A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Samira_santos 30/01/2022

Enfim, a dialética
"(...) os amigos devem sempre fazer bem aos amigos, nunca o mal."

A República, é aquela peça do cânone que você ouviu falar a vida toda. Assim como Platão é aquele filósofo que você "conhece" desde sempre. Bom, a título de informação, Platão veio depois de Sócrates e seguia a linha das ideias/de pensamento dele.
Tanto que o livro é todo em forma de diálogo, entre Sócrates e outros interlocutores. Os interlocutores mudam ao longo do livro, mas Sócrates sempre é uma figura central nos diálogos.
E esses diálogos, por sua vez, basicamente tem o intuito de debater acerca do que seria a justiça, é uma discussão que rende, e não é para menos. É um assunto complexo e a temática deste livro ser justamente a busca por uma definição, um conceito de justiça, só prova que essa complexidade não é de hoje.
Ao decorrer das discussões, surge a ideia de ser elaborada uma cidade fictícia para que possam ser feitas suposições sobre como funcionaria justiça e injustiça. Essa cidade vai sendo "desenvolvida" a partir do zero mesmo, vão aos poucos sendo definidos quem seriam os tipos de pessoas aptas para habitar a cidade, quais seriam suas ocupações, como se daria a educação das crianças, qual seria a forma de governo, e por aí vai.
Sinceramente, nota dez para a criatividade e disposição dos filósofos em fazer uma análise tão minuciosa e rica. Porém, é inegável que acaba se tornando maçante por conta do próprio detalhamento, as vezes a discussão passa um tempo focada em um ponto só, o que acaba sendo repetitivo. Nessa repetição até me perdi algumas vezes.
No geral, dá para ler sim, acredito que principalmente para quem gosta de filosofia ou algo mais voltado para essa área, é perfeito. Mas se você não se enquadra nesse grupo, não tem identificação com o tema, com certeza será uma leitura penosa.

Patrícia Brito 29/01/2022

A República
Nessa primeira parte do livro, A república de Platão, Sócrates debate entre a diferença da justiça e da injustiça. Nesses diálogos, somos levados a uma reflexão profunda sobre o que de fato é a justiça para os homens.

"Se não sei o que é justiça, difícilmente saberei se ela é uma virtude ou não e se quem a tem não é ou é feliz".

Thiago Campos 23/01/2022

Uma reflexão sobre a política
Platão, de maneira memorável, através do conceito de justiça, começa a descrever o que seria o regime perfeito.

No livro, ele elenca as características dos guardiões ideias para a cidade perfeita, por conseguinte, traz também as características desta cidade. Desde o início ele deixa claro que dentro desta cidade utópica e irrealizável é necessário como cidadão e líder sempre tentar se aproximar o máximo possível dela.

A leitura pode parecer um pouco cansativa no início, mas não desista, é recompensador, principalmente agora que a política é um dos temas mais debatidos.

Para quem gosta do tema é um must read, trará vários conceitos que aumentaram seu repertório em diálogos acadêmicos e com os amigos em uma roda de conversa.

Super recomendo

alntbr 13/01/2022

A República
Uma leitura fundamental para amantes da filosofia e outras áreas de conhecimento, uma obra prima de Platão (discípulo de Sócrates qual é o protagonista) contendo o famoso " O mito da caverna" em um de seus capítulos.
Não foi tão difícil quanto pensei, porém não captei todas as ideias discutidas e no final do livro, já estava saturado para terminar.
Farei uma futura releitura em uma possível nova edição pois a tradução que não é oriunda do grego deixa a desejar e para absorver melhor o conteúdo com um olhar mais aguçado e mente mais trabalhada.

Arthur 09/01/2022

texto muito robusto e muito reflexivo, quem é apenas um aventureiro e curioso que nem eu, nao indico, seria mais apropriado a quem quer estudar sobre o assunto, mas a grandeza do livro é a importância de uma república bem estruturada e o que isso reflete nos dias de hoje

Crischarles 09/01/2022

Formando a base para uma sociedade perfeita
Neste primeiro livro de A República de Platão, Sócrates, desafiado a explicar a diferença de justiça e injustiça e mostrar porque a justiça compensa mais que a injustiça, tanto do ponto de vista individual ou em grupo, vê a necessidade de criar uma nova sociedade, onde segundo seu entendimento, seria a sociedade perfeita, e com base nela explicar vários conceitos, como o da injustiça vs justiça, opinião vs ciência, entre outros.
Nesta sociedade, que foi inicialmente criada com base nas necessidades humanas e depois acrescentadas algumas outras formas de tornar o homem mais feliz e satisfeito, Sócrates também se empenha em explicar detalhes sobre cada uma das funções dentro de uma sociedade e a importância de cada indivíduo ter sua própria função. Também menciona sobre criação dos filhos, educação, a diferença do homem e da mulher ao executar suas funções, dos casamentos, riqueza e pobreza, além de outros tópicos, claro :)

Wagner.Dolor 09/01/2022

Sensacional
Um livro essencial para qualquer leitor!
Com doses homeopáticas de sabedoria, para um mundo atemporal!

Realidade0 03/01/2022

A República
É um livro que tenta te mostrar o que é um republicano "raíz" através de diálogos reflexivos, que demarcam muito qual era o pensamento da época, mas ainda sim seu conteúdo pode ser considerado atemporal.
Eu gostei desse livro porque me fez enxergar política e sociedade com uma perspectiva diferente e unificando estes dois conceitos que antes eu mantia um separado do outro.

Volnei 28/12/2021

A Republica
Nesta obra Platão narra um dialogo entre Sócrates e outros indivíduos, discutindo a principio o que é justo e o que não é justo. Isso se dá até a metade da obra e vai se aprofundando até que se inicia a discussão do que seria a sociedade perfeita. Nesta obra encontra-se descrito o mais clássico dos mitos gregos antigos , conhecido como o mito da caverna

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Daniel Sampaio 26/12/2021

Um dos maiores clássicos da filosofia grega !
Amei essa obra. Só aumentou o meu fascínio pela Filosofia. É impressionante o grau de atualidade - por isso um clássico - desta obra, que discorre mediante o emprego do método socrático, de temas como justiça, política, governo, educação e até questões de metafísica e religião. Sensacional. Recomendo sua leitura.

Maísa 21/12/2021

Que consigamos passar ilesos pelo rio do esquecimento!
É curioso e estimulante que um livro do sec. IV a.c., do qual tanto se fala, consiga ser tão surpreendente.

Tentando desvendar a felicidade do justo e do injusto, Platão analisa a verdade, a sabedoria, a temperança, a coragem e o pacote de virtude que deve ser estimulado desde a infância em direção ao bem. Fala do compromisso social, do conhecimento e da opinião, da política e do governo. Fala das artes, dos ofícios, das músicas e da ciência. E, de repente, percebe que falou de você por inteiro, desnudado. Até o mais íntimo, que você sequer explorou.

danyelaaw 13/12/2021

É um livro que te faz pensar e refletir, pode ser uma leitura cansativa para quem não está acostumado

GraAa18 24/10/2021

Um livro que faz vc pensar, refletir e muito. Para quem não está acostumado com esse tipo de leitura, ele é considerado denso demais.

Para mim, uma mistura: ora cansativo, ora eu entrava em êxtase total ao ler passagens tão formidáveis.

Ao selecionarmos um livro para ler, principalmente os clássicos, devemos antes de lê-lo, entender o contexto histórico no qual estava inserido, é fundamental. Sem essa análise, como bem definiu a Rita Von Hunty: É como comer ovo com casca. "

Um livro atemporal e necessário para nos entendermos como sociedade e como seres humanos.

yagoalmeida 20/10/2021

Essencial, porém difícil
O livro é a obra prima do diálogo "socrático". Platão se autointitula como Sócrates e dialoga com outras pessoas sobre vários temas que são tragos à tona, como "qual é a melhor característica de um guardião?" ou até mesmo "categorias que fazem um juiz e um médico serem bons". O livro possui uma construção lógica, nos diálogos, ao meu ver, complexa. É preciso prestar atenção em cada detalhe para não se perder, tornando-o uma leitura demorada. Foi meu primeiro livro filosófico a ser lido, por isso tenho um carinho especial para com ele, mas recomendo a todos