Adeus, Por Enquanto

Adeus, Por Enquanto Laurie Frankel

Resenhas - Adeus, por enquanto

Laís 16/03/2016

“Não é milagre, nem vida após a morte, é apenas ciência da computação.”

O que você faria se pudesse manter contato com uma pessoa falecida?

Sam Elling é programador em um site de relacionamentos, e sua função é encontrar para cada cliente seu o par ideal, mas, ironicamente, sua própria vida amorosa é um desastre. Até que um dia ele consegue desenvolver um algoritmo perfeito para ligar almas gêmeas que funciona incrivelmente bem, e é aí então que conhece Meredith Maxwell.
A empresa em que ele trabalha começa a perder clientes e Sam é demitido por criar um programa bom demais. Sem emprego, ele decide se dedicar ao seu relacionamento com Merde (apelido carinhosamente dado por ele), mas mesmo apaixonada ela ainda sofre com a ausência da avó recentemente falecida. Devido às circunstâncias, Sam desenvolve um programa para que Meredith possa ter uma última conversa com sua avó.
Ele reúne todas as informações digitais que Livvie possuía – e-mails, conversas por vídeo, páginas que visitava, etc. – e cria uma projeção para responder exatamente como ela faria em vida. Só que, novamente, o programa funciona bem demais e Meredith não consegue parar de usá-lo, até que tem a ideia de oferecer esse serviço para outras pessoas com a mesma dor.
Junto à eles nessa inovadora empreitada, está o primo de Merde, Dash, e assim nasce RePose a empresa que permite que as pessoas conversem com seus EQFs (ou Entes Queridos Falecidos).

Mas o que poderia acontecer se tudo mudasse e Sam e Meredith não pudessem mais viver seu grande amor?

“Adeus, Por Enquanto” é, inevitavelmente, um romance diferente, que foge à regra. Não me fez chorar, mas me fez pensar na vida e nas perdas e em como a tecnologia pode querer, de algum jeito, mudar o curso natural das coisas.

Laurie Frankel aborda um tema bastante interessante e digno de reflexão. Até que ponto deixaremos a tecnologia interferir em nossas vidas? Seria isso um novo começo? O fim da história é meio decepcionante, confesso, mas o desenrolar, mesmo sem grandes surpresas, é agradável de se ler (além de ter uma capa linda).

Obrigada por esse livro, Laurie!

Débora 10/02/2016

Adeus por enquanto

Sinopse:

A talentosa autora de Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa.

Sinopse via Skoob

Resenha:

"Adeus por enquanto" é um livro sem grandes surpresas (Na verdade sem surpresa nenhuma), a própria sinopse do livro conta de fato tudo que vai acontecer na história e então o leitor não se pergunta "o quê" e sim "como" . Não vou falar sobre os personagens porque essa é uma das poucas coisas que você ainda tem para descobrir rs.
O livro aborda um tema muito delicado, a morte de pessoas e como seus entes queridos reagem à perda delas. Imagino que para alguém que tenha perdido alguém que amava muito, ler esse livro vá mexer muito com os sentimentos.
A princípio a idéia de um software onde você pode conversar com projeções ou receber email, SMS de pessoas queridas que morreram me pareceu muito estranho e uma forma de intervir no processo natural da morte, mas depois que a leitura começou a fluir fui entendendo como esse programa ajudou as pessoas no processo do luto e como a amizade entre os usuários e os envolvidos com o software os ajudou a enfrentar esse momento tão difícil. Me fez refletir sobre a vida e a morte.
Confesso que abandonei o livro porque estava achando chato e depois me forcei a terminar, e no fim das contas posso dizer que foi melhor do que eu imaginei.

site: http://blogromanceliterario.blogspot.com.br/2016/02/adeus-por-enquanto.html

Malu 13/11/2015

Adeus, por enquanto.
Confesso que estava com um pé atrás quando ganhei esse livro. Estava na minha wishlist, mas eu não estava com vontade de ler, principalmente porque quando lia resenhas na internet, nenhuma delas disse que era bom.
E, realmente, esse livro foi uma grande decepção - que seria muito maior se não tivesse lido as resenhas -. Os personagens não convencem, e você sente raiva deles.
As coisas não se desenvolvem, e tudo acaba parecendo ser fácil de se resolver. O romance dos dois é muito mal escrito e você não sente nada quando as coisas que deveriam ser tristes acontecem. Eu não gostei desse livro, e não recomendo, mas cada um tem seu gosto, certo?
Eu dei duas estrelas porque tem momentos no livro que você se sente confortável lendo, mas esses momentos não compensam o resto. Além disso, essa capa é maravilhosa, convenhamos.

Ana 22/09/2015

Eu tenho essa péssima mania de escolher livros pela capa e pelo título, sem nem sonhar em olhar a sinopse do livro. Então não preciso nem falar que me surpreendi antes da metade do livro. Sam trabalha na sede de um destes sites de relacionamentos, e ele desenvolveu um algoritmo certeiro em apontar almas gêmeas – até mesmo encontrou a sua assim, Meredith (ou Merde). E eu achei que o livro continuaria assim até o final. Mas o sucesso de seu algoritmo coloca a empresa que ele trabalha em risco; afinal, ninguém continuaria pagando um site de relacionamentos após ter encontrado sua alma gêmea.

Enquanto ele aproveita o desemprego para visitar sua namorada, a avó dela morre e, ao ver Meredith afundada no luto, sem perspectiva de se recuperar, decide usar seu grande cérebro nerd para desenvolver um software capaz de criar e-mails a partir do rastro digital de sua avó. (Eu achei isso genial e 100% possível?!) Mas Merde não está satisfeita com uma troca de e-mails com sua avó morta, agora acostumada a não precisar nunca lidar com a perda, ela insiste que Sam desenvolva a possibilidade de gerar conversas em vídeo. Assim nasce RePose (ou Dead Mail), um serviço para que as pessoas possam manter contato com seus eqfs (entres queridos falecidos) e aliviar o processo de luto.

Daí você vem e grita: Você acabou de contar o livro todo?! Não. Apesar de Sam e Meredith serem os personagens principais, o ponto focal do livro não é seu relacionamento (apesar do livro ser considerado um romance) e nem a relação de Meredith com sua avó. A verdadeira questão do livro é o dilema que RePose os impõe sobre a ética, os benefícios e os malefícios que este tipo de serviço e o processo de perda e luto.

Apesar do tema denso (recorrente nos últimos livros que tenho lido), a leitura é igualmente leve. Entretanto, Laurie consegue transmitir efetivamente os varios sentimentos envolvidos nos diversos estágios do luto. Apesar de parecer um enredo razoavelmente “pacato”, a história apresenta algumas surpresas que mudam completamente o rumo da história e mantém o ritmo da leitura acelerado.

Recomendo para: Quem busca uma leitura rápida, mas profunda, que aborda temas complexos com densidade e leveza.

site: http://quasemineira.com.br/2015/03/adeus-por-enquanto/

Pâm Possani 19/09/2015

Estar de luto ou ficar com a tecnologia?
Lá vou eu começar de como eu cheguei a esse livro. Editora Seguinte (no caso, Paralela), Bienal do Livro de São Paulo, 30 de Agosto de 2014. UAU! Só não me pergunte o horário, que foi algum período entre as 10h e as 14h. Eu lembro que achei essa capa muito "Como eu era antes de você" e muito, mas MUUUUITO cheia de spoilers. Só de olhar pra capa eu pensei "SPOILER". Acho que isso é meio difícil de negar. O precinho também ajudou. Poderia estar mais barato, mas estava bom.. Acho que R$14,90, não me recordo muito...
Enfim!
Vamos a história.
Sam Eilling é um programador muito inteligente que trabalha em uma empresa para encontros online. O que vamos combinar: não funciona. As pessoas mentem o tempo todo em questionários, falam de coisas que na verdade nem gostam... Bem. E se houvesse um programa que, através de suas atividades online, descobrisse exatamente a sua alma gêmea? Impossível? Não para Sam. Totalmente a prova de erros. E por que, então, não testar exatamente com ele? Que nunca funcionou e nada dava certo, romanticamente falando?
O problema foi que deu certo. Deu incrivelmente certo, e ele acabou conhecendo Meredith (a autora poderia ter mudado o apelido, porque "Merde", gente?), uma moça que trabalha no mesmo prédio, a pouca distância. E eles são perfeitos juntos. Até que a avó da moça morre, e ela perde todo o brilho no olhar.
Para ajudar a amada, através de conversas e arquivos anteriores de email e arquivos em vídeo, Sam cria um algoritmo (ou seja, um programinha de computador) para que a moça possa conversar com a avó... Ou melhor, uma projeção do que ela era. Diminuindo a dor, ajudando a lidar com a saudade e a perda recente. Isso ajuda muito Meredith, e Sam está sempre disposto a fazer algo. E é aí que eles começam a passar isso para mais usuários, criando aí o revolucionário "RePose", o programa de computador em que você conversa com os mortos, causando problemas, mas também muitas saudades. Mas é isso ou tecnologia? Pode o amor continuar além da vida? Como seria se você pudesse conversar novamente com aquela pessoa especial que morreu? Como seria poder manter uma conversa e ela se lembrar de tudo que vocês conversassem? E o seu período de luto? Você ainda estaria aprendendo a lidar com aquilo ou é apenas uma distração para quando deitar a cabeça no travesseiro. Aprendeu a dizer adeus?

site: http://www.interruptedreamer.com/2015/09/resenha-adeus-por-enquanto-de-laurie.html

André Martis 09/09/2015

Tinha tudo pra ser, mas não foi.
Assim que li a sinopse do livro fiquei ansioso pra ler (ainda mais com essa capa maravilhosa)
O que acontece é que o livro não conseguiu me emocionar em nenhum momento. O primo da Meredith (do qual não me recordo o nome) foi o único que conseguiu me cativar, os demais personagens são extremamente cansativos, principalmente a Meredith. Enfim, esperava mais desse livro, talvez seja só comigo, mas não consegui me encantar com absolutamente nada nesse livro.

Ps: Com exceção da capa
Allison - @oallisonperin 09/09/2015minha estante
Já pode criar um blog

André Martis 10/09/2015minha estante
Foi só pra participar do sorteio :|

Eu Conto Um Conto 28/07/2015

Esse livro poderia ser um amigo real (carne e osso) de tão especial que é. Preparem os lencinhos e o coração ao lerem Adeus, por enquanto. É encantador e emocionante.

"Sempre odiei quando as pessoas dizem 'Ela é a melhor coisa que já aconteceu comigo'. Uma pessoa não é um evento - pessoas não 'acontecem'. Você não é a melhor coisa a acontecer comigo. Você é a melhor coisa a acontecer no universo. Você é a melhor coisa que existe ou já existiu. Eu nem sabia que existia felicidade como essa." (Página 147).

Adeus, por enquanto é um romance que foge à regra e merece mil pontos positivos só por esse detalhe. Leiam com a mente aberta e tentem captar tudo que o livro tenta nos passar como mensagem.

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/

Claudio Rosa 15/04/2015

Leitura que surpreende
Bem o que dizer desse livro?
Em primeiro lugar que ele é o tipo de livro que a gente tem vontade de abandonar no início, mas depois não quer largar mais até terminar. Um romance bem fora dos padrões comuns que sem dúvida alguma daria um bom longa metragem. Não vou contar o enredo porque tem gente que não gosta de ler depois que sabe do final ou do que se processa na trama, o que posso dizer é que trata-se de uma história de amor diferente que envolve o uso das redes sociais e programas de computador. Gira muito em torno do moderno, mas sem abrir mão da clássica história de amor. Indico sua leitura.

Bella Nine 17/01/2015

Mórbido demais
Sam é um programador de software extremamente criativo e talentoso. Ele trabalha em uma empresa que desenvolve um site de relacionamentos. Sim, como aqueles que você vê a propaganda na televisão, algo do tipo E-Harmony. Vendo que o número de usuários tem caído, é pedido aos programadores que desenvolvam novas ferramentas para melhorar o site e seus relacionamentos no ciberespaço. Acontece que Sam é fenomenal naquilo que faz e desenvolve um programa que é capaz de as pessoas encontrarem as suas almas gêmeas. Sim, o software vai além de reles respostas bobas em páginas sociais como Facebook, encontrando outras pessoas que de fato são parecidas com você. Claro que para isso, ao menos o que diz no livro, o programa precisa xeretar e-mails das pessoas, uma certa invasão de privacidade. Mas, tudo bem, a coisa toda é um sucesso, inclusive para seu criador que conhece o amor de sua vida, a publicitária Meredith, que trabalha para o mesmo site.

O software de Sam é tão brilhante que os usuários que passaram a utilizá-lo, assim que passam a viver o relacionamento no mundo real, simplesmente descadastram-se do site, dando muitos prejuízos para o seu criador. Desta forma, Sam é mandado pro olho da rua, junto de sua maravilhosa criação.

Quase que ao mesmo tempo, a avó de Meredith, Livie, falece de maneira inesperada. Tanto a neta, seu primo Dash e seus muitos familiares ficam arrasados com a perda. Todavia, dá a entender que Merde – como o namorado a chama carinhosamente, apesar de significar merda em francês – parece sentir ainda mais a ausência de sua avó e, com o coração dilacerado pela dor da amada, Sam consegue inventar algo ainda mais brilhante do que o software de namoro. Ele junta todas as informações de Livie, no ciberespaço, assim como as inúmeras chamadas de vídeos e e-mails enviados para a neta, e recriou teleconferências para que Meredith conseguisse realizar a transação entre o luto e a continuidade de sua vida habitual.

Acontece, que na minha cabeça a coisa toda fosse parar por aí e o romance em si fosse ocorrer e desenvolver-se de uma vez por todas. Não, isso nunca aconteceu. Meredith conta a Dash sobre o invento de seu namorado e os três fundam a empresa RePose, para aqueles que não conseguem dar adeus àqueles que amam.

De verdade, o enredo todo é uma depressão sem igual. A ideia das pessoas viverem eternamente em luto, vivendo uma realidade totalmente irreal, nesse chat do além, sério, a coisa toda é muito mórbida. As pessoas só falam de morte e se prendem ao software como se fosse mais importante do que seguir em frente. Eu sei, cada um tem o seu próprio tempo para vo0ltar ao normal. Mas o que era para ser uma coisa temporária, simplesmente passou a ser algo primordial.

Tenho apenas que dar o braço a torcer para as reações dos muitos personagens que se vêm perdidos sem a pessoa querida entre os vivos. Cada um reage de uma maneira; um compõe músicas para a mãe, outra grita com o vídeo chat do marido e diz o quanto ele foi um parceiro filho da puta. E as pessoas são realmente desse jeito; alguns choram por meses, até anos, outros simplesmente precisam dizer o quanto a vida delas foi uma droga ao lado dessa pessoa. Seja como for, todos nós temos reações únicas.

Eu não posso classificar ao certo esse livro porque, para ser sincera, ele não funcionou comigo como eu imaginei que funcionaria. Eu fiquei bastante “perturbada” com toda esse enredo mórbido e depressivo. Eu não gosto dessa ideia de estender o luto e das pessoas não conseguirem se desprender dos mortos. Eu acho sim que o luto é peça fundamental para que as pessoas transitem entre a morte e a vida. O que eu não aceito são as pessoas acharem que viver em uma mentira, em uma extensão da vida de um morto é muito mais interessante do que o novo presente.

Eduardo 20/12/2014

Minha opinião: Adeus, Por enquanto de Laurie Frankel é um livro com uma proposta maravilhosa, personagens muito bem construídos e uma História interessante. Porém eu acho que a narrativa é muito lenta em certos momentos, e, em algumas partes, a história perde o foco, ressaltando situações desnecessárias.
Li esse livro em duas sentadas, mas o que mais me fez querer continuar lendo-o foi a intrigante genialidade do protagonista e sua criação. Logo no inicio do livro, Sam inventa um software capaz de achar sua alma gêmea em segundos. Porém, eu acho que a autora não soube fazer essa mudança de tópicos- do amor para morte-, pois a mudança é muito brusca e muito mal executada.
Um livro que tinha uma temática suave e tranquila no inicio, se torna em algo pesado e melancólico, quando a avó da mais nova "alma gêmea" de Sam, Falece.
Eu acho que a proposta aqui era magnífica, imagina, falar com os mortos! Porém o livro teve um desenvolvimento muito drástico e mal trabalhado.
Em meios de "conversaão" com os mortos e uma história que foca o desenrolar da morte de um ente querido na vida de uma pessoa, Adeus, Por Enquanto, para mim, cumpre seu papel em certos modos.

Narrativa : 3 Estrelas Personagens: 4 Estrelas
História: 3 Estrelas Nota Final: 3 Estrelas

Sigam e visitem o site para mais críticas e notícias sobre literatura

site: http://historiasinacabaveis.blogspot.com.br/2014/12/critica-adeus-por-enquanto.html#more

Mari Florentino 26/11/2013

Diferente...
É um livro diferente, foge do comum e está ligado a atualidade das mídias sociais, redes e conexão a internet. A reviravolta no final é bem bacana! Para quem gosta de um romance com uma pitadinha de drama, eu recomendo.

Carla Brandão 05/11/2013

Em seu segundo livro, Laurie nos apresenta Sam, que trabalha em uma empresa que promove encontros de casais. Muito inteligente, desenvolve um algoritmo capaz de encontrar o melhor par para os usuários. Ele testa e dá certo. Os usuários testam e dá certo. Perfeito? Não! O sucesso do algoritmo acaba causando sua demissão, pois as pessoas agora encontram rapidamente a companhia ideal e, consequentemente, a quantidade de mensalidades pagas por elas diminui. Bem, pelo menos ele agora tem Meredith, o par destinado a ele pelo tal algoritmo.

Quando a namorada perde a avó, Sam tem uma idéia: cria um programa que permite que Meredith se comunique com sua avó falecida por e-mail. Aos poucos o programa vai sendo aprimorado e o que era para ser apenas uma forma de minimizar o sofrimento de Meredith, acaba tornando-se seu novo trabalho. Através de vídeos, e-mails, postagens em redes sociais e mensagens de texto, Sam faz "reviver" os mortos. Será que isso ajuda ou atrapalha o processo de luto das pessoas que procuram o serviço? Sam questiona-se sobre isso muitas vezes.
A narrativa é em terceira pessoa, mas consegue ser bem próxima do leitor. A autora prolonga-se em alguns pontos, mas não cheguei a achar cansativo. A morte de alguém querido é um tema pesado e que foi tratado de forma delicada por Laurie, mas ainda assim é preciso parar um pouco às vezes para tomar um ar. As histórias e o sofrimento são muito reais, principalmente pra quem já perdeu alguém.

Pra mim, o ponto forte da história criada por Laurie é que ela fala sobre imortalidade sem recorrer ao sobrenatural. O livro emociona, faz pensar e tem passagens muito bonitas. É drama, sim, mas também romance. Recomendo a leitura, mas prepare seu coraçãozinho.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2013/09/resenha-adeus-por-enquanto-laurie.html

Vanessa Vieira 03/11/2013

Adeus, por Enquanto_Laurie Frankel
O livro Adeus, por Enquanto, da autora americana Laurie Frankel, nos conta a história do programador Sam Elling. Sam trabalha em uma empresa de relacionamentos online e tem a função de auxiliar os clientes a encontrarem o seu par ideal, apesar dele próprio ainda não ter achado a sua companheira. Em um determinado dia, ele cria um programa que aproxima as pessoas da sua verdadeira alma gêmea. O seu êxito é tão grande que ele acaba por conhecer Meredith Maxwell, e assim provar que o seu algoritmo realmente cumpre o prometido. A sua nova criação acaba fazendo tanto sucesso que, por ironia do destino, Sam acaba sendo demitido, já que a empresa não possui mais clientes devido ao potencial do programa.

Desempregado, Sam decide mergulhar de cabeça no seu relacionamento com Meredith. Apesar dela também amá-lo incondicionalmente, ele não consegue ajudá-la a superar a dor da morte de Livvie, sua avó querida. Tentando ajudar a amada a lidar com a perda, ele confecciona um novo programa que permite que Meredith tenha uma última conversa com a sua avó. Uma projeção de Livvie é criada e programada para agir e responder de acordo como ela se comportava em vida, utilizando dados virtuais dela, como e-mails, chats e outras redes sociais nas quais ela se comunicava outrora.

O programa tem efeito catártico sobre Meredith, se tornando um vício diário e uma forma de atenuar a saudade da avó. Tanto ela quanto Sam ficam maravilhados com tamanha tecnologia e resolvem disponibilizá-la para o mundo. Com a ajuda de Dash, primo de Meredith, eles batizam o invento de Repose e criam uma empresa para propagá-lo. O sucesso surge de forma quase que instantânea, ao mesmo tempo em que eles auxiliam diversas pessoas, com as mais variadas histórias de perda e dor, a lidarem com o luto.

O relacionamento de Sam e Meredith vai de vento em popa. Eles não só trabalham, como também moram juntos, intensificando ainda mais os seus sentimentos. Porém, a vida prega uma peça nos dois, separando aquilo que julgavam ser imortal...Como eles irão lidar com isso?

Adeus, por Enquanto nos traz um romance contemporâneo e extremamente criativo, com doses de ficção científica, além de resultar em um livro incrivelmente contundente. Vários sentimentos estão arraigados em seu interior, como amor, paixão e perda, intercalados de uma forma natural e, em alguns momentos, levemente melancólica. Narrada em terceira pessoa - de um jeito todo especial e que nos torna bem íntimos das personagens -, acompanhamos uma trama singela, inteligente e arrebatadora, com toda a sua nuance tecnológica.

Sam é um programador dedicado e dono de uma mente brilhante e dotada de criatividade. Além disso, é um homem doce e apaixonado, que vê em Meredith a realização de todos os seus sonhos. O seu amor por ela é imensurável e ele faz de tudo pela sua felicidade. Se fosse possível, tirava até as estrelas do céu para lhe ofertar. Porém, ele não consegue suprir a dor e saudade deixadas por Livvie, o que faz a moça sofrer demais. Como gênio da informática, ele decide colocar todo o seu talento em ação e acaba sendo bem-sucedido. Não só ajuda a sua amada, como também milhares de pessoas a lidar com esse momento crucial de suas vidas, além de alavancar os negócios. Mas o destino muitas vezes pode ser cruel e nos obrigar a passar por situação extremas, e nem Sam, com todo o seu nível de intelectualidade, está isento disso...

"Sempre odiei quando as pessoas dizem 'Ela é a melhor coisa que já aconteceu comigo.' Uma pessoa não é um evento - pessoas não 'acontecem.' Você não é a melhor coisa a acontecer comigo. Você é a melhor coisa a acontecer no universo. Você é a melhor coisa que existe ou que já existiu. Eu nem sabia que existia felicidade como essa."

Assim como Sam, Meredith é uma moça meiga e romântica, e não há dúvidas de que os dois realmente são almas gêmeas. Meredith é muito apegada com a avó e tem uma ligação ainda mais forte com ela do que com a própria mãe, e sofre demais com o seu falecimento. Quando Sam lhe apresenta o fruto do seu trabalho e acima de tudo, do seu amor, sua primeira reação não é muito simpática, mas depois de algumas horas, fica extasiada com a oportunidade de rever e conversar com Livvie. A projeção remedia a ausência e a saudade da avó, tornando a sua perda bem mais suportável. Logo, a descoberta acaba atingindo os patamares de todo o mundo - alguns alegando se tratar de uma heresia, pois propicia o homem a brincar de Deus; outros extremamente maravilhados e encantados por desfrutar de momentos com seus entes queridos que já se foram. Porém, o que acontece com Meredith, nem ela nem Sam jamais poderiam supor...

"Nunca esperei amar assim. Esperava amar - geralmente, todos crescemos esperando isso - mas não assim. Tinha minha fantasia sobre como o amor e a vida adulta seriam. E tive paixonites, e obsessões, e amores juvenis, e o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto namorados, e encontros, e casos, e amantes, mas nada disso me preparou para a vida com você. Amar você era viver com você. Eram a mesma coisa. São a mesma coisa."

Em suma, Adeus, por Enquanto, foi um livro que me emocionou, ao ponto de verter lágrimas, e também que me levou a uma série de reflexões e indagações a respeito da vida, e daquilo que intitulamos como natural. Tudo faz parte de um ciclo - nascimento, vida e morte - mas nunca estamos preparados para lidar com a perda, e apesar de ser algo que faz parte do processo evolutivo, sempre nos pega desprevenidos e nos quebranta no âmago da alma. A capa do livro é muito bonita e sutil, além de sintetizar bem o contexto da história, e foi confeccionada em um material bem diferente, com uma certa textura, se assemelhando bastante ao papel reciclado. A diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/11/resenha-adeus-por-enquanto-laurie.html

Veneella 12/09/2013

Como pode um livro tão simples ser tão avassaladoramente apaixonante? De maneira leve, realista e extremamente tocante, Laurie nos faz pensar sobre o amor e a morte, a dor e a superação, as alegrias e as consequências de amar alguém.

Tenho de dizer que às vezes eu me apaixono pelo livro antes de ler, mesmo sabendo as consequências terríveis que isso pode gerar - afinal, quem nunca teve expectativas altas demais e se decepcionou por causa disso? Mas com Adeus, por Enquanto não teve jeito. Tudo no livro gritava me ame até eu me render, comprá-lo e, de fato, me apaixonar por cada página dele.

Sam cria um programa para que sua namorada, Meredith, não sinta tanta saudade da avó. Para isso, o programa usa como base todos os emails e conversas em vídeo que as duas tiveram e recria a avó de Merde -apelidinho carinhoso inventado por Sam- a partir desses dados. A ideia funciona tão bem que os dois, mais o primo de Merde, Dash, resolvem abrir uma empresa para atender as pessoas que não conseguem superar suas perdas e, assim, dar à elas mais algum tempo com seus entes queridos.

"Não acredito que você nunca a conheceu. Não acredito que você nunca vai conhecê-la."
"Vou conhecê-la mesmo assim."
"Como?"
"Vivendo na casa dela", disse Sam. "Amando a neta dela."
pág. 42

Os personagens de Laurie conseguem fugir dos padroes sem soar forçado, sendo tão reais, carismáticos e excêntricos, que tudo o que você quer é entrar no livro e ser amigo deles. Sam é uma fofura, bem humorado sem perder aquela característica nerdizinha que eu nós tanto amamos, e Meredith foi uma das personagens femininas mais realistas que tive a oportunidade de encontrar, divertida, sem frescuras e, ainda assim, com aquele toque de compreensão e cuidado que toda mulher tem. Mas definitivamente, o personagem mais excêntrico do livro é Dash - e também o mais divertido. A forma descontraída e única do personagem consegue manter o clima leve do livro, mesmo lidando com tanto luto.

O livro é lindo, mas também trouxe alguns pontos muito inteligentes que me chamaram atenção durante a leitura. A quantidade de interações virtuais entre o usuário do programa de Sam e o falecido era muito importante, já que o programa inteiro vai se basear nelas -quantos mais interações, mais real parece. Porém, em determinado momento do livro, somos questionados quanto a toda essa interação virtual, se estamos mesmo nos socializando e integrando, ou apenas nos afastando mais.

"(...) Todo mundo passa mais tempo no Facebook do que com pessoas, mais tempo clicando em perfis do que saindo, mais tempo jogando tênis no videogame do que tênis de verdade, e tocando guitarra no videogame do que guitarra de verdade. As redes sociais não são tão sociais assim. Na verdade, é isolamento. Na verdade, é ficar sozinho. (...)"
pág. 281

Toda essa reflexão, mais a escrita leve e fácil de Frankel, me deixaram grudada no livro até o fim. Até me debulhar em lágrimas por todo o realismo e beleza com que a autora construiu essa história maravilhosa. Até eu estar tão cheia de compaixão que tive de, realmente, sair e abraçar alguém.

Adeus, por Enquanto é um livro que vai tratar de superação de uma maneira que você nunca viu igual. Porque amar alguém tem seus riscos, mas também é capaz de proporcionar os melhores momentos da vida. E, enquanto não tivermos o programa de Sam, esses momentos são tudo que temos, depois não tem volta.

site: http://www.bookpetit.com