No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

SahRosa 21/03/2017

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Muitos thrillers psicológico tem me surpreendido e estou gostando de incluir este gênero (que já se tornou um dos meus queridinhos) em minha lista de leitura. No Escuro é um livro que possuiu uma classificação legal e muitos elogios, me sinto fora de órbita por não ter curtido a leitura como imaginei que seria. Não que No Escuro seja uma obra de todo ruim, mas infelizmente não supriu minhas expectativas, fiquei envolvida com o enredo mas não foi nada marcante e apesar da trama intensa, boa parte dá narrativa foi extremamente maçante e repetitiva.

No escuro nos traz uma atmosfera pesada, violência doméstica, TOC, estrupo, entre outras situações que podem deixar qualquer leitor desconfortável, ainda mais por nossa narradora ser a principal vítima. Cathy traz um relato forte de tudo que viveu nas mãos de Lee, um cara sem escrúpulos e remorso, desses que sente prazer em machucar, é fato que o leitor sente empatia por Catherine e se pergunta como a situação chegou a tal ponto, afinal a protagonista acaba tendo muitos distúrbios psicológicos com esse período de violência e a trama vai girando em torno disto, do mistério que foi a vida de Cathy e as consequências de seu relacionamento, a todo momento sentimos a intensidade dá história e como tudo afetou a protagonista.

No Escuro apresenta uma narrativa em primeira pessoa, mas seu diferencial é que temos duas versões de Catherine e a atual é tão fragilizada que nos perguntamos a todo momento o motivo que acarretou tudo isto, mas talvez este seja tanto um ponto positivo quanto negativo do livro, afinal este é um motivo que nos faz continuar a leitura até seu final, só que ainda sim a trama acaba ficando repetitiva com as voltas entre passado e presente, principalmente quando Cathy precisava relatar seus rituais para diminuir o TOC, sei que a intenção fosse deixar o leitor angustiado, mas comigo não funcionou totalmente desse modo pois fiquei maior parte dá leitura entediada.

Até os 60% do livro não senti aquela tensão e urgência desesperada pela leitura, por mais fluida que fosse a escrita da autora eu não estava totalmente envolvida, queria sim saber o motivo que levou Cathy a ter o TOC e se sentir tão ameaçada, mas não era algo como “Nossa não posso deixar a leitura justo agora” , talvez o drama do enredo tenha ofuscado a tensão que deveria passar deixando assim uma impressão diferente do que eu esperava e somente quando chegou nesses 60% foi que senti uma melhora no enredo, a tensão finalmente tinha chegado por conta de um detalhe importante só que infelizmente durou por um breve momento e quando se aproximou do desfecho, novamente No Escuro deu a mesma esfriada que foi o início e meio do livro, o final sinceramente não me convenceu e foi fraco na minha opinião, deixando a simples impressão de “ É só isso, acabou?”. Eu esperava algo mais impactante durante esta leitura, não digo que o tema proposto não seja, na verdade é muito doloroso e forte, somente não me atingiu como o esperado e talvez seja pelo fato de boa parte do enredo tenha sido muito repetitivo.

No entanto, No Escuro é um livro que recomendo sim, acredito que muitos leitores possam gostar da leitura, até porque a escrita da autora é boa e o tema por mais pesado que seja, deveria ser lido por todos. Sem mais, No Escuro foi uma leitura que teve altos e baixos para mim, principalmente por conta das minhas expectativas e por esperar que fosse parecido com um livro que li certa vez, mas ainda sim foi uma leitura diferente do que estou acostumada e uma experiência bem legal apesar de não ter sido tão satisfatória como imaginei.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/01/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes.html
Mari M. 03/08/2017minha estante
Concordo!!

Erikinha 30/05/2017

Um dos melhores da vida
Quando eu li caixa de pássaros eu terminei já procurando um trilher psicológico que chegasse aos seus pés e não tinha encontrado ainda.
Eis que me indicaram "No escuro".

Que livro é esse senhor, que dá agonia, que você quer entrar dentro dele, da raiva, tristeza e mesmo assim muito prazer.
Eu me vi tão viciada igual caixa de pássaros, você não sabe o que esperar, é o que te espera é insano.

Sinopse:
Catherine está no controle da sua vida. Bem sucedida, sai todas as noites, até que em uma festa conheci o Lee, um homem atencioso e sedutor. Sua vida está perfeita todas as mulheres gostariam de estar no seu lugar, ou quase todas.

Quieta e reservada, Cathy luta contra o transtorno obsessivo compulsivo. Vulnerável e aterrorizada, ela nem de longe lembra a Catherine, a pessoa que costumava ser antes de Lee deixá-la assustadoramente traumatiza.

O que aconteceu? Que memórias a fazem seguir um rigoroso ritual? O que ela faria se descobrisse q o Lee está não só em sua mente, mas também na sua vida em sua casa?

Um dos melhores livros que já li.
Mara 05/11/2017minha estante
undefined

Aline 21/06/2017

Fantástico
Esta, provavelmente, é a resenha mais objetiva e mais breve que já fiz em toda a minha vida.
Então... sem sinopse copiada, sem frases copiadas, sem descrições dos personagens, sem spoilers, deixo apenas o meu humilde comentário: este, indubitavelmente, foi o melhor suspense/ thriller pisicologico que já li em toda a minha vida e de longe o que mais me deu agonia, de me deixar com o coração acelerado... Nem preciso dizer que está mais que recomendado!!! Nota: 1000

Wash 22/08/2017

Aterrorisante por ser real
Com certeza No Escuro é um livro muito mais tenso e apavorante para mulheres. m certo ponto da história eu mal conseguia passar as páginas devido a ansiedade e o mal desenfreado que sempre se soube que voltaria, mas o momento que aconteceria
me fez prender a respiração diversas vezes. É um livro chocante e que abre a cabeça
das pessoas sobre uma questão importante. Ninguém jamais pode julgar um relacionamento olhando de fora. Provavelmente um dos melhores livros que li no ano. Já to com a língua coçando para indicar pra todo mundo.
@BiaGiacomin 11/03/2023minha estante
Um conjunto de ansiedade, agonia, medo e raiva a cada página.

K.G | @kennedy guedes 05/10/2017

Brutal, angustiante e previsível.
ENTAO EU LI NO ESCURO! ( o livro kk) parcceiraaas esse é um livro que eu penso muitas coisas, e ainda nao sei o que pensar.

Conhecemos nesse livro a Katherine, em duas fases da sua vida, uma com inicio em 2003, e outra em 2007 e a narrativa se intercaLa entre esses dois tempos da vida da personagem. A cathy tem Transtorno obsessivo compussivo, onde ela precisa verificar por exemplo se uma porta esta bem trancada um zilhao de vezes, e isso e meio irritante no começo TRANCA DESTRANCA TRANCA DESTRANCA, ALGUEM DA UMA FECHADURA ELETRONICA PRA ESSE MULHER PELO AMOR DE DEUS! KKK

só que ela nem sempre foi assim, e a narrativa do passado vem mostrar o PORQUE ELA DESENVOLVEU TOC, ao mesmo tempo mostra toda a evolução da personagem quanto a isso no futuro.
alem do TOC o foco principal E NO RELACIONAMENTO ABUSIVO, aqui a personagem passa por coisas MACABRAS, muito terriveis, logo de cara você ja entende que ela vai passar por isso, só nao sabe como.

É um livro muito escrito, que me deixou angusteado ao longo da historia, que soube manter um suspense de uma forma ate razoavel, e que me fez ter varias opinioes durante a leitura, a autora conseguiu me despertar muitos sentimentos. soube contruir bem os personagens. AGORA VAMOS AOS PORENS.

Eu achei que autora meio que AUTO SE SABOTA, pra mim o começo desse livro É UM GRANDE SPOILLER DO ENREDO, entao você ja fica imaginando o que aconteceu... quando chega na metade do livro VOCÊ JA SABE DE TUDO, voce ja ligou todos os pontos, e a historia nao tem grandes supresas a partir da li, e esse e o gancho pro outro problema que ele livro tem pra mim, ELE MANTEM UM RITMO LENTO E CONSTANTE, a historia ela nao tem emoção, ela nao te tira o folego, ( ela te choca) e aquele suspense constante desde o começo ate quase o final, SEM GRANDES APCES DA HISTORIA.

Devido a isso PRA MIM, A AUTORA ABUSA DE UMA VIOLENCIA DESNECESSARIA, a gente ja entendeu como funciona o relacionamento, e autora insiste em colocar CENAS BRUTAIS DE VIOLENCIA, que nao acrescentam nada na historia, apenas chocam o leitor.

É UM LIVRO QUE TE DEIXA REVOLTADO, COM O FATO DE ALGUMAS PESSOAS ESTAREM QUASE QUE ACIMA DA LEI. VOCE QUER A TODO MOMENTO AJUDAR A PERSONAGEM E NAO PODE, E VE ESSA AJUDA SENDO NEGADA A ELA A TODO MOMENTO É DESTRUIDOR. eu so queria MUITOO MUITO SALVAR A CATHERINE O TEMPO TODO!

Até 90% da historia eu estava achando que o vilao ia se dar bem, que eu nao ia gostar do desfexo, MAS DAI O LIVRO MUDA COMPLETAMENTE DE RITMO, E TEM UM DESFEXO ALUCINANTE, a gente nunca tem final feliz nesses livros, mas achei um final Justo.
Recomendo sim a leitura, pra quem tem estomago forte ( e um pouquinho de paciencia kk)
pra mim, 3,5 estrelas.

Thally 17/01/2018

No escuro
Pra mim essa livro no escuro foi bem previsível, fiquei esperando algo que me surpreendesse ... Mais nada (imaginei e me preparei pra várias situações hahahahaha e nada)
Talvez eu esteja mal acostumada com a Liane Moriaty e Karin Slaughter pois elas são divas da maldade e reviravoltas kkkkkk sempre me deixam Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Day Privado 18/01/2018minha estante
amooo

Carol Cristina | @blogacdh 18/01/2018minha estante
eu tbm achei ele previsível e sem reviravoltas 85% do tempo, mas msm assim gostei muito dele, vai entender kkk

Michele 28/02/2018

Surpreende
No começo relutei muito para continuar, por ser bem cansativo e enrolado, mas depois eu não o queria larga! É maravilho a riqueza dos detalhes e o que a personagem passa. O jogo psicológico e abusivo do homem para com ela. Mostra a realidade de várias mulheres. Super recomendo

akarolinada 28/03/2018

Eu leria os outros livros se fosse trilogia!
Um livro bacana, de leitura fácil e prática. Com uma história envolvente, onde se é possível sentir o que a personagem principal passa, tanto seus momentos tensos quanto, quando estes passam, seus momentos de alívio. O modelo temporal é muito interessante. Possui uma temática séria atual com um final encorajador. Recomendadissimo!

gustavotborba 30/05/2018

Sensacional
Confesso que nos primeiros capítulos achei o transtornos da Cathy muito chato, mas conforme foi avançando eu fiquei cada vez mais com vontade de ler, toda vez que eu tinha um tempo ia e pegava o livro. O livro se divide em passado e presente, tendo um capítulo para cada, o que evidenciava mais a mudança e a decadência da personagem. Este livro entrou para a lista dos meus preferidos da vida, pela primeira vez acabei de ler um livro e tive vontade de começar de novo. A escrita é otima, colocando nós o tempo todo no lugar da personagem principal, teve dias que até sonhei com alguns trechos do livro. Se você está lendo essa resenha, não pense duas vezes, pode compral-o, não será uma decepção.

majusodre 11/11/2021

um pouco longo demais e não curti muito o final, sendo sincera.
no geral, é uma leitura boa. só não chega a ser ótima.

Cássia 07/09/2018

A escrita da autora flui muito bem, e no início, por conta das passagens do tempo, me peguei anotando os acontecimento de cada ano, para eu ter uma ideia melhor da cronologia. Funcionou, e me entreguei à narrativa. É uma história muito forte, angustiante, aterrorizante e triste... me peguei diversas vezes sentindo pena da Catherine, querendo protegê-la e salvá-la do homem que acabou com sua vida...

Um suspense maravilhoso, daqueles que você não consegue largar! As vezes queria continuar a leitura, mas tinha medo do que viria nas próximas páginas! Recomendo, mas... é um livro muito pesado.
Fernando Lafaiete 08/09/2018minha estante
Aeeeeeee... bem que eu te avisei!! Adoro este livro!!

Giovanni 26/01/2022

?Verifiquei o contorno da porta para ver se estava bem ajustada com o batente, prestando atenção a qualquer protuberância que pudesse indicar um fechamento imperfeito. Conferi seis vezes contando a cada vez: um, dois, três, quarto, cinco, seis. Girei a maçaneta; seis vezes.?

?Novamente, ouvi meu mantra surgir indesejavelmente na minha cabeça:Isso não é normal. Não é assim que as pessoas normais pensam. Mas que se dane afinal, o que é ser normal??

?Tudo isso para apaziguar meu cérebro. O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo. Quando consigo fazer tudo direito, na ordem certa, fazer minhas verificações corretamente, seguir o ritmo certo, então as imagens somem por algum tempo.?

"O tempo todo, noite e dia, meu cérebro gera imagens de coisas que aconteceram comigo e coisas que podem acontecer. É como assistir a um filme de terror repetidas vezes, sem nunca se tornar imune ao medo."

"Meu coração ainda estava acelerado.
Com um suspiro, levantei da cama e fui até a porta para começar tudo novamente.
Isso não pode continuar. Já faz mais de três anos. Isso tem que acabar, tem que acabar.
Nessa segunda ronda, repeti todo o processo verificando tudo doze vezes, para só então passar para a janela da frente."

"De que adiantaria correr, afinal de contas? Não tinha funcionado da última vez, e tampouco funcionaria agora. Eu teria que ficar. Teria que ficar e me preparar para lutar."

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como "Não é tão Simples assim", e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim ? apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

"Agora preciso pensar em um jeito de seguir em frente com isso. Encarar o resto da minha vida. Um dia de cada vez, um passo após o outro. Não posso continuar assim por muito tempo. Não posso."

"Você não está mais sozinha nisso. E você pode escolher se livrar desse homem ruim, e continuar melhorando e se fortalecendo a cada dia até não sentir mais medo, ou pode deixar que ele continue prejudicando-a. A escolha é sua."

"Por um instante, tive vontade de abraçá-lo. Queria saber como seria estar entre seus braços, se me sentiria mais segura ou não."

"Sabe o que foi o pior de tudo? ? prossegui finalmente, ainda com a cabeça em seu ombro. ? Não foi ficar sentada naquele quarto esperando que ele voltasse para me matar. Não foi ter sido agredida, não foi a dor, (...); o pior foi que depois, ninguém, nem sequer minha melhor amiga, acreditava em mim."

"Eu o vejo em todos os lugares, o tempo todo. Sei que ele não pode ser os homens que vejo, pois ele se encontra a milhares de quilômetros de distância, (...). Mas ainda assim ele me assombra, uma aparição frequente, lembrando-me de que nunca vou me livrar dele. Como eu poderia, se ele ainda está dentro da minha cabeça?"

"Eu me lembro da sensação de esperar que ele voltasse, sabendo que não podia fazer nada para escapar, que de nada adiantava correr ou resistir. Era mais fácil simplesmente me entregar."

No Escuro é de arrepiar, indico a leitura dele a todos.

Camila 02/02/2022

Na maioria das vezes, não existem marcas visíveis...mas isso não quer dizer que elas não existem!
As pessoas costumam julgar: "Nossa, mas por que não termina o relacionamento?"
Só quem vive um relacionamento abusivo sabe que não é assim tão fácil!!!

Bell 30/11/2021

#Lido
Uau! sabe aquele livro que vc pega e não consegue largar? Então, esse é assim.
Um thriller psicológico tenso do início ao fim.

"No Escuro" é um livro que retrata todo horror de um relacionamento abusivo, o ciclo do abuso psicológico e físico, o desespero da vítima e as consequências de tanta crueldade.
Com certeza não é uma leitura pra qualquer um!

A narrativa é em primeira pessoa, e intercala passado e presente, nem sempre gosto desse tipo de divisão, mas neste livro funcionou muito bem, fez com que eu mergulhasse na história de forma impressionante.

Cathy é uma personagem muito bem construída, a escrita de Haynes é crua e direta, sem exageros, porém mantendo um clima de desconforto psicológico do início ao fim.

Acompanhar Cathy se apaixonando, sendo seduzida, depois sofrendo pouco a pouco com todo tipo de abuso, hoovering gaslighting, triangulação, jogos mentais, perseguição, e muita, muita violência, é, no mínimo, perturbador.

O que mais mexeu comigo,foi que eu sei que história de Cathy não se restringe a ficção, muitas mulheres estão passando, ou já passaram por algo parecido, ou até pior. Isso torna a leitura ainda mais pesada.

Não recomendo este livro pra todo mundo, mas aos que se interessam pelo tema, fica a dica. Gostei da escrita de Haynes, ela conseguiu manter o ritmo durante todo o livro e entregou um desfecho bastante satisfatório.

"Hoje vai ser o começo da minha resistência, eu decidi, como decido todos os dias, até ele aparecer na minha casa, entrar sem pedir licença e passar a controlar tudo."
Bruna Gomes 28/12/2021minha estante
descreveu muito bem o que senti "desconforto psicológico do início ao fim" do livro