O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

MiCandeloro 20/03/2013

Arrebatador!
Oi pessoal, e aí, muito curiosos para lerem a resenha de O Teorema Katherine? Então se preparem, porque a resenha vai ser longa, afinal, esse livro arrebatou meu coração e será impossível descrevê-lo em meia dúzia de palavras.

Confesso, não consegui resistir. Interrompi a leitura do livro Carcereiros, de Dráuzio Varella, porque estava morrendo de vontade de ler o lançamento de John Green, ainda mais porque já tinha lido o primeiro capítulo e precisava saber o que ia acontecer com Colin.

Bom, como já disse na minha resenha sobre o primeiro capítulo de O Teorema Katherine (quem quiser leia aqui), a história começa num tom meio depressivo. Colin está na fossa porque acabou de levar um pé na bunda de sua namorada, Katherine. Mas ela não é uma namorada qualquer, ela é "A Katherine", ou melhor, a XIX Katherine na vida de Colin. Sim, ele já teve 19 namoradas chamadas Katherines, e essa não é a única esquisitice na vida do rapaz.

Colin é um garoto diferente, completamente nerd, prodígio e aspirante à gênio, que não faz nada da vida além de decorar coisas que lê, fazer anagramas, estudar idiomas e namorar Katherines. Ao se formar no colégio, Colin percebe que seu momento gênio está com os dias contados, afinal, ele já tem 17 anos e ainda não descobriu a cura de nenhuma doença, não concluiu nenhum doutorado e não fez nenhuma outra proeza que o deixasse famoso e digno de ser lembrado pela eternidade. E isso acaba o deixando ainda mais deprimido.

Colin viveu sua vida inteira querendo ser importante, sendo incentivado de perto por seu pai. Para isso, ficava horas e horas do seu dia estudando, o que acabou transformando-o em uma pessoa extremamente solitária, ridicularizada e incompreendida pelos outros e de certa forma vazia e sem conteúdo. Quanto mais Colin estudava e adquiria conhecimento, mais distante ele ficava da vida, menos ele conseguia se relacionar com as pessoas e mais frustrado ele ficava por não conseguir atingir suas marcas, seus gols.

Hassan conhecia muito bem seu melhor amigo e sabia o quanto o garoto estava sofrendo pelo término do namoro e pelos seus problemas existenciais. Queria ver o amigo feliz e acabou propondo que ambos metessem o pé na estrada, sem rumo e sem compromisso, até a dor passar. Colin acabou concordando.

Como que por ironia do destino, Colin e Hassan vão parar em Gutshot, a cidade em que o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado. Lá eles conhecem a peça chave que irá mudar de vez suas vidas: Lindsey.

É em Gutshot, a caminho do túmulo do Arquiduque, que Colin tem seu primeiro momento "eureca", logo depois de cair e bater a cabeça. Colin descobre que o amor pode ser representado em um gráfico matemático, logo, seria possível, através de cálculos, demonstrar quanto tempo um relacionamento amoroso poderia durar e quem seria o Terminante e o Terminado da relação. Foi assim que ele resolveu criar O Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. E com esse Teorema, ele tinha certeza, finalmente atingiria seu momento gênio e seria agraciado com algum grande prêmio, além de ter sua Katherine XIX de volta.

O problema é que resolver esse Teorema não era tão fácil quanto Colin imaginava, e os resultados encontrados acabariam modificando por completo a sua vida e a de todos ao seu redor. Afinal, será mesmo possível prever os términos dos relacionamentos por meio de cálculos? E que ensinamento podemos tirar disso tudo? Vocês terão que ler para saber. E leiam, porque vale muito a pena!!

***

Novamente John Green nos presentou com uma história maravilhosa, tão real, tão plausível, tão cheia de personagens complexos e ricos de significados que é impossível não nos entregarmos ao livro de corpo, alma e mente.

O texto é narrado em terceira pessoa, diferentemente de A Culpa é das Estrelas, o que nos permite ter uma dimensão muito maior dos acontecimentos e dos pontos de vista de cada personagem. Os capítulos são intercalados entre momentos vividos no presente e algumas elucidações sobre o passado.

Assim como em A Culpa é das Estrelas, John Green consegue alternar entre textos simples, linguagem coloquial, cheia de gírias de adolescente, com textos inteligentes, citações e referências históricas que complementam o significado da história.

Impossível não se apaixonar por Colin, Hassan e Lindsey nas suas individualidades. Todos tão cheios de defeitos e ao mesmo tempo com tantos princípios e virtudes. Impossível não se identificar com um ou todos eles. Impossível não vibrar com as descobertas feitas e com as reflexões elaboradas por eles. Impossível não refletir sobre as nossas próprias vidas, escolhas e atitudes.

Desde A Culpa é das Estrelas, John está tentando nos dar dois recados que podem parecer sutis, mas que permeiam do início ao fim as obras dele: a importância de sermos quem somos e o que um livro, uma história, pode fazer com as nossas vidas.

Em O Teorema Katherine, John levanta grandes questionamentos como: Por que nos preocupamos tanto com o que os outros pensam? Por que tentamos diariamente ser o que não somos? Por que queremos desesperadamente ser amados, idolatrados, lembrados, especiais? O que estamos tentando preencher com tudo isso? Até onde iríamos para atingir esses objetivos? Seríamos realmente capazes de nos anularmos, de trocarmos de identidade até percebermos que não sabemos quem somos de verdade? Pensem sobre isso!!

"É fácil demais ficar empacado. Cê só fica com essa ideia fixa de ser alguma coisa, de ser especial ou maneiro ou sei lá o quê, ao ponto de nem saber mais por que precisa disso; cê só acha que precisa."

Ri muito, me emocionei demais, pensei demais, me apaixonei demais, tudo demais, porque O Teorema Katherine é demais!

Preciso alertá-los que ao final existe um apêndice explicando todos os cálculos e gráficos que são mostrados durante o livro. O John deixou bem claro que o apêndice era um opcional, que quem não quisesse não precisava lê-lo. Mas ele é tão fofo e falou tão bem do amigo que criou todas as teorias para ele que juro que tentei ler, mas quem me conhece, sabe que não nasci com o neurônio da matemática (juro, é verdade, acabei de ser eliminada de dois concursos públicos por causa da matemática) e simplesmente logo no segundo parágrafo desisti porque não consegui entender nada. E fico com raiva quando não consigo entender algo, e aí sim minhas chances de aprendizado são reduzidas a um grande 0.

De qualquer forma, quem puder leia, tenho certeza de que irão gostar e conseguirão enxergar a genialidade por trás disso.

John novamente arrasou com meu coração. Estou profundamente triste de ter acabado a história. Simplesmente não vi as páginas passarem e quando dei por mim estava lendo as últimas linhas, incrédula, pensando: "Não creio, já acabou? E agora, o que eu faço?". O sentimento de se sentir órfã de um livro, de amigos que você acabou de fazer, é triste demais, mas ao mesmo tempo, o sentimento de ter vivido uma nova aventura, de ter descoberto coisas novas, aprendido mais um pouco, refletido sobre a vida, é tão intenso que meio que se igualam.

John, só tenho a te agradecer por nos presentear com mais uma obra tão significativa e tão profunda na sua simplicidade. Colin pode não ser um gênio, mas você é! E que venham mais livros para saborearmos!

Originalmente publicado no blog: http://www.recantodami.com/2013/03/resenha-o-teorema-katherine.html
Caroline Gurgel 20/03/2013minha estante
Estou com um box do John Green em casa e louca pra ler. Ia começar por A culpa é das estrelas, depois dessa resenha, não sei mais por qual começar rsrs. Parabéns pela resenha! bj

MiCandeloro 20/03/2013minha estante
Oi Carol, obrigada!! Bom, seguinte, tudo vai depender de como está seu humor. Se você quiser ler uma história mais leve e divertida, comece por O Teorema Katherine. Mas se você não se importar de ler uma história mais triste, comece por A Culpa é das Estrelas, porque é um livro bem emocionante. De qualquer forma, não deixe de ler os dois, porque são lindos demais. Beijão

Jess 21/03/2013minha estante
Que resenha maravilhosa!!! Já queria muito ler esse livro, agora quero mais ainda! Depois que li A Culpa é Das Estrelas quero ler qualquer coisa que o John escrever! rsrsrsrs... Parabéns pela resenha, muito boa mesmo! Beijos

MiCandeloro 21/03/2013minha estante
Oi Jess, fico feliz que tenha gostado. Não vejo a hora de poder ler algum outro livro do John também. Virei mega fã.. hehe Beijos

Lisi Oliveira 21/03/2013minha estante
eu já estava louca pra ler...tua resenha só multiplicou 762573839824097 vezes minha vontade. Adorei!

MiCandeloro 21/03/2013minha estante
Eba Liih, fico feliz que tenha gostado!! Leia assim que puder. Depois me conte o que achou. Beijos

Thais Loki 24/03/2013minha estante
Já faz uns dois meses que li A Culpa é das Estrelas e quando me lembro daquele livro ainda me sinto abalada emocionalmente, aquilo foi o meu tudo! Tava louca pra ler esse novo livro do John, e com essa sua resenha, agora tô até arranjando um argumento pra pedir pra que minha mãe compre ele pra mim! Amei a sua resenha!

MiCandeloro 25/03/2013minha estante
Oi ThaisLoki, fico feliz que tenha gostado esse tanto ;o) Realmente os livros de John são arrebatadores, mexem muito com nosso coração. Espero que você consiga que sua mãe compre O Teorema Katherine e que goste. Beijos

Liara 06/04/2013minha estante
Já li A Culpa é das Estrelas e Quem é Você, Alaska, pelos quais me apaixonei, mas com sua resenha, creio que esse seja o melhor de John Green!

MiCandeloro 06/04/2013minha estante
Olá Liara, não li É você Alaska? Então não saberia te dizer, mas confesso que gostei muito mais do OTK do que de ACEDE, pelo simplesmente fato de ser uma história mais leve e divertida. Mas ACEDE também é maravilhoso. O John arrasa, não adianta.. hehe Beijos

Rackel 11/04/2013minha estante
Acabei de ler OTK, ri bastante com Colin e Hassan, gostei do livro, porém não achei o melhor, ACEDE me cativou mais, em tudo. Hoje mesmo começo Quem é você, Alaska? :) Ótima resenha!

MiCandeloro 11/04/2013minha estante
Oi Kel, confesso que gostei mais de OTK do que de ACEDE, porque me diverti tantoooo!! Achei também muito linda a lição do livro, deu para me identificar mais com a história. ACEDE também é maravilhoso. O John sempre arrasa. Morrendo de curiosidade para ler Quem é você, Alaska? Depois me conta o que achou. Beijos

MiCandeloro 14/04/2013minha estante
Oi Andy, não se preocupe que OTK é um livro leve e divertido. Acho que você vai dar boas risadas com ele. O John é o máximo! Sim, é muito ruim se sentir órfã de um livro, dá uma saudade enorme dos personagens. Bjs e depois que ler me conte o que achou.

Danii 30/04/2013minha estante
Começando a ler hoje, ansiosa rsrs

espero muito dele já ...

MiCandeloro 30/04/2013minha estante
Espero que goste Danii!! Beijos

Lore 03/05/2013minha estante
que resenha maravilhosa !! mas agora me deu uma vontade enorme de ler esse livro hahaha

MiCandeloro 03/05/2013minha estante
Fico feliz que tenha ficado com vontade Lorena :) Espero que goste do livro!! Beijos

Kevin 19/05/2013minha estante
Eu terminei o Teorema Katherine recentemente. Incrível a forma como o livro se desenvolve. Desde o momento em que li a orelha na livraria, fiquei curioso para saber como um rapaz "que Deus o perdoe" goste de 19 KATHERINES kkkkk..então li e achei incrível, como John nos passa uma lição..De todos os personagens, bati mais com Colin, pq sou parecido com eles em alguns sentidos e algumas coisas no meu passado eram parecidas com o presente dele (não, eu não namorei nenhuma Katherine kkkkkk). Achei realmente lindo o livro. Meu favorito. E olha que já li muitos.

Gostei da sua Resenha e assino tudo embaixo sobre o que você disse. Beijos

Katherine 22/05/2013minha estante
Me interessei pelo livro,kkkkkkkkk
Vou ler, com certeza.

MiCandeloro 22/05/2013minha estante
Katherine, espero que goste do livro tanto quanto eu! Beijos

Nat Saldanha 27/05/2013minha estante
Com uma resenha dessa até eu fiquei com água na boca! Vou procurar por esse livro! :)

MiCandeloro 27/05/2013minha estante
Eba, que bom que gostou Natalia. Beijos e boa leitura.

Daniela 29/05/2013minha estante
Confesso que no começo do livro fiquei um pouco desanimada com a leitura. Achei a história parada, e até confusa. Mas a partir da metade o livro fica realmente bom, e lendo esta resenha dá muito mais vontade de continuar =D

MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Olá Daniela, fico feliz que tenha gostado da resenha. OTK é um drama infanto-juvenil apesar de ter muito humor. Quando a história começa a se desenrolar fica muito fofa. Espero que goste do livro. Quando terminar me diga o que achou. Beijos

Paula1921 29/05/2013minha estante
Acabei de ler.
E vou falar logo de cara, ri de mais.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ri muito mesmo.
Parece que eu ouvia a foz Hassan, com aquelas piadinha.
Depois de ler 3 romances e 2 suspenses , estava precisando de uma leitura tão gostosa, descontraída de riso fácil.

MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Oi Paula, que bom que gostou. Ri muito também. Achei a leitura tão leve, gostosa e divertida. Realmente é uma ótima pedida para dar uma descontraída de livros mais pesados e densos. Beijão!!

Roberta 01/06/2013minha estante
Gostei muito do livro. Confesso que me identifiquei em algumas partes, principalmente porque sou do tipo de pessoa que costuma fazer teoremas! hahahsauha

MiCandeloro 01/06/2013minha estante
Que legal Roberta, nunca fiz teoremas nem anagramas. Se você gosta vai curtir uma parte do livro em que ele ensina a fazer o teorema. Vai poder testar nos seus relacionamentos.. hehe Beijos

Douglas 04/06/2013minha estante
Nossa que resenha sensacional, você deveria escrever um livro, você sabe prender o leitor.

Fiquei bem curioso pra ler agora, realmente eu vou muito pelas notas do livro, e este nem chegou a atingir 50% em 5 estrelas, mas depois dessa resenha, me despertou vontade de ler.

Você já leu Quem é Você Alasca? Se não leu, recomendo, mas acredito que como fã de John você já tenha lido. Valeu! :)

MiCandeloro 04/06/2013minha estante
Olá Douglas, muito obrigada pela visita e pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha e espero que se apaixone pelo livro tanto quanto eu. Ainda não li Quem é Você Alasca?, mas quero muito. Bom saber que você gostou. Beijão

Marianna. 13/06/2013minha estante
Ironicamente, discordo da maioria do que você escreveu. Para mim, infelizmente, John Green não me surpreendeu novamente. Achei incrivelmente fraco o livro e entediante seu final. Talvez eu seja uma leitora muito mais exigente que pensava que fosse. Não que eu me coloque como especial. Nunca. Mas, pelo tipo de leitura que aprecio, acredito que estes livros 'levinhos' não me agradem por não conter as coisas principais que prezo em uma leitura. Mas, mesmo assim, boa a sua resenha.

MiCandeloro 14/06/2013minha estante
Oi Mare, obrigada pela visita. Entendo seu ponto de vista e também concordo que livros leves como esse não são para quaisquer pessoas. Nem todas curtem esse estilo de livro mais leve e divertido, sem grandes pretensões. Têm pessoas que curtem livros mais densos, cheios de significado, com escrita difícil e com certeza não irão se identificar com OTK. Eu achei o livro fofíssimo. Acho a escrita do John uma delícia de ler. Parece que estamos conversando com um amigo. E me reportei a minha adolescência, onde os dilemas do amor eram tão fortes que desnorteavam as nossas vidas.. hehe Beijos

Mandy 20/07/2013minha estante
Gostei muito do livro, mas juro que um dia vou atrás do John Green para ele me contar o final dos personagens rsrs.

MiCandeloro 20/07/2013minha estante
Oi Mandy, pelo visto você seguirá os passos da Hazel, do livro A Culpa é das Estrelas.. hehe Dá vontade mesmo, né?! hehe Beijos e fico feliz que tenha gostado da história.

Giuliana.Madeiros 03/08/2013minha estante
Sua resenha está melhor do que o próprio livro....

MiCandeloro 04/08/2013minha estante
kkk Obrigada Jullie.. é que gostei demais do livro. Sempre que gosto, me empolgo nas resenhas, não consigo evitar. Beijos

Dê Borges 07/08/2013minha estante
Nossa!!! Que resenha!!! Parabéns... na verdade acho que você conseguiu transparecer bem o significado desse livro. Eu tmb adorei essa estória e sou fã do John Green. Como já diria Hazel Grace: eu leria até a lista do supermercado do John. rsrs... Bjoss

MiCandeloro 07/08/2013minha estante
Verdade Dê, acho que também faço parte desse time, leria qualquer coisa escrita pelo John.. kkk Fico feliz que tenha gostado. Beijos

Emy Olivs 26/08/2013minha estante
Depois de ler a sua resenha desisti de fazer a minha, muito boa! e realmente Jonh Green é um ótimo autor, o Teorema de Katherine só veio pra comprovar o que A Culpa É das Estrelas já nos mostrou. :)

MiCandeloro 26/08/2013minha estante
Oi Emy, capaz, não desista! Cada um tem um ponto de vista e uma forma diferente de escrever. Faça a sua também. Fico feliz que tenha gostado do livro. Beijos

Thaynan 21/10/2013minha estante
MiCandeloro, parabéns pela resenha. Ficou incrível.
Eu senti a mesma coisa que você ao terminar esse livro. John Green é um gênio. Os textos dele são sempre originais. Você nunca se depara com a mesmice. Os personagens são quase tangíveis de tão reais. Além dos quotes maravilhosos que nos proporciona. Esse livro entrou pra lista dos meus favoritos.

MiCandeloro 21/10/2013minha estante
Oi Thaynan, fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu. O John é realmente um autor único e maravilhoso. É incrível como ele consegue nos envolver e nos tocar com seus textos. Beijos

Erika 12/03/2014minha estante
To lendo, e estou bem entusiasmada .... Tomara que eu goste tanto quanto vcs! =)

MiCandeloro 12/03/2014minha estante
Vou ficar torcendo para que sim Erika. Beijos

Léo 14/03/2014minha estante
Adorei sua resenha. É o meu livro favorito do John e um dos meus favoritos da vida. haha.

MiCandeloro 14/03/2014minha estante
Fico feliz em saber Léo, também adorei. Você já leu Cidades de Papel? Foi outro livro do John que amei demais. Beijos

Léo 21/03/2014minha estante
Sim, eu li e gostei, mas achei bem parecido com "Alasca".

MiCandeloro 22/03/2014minha estante
Oi Léo, não li Alasca, então não tenho base de comparação em relação a ele. Beijos

Rafael 13/04/2014minha estante
Incrível, seria como eu definiria o livro do John Green, no começo eu achei que seria complicado por causa que meu alemão não é lá essas coisas, meu árabe é ainda pior e minha matemática nem se fala, mas foi um livro que não conseguia parar de ler, quando tive que deixá-lo para terminar depois e realizar meus afazeres e não conseguia parar de pensar no livro, tinha que terminá-lo e agora que acabou, eu quero mais, rs. Obrigado por sua resenha, ela me presenteou com este belo livro.

MiCandeloro 13/04/2014minha estante
Fico feliz que tenha gostado Rafael. Também achei que fosse apanhar em razão do teor mais intelectualizado da trama, mas foi fácil transpor esses pseudo obstáculos em razão daqueles personagens maravilhosos e divertidos que JG construiu. OTK é um dos meus livros favoritos do autor. Beijos

raonypimentel 05/05/2014minha estante
Comecei a ler o livro e antes de desistir vim aqui dá uma conferida na opinião de outros, então resolvi continuar pra ver se consigo gostar tanto quanto você! Ótima resenha!

MiCandeloro 05/05/2014minha estante
Oi Raony, que pena que você não está gostando. Mas certamente este foi um livro que dividiu a opinião de muitos. É meio no estilo ame ou odeie. Boa sorte na leitura. Beijos

Marcele 16/06/2014minha estante
Gostei da sua resenha, mas eu simplesmente não consigo finalizar esse livro. Já empaquei e retomei várias vezes. Gostei do começo, mas lá na metade a leitura se tornou cansativa pra mim. Uma pena, pois achei que seria um livro divertido de ler. Queria ter encontrado metade da graça que você achou nele. :( Mas eu vou terminar de ler. É questão de honra! haha

MiCandeloro 16/06/2014minha estante
Eu entendo Marcele, você não foi a única a passar por essa situação. Uma pena, mas faz parte.. não adianta né, não é só porque uma pessoa amou que todos vão sentir o mesmo. Mas espero que você consiga terminá-lo e quem sabe goste um pouquinho mais dele.. hehe Beijos

Mah 11/08/2014minha estante
Eu gostei bastante da sua resenha, mas ainda tenho dúvidas sobre o livro, Por que fico com aquele receio "e se eu começar a ler e não terminar?" adoro os livros do John, porem me "decepcionei" um pouco em Cidades de Papel, eu comecei a ler e em certo ponto e depois parei, estava achando chato após a "aventura" de Margo e Q. Ficou cansativo de ler, muito tempo depois (2 Meses) eu retomei a leitura que Na verdade estava bem legal, mas já estava no final, não tinha um "Toque especial"...

MiCandeloro 11/08/2014minha estante
Oi Marcelah, entendo a situação e acho chato quando isso acontece. Os livros do John são muito reflexivos e muitas pessoas não gostaram de O Teorema Katherine por isso.. porque de ação não há muito, sendo que alguns acharam Colin chato. Mas não adianta, vai do gosto de cada um e isso você só vai saber se ler. Bjs

Luizspeed 18/05/2020minha estante
Gostei muito do livro, dei boas gargalhadas em certos momentos e a mensagem do final me deixou reflexivo, o futuro é bonito por ser imprevisível e estar cheio de possibilidades.

Izaahh 20/07/2021minha estante
Li o apêndice e depois de muito tempo (quase 1 ano kkk) consegui entender os cálculos e até reproduzidos. Mas confesso que foi dificílimo, quase desisti, mas depois de uma aula de matemática e uma conversa com uma amiga que tbm leu o livro, descobri o que estava dando errado e consegui reproduzir e mostrei a essa minha amiga que ficou impressionada, e até acho q era zoeira da mina parte kkkk

Mari 17/09/2021minha estante
Meu Deus finalmente alguém que entendeu???? sério foi sofrido demais ler as outras resenhas pq parece q passou batido em tanta gente

Mari 04/10/2021minha estante
Na minha opinião, os livros do John Green são muito parados, com pouca emoção. Não deixa de ser um livro bom, mas acabei a leitura mais por terminar mesmo. Pelo fato de a leitura não ter tido algo que realmente me prendeu ou que me fez ter a vontade de continuar.
Para quem é fã de uma leitura mais calma, sem muito alvoroço, com a fala mais simples porém de forma inteligente é um ótimo investimento.

deisy 20/01/2022minha estante
O livro é bom, mas eu achei a leitura cansativa e ele não me instigou muito, mas é um bom livro

Joyce5557 10/11/2022minha estante
Eu achei bem ruinzinhos

Ícaro 07/05/2013

Leia, mas não indique
Devido o sucesso do ótimo A Culpa é das Estrelas, o Teorema de Katerine se tornou um dos livros mais desejados aqui no skoob. E essa aposta alta no último romance do Green vai decepcionar muita gente. Uma pena.

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam

O argumento é genial. Fiquei obcecado com a hipótese de alguém se apaixonar 19 vezes por pessoas do mesmo nome e ainda querer criar um teorema que comprove a previsibilidade de um relacionamento. Mas não funciona como planejado.

A boa narrativa do autor perde muito por se passar em um ambiente sem graça, com personagens sem graça. O que torna a história com pouco conteúdo e vínculo emocional. No meio do livro você se pergunta por que continua lendo.

Não indicaria a leitura, mas ,ainda sim, continuo fã do John Green. Sua habilidade de ser atual, divertido e inteligente é inquestionável.

edu basílio 23/06/2013minha estante
gostei muito da forma como você descreveu sua experiência com a leitura deste livro :-)
eu o li... até a página 100. meu estoque de paciência para o marasmo se esgotou ali e eu gritei: "out! the next, please".

Ícaro 23/06/2013minha estante
Obrigado, Edu. Precisa de muita paciência pra terminar mesmo. =/

Carolina 10/07/2013minha estante
Acredito que o livro não seja de todo ruim, ele é totalmente agradável, mas não passa disso. Você representou o livro muito bem no título da resenha, "Leia, mas não indique". Muito boa ;*

Mih Alves 29/07/2013minha estante
Estou exatamente na metade do livro.. es estou me perguntando o que aconteceu com o John Green, depois de ter lido três livros dele não estou gostando nada da 'sem gracisse' desse livro.. mas vou continuar lendo, quem sabe não dá uma melhorazinha no final?

Ícaro 29/07/2013minha estante
MIh, não vai ficar melhor!, rs.

Ps: Não deixe de ler Will & Will. O melhor dele.

Bruna Brum 15/08/2013minha estante
Exatamente isso: Leia, mas não indique.

Não é o pior livro que já li, salvo por algumas falas engraçadas do Hassan... mas achei um livro fraco, e até chato.

Ótima resenha!

Bruna 16/08/2013minha estante
Adoro o John Green, mas concordo plenamente com você. O livro é bem fraquinho.

Ícaro 16/08/2013minha estante
Pessoal, dei uma rápida comentada sobre os outros livros do Green.

Confiram: http://rkbooks.net/2013/08/11/o-segredo-de-john-green/

Rômulo 07/10/2013minha estante
Estou com sérios problemas para ler, achei que seria muito bom, mais nem é tão bom assim. :/

Michelle 04/11/2013minha estante
O livro é muito calminho, nao tem nada que te faça se interessar nele, concordo com voce, depois de ler a culpa é das estrelas pensei que esse seria tao bom quanto mas acaba nao sendo

Camila 11/02/2014minha estante
Demorei MESES pra ler. ACÉDE foi o primeiro livro do John Green que li, então apostei alto no "Teorema Katherine" . O John Green tem um senso de humor incrível que impregna suas histórias, mas esses personagens...meu Deus ! Consegui entender perfeitamente porque o Colin só levava fora, que cara mais chato !!!!! Cruzes. Além de não indicar pra ninguém, não aconselho nem que as pessoas leiam rs Pra mim, pelo menos, foi uma das leituras mais custosas que fiz até hoje !

Camila 15/03/2014minha estante
Concordo TOTALMENTE com você! Dei graças a Deus quando terminei de ler... Adorei A Culpa é Das Estrelas e Quem é você, Alasca?, comprei O Teorema Katherine na maior expectativa, mas no fim, como você mesmo disse, não via sentido em continuar lendo. MUITO CHATO. Não abandonei o livro, porque sabia que se fizesse isso, nunca iria retomar a leitura. Enfim...
Beijos.

Ícaro 15/03/2014minha estante
Que bom que gostaram da resenha pessoal, farei mais assim que possível :)

Camila Heloíse 10/04/2014minha estante
Ícaro! Me identifiquei muito com sua resenha, embora eu sequer tenha terminado o livro. Estou me esforçando para terminar....
Li A culpa é das estrelas e me encantei muito! Depois li Alasca e o final compensa o livro todo... foi então que comprei o Teorema e também me senti decepcionada. Até porque, até agora não encontrei nada que fosse diferente ou interessante. Apesar de adorar o John Green e a forma como ele escreve, o Teorema frustrou, por tanto alarde que fizeram depois de A culpa é das estrelas. Fiz a m*erda de indicar ele para algumas pessoas que se arrependeram também.
Como você disse muito bem: leia, mas não indique.

Um abraço!

raonypimentel 05/05/2014minha estante
A opinião de que este livro é um dos piores do John Green é quase que geral... Quase todos que conheço que leram o livro acham a mesma coisa, por isso resolvi eu mesmo conferir pra ver só...

Aline 16/07/2014minha estante
Ícaro, concordo plenamente com a sua resenha. Comprei o livro logo após ler "A culpa é das estrelas", em julho de 2013, e adivinhe? Terminei de ler neste domingo, em julho de 2014! Achei bem fraco, não tem situações que nos prendam a atenção, mas li inteiro porque gosto muito da maneira como John Green escreve... Agora comecei a ler "Cidades de Papel" e já li metade do livro em um dia. A diferença é imensa!

Rafaela 21/01/2015minha estante
Concordo 100% com a tua resenha. Talvez por eu ter lido "Quem é você, Alasca?" (que se tornou o meu livro preferido do John Green), antes dele, as minha expectativas estivessem um pouco elevadas, porém não dá pra culpar apenas elas. É inegável que o livro, além de ser previsível, é sem graça. Fiquei me arrastando para ler ele inteiro, esperando que, talvez, o final o salvasse, mas não tive essa sorte. Esperava muito mais dele. Não indico.

Karol Belai 05/06/2020

Pra ser bem sincera
eu realmente odeio matemática, e toda sua família, então não sei se sou parâmetro pra avaliar o livro.
Vou dar uma de Glória Pires e prefiro "não opinar" sobre.
Lais544 05/06/2020minha estante
Eu gosto de matemática e não suporto este livro, tu não está sozinha! ?

Karol Belai 05/06/2020minha estante
Ufa achei que tava sendo uma megera irracional ?

Talita 05/06/2020minha estante
kkkkkkkkk

Cirlei oliveira 05/06/2020minha estante
Acho que esse foi o pior livro que já li

Isa 05/06/2020minha estante
Até hoje não entendi o rumo dessa história

Karol Belai 05/06/2020minha estante
OBRIGADO SENHOR! Vamos criador um comunidade em "Ode ao Teorema da Katherine" ????????

Então somos duas... kkk

???

Karol Belai 05/06/2020minha estante
Gente, quero meu dinheiro e tempo de volta, é isso... Livro ruim da desgraça, é tão ruim que parece que fui eu que escrevi ?

Lais544 05/06/2020minha estante
Lembro que no auge do John Green, acabei comprando todos os livros dele pra descobrir que na verdade só "A culpa das estrelas" é bom (e olhe lá, eu li com 12 anos)

Cirlei oliveira 05/06/2020minha estante
Curto a comunidade se vc criar... so me passar o link... ???

Karol Belai 05/06/2020minha estante
Na verdade não comprei nenhum livro dele além de "A culpa é das estrelas", by the way, é tão ruim que senti lesada pelo dinheiro que nem gastei ?

Karol Belai 05/06/2020minha estante
Tá bom Cirlei, com isso já somos duas ?????

Cirlei oliveira 05/06/2020minha estante
Acho que vc escreveria um livro melhor que este ai.

Cirlei oliveira 05/06/2020minha estante
Que pena Flockyneo que gastou dindin em livros ruins... eu li esse é um outro que virou pq sãos da minha irmã... e olha que ela nem leu ainda... e faz anos que comprou...

Karol Belai 05/06/2020minha estante
Sentimos muito pelo seu dinheiro e boa intenção Flockyneo ?

Cirlei oliveira 05/06/2020minha estante
Não li a culpa nas estrelas... não curtir muito o filme

drago 13/03/2022

uma perda de tempo
“O Teorema Katherine” conta a história de Colin que teve seu décimo nono relacionamento terminado, seu décimo nono relacionamento com uma Katherine. Com o coração partido, Colin sai com seu amigo sem rumo pelas estradas. Durante o livro, o protagonista, que é um ex-criança prodígio e tem um vasto conhecimento geral, decide formular um teorema que comprova a previsibilidade de um relacionamento antes mesmo que as pessoas se conheçam.

Sinceramente me falaram que esse livro era ruim e eu acreditei, mas quis ler só pra falar mal com propriedade e cá estou eu.

Pra começar eu quero dizer que não entendi nada da história, tipo, não entendi qual era o objetivo dela, pra que rumo ela estava indo ou qual era o assunto principal e isso me atrapalhou muito na conexão e compreendimento das personagens e do enredo em si. Acho que o livro poderia ser melhor se fosse dada maior relevância pra um dos mil plots desenvolvidos na narrativa. Além de confuso deixou o livro sem engajamento. Se eu não sei o que exatamente eu estou acompanhando, é difícil prestar atenção na história.

Os personagens foram mal trabalhados e rasos. Eles são um dos principais pontos pra eu gostar de um livro, e nesse aqui eu não consegui gostar de um personagem sequer ou ao menos conhecer suas personalidades e me conectar com eles. Sem contar que todos eles tiveram pelo menos uma fala ou brincadeira problemática.

Eu não sei que tipo de humor é o desse livro, mas é um humor ruim composto grande parte por piadas homofóbicas, capacitistas e principalmente gordofóbicas. Aí entra o fato de que o melhor amigo dele é gordo e ele que faz a maioria das piadas, acho que, já que os personagens são ruins, me pareceu muito que o John Green colocou ele gordo só pra fazer essas piadas sem um peso na consciência ou pra passar batido tipo “ah, ele é gordo então ele pode fazer essas piadas” ou “se ele que é gordo tá fazendo a piada e rindo, por que eu não posso também?”. Enfim, eu devo ter achado umas duas partes engraçadas só.

A narrativa não tem nada de especial e é um pouco arrastada. O final me pareceu aberto e muitas das coisas que aconteceram eu senti que eram pra ter me causado alguma sensação ou sentimento que não foram causados.

Acho que só não dei meia estrela pro livro porque tem várias curiosidades bacanas e porque o final tem até umas partes bonitinhas. Também achei legal uma parte da amizade do protagonista com o melhor amigo. Enfim, essas pequenas coisas salvaram o livro, mas no geral achei uma perda de tempo mesmo.

Não recomendo. Se você quer ler John Green, procure outro livro dele, porque esse não é uma boa escolha.

Bru 13/03/2022minha estante
Nunca consegui passar da página 20 dessa porcaria

drago 13/03/2022minha estante
confesso que chegou uma hora que eu tava empurrando com a barriga

SaraLeticy 13/03/2022minha estante
GENTEEE EU TO LENDO, cara , acho muito legal o contexto do protagonista de um protagonista quase gênio

DANRLENY 13/03/2022minha estante
Não consigo gostar dos livros do John Green kkkk pra mim o melhorzinho foi a culpa é das estrelas

Deza 13/03/2022minha estante
Pior livro que já li na vida, depois disso nunca mais quis ler John Green.

DindocA 13/03/2022minha estante
Eu cheguei muito perto do final, mas acabei não terminando. Não aguentava mais! É o pior livro que eu já li.

Pam 13/03/2022minha estante
Esse livro é muuuuuuuito chato, terminei mas não li mais nada do autor kkk

drago 13/03/2022minha estante
@Sara.Leticia, essa parte é interessante porque tem umas curiosidades legais, mas de resto...

drago 13/03/2022minha estante
@danrleny, li uns 4 livros dele e achei a maioria bem mediana, o que eu mais gosto é tartarugas até lá embaixo

drago 13/03/2022minha estante
@Deza, entendo! é o pior livro dele que eu li até agora

drago 13/03/2022minha estante
@Dinda, chegar perto do final dessa coisa já é uma grande vitória skdjdsk

drago 13/03/2022minha estante
@Pam, putz, entendo! Você pegou logo o pior dele, traumatizante mesmo skjdk

Deza Farias 10/05/2017

EU GOSTEI , MAS NÃO GOSTEI !!!
Ficou confuso né ! Calma que eu explico , eu não gostei da história do livro , não gostei desse negócio de anagramas e teoremas ( Sou de leituras , existe ? kkkk ) enfim eu não indico esse livro , por esse assunto ser tão chato , pelo menos para mim e muitas outras pessoas ...
Porém eu gostei dos personagem , gostei do romance , e gente acreditem dar para dar umas boas gargalhadas nesse livro , ele contém muito humor , e isso eu amei .
Sim , eu sei que o livro já é bem claro no título sobre o que se trata , mais gente por ser um romance , eu acredito que não precisava ser tão complexo né , ficou uma leitura chata e arrastada ( né atoa que eu tentei lê esse livro 3 vezes e sempre abandonava ). Aaaaaaaah salve um coisa aqui EU AMEI O FINAL !!! ( Eu tenho um sério problema com os final de John Green , eu simplesmente acho que ele é contra finais felizes,kkkk).
Então pessoas lindas , para quem gosta de exatas , esse livro é um prato cheio. E vale a experiência da leitura né .
Fabi129 10/05/2017minha estante
eu tava com medo deste ter final triste tb
mas foi mt o contrario =)

Aleluias né :3

Fabi129 10/05/2017minha estante
=) pelo menos um dele kkkkk

Maygeek7 10/05/2017minha estante
Gosto muito das suas resenhas.

Raiza 10/05/2017minha estante
O teorema é uma distração. Tanto para o personagem como para o leitor, ele acaba por não perceber muitas coisas por estar focado no teorema. Acho que esse é um dos livros mais injustiçados do mundo. :D

Yani Dindi 10/05/2017minha estante
Livro perfeito, amo e pretendo relê-lo

May obrigada !!! Eu gst de resenha kkk

Deza Farias 10/05/2017minha estante
Raiza eu pulava os Teoremas , td vez que eu olhava , via aquele desenho da jibóia com um elefante dentro ( P.P )

Raiza 11/05/2017minha estante
:D :D :D eu prestava atenção no começo, mas depois comecei a ignorar.

Deza Farias 11/05/2017minha estante
Kkkkkkkkkkk

Humberto 14/12/2021

Que?
Cara, se eu fizesse uma lista do melhor para o pior livro do John Green, esse aqui NUNCA ia sair do último lugar.
É simplesmente uma balela insuportável e eu só vou falar isso.
Leblon 14/12/2021minha estante
se eu te pega na rua t desço a paulada. como você ousa falar mal do meu queridinho?????

Nina 14/12/2021minha estante
Esse e o cidades de papel, pode colocar na lista, sério, só passei raiva lendo e assistindo o filme

sami 14/12/2021minha estante
kkkkkkkk passo longe de green

Nina 14/12/2021minha estante
Naao Sami, leia tartarugas até lá embaixo, esse é o melhor livro que eu já li dele, de verdade, eu tbm to louca pra ler o novo, antropoceno:notas sobre a vida na terra. Mas o que salva msm e tartarugas até lá embaixo.

Humberto 14/12/2021minha estante
Gente pelo amor de Deus o cara se revolta com a vida por causa de um nome

Eu acho que ele tava querendo da uma de Dan Brown nesse livro SLA KKKKK

sami 14/12/2021minha estante
@nina kkkkkkk uma amg minha leu e odiou tartarugas kkkkk #medo #passomal

Nina 14/12/2021minha estante
@sami nossa mas é incrível, é um suspense, com um pouco de romance, mas assim o que eu mais gostei foi que, a Victória Jones tem TOC, e o Jonh Green tbm, então ele descreve tudo o que ele sente nela, e é incrível, as consultas dela no psiquiatra, nossa muito bom é como entrar na mente dela mesmo, e eu gosto de suspense. Só um pouco antes do final que ele enrola um pouco maaass nossa é incrível, tem que percistir nessa parte mas eu adorei KKK

Nina 14/12/2021minha estante
Eu tô com o Quem é você Alasca, aqui mas ainda nem tive vontade de ler não KKK

Di 15/01/2019

#DL2019IgsIrmãos/Desafio: Livro com capa branca
Colin Singleton garoto prodígio, aspirante a gênio e especialista em anagramas. Após levar um fora da sua décima nona namorada de nome Katherine, ele sai em uma viagem sem rumo com o seu melhor amigo Hassan, um muçulmano preguiçoso que está acima do peso e que leva tudo na brincadeira, em seu carro intitulado Rabecão do Satã. Tentando entender porque sempre leva um pé na bunda das suas namoradas Katherine’s, ele resolve criar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, acreditando que assim atingiria seu momento gênio e teria sua amada Katherine XIX de volta. O que ele não tinha entendido era que o futuro é imprevisível.

Colin não é um personagem que me cativou. O garoto é chato, egocêntrico, ele se esforça tanto para ser amado que afasta as pessoas. O tipo de pessoa extremamente carente que se torna excessivamente pegajosa. Um cara que só fica lamentando dos problemas da vida e esquece-se de viver. Teve poucos momentos no livro em que posso dizer que ele foi alguém simpático. O melhor amigo Hassan, apesar de ser um preguiçoso, é um personagem carismático e de bem com a vida. Em certo momento, ele diz pro Colin tudo o que eu queria dizer para ele (claro que eu iria acrescentar mais coisas). Achei o livro repetitivo demais, são quase 200 páginas do mesmo lenga lenga choroso e depressivo em que ele não consegue aceitar o termino de um relacionamento. Não odiei, mas não foi uma leitura que curtir muito. Das leituras que já fiz do autor, esse foi o pior livro pra mim.
Ander 15/01/2019minha estante
Pisa mais haha

Essa Di é fod@!

Di 15/01/2019minha estante
Consegui o segundo da serie The Kiss of deception pelo plus. hehehehe

Essa Di é fod@!*2

Chellot 15/01/2019minha estante
Não combino mais leituras com você. É rápida demais pra mim.

Ander 15/01/2019minha estante
Di ligeiriiiinhaaa hahaha

Di 15/01/2019minha estante
HAHAHAHAHHAHAH lembrei do ligeirinho. PQP HAHAHAHAHHAA

Ander 16/01/2019minha estante
kkkkkkkkkk

Chellot 17/01/2019minha estante
?Ándale!, Ándale!, Arriba!, Arriba!?

Maria.Luiza 22/02/2022

Eu achei um pouco parado, não gostei do Colin parar e ficar só em Gutshot. Também achei a leitura um pouco parada. Eu gostei, mas não leria de novo, há outros livros melhores
Maria11244 22/02/2022minha estante
Se você conseguir acabar esse livro, você é vitoriosa

Clara2471 22/02/2022minha estante
Juro q esse livro é tão...e é pequeninho e eu já tenho dias lendo kkskss

Gabi 22/02/2022minha estante
Esse livro é mt chato kkkkkkk

Maria11244 22/02/2022minha estante
Ele é muito pequeno, e olha eu como leitora ávida passei 1 ano lendo ele, e se me perguntarem eu nem lembro como ele é direito de tão ruim que eu achei ele

Clara2471 22/02/2022minha estante
KKKKKK eu tô tentando tirar o melhor dele, pra leitura ser aproveitada mais n da skjs vou finalizar ele hj nem q seja na base da raiva

Maria11244 22/02/2022minha estante
AHAHAHAHAHAHAHAH, depois me fala o que achou, e boa sorte

Maria.Luiza 22/02/2022minha estante
Não leria dnv nem que me pagassem gnt, o livro é pequeno mas como é uma leitura parada ele parece ter mais de 1000 paginas

Clara2471 22/02/2022minha estante
Kskskksk aviso..sim chega a ser uma leitura bem mais cansativa do q se vc lesse um livro q te prende mais com 500 páginas skms

Helder 09/08/2016

O melhor deste livro é a sinopse escrita na parte traseira da capa.
Difícil acreditar que este seja um livro de John Green. Leitura sem objetivo. Personagens fracos , inverossímeis e nada cativantes.
A sinopse é ótima. Colin é um ex menino prodígio que quando pequeno participava de programas de TV onde respondia sobre coisas além de sua idade. Agora entrando na vida adulta, contínua um gênio e acaba de levar um fora de sua 19a namorada chamada Katherine.
Como está na fossa, decide sair sem rumo com seu amigo árabe gordo e inútil.
Acabam parando numa cidade caipira onde diz a lenda, está enterrado o imperador Austro Húngaro Francisco Ferdinando e lá conhecem uma rica mulher e sua filha.
Do nada, está mulher os contrata pra fazerem entrevistas com idosos com a intenção de escrever a história da cidade.
E enquanto isso, achando que terminar namoros com tantas Katherines não pode ser só uma coincidência, o mega nerd decide que deve existir uma matemática nestes "foras" e decide criar uma fórmula que lhe diga a probabilidade de um novo relacionamento dar certo ou não.
E haja discussões bocós e sem fundamento nenhum pra evolução da estória. Aliás nem sei bem se tem estória, pois ali tudo parece supérfluo e fora do contexto.
Li em formato de e-book e a estória nunca me prendeu. Devo ter levado uns 6 meses pra terminar esta pequena tese de faculdade sobre o nada.
Recomendo manter distância. Péssimo pra qualquer idade.
Esdras 09/08/2016minha estante
Uow! Kkkkkk.
Eu achei 'legalzinho', mas já troquei ele por aqui.rs.

Esdras 09/08/2016minha estante
Mas eu dormia com as fórmulas. Kkkkk

Helder 09/08/2016minha estante
Eu dormia com tudo. Nem tem tantas fórmulas assim. A estória seria chata mesmo sem o teorema, pois Colin era chato.

Esdras 10/08/2016minha estante
O Teorema e Cidades de papel me desanimaram em relação ao Green. Fazer o que né? Rs. É a vida.

Elves com 2 E 10/08/2016minha estante
Vou ser realista, só curti o "A culpa é das estrelas" e um pouco de quem é você Alasca. Os demais me desanimaram

Helder 12/08/2016minha estante
Assim como vcs, eu curti Alasca e acho A Culpa é das Estrelas uma obra de arte. Cidades de Papel só vi o filme é achei fraco e este livro aqui difícil dizer o tamanho da decepção. Sendo assim, tomarei cuidado com outros John Greens que venham por aí.

Leila.Carolina 21/04/2017minha estante
KKKKKKKKK é exatamente isso, falou tudo! Concordo plenamente.

Daniel 24/12/2020

Terminantes/ terminados
Vi varias resenhas aqui no skoob falando que a história era chata/ ruim, porém eu gostei bastante, tirando algumas partes "nojentas", me surpreendeu, a história flui muito bem, tem uma pegada meio matemático e há vários conhecimentos interessantes.
Sem dúvida tem varias referências importante que da pra aprender, não é apenas um romance.
O melhor livro escrito pelo John, vale muito a pena ler
adys 04/01/2021minha estante
quais partes vc achou "nojentas"?

Daniel 04/01/2021minha estante
No começo do livro sobre a privada, foi muito nojento

adys 05/01/2021minha estante
ahhhh simm. eu ja estava pensando que iriam aparecer falas infelizes depois da pág 130. que era onde eu estava

Daniel 05/01/2021minha estante
Vi q vc está lendo, está gostando?

adys 05/01/2021minha estante
estou sim, e muito. na verdade eu já terminei, mas tô com uma nóia de atualizar coisas aqui no skoob em apenas um horário.

adys 05/01/2021minha estante
eu adorei o livro, acho que agora é meu favorito do autor. me identifiquei demais com o Colin e isso só me animou mais para ler a história bem rápido, eu amei.

Daniel 06/01/2021minha estante
É, eu tbm gostei, tbm favoritei, pra mim esse é o melhor livro do john

viajante.literaria.mk 20/04/2020

Não abandone este livro!
Li o livro todo na minha terceira tentativa, já que eu não gosto de abandonar livros.

Em o Teorema Katherine temos o Colin como personagem principal mesmo a historia sendo narrada na terceira pessoa. Ele é um adolescente comum exceto por ser superdotado, um prodígio que lê, estuda idiomas, é viciado em anagrama e PhD. Uma de suas maiores preocupações é não se tornar um gênio.

“A maioria das crianças prodígio não se torna um gênio na idade adulta Colin tinha quase certeza de que fazia parte dessa maioria.”

Mas a coisa mais peculiar no personagem é que ele tem uma queda por KATHERINEs. Quer dizer, a maioria das pessoas preferem loiras, morenas, ruivas, alta baixa, enfim... Mas Colin é diferente e esquisito. Hahaha Quando o livro começa a decima nona KATHERINE acaba de termina o namoro com ele e o tadinho ta na bad. Ele conclui o ensino médio e percebe que ainda não criou nada, não viveu nada, muito pelo contrario, ele só estudava e estudava se tornando uma pessoa solitária.

Frustrado, ele embarca em uma viagem sem rumo com seu melhor amigo muçulmano Hassan. Os dois vão acabar em Gutshot a cidade em que o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado (referencia histórica). Lá eles conhecem a Lindsey e também é onde Colin tem seu momento eureca. Agora ele passa a elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que será possível prever através de gráficos e cálculos matemáticos o desenrola de qualquer relacionamento, além de finalmente realizar seu objetivo de se torna um gênio e conquistar a sua ex-namorada.

Não sera nada fácil, mas Colin é determinado e focado. Alguns de seus objetivos mudaram no decorrer da narrativa e pode ate te surpreender...

Como já sabemos John Green nos traz variedades textuais (linguagem coloquial, bastante gíria, referencias históricas) e é uma das coisas que mais chama minha atenção em suas obras. As citações que ele faz sempre me fazem pesquisar mais e ampliar meu conhecimento. Esse livro em especial esta repleta de notas de rodapé. Aprecio muito isso já que livros não são apenas um passa tempo e sim fonte de conhecimento, em minha opinião.

Se você desistiu de ler O Teorema Katherine ou nunca leu porque não teve interesse, eu o(a) desafio lê-lo ate o fim de maio!
Aline 20/04/2020minha estante
É bom? Já comecei e abandonei

viajante.literaria.mk 20/04/2020minha estante
Eu gostei. Fiz um enorme esforço para termina e pra mim valeu a pena ?

Mandy Wayne 26/04/2020minha estante
Oiiiiiie, tudo bom?
Tô terminando de ler, o fim eh bom mesmo??
Já abandonei duas vezes, mas n consegui largar dele

viajante.literaria.mk 26/04/2020minha estante
Simm! ?
Espero que você também goste

Mandy Wayne 02/05/2020minha estante
Termineiiii!!! Achei muito bom, realmente surpreendente

viajante.literaria.mk 02/05/2020minha estante
Uhhhhh! Mandy fico feliz em saber que gostou ?

Mandy Wayne 14/05/2020minha estante
Maravilhosoo

Nick 24/12/2014

John Green e seu..."medo do esquecimento"
Esse é o meu segundo livro do "João Verde" e eu não me decepcionei com ele.
É um livro bem leve e gostoso de ler, principalmente porque os personagens são divertidos, e bem caipiras eu diria.
Em relação aos personagens, a minha favorita é a Lindsey, pelo fato de ela ser...uma pessoa comum e humana...ela não é como essas mocinhas que precisam ser resgatadas. Ela é forte e independente e isso é muito legal.O livro inteiro é legal, e a evolução do Colin foi muito boa.
A única coisa que eu não gostei muito desse livro foi a palavra "fugging" que ficou um pouco cansativo durante a leitura, mas enfim...
É um livro que eu recomendo.E em relação ao título da resenha, bom, Augustus e Colin não são tão diferentes assim.
Aline 24/12/2014minha estante
"e bem caipiras eu diria" hahahahaha, coitada da Lindsey

Nick 24/12/2014minha estante
kkkkkkkk mas ela é bem legal

Aline 24/12/2014minha estante
Concordo plenamente, e engraçada também

Nick 24/12/2014minha estante
e....ela não é mi mi mi \o/

Verdade \o/

Laay 24/12/2014minha estante
vc achou o final muito provável ??

Naty 12/06/2023

O teorema katherine
Moral da história: o John Green com toda certeza é o pior autor que já li até o presente momento da minha vida.
Fernanda Coelho 12/06/2023minha estante
Eu lendo esse comentário depois de comprar 3 livros dele ??????

Naty 13/06/2023minha estante
kkkkkkkk quais vc comprou? esse é o quarto que leio dele e foi o pior de todos

Fernanda Coelho 13/06/2023minha estante
Esse ?, tartarugas até lá embaixo e cidades de papel ???? rindo de nervoso

Naty 13/06/2023minha estante
kkkkkkkkk as vezes vc gosta, o tartarugas até lá embaixo é bem comentado, esse eu ainda não li

Fernanda Coelho 18/06/2023minha estante
Mulher, é ruim demais KKKKKKKKKK to na página 120 e sem forças de continuar

Naty 18/06/2023minha estante
kkkkkkkkkkk eu quase abandonei mais ou menos nessa parte

adys 05/01/2021

Incrível.
Eu estava muito animada para ler esse livro, mas quando li as resenhas mais recentes aqui fiquei achando que a leitura iria ser muito desagradável. Mas não, a verdade é que ele é PERFEITO.

Virou o meu favorito do John Green, antes era Tartarugas até lá embaixo, e eu amei porque tive uma identificação com a Aza, mas a identificação que tive com o Colin foi muito maior. Pensamentos e desejos meus que não conto para ninguém foram perfeitamente descritos por ele, foi como se eu estivesse lendo algo meu. Inclusive, tive a estranha sensação de estar relendo o livro, mesmo sem nunca ter lido ele.

Talvez ele seja um livro "8 ou 80", e por isso algumas pessoas dão 0 estrelas e dizem que é horroroso, enquanto outras dão 5 e elogiam a história, mas vale a pena ler. Porque não tem como saber se vai ou não gostar, né? É uma boa experiência literária.

Enfim, eu adorei o livro e não é à toa que engoli ele em 2 dias e fui dormir toda noite depois de 00:00. Com certeza vou reler vez ou outra, e há muito tempo não gostava tanto assim de uma história.
Luan 05/01/2021minha estante
Não tem um livro do John Green que eu tenha lido na adolescência que nao tenha amado. Quem é Vocé, Alaska? é meu favorito. Acho que voce goste, talvez.

adys 05/01/2021minha estante
Ainda não li quem é você, Alaska?
Vou pôr ele na meta, espero conseguir ler ainda esse ano.

Daniel 06/01/2021minha estante
Concordo, vale muito a pena ler, o teorema o John se superou, mas não posso dizer o mesmo de tartarugas la embaixo e muito menos de quem é vc Alasca? Pra mim é o pior livro do John, mas esta é minha opinião, outros podem gostar

adys 07/01/2021minha estante
eu tenho a sensação de que não vou gostar muito de Alaska justamente por ter lido coisas mais negativas, mas vale a pena a leitura.

tartarugas até lá embaixo eu fui muito empolgadaKKKKK e acabei enrolando para ler um livro que é curtíssimo. mas uma hora eu engajei e foi, gostei da história, mas sla... não foi oq eu tava esperando. pelo jeito estamos combinando as opiniões dos livros do John

Daniel 11/01/2021minha estante
Pois é, tartarugas ate la embaixo tbm não foi o q eu estava esperando, mas pelo menos no meu ponto de vista foi uma leitura legal, comparando com outro livro q li (q nem se compara) q deu muita vontade de atirar pela janela o livro kkkkk, foi gostosinho as tartarugas kkk

Fabi129 28/07/2016

GOSTEI, MAS NÃO VIROU UM DOS MEUS FAVORITOS DO SENHOR VERDE....
''É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela.''

O livro conta a história de Colin Singleton, que após 19 términos com garotas chamadas Katherine, resolve criar um Teorema, relacionando os Terminantes e os Terminados, para saber quem em um relacionamento levará o fora, será o Terminado.
O livro cansa é óbvio pelos Teoremas hahaha
Só que essa parte eu fui pulando, não sou fã de Matemática....
Mas vale a pena ainda ler o livro, a escrita do John Green é leve e flui rápido.
E ele contém vários trechos legais de se anotar, então quem é fã de frases de livros, bora ler!

O que achou, Fabi?

O que achou, Fabi? :)

Khetelen 28/07/2016minha estante
Comentei duas vezes sem querer. É a minha internet que está lenta, acabo pensando que o comentário não foi e mando de novo :(

Mi 28/07/2016minha estante
o a culpa é das estrelas é o unico do jonh green q realmente é completamente otimo

Fabi129 30/07/2016minha estante
Tipo Kat, já li livros piores que esse kkkkk
se vc gosta da escrita do John Green dá para vc ler sim
e tb se gosta de teoremas, matematica total esse livro kkk