No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Samira.Fayad 16/01/2024

Os capítulos iniciais são bem angustiantes e cheios de gatilhos quando mostra o que o TOC pode fazer com uma pessoa. A narrativa é boa, melhorando muito a partir da metade do livro. Mas para um livro de suspense, deixou muito a desejar. Fiquei esperando um por um plot twist que acabou não acontecendo.

Victoria 06/01/2024

Achei o desenvolvimento um pouco morno, em alguns momentos a alternância entre passado e futuro (a qual costumo gostar muito) foi chata e arrastada, com os fatos sendo revelados lá pro final. é uma história pesada e admito que a minha curiosidade me fez terminar a leitura mas não achei que foi bem desenvolvida. a protagonista é legalzinha mas não cativou tanto, esperava um plot maior. contém gatilhos de relacionamento abusivo e violência sexual.
Brena.Siqueira 18/03/2024minha estante
Concordo. Não tinha necessidade de ser tão arrastado.

Rai 28/12/2023

Livro com gatilhos de relacionamento abusivo
Apesar de pesado, eu achei o livro muito interessante, gostei dessa intercalação entre a Catherine despreocupada e festeira do passado com a cheia de medos e preocupações do presente, enquanto vamos descobrindo o que a fez mudar tanto. Também gosto de como ela vai superando de pouco a pouco e ficando mais forte.

Mas é muito triste saber que histórias como a dela acontecem na vida real e que muitas mulheres também não recebem apoio por causa das aparências e manipulações de um cara que podem enganar muito, até a própria vítima.

Acho que apesar de tudo o livro é um aprendizado de que, principalmente nós mulheres, devemos ficar alertas com as red flags e tentar não nos menosprezarmos por causa de outra pessoa. Além de que as pessoas ao redor também precisam ficar de olhos, porque coisas ruins não acontecem só na ficção como também na porta ao lado. E em briga de marido e mulher é preciso meter a colher, a faca, a polícia e o que der no meio, sim!

Carlos.Magnun 10/12/2023

Perturbador
Uma narrativa forte, perturbadora. O tipo de coisa que infelizmente é muito comum. Ia me deixando nervoso com o passar da leitura. As agressões que a personagem sofria. Livro que é muito interessante de ler.

rhay.fsca 27/11/2023

Excelente leitura!!
O livro conta a história de Cathy que depois de um relacionamento abusivo, decide recomeçar sua vida mas continua sendo assombrada pelos fantasmas do passado.

Primeiras considerações: o início me deixou muito confusa, achei mal explicado porque uma hora tava no presente, outra hora tava no passado e o livro não explica. Quase desisti de ler mas resolvi dar uma chance pois logo no início, alguns capítulos começam a ficar interessante

Eu gostei muito do livro, apesar do início ser bem confuso. Amo livros que mesclam os capítulos entre passado e presente, os capítulos não são tão grandes o que me fez ficar mais apaixonada ainda.Além disso, cada capítulo te instiga mais para ler porque sempre acaba meio que em aberto e te impulsiona a não largar o livro para descobrir o que acontece tanto no presente, como no passado.

Sobre os personagens: fiquei incrédula com a postura das amigas dela, gostei muuuito do Stuart (e achei q ele foi até paciente DEMAIS com ela), sobre o Lee desde o início da p desconfiar dele visto que ele só come ela com violência e vai embora como se nada tivesse acontecido e me impactou muito o final da Sylvia.

O final me decepcionou um pouco pq achei muito breve e acho que poderia ter introduzido mais na vida dela depois dos fatos? Será que o livro seria digno de continuação? Porque pela carta no final, também achei q ficou com pontas soltas a serem exploradas.

Deia 02/10/2023

No escuro
O livro foi bem estranho no começo até eu entender que se tratava de passado e presente aí depois foi desenvolvendo gostei bastante. História forte,cheia de emoção envolvida,me emocionei e me compadeci com tudo que essas mulheres viveram principalmente a CAT (Que parte difícil da sua vida ela enfrentou em aff,situações desesperadoras que eu me pergunto de onde ela tirou coragem pra continuar)e fico feliz pelo desenrolar do livro achei ele bem fechadinho perfeito por mais livros assim com COMEÇO/MEIO/FIM e sem buracos/lacunas ????????
??????????
O livro abrange relacionamento,abusos físicos e psicológico mais tambem auto conhecimento,empatia e superação.Com um fechamento incrível em toda sua história.
Vale muito a pena ler. fica a dica?

Nath 26/09/2023

Poderia ser melhor
A história é boa. O suspense também. O desenvolvimento nem tanto.
A primeira metade do livro é lenta e repetitiva demais. Depois que pega ritmo, tudo melhora. Mas até lá muita gente pode ter desistido.

Em alguns momentos fica difícil entender as atitudes dos personagens. Como assim NENHUMA amiga da Cathy acreditou nela? Elas eram amigas há anos e ainda assim todas sem exceção ficaram do lado do Lee porque: ele é bonito e te ama muito Não me pareceu convincente. Faltou uma explicação válida (como aconteceu com a Sylvia).

O desenrolar do relacionamento abusivo também foi instável. Não houve um crescimento gradual para o medo e a tensão de Cathy perto de Lee. Passou de ?sexy e envolvente? para ?tenho medo dele? muito rápido.

O crescimento da Cathy de 2008, apesar de igualmente lento, foi mais coerente. Acompanhamos ela melhorando, se abrindo para as pessoas e ganhando confiança gradualmente até finalmente ter coragem de enfrentar Lee.

Por fim, o suspense. É aterrorizante viver na cabeça da Cathy e não saber se ela está apenas imaginando coisas ou se Lee realmente está vigiando-a. Mais agonizante ainda é todos olharem como se ela estivesse enlouquecendo. Me senti desesperada igual a ela.

Apesar dos problemas, gostei muito da leitura. Poderia ter umas 100 páginas a menos? Sim. Mas ainda vale a pena ler. Ainda vale a pena acompanhar a cabeça de alguém que foi tão machucada e manipulada que não sabe mais como distinguir o que pode ser real ou não.

Arie.Moreira 07/09/2023

Que livro perfeito
No começa eu não entendia nada, os anos vai variando muito, uma hora você tá no passado, dps no presente, aí volta pro passado dnv.

Mas é um livro realmente incrível, teve momentos em que eu li e ficava angustiada, me colocava muito no lugar da personagem.

É realmente muito triste saber que histórias desse tipo acontecem na vida real.

Mas é um livro de dor, trauma e superação, personagens incríveis, história muito envolvente.

Foi uma experiência incrível ler esse livro, foi tipo uma versão mais "pesada" de É assim de acaba.

O final me deixou passada chocada, fiquei no chão por um bom tempo. Esse é o tipo de livro que mudou a química do meu cérebro. Fiquei muito pensativa e fico até hoje.

Leitura incrível!!!!!

steven. 31/08/2023

Tô sem ideia pra falar aqui
Antes de vocês começarem ler esse livro, certifique-se o gatilho tá? o começo pode ser um pouco de boring, mas depois descobrir o segredo do marido de Cathy, fica melhorando mais e meu queixo ficou pra baixo!

Ele aborda os assuntos muito importante para nós refletir, como relacionamento tóxico e obsessão. (citarei isso quando surgir o tema da redação sobre violência das mulheres)
Já vi as resenhas tanto positivas quando negativas e aqui a minha opinião: ou gostei depois de 60% ou odiei do começo por causa da má fluida que demora para acabar.

nnsamara 31/08/2023

Pesado e agoniante
A leitura em si foi extremamente viciante mas em certos momentos eu sentia que lia mas não saía do lugar. adorei ver a evolução de cathy e como ela superou seu maior medo, extremamente perturbadora toda a história

Gabriela.Duarte 29/08/2023

Mediano
Esperava um pouco mais, vi algumas resenhas positivas e logo já quis ler.
Achei o livro um pouco arrastado.

Natalia 18/07/2023

Tenso
Aqui vamos acompanhar Cathy em dois tempos, 2005, quando ela conhece Lee, um homem bonito é enigmático. Lee parecia ser o homem perfeito, embora cheio de segredos. Cathy achava que era exagero da sua parte quando estranhava algumas atitudes do homem. Um relacionamento abusivo mas que ela tinha medo de admitir. As amigas que diziam serem amigas, apontaram tantas qualidades no novo namorado de Cathy que fez ela duvidar das agressões que vinha sofrendo. Que ela pudera suportar tudo porque realmente todos gostavam dele, ele era um homem bom. Foi sufocante essa parte da vida dela, me senti muito incomodada. Desejando a cada segundo que isso terminasse ela pudesse viver em paz.
Quando ela narra três anos após tudo que passou, e as mudanças tanto físicas como psicológicas que surgiram. Aqui Cathy está enfrentando o TOC, toda verificação da sua casa para que se mantenha segura. A maneira de achar que alguém está seguindo. Os traumas dela é lamentável, mas infelizmente é algo que muitas pessoas que sofrem num relacionamento abusivo carregam. As cicatrizes. Marcas que nem com o tempo são capazes de desaparecer.

A carga emocional desse livro é forte. Os gatilhos são muitos. A tensão que causa a esperando que as coisas venham se amenizarem e não. A leitura flui bem, mas como eu precisei fazer pausas por causa de algumas coisas que me incomodaram. Fora disso tudo foi bem distribuído na história.

Paulinha 09/07/2023

Eletrizante
A escritora narra uma história de abuso físico e psicológico, ambientado no passado, contando o que Catherine passou nas mãos de Lee, e no presente, ela sofrendo com TOC e TEPT por tudo o que ele fez.

Ela ESA tentando superar tudo quando descobre que ele foi solto, ao mesmo tempo em que em que conhece alguém de fato legal e tenta se relacionar romanticanente novamente.

O livro é de um terror e suspense do começo ao fim, a autora consegue deixar a gente preso a cada capítulo imaginando que tudo pode dar errado a qualquer momento.

Tem muitos, muitos gatilhos, acredito que não é todo mundo que vá conseguir ler, mas é uma escrita fascinante.

Jejé 06/07/2023

Leiam!
Mas, chequem os gatilhos.
É surpreendente, cheio de mistério e suspense. Um romance fora do comum.