Extraordinário

Extraordinário R. J. Palacio

Resenhas - Extraordinário

Nicoly 10/10/2022

Uma lição para vida
Esse livro foi sinceramente muito comovente, ele conta como a vida pode ser difícil sendo uma pessoa que sofre bullying...
Uma coisa que eu achei suuper legal foi que conta o ponto de vista de cada personagem.
E outra eu ACHO q o Julian so é daquele jeito por conta dos pais escrotos dele...
Mas o ponto de vista da irmã do Augy partiu meu coração, tudo que ela queria era atenção mas tentava não preocupar os pais por conta fo seu irmão q ja passava por muita coisa e ainda tinha a Miranda....
Muito bom, leiam

Nicoly 18/10/2022minha estante
É muuito bom

P3dro :) 27/05/2022

extraordinário resenha
o extraordinário é um livro bom, mas tem seus defeitos como algumas partes clichês e enjoativas, o livro tem muitas partes repetitivas tbm algo que cansa a leitura, mas seus pontos bons são incríveis como personagens incríveis, alguns problemas que te ajudam a superar esse cansaço de leitura e obviamente o tema, o tema do livro nos ensina muito como o ser humano pode ser horrível, na minha opinião vale a pena ler
Elis 29/05/2022minha estante
Habla mesmo

rlctriz 30/05/2022minha estante
vc leu ?

Dani 30/05/2022minha estante
Uhhuull

Mica 02/08/2015

Gentileza: transformação em dois dias
Uau! Nossa! Enfim, após um tempo não imaginei terminar um livro em apenas 2 (dois) dias. Confesso que mal me alimentei ou consegui pensar em outras coisas - minha mente era esse livro!
Valeu a pena me desligar nesse tempinho de algumas coisas da Terra. Mesmo meus pais me chamando o tempo inteiro (rsrsrs).
O que dizer do Auggie (ou melhor August)? Para mim August é mais que um personagem de um conto (digamos) infanto-juvenil, ele é a prova que nem sempre o que é "normal" aos nossos olhos é o melhor; ele, com todos os percalços da vida, conseguiu do início ao fim ser uma criança de apenas 10 (dez) anos incrivelmente extraordinária.
Sabe, não tenho muitas palavras para descrever a gratidão em ter ganhado de presente essa obra de R.J. Palacio, de pessoas (amigos) importantes na minha vida. Sei que fui muito dura e ruim para eles em muitas situações de estresse - eles nem tem culpa do que tem acontecido comigo...quero que em algum momento, de verdade, eles me perdoem.
August me mostrou que sou uma pessoa completamente normal nesse mundo. Que não preciso enfuriar-me com os desafios dessa vida. Que muito mais tenho em admitir que falho e corrigir meus erros, do que ser estúpida em manter-me num "orgulho-fúnebre". Digo essa última palavra como algo que vai nos matando aos poucos e nos fazendo perder as pessoas mais especiais que temos a nossa volta; pessoas escolhidas por Deus para nos fazer crescer, na alegria ou na tristeza. Resumindo: nada que já não ouvimos antes, correto?
Engraçado, eu havia dito não ter palavras para descrever a emoção em ter lido esse livro, e cá estou eu a "metralhar" em palavras...nossa como falo! (rsrsrs)
Para finalizar algo me chamou a atenção nisso tudo, e descreverei num trecho do livro:
"Era em momentos como aquele que Joseph reconhecia a face de Deus em forma humana. Cintilava para ele em sua gentileza, brilhava em sua solidariedade, mostrava-se em sua preocupação, até mesmo o afagava em seu olhar".

Gentileza...como diz o Sr. Buzanfa, "uma coisa tão simples, a gentileza".
Yanna 03/08/2015minha estante
Michele, que resenha maravilhosa! Baixei esse APP tem pouco tempo, e não consegui achar o post exato da sua resenha, por isso to escrevendo por aqui!
Ainda to no andamento do livro, mas adorei ler a sua resenha, suas falavras foram únicas e espero que quando eu faça a minha, consiga ser pelo menos, um décimo do que a sua foi!
beijos.

Mica 08/08/2015minha estante
Nossa, muito obrigada Yanna. Com certeza serás fantástica!

Cacau 06/07/2015

Realmente "Extraordinário"
Há tempos já me indicavam a leitura de “Extraordinário”, mas eu sempre acabava adiando e arranjando alguma desculpa para não ler. Agora que já li posso dizer o quanto me arrependo de não ter dado o merecido valor a esse livro mais do que maravilhoso que tanto me cativou e conseguiu me prender como nunca.

“Extraordinário” conta a história de Auggie Pullman, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética rara que resultou em uma severa deformidade facial. Por conta da necessidade de tantas cirurgias e complicações, Auggie nunca frequentou a escola e sempre foi educado em casa pela própria mãe. O livro começa quando seus pais resolvem que está na hora de o menino frequentar uma escola normal e o matriculam em um colégio. Auggie, então, é obrigado a enfrentar seus próprios medos e encarar o desafio (que já imaginava que não seria nem um pouco fácil).

O livro é como um tapa na cara. Nele acompanhamos, através de relatos dos próprios personagens, a dificuldade de inclusão e os problemas que o garoto encontra, os insultos e olhares assustados que os outros alunos lhe lançam e as atitudes grosseiras tão comuns, como se o vissem como uma praga que contagia com a menor das aproximações.

“Extraordinário” é um livro que deveria ser lido por TODOS. É mais do que uma lição de vida, é a representação de uma realidade que muitos não enxergam ou fingem não enxergar. R.J. Palacio consegue demonstrar e nos fazer sentir na pele como é vivenciar o outro lado - o lado ruim - dessa realidade tão comum através dos pensamentos inocentes de uma criança de 10 anos. Não tenho palavras para descrever o quanto sofri e o quanto pude refletir com essa leitura. Recomendadíssimo!
Nan ® 06/07/2015minha estante
É um livro sim igual, refletir em como Auggie vive assassina os sentidos, toca profundamente. E, a meu ver, a autora acertou o chute com as demais visões, não é só o Auggie quem padece.
Boa resenha, Cacau!

Cacau 06/07/2015minha estante
Obrigada! :D Concordo. Não é a toa que se tornou meu favorito hahaha

Marinatm 30/06/2020

Esse livro é simplesmente extraordinário
Não há palavras para eu descrever esse livro, simplesmente não há. Ele é tão incrível, ao mesmo tempo tão esplêndido, ao mesmo tempo tão necessário, tão importante.

Extraordinário é um livro que vai te trazer tantas lições para a vida, vai te ensinar a viver, ensinar a ser gentil, ensinar a respeitar e ver que somos todos iguais independentemente de qualquer coisa. O Auggie é um menino extraordinário, cada pessoa do mundo deveri levar consigo pelo menos um pouco desse personagem.

Eu amei muito esse livro, vou carregar comigo várias lições e aprendizados, e principalmente o saber de que dentre todas as opções que temos, devemos escolher a que nos leva a ser gentil.

-> "Quando escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

-> "Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

-> "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
Giselle Cruz 10/09/2020minha estante
Eu amo esse livro!! Dou de presente sempre que posso!

Marinatm 10/09/2020minha estante
Recomendo a todas as pessoas também!! Esse livro é realmente necessário.

Aline Obnesorg 14/08/2020

Auggie = Tudo pra mim!!!
Aii gente, o que dizer desse livro? Perfeito, apenas!
A história contada será a de Auggie, um garotinho que sofre de um problema genético que causa deformidade facial.
Como esperar que uma criança reaja a isso? Com revolta, mau humor, tristeza...
Mas para Auggie não é assim. Ele escolhe encarar essa injustiça imposta pela vida da melhor forma possível: espalhando amor, amizade, alegria e sabedoria às pessoas que estão à sua volta.
E com isso, acaba conquistando a todos, personagens e leitores. Nos ensinando que, a verdadeira beleza está muito além do que os olhos podem ver.

"Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

- August Pullman
Amanda | @ttsablo 19/08/2020minha estante
AMOOO

Aline Obnesorg 20/08/2020minha estante
Esse livro é incrível!

Jonathas 31/07/2020

Extraordinário
Um livro que discute o bullying e o preconceito em uma linguagem leve e acessível.

Narrado em primeira pessoa e por vários personagens, conta a história de Algust Pulman, um garotinho que nasceu com uma anomalia facial, e suas dificuldades para enfrentar a escola.
Eliel 24/08/2020minha estante
A tradução é boa? Me diz o que achou da escrita.

A narrativa é linear?

Jonathas 25/08/2020minha estante
A narrativa é feita em primeira pessoa, mas por vários personagens. Você vê o mesmo evento sendo contado por várias perspectivas. A história é leve. Vc já sabe aonde vai dar, mas discute temas importantes e é emocionante

Douglas 06/09/2020

É realmente extraordinário
Que livro maravilhoso! Que sensação boa de ter uma leitura assim. É incrível como uma história pode te despertar tantos sentimentos e fazê-los se tornarem muito palpáveis. Auggie te transporta pra um mundo onde nenhum tipo de preconceito pode te parar quando o amor e a amizade andam juntos.

Livro pra levar pra sempre no coração.
Maria 06/09/2020minha estante
Livro e filme perfeitos!! Essa história é muito apaixonante

Douglas 06/09/2020minha estante
Verdadee! Lindo demais

Roberto 06/08/2015

Nada Extraordinário
A despeito do trocadilho com o título exaustivamente reproduzido a respeito desse livro, preciso começar pontuando que Extraordinário não tem nada de extraordinário. Muito pelo contrário, seu enredo absolutamente comum – sobretudo nos dias de hoje – mais parece uma reformulação do clássico conto do Patinho Feio. Mais uma vez somos apresentados a um personagem diferente dos demais (dessa vez ele tem uma deformação craniofacial acentuada), o que o afasta do convívio social. Nesse romance, R. J. Palacio aborda o bullying sofrido pelo protagonista August em sua primeira experiência escolar, aos 10 anos de idade.

As novidades realmente ficam de fora de “Extraordinário”, mas, ao longo de sua leitura leve e agradável, destaquei alguns trechos que me chamaram atenção por ilustrar tão bem a mentalidade da criança, suas opiniões e reações, bem como também as mesmas coisas pela perspectiva de uma criança que sofreu e sofre com o bullying. Essa remontagem é o aspecto no qual levarei esse livro como uma boa referência.

Gostei também do pano de fundo da trama principal. Enquanto acompanhamos o primeiro ano escolar de August, esbarramos nos conflitos adolescentes de sua irmã, Olivia. A autora optou por rotacionar, mesmo que de forma irregular, a narração entre seus personagens, o que possibilitou criar essa outra dimensão narrativa.

Contudo, preciso concordar também com as críticas de que alguns elementos do livro soam artificiais e previsíveis. Isso não chega a incomodar tão profundamente a leitura a ponto de interrompê-la, mas em seu curso você vai percebendo o ordinarismo da história e como alguns elementos se encaixam nela de forma pouco crível. Dificilmente a história de August, na vida real, tomaria o mesmo rumo que no livro.

Para ser sincero, a aclamação generalizada desse romance me incomoda um pouco. Ela me deixa a sensação de que o público tem se acostumado com uma literatura infantilizada e a reverenciado como obras de grande significado. Dito isso, não é minha intenção desmerecer ou desprezar o texto de R. J. Palacio. Na verdade, acho que ele é uma opção interessante para o público infantil. A linguagem simples e o tema atual e próximo da vida escolar ajudam a transformar esse livro num bom incentivo à leitura dos menores. Fora isso, a conclusão (moral) que depreendemos do livro é de fácil absorção e difícil de objetar.

Por fim, depois de terminado, “Extraordinário” me parece um livro bastante ordinário numa perspectiva literária mais ampla. Como uma obra infanto-juvenil, no entanto, fica como uma opção de leitura simples, rápida e dinâmica que vai discutir o bullying, um tema atual de abordagem essencial entre os mais jovens.
Alfredo 09/08/2015minha estante
Comecei a ler o livro há pouco e achei a leitura bem rápida, tanto pelos capítulos quanto pelo narrador. Eu esperava MUITO desse livro porque as pessoas falam maravilhas sobre, mas até agora não tô gostando muito, não. Concordo plenamente com sua resenha, que está ótima, por sinal!

Lili 25/05/2016minha estante
Realmente o livro não tem nada de tão extraordinário assim!!! Mas no meeu caso o que fez eu gostar foi reconhecer nessa história uma família da minha convivência,o menino também nasceu com deformidade facial,agravada com deformidades nas mãos e pés,ele também não iria andar,falar de acordo com os médicos,hoje ele corre e balbucia umas palavras,então mesmo não sendo um livro inovador eu gostei bastante,achei familiar,mas entendo a sua crítica, por conhecer um, Auggie da vida real, a história parece leve demais, mas mesmo assim eu achei bonitinho, uma leitura leve e fluida!!!

Gab 02/08/2020

AMO
Eu particularmente já amava o filme extraordinário, mas o livro te envolve na história de um jeito que o filme não faz e eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, não acredito que demorei tanto tempo pra ler essa obra prima
letty biachi 02/08/2020minha estante
aposto vintao que vc n lembrava que viu o filme cmg no cinema

Gab 02/08/2020minha estante
KKKKKKKK socorro não lembrava mesmo eu amo ??

Gisinha 16/08/2020

Ele faz jus ao elogio...
Não tenho muitas coisas a dizer sobre essa leitura (até mais provável que se percam aqui no app), mas uma coisa é certa: Auggie Pullmann é um garoto incrível que superou todas as minhas expectativas. Ele faz jus ao elogio que recebe...
Ele é extraordinário!
Nai 16/08/2020minha estante
Quero ler! Depois do seu comentário, fui ler resenha dele. Parece espetacular,

Gisinha 16/08/2020minha estante
Ele É espetacular, te garanto. A leitura é muito fluída, ainda mais quando feita por vários pontos de vista, que meio que nos tornam um pouquinho participantes da vida dos personagens.

Nathalia Almeida 15/08/2015

Um jovem corajoso
O livro e mais voltado para adolescentes, porem e uma delicia de ler e fácil leitura
manuella.rosasilva 20/01/2021minha estante
Vou ter que discordar de você, Extraordinário é tão extraordinário que é leitura para todas as idades!!!

Nathalia Almeida 26/01/2021minha estante
Realmente, maravilhoso !!!!!!!!!!!

Kassiane.Mendes 22/09/2020

Livro maravilhoso!
Que livro mais lindo! Fiquei completamente apaixonada pelo Auggie!
Ele mostra o quão errado é julgar uma pessoa pela aparência. Que devemos sim combater os preconceitos. E sermos gentis, porque não sabemos o que o outro está passando, todo mundo enfrenta uma batalha! E como diz o Auggie : toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
Sabrina382 23/09/2020minha estante
Estou quase terminando, mas é maravilhoso esse lindo ??

Kassiane.Mendes 23/09/2020minha estante
Muito maravilhoso ????

Aymee2 25/03/2013

Bom,mas nada extraordinário
Me interessei pelo livro logo quando soube do que se tratava,mas ja fiquei com o pé atras quanto a alta avaliação no skoob.Nao sei,mas nao ponho muita fé quando dizem que um livro é taaaao bom.Resolvi ler e tirar minhas próprias conclusões.

Adorei o tema: um garoto com uma deformação indo pela primeira vez a escola.Mas confesso que eu esperava mais.O início do livro é bastante bobo,devido a narrativa do Auggie ser muito superficial.

Ah,e confesso que quase parei de ler quando vi o nome do diretor da escola dele.Até fui procurar o original em inglês depois pensando se a culpa não era do tradutor.

O livro fica muito mais interessante quando temos a narrativa de outros personagens contando suas aflições e o que pensam sobre o Auggie,diria que esse foi o ponto chave para que o livro fosse bom. Nao tem como não gostar de cada um deles depois que é mostrado o que pensam e sentem em relação a conviver com o Auggie.

Sobre as comparações com A Culpa é das Estrelas: ainda que os 2 livros nao tenham muito a ver pra fazer esse tipo de comparação tem algo no Extraordinario que supera em muito o ACEDE: o livro não tenta ser profundo. Nao tenta ser dramático,triste,com questões existenciais e reflexoes forçadas.É uma narrativa simples sobre um garoto diferente que vai pra escola,e só.

Nada extraordinário.Apenas bom,simples e sem nenhum pieguismo.
Fer Kaczynski 31/03/2013minha estante
Concordo plenamente com sua resenha, não tem nada de extraordinário e sim é um livro bonitinho, porém um tanto infantil, não sei pq é tão superestimado aqui no Skoob...

Amanda 01/04/2013minha estante
Bom, era exatamente isso que eu queria saber. Fui com sede ao pote com "A Culpa é das estrelas" e no fim esperei demais dele por conta das notas daqui. Acho que isso acontece pq a maioria dos leitores desse livro são adolescentes ou pessoas bem jovens. Claro q eu não sou uma anciã. Mas me interesso por narrativas mais adultas. Enfim. Vou ler e formar a minha opinião. Mas é bom saber o que me aguarda. Obrigada pela resenha Len.

Priscila.Xavier 02/03/2015

Melhor livro da VIDA!
Li em 2 dias. A história prende, o modo como é escrita e do que ela trata é MARAVILHOSO.

Livro super sensível, bem escrito... chorei dentro do ônibus lendo a parte final (também chorei em outras...).

VALE MUITO A LEITURA.
Daiane S. 12/03/2015minha estante
Esse livro é lindo demais Priscila!! Eu também chorei em várias partes, é de uma sensibilidade incrível. Me apaixonei por Auggie.

Priscila.Xavier 18/03/2015minha estante
Muito! Com certeza o livro mais sensível que já li nos últimos anos.