Inferno

Inferno Dan Brown

Resenhas - Inferno

Guilherme.Henrique 11/01/2017

O melhor!
Depois de O Código Da Vince, certamente Inferno é o melhor livro do magnífico Dan Brown.
Sen menosprezo a outro excelente livro que é Anjos e Demônios.
Marina Santos 11/01/2017minha estante
Concordo! Dan Brown nunca deixa a desejar, muito pelo contrário sempre surpreende. As aventuras do professor Robert Langdon são impecáveis: muita ação, informações acadêmicas e uma história muito bem desenvolvida. O autor é genial chegando a ser do mesmo parâmetro de J.K.Romling (autora de Harry Potter). Já li Anjos e Demônios, Código da Vinci, Símbolo Perdido e claro Inferno. Na minha opinião Inferno é o melhor.

Rebeca Anastácia 13/10/2016

É legal, mas...
É minha primeira experiência com o "Best-Seller" Dan Brown e minha primeira sensação foi; Nossa, como ele é inteligente, como sabe sobre curiosidades. Você consegue entrar na Itália coo em um guia turístico com aquela aventura que certamente você já imaginou. O professor Lagdon é tão inteligente e real que parece que se perguntar ao livro qualquer coisa ele vai dizer.

Mas, aí, chega a metade do livro e você percebe: Beleza, livro de curiosidade históricas e artísticas, mas cadê a emoção? Não que não tenha aventura, adrenalina, tensão... Mas não tem o autor, o espírito dele. Parece um livro feito por um computador.

Não é por ele ter uma fórmula básica para toda história, isso nem é discutível, visto que tantos autores apelam para suas fórmulas e, sim, você ver eles em cada palavra. É porque não aparece Dan Brown ali.
Sabe aquela "lenda" de que há grupos formados por escritores e agentes de pesquisa contratados por uma editora, ou qualquer outra empresa de tendências, para sentar em sala de reuniões e sondar o público e escrever um produto literário de mercantil (e, futuramente, de cinema)? Pronto, a fórmula e escrita de Dan Brown só reforma isso.
E percebe-se cada vez mais uma escrita "roteirista" como se fosse intenção para um filme. Isso é péssimo.
Não que o autor não possa ter uma escrita visual e sonora - é rica uma leitura assim -, por que eu mesma adoro escrever assim. Mas cansa "ler" histórias que não foram feitas pra você, mas para uma plateia comprante e lucrativa.
Almir 12/11/2016minha estante
Perfeito seu comentário.

Leonardo.Denti 29/03/2015

Muito bom , mas os anteriores são melhores.
Dessa vez o Dan falou sobre algo real, a superpopulação mundial, coisa que achei interessante. A história é muito bem contada, como sempre cheio de descrições e obras de artes. Eu gostei do livro porque adoro Dan Brown, mas de todas as histórias do Langdon essa achei a mais fraquinha, também não conhecer o tal do artista Vassari que ele tanto fala no livro e eu estava acostumado com nomes mais renomados, como Leonardo Da Vinci e outros.
Mas com certeza vale a pena ler, é Dan Brown
Priscila.Chylevski 19/04/2015minha estante
Dan Brown é maravilhoso eu realmente gostei desse livro.

Rodrigo.Moritz 07/06/2020

Thriller bom com plot twist na metade do livro e outro no final.
Não é o melhor título do autor, mas a história é interessante e bem narrada.
Aline.Moncores 08/06/2020minha estante
Preciso ler esse

Liih 03/05/2020

Incrível!
Esse foi o meu primeiro livro do Dan Brown e eu não poderia ter escolhido uma época melhor para lê-lo. Achei a história toda incrível, super atual. Em alguns momentos a leitura ficou arrastada pela escrita do Dan Brown ser altamente detalhista, porém a edição ilustrada ajuda bastante na imersão nessa história tão rica de detalhes.
Ansiosa pra ler os outros livros do Brown.
Recomendo muito o livro, e o plot twist no final é pra deixar os leitores boquiabertos.
@PamBooksPorto 03/05/2020minha estante
Dan Brown é muito bom!! Acabei de ler origem, e amei!! Esse inferno TB é a perfeição. Pode ler todos que vc não vai se arrepender!!

Sareka 01/04/2020

Mil vezes melhor
Escrita maravilhosa como sempre, Dan Brown é um escritor fenomenal. E pelo menos neste as personagens mulheres tem mais lugar e importância, mas ainda espero que os próximos livros dele que eu ler tenham mais mulheres fenomenais.
Maygeek7 14/04/2020minha estante
Concordo!!

fer 02/12/2020

"os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral. para ele, o significado dessas palavras nunca estivera tão claro: em situações de perigo, não existe pecado maior do que a omissão."

apesar da gigantesca repercussão dos filmes e livros, nunca cheguei a dar uma chance de me deliciar com imaginação e inteligência de dan brown, e confesso, nem um mínimo de interesse foi despertado. se não fosse a circunstância de entrar num relacionamento com uma pessoa que é fã do autor, provavelmente eu jamais teria dado chance.

a narração de inferno é na terceira pessoa, cheia de pensamentos íntimos e faz parecer em certos momentos ter sido narrado na primeira pessoa.
entretanto, a leitura por ora pareceu arrastada e lenta por ter dezenas de referências artísticas das quais não estou habituada, e mesmo assim, já começa com ação que dá aquele impulso espontâneo de querer devorar o quanto antes e decifrar todo aquele mistério.
tô mesmo impressionada com a desenvoltura do autor na história e todas as referências que ele usou se encaixaram de uma forma genial! muito inteligente! e eu amei horrores!

divina comédia de dante foi inspirado nesse livro, principalmente a poesia inferno que antes já queria muito devorar, mas que depois dessa, fiquei ainda mais inclinada! só não pego logo o box por conta de não achar uma tradução que atenda às minhas expectativas, as avaliações em sites de venda não colaboram! se souberem uma muito boa, escrevam aqui embaixo!
e concluindo, que livro maravilhoso! dan e robert langdon têm meu coração.
recomendo demasiadamente!
e já vou planejar aqui outra invasão à estante da namorada e escolher o próximo do dan
Prystaj 02/12/2020minha estante
aaaaaaaaahh!! fico muito feliz que tenha gostado muito do livro e do dan brown!

Bia St James 06/11/2020

Cuidado: essa resenha possui uma leitora com medo do Inferno
?Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.?

Essa aventura de Robert Langdon é baseada no Inferno descrito por Dante e pela sua retratação visual feita por Botticelli.

O mais curioso de ler essa obra atualmente (em 2020), é que o livro faz várias referências à OMS, pandemias, pestes (como a peste negra que é bastante citada), vírus altamente contagiosos e entre outras coisas. Foi de certo modo irônico ler como a OMS tem tudo sobre controle caso uma pandemia role, o que ja vimos que não foi cumprido.

Tenho que dizer: esse não é o melhor livro de Dan Brown que já li, nem de longe. Sempre tenho um pouco de preguiça para começar seus livros, mas com 50 páginas lidas já estou envolvida na história. No caso dessa obra em específico, já estava na metade e o enredo parecia não sair do lugar e não me prendia de jeito nenhum. As absurdamente detalhadas descrições dos lugares me cansaram e deixaram o livro muito mais longo do que deveria ser.

Reparei um certo padrão em todos os livros de Dan Brown que li: Robert Langdon, com o auxílio principal de uma mulher, fugindo de alguém e tentando decifrar algo. Foi assim em todos que li até agora, isso cansa as vezes e torna tudo um pouco previsível.

Entretanto, ao final da história revelações loucas foram feita que fizeram engolir o final da história em menos de 24 horas, fiquei chocada, surpresa, com pena e com vários outros sentimentos. Além disso tudo, temos todos os aprendizados adquiridos na leitura que, particularmente, enriquecem a minha mente.

Não diria que isso compensou 100% a ?chatice? inicial da história, mas fez minha leitura valer a pena.

Me siga para a próxima resenha :)
Mnemosine 14/11/2020minha estante
Eu acho bizarro como em todo livro do Dan Brown tem uma mulher que sabe muito sobre o tema do livro e mesmo assim ela parece "fútil" e desentendida. Uma que eu não engoli até hoje foi a Sophie que literalmente estudou criptografia, trabalhava com isso e era ótima mas Dan Brown fez ela como uma coitada que n sabia o básico de simbologia.

angel? 22/08/2020

Uau...
Foi "uau", é isto. Esse é o primeiro livro que eu leio de Dan Brown, com certeza vou ler outros quando estiver com cabeça pra isso (obviamente, passei mal com as partes específicas sobre superpopulação kkkkk). Uma experiência nova e muito interessante!
Eli 22/08/2020minha estante
o bom dos livros do Dan Brown é que geralmente os filmes são bem fiéis, e é gostosinho de ver, EXCETO este... puta merda, estragaram a história no filme ?

Fernanda Berger 01/04/2020

Definitivamente Dan Brown é um dos meus autores preferidos, acredito que nenhum dos livros dele me decepcionou.
E como um boa aventura de Robert Langdon fiquei até o fim sem saber em quem realmente confiar haha
Maygeek7 14/04/2020minha estante
Dan Brown é incrível mesmo!!

Caroline Soares 20/06/2017

O Previsível Inferno de Dante.
Dan Brown tem uma fórmula. É inegável. Todos os seus livros parecem iguais. Personagens muito semelhantes, histórias envolvendo "espetaculares" descrições de lugares históricos. A fórmula funciona. No primeiro livro. No segundo, bem, a leitura se torna um tanto maçante. Maçante a ponto de me consumir aproximadamente uns cinco meses. Enfim, a história se repete, como eu já disse.
Pela primeira vez eu finalmente encontrei um filme que supera o livro. A história é toda amarrada e o último plot twist, que é aquele do qual o filme diverge, não gera qualquer caminho de solução. Basicamente, Inferno retrata uma corrida desenfreada, sem qualquer propósito. As descrições dos lugares por onde o professor Langdon passa são por muitas vezes incompreensíveis sem o auxílio de um dicionário, sendo que as referidas descrições são basicamente cinquenta por cento do conteúdo do livro em si.
Não é um livro ruim, mas é chato. Bem chato. Merece suas duas estrelas.
Jose Ap F Ferres 14/02/2019minha estante
Concordo em número gênero e grau. Todos os livros dele principalmente os com o professor Langdon são quase a mesma coisa. Desculpe quem gosta mas ele segue a mesma receita. Os livros dele acabam sendo previsíveis.

May 19/02/2021

Cacetada!!!!!
Como eu estou me preparando para entrar no curso de Artes visuais, quando vi na sinopse -O inferno de Dante- Aí eu disse: "tenho que pegar emprestado agora", lá foi a louca fazer o meu pedido na biblioteca.
Maravigold! Detalhes que eu pude me imaginar na Itália vendo a treta, bomba e tiroteio.
Ramon M. Santos 22/02/2021minha estante
Rsrsrsrsr, a gente se imagina lá mesmo, construção perfeita

Jon 07/07/2021

LIVRAÇO
Trata-se de um livro do meu Top 3 da vida. O pano de fundo é sensacional, o tema é arrebatador, profundo, reflexivo. Ótimos personagens.. Langdon muito bem como sempre. Plot Twist empolgante.. ótimo thriller.. um livro que explodiu minha cabeça várias vezes, acredito que consegui captar bem a essência da obra. Os críticos de Dan Brown que me desculpem, mas, os conteúdos dele são outro patamar, porém, entendo que "poucos" são capazes de possuir esta percepção. Recomendadissimo.. vale a pena, é um ótimo entretenimento, regado de muito conhecimento e reflexões relevantes de temas bastante pertinentes do nosso mundo e nosso futuro.
Amanda.Riselli 12/07/2021minha estante
Livraço mesmoooo!!! ??
Sua resenha está incrível, Jon!

Maurinho 17/07/2013

Um guia de viagem disfarçado de thriller
Dan Brown tem muitos méritos, mas acho que aqui ele não está em sua melhor forma, pois gostei mais do livro anterior (O Símbolo Perdido).
1. O livro não tem um "vilão" propriamente dito. Na verdade, o autor brinca com esses conceitos de mocinho e bandido,...como num jogo de sombras, nada é o que parece ser. E quem você pensa que é o "bandido", pode nem ser tão malvado assim, no sentido estrito do termo. Assim, faltou o "Malak", do livro anterior, o melhor personagem que Dan Brown já criou.
2. O livro tem muitas passagens cansativas, muitas descrições de locações. Aliás, o Dan Brown deve ter algum antepassado italiano, ou é uma reencarnação de algum renascentista, porque o que ele gosta de incluir frases em italiano, e descrições da itália, não está no gibi. Verdade que nada é por acaso, ou viagem dele, tudo existe de fato.
3. Esse é um livro pra ler com o google aberto do lado, porque você toda a hora tem a necessidade de espiar o lugar que ele está descrevendo,...por isso, parece mais um guia de viagem.
4. Senti falta de um clima de tensão,...claro, tem bastantes cenas agitadas, correria frenética e tal,...mas em comparação com as cenas sangrentas presentes em anjos e demônios, por exemplo, esse livro é quase angelical.
5. A história de Dante é bacana,...o que reflete no clima sombrio do livro, que para variar, tem mais um final absurdo.
Conclusão: gostei mais do símbolo perdido.
Silvia 22/04/2014minha estante
Apesar de eu ter gostado deste livro,achei que o vilão no fim das contas não foi afinal vilão, achei que ele foi o corajoso da história. E o livro do Dan que mais gostei foi Anjos e Demônios...E o único que eu não li e sei que nem vou ler é o Fortaleza Digital.

Lua 02/01/2018minha estante
-SPOILER-

Nossa, como é bom encontrar alguém nesse mar de gente elogiando o livro que concorde com vc!
Não sei se é pq eu amei O Símbolo Perdido, mas Inferno me decepcionou totalmente.

Não engoli nem por um minuto essa tentativa de tornar a vilã uma "salvadora", fala sério, ela msm conta que o Bertrand faz vários discursos que defende que a população deveria ser dizimada, ela sempre apoiou ele, sempre esteve com ele, e quando ele consegue fazer algo semelhante a isso ela arrega? Nada a ver!
E aquela confusão do Consórcio pra mim foi totalmente forçada, virou uma bagunça.

Decepcionada!