No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes




Resenhas - No Escuro


406 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Maressa 19/10/2013

No Escuro - Elizabeth Haynes
"No Escuro" é um livro de Elizabeth Haynes lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. A narrativa em primeira pessoa conta a história de Catherine Bailey - uma jovem que saiu de um relacionamento traumático e ainda carrega consigo os efeitos dessas experiência. Atormentada pelo TOC e alimentando o temor de que um dia seu ex-companheiro Lee volte para torturá-la, Catherine busca forças Stuart - psicólogo e também seu vizinho do apartamento de cima. Conforme o tempo passa, os sintomas de Catherine vão ficando cada vez mais fortes e o fantasma daquele relacionamento obsessivo e violento parece voltar a fazer parte de seus pesadelos.

Sem fazer nenhum esforço é possível classificar "No escuro" como totalmente perturbador. Isso porque a autora desenvolveu um tipo de narrativa em que passado e presente são narrados simultaneamente. Assim, em dado momento da história o leitor fica prestes a descobrir qual será o destino de Catherine, ao mesmo tempo em que desvenda a origem da compulsão da mulher por verificar portas, janelas, objetos e gavetas.

A narrativa ganha um tom assustador nas próprias palavras de Cathy e é impossível não sentir asco nas cenas de tortura e abuso. Numa outra perspectiva, o livro é interessante também porque responde a muitas perguntas feitas em relação à violência doméstica. Por isso, se o leitor quiser entender porque muitas mulheres vítimas de violência não conseguem simplesmente se livrar de seu companheiro e agressor basta ler este relato impressionante.

"No escuro" é o tipo de narrativa que oferece a oportunidade de enxergar como é se sentir vítima da crueldade de um homem violento e como se desenvolvem os transtornos e traumas causados por esse tipo de experiência. Um livro excelente e absolutamente preciso.

site: http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/2013/10/resenha-no-escuro.html
comentários(0)comente



cheledrum 07/11/2013

Ótimo
Gostei muito deste livro.
Claro que você vai matando o que pode ocorrer no livro mas isto não tira o brilho pois o drama psicológico sofrido pela protagonista realmente te deixa agoniado.
No meio eu achei um pouco enfadonho mas logo a autora retomou o ritmo, e o final... fechei um livro com um brilho no olho.

Super recomendado.
comentários(0)comente



Eli Coelho 18/12/2013

Tenso, verossimil e inteligente. Um acerto exagerado que não pareceu caricato.
Tratar de TOC,TEPT e panico no mesmo personagem a chance de "errar a mão" e tudo parecer exagerado ou caricato eram enormes, especialmente a escritora não sendo da área de saúde mental. A autora Elizabeth Haynes ousou isso em seu primeiro livro e felizmente acertou em cheio.

O drama da personagem Catherine/Cathy é verossimil e pertubador. Intercalar capitulos entre flashback e presente foi muito acertado, pois não cansam o leitor com a piração da personagem e criam o clima de suspense do que vai acontecer em seguida no passado dela.

Incrivelmente bem narrado e inteligente a maneira de criar uma curva ascendente do drama e da personalidade dos personagens centrais. Se Lee no inicio parece o homem que toda mulher sonha (bonito, atraente, simpático, inteligente, romantico, etc), só mesmo convivendo com ele pra perceber que o principe encantado é um sapo disfarçado, um amor obsessivo e psicopata.

Pessoalmente, eu sendo da área da psicologia, só posso tirar o chapéu para a trama dessa escritora. Está de parabéns e certamente acompanharei futuras publicações dela.
comentários(0)comente



Aline 24/12/2013

Marcante
Este é um livro eletrizante, lia até as 3 horas da manhã. E quando acabou me deixou por vários dias com um vazio...rsrs
comentários(0)comente



Caverna 29/08/2014

Catherine é uma jovem de 24 anos, sem família, que adora festa, bares, danças e bebidas. Ela aproveita sua vida de solteira ao máximo com suas amigas, até o dia em que encontra um cara lindo e carismático em um bar... Lee. E melhor: ele parece afim dela também. Para melhorar seu conto de fadas, algum tempo depois eles se encontram na academia e ele a convida para sair. Maravilhada com sua sorte, Catherine mergulha em um conto de fadas que faz com que todas as suas amigas tenham inveja.

Até ele mostrar a sua verdadeira natureza: um agressor.

Ao mesmo tempo, Haynes nos apresenta uma Catherine quatro anos mais tarde, com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), que precisa verificar todas as portas, janelas e cortinas seis vezes, para ter o mínimo de certeza de que está segura dentro de seu próprio apartamento. Uma Catherine ansiosa, quieta e contida. O retrato de uma mulher que sofreu abuso.

Divido não em capítulos, mas em dias, o livro alterna seus dias entre passado (Catherine alegre e cheia de vida) e presente (Catherine com TOC e medo). Aos poucos, vamos entendendo tudo o que aconteceu com nossa personagem no passado, desde quando conheceu Lee, até o dia que o conheceu de verdade, passando por momentos de tensão e pavor, até sua quase morte. Enquanto ela no presente tenta com todas as forças levar cada dia de uma vez, verificando suas portas, janelas, cortinas, talheres e fazendo cada dia uma rota diferente para seu trabalho, tentando convencer a si mesma de que ninguém a está seguindo.

Lee é um personagem que, de início, parece um príncipe encantado. Cavalheiro, bonito e atencioso. Mas vamos descobrindo buracos em sua vida, pedaços de seu cotidiano, que ele esconde de sua então namorada, que começam a deixá-la intrigada. Porém, é só Lee sorrir e levá-la para cama, que parece que tudo parece sumir numa nuvem de fumaça. Aos poucos, então, ele se mostra: uma pessoa extremamente transtornada e possessiva, que poderia até sofrer de algum tipo de transtorno psicológico. Manipulador e violento, quando ele está longe de casa a trabalho, para que Catherine possa saber que ele está sempre a observando, ele entra em seu apartamento sem que ela saiba e muda pequenas coisas de lugar: talheres, móveis. Uma maneira de controlá-la.

Esses eventos mudam Catherine definitivamente e, no presente, mesmo com Lee trancado às sete chaves na cadeia, ela ainda possui aquela sensação de perseguição e necessidade de verificar tudo, para ter certeza de que ninguém entrou em sua casa durante sua ausência. E é no meio de uma de suas verificações que ela conhece Stuart, um psicólogo que está mudando para o apartamento acima do seu. De maneira inesperada, ele entra em sua vida e começa a tentar revolucionar algumas coisas, como um bom psicólogo e uma boa pessoa, tentando ajudá-la a superar seu trauma.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/08/no-escuro.html
comentários(0)comente



Telmary.Barros 04/06/2024

Esse livro é o melhor sobre relacionamento tóxico que já li, sem romantização. Além de ter um relato visceral sobre uma pessoa com TOC.
comentários(0)comente



@aangeladani 19/07/2015

Impressionante e absolutamente convincente!
O que você faria se, após um fato traumático, passasse a ter um transtorno compulsivo diante das coisas mais simples do dia a dia, como trancar a porta de casa e ficar verificando, incontáveis vezes depois, se ela está realmente fechada? E o que é pior: não se sentir nem um pouco segura mesmo depois desse exaustivo "ritual"...
Foi que aconteceu com Catherine (Cathy), depois de seu relacionamento com Lee. Ela o conheceu em 2003, quando ele trabalhava como segurança em um pub da cidade. Um cara lindo, simpático, gentil e... bom demais pra ser verdade. Começaram a se envolver e tudo parecia ser perfeito. Perfeito até demais... Mas aí alguns indícios de que havia alguma coisa errada com aquele homem extremamente atraente e gentil, se fizeram cada vez mais presentes, deixando Cathy desconfiada. Não demorou muito para que todo o encantamento e toda a magia daquele relacionamento se esvaísse como fumaça. Lee passou a querer comandar a vida de Cathy, decidindo até o que ela vestiria ou não. Ela procurava se desvencilhar e fugir daquele relacionamento abusivo, mas não conseguia principalmente porque Lee era manipulador. E, o que era pior: ninguém acreditava nela quando contava que o relacionamento não ia bem. Não acreditavam porque Lee tinha um grande poder de persuasão sobre os outros. Cada vez mais assustada, Cathy se viu de repente sozinha, sem ninguém com quem pudesse contar. E tudo apenas piorou...
Mesmo depois de quatro anos, Cathy nunca mais se sentiu segura, mesmo tendo todo o apoio de seu novo vizinho, Stuart, que passa a ajudá-la a enfrentar seus anseios e temores. Aos poucos, Cathy começa a se sentir melhor, se esforçando para se recuperar de tudo o que viveu e também para abandonar o T.O.C pós traumático que desenvolveu. Porém, quando menos espera, um telefonema altera novamente toda a sua rotina, elevando ao máximo seus níveis de estresse e ansiedade: Lee está em liberdade e pode procurá-la novamente.

Esse foi um livro que eu li no início de 2015 e que me chamou muito atenção. A trama ficou na minha cabeça durante um bom tempo depois, e eu posso dizer que tive uma certa "ressaca literária" com ele, devido à extrema veracidade da história. Fiquei impressionada e me coloquei no lugar da personagem muitas vezes, mesmo que de forma inconsciente. Nesta história, conhecemos de forma paralela duas Catherines diferentes: uma é super segura, independente e calma - antes de conhecer Lee e ainda no início do relacionamento. E a outra é extremamente aterrorizada, paranoica, transtornada até com detalhes e pequenas coisas, e totalmente insegura - inclusive no sentido literal. A Cathy do "pós Lee" é uma mulher completamente diferente, que luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo - T.O.C. O livro é de estreia da autora, mas na minha opinião parece ser de alguém que já está "no ramo" há anos, de tão bem escrito e de tão convincente que a trama toda foi. No Escuro entrou para os meus livros favoritos, sem dúvidas, e eu o recomendo muito. Uma leitura capaz de nos deixar impressionados. ;)

Nota: 5/5 (excelente e favorito)
comentários(0)comente



Eu Conto Um Conto 28/07/2015

Perturbador. Angustiante. Tão real que chega a ser assustador. No Escuro retrata o drama vivido por Catherine Bailey, personagem que sofre de TOC e TEPT, um transtorno de estresse pós-traumático após um relacionamento abusivo, sufocante e doentio com um homem que tinha tudo para ser perfeito.

O livro intercala no ponto de vista da Cathy durante o período de seu relacionamento com o sedutor e misterioso Lee, e quatro anos mais tarde, quando se torna uma pessoa completamente diferente da mulher alegre, sexy e festeira que fora no passado, vivendo dia após dia constantemente amedrontada e traumatizada. Essa alternância serve para percebermos que as feridas emocionais são bem mais profundas e dolorosas que as físicas, deixando marcas que podem durar toda uma vida. A mente da Cathy do presente é tão transtornada que coisas simples como não verificar a porta, repetir de forma consecutiva o mesmo caminho, não deixar os talheres em seu devido lugar, ir a uma comemoração do trabalho, entre outras, tornam-se desafiadoramente torturantes. Ela encontra um incentivo para recuperar sua identidade e superar seus medos quando conhece o novo vizinho.

No Escuro provoca uma tensão à medida que avançamos a leitura e você não consegue e nem quer parar de ler. Eu poderia passar o dia todo falando sobre o livro e ainda assim não conseguiria transmitir os sentimentos e aflições que ele me provocou. Aquele tipo de livro que te deixa dias pensativo. A Elizabeth criou um thriller psicológico arrebatador e sua narrativa é nada mais que fantástica. A leitura me fez entender por que mulheres que sofrem esse tipo de abuso não conseguem simplesmente largá-los. Muitas vezes não é uma questão de escolha e a única saída é a morte.

Um dos melhores livros que já li!

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Querido Livro 13/08/2015

Maravilhoso !
Confira a resenha completa no nosso Blog.

site: http://meuqueridobook.blogspot.com.br/2015/08/escuro-elizabeth-haynes-assutadoramente.html
comentários(0)comente



Marcia Lopes 01/09/2015

De tirar o fôlego
No Escuro é o primeiro livro que li dessa escritora e é também seu livro de estreia, gostei tanto que baixei Restos Humanos na minha lista de próxima leitura.

A narrativa é tão intensa que cheguei a ter uma crise de ansiedade, juro! E como a história pula do presente ( onde a protagonista vive as sequelas causadas por tudo que passou) e para o passado quando era livre e feliz, as vezes vc tem a impressão que são duas pessoas diferentes.

A leitura não tem pontos baixos, é instigante, tenso, profundo, aterrorizante... e por isso achei que o desfecho deixou a desejar.
Contudo valeu a leitura!

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/
comentários(0)comente



Dani 10/09/2015

Uma triste história de uma realidade existente
Esse é aquele tipo de livro que te faz prender o fôlego!
Que te faz perguntar: o que será que estar por vir?
Meu Deus! Como eu queria entrar dentro das páginas do livro e ajudar esta mulher!
Infelizmente um tipo de situação muito real e ainda típica no nosso cotidiano.
Uma verdadeira lição de como um relacionamento abusivo pode transformar a vida de uma pessoa num piscar de olhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bruna 14/09/2015minha estante
Amo esse livro




Patricia 17/10/2015

No Escuro narra a estória de Catherine (Cathy), uma mulher que tenta se recuperar após sofrer nas mãos de um namorado violento. O livro intercala dois tempos distintos na estória, um no passado e outro no presente, ambos narrado pela protagonista. Esses diferentes tempos nos permitem notar a diferença na personalidade da personagem. Os fragmentos do passado nos mostram uma garota inglesa com vinte e poucos anos que gosta de festas e boates, que ama sair com suas amigas e ter relacionamentos de uma noite só. A Cathy do presente é completamente diferente, é uma pessoa um pouco mais velha que apresenta transtornos psicológicos, como por exemplo TOC. Por sinal o TOC é o grande destaque da nova personalidade de Cathy, ela está sempre verificando. Verificando se as portas estão fechadas corretamente, se as cortinas estão na posição certa, se os talheres estão nos seus devidos lugares na gaveta, etc. Toda essa obsessão dela com esses detalhes está relacionada ao seu passado, ao abuso que sofreu. O interessante desse livro é que ao manter essa narrativa ela envolve a estória em mistério. Você fica se perguntando o que terá acontecido ao mesmo tempo que deseja saber o que vai acontecer agora.

Voltando ao passado, a vida de Catherine começa a mudar quando ela conhece um homem lindo e sedutor, Lee. Pouco tempo depois ela começa a namorá-lo e tudo parece perfeito, todas as suas amigas não cansam de dizer a sorte que ela teve ao conhecer o Lee e como elas estão morrendo de inveja dela. No princípio ela pensa o mesmo que suas amigas, que Lee é o homem perfeito. Porém aos poucos essa realidade começa a mudar. Lee possui muitos mistérios que não revela para ela e as vezes se parece com uma pessoa completamente diferente daquela que todas as suas amigas conhecem. E isso também é um problema, como dizer para as suas amigas que nem tudo é perfeito se Lee é o perfeito cavalheiro na frente de todas?
Já no presente, Cathy tem outras preocupações. Ela precisa de alguma forma manter uma vida funcional em meio a suas verificações. Mas a chegada de um novo vizinho, Stuart, pode trazer mais emoções para sua vida tão cheia de verificações e regras. Mas será que ela se permitirá entrar em contato com esse novo vizinho? Afinal ela não gosta de estranhos e tem coisas mais importantes com que se preocupar. Ele precisa verificar, pois as verificações são a única coisa que a mantém segura, mas…. segura de que ou de quem?

Eu gostei do livro, dei 4 estrelas. Na minha opinião o livro poderia ter um ritmo um pouco mais rápido. Mas a autora optou por contar a estória corretamente, todo o processo que levou Cathy até aquele ponto. De certa forma isso foi bom porque deu destaque a mudança na personalidade de Cathy, você consegue sentir essa mudança, como se fossem duas pessoas completamente diferentes. Eu sofri de alguns ataques de ódio lendo o livro, pois não consigo compreender as amigas da Cathy de forma alguma, francamente! E por incrível que parece, foi mais fácil compreender as reações da Cathy, talvez devido a própria autora e a forma que ela conduziu a estória.
O livro aparentemente desencadeou uma crise de TOC em algumas amigas minhas, mas não sofri do mesmo problema porque já confiro se a porta está fechada várias vezes.

No Escuro é um bom thriller, porém nessa estória o que importa não é descobrir quem é o assassino, o que você vai passar o livro tentando descobrir é se a Cathy está certa ou não em verificar.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Lê Golz 29/11/2015

Perturbador!
No escuro é uma publicação da Editora Intrínseca, e estava há algum tempo na minha lista de desejados. Foi uma leitura completamente diferente do que eu imaginava, pois a primeira sinopse que li, não é a mesma do Skoob, então achei que o livro me daria medo, o que não foi o caso. Elizabeth Haynes, acertou em cheio em sua primeira obra, perturbando todos os sentidos do leitor.

Eu diria que essa sinopse revela muita coisa, portanto não há nada a esconder - a nossa protagonista sofre abusos de seu namorado Lee. Mas a descrição não revela a intensidade que seria a escrita da autora. A cada capítulo, que se intercala entre o passado e o presente de Cathy, foi praticamente impossível eu me livrar da agonia que sentia com o comportamento dela, e sua obsessão pelas trancas das portas de seu apartamento.

Bem lentamente vamos conhecendo a personalidade de Cathy, da mulher que ela era no passado, como conheceu Lee e sua mudança de comportamento, com isso a narrativa em primeira pessoa foi essencial para entendermos o porquê ela tinha TOC, e como ela se sentia extremamente ferida. Ao mesmo tempo, vamos acompanhar Lee, como ele passou de um homem lindo e atencioso para um psicopata inteligente, que brincava com a maior facilidade com a mente e corpo de Cathy.

Ao mesmo tempo que era tão torturante ler os abusos que a personagem sofria, eu não queria mais largar o livro. As coisas vão tomando um rumo tão poderoso, que devorei as páginas. Me peguei refletindo, assim como Cathy fez em sua narrativa, em casos de mulheres que vemos na televisão, que sofrem abusos. Sempre me pergunto, o porquê elas simplesmente não largam seus companheiros e os denunciam. Mas não, não é tão simples assim. Nunca mais verei esse assunto com os mesmos olhos depois da leitura de No escuro.

Aos que podem estar com medo de uma narrativa pesada, de algo aterrorizador, não tenho como negar que o livro é extremamente perturbador, e mexeu com meu psicológico (enquanto eu estava lendo, toda noite quando eu fechava minha casa para dormir, eu pensava em Cathy. Sério!). Porém, não acho que tenha motivos para ter medo desse livro, pois ele é simplesmente uma história que, apesar de fictícia, é algo totalmente convincente e que realmente acontece todos os dias. Além disso, o relato de como a personagem tenta se recuperar, vale muito a pena.

Quanto a parte física, é super confortável com uma diagramação simples, folhas amareladas, e letras um pouco pequenas, mas não atrapalhou a leitura. Notei dois ou três erros de revisão, mas não me incomodou. A capa está em perfeita sintonia com a obra.

"Eu sabia que estava trancada, mas precisava verificar mesmo assim. Enquanto conferia, uma-duas-três-quatro-cindo-seis vezes, eu dizia a mim mesmo que estava trancada. Eu tranquei ontem à noite. Lembro-me de ter trancado. E depois verificado. Por horas e horas. Ainda assim, podia não estar trancada, talvez eu tivesse me enganado. E se eu a tivesse aberto sem me dar conta? E se eu não tivesse feito as verificações direito, se tivesse distraída?" (p. 156)

Super indico esse livro. Tenho certeza que vai mudar a visão de muitas pessoas em relação a violência doméstica, e abrir os olhos para muitas outras coisas como, por exemplo, a total confiança que não se deve ter com um homem que você acabou de conhecer.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/10/resenha-no-escuro.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



406 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |