A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

m.h 09/10/2023

O livro é incrível e traz muitas reflexões sobre comportamento humano e a dinâmica das relações, os personagens são muito profundos e reais. é preciso ler com um pouco de calma para captar as ideias do milan kundera pois a história se baseia em muita filosofia (nietzsche, parmenides, etc). o livro é muito bem escrito.

juliarib_f 08/10/2023

Mas o amor era isso?
"A sensualidade é a mobilização máxima dos sentidos: observa-se o outro intensamente e escutam-se todos os seus ruídos, mesmo os mais imperceptíveis." e "Com as metáforas não se brinca. O amor pode nascer de uma única metáfora".

Vitor 02/10/2023

Um livro inteligente, bonito, poético e perfeito.
Que leitura surpreendente! Uma forma fantástica de criar narrativa, uma narrativa humana em sua plenitude, na qual encontramos personagens com características tão reais que esquecemos tratar-se de uma ficção. Isso se dá até o narrador deixar claro para o leitor o nível de veracidade da história dos personagens. No entanto, os personagens são tão humanos em seus defeitos, anseios, loucuras e contradições que a obra atinge o mais alto nível que a literatura poderia alcançar.

Quero ler mais uma vez futuramente, com mais maturidade.

caentrelivro 02/10/2023

Eu não sei nem oq dizer, juro? esse livro é excepcional tipo leitura obrigatória da VIDA!!!! Personagens humanos, complexos, com traumas, com sonhos diversos! Eu AMEI

JAS 30/09/2023

O que é peso ou leveza? O positivo ou o negativo? O que nos é imposto ou nossas escolhas? Como sabermos se nossas escolhas foram positivas, ou as melhores, se não temos como repetir nossas vidas experimentado o contrario. Quatro personagens, Sabrina, Frank, Thomas e Teresa tem suas vidas e escolhas, contradiçoes, fluindo nesse romance sensível e belo, que tem como pano de fundo, uma não escolha, a invasão da Tchecoslováquia pelos russos e a imposição do comunismo..., onde a possibilidade de escolha fica nas mãos de poucos...

iris136 28/09/2023

Nao sei o que aconteceu mas no 2/3 do livro eu demorei muito pra seguir o fluxo por que acho que nao me interessei muito pela sabina e o franz?
A historia da tereza com certeza e o jeito que a escritora escrevia a visao do tomas sobre ela e dela sobre ela mesma que me fizeram continuar lendo ate o fim.
A historia deles é tao forte e eu marquei tanta coisa no livro queria que elas fossem automaticamente gravadas na minha mente pra eu poder ir falando exatamente o que foi escrito.
Do meio pro final li muito rapido, a cada pagina era um novo arrepio!
TUDO!!
tudo tao polido e bonito, mesmo o relacionamento deles completamente toxico me fez acreditar em coisas boas. Sou horrivel com resenhas e so faço com livros que embaralharam minha mente.
Esse foi um deles.
?O tempo humano nao gira em circulos, mas avança em linha reta. É por isso que o homem nao pode ser feliz, pois a felicidade é o desejo da repetiçao?
depois dessa fiquei olhando pro teto da sala de aula com a boca aberta!!

Luuaraa 25/09/2023

Leve e pesado na proporção certa.
Leitura gostosa que te causa reflexões profundas, me pegou nas primeiras linhas.
É tão incrível a forma que o autor coloca as histórias dos personagens, a linha do tempo da vida de cada um deles, a forma como acontecimentos antigos levam eles a serem como são é lindo. É como a vida é!

Tiago641 21/09/2023

Escolhas, a vida é a contradição
Um bom livro, acredito que seja necessário uma segunda leitura para uma melhor avaliação. É todo permeado por opostos, o leve e o pesado, estão nos mínimos detalhes em nossas vidas.
Gostei particularmente do último capítulo, Karenin se torna uma personagem forte e cativante. Vale a pena a leitura.

Jansen 21/09/2023

Uma beleza de livro. E eu não havia lido ainda, apesar de ter comprado logo que foi lançado no Brasil. Comprei pelo título que me intrigou, mas, infelizmente, ficou empilhado na estante até que finalmente resolvi ler em e-book.
Kundera, apesar de ligado ao Partido Comunista, tinha um espírito libertário e rompeu com o partido. Posteriormente foi para a França onde permaneceu até sua morte, com 94 anos em 11/07/2023.
Este seu romance fez grande sucesso e transformou-se em filme, não muito feliz, apesar de um grande elenco. Retrata um romance envolvendo 4 pessoas. Um médico, o Tomaz e sua mulher Tereza de grande personalidade e grandeza, uma pintora que amava a liberdade e era dona de seu nariz e seu par, Franz. O quadro para esta pintura de romance, era a opressão dos russos sobre os tchecos. O regime comunista, que se arvora em libertário e igualitário é, na verdade algo que sempre termina numa ditadura. Talvez daqui a mil anos consiga encontrar uma maneira de encontrar seus objetivos apregoados. Esperemos.
Mas achei o livro extraordinário pois trata de pessoas, seus problemas, suas aventuras, esperanças e encontros. Maravilhoso. Um canto à vida.

oslivrosdagiu 21/09/2023

O peso e a leveza das escolhas e dos acasos
Para além de todas as boas reflexões deixo aqui registrado q esse livro me levou a pensar sobre a minha escolha profissional e sobre o peso e a leveza de poder trabalhar com que escolhi. E sobre a presença do cão Karenin nesse livro, simplesmente monumental. Merece mais de uma leitura, a depender da fase em que você se encontre da vida.

Joy Alvim 20/09/2023

Bem reflexivo
Leitura mais condensada e realista, com bastantes pontos para reflexões sobre como as coisas se desenrolam na vida. Basta apenas uma decisão, um sentimento, uma escolha ou a falta delas para os rumos tomarem novas cores, dores, amores, ilusões...
Afinal, viver é complexo e, definitivamente, é insustentável a leveza do ser.

Silvia87 17/09/2023

Vai batendo aos poucos
Só vim entender realmente o que foi esse livro muito tempo depois. Quando li, achei chato, arrastado, um porre. Cheguei a apelidar de "A insuportável lerdeza de ler", admito. ? Mas só depois, lendo mais a respeito, vendo análises e pensando por conta própria mesmo (porque o raio do livro não saía da minha cabeça), percebi o peso desse livro ? trocadilho intencional.

O livro nos faz refletir a respeito do que é leveza e peso, de como o que parece leve acaba se tornando pesado e de como o que parece pesado acaba se tornando leve. As reflexões são interessantes (embora muito confusas pela maneira como o autor as faz).

O problema fica só nos personagens mesmo. Que vontade de arrastar a fuça de todos eles no asfalto quente! Thomas é um lixo humano de marca maior; Thereza é uma ameba; Franz e nada é a mesma coisa; Sabina também não presta. Só quem vale a pena nesse livro é o cachorrinho da Thereza.

IMPORTANTE: apesar das irritações que passei lendo essa história, sei que vou relê-la um dia. Depois de muito refletir sobre ela, sinto que a leitura vai ser totalmente diferente numa segunda vez.

Patrihpereira 15/09/2023

Fardo ou Insignificância: qual vc escolhe?
Este não é um livro de respostas. Este é um livro de perguntas. Deixo aqui o meus dois trechos favoritos do livro: ?Portanto, o fardo mais pesado é também, ao mesmo tempo, a imagem do momento mais intenso de realização de uma vida. Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira é. Em contrapartida, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, fá-lo voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres quanto insignificantes. Que escolher, então? O peso ou a leveza??(Primeira parte, Capítulo: 2) ? Você escolhe fardo ou insignificância? Mas será que a gente escolhe mesmo? Como escolher se a gente não sabe? E como saber se ?não há forma nenhuma de se verificar qual das decisões é melhor porque não há comparação possível. Tudo se vive imediatamente pela primeira vez sem preparação.? (Primeira parte, Capítulo: 3)? E nesse enredo de perguntas que Kundera guia o leitor, e quando você pensa que está tirando suas conclusões, ele te lança pra outra direção com mais perguntas.

Patrihpereira 15/09/2023

Fardo ou insignificância: qual vc escolhe?

Mike 14/09/2023

O homem está condenado a ser livre
Neste livro, percebe-se a produção do autor em evidenciar a liberdade e que não podemos fugir dela. Toda liberdade requer escolhas e todas as escolhas trazem consequências.
Essa é a história de 4 personagens que de maneira simples, demonstram como lidam com as consequências de suas próprias decisões.