No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Rafa P. 03/08/2014

Realista e pertubador
No escuro é um relato perturbador do relacionamento entre Catherine, uma típica jovem de 24 anos que vive sua vida de maneira descompromissada e sem grandes objetivos, e de Lee, um segurança de uma boate que ela conhece em uma noite, quando sai com suas amiga para mais uma noitada.
A partir desse momento, ela engata um relacionamento com esse homem, e eis que ele se transforma de um sonho perfeito ao seu pior pesadelo.
A qualidade da narrativa é algo notável já nas primeiras páginas. Confesso que fiquei bem impressionada com a maneira da autora conduzir e abordar a violência doméstica e a sua sensibilidade em expor ao leitor os sentimentos da personagem de Cathy, mostrando a pessoa que ela era e a pessoa que tornou após este relacionamento doentio. Outro destaque é a doença desenvolvida pela personagem em decorrência do trauma vivido, que a autora explora de forma brilhante, narrando o sofrimento e pontos mais críticos do transtorno, conduzindo o leitor por um caminho perturbador, claustrofóbico e muito , muito incomodo.

Talvez minha única ressalva seja com relação as últimas 50 paginas do livro. Na minha opinião, a autora conduz a história para um determinado clímax, que era tão aguardado por toda a narrativa, e quando ele acontece de fato, tudo é desenvolvido de forma uma rápida e superficial, deixando a aquela sensação de que poderia ter sido mais. Porém foi um final satisfatório, só penso que poderia ter sido melhor explorado, dado a todo o cuidado da autora na construção da personagem e das situações vivenciadas por ela.

Analisando em linhas gerais, este livro é um excelente triller psicológico, apresenta tensão, suspense e altas doses de perturbação e tudo na medida certa. Mas se você é uma pessoa que se impressiona fácil, e fica incomodado com situações de tensão e violência, esse com certeza não é um livro pra você .
Ida 11/08/2014minha estante
Adorei sua resenha, palavras bem colocadas, fiquei ainda mais curiosa, uma amiga aqui no SK já havia me indicado esse livro, agora fiquei mais empolgada para lê-lo!!

Rafa P. 12/08/2014minha estante
Se prepare para fortes emoções ! O livro é incrível !

skuser02844 07/08/2014

Que livro Incrível
Ainda estou sob efeito dos último capítulos.
Que livro maravilhoso, incrível, genial,
Os personagens são tão reais que precisava me lembrar o tempo todo que estava lendo uma ficção e que apesar da adrenalina dos acontecimentos, nada era real, mas sim uma incrível história elaborada por uma escritora espetacularmente competente.
Pra quem adora romance com uma pitada de suspense e mistério, esse livro é perfeito.

Vini 06/10/2014

No Escuro, recebi o inesperado.
Realmente, recebi o inesperado. Quando comprei esse livro, não esperava nem metade, do que recebi dele.
Tinha visto vídeos sobre ele, e vi que elogiaram, mas não esperava que fosse ser assim, haha. Pra vocês terem noção, comprei esse livro pela internet, e paguei apenas 5,90 nesse livro! O que esperar de um livro com um preço desse? Eu não esperava muuuita coisa. Porém comprei mesmo assim porque estava barato.
Me surpreendi! Recebi o inesperado realmente. O livro é uma mistura de suspense e drama, e em nenhum momento você está "a salvo" nele. A todo momento, a cada capítulo que passa, voce fica curioso pra saber o que vai acontecer em seguida. Os capítulos vão e voltam no tempo, por exemplo, você está lendo um capitulo e o nome dele é "Quarta-feira, 17 de dezembro de 2003" e o capítulo em seguida se chama "Quarta-feira,12 de dezembro de 2007".

Acho que, a única coisa meio desagradável (pelo menos pra mim) nesse livro, é o fato de ela verificar as portas e janelas da casa toda vez, toda vez que entra em casa ou sai de casa.. Porque faz parte da rotina dela, certo, mas acaba ficando um pouco chato/enjoativo toda vez o livro "repetir" a mesma coisa e ainda de forma "extensa". Toda vez o livro conta cada coisa que ela verifica, quantas vezes, e com detalhes, então a frequência com que o livro repete isso fica um pouco chato. Porém, eu entendo que isso é pra mostrar o quanto a Cathy Bailey (a personagem da qual estou falando que faz as verificações, e que é a personagem principal) é exagerada ao extremo com suas verificações.
Mas de toda forma, o livro é muito bom!

O livro fala basicamente de uma garota, Cathy Bailey, que curtia sair com suas amigas, ir para pub's, boates e baladas, transar com quem aparecesse pela frente, beber e se embriagar, enfim, curtir o máximo que puder a sua vida. Até que conhece um rapaz, Lee Brightman, (que trabalhava de segurança em uma boate) e começa a ter relações com ele. Tanto ela (Cathy) quanto todas suas amigas, se "apaixonam" pelo rapaz assim que o vêem, afinal, ele é loiro olhos extremamente azuis, com um físico largo, super educado e encantador. Mas com o passar do tempo Cathy vê que ele não é bem como ela achou que fosse, o relacionamento também não estava sendo dos melhores, como ela também achou que fosse; ele estava se tornando cada vez mais possessivo, e as vezes agia muito estranhamente. Ela começou notar que ele entrava em sua casa quando ela não estava. E quando tentava contar à suas amigas o que estava acontecendo, e como o Lee tinha mudado, elas não acreditavam. Suas amigas começaram a achar que ela estava enlouquecendo ou precisando de ajuda, porque Lee contava versões e coisas totalmente diferentes para elas sem Cathy saber. Sendo assim, era epenas ela, apenas Cathy contra Lee, e você não tem a menos noção, das atitudes de Lee, e do que ele é/foi capaz de fazer.
Enfim, é um livro que recomendo muito! Leiam, creio que vocês não vão se arrepender.

Ca Agulhari @literario_universo 15/11/2018

FODA DEMAIS!!!
Se você quer ler um livro pra se angustiar, esse é o ideal! Minha nossa, como eu fiquei tensa lendo ele, não dava pra largar, havia momentos que eu prendia o ar de tanto nervoso! Caraca!

A sinopse já nos diz que Lee, esse desgraçado, vai preso. Porém você pode achar que a história perde metade da graça mas se engana! Puta merda, o livro é uma teia de tensão o tempo TO-DO! Alternando entre passado e presente, o livro narra a vida de Catherine tendo que conviver com TOC, isolada do mundo e conta como ela era antes de te ter conhecido Lee e como se deu o relacionamento deles. Que ódio que tive de uma das amigas dela, cara, que filha da puta! Narrado em primeira pessoa, o livro consegue fazer a gente sentir as angústias da personagem, em vários momentos você pensa que não vai mais vir nenhuma bomba mas vem. Ver a superação da Catherine é como um sopro de ar depois de você sentir que está se afogando. Eu simplesmente adorei, achei que a autora teve uma sensibilidade muito boa para tratar do tema. Se você já teve relacionamento abusivo, o livro pode sim ser gatilho pra você e se você não teve, recomendo muito que leia, pra que possa entender como se entra em um e porque é tão difícil sair dele. "No escuro'' tem uma pegada forte de psicologia e é cru nas descrições, então esteja preparado, entrou pro roll dos meus queridinhos lado a lado com Entre Quatro Paredes e o considero inclusive melhor que A outra Sra Parrish pela carga alta de tensão e de drama que ele traz na história. Livrão da porra galera, leiam porque o livro é FODA! Para uma estreia, a autora tá de parabéns, já virei fã!

Resenha originalmente postada no insta @literario_universo
Giselle.Pires 15/11/2018minha estante
Muito bom mesmo!

Sayane 15/11/2018minha estante
Está na minha estante há séculos, sinopse não me instigou muito.
Vou dar uma chance =)

Elizangela.Silva 16/11/2018minha estante
Eu li até a metade e desisti! Será que devo retomar ? No momento que eu tava lendo não curti muito ! Acho que fui com altas expectativas. Mas todo mundo fala bem dele

Daniela 17/11/2018minha estante
Incluindo na minha lista de desejados, nunca li livro desse estilo, espero gostar!

Ca Agulhari @literario_universo 19/11/2018minha estante
Recomendo demais!

Fernando Lafaiete 24/08/2018

No Escuro: Um dos melhores thrillers psicológicos que já li!!
******************************NÃO possui spoiler******************************

Trigger warning: Este livro contêm cenas de estupro.
_______________________________________

Sabe aquele tipo de livro que começa lento, vai se desenvolvendo de maneira assustadora e termina de forma a nos deixar chocados? Então... “No Escuro” é este tipo de livro. Senti várias emoções lendo e muitas vezes confesso que cheguei a ascender à luz do meu quarto, porque fiquei com uma sensação estranha de que estava sendo vigiado. Sei que é algo absurdo, mas imergi tanto na estória que cheguei a ficar de fato assustado com a força da escrita da Elizabeth Haynes.

“No Escuro” é sem sombras de dúvidas um dos melhores thrillers psicológicos que já li. O único outro thriller deste tipo que lembro de ter sido uma leitura incomoda, foi Misery do Stephen King. A obra de Haynes se propõe a contar uma trama onde o foco é um relacionamento abusivo. Cathy é a protagonista e leva uma vida de baladas e sexo em lugares públicos. Durante uma saída, acaba conhecendo Lee, que aparenta ser o cara perfeito. Entretanto, se tem algo que ele não é, é perfeito. O cara é um psicopata e faz coisas que me deixaram chocado. Nada do que contei é spoiler. Tudo isso está na contracapa do livro onde a sinopse é apresentada. A trama começa morna e tudo é desenvolvido de maneira gradativa. Começa com coisas “básicas” como torturas psicológicas constantes e quando chega as torturas físicas, MEU DEUS!!!

Já fica o aviso, este livro pode não parecer em um primeiro momento ser tão pesado assim. Mas acreditem; ele é pesado de maneira extremamente visceral. A protagonista é excelente, os diálogos são muito bons e a estrutura narrativa é incrível. A mesma é dividida em 2 linhas temporais; uma em 2003 e outra em 2008. Conhecemos dois lados da personagem e a tensão vai nos envolvendo de maneira bem desesperadora. Os capítulos são curtos e isso colabora bastante para a fluidez.

As 100 primeiras páginas foram bem mornas e eu comecei a sentir que uma implicância estava querendo brotar. Mas do nada me vi roendo as unhas e olhando pela janela para ver se tinha alguém do lado de fora que pudesse violar a segurança do meu quarto. Eu adorei sentir esse medo enquanto lia. Me irritei em vários momentos com todo o absurdo que estava lendo e me peguei socando o travesseiro de odeio por ver tudo aquilo acontecendo e não poder fazer nada. Foi uma impotência que me deixou amortecido. “Entre Quatro Paredes” do autor B. A. Paris, que trata do mesmo assunto e o qual eu gostei, apesar dos pesares, parece ter sido escrito por uma criança, agora que tenho “No Escuro” como referência.

É realmente um livro excelente e agora posso dizer por experiência própria que entendo o surto que meus amigos tiveram quando o leram e o porquê deles me infernizarem tanto, durante 2 anos para que eu parasse de postergar e lesse logo este livro. Foi uma experiência que transcendeu minhas expectativas e que me fez ficar encarando a parede durante uns 5 minutos depois de terminar de ler o último parágrafo.

Se você conhece uma amiga ou alguém que mudou do nada seu jeito de ser e passou de uma pessoa extrovertida para uma pessoa introvertida, comece a desconfiar!! Não duvide caso ela diga que está sendo vítima de um relacionamento abusivo. A ajude, a apoie e faça alguma coisa. É revoltante saber que muitas vezes estas pessoas são abandonadas porque o desgraçado (a) que é o agressor está manipulando todos que os cercam. Lembrem-se: um psicopata não aparenta ser um psicopata. Eles normalmente são cativantes, educados e te fazem acreditar que a pessoa agredida é louca e a verdadeira psicopata da estória. Senti nojo de ver o quanto a protagonista se sentia sozinha. Mas me surpreendi ao ver a força que emana dela, mesmo que muitas vezes ela pareça fraca.

Não sei se ficou claro, mas amei demais este livro e indico de olhos fechados!
_______________________________________

1. Caso seja vítima ou desconfie de que alguma amiga ou alguém está sendo, disque 180 que é a central de atendimento às vítimas criada pela secretária de políticas para as mulheres (SPM)
2. Pode recorrer também ao Disque Direitos Humanos, o DiSQUE 100.
3. Pode também entrar em contato com a delegacia da mulher de sua cidade e fazer uma denúncia anônima, sempre levando em conta a lei Maria da Penha.

Independente de qualquer coisa, não se cale. Denuncie!!
Jon O'Brien 24/08/2018minha estante
Caramba, que resenha. Li outros dois da Elizabeth Haynes e amei, e agora falta esse, que está na estante. Até o próximo ano devo ler. Não estou preparado agora.

Fernando Lafaiete 24/08/2018minha estante
Leia mesmo Jon!! Alguns amigos me avisaram que os outros livros da autora são medianos perto deste. Lerei mesmo assim, mas vou esperar minhas expectativas baixarem, porque agora não consigo controlá-las. Rsrs

Lucas.Costa 24/08/2018minha estante
Parece bem interessante

Fernando Lafaiete 24/08/2018minha estante
Vale a pena demais Lucas. Se gosta deste tipo de livro, acho que deveria dar uma chance. E se não gosta, ainda acho que deveria dar uma chance (rsrs). As vezes é bom sairmos de nossa zona de conforto. Livro mais do que indicado! ;)

Taina.Santos 24/08/2018minha estante
Com essa descrição fica difícil não querer ler haha

Leia Taina!! É um thriller de alto nível. Pesado, reflexivo e muito bem escrito

Cássia 30/08/2018minha estante
É bom assim? Vou comprar hein... rs

Fernando Lafaiete 30/08/2018minha estante
Vale muito a pena Cássia!! Mas vou reforçar... É um livro muito forte.

Cássia 30/08/2018minha estante
Acabei de comprar... Só achei em e-book, uma pena. Mas já quero começar rsrs

Fernando Lafaiete 30/08/2018minha estante
Ele começa bem lento... Mas tenha fé, o ritmo melhora e as coisas só vão ficando cada vez mais absurdas e desesperadoras. Rsrs

Jon O'Brien 31/08/2018minha estante
Cássia, eu também só tinha achado em E-book. Comprei usado pelo Enjoei. Veio em perfeito estado.

Fernando Lafaiete 31/08/2018minha estante
Ansioso pra saber o que irão achar. Torcendo para que gostem... Acho que irão amar o Lee (Só que não!) rsrs

Luiza.Matos 16/03/2019minha estante
Estou na página 100 e daí em diante que vai ficar bom o livro. Aí que beleza amo livro que prende a gente de eu não conseguir dormir para saber o que vai acontecer. Kk

Fernando Lafaiete 16/03/2019minha estante
Eu também adoro livro assim Luiza. Eu amei demais este livro e ele de fato me deixou com medinho. rsrsr

Luiza.Matos 17/03/2019minha estante
Que bom. ?

Gabi 07/10/2019

O grito que eu dei com esse final
Cara, o que foi tudo isso? Que final foi esse? Muito bom, eu não esperava gostar tanto assim. Como é bom você se surpreender com uma leitura!

Aline 21/08/2021

Que livro fantástico!! Muito bem escrito! Mas não recomendo a leitura pra quem já sofreu um relacionamento abusivo! Da muito medo e ansiedade!

Micheli Ribeiro 21/08/2021

Alerta gatilho
um livro que aborda relacionamento abusivo, violência doméstica, muitos traumas e transtornos. é pesado, cru, denso, e tem que ter muito estômago para chegar até o final. é uma história mais lenta, pode não agradar a todos

naya 20/01/2022

Envolvente
Faz anos que não leio e de repente um dia li um tweet comentando sobre um livro mas a pessoa não falou de qual se tratava e para deixar um suspense indicou 4 leituras, dentre elas, No escuro.
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo. Nunca tinha lido algo do tipo que envolve transtornos mentais e obsessão. Adorei a história, tem muito sangue e dor, é doentio cada ação contra a protagonista.
A cada página lida eu ficava mais interessada em saber o que iria acontecer e querendo muito que a protagonista tivesse uma virada de página.
Gostei de como finalizou o livro, com aquela pitadinha de raiva e ansiedade.

Obs pessoal: imaginei o Stuart como o Josh Pack, deu uma suavidade no personagem e consegui amá-lo pela paciência e ânimo descritos.

Elaine.Matias 08/06/2022

Bem forte
Já li muitos livros de suspense, livros de terror, livros de mexer com sua cabeça. Esse livro tinha tudo para ser perfeito. Um livro com a história mt bem construída. Mas infelizmente achei muito muito arrastado até um pouco mais da metade do livro. Mas confesso que depois de 60% de páginas comecei a me sentir bem envolvida e presa. Só terminei pela manhã, depois de uma noite inteira presa na história. Bem perturbador. Gostei muito. Sentia falta de um bom suspense.
Que terrível o Lee e fiquei encantada com o Stuart. Ódio da Sylvia e de rodas as amigas, achei essa parte mta forçação. Como as amigas não acreditaram nela? Como assim?! Isso não me desceu bem...

Gi | @girlanismos 25/07/2015

O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto?
Não costumava ler sobre esse gênero, acho até que nunca li, mas ao ler essa história me peguei completamente envolvida e angustiada como se estivesse na pele da personagem. Catherine sempre foi animada e alegre, saindo para beber e dançar na companhia das amigas, até que, em uma festa ela conhece o sedutor e impressionante Lee, que no inicio se mostra carinhoso e atencioso, mas que aos poucos vai demonstrando sua personalidade controladora e arrogante.

Sua vida é um mistério para Catherine, ele some por dias sem dar noticia nenhuma, mas depois reaparece machucado misteriosamente. Nossa personagem se vê em um relacionamento em que ela mal conhece o cara mas já está tão envolvida que vai deixando passar. Lee entra na casa dela sem permissão, arromba a fechadura e tudo isso sem avisar, como ela sempre deixa a casa organizada quando percebe algo fora do lugar ela sabe que ele passou ou está ali.
A narrativa do livro é desenvolvida em presente(ano de 2007) e passado(em 2003/2004). A cada capítulo a perspectiva muda, no presente vemos o quanto a Cath está diferente e é angustiante. Suas verificações na casa passaram de hábito para uma obsessão que leva horas até ela ter a segurança de que tudo está em seu devido lugar, e ao chegar em casa leva mais horas para ela ver que tudo ainda continua do jeito que ela deixou e ter a certeza de que ninguém passou por ali.

É quase impossível fazer uma pausa na leitura, pois o mistério gira em torno de "O que aconteceu com ela?". Por isso temos a narrativa de seu passado e começamos a entender o que a traumatizou e como ela começou a desenvolver o Toc. É horrível imaginar como é exaustivo essas verificações sem fim e que levam horas. Adoro livros que me envolvem e fiquei completamente apaixonada pela forma que a autora escreve e como constrói a personagem.

site: www.estantedoce.blogspot.com

Cherry Moon 18/05/2020

O livro irá contar a história de Catherine, uma mulher muito bem resolvida, feliz, com boa saúde, emprego, familiares, amigos. Mas sua vida se transforma de cabeça para baixo quando ela começa um relacionamento com Lee, um homem que aparentava ser uma ótima pessoa, mas que com o tempo foi mostrando sua verdadeira face.

Não preciso dizer que este é mais um livro que fala sobre relacionamento abusivo e violência doméstica, então é bom deixar um aviso para possíveis gatilhos na história.

Eu estava com este livro a muito tempo parado em minha estante e resolvi dar uma chance e não me arrependi, me surpreendi muito com a história.

O livro é curto e os capítulos se dividem mostrando o passado de Cathy e de como ela está nos dias de hoje, seus traumas principalmente psicológicos, pois a personagem desenvolveu um TOC muito forte, precisando sempre verificar diversas vezes a fechadura de casa. É muito notável a diferença grotesca de uma personagem que antes era muito confiante de si e que foi se deteriorando com o tempo ao ponto de se tornar uma pessoa insegura e sempre com medo, se sentindo sempre observada.

Mais do que isso, a história também nos mostra como ás vezes a justiça é falha em casos como esse, que ás vezes eles não enxergam a mesma realidade que a vítima.

Também é um livro sobre uma mulher que não só viveu um trauma mas que também aprendeu com seus medos e conseguiu dar a volta por cima, é muito incrível ver o crescimento da personagem na história e é muito fácil se identificar com Cathy e conseguir sentir o que ela estava sentindo naqueles momentos tão difíceis.

site: http://instagram.com/cherrymoonescritarelativa

Thais Katsumi 05/09/2015

Excelente!
No escuro é um livro tão bem escrito e cheio de detalhes que eu tenho certeza ter vivido tudo o que Catherine passou. Senti na pele todos os seus medos, as suas dores e o seu transtorno.

É um livro no mínimo, perturbador. Faz com que saiamos da caixinha que vivemos para ver como existem problemas muito maiores que os nossos. Não tem como não deixar que esse livro afete nossa vida pessoal, porque afeta, mesmo que inconsciente. Suas palavras estarão sempre rondeando nossa mente.

A ansiedade em ver como a história termina tomou conta de mim. É um livro instigante, e que requer um psicológico forte o suficiente pra não ser afetado.

Leticia2513 05/02/2020

Chocante
O livro "No escuro", um thriller psicológico de Elizabeth Haynes conta a história de Catherine, que conhece um exelente partido, um cara lindo, carismático e espontâneo, Lee.

Com o tempo o seu "sonho de olhos azuis" se mostra extremamente controlador, ao ponto de Catherine se sentir isolada.

Anos mais tarde Lee está preso. E Cathy tenta reconstruir sua vida lidando com o TOC que desenvolveu com o passar dos anos.

O livro é contato em dois tempos. Antes do Lee e depois do Lee. Uma história envolvente e assustadora de relacionamento abusivo ao extremo. Mostra o quanto um relacionamento tóxico pode mudar uma pessoa e até destruí-la. Forte, chocante e agoniante. Vale muito ler.
Siga @hora_book

Aione 04/11/2015

No Escuro chamou minha atenção desde seu lançamento, em 2013, tanto por sua sinopse intrigante quanto por suas recomendações mais do que positivas. Agora, ao finalmente ter tido a oportunidade de lê-lo, pude constatar todo seu renome.

O livro traz a história de Catherine em dois diferentes momentos de sua vida: o atual, em 2008, e o passado, em 2003, ano no qual os acontecimentos por ela vividos desencadearam sua vida presente. Em capítulos intercalados entre passado e presente, sempre em primeira pessoa, acompanhamos duas Catherines praticamente opostas. A atual sofre de TOC e síndrome do pânico, amedrontada por conta do relacionamento abusivo que viveu e da agressão por ela sofrida em decorrência de tal relacionamento. A Catherine de 2003, por sua vez, é desinibida e feliz, aproveitando sua vida de solteira, e temos, aos poucos, as modificações passadas por ela ao conhecer Lee – aquele que viria a ser seu agressor.

Como logo no início da trama temos a transcrição do julgamento de Lee, ocorrido em 2005, sabemos que Catherine foi agredida por ele. Porém, o que Elizabeth Hayes faz é nos mostrar a forma de como isso acaba por acontecer, permitindo que o leitor, acima de tudo, compreenda a posição da protagonista – algo extremamente importante principalmente com relação a essa temática. Assim, Catherine representa milhares de outras mulheres que, infelizmente, se encontram ou já se encontraram em situações semelhantes, e muitas vezes julgadas por se “permitirem” viver dessa maneira. O que a autora faz é justamente quebrar essa visão, demonstrando o quão complicada é a questão da violência contra a mulher e dos relacionamentos abusivos. E a narrativa atual da protagonista não é menos angustiante. Encarar todas as dificuldade que ela ainda enfrenta e conhecer os traumas deixados por seu passado é, no mínimo, aterrorizante.

Conforme os acontecimentos atuais se desenvolvem, vamos nos perguntando o quanto eles são reais e o quanto são frutos dos medos de Catherine, comprovando, assim, a força desse thriller psicológico, que cumpre muitíssmo bem seu papel no gênero. Embora, de certa forma, alguns desenrolares tenham sido previsíveis, achei o desenvolvimento da trama como um todo bastante satisfatório, além de ter me envolvido muito com a leitura e ter me sentido compelida a avançar nela.

De modo geral, a leitura de No Escuro foi válida não só por sua qualidade como thriller psicológico, mas principalmente pelo assunto nele abordado. Uma leitura, mais do que viciante, extremamente marcante e digna de atenção no contexto da violência contra a mulher.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/11/03/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/