A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Natanael Nonato 21/08/2022

O que é a justiça?
Essa é uma leitura básica pra qualquer pessoa que deseja se aprofundar em alguma área do conhecimento humano. Inicialmente pensei que A República era apenas sobre uma sociedade ideal na visão de Platão (que coloca Sócrates como o personagem a defender as ideias - tá aí algo a se aprofundar ainda mais: até onde A República é formulação de Platão mesmo?), mas o ponto central é outro: a definição de justiça e injustiça e o entendimento do que seria uma sociedade boa ou ruim a partir da justiça. Em consequência disso Platão fala muito de moralidade: virtudes que vão além do bem comum, valores que cada um deve desenvolver pelo próprio bem individual. Uma leitura filosófica que em muitas partes é até religiosa mesmo, tem noção de sacrifício de prazeres, cita imortalidade da alma, fala de Deus e no fim ainda conta um mito que fala de céu e inferno. É aqui neste diálogo platônico que encontramos o mito da caverna, no Livro VII, em que Platão defende o mundo das ideias em contra ponto ao mundo que vemos as coisas. A partir disso podemos claramente entender que há algo além do que os nossos sentidos percebem, o que deve ser a origem de grande parte da filosofia cristã, afinal de contas o novo testamento da Bíblia bebeu diretamente de um conhecimento grego e logo após romano amplamente estudado na época. Uma das partes que mais me agradaram fica bem próximo ao final do texto, em que, na minha opinião, estabelece a noção do livre arbítrio do homem: "A virtude não tem senhor: cada um de vós, consoante a venera ou a desdenha, terá mais ou menos. A responsabilidade é daquele que escolhe. Deus não é responsável?. É claro que nem tudo são flores, não é mesmo? A divisão de classes, o papel do homem e da mulher na sociedade, a escravidão e também a defesa de censura artística nesta república de Platão, que ele diz ser em prol da juventude, são pontos que a época em que foram escritos não permitiam uma opinião diferente. Bom dizer também que república não pode ser entendida como hoje enxergamos: não um Estado nação, mas sim uma cidade, já que a Grécia Antiga era toda fragmentada entre suas cidades-Estado. Platão também explica algumas formas de governo e define que a aristocracia é o melhor governo. Por fim, uma coisa que me chocou foi o projeto de destruir a família, acabando com a relação entre "pais e filhos", defendendo que seria educativo e proveitoso para a república que todas as crianças fossem filhos de todos os adultos (acho que entendi bem?!?!), o que é bem próximo do que alguns pensadores comunistas tentaram criar, bem distópico...

Eduardo 17/08/2022

A República de Platão
O mito da caverna diz que o local subterrâneo: o mundo visível; o indivíduo que se desprende desse local é a alma que se eleva ao mundo inteligível; a luz é proveniente da razão

Samara 17/07/2022

"As melhores coisas não estão sujeitas a metamorfose"
Um livro atemporal que enuncia as virtudes para se alcançar a justiça. Mitos, exemplos, questionamentos que explicam muito sobre o presente e sobre toda a política na história. Portanto, seria Platão um visionário ou a sociedade que nunca mudou seu modus operandi?

Lisboa Richthofen 06/07/2022

"Desci ontem ao Pireu..."
Sócrates percorre um longo trajeto, que tem como plano de fundo a investigação acerca do justo e do injusto. A partir disso, ele passa a expor sua concepção de Estado perfeito, para só assim chegar ao que seria a justiça como virtude na alma do homem.

Para mim, a consideração mais factual de todo o diálogo, é sua conclusão de que a cidade jamais será justa enquanto os reis não forem filósofos, ou os filósofos não forem reis.

O livro é bastante denso, então eu aconselho que seja lido com tempo suficiente para digerir cada página com a devida atenção. Embora possa parecer maçante as vezes, acho que poucos terão dificuldade em lê-lo. Recomendo.

Ana 24/06/2022

A República
Platão usa Sócrates em uma conversa com amigos para imaginar como seria uma sociedade justa.
Basicamente a ideia dele é assim:
??Quando criança, as pessoas serão colocadas à prova de várias maneiras para ver qual é o seu dom.
??Quando achado o seu dom, cada um vai fazer apenas uma profissão pq se fizer muitas, não vai fazer nenhuma direito.
??Coitados dos guardiões da cidade, pior situação que os mendigos ( esses pelo menos vão poder rir a vontade, mas isso os guardiões não).
??os filhos bastardos, assim como pessoas com deficiência seriam levados para longe e só Zeus sabe o que foram feito delas pq ele não voltou nesse assunto.
??os governantes serão naturalmente os filósofos pois sabem de tudo
??seriam sorteadas as pessoas para se casarem com pessoas da mesma classe social, nada de vc querer se engraçar para o mendigo só pq ele virou influencer. ( pegou a referência? ?)
??os guardiões que desertassem seriam rebaixados à uma classe inferior. E qual é essa classe? Lavrador ( ou seja a pessoa que tá lá arando a terra p os mauricinhos é considerado inferior, mas não ao ponto de ser levado ao lugar distante antes mencionado pq alguém tem que fazer o trabalho pesado né!!)
??e curiosamente, as mulheres até que podiam fazer as "profissões dos homens, como guardiã ou governante!!!!
??os escravos seriam os capturados de guerras.

Ah sim, e se vc fizer a sua parte( releia a lista acima) vc estaria vivendo do modo justiça ON de Platão. Achei muito rígido, principalmente a parte q levam para longe as pessoas desfavorecidas da sociedade, pareceu meio nazista sabe?
Enfim, basicamente é isso e eu coloquei humor no meio pq Sócrates fala p caramba e acaba ficando cansativa a leitura... oh homem que fala! E eu acho que ele e o seu best friend Gláucon tem um lance ali, não sei né, mas pareceu... ???

André L. Pavesi 13/05/2022

Um clássico que percorreu 25 séculos sem perder sua força, trazendo as grandes características da Filosofia Socrática - o uso da ironia e do questionamento para extrair a verdade por traz de cada conceito. Uma obra para leitura lenta e atenta.

Nica 11/05/2022

Atemporal
Uma obra atemporal, escrita a milhares de anos e fala dos mesmos problemas considerados atuais. Não li exatamente essa edição, li uma comentada com 670 páginas que me ajudou bastante no entendimento da obra. Vale muito a pena essa leitura.

biacruciaki 10/05/2022

obra atemporal
Platão nesta obra aborda a primazia da filosofia, da democracia do que hoje nós vivemos.
É absurdo pensar o quanto essa obra é belíssima, inteligente e comunicadora.
? portanto, se acreditas em mim, crendo que a alma é imortal e capaz de suportar todos os males, assim como todos os bens, nos manteremos sempre na estrada ascendente e, de qualquer maneira, praticaremos a justiça e a sabedoria. Assim estaremos de acordo conosco e com os deuses, enquanto estivermos neste mundo e quando tivermos conseguido os prêmios da justiça, como os vencedores que se dirigem à assembleia para receberem o seus presentes. E seremos felizes neste mundo e ao longo da viagem de mil anos que acabamos de relatar?

Nina 31/03/2022

Um dos grandes livros da humanidade
Aqui Platão nos faz refletir sobre tantos aspectos importantes da vida que é muito simplório reduzir A República a um livro sobre uma cidade ideal.

Daqueles livros que são mestres, que nos tornam melhores, que nos fazem refletir sobre nós mesmos, que são atemporais.

C9 26/03/2022

Obra prima de Platão
O diálogo começa com uma discussão sobre a justiça. Se ela é preferível à injustiça. Após reconhecer que a justiça é preferível, vamos investigar como ela surge e o que é a justiça, para isso precisamos criar a cidade mais perfeita e virtuosa, pois alí vamos encontrar o que procuramos.
Isso é o início da República, uma obra densa, complexa.

V_______ 22/03/2022

A República
A República, escrito pelo filósofo grego Platão, é sua obra mais célebre, escrito por volta de 380 a.C., ou seja cerca de 2400 anos atrás, ainda hoje é um livro de suma relevância, e segue sendo discutido e estudado, se algo pode ser chamado de verdadeiro clássico este é sem dúvida um deles.
O livro é um diálogo socrático, em que temos inicialmente um grupo de filósofos debatendo sobre a justiça e injustiça, o que leva um homem a ser classificado como um ou outro, papo vai papo vem, essa discussão evolui para questões de cunho social e o que seria a sociedade ideal, e o cidadão modelo que formaria essa cidade/estado, isso se reflete tanto na questão física quanto na espiritual, e como cada parte do corpo social deve se comportar, em especial o que Platão chama de guardiões, os responsáveis por reger a cidade. É dissertado sobre a forma ideal de se educar, o papel da mulher nessa sociedade, como manter a alma em equilíbrio, enfim, abrange as questões mais relevantes ao indivíduo no estado. Platão define as principais formas de governo e como há uma tendência de um "evoluir" ao outro, na seguinte ordem; timocracia, oligarquia, democracia e tirania, e como é o comportamento de cada uma dessas sociedades.
Há muita coisa interessante aqui, muitos conceitos válidos ainda para nossos dias, claro que o contrário também é verdadeiro, já que como disse é uma obra do século IV a.C., mas no geral é um texto que sim, vale a leitura, mas somente caso tenha um interesse por essa vertente e fazer uma leitura atenta ou terá a impressão que está lendo grego (desculpe, não resisti) e vai largar a leitura rapidinho. Vale ressaltar que uma boa edição com notas explicativas é quase que crucial para um bom entendimento da

Milena.Bessan 13/03/2022

Interessante
Bom, essa foi minha primeira leitura que fiz da faculdade, e confesso que eu amei.
Foi uma leitura mais tranquila do que eu pensei que fosse ser algo mais complexo.
Mas é um livro inteiro a respeito da busca pela definição de justiça, então nos é apresentado alguns debates diferentes

Crischarles 28/02/2022

Conclusão de argumentos para o entendimento da vantagem de ser justo
Dando continuidade ao primeiro livro e a explicação do porque a Justiça compensa tanto ao indivíduo quanto ao grupo mais que a injustiça. Sócrates trás ainda mais argumentos para formar sua opinião e fazer com que o público também compre sua ideia.
Alguns dos argumentos trazidos aqui se referem a formação de governos, tais como Aristocracia (ou Timocracia), Oligarquia, Democracia e Tirania. Também estuda como estes governos se formam, como é o homem que compõe cada um destes governos e como cada um destes governos tende a morrer, citando o governo que tende a nascer em seguida com a morte de cada um dos governos.
Também contém a Analogia da Linha Dividida, a famosa Alegoria da Caverna, o Discurso das Musas e o Mito de Er (julgamento das almas no Hades). Que são argumentos que podem ser lidos, inclusive, antes da leitura do livro e que podem ajudar na compreensão do livro quando estes temas são abordados.
O Mito de Er é usado ao final do livro para concluir a explicação do porque a justiça compensa, mostrando que o justo tende a colher seus frutos também em alma.

Dudu 11/02/2022

Socrates é pika ta
o livro mostra o pensar de socrates sobre diversos temas, desde forma de governo ate justiça. Ele é um livro grande e cansativo, mas cada pagina é incrivel, pois mostra o raciocio de um genio e sua chatissima tecnica de maiêutica. é um livro para se ler com calma, porque pode gerar interpertações equivocadas, mas não deixa de ser um grande classico filosofico