acho de verdade que a leitura para muitos é atrapalhado pelo formato meio “fanfic” do livro.
Ok, vamos começar a falar da história em si. Cath, nossa personagem principal, tem uma irmã gêmea e as duas estão indo para uma faculdade, vão sair da casa do pai e começar uma nova vida. Só tem um probleminha, a Cath não faz amigos facilmente, é meio introspectiva e não consegue sair da bolha “Simon Snow”.

Ela começa a vida na faculdade com a surpresa de que a irmã não quer ficar no mesmo quarto que ela, e aí entra a colega de quarto Reagan com o quase inseparável amigo/namorado/ex-namorado Levi. Além desses dois, só veremos uma interação da nossa Cath com a roommate da irmã, a Courtney, e o colega de sala Nick.
Eu vou me ater ao Levi, porque o Nick é só decepção e o personagem mais descartável do livro, um chato que ocupou páginas e tempo da minha vida. Mas o Levi… Ele é um amor, de verdade. É engraçado, porque a Cath ama ler, porém nosso boy maravilha tem um problema e não consegue, isso une os dois um pouco, a Cath até o ajuda com os estudos, o que chega no momento mais fofo do livro, e algumas páginas depois o Levi quebra nosso coração em pedacinhos, pra depois juntar de novo, meu tipo preferido de personagem masculino (juro que não sou masoquista, gente!). Ele é um gentleman, se oferece pra ir buscar a Cath tarde da noite na biblioteca, não entra no quarto que ela divide com a Reagan quando nota que isso a deixa desconfortável, enfim, um fofo. Claro que ele tem defeitos, e a gente vê isso no livro, mas deixo o spoiler pra lá.

ENTÃOOOOO, tem mais coisa nessa resenha, a relação da Cath e da Wren, do pai delas, mas preferi deixar o resto no blog pra dar uma curiosidade e alguém ir lá ver, já falei de outros livros também, vão dar uma olhadinha! :)

site: https://noworriesintheworld.wordpress.com/2015/06/04/resenha-fangirl-por-rainbow-rowell/

Anni | @dearmasen 19/05/2015

Resenha: Fangirl
O livro conta a história de duas gêmeas, Cath e Wren, que estão indo para a faculdade. Poxa, faculdade. Que legal. Ela deve estar adorando. Na verdade, apenas a Wren. A Cath está detestando essa ideia. Prefere ficar presa em casa com seu pai e com a sua irmã como sempre foi.

Cath é fã de Simon Snow- uma série fictícia inventada pela Rainbow especificamente para o livro, se não me engane- e fica presa completamente só naquele mundo. Posso arriscar a dizer que ela é uma completa anti-social. Ela não gosta de festas (eu também não, mas ela é muito dramática. Uma ou duas festas não afetará ninguém, ainda mais quando alguém está na faculdade) e passa o tempo todo escrevendo a sua fanfic de sucesso.

Admito que eu tinha vontade de tacar o livro na parede em certas partes. Enquanto o Levi-o garoto que se apaixonou pela Cath- estava sendo todo fofinho, a Cath era fria com o coitado. O que me dava raiva e dó.

A ideia em si da história é boa. A Rainbow quis mostrar que muitas pessoas ficam trancada no mundo da tecnologia e deixam de lado a sua vida social. No final de cada capítulo, a autora colocava um trecho da fanfic da Cath, mas eu achava aquilo meio sem sentido e desnecessário, e já que não afetava a leitura eu sempre pulava.

É meio clichê a história. Fui toda feliz ler Fangirl, pois como eu gostei bastante de Eleanor&Park, pensei que esse livro iria me satisfazer da mesma forma. Mas meu pensamento é que tudo é feito a base de identificação, me identifiquei mais com os personagens de Elenor&Park do que com a Cath-mesmo que eu seja anti-social as vezes.

O que eu achei legal do livro é que ele mostra uma pessoa saindo de determinada fase da vida e indo para outra sem deixar de ser quem ela sempre foi. Acho que essa foi uma das mensagens que a autora quis nos dar.

Um ponto que a Rainbow soube se expressar foi em relação a família. A Cath é muito apegada ao pai, enquanto isso, a relação com a mãe não é nada fácil.

"Não tem como a pessoa ser mãe se ela aparece depois que as crianças já cresceram, Ela parece a cigarra que aparece no inverno após deixar a formiga fazer todo o trabalho. Quando a gente precisava dela, ela nem retornava as ligações. Quando ficamos menstruadas, tivemos que procurar informações no Google. Mas agora que a gente não sente mais falta dela, depois que paramos de chorar por causa dela, depois que elaboramos tudo, agora ela quer nos conhecer? Não preciso de mãe agora, obrigada. Estou bem"

O livro é leve e com certeza não foi o que eu imaginava que seria, mas me diverti lendo. Os diálogos são bem formados e sempre com um humor de se admirar.

- Meu plano é fazer coisas que te façam querer me ver de novo no dia seguinte. Qual é o seu?

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fangirl.html
Larissa_Milene 20/05/2015minha estante
Sua resenha é muito boa... Eu gostei também me diverti bastante lendo esse livro (adorei seu blog BTW rs) :D

Citei esse livro em um post que eu fiz, que quiser e puder da uma olhadinha

Carol 27/04/2015

Fangirl

Eu gostei desse livro, não sei depende da pessoa mas eu adoro um romance, muita gente acha muito meloso mas neh.... Bom, como diz no resumo do livro, são gêmeas idênticas que viveram sempre juntas, inseparáveis, mas agora que foram para a faculdade a irmã de Cath, Wren, resolve não dividir o mesmo quarto na faculdade ( elas dividiam a 17 anos). Cath não é nada sociável, sempre que vê muitas pessoas juntas ela tenta fugir, por isso não tem tantos amigos.
Cather (Cath) escreve fanfiction de Simon Snow (é uma série de livros que ela e sua irmã são apaixonadas), Wren a ajudava escrever, mas depois do desentendimento que tiveram, Cath teve que continuar sozinha.
Ela está tendo um enrola enrola com Levi, é meio complicado, porque Cath, não tem a habilidade de confiar nas pessoas e Levi, e o ex de sua colega de quarto.... mas que agora está caidinho por Cath.

04/04/2015

Ismendees 21/04/2015

Envolvente
Li esse livro em três dias (Obrigada feriado!), a história é envolvente e te faz perder um pouquinho a noção do tempo.
A protagonista é Cath que ao longo do livro, ela passa por vários dilemas, que assim como eu tenho certeza que irá se identificar com algum.
O único problema que tive, foi que quando li a última página eu fiquei com aquela sensação de que faltava algo, talvez uma página a mais.
PS.: Estou na torcida para uma continuação, mesmo achando dificil.

Sah 14/04/2015

É ok.
Bem, é um livro bom mas não é ótimo. Foi legal acompanhar o crescimento dos personagens, a historia é bonita (Quero um Levi na minha vida!) mas que ficou faltando algo no final. Muitas coisas podiam ter sido exploradas e não aconteceu.

site: continue lendo em paginas-riscadas.tumblr.com

Mercelene 09/04/2015

Méu déus!
Fofo! Nunca li tanta fofura na minha vida assim! rsrsrs
Estou com corações nos olhos, vomitando arco-íris, abraçando medingo na rua, beijando banguela, de tão leve e com o coração feliz que esse livro que deixou! :)
Tenho que admitir, quando minha amiga (Camis) falou "É tão fooooofo!", eu pensei "nãããããão! NUNCA antes na história deste país um livro foi fofo assim!"Pois bem! Eis que, mais uma vez, quebrei a cara! hahaha
Vale a pena, cada página... Leitura suave, divertida e quando você percebe já foi as 418 páginas!
Então... Sim! Vale a pena! ;)

Aline 17/03/2015

Fangirl- Rainbow Rowell
O livro Fangirl, escrito pela Rainbow Rowell, me foi recomendado pelas meninas do clube do livro. É uma história leve e muito moderna que conta fatos do dia a dia dos adolescentes e jovens do século XXI. Em plena era das comunicações e inovações tecnológicas, Cath é uma menina criativa e muito apegada à família. Super antenada, Cath escreve fanfics sobre Simon Snow (Protagonista de uma saga fictícia de magia) e prefere o mundo virtual ao real. Cath não curte festas nem é muito sociável, o oposto de sua irmã gêmea Wren que é popular e gosta de badalação. Elas moravam só com o pai, a mãe as abandonou quando crianças, mas estão de mudança para a faculdade.
O livro gira em torno dos novos desafios da nova vida de Cath. O primeiro deles é separar-se de sua irmã. Wren sempre foi sua melhor (e única) amiga mas agora decidiu não dividir quarto com Cath e buscar se relacionar com outras pessoas. O ciúme e a decepção são inevitáveis. Cath achava que a irmã gostava de sua companhia e que continuariam juntas na faculdade, inclusive escrevendo juntas a fanfic, mas precisa se virar sozinha e encarar a nova vida. Logo que chega ao dormitório conhece Regan, sua colega de quarto e o "amigo" dela, Levi.
A trama segue pelos obstáculos enfrenados pela protagonista e aborda vários temas transversais como homossexualidade, alcoolismo, transtornos mentais, etc. É uma típica história adolescente, muito envolvente e de fácil leitura.
Uma crítica, feita não somente por mim mas também pelas outra meninas que leram o livro (discutimos ele no clube do livro), é que em todo fim de capítulo a Rainbow colocou trechos da fanfic ou do livro fictício do Simon Snow, o que várias vezes tornou a leitura cansativa.
Em geral gostei bastante do livro e recomendo pra quem quer uma leitura rápida e leve. Bjinhos :*

site: http://alynedsr.wix.com/bookaholic

Viviane 14/03/2015

Fofo demais!!
Fangirl nos apresenta Cath, uma garota que acaba de entrar na faculdade e é super fã de Simon Snow. Uma série de livros sobre magia e fantasia . De tão ligada à série, Cath possui um fanfiction onde reescreve partes dos livros de Simon Snow.
Ela possui uma irmã gêmea, Wren e sempre foram inseparáveis, até entrarem na faculdade. Elas são completamente opostas. Wren sempre sociável e rodeada de amigos, enquanto Cath é introspectiva e não gosta muito de relacionar com outras pessoas. Seus pais são separados e elas moram com os pai.
Cath não sabia quem seria sua colega de quarto. Até que se depara com Reagan. Uma garota completamente largada e diferente do que imaginava. Também conhece Levi, o namorado de Megan.
A biblioteca é seu refúgio. Lugar onde ela pode escrever sua fanfiction em paz.
Estranhamente, Levi insiste em uma amizade com Cath. Inicialmente ela não gosta, porém o carisma de Levi a vence.
Essa amizade entre os três toma um rumo bastante interessante e surpreendente. Cath começa a gostar um pouco mais de Reagan e não sabe exatamente o que sente por Levi.
A proximidade entre os dois aumenta quanto ele fica curioso para saber o que tanto Cath escreve no computador e descobre ser uma fanfiction.
Paralelo a tudo o que está vivendo de novo, Cath se preocupa com seu pai, que tem sérios problemas com stress e excesso de trabalho e com sua irmã Wren, que está aproveitando ao máximo as novidades de uma vida universitária.
As vivências se encaixam e vemos cenas bastante divertidas e curiosas. A narrativa se mescla com partes da Fanfiction escrita por Cath e partes o livro de Simon Snow.
Todas as personagem são muito cativantes. E nos envolvemos bastante com a trama. Todos eles poderiam ser seus amigos ou são realmente muito parecidos com pessoas que você conhece.
O livro aborda aspectos importantes como família, amizades, escolhas, futuro, entre outras.
Como sempre, a escrita de Rainbow é deliciosa e impossível de largar.
Tá mais que recomendado!!

Lendo por Amor 06/03/2015

Queria começar falando que achei a Cath MUITO CHATA no ínicio, ela era muito chata mesmo, aquele tipo de pessoa insuportável, cheia de mimimi que dá sono só de olhar. Detestei a parte da fanfic, sério mesmo, achei o maior tédio. Gostei muito do valor que ela dá a família, pois se preocupava muito com o pai e a irmã, e largaria tudo o que quisesse para ver a felicidade dos dois, e achei isso incrível. A Wren era uma louca completa, aquele tipo de pessoa que não se importa com o perigo da vida, fazia o que dava na telha sem pensar nas consequências sérias que as atitudes dela poderiam causar. O pai das meninas é um fofo, mesmo com os tantos problemas dele, sempre tenta manter o pulso firme e cobrar o que é necessário, já a mãe delas, é uma idiota completa, além de ter abandonado a casa quando as meninas eram crianças, voltou e continuou uma completa babaca, e juro que não sei que fim levou ela no final do livro, o que me deixou um enorme ponto de interrogação. Quando as meninas vão para a faculdade começa a ficar interessante, a colega de quarto de Cath é impressionantemente carismática, e o melhor amigo dela, é a pessoa mais apaixonante do livro. SÉRIO, Levi é completamente apaixonante, ele consegue ser apaixonante até quando está se comportando como um babaca, porque simplesmente ele é APAIXONANTE! Acabei até gostando da fanfic quando ela serviu para aproximar Levi e Cath, porque a narrativa ficava tão fofa, tão tão tão tão fofa, era impossível não render uns sorrisos e suspiros. Levi só ganhou cada vez mais o meu coração, a medida que ele fazia o possível para agradar Cath e ser o mais responsável e ao mesmo tempo sacana. O livro é incrível, os personagens se tornam incríveis ao longo da narrativa, é um mergulho e tanto na vida adolescente atual e tem muito romance fofinho para chamar a nossa atenção. Só esperava mais do final, sabe quando terminamos um livro querendo saber ainda mais? Ficaram muitas dúvidas, fiquei esperando algumas cenas da Cath e do Levi, e também o que aconteceu com o restante dos personagens.

site: http://lendoporamor.blogspot.com.br/2015/02/resenha-de-fangirl.html

Cherry Moon 28/02/2015

Resenha Fangirl
Cath é uma garota viciada nos livros Simon Snow, que por um acaso são muito parecidos com Harry Potter, o que já me deixou animada rs.
Wren é a irmã gêmea de Cath. As duas brigaram e estão começando a traçar caminhos diferentes e entrando para a faculdade. Elas dividiram o quarto por dezoito anos e agora tudo será diferente.
Cath é uma garota muito tímida e que não consegue fazer muitas amizades e que ama escrever. Ela escreve para poder ser outra pessoa, para desaparecer. Eu digo isso por mim também. Pois escrever nos ajuda a por para fora nossos sentimentos, para sermos quem quisermos ser e para afundar em um mundo e desaparece e esquecer dos nossos problemas mesmo que por alguns minutos. É um refúgio.
A companheira de quarto de Cath, Reagan, é bem descolada e totalmente o oposto dela. Diferente da irmã Wren, que se deu muito bem com a sua colega de quarto Courtney. No livro nota-se que, mesmo ela não dizendo, que Cath ficou muito chateada ao ver que ela e a irmã estavam se afastando tanto.
A única pessoa que Cath conversava (por mensagens) era Abel.
Vamos conhecer Nick, um colega de sala da aula de ficção de Cath, que me encantou desde o começo.
E também tem Levi, o melhor amigo de Reagan, um cara engraçado e incrivelmente encantador.
O livro não tem muita ação, mas a escrita da autora é tão gostosa que flui naturalmente. Você acredita em um caminho e, do nada, a história toma um rumo totalmente diferente te deixando impressionado.
Conforme a história vai se passando, vamos conhecendo mais as diferenças de Cath e Wren, além de começar a entender as dores e as angústias de Cath e como ela vai amadurecendo.
A autora fez uma jogada bem legal pois no final de cada capítulo também conseguimos ler um trecho da história de Simon Snow, o que me deixou com uma vontade enorme que os livros existissem de verdade, já que são muito parecidos com Harry Potter.
É o segundo livro da autora que eu leio (o primeiro foi Eleanor e Park) e de novo ela terminou o livro assim, me deixando com esse vazio, com essa vontade de querer mais, perguntando “por que acabou assim? cadê o resto das coisas?”
O livro é muito gostoso de ler e bem engraçado, mas dei quatro estrelas porque não gostei muito de algumas traduções com gírias

site: http://escritarelativa.com.br