No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Terapiadolivro 04/12/2015

Excelente
Foi o primeiro livro da autora que li. Lerei muitos mais.
História muito rica em detalhes, muito bem escrita, de um terror psicológico ímpar!
Muitas vezes precisei parar de ler pois meu nível de ansiedade estava alto! Rsrs!
No início ficamos um pouco perdidos no tempo que vai e volta, mas logo da pra se entender bem o jogo. Muitas vezes a narrativa e o detalhamento foram tal que me peguei com o coração acelerado pensando é agora!
Catharine é uma pessoa no início e outra que se tornou depois de Lee e de tudo que ele fez com ela.
Muitas vezes sofremos junto com ela com seu transtorno obsessivo-compulsivo e o medo que ela sente dele!
Lee é tão bom no que faz, nesse terror psicológico, que muitas vezes nos perguntamos se ela num tá doida mesmo! Mas aí lembramos de Naomi.....
Bem, livro excelente, muito bom! Daqueles que não dá pra parar de ler até acabar e dormir depois várias noites conferindo a porta! ???

Delírios e Livros 07/12/2015

No Escuro narra a estória de Catherine (Cathy), uma mulher que tenta se recuperar após sofrer nas mãos de um namorado violento. O livro intercala dois tempos distintos na estória, um no passado e outro no presente, ambos narrado pela protagonista. Esses diferentes tempos nos permitem notar a diferença na personalidade da personagem. Os fragmentos do passado nos mostram uma garota inglesa com vinte e poucos anos que gosta de festas e boates, que ama sair com suas amigas e ter relacionamentos de uma noite só. A Cathy do presente é completamente diferente, é uma pessoa um pouco mais velha que apresenta transtornos psicológicos, como por exemplo TOC. Por sinal o TOC é o grande destaque da nova personalidade de Cathy, ela está sempre verificando. Verificando se as portas estão fechadas corretamente, se as cortinas estão na posição certa, se os talheres estão nos seus devidos lugares na gaveta, etc. Toda essa obsessão dela com esses detalhes está relacionada ao seu passado, ao abuso que sofreu. O interessante desse livro é que ao manter essa narrativa ela envolve a estória em mistério. Você fica se perguntando o que terá acontecido ao mesmo tempo que deseja saber o que vai acontecer agora.

Meus finais de semana são uma curiosa combinação de relaxamento e estresse. Alguns são bons; outros, nem tanto. Algumas datas são boas. Só posso sair para comprar comida em dias pares. Se o dia 13 cair num fim de semana, não posso fazer nada. Nos dias ímpares posso fazer ginástica, mas só se estiver nublado ou chovendo, não quando fizer sol. Em dias ímpares não posso cozinhar nada, como apenas alimentos frios ou requentados.

Voltando ao passado, a vida de Cathy começa a mudar quando ela conhece um homem lindo e sedutor, Lee. Pouco tempo depois ela começa a namorá-lo e tudo parece perfeito, todas as suas amigas não cansam de dizer a sorte que ela teve ao conhecer o Lee e como elas estão morrendo de inveja dela. No princípio ela pensa o mesmo que suas amigas, que Lee é o homem perfeito. Porém aos poucos essa realidade começa a mudar. Lee possui muitos mistérios que não revela para ela e as vezes se parece com uma pessoa completamente diferente daquela que todas as suas amigas conhecem. E isso também é um problema, como dizer para as suas amigas que nem tudo é perfeito se Lee é o perfeito cavalheiro na frente de todas?

Já no presente, Cathy tem outras preocupações. Ela precisa de alguma forma manter uma vida funcional em meio a suas verificações. Mas a chegada de um novo vizinho, Stuart, pode trazer mais emoções para sua vida tão cheia de verificações e regras. Mas será que ela se permitirá entrar em contato com esse novo vizinho? Afinal ela não gosta de estranhos e tem coisas mais importantes com que se preocupar. Ele precisa verificar, pois as verificações são a única coisa que a mantém segura, mas…. segura de que ou de quem?

Eu gostei do livro, dei 4 estrelas. Na minha opinião o livro poderia ter um ritmo um pouco mais rápido. Mas a autora optou por contar a estória corretamente, todo o processo que levou Cathy até aquele ponto. De certa forma isso foi bom porque deu destaque a mudança na personalidade de Cathy, você consegue sentir essa mudança, como se fossem duas pessoas completamente diferentes. Eu sofri de alguns ataques de ódio lendo o livro, pois não consigo compreender as amigas da Cathy, de forma alguma, francamente! E por incrível que parece, foi mais fácil compreender as reações da Cathy, talvez devido a própria autora e a forma que ela conduz a estória.

O livro aparentemente desencadeou uma crise de TOC em algumas amigas minhas (não é, Dani?), mas não sofri do mesmo problema porque já confiro se a porta está fechada várias vezes.

No Escuro é um bom thriller, porém nessa estória o que importa não é descobrir quem é o assassino, o que você vai passar o livro tentando descobrir é se a Cathy está certa ou não em verificar.

O livro foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que mais uma vez arrasou. O que mais gosto nos livros que ela publica é que eles simplesmente não cansam os olhos, são perfeitos para qualquer um que mergulhe nos livros e esquece das horas. O papel, o tamanho da fonte, o espaçamento, é tudo perfeito! A capa é super maneira porque passa a sensação de alguém surpreendido, de alguém com medo. Isso sem falar no detalhe das chaves e da cama atrás do livro.

Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro – e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixá-lo sem pensar duas vezes, foi o que sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na te;evisão ou em revistas dizendo coisas como “Não é tão simples assim”, e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim – apenas vá embora, afaste-se dele.

Resenha de Patrícia Paiva

site: www.delirioselivros.com.br

Miih | @mundodaleitora 21/08/2018

Livro fantástico!

Mandy Nerújo 03/10/2018

Desconcertante e intenso
O enredo é interessante de imergir, porém houve alguns períodos durante a leitura que a personagem se torna muito aventureira, digamos assim. Algo incoerente com o que ela esteve vivendo até então, ela se torna até um pouco imprudente. Creio que esta deve ter sido a melhor solução que a autora encontrou para desenrolar a trama, porém torna a veracidade da conduta da personagem um pouco fora da realidade ao qual o leitor se habituou. Mas isso não torna o livro ruim ou nada disso.

Conclusão: A história é sim recomendável à pessoas que gostam e sentem vontade de ler um bom thriller psicológico. Pois retrata de forma lúcida a transformação realista da personagem que antes era forte e independente em alguém inversamente proporcional. Acompanhar Catherine nesta transformação é algo desconcertante e bem intenso. Portanto, se você é um leitor que se sente na pele dos personagens e costuma entender porquê ele faz o que faz, recomendo a leitura. Elizabeth está de parabéns com a construção e veracidade que ela consegue transpor a personalidade de Catherine.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2017/10/15/no-escuro/

Carol Cristina | @blogacdh 21/10/2018

"[...] notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."
A leitura de "No escuro" foi crescendo e me ganhando aos poucos, de forma que não estava esperando.
O suspense te acompanha o tempo todo, mas não posso deixar de destacar que a autora poderia ter investido um pouco mais no mistério da trama: não é O Livro Das Reviravoltas, você tem o conforto de saber o que encontrar nele. Diria até que foi previsível em 85% do tempo.
Mas daí você tem: a escrita excelente da autora; o tema abordado; uma narração alternada entre passado e presente que funciona; uma protagonista que tinha tudo pra ser totalmente fraca e enfadonha, mas você a compreende e se orgulha dela; aquela coisa maravilhosa do Stuart; e um final justo. Resultado: Valeu a pena!
Recomendo sim ou claro?

Cíntia Costa 30/10/2018

Que livro foi esse?
Ele é bem diferente em alguns aspectos. Ele começa com o vilão sendo interrogado. Aí depois vai alternar dois momentos da protagonista: ao passado e ao momento atual. Não possui capítulos e sim, datas, como um diário. É a protagonista que relata em primeira pessoa os fatos.Eu me confundi um pouco no início, porque como sou muito detalhista, queria ficar conferindo as datas para ver quanto tempo tinha se passado.
Pensei em abandonar no início, mas que bom que continuei. Por se tratar de um thriller (que só fiquei sabendo durante a leitura), tem muitos momentos de tensões, suspense, agonia. Mas não dá medo. Mas é muita pressão psicológica. Gostei de aprender um pouco mais sobre pacientes que tem TOC. Porque um outro livro que li sobre o assunto eu não tinha gostado. Desse eu gostei muito, porque sabe-mos exatamente o que passa na cabeça dela. E esse tema do relacionamento abusivo e violência doméstica está muito comum e recorrente no nosso meio. Já é o quinto livro que leio que aborda o assunto. Conseguimos entender o por que de não se conseguir sair tão rápido do relacionamento. Achei o agressor extremamente assustador. Vale a pena a leitura!

Yara Vieira 20/12/2018

Espetacular
Acabei de ler esse livro e só tenho uma coisa a dizer: que livo irmão, QUE LIVRO!
Quem não leu ainda, leia! Porque sem dúvida alguma ele foi um dos melhores livros que li esse ano. Nunca tinha lido nada do gênero, mas esse me fez querer descobrir e explorar mais esse mundo de thriller psicológico. Ele nos faz ver que não é tão fácil escapar de um relacionamento abusivo, não é apenas querer, e esse livro nos mostra isso, mostra toda uma superação, a garra e a força da protagonista. Eu também achei bem interessante ele ser narrado em universos paralelos: como a protagonista era antes da agressão e como ela se tornou depois. Ele mexe muito com o psicológico do leitor, agora por onde eu ando olho pra todos os lados com medo de estar sendo seguida kkk. Mas ele é maravilhoso, não me canso de falar.
Luiza.Matos 25/12/2018minha estante
Pretendo ler em breve

Thai 24/01/2019

Sigam meu Instagram de resenhas @estantedaresenha
Bom dia faz tempo que não trago resenhas mas hoje eu vim falar da minha leitura de janeiro.
No Escuro da Elizabeth Haynes não é um livro qualquer pois assunto abordado nele é a violência doméstica de uma forma direta e detalhista.

O livro, se trata de thriller psicológico podendo ser angustiante em várias partes, principalmente pelos transtornos que a personagem sofre em varios momentos da história.

O livro conta a história de Catherine, no passado quando ela era solteira e feliz e então ela conheceu Lee um policial que trabalhava as vezes de segurança em baladas, no qual acabaram se conhecendo e começaram um relacionamento, e ele viraria seu agressor, e no presente em uma mulher que Cathy se tornou com transtornos psicológicos, entre eles o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), resultados das agressões e violência que passou, a catherine conta a sua história e descreve tudo que passa com tanta perfeição que conseguimos entender a personagem e como é difícil e desgastante para ela lidar com esses transtornos.

Lee é o tipo de homem muito manipulador pois no passado ele consegue convencer a todas as amiga de Catherine que ela estava ficando louca e inventando história, e claro que todas acredito pois ele era o tipo de homem perfeito que todas as amigas dela queira um namorando assim e jamais imaginaria o tipo de monstro tinha por trás dele, lee conseguiu com que todas as amigas dela se afastassem e cortassem contato com ela.

O livro No Escuro é maravilhosa fala sobre superação e principalmente sobre o medo, que nós torna prisioneiros da nossa própria mente e apenas nós podemos mudar isso.

A personagem Cathy, faz a gente refletir que no mundo pode existir muitas como ela, e todas devem acreditar em dias melhores e superar tudo oque já foi eu sei não é fácil mas também não é impossível.
Thais 26/01/2019minha estante
S2

CLEUSA 17/02/2019

Um bom thriller psicológico
É um bom livro. Um enredo que intercala presente e passado de uma forma genial. Mas os personagens são fracos: a protagonista é chata que com todos os problemas que tem faz coisas insensatas; o mocinho é bonzinho demais e o vilão é meio estereotipado (muito, mas muito mau) sem nada que o destaque. E achei o final meio clichê. Ok, com estes personagens é "o que tinha pra hoje". Mas a escrita é legal, o ritmo intenso. A tensão constante de Cathy se transmite ao leitor o tempo todo... todo o tempo!!! Um bom thriller psicológico, mas personagens que poderiam ser mais cativantes. Em minha opinião, Restos Humanos, da mesma autora, é melhor, pois mostra mais maturidade. O romance entre Cathy e o vizinho ficou supérfluo na trama.

Luiza.Matos 16/03/2019minha estante
Estou lendo esse livro e estou gostando muito

Tami 15/04/2019

De perder o sono
Um excelente suspense, que deixa o leitor preso do início ao fim. A autora intercala passado e presente e - mesmo sabendo o que já aconteceu no passado - as descrições são angustiantes e nos deixam extremamente ansiosos e apreensivos a medida em que os fatos vão se desenrolando.
Traz personagens muito convincentes, em especial a personagem principal Cathy, que consegue passar ao leitor toda a angústia e medos que ela tem. Todos são bem desenvolvidos e a gente fica tão confusa quando a personagem principal em alguns momentos, sem saber se o que ela sente é apenas TOC ou se algo realmente está ocorrendo.
É uma história pesada, incrivelmente bem escrita e que vale muito a leitura. Daqueles livros de fazer perder o sono.

Neny 2018 24/04/2019

No escuro
Um livro que mexeu com meu psicológico...a personagem principal vive um relacionamento abusivo... complicado...que desencadeia TOC....a escritora mostra o passado e presente.. te prende do começo ao fim... gostei muito da leitura....