Fangirl

Resenhas - Fangirl

Alaine 13/10/2014

Fangirl
Sinopses:
Cath e Wren Avery tem sido melhores amigas desde o seu nascimento, compartilham tudo desde o interesse por uma certa serie famosa de um bruxinho (não é o Harry Potter mas é uma homenagem a JK Rowling),o prazer de escrever fanfiction como forma de escapar para esse mundo dos bruxinhos e até a inesperada mudança da mãe delas, não é por menos são irmãs e não só isso são irmãs gêmeas. Tudo muda um pouco quando Wren decide não ser colega de quarto dela na faculdade, Cath que é mais introspectiva, não acostumada a mudanças, vai ter que lidar com uma agitada colega de quarto e seu namorado Levi.
Cath terá quer consolidar a nova rotina de responsabilidades da faculdade, as novas pessoas que estão entrando em sua vida e a separação de sua irmã.
Resenha: http://alainecmeira.wordpress.com/2014/10/13/livro-fangirl/

site: http://alainecmeira.wordpress.com/2014/10/13/livro-fangirl/

Ru 03/10/2014

Fangirl (Resenha)
Fangirl, foi escrito por Rainbow Rowell (duh), a mesma autora de Eleanor & Park (minha paixão eterna).
A capa é sem a menor dúvida, o que mais chama a atenção do leitor. Vi muitos comentários sobre o livro, onde as pessoas diziam ter o comprado pela capa.
É um erro? Talvez, mas as vezes funciona, assim como funcionou com FANGIRL.

site: http://www.pequenaleitora.com/2014/10/fangirl-resenha.html

Teca Machado 30/09/2014

Fangirl Morrendo de amor por Rainbow Rowell
Nos últimos tempos tenho visto muita gente falando maravilhas sobre Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell. Não sei porque, não me interessei muito pela sinopse, apesar das críticas positivas. Mas quando vi Fangirl, da mesma autora, numa livraria dos EUA, a capa me chamou a atenção, assim como a sinopse. Comprei um para chamar de meu e li as 448 páginas em inglês em apenas três dias. Agora entendi porque Rainbow Rowell é tão amada!

Em Fangirl conhecemos Cath. Apaixonada pelos livros do Simon Snow (Uma espécie fictícia de Harry Potter), ela praticamente devota sua vida ao personagem desde criança. Tem camisetas, pôsteres, desenhos, filmes e tudo o mais relacionado a ele. E não é só isso, escreve fanfiction (Quando alguém escreve histórias e contos sobre livros de outras pessoas) de Simon e tem um blog muito acessado. Sua irmã gêmea Wren também era assim, até que ao irem para a faculdade, ela resolve que quer se desligar um pouco de Cath e de tudo relacionado aos livros. Tanto que nem quer ser colega de quarto da irmã, que ficou presa a Reagan, uma garota meio maldosa e sem interesse em amizade com um namorado que vive no quarto delas, Levi.

Wren é toda descolada e divertida, já Cath é introspectiva e sem traquejo social. Tudo o que Cath quer é ficar quieta no seu canto, tendo as aulas e sem fazer amizades. Para piorar a situação, sua professora de Escrita Criativa (Eu PRECISO ter esse tipo de aula) acredita que fanfiction é a pior coisa do mundo. Mas alguns amigos vão surgindo, inclusive Reagan, Levi e Nick, um rapaz da sua aula de Escrita Criativa que tem mais interesse em pegar as histórias de Cath do que ser seu amigo.

Fangirl é divertido e tocante. Impossível não se identificar com Cath, ainda mais quando o assunto é Simon Snow. Tudo bem que nós somos mais normais, mas quem nunca ficou louca em relação a uma série de livros, especialmente Harry Potter? Ela é exagerada e meio doida, mas conheço gente assim. Com o passar do livro, vamos conhecendo Cath e gostando dela cada vez mais, mesmo que às vezes dê vontade de sacudir ela e dizer Sua burra! Acorda e larga de bobeira.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas Cath é o foco, temos acesso a todos os pensamentos e medos da garota. Wren é meio vaca, principalmente quando tenta afastar Cath da sua vida, mas é impossível não amar o seu jeito Mundo, me ame! Nasci para brilhar. Levi é um dos personagens masculinos mais carismáticos e gracinhas que eu já vi. Sei que vivo falando isso, mas acho que estou apaixonada! Hahaha. Reagan é ótima, do tipo que você PRECISA ser amiga, por baixo do exterior durão e intimidador há uma pessoa incrível.

A escrita de Rianbow Rowell é doce, divertida e muito leve, mesmo nos momentos de tensão que acontecem aqui e ali. No fim da vontade de abraçar o livro e ficar ninando ele, dizendo Amo você e nunca vou deixar nada de mal te acontecer. Além de criar toda a história de Fangirl, a autora ainda se deu ao trabalho de escrever trechos (Às vezes meio longos demais) dos livros de Simon Snow. Haja criatividade, foram praticamente vários livros em um.

O meu veredicto sobre Fangirl é: AMOR POR TODA A VIDA ETERNAMENTE BFFS 4EVER.

Recomento muuuuuuuuito.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/08/fangirl-morrendo-de-amor-por-rainbow.html

Jana 12/09/2014

Algumas vezes a gente espera muito de um livro e acaba quebrando a cara. Não foi o meu caso com Fangirl. Apesar de ter amado imensamente Eleanor & Park por algum motivo achei que essa outra história de Rainbow Rowell não cairia nas minhas graças. Agora que já li, fico pensando por que raios pensei uma coisa dessas! Um livro Young Adult, que mistura fanfic com romance só poderia ser indiscutivelmente maravilhoso e é isso que Fangirl é.

Cather Avery tem 18 anos e está prestes a enfrentar um dos maiores desafios da sua vida até então. Ela está indo pra faculdade com sua irmã gêmea, Wren. As semelhanças entre as duas se limitam a aparência física já que Wren é segura, sorridente, extrovertida e social. Cath é tímida, reclusa e tem dificuldade em se relacionar com pessoas reais por isso a experiência universitária parece ser tão assustadora.

Na verdade, o que Cath gosta mesmo de fazer é escrever. Mas não qualquer coisa, ela gosta de escrever fanfictions da saga literária Simon Snow uma alusão óbvia a Harry Potter. Cath é boa, muito boa e suas histórias são famosas na internet. A mais recente, "Vá em frente, Simon" atingiu dezenas de milhares de cliques.

Quando Wren diz à irmã que prefere que as duas não sejam colegas de quarto na faculdade é como se Cath perdesse a única coisa que a fizesse se sentir parte do mundo real. Wren sempre foi o motivo de Cath interagir com outras pessoas. Era Wren que a arrastava de um lado para o outro a tiracolo. Sem a irmã, a garota tem dificuldade para se adaptar a nova rotina, encontrando alivio apenas nos parágrafos de "Vá em frente".

- Não sou muito de ler.
- Acho que essa foi a coisa mais idiota que você já me disse. (pág. 123)

Reagan é a colega de quarto de Cather e é a responsável pelas tiradas cômicas. Ela é aquela amiga meio bruta que de tão sincera te faz rir (meio que me identifiquei com ela também!). Graças á ela, Cath aprende a se desligar um pouco do seu ninho interior e começa a desbravar a faculdade. Mas não é nada muito brusco. A essência da garota é essa, ser uma nerd fofa, meio paranóica que tem pavor de festas de fraternidades e contatos físicos em geral. Mais uma vez Rainbow Rowell conseguiu criar uma personagem com o qual eu me identifiquei quase 100 %. Cath é a típica geek com direito a óculos, suéteres, camisetas estranhas (no caso dela, de Simon Snow) e um amor pela escrita de ficção. Só faltou se chamar Janaina para eu me identificar um pouco mais.

O único problema que eu tive com Cather foi quando Levi entrou em cena. Ele é um pouco mais velho e é o oposto dela. É simpático, comunicativo, pra cima e - desculpa não consigo encontrar termo melhor para descrevê-lo - muito gracinha. Por ser tão gracinha o romance entre os dois é de explodir até os corações mais duros. Eu que não sou fã de romances em YAs me vi soltando suspiros atrás de suspiros nas cenas entre os dois. Levi a entende e a respeita, dando tempo ao tempo, encarando a neura de Cath com mudanças e relacionamentos físicos muito naturalmente. Mesmo com toda a paciência do garoto, algumas vezes cheguei a me irritar com o medo e insegurança de Cath, mas não durava muito. Na página seguinte já estava torcendo por ela novamente e é muito bom encontrar uma personagem que nos faz realmente torcer a favor.

Ao longo do livro, todo esse receio de Cath é explicado. Ela e Wren foram abandonadas pela mãe aos oito anos. Na época o pai caíra em uma depressão e até hoje tem um psicológico instável e alguns transtornos comportamentais.

Rainbow tem um texto delicioso. É leve e rápido, não fiquei cansada com a leitura nenhuma vez. O começo de todos os capítulos são precedidos por trechos das fanfics de Cath ou de cenas saga de Simon Snow. Achei que isso deixaria a leitura um pouco lenta, mas foi sensacional poder entrar nesse universo mágico pela qual Cath é fissurada.

Quando cheguei à última página no livro senti uma pontadinha no estômago. Li devagar, sem pressa e mesmo assim acabei lendo em poucos dias. Qualquer pessoa que já tenha sido fã de alguma série de livros ou de qualquer outra coisa vai se apaixonar. Qualquer pessoa que goste de um romance fofo, meio clichê, mas especial, não vai querer terminar a história. Qualquer pessoa, no geral, vai desejar que esse livro fosse infinito.

site: www.aquelaborralheira.com.br

Queria Estar Lendo 29/07/2014

Resenha: Fangirl
Fangirl está na lista dos livros mais fofos que eu já li na vida. Não só fofo, como altamente bem escrito e apaixonante. Rainbow Rowell é uma autora fantástica, e ouso dizer que gosto mais da narrativa envolvendo a Cath do que Eleanor e Park (e aqui acredito estar cometendo um sacrilégio, mas vocês entenderão minha preferência conforme acompanharem a resenha).

A história do livro não foge muito do descrito na sinopse. Temos Cath, a protagonista absolutamente fangirl de uma série de livros muito famosa, que é basicamente uma versão ficcional de Harry Potter. Simon Snow é o personagem de um livro que envolve feitiçaria e está para ter seu último volume lançado; Cath ama tudo que envolva Simon Snow. Ela escreve uma das fanfics mais famosas dessa série, já releu os livros até que as páginas derretessem em suas mãos, sabe tudo sobre qualquer personagem, e shippa Simon com o anti-herói-não-tão-anti-herói-assim do livro. Claro que ela escreve uma fanfic sobre o casal gay, eles são tipo Harry/Draco. Quem conhece fanfics de Harry Potter SABE o quanto esse casal é famoso.

Pois bem, a vida de Cath é estável. Ela vive bem assim, é sua zona de conforto. Mas tudo vem mudando com o tempo, porque Wren está amadurecendo e Cath não quer passar por isso. Ela gosta da estabilidade. Quando vão pra faculdade e a gêmea avisa que não vai dividir o quarto com Cath, eis que a vida dela vira de cabeça pra baixo. Sua roomate, Reagan, é o contrário de tudo que Cath já pensou em ser; tem todo um visual radical, atitudes radicais e humor azedo. E eis que surge Levi (pausa para suspiro).

Levi é o aparente namorado de Reagan. Está sempre visitando o quarto delas (e Cath fica abismada, porque onde já se viu um garoto aparecer ali sempre e tão inesperadamente?) e mostra sutil curiosidade pela esquisitice de Cath, como o apreço pela solidão, a falta de sociabilidade e a incrível obsessão com o mundo de Simon Snow. Com o tempo, Cath descobre que não há romance entre Levi e Reagan, e que o interesse do rapaz está completamente focado nela.

O livro todo é focado no amadurecimento de Cath. Não é nada súbito, mas trabalhado com calma e discrição. Demoramos muito tempo a entender o que há de errado com o pai dela, e porque Cath se preocupa tanto com a solidão dele, demoramos a compreender o porquê dela ter tanto medo de mudanças, porque está sempre tentando fugir delas, mas é uma demora agradável. Vemos, na narrativa, o crescimento não só da personagem, mas de todos ao seu redor. A aparente frivolidade de Wren é compreendida, o mau humor de Reagan também. A fofura de Levi existe desde o começo, ela é uma constante, mas vai evoluindo conforme Cath deixa-se aproximar dele. É UM ROMANCE TÃO FOFO, PELO AMOR DE DEUS!

"You know I'm falling in love with you, right?"

Tem também o fato da Cath ser insegura em relação a escrever algo que não envolva Simon Snow. A fanfic dela é muito famosa, todos adoram sua narrativa e o jeito de contar a história, mas ela teme fugir desse universo e de repente não saber o que fazer, até porque a vida dela é Simon Snow. Quando o último livro sair, ela não terá mais aquele mundo, será uma mudança irreparável. E esse medo é lindamente trabalhado pela Rainbow.

O motivo pelo qual Fangirl é o meu livro favorito da Rainbow é por eu me identificar TANTO com a Cath. Em tudo. É um livro absurdamente real, tudo nele, todos os personagens, todas as inseguranças e problemas e situações, tudo isso pode acontecer, está acontecendo ou vai. O fantástico nos livros da Rainbow é a conexão que eles criam com a realidade ao nosso redor; uma fangirl surtada por uma série de livros, que prefere viver o cotidiano do que se arriscar com o desconhecido... Deus do céu, quem nunca se sentiu assim? A Cath, as ações da Cath, os medos da Cath, era eu, e amo tanto a Rainbow por me ajudar a compreender isso e a melhorar isso. O crescimento da personagem é algo que eu levarei para a minha vida; Cath é uma inspiração.

"You spent a lot of time in the library?""I do, actually.""How is that possible when you're always in my room?""Where do you think I sleep? - he asked. And when she looked at him, he was grinning."

Meu segundo personagem favorito, claro, foi o Levi. Ô MENINO FOFO! Queria comentar algo a respeito dele, mas é um spoiler fofo então deixarei vocês morrendo de curiosidade. Só preciso falar sobre como a cena da Cath lendo a fanfic dela para ele é ADORAVELMENTE MORDÍVEL, PLEASE GET MARRIED MAKE BABIES! Parei.

Comprei o livro em inglês pelo fato de ser uma leitura leve e a edição capa dura ser um luxo. Não tive paciência pra esperar pela tradução, sorry not sorry.

A escrita de Rainbow flui muito bem e a edição é lindíssima! Se está procurando algum livro estrangeiro para treinar seu inglês, procure Fangirl! Quem prefere esperar, soube que a Novo Século vai lançar o livro logo logo (quando visitei a editora, foi-me dito que a tradução estava a todo vapor). Vamos esperar por novidades então!
___________________________________________

Esta resenha foi feita por Denise Flaibam, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

site: http://blogsomaisum.blogspot.com.br/2014/07/resenha-fangirl.html

Psychobooks 21/07/2014

Acompanho alguns booktubers gringos e de um tempo para cá vários deles têm falado maravilhas sobre Rainbow Rowell e como seus livros têm se tornado seus preferidos. Aí não teve jeito, tive que pagar para ver... e não me arrependi!

- Enredo e desenvolvimento do enredo

Fangirl conta a história de duas irmãs gêmeas, Cath e Wren, que estão indo para a faculdade. Cath é fã de Simon Snow (uma série de livros similar a Harry Potter), do tipo que relê os livros inúmeras vezes e escreve fanfics – que têm milhares de visualizações. Ela e Wren começaram a ler os livros quando crianças, e foram eles que as fizeram suportar o abandono da mãe. No entanto, ao ir para a faculdade, Wren deseja deixar tudo para trás e começar uma vida nova, com novas experiências, enquanto Cath não consegue e não quer abandonar Simon Snow.

Cath é introvertida e tem dificuldades em interagir socialmente, e ao se ver em um lugar novo, cheio de gente desconhecida, sem a irmã gêmea ao seu lado, ela se enche de dúvidas e medos e se pergunta, o tempo todo, se irá conseguir passar por isso.

Nos primeiros dias, ela só sai do quarto para ir às aulas, e suas refeições são compostas de barras de cereais que ela come na cama, enquanto tenta achar tempo entre as lições de casa para continuar escrevendo as fanfics de Simon Snow. São poucas as pessoas com quem ela se relaciona ao longo do livro: Reagan, sua colega de quarto; Levi, amigo de Reagan (e um dos personagens mais adoráveis de todos os tempos!); Nick, parceiro de escrita de Cath na aula de produção ficcional; e, ocasionalmente, Wren (quando ela não está ocupada com os novos amigos).

Além das dificuldades que ela encontra na faculdade, ela se preocupa muito com o pai, que agora mora sozinho. Ele já teve problemas com stress no passado, chegando inclusive a ter alguns episódios de colapso nervoso, então Cath procura sempre voltar para casa aos finais de semana para ver como o pai está se saindo.
Ao longo do livro vamos acompanhando os dias de Cath na faculdade, como seus relacionamentos pessoais se desenvolvem e esse cuidado com o pai.

- Narrativa

A narrativa é feita em terceira pessoa, sempre acompanhando Cath, seus pensamentos e sentimentos. Por ser contemporâneo, a linguagem é leve e descomplicada, e considero o nível de inglês de fácil a médio.

Antes de cada capítulo, temos um excerto de um dos livros do Simon Snow ou de uma das fanfics de Cath, que já nos prepara para o tom que terá o capítulo. Além da história supergostosa, Rainbow Rowell ainda se deu ao trabalho de escrever trechos dos livros e das fanfics baseadas neles, e achei isso incrível! Tem como não amar?

Personagens

Cath e Wren, como dito acima, são gêmeas com temperamento totalmente diferente. Ao ir para a faculdade, Wren procura novas experiências e apresenta alguns problemas com bebida ao longo do livro. Cath, por outro lado, é muito introvertida e às vezes dá vontade de dar uns berros com ela para ver se ela se solta – o que acaba acontecendo um pouco.

A forma como elas lidam com o abandono da mãe também é totalmente diferente: enquanto Cath não quer nem pensar nela, Wren agarra a oportunidade de uma retomada dessa relação quando ela aparece.

O pai delas parece, à primeira vista, controlado e totalmente desencanado com o fato de passar a morar sozinho com a ida das filhas para a faculdade. No entanto, ao longo do livro ficamos sabendo de seus problemas para lidar com o stress e vemos as consequências que isso terá em sua vida. Devido a esses problemas, Cath se preocupa muito com ele e, sempre que pode, volta para casa para passar o fim de semana. Mais uma vez, Wren está no canto oposto e quase nunca volta para casa, com a certeza de que seu pai está bem.

Reagan, a colega de quarto de Cath, não se mostra muito aberta a uma amizade com ela no começo, mas aos poucos, e conforme Cath vai se abrindo mais, as duas passam a se entender. Reagan tem um amigo, Levi, que frequentemente está no quarto das duas, o que faz Cath acreditar que eles são namorados, quando, na verdade, Levi gosta de Cath. Levi é um dos personagens mais doces que já li na vida, sempre sorrindo e fazendo com que as pessoas ao seu redor se sintam especiais.

Nick é parceiro de escrita de Cath na aula de produção ficcional e não está muito interessado nela como amiga, e sim apenas como parceira de escrita. O relacionamento dos dois se limita aos momentos em que estão juntos escrevendo uma história, seja para a aula ou apenas por diversão. Nick é o tipo de personagem que não fede nem cheira durante a narrativa, até que... bom, ele toma uma atitude que define bem nossos sentimentos por ele (mas se eu contar vocês me matam, porque é spoiler!).

Conclusão

Esse é um livro contemporâneo, de escrita leve, com momentos de riso e alguns um pouco mais pesados. Mas o que mais me chamou a atenção nele é que, em alguma medida, acho que todos nós conseguimos nos identificar com Cath – eu, sendo um tanto antissocial como ela, me identifiquei bastante! Além disso, temos o mundo do fandom de Simon Snow e o impacto da série na vida dos fãs, e para mim foi impossível ler o livro sem pensar, quase o tempo todo, no papel que Harry Potter teve na minha vida, como foi praticamente crescer com ele e lidar com o final da série. Nós, amantes de livros e da leitura, entendemos muito bem como é difícil para Cath pensar em deixar tudo isso para trás, pois é algo que ela não quer fazer – e, sejamos sinceros, nem precisa. Quem de nós deixou nossos livros preferidos para trás? Eu certamente não deixei Harry Potter no passado, rs...
Enfim, é um livro sensível, que lida com o amadurecimento pelo qual todos passamos. E olha, se achamos que a adolescência é uma fase difícil, essa transição para a vida adulta consegue ser ainda mais!

- Uma última palavra sobre Rainbow Rowell

Até agora, Rainbow Rowell tem três livros publicados lá fora: Fangirl, Eleanor & Park e Attachments, e um quarto livro, Landline, será lançado em julho. A boa notícia é que a editora Novo Século está trazendo Eleanor & Park para o Brasil, e ele será publicado ainda esse mês! Você pode conferir aqui os detalhes desse lançamento. Esse será o próximo livro dela que lerei (ainda não sei quando...) e fiquei muito feliz com a notícia do lançamento em português, porque realmente gostei muito da autora e todos merecem ter acesso a ela :)

"In new situations, all the trickiest rules are the ones nobody bothers to explain to you. (And the ones you can't Google.)"

"Underneath this veneer of slightly crazy and mildly socially retarded, I'm a complete disaster."

site: www.psychobooks.com.br

Lids 20/07/2014

Fangirl (Rainbow Rowell)
Não sei se tenho palavras suficientes pra dizer o quanto esse livro é especial. Eu sou a Cath. Ou fui. Menos a parte de escrever romances, isso não sou. Mas esse livro narra a adolescência de milhares de jovens pelo mundo inteiro. Jovens que leem ou escrevem fanfics, que esperam mais de 2 horas numa fila pelo lançamento de um livro, que participam de fandoms. Esse livro é uma verdadeira homenagem a esse mundo online, em que tudo pode ser possível apenas se você acreditar, um mundo que eu tenho muito carinho e respeito porque vivi nele ♡

Enfim, Cather Avery é uma adolescente que escreve fanfiction de uma série de livros de fantasia Simon Snow (que não existe na vida real, mas dá a entender que tem um sucesso equivalente a Harry Potter), e é muito conhecida no fandom da série com várias histórias, inclusive a última e mais recente “Carry On, Simon”. Com a eminencia do lançamento do último livro da série, Cath está ansiosa em terminar essa última fanfic e lançar um final à sua história junto com o final original. Além disso, Cath está indo para a universidade e se sente nervosa porque não morará mais com a irmã gêmea, Wren, que é sua melhor amiga e compartilha o mesmo amor pela série de livros. Ao invés disso, Cath dividirá o quarto com uma estranha, o que a deixa nervosa, pois não gosta de estar num ambiente com muitas pessoas que não conhece.

O livro é focado na mudança de Cath do ensino médio para a universidade, na transição de adolescente para jovem adulta, e dentro disso é explorado o universo das fanfictions, a relação da personagem com sua família: já que a mãe os abandonou quando ela tinha 8 anos e esse acontecimento afetou brutalmente todos os membros da família; e seu primeiro amor, abordando a falta de habilidades sociais da personagem e todas as inseguranças de um adolescente.

- Eu achei o livro muito divertido e fácil de se ler, eu li em um dia, e como ele tem 448 páginas, isso é muito para mim! A história de Cath é intercalada de pequenos trechos de fanfiction de Simon Snow e o livro original. Eu particularmente adoro livros que tem outras informações além da história principal (Peeps, estou olhando para você! ♡), e nesse caso é muito útil para se compreender como a personagem melhor como a personagem pensa e se expressar. Acho que foi um instrumento mais para se comunicar com ela ;)

- Outra coisa, interessante é a relação dela com a escrita, ela acaba confusa sobre se planeja seguir a carreira de escritora de romances originais. Na primeira aula dela, tem falas muito interessantes sobre porque se escrever romances de ficção. Aliás, vale a pena ler o livro só pelos diálogos lindos e cheios de reflexão ♡ Se você é escritor, ou planeja ser, é uma coisa à parte ver a importância dada à prática de escrever.

- Ressalto que os diálogos são as coisas mais fofas que já vi *-*-* seriamente.

- Adoro como esse livro saiu do superficial e óbvio, não tem apenas a relação da Cath com meninos, tem a relação dela com a família também. E é bem enfatizado como essa relação a afeta e de que modo a relação dela com a mãe influenciou em seus vícios e atitudes com relação à vida. Cath está sempre evitando se relacionar com pessoas, além do necessário, como se não precisasse de mais amigos além de sua irmã e dos que têm na internet. Eu sempre acho que amigos virtuais contam sim! E não faz mal tê-los, o interessante é ver como o fato dela ter sido abandonada pela mãe pode estar fazendo parte do motivo pelo qual ela evita formar vínculos duradouros com pessoas, se mantendo ao vinculo profissional ou estudantil.

Só tenho mais uma coisa a dizer: queria que o livro não acabasse nunca.

site: http://screamyourlies.wordpress.com

Natalia 14/04/2014

Isso aqui vai ser mais uma tentativa de espalhar o amor do que uma resenha..

Cath é uma menina introvertida e insegura. Sem muitos (ou nenhum) amigo. Mas ela também é Magicath, uma autora de fanfic super famosa. Ela escreve sobre o que parece ser uma das únicas coisas que ela realmente ama: Simon e Baz (da série Simon Snow, algo tipo -muito parecido - com Harry Potter).

As duas, e seu pai, foram abandonados pela mãe quando eram bem novas. Assim o laço criado por elas quando pequena ficou cada vez mais forte. Até inseparável.

Mas agora Cath está indo para a faculdade. A que sua irmã gêmea Wren escolheu. E por escolha de Wren, que não quer ser vista como "as gêmeas" e quer conhecer novas pessoas e ter novas experiências, elas não vão ser companheiras de quarto, o que deixa Cath assustada e ansiosa.

Acho que uma das coisas que mais gostei foi que todos conseguimos nos ver refletidos - alguns mais, outros menos - em Cath. A desajustada, não-popular, ansiosa e um pouco maluca.

A narrativa e a maneira como Rainbow Rowell descreve as cenas, os dialogos, os sentimentos são leves, quase poéticas. A leitura é gostosa, daquelas que você não para por nada, e quando o final chega dá aquele sentimento triste de "Eu não acredito que terminou".

O mais incrível é ver a evolução de Cath, ver ela se soltando pouco a pouco, mas nunca abandonando quem ela é de verdade, o que ela realmente gosta.

"I’m scared of everything. And I’m crazy. Like maybe you think I’m a little crazy, but I only ever let people see the tip of my crazy iceberg. Underneath this veneer of slightly crazy and socially inept, I’m a complete disaster."

Rafa 12/02/2014

Eu fui com sede até esse livro. A primeira vez que ouvi falar, dei uma olhada na Amazon, não gostei da sinopse e deixei passar, porém, no final do ano passado, esse livro deu um boom em canais gringos e esse livro foi citado em inúmeros vídeos de melhores do ano.

Eu não quis ficar de fora e entrei na leitura. Acabei me decepcionando. Não que a história seja ruim, porém, não notei nenhum ponto que chamasse tanta atenção assim. Eu esperava algo inovador, que me fizesse querer devorar o livro e não foi bem isso que aconteceu.

Concluindo, é um livro bom? Sim, é bem bom! Mas não é nada de anormal ou de uma excelência suprema. É um livro engraçadinho, com personagens bons.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com
Nayara 27/08/2014minha estante
Eu passei da metade do livro e estou sentindo a mesma coisa que você! Me apaixonei por Eleanor & Park mas estou um pouco decepcionada com este.

Rafa 27/08/2014minha estante
Eu ainda não li Eleonor & Park, mas pretendo! Ouvi dizer que é melhor mesmo.

Carol D. Torre 19/01/2014

Vocês sabem que, de vez em quando, eu amo ler estórias fofas e divertidas e foi por isso que escolhi Fangirl. E eu fui totalmente surpreendida porque a autora conseguiu juntar romance, relacionamento familiar, amizade e auto descoberta para forma uma estória extremamente real que te deixa com um sorriso bobo na cara. Estou apaixonada por esse livro.

Cath não escolheu ir para a faculdade, sua irmã gêmea Wren sim, e, como boas gêmeas que não se desgrudam, Cath resolveu seguir a irmã. Mas parece que Wren não queria mais continuar tão grudada assim. Defendendo que elas precisam crescer e conhecer pessoas novas, ela se recusou a ser companheira de quarto de Cath, deixando a irmã totalmente perdida em um ambiente para qual não estava preparada.
Acostumada a passar a vida escrevendo, junto com a sua irmã, fanfics de sucesso sobre o mundo da série de livros Simon Snow, onde, em todas elas, Simon se apaixonava por um de seus inimigos, Baz, Cath não estava pronta para enfrentar um lugar totalmente desconhecido onde ela não se encaixava e conviver com Reagan, sua companheira de quarto mal-humorada e amedrontadora e seu namorado sorridente e amigável, Levi, que não saia de seu dormitório. Além disso, Cath também não conseguia parar de seu preocupar com seu pai que nunca tinha ficado sozinho e que, desde que sua mãe havia ido embora e os abandonado, vivia frágil e sempre suscetível a perder o controle.
Mas agora não tinha volta, a garota estava presa nessa nova vida e sendo obrigada a encarar essa nova realidade totalmente sozinha.

Se vocês me acompanham a algum tempo sabem que o que me estimulou a ler livros foi a leitura compulsiva de fanfics. Diferente da Cath, eu lia fanfics de bandas, mas isso não impediu que eu me relacionasse tão intimamente com o coração de fã da Cath. Até porque, ninguém pode dizer que eu não sei o que é ser fã de uma série de livros (Eu tenho um blog literário, oi?).
Eu já li centenas de fanfics, longas e curtas, acompanhei várias desde o primeiro capítulo e até mesmo tentei escrever algumas - sempre terminando em fracasso porque eu sempre tinha muitas ideias e muita preguiça de coloca-las no papel. E fiquei muito feliz de ver isso ser retratado em um livro, muito mesmo.
É muito tocante ver o amor da Cath por esse mundo e, principalmente, por esses dois personagens, Simon e Baz. Foi fácil, pelo menos para mim, entender o amor que ela sentia por escrever suas estórias e a maneira como que para ela esses personagens eram tão reais.
A Rainbow Rowell teve um cuidado especial de desenvolver essa parte da estória, seja criando essa série imaginária do Simon Snow (claramente inspirada em Harry Potter) ou seja incorporando no final de cada capítulo uma passagem dos livros originais ou uma passagem de uma das fanfics escritas pela Cath.

Por ter sido abandona pela mãe quando era pequena, por ter sempre se apoiado na irmã gêmea e, principalmente, por ter vivido boa parte de sua vida imersa na vida de seus personagens favoritos, Cath tem muita dificuldade de encarar a vida real. Enquanto Wren quer conhecer pessoas novas, Cath fica aterrorizada por elas, o que faz da faculdade um verdadeiro martírio. Por ser tão medrosa, ela tem medo de deixar qualquer um se aproximar, tem receio de arriscar em coisas diferentes e não acredita em si mesma e nas suas qualidades (Exceto quando o assunto é sua habilidade de escrever estória sobre Simon e Baz). E por mais que isso seja um pouco triste, rende situações inusitadas e divertidas, como viver de barra de cereais por ter medo de entrar sozinha no refeitório.
Mas não se enganem, apesar desses problemas, a Cath é uma personagem ótima e adorável. É claro que ela não é nem um pouco perfeita, mas esses defeitos só tornam ela ainda mais real. É fácil acreditar que ela poderia ser qualquer um porque tudo que ela pensa e sente é muito genuíno. Apesar de ter um timidez gigantesca e uma baixa autoestima, ela irradia alegria e consegue ser muito divertida, mas também oscila, nos momentos certos, para sentimentos de tristeza, raiva e, principalmente, preocupação com aqueles que ama. Além, é claro, do seu amor incondicional pelo Simon e pelo Baz, que é tocante e extremamente fofo.

Não posso dizer que gosto da Wren porque tudo que ela faz nesse livro só me fez odiá-la, mas, ao mesmo tempo, entendo porque a irmã a ama tanto e que, apesar de tudo, ela tem suas qualidades. Fica muito visível a ligação forte e intensa entre as duas, elas são muito mais que irmãs e melhores amigas e por mais idiota que a Wren tenha sido, eu entendo isso.
Outro destaque para mim foi a Reagan para quem eu estranhei e torci o nariz no começo, mas que, com o tempo, passei a compreender e amar. Exatamente como aconteceu com a Cath. Adoro personagens inusitados e deferentes e Reagan se encaixa muito bem nessa descrição, ela é mal-humorada, parece sempre prestes a te xingar e fazer uma careta para você, mas com o tempo você percebe que esse é só seu jeito de ser. Não tem como não dar boas risadas com ela.
Mas, é claro, que precisávamos de um destaque especial para o Levi. Assim como todos os personagens do livro, ele está longe de ser perfeito, mas não tem como não se apaixonar completamente pelo personagem. Como dizem no livro, ele é a melhor pessoa do mundo e eu não posso discordar. Ele é sempre gentil com qualquer um, vive distribuindo sorrisos durante o dia todo, é uma amigo incrível e é fofo, muito fofo. Só posso dizer que queria muito ter um Levi para mim ele é simplesmente a pessoa mais adorável do planeta!

Uma coisa muito legal é que a Rainbow Rowell apostou em diversos núcleos diferentes de conflito, dando uma dinâmica muito gostosa para o livro.
De um lado nós temos a Cath tentando crescer, criar coragem para encarar o mundo e conhecer a si mesma. Isso é presente na lenta e gradual abertura para conhecer novos amigos e a sua dificuldade em acreditar que pode sim escrever estórias próprias, que não se baseiam em um mundo e em personagens já criados por outra pessoa. É bem visível o amadurecimento da personagem durante o livro e foi lindo ver isso acontecendo.
Em outro núcleo existe o drama familiar da Cath. Sua relação cada vez mais conturbada e distante com a irmã que antes era sua melhor amiga, mas que agora só quer saber de festas e bebidas, coisas pela qual Cath não tem o mínimo interesse. A preocupação com o seu pai, tão frágil e tão instável, que tem sempre as melhores das intenções, mas que tem dificuldades de manter o controle sobre si mesmo quando está sozinho. E, por último, a luta de Cath de aceitar que a mãe a abandonou, o que aconteceu a muito tempo, mas que ainda deixa uma ferida aberta. Essa parte da estória é conduzida de forma tocante, que emociona principalmente por causa da força dos laços entre os personagens.
E, por último, temo a parte do romance. Eu simplesmente amei a forma como a autora conduziu o romance. Ele foi lento, tomando forma no seu tempo certo e foi extremamente condizente com a personalidade insegura da Cath. E amei isso porque eu sentia calafrios no estômago toda cena em que os personagens estavam juntos e só os melhores romances conseguem fazer isso comigo. Nunca sofri tanto com tanta tensão romântica, minha gente! Me apaixonei pelo amor dos dois, não tenho mais nada para dizer.

A narrativa da autora vem sendo muito elogiada por causa da sua leveza e preciso concordar, é completamente viciante! É delicioso se aventurar pela escrita da Rainbow Rowell e pela forma como ela transmite o sentimento dos personagens. Na minha opinião o nível de inglês do livro é fácil e para quem está acostumado a ler livros YA em inglês vai achar a experiência bem tranquila. Porém estou torcendo muito para que alguém publique o livro por aqui logo.

Tenho certeza que se pudesse me ver enquanto estava lendo Fangirl eu iria perceber que fiquei, o tempo todo, com um sorriso bobo no rosto porque esse é aquele tipo de livro que te faz perceber que a mais comum das realidades pode ser incrível. A Rainbow Rowell escreveu uma estória que poderia acontecer comigo, com vocês, com seu vizinho, com qualquer um! Ela é extremamente real, e carregada de um doçura deliciosa de acompanhar. Ele é simples, divertido, fofo, tocante, inspirador, apaixonante. Já disse isso, mas me sinto no dever de repetir de novo e de novo: eu me apaixonei por essa estória.

"É por isso que Cath escreve fanfics. Por causa dessas horas quando o mundo deles suplanta o mundo real. Quando ela podia apenas guiar os sentimentos de um pelo outro como uma onda, como algo caindo ladeira abaixo."

"Eu não sou, na realidade, uma pessoa de livros." "Essa deve ser a coisa mais idiota que você já disse para mim."

"Eu vou continuar a tomar decisões ferradas e fazer coisas estranhas que eu nem sequer percebo que são estranhas. As pessoas vão ter pena de mim e eu nunca vou ter um relacionamento normal - e isso vai ser sempre porque eu nunca tive uma mãe. Sempre. Esse é o pior tipo de machucado. Um tipo de estrago do qual você nunca se recupera. E eu espero que ela se sinta terrível. Espero que ela nunca perdoe a si mesma."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Emma 25/09/2013

Uma ficção muito real
Raibow Rowell pode não ser muito conhecida no Brasil - nenhum dos seus livros foram publicados aqui - mas quando a Amazon me mandou um e-mail com os lançamentos de setembro, esse livro me chamou a atenção no momento em que eu li a resenha. Então eu soube: eu tinha que tê-lo!

Fangirl conta a história de Cather - ou Cath - Uma garota tímida, com poucas habilidades sociais, que não sabe como dizer "não", e nem como se adaptar a esse ambiente novo que é o campus universitário.

Vejam bem, Cath não está na faculdade que ela escolheu, e sim na faculdade que sua irmã gêmea idêntica escolheu. Ambas não irão dividir o dormitório porque Wren - a gêmea - que levar a "experiência colegial" a sério, e conhecer novas pessoas. Assim, Cath é jogada nessa faculdade para dividir o dormitório com Reagan, o oposto de Cath em tudo. e Ela tem que aprender a se virar sozinha nesse ambiente estranho, enfrentar os seus medos e sobreviver ao seu ano como caloura.

Mas Cath não teve uma vida fácil. Aos oito anos, a mãe das meninas saiu de casa, deixando ambas sob os cuidados do pai, que caiu em uma depressão. As duas cresceram entraram na puberdade/adolescência sem a presença de qualquer figura materna, tendo que pesquisar no google coisas básicas como período fértil, menstruação e outras coisas que deveriam ser ensinadas pela mãe.

A partir daí, o laço das duas - já forte - se tornou quase inquebrável. Mas o desejo de Wren em ser independente da irmã faz com que as duas se afastem, discutam e passem dias sem falar.

Wren é um tanto frívola enquanto Cath é uma geek de carteirinha, mas uma completa a outra e quando estão justas, podemos observar como a autora desenvolve bem esse relacionamento especial.

O par romântico da protagonista, Levi, não pode ser visto como um "Gary Stu", mas ele é perfeito demais. O relacionamento entre os dois acontece de maneira calma e comedida, sempre levando em conta o pavor da Cath por mudança. É algo tão natural entre os dois, quase orgânico e simplesmente parece certo.

Reagan - a companheira de quarto da Cath - é o alívio cômico do livro. Alguns anos mais velha, é ela que tira Cath da concha e faz a garota ver que a faculdade não é esse monstro que a Cath imagina em sua cabecinha problemática.

Por outro lado, temos o pai das meninas, que sofrendo de transtornos comportamentais, se vê sozinho quando as filhas saem de casa, e a troca de recados entre a protagonista e o pai todo o cuidado e preocupação, são visto ao decorrer dos capítulos.

E, para ser adicionado a esses elementos, temos o fato que a Cath é uma famosa escritora de fanfics do Simon Snow - similar ao Harry Potter - conhecida por todo o fandom, tendo fãs e tudo mais.

Porque 5 estrelas para este livro? Porque ele é real. A Cath é uma personahem que poderia ser você, eu, ou alguém que conhecemos. Ela transborda tanta realidade que seja a ser palpável. O sofrimento, as agustias, timidez e felicidade são descritos de uma maneira que me lembraram alguns momentos da minha vida, algo que marcou, algo simplesmente plausível e possível de estar ocorrendo no exato momento em que eu estiver lendo uma cena.

O livro também trata de questões importantes: Até que ponto fanfics são plágios? e o que acontece quando você simplesmente esquece da sua vida em favor d mergulha na fantasia dos livros? a apropriação de uma ideia ou de partes de uma história sem dar os créditos devidos ao seu coparticipante.

Enfim, foram 458 páginas de divertimento, Raibow Howell me cativou. Um livro leve, divertido, com um plot interessante que cumpre o seu objetivo: entreter e agradar.
amandaalaari 31/03/2020minha estante
Essa resenha foi perfeita e descreve exatamente como me senti ao perceber que Cath poderia ser eu (talvez um Levi não seja tão fácil de encontrar na vida real kkkk). Fangirl é simplesmente perfeito. Rainbow Rowell traz uma história e personagens incríveis.

Emmanuelle10 24/02/2021minha estante
Amei essa resenha. Me fez ter um sentimento de nostalgia de quando li o livro.