Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Lindëndil 13/11/2022

Livro muito bom, mas meio arrastado no final. Gostei dos exemplos dados, mas acredito que poderiam ter mais. Uma leitura muito interessante.

Luana 13/11/2022

Necessário
Quando você ouve a palavra psicopatia, qual a primeira coisa que muito rapidamente vem à cabeça? Alguém com cara de mau, meio esquisito, com desvios comportamentais muito facilmente perceptíveis e com “jeito” de assassino, como se tivesse escrito na testa: “sou um psicopata". Se esse é o retrato que você faz, tome muito cuidado porque você pode estar redondamente enganado(a). Ao contrário do que se possa imaginar, reconhecer uma pessoa desequilibrada nesse nível, com toda a sua insanidade, não é uma tarefa muito fácil.

O psicopata pode ter várias caras. Ele pode estar ao nosso lado no trabalho, na escola, na faculdade, entre os vizinhos e inclusive na própria família. Ou seja, ele pode estar em qualquer lugar e ser qualquer pessoa. Geralmente, o psicopata é aquele que está acima de qualquer suspeita porque parece ser do bem, é educado, inteligente e cativa a todos que estão ao seu redor. Mas ele engana e representa sempre muito bem. Porque a verdade é que tudo isso é um grande disfarce para esconder como ele realmente é.

No livro “Mentes perigosas”, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva revela esse sombrio transtorno de personalidade que acomete cerca de 4% da população mundial. A autora se preocupa em mostrar ao leitor como pode se previnir contra as perversidades de uma mente psicopata. A dra. usa como exemplo, o estudo sobre um dos casos mais conhecidos de psicopatia do mundo: o do serial killer norte-americano Ted Bundy, que inspirou o livro e também filme “O silêncio dos inocentes”. Ela inclui ainda análises sobre outros eventos que aconteceram no Brasil, que tiveram grande repercussão. Como os casos da pequena Isabella Nardoni e de Eloá Cristina Pimentel que, segundo a autora, foram vítimas do mal que habita entre nós.

O livro fala sobre pessoas frias, manipuladoras, super transgressoras nas redes socais, desprovidas de emoções, sentimentos de compaixão ou culpa, que estão soltas por aí, misturadas com a população, inseridas em todos os lugares. Independente de gênero, credo, raça ou classe social, eles estudam, trabalham, fazem carreira e seguem a vida fingindo e jurando que são pessoas do bem. Infelizmente, pode levar muito tempo até serem descobertas ou diagnosticadas, justamente por sustentarem um comportamento acima de qualquer suspeita. A autora explica que existem alguns casos extremos e isolados de psicopatas que matam. Mas a grande parte prefere viver uma vida mais pacata, sem chamar muita atenção, seduzindo, mentindo, fazendo as coisas para seu benefício próprio, sempre.

A médica conversa com seus leitores de igual para igual, com o firme propósito de que possamos entender as condutas dos psicopatas. É também uma forma de reflexão sobre a sociedade que nós estamos ajudando a construir. Em poucas páginas de leitura, a escrita é bastante clara e objetiva, acessível e muito dinâmica. A autora revela aos leitores, através de casos da vida real, tudo o que muitas vezes sentimos na convivência diária com as pessoas que nos cercam, mas que aceitamos pela nossa formação moral e cultural. Quando a leitura termina, deixa um gostinho de quero mais. É super recomendada para todos aqueles que têm interesse em conhecer um pouco mais da mente humana.

Ludmila 10/11/2022

Já vi vários podcasts com a Dra.Ana Beatriz e seus livros são escritos da mesma forma: fácil, direta e didática. O tema é tenso e complexo, mas entender essa doença foi muito bom pra mim.
Wagner_GRUNGE_1994 11/11/2022minha estante
Um bom livro nessa linha é "A Sabedoria dos Psicopatas", por mais que o nome dê a entender o contrário ele não visa glorificar pessoas com essa patologia, mas entender como certas características dessas pessoas podem ser úteis na nossa vida pessoal e profissional.

Ludmila 13/11/2022minha estante
Valeu pela dica!

Priscila 06/11/2022

Maravilhoso
Dra Ana Beatriz é de uma inteligência que minha nossa senhora, escrita que faz a gente entender mesmo que teve palavras que eu não entendi. Simplesmente incrível, adorei cada segundo da leitura e me fez refletir como um ser humano pode ser tal jeito.

Carolina.Leao 29/10/2022

Utilidade pública
Ana Beatriz Barbosa é fantástica ao nos ensinar, através de Mentes Perigosas, a lidar com os psicopatas. É fascinante quando, no decorrer da leitura, identificarmos comportamentos de psicopatia em pessoas próximas, que por sinal, nos fazem muito mal. Recomendo o livro! É perfeito!

aluiarte 26/10/2022

Eu gostei bastante desse livro, fiquei completamente obcecada por saber mais sobre psicopatas e analisando o comportamento de todas as pessoas KKKKKK
muito bom, recomendo

Vitor.Cruz 26/10/2022

Trecho do livro
?E o que dizer de nossa tolerância para com a corrupção? Chegamos ao ponto absurdo de concordar com frases do tipo: ?Fulano rouba mas faz?. Isso representa a mais pura acomodação política que experimentamos em nossa vida social. Será que acreditamos realmente na existência da corrupção benigna? Evidentemente, sabemos que não, mas tentamos criar justificativas idiotas para abrandar nossa turva consciência. Sabemos distinguir claramente o certo do errado, no entanto preferimos relativizar essa questão para nos beneficiarmos das vantagens materiais das ?pequenas? transgressões sociais.?

Diana 26/10/2022

Eu achei uma ótima leitura para tentar entender um pouco como funciona a mente psicopatas e como eles agem no dia a dia.
Recomendo.

beatrizcomze 24/10/2022

A psicopatia se traduz numa maneira de ser, existir e perceber o mundo.
A leitura desse livro surgiu de uma maneira muito repentina e de certa forma como um ato de carinho por parte dos meus amigos que sabem que me interesso muito pelo assunto e me deram o livro.
Sou grande fã da autora e suspeita para falar sobre seus trabalhos, mas esse foi meu primeiro contato com um livro seu. De maneira muito simples e fácil, Ana Beatriz descreve para nós detalhes sobre um dos assuntos mais misteriosos para nós: como é possível um ser humano ser incapaz de sentir empatia e amor? Confesso que mesmo após a leitura, isso ainda não faz o menor sentido para mim e me traz certa tristeza, medo e inconformidade com tais pessoas. Ver a autora comentar sobre casos famosos que muitos de nós acompanhamos pelos jornais, é surreal. Esse sem dúvida foi o ponto alto do livro.
Ao longo da leitura, muitas vezes pude ouvir a voz da doutora narrando o capítulo, logo eu super habituada a ouvir seus podcasts e ver seus vídeos no youtube. Gostei muito do livro e com certeza lerei outros.

Camila 20/10/2022

Um breve apanhado
Este livro serve mais como uma visão geral do que seria o transtorno de personalidade psicopático. Achei interessante a autora trazer ao final algumas dicas de como evitar e lidar com essa parcela da população. Acho válido para ter uma ideia do que é e como identificar pessoas nesse espectro.

Carol 18/10/2022

Interessante
Sou fã da Dra Beatriz, acho que ela é uma profissional extremamente capacitada e tem um jeito de falar sobre os assuntos que todos consigam entender. O livro é bem interessante, é quase um manual de sobrevivência ao psicopata, cheio de informações importantes sobre como identificar essas pessoas e como devemos prestar atenção ao nosso redor, afinal de contas quem vê cara não vê coração. Ela cita alguns casos criminais reais para dar contexto a narrativa. Quem procura algo mais profundo não vai encontrar aqui. Apesar de ser muito bom não é um livro pra quem busca informações mais técnicas e profundas sobre o assunto.

Ana Gullich 17/10/2022

Incrível
Sou suspeita para falar dessa mulher que é minha inspiração. Ana trás para nós uma abordagem super tranquila de se ler e rápida, o que mais amei nessa leitura foi o uso dos exemplos de casos brasileiros e casos dos quais eu nem sonhava ter acontecido aqui. Fez jus ao nome o livro. Vale super a pena ler se quer sabe em um pouco mais sobre o assunto.

Meire.Abreu 16/10/2022

Leitura fluida
Leitura fluida e didática para começarmos a observar os psicopatas que nós rodeiam. O livro é muito bom .

Laritza 14/10/2022

Leia sem expectativas!
Sou uma grande admiradora da dra. Ana Beatriz Barbosa, acompanho todos os podcasts em que ela aparece, entrevistas, docs, sigo canal dela no YT e tinha uma expectativa mto grande nesse título, mas me pareceu que ela entrega mto mais nas entrevistas do que no livro.
Não, eu não estava esperando nada técnico cheio de jargões científicos, mas esperava mais, achei que a narração do livro não parecia com ela, estava polida demais e fez falas muito neutras em contraste a falas do mesmo tópico em outros lugares. Minha expectativa era um mergulho mais profundo na temática, mas não deu nem pra molhar as canelas...
Quero ler outros títulos, mas quando começo um autor assim já no desânimo, fica difícil continuar me aventurando, me pergunto se não seria mais proveitoso só ouvir as entrevistas 🤔