A República

A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Claudia.Rodrigues 08/10/2021

A sociedade na concepção de Platão
O livro é muito interessante. Versa sobre como Platão entende/concebe a sociedade. Aborda temas como valores, ética, comportamento, justiça, tendências. De forma especial, aborda no livro 5 a igualdade entre homens e mulheres, aponta que a única diferença entre mulheres e homens, é que as mulheres para ter filhos, concebe-os em si; enquanto os homens necessitam de concebê-los dentro de outro ser (a mulher). Desta forma, entende que - exceto esta diferença - homens e mulheres não se distinguem, sendo que a mulher tem condições de desenvolver qualquer atividade, e não diferente as também masculinas. Interessante que Platão estabelece e igualdade dos gêneros há quase 400 anos antes de Cristo, mas parece que quase 2 séculos e meio depois, a sociedade ainda tem dificuldades de entender que a mulher pode estar onde deseja estar. Também de forma especial, o livro 7 me chama atenção quando Platão descreve o mito da caverna, uma interessante reflexão para entendermos os jogos de poder em hierarquia e a determinação da conduta social de acordo como vê aqueles que detêm o poder e - não em menor importância - a necessidade e o conforto de considerável parte da sociedade em ser comandado.

Fee 18/09/2021

Desafiante
Foi um audiobook muito complexo pra mim. Terei de ler ou ouvi-lo novamente e pausadamente.
Por se tratar de diálogos de Sócrates com os sofistas, escutando da maneira que fiz, não foi a melhor ideia por eu desconhecer muito do mundo e da linguagem filosófica.
Mas obviamente é uma excelente obra e eu não desistirei de compreendê-la.
Suzi 07/10/2021minha estante
Tô pensando em pegar do meu namorado pra ler, mas vi que é beeem maçante né? Tem que ter tempo pra absorver.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Platão para as massas
Uma das obras máximas da filosofia. Temos aqui um dos famosos diálogos socráticos que tentam reproduzir as conversas de Sócrates com seus discípulos. Sócrates não deixou nenhum trabalho escrito e as obras de Platão são os únicos elementos de acesso ao método socrático. O livro foi escrito cerca de 350 anos antes de Cristo e é uma exuberância filosófica. Não foi uma leitura fácil.

dehtavi 06/09/2021

Leitura imprescindível
Na escola ouvimos falar de Platão a todo momento. O triste é de saber que só tive contato com essa obra na faculdade. É uma obra fenomenal, que permeia temáticas tão modernas, quanto antigas. Nos tempos atuais, em que vivemos uma imensa dogmatização do presente, acredito ser essa obra um paradigma curioso e necessário para se entender o momento atual. Sem contar que é aquela velha história: pra entender a filosofia atual, deve-se compreender a filosofia grega! Recomendo demais pra quem queira inicar-se na Filosofia.

Linhares 02/09/2021

Que obra atemporal. O livro é escrito com uma linguagem simples e de fácil entendimento, porém é um livro extremamente denso, é tanto conteúdo que acabei tendo que voltar a leitura várias vezes, as 300 e poucas páginas parecem na verdade 900. Mas isso não é um ponto negativo, muito pelo contrário, aqui você encontrará discussões que vão desde a honestidade, forma de governo ideal, sabedoria, entre várias e várias coisas. Uma ótima porta de entrada pra quem deseja começar a estudar filosofia. Livro pra ser apreciado e lido com calma.

Leonardo.Fattore 16/08/2021

Interessante
Um livro interessante, pouco lento mas achei justo e captei sua importância. Pronto para começar a parte dois.

Tiago Fachiano 28/07/2021

Clássico
Esse livro conta a discussão entre Sócrates e outros Atenienses sobre fatores importantes para a sociedade da época. O nome traduzido para A República demonstra o pensamento de Sócrates sobre o que é necessário para a vida de um povo e consequentemente a sua cidade.

O primeiro ponto é a discussão sobre o que é justiça e quem é mais feliz. O homem justo ou injusto? E depois disso começam a construir conceitos para uma sociedade justa.

O livro é muito bom para entrar no conceito filosófico sobre vida e seus vertentes. Inclusive tem um livro que é muito famoso, onde Sócrates descreve filosoficamente um homem acorrentado em uma caverna e suas análises pós liberdade.

Max 23/07/2021

Eu fico impressionado com a capacidade de argumentação desses filósofos , algumas partes eu tive que ler 2 e até 3 x mas creio que tenha entendido a ideia principal do que era discutido . Vou me aprofundar mais nesses assuntos. Por ser muito leigo meu sentimento quando terminei o livro foi ... Nada sei.

Clio0 23/04/2021

Em tempos em que a discussão política permeia tudo e é quase impossível ver um meme, ler uma notícia ou mesmo sair na rua sem se deparar com meia dúzia discutindo, faz bem estudar um pouco do assunto em seus conceitos mais básicos.

A República, também chamado Da Justiça, é um diálogo socrático escrito por Platão no século IV a.C. Nele temos um grupo de filósofos discutindo primeiramente sobre a validade da Justiça e da Injustiça.

Só essa primeira parte já valeria a leitura do livro. O conceito atual de Justiça se confunde com a noção de Igualdade que por sua vez se mistura com a Democracia. Os três termos representam ideias totalmente diferentes, e aqui temos uma rica discussão ainda em seus primórdios.

Mas a discussão sobre Justiça se desenvolve para a de Sociedade. A proposta descrita em A República é que a formação de uma cidade depende exclusivamente de seus cidadãos, então temos a maior parte do texto descrevendo e tentando definir o que é o cidadão perfeito.

Esse não deve ser considerado unicamente como um termo político. O autor discorre sobre a formação dele como individuo em função da comunidade, moldando corpo e alma (parte do conceito platônico de dualidade) para melhor servi-la.

Se dá então uma longa discussão sobre quais são as virtudes buscadas, os vícios a serem evitados, o que define alguém ou sua profissão, a forma como a própria análise é buscada. E é claro, conceitos como falta de ciências que suportassem tal empreitada - A parte que talvez seja a mais complexa do livro: a exposição de Platão do Mundo das Ideias e dos graus de conhecimento que depois será usada para definir o tipo de educação que formaria essa sociedade.

A discussão se encerra referindo-se aos diferentes tipos de governo e a escolha mais adequada a essa cidade ideal. Convém, contudo, prestar atenção aos termos utilizados que podem facilmente se confundir com seus homônimos modernos. Não seria nem um pouco improvável que algum primeiranista ou leigo no assunto confundisse o Anarquismo grego com o de Trotsky.

De fato, acho sempre complicado analisar o uso de termos em uma obra traduzida, especialmente porque não sei por quantas traduções e revisões o original passou. Mas posso dizer que embora linda, a edição da Nova Cultural não traz notas ou qualquer outro texto de suporte.
Tiekon 23/04/2021minha estante
Esse livro deve ser lido com cuidado pois beira o autoritarismo e o preconceito àqueles que não tem o ?conhecimento?.

Kah 07/04/2021

Necessário
Li por conta de um trabalho e precisava fazer o resumo dele. No começo, achei um ?saco?, não estava familiarizada com o tema, porém, ao fim do livro percebi que ele é necessário, há muita sabedoria para várias questões.

saraalmeida.reading 28/03/2021

Difícil
Demorei muito tempo pra terminar esse livro, foi realmente difícil de ler, complexo. Mesmo assim gostei muito do livro, pretendo um dia ler novamente, quando estiver com a mente mais descansada e aberta.

Ricardo de Andrade 13/03/2021

Diálogos e mais diálogos
Os diálogos facilitam a leitura, que pela sua linguagem milenar acaba sendo cansativa. Mesmo assim, a obra não é de tão difícil compreensão. "A República" é o relato do homem da antiguidade ganhando força no pensamento e filosofando sobre aspectos que até então não eram tão bem destrinchados. Platão cumpre bem esse papel encarnando seu mestre Sócrates. Se você gosta de filosofia, principalmente a clássica, manda bala.

nanda 13/03/2021

???
precisei ler o livro por causa da faculdade, e mesmo com a leitura um pouco massante, me encontrei um pouco apegada nela. com certeza, me fez ter várias crises existenciais e em muitos momentos eu não tinha paciência pra mais nada, acabava brigando com os personagens das narrativas e deixava a leitura de lado até precisar voltar. mas foi uma experiência bastante interessante, eu diria.

Blonde Venus 08/03/2021

Um livro pra saborear
Uma das melhores leituras que fiz até hoje. Pra mim a República é uma leitura que deve ser saboreada. Eu particularmente lia, meditava e depois retomava. Platão disserta sobre tudo: poesia, arte, música, filosofia, política, sociedade, etc etc. Não concordo com tudo o que foi postulado, principalmente quando ele fala das mulheres, mas tudo bem, o livro tem muito mais a nós acrescentar.