O vampiro que descobriu o Brasil

O vampiro que descobriu o Brasil Ivan Jaf




Resenhas - O Vampiro que Descobriu o Brasil


81 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


z..... 12/12/2016

Taí uma série que curti em um primeiro contato e fiquei com vontade de conhecer os outros volumes. "Memórias de Sangue" classifica-se como literatura infantojuvenil (e daí?), com texto leve, divertido e instigante de Ivan Jaf, explorando o universo dos vampiros (tema de sucesso na atualidade). O diferencial está em dois aspectos que particularmente me atraem: história e folclore.

A narrativa é muito simples, consistindo na busca do português Antônio Brás, ao longo dos séculos, por um vampiro conhecido como Velho (responsável por sua transformação). O que dá o tempero legal na leitura é a mistura dessa perseguição com episódios da história do Brasil. Brás é vampirizado em um período próximo à partida da frota de Cabral e embarca nessa aventura também na esperança de reencontrar o Velho e reverter sua infeliz condição.
Como amante da história me diverti bastante, pois a obra tem passagens pelo descobrimento do Brasil, Inconfidência Mineira, chegada da família real portuguesa, mortes de João Pessoa e Getúlio Vargas, renúncia de Jânio Quadros, militarismo, fim da ditadura, etc e tal. Eventos descritos sem aprofundamento, como uma contemplação breve dos fatos. O autor deu um jeito de inserir o tal Velho como uma entidade que se apoderava de corpos e, nesse lance, alguns personagens históricos passaram por sua influência (como o frei Henrique de Coimbra, que celebrou a primeira missa no Brasil). Dá para imaginar o tal sugando o pescoço de índios na surdina? O livro insere liberdades desse jeito com outras personagens também, como D. João VI e Jânio Quadros. Há o episódio da morte do Getúlio Vargas e o autor criou um momento interessante para expressar a opinião de que foi assassinado e não cometeu suicídio como se crê.

O aspecto do folclore tem também das suas. Gosto quando malucos fazem experimentações explorando o assunto em olhares inéditos. A história da mula, por exemplo, é um tanto ridícula, mas foi um gancho para justificar a lenda da mula-sem-cabeça na visão de Jaf.

O final foi o ponto negativo em minha opinião. Depois de uma perseguição secular com histórias pitorescas imaginei algo apoteótico, mas transcorreu na simplicidade que, afinal, caracteriza o livro.

Seja como for, gostei e me diverti.
comentários(0)comente



Glecio Ramos 26/09/2016

Especial
Foi simplesmente o primeiro livro que li de verdade (acho que tinha meus 14 anos). Ocupa um lugar especial na minha estante e no meu coração.
Paula Tromps 02/02/2017minha estante
Foi um dos primeiros que li também, impossível esquecê-lo! Devia ter a opção "quero reler".




Kallyssa 29/08/2016

Incrível!
Esse livro passa através dos fatos históricos de uma maneira muito envolvente e surpreendente! Realmente prende o leitor!
comentários(0)comente



Sidney 28/08/2016

O Vampiro que Descobriu o Brasil
Este livro certamente vai fisgar a sua atenção. O autor Ivan Jaf sabe como ninguém mesclar ficção e fatos históricos numa só obra.
A trama se desenrola quando Antônio, o proprietário de uma taberna portuguesa, é mordido no pescoço por um mal humorado "cliente". Por não ter todo o seu sangue bebido, Antônio não morre, mas se transforma em vampiro e, contra a sua vontade, tenta se adaptar à nova vida, recebendo orientações de um vampiro amigo. Impossibilitado de comer bacalhau e beber vinho, ele começa a sua busca incessante, objetivando cravar uma estaca bem no meio do coração do maldito vampiro que o colocou naquela situação e, quem sabe, voltar a ter esses pequenos prazeres como humano. Nessa busca, ele acaba entrando na embarcação de Pedro Álvares Cabral e descobrindo um novo país, o nosso Brasil. Desvenda os dois lados da história, que nem sempre nos é contada na escola e na vida.
Influenciando alguns fatos, tentando ao máximo não interferir em outros, Antônio passa por todos os momentos importantes, sendo até companheiro de algumas personalidades históricas.
O autor dessa obra nos dá datas, oferece-nos explicações e curiosidades históricas inéditas, pelo menos para um leitor incipiente. É, certamente, uma leitura magnífica e fácil. Que nos oferece um final totalmente inesperado.
comentários(0)comente



Anne 13/08/2016

O Vampiro que descobriu o Brasil
Esse livro me surpreendeu tanto que fiquei impressionada. Me indicaram esse livro, eu peguei emprestado e fui lendo sem a menor empolgação, mas de repente o livro começou a ficar interessante e me deu um tapa na cara de tão incrível. Ele conta a história de Antônio que foi mordido por um vampiro e viaja tentando achar a cura pra isso. Ao mesmo tempo vai contando a história do Brasil.
comentários(0)comente



Marcela 07/09/2015

Literatura Brasileira
O Vampiro que descobriu o Brasil é um livro que geralmente não tem aquele "chama" para as pessoas como a maioria dos outros livros, eu tenho esse livro desde quando eu era criança e fui ler ele esse ano. Depois que terminei de ler perguntei pra mim mesma: Porque eu nunca me interessei de ler ele antes?
A história é envolvente, você literalmente se sente no personagem, foi a partir desse livro que comecei a ter um interesse maio na literatura brasileira, e além de você conhecer a vida do personagem você ainda aprende mais sobre a história do Brasil que é um dos pontos fortes no livro, é simplesmente encantador como é esse livro,eu não troco por nada, mesmo ele sendo super velho e todo riscado, vai ficar comigo pra sempre na minha estante para eu me lembrar sempre do vampiro da capa que eu morria de medo quando criança.
comentários(0)comente



Iara.Diniz 18/05/2015

O vampiro que descobriu o Brasil
Um dos primeiros livros que li, lembro que adorei. Excelente livro para quem está iniciando o gosto pela leitura, especialmente para quem gosta de história e tem interesse em conhecer um pouco mais da história do Brasil. Livro super fino, de leitura rápida e simples. Ideal para jovens que estão descobrindo o rico universo da leitura.
comentários(0)comente



AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais! Dê uma passadinha lá! ;D
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/09/o-vampiro-que-descobriu-o-brasil.html
Daira 19/02/2015minha estante
Foi o primeiro livro que eu já li! Amor imensurável




Kátia 10/11/2013

Este livro conta a história de um rapaz, desde que se torna vampiro, em Portugal, e toda a sua jornada para encontrar aquele que o transformou.
É muito interessante, pois conta, através da estória do personagem principal, fatos ao longo da história do Brasil.
Indico muuuito, para adolescentes que gostem (e se não gostam acredito que passarão a gostar) de história.
comentários(0)comente



Flávio 23/09/2013

Este livro foi recomendado a mim, com o proposito de ser engraçado...sqn.
Livro ulta fino que fica sendo possível termina-lo em uma tarde.
Apesar de eu ter imaginado que ele seria relamente muito engraçado, so conseguindo rir uma duas vezes,acabei gostando da estória, pois não é sempre que um vampiro descobre o Brasil.
comentários(0)comente



Guilherme 22/01/2013

Uma ideia sobre o livro.
O livro conta um pouco da história do Brasil e as fragilidades e vantagens de um vampiro em um país tropical recem descoberto.
Folclore está incluso também.
comentários(0)comente



mariioliva 25/09/2012

O Vampiro que descobriu o Brasil
Livro: O Vampiro que descobriu o Brasil
Autor: Ivan Jaf
Editora: Ática
Ano: 1999
Número de Páginas: 125

“O verdadeiro vampiro é o tempo, é ele que suga a vida, mesmo a dos vampiros que parece eterna, mas que pode acabar”.

O Vampiro que descobriu o Brasil conta a história de Antônio Brás, um comerciante, proprietário de uma taberna que funcionava no porto da praça principal de Restelo, a pouco mais de uma légua de Lisboa. Porém numa certa noite é atacado por um homem velho e esquisito que lhe morde o pescoço, cravando os caninos em sua jugular e o deixando caído abandonado. Depois do incidente, Antônio acorda se sentindo muito bem disposto, mas sem entender porque o vinho tinto rascante e as lascas de bacalhau fritas no azeite que tanto adorava não lhe descem mais pela garganta, e porque sob o sol sua pele se queimava.

Ao devorar uma ratazana viva, Brás percebe que suas forças se revigoram e também toma consciência do que acaba de fazer e em meio ao pavor da situação se depara com Domingos, o qual lhe dá a notícia de que, assim como ele, Antônio agora era um vampiro. Domingos lhe explica que agora ele precisa se alimentar de sangue e não pode mais sair ao sol, e que ele fora atacado pelo mais poderoso dos vampiros, um já bem antigo que tem a habilidade de possuir um corpo humano. O Velho, como é conhecido, que lhe atacara estava possuindo um comandante que logo partiria de Lisboa para as expedições na Índia. A única forma de reverter sua situação era conseguir enfiar uma estaca no peito do vampiro que lhe transformara e aspirar suas cinzas. Como não sabia em que corpo estaria o Velho, mas que seria em alguém importante das caravelas, Antônio embarca na expedição de Pedro Álvares Cabral que rumava para a Índia, mas acaba chegando à terra que hoje é conhecida como Brasil.

Antônio circula por várias regiões do Brasil, vivencia diversos momentos históricos, esbarra com o Velho de vez em quando, mas suas tentativas são em vão. No entanto, Antônio não desiste, a saudade de lascas de bacalhau fritas no azeite e de vinho tinto rascante é muito maior. Brás presencia os acontecimentos que marcaram a história das relações políticas e externas do Brasil. Desde a exploração do pau-brasil, o início da colonização e escravidão, exploração de minérios, abolição da escravatura, o golpe militar de 1964 e todo o processo em que passa o país com o progresso e decadência da ditadura militar, com a abertura da política, inclusive o movimento das Diretas Já. Mas nunca se envolveu diretamente com os acontecimentos, apenas era um espectador sempre presente.

Durante 500 anos, Brás tenta sem sucesso se encontrar com o Velho para lhe dar cabo e conseguir voltar a ser humano. E se habitua cada vez mais a vida nova de vampiro, sempre se alimentando de animais.
"Um dos problemas em ser vampiro antes da invenção da luz elétrica é que a maioria das coisas importantes acontecia de dia".
A história em si não tem como foco os vampiros, mas segundo o autor, era preciso um imortal, um vampiro, para contar suas experiências, uma versão particular da história do Brasil.

É uma leitura leve, infanto-juvenil, que detalha a História do Brasil de forma cômica e interessante, sem ser chato. O final é bem inesperado! Uma curiosidade interessante é criação da lenda da mula sem cabeça, que na história do livro é uma mula que serviu de alimento para Antônio, e que teria se tornado vampira. O animal começou a atacar cavalos e foi surpreendido por soldados que, aprisionando-o, cortaram sua cabeça, surgindo assim a famosa mula sem cabeça. Não está no meu hall de favoritos, mas foi um livro que gostei muito na minha adolescência, então recomendo. Boa leitura!


Para mais resenhas literárias, acesse www.amadoslivros.blogspot.com
comentários(0)comente



Kotó 24/08/2012

Um resumo da história do Brasil.
Lê-se este livro em um dia e, sem muitos detalhes, você consegue percorrer por toda a história brasileira de um outro ponto de vista.

Muito simples, recomendado para quem está cursando o ensino fundamental ou médio, por estar em constante contato com a história brasileira, mas recomendado também para aqueles que há muito já se esqueceram dos mais de 500 anos brasileiros.

Surpreende-me negativamente o modo como o personagem principal simplesmente abandona sua mulher e seus filhos, contradizendo sua própria filosofia de pós-vida.
comentários(0)comente



Leonardo Matos 09/08/2012

Que tal estudar história do Brasil com outro ponto de vista?
O livro responde a pergunta feita no título.
O autor tem a oportunidade de compreender diversas situações na história nacional através da visão de um vampiro nem um pouco convencional.
O enredo segue a trajetória de nossa história e conta através de aventuras do personagem principal a história do brasil com uma ironia muito crítica.
comentários(0)comente



Ewerton Ricardo 19/07/2012

Eu ganhei este livro em 2003, quando eu estudava no Colégio estadual Maciel Monteiro, tinha apenas 14 anos. Eu li ele em 4 dias e o guardei junto de sua coleção, que por visto não à li. Depois de uns dois anos eu fazendo uma arrumação em meu quarto achei-o e comecei a ler novamente.

O livro trás uma história de um vampiro que atravessa uma grande aventura durante o Brasil colônia, entre suas aventuras são descobertas algumas histórias e como se tornaram lendas, como por exemplo a mula sem cabeça e etc... Grande história que me fez ler um livrinho pela primeira vez.

comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR