Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Ana 21/11/2017

Interessante
Releio sempre pq é muito interessante.

Super recomendo.

MarcosS 20/10/2017

Cumpre com a proposta
A despeito de muitas críticas negativas, achei absolutamente o oposto. A linguagem é simples, leitura rápida e mais importante: Cita as características para identificar e se proteger de sociopatas do cotidiano, expõe histórias envolvendo vários casos, informa muito bem, apresenta sites e materiais de apoio, traça um paralelo da idade e educação dos diagnosticados... acerca desse tema, pode-se tornar um livro de cabeceira por falta de outro mais sucinto. Um respaldo e precaução, deve ser "estudado" ao menos nas características sociopáticas e usado e re-lido, dia-a-dia. Quem quer análises mais profundas e termos mais técnicos, deve se graduar em psicologia ou psiquiatria.

Carol Figuerêdo 18/09/2017

Assunto interessante, livro raso.
Conheci o livro através de indicação de amigos e até de um professor que muito admiro, então quando o vi na livraria comprei sem pensar duas vezes.
Por ter como autora uma renomada psiquiatra brasileira, esperava que o livro fosse mais técnico e se aprofundasse mais quanto ao perfil e diagnóstico dos psicopatas, apresentando casos reais, tanto de conhecimento público quanto da própria autora.
O que "recebi", no entanto, foi um livro raso e quase que sensacionalista, que apresenta poucos dados técnicos e exemplifica o perfil psicopata com casos polêmicos e já conhecidos do grande público ou relatos de seus pacientes sem, porém, afirmar que as pessoas descritas são realmente psicopatas.
Entendo que é necessário um diagnóstico detalhado para se fazer tal afirmação, mas a impressão que dá é que o livro é baseado em "achismos", com casos que "podem ser de psicopatas, mas também podem não ser". Tivesse a autora apresentado apenas um caso que fosse, mas de um indivíduo diagnosticado psicopata, e então explorado suas características e ações, acredito que o livro seria muito mais rico.
Como apontado em outras resenhas, a impressão que dá é de ter lido uma matéria de revista e não um livro publicado por uma psiquiatra. A linguagem da autora é simples demais e a impressão que dá é de que seu objetivo é apenas nos revoltar e amedrontar em relação aos psicopatas. Sem contar que o texto é por vezes redundante e os casos apresentados perdem o peso já que ela se esquiva de afirmar que são psicopatas, além de narrá-los de maneira novelística.
Ainda assim, os capítulos 9, 10 e 11 são muito interessantes, por se aprofundarem bem mais no diagnóstico e perfil dos indivíduos, discutindo a psicopatia (ou Transtorno de Conduta) na infância e adolescência e até mesmo a maioridade penal, bem como a influência da sociedade e principalmente a questão genética e biológica em uma pessoa psicopata. Discute também o papel dos pais de indivíduos com esse tipo de conduta, além de apresentar dicas de como amenizar/controlar os mesmos.
De maneira geral, é um livro raso sobre um assunto tão interessante e que poderia ter sido ricamente esmiuçado, mais parecendo ter sido escrito por um jornalista sensacionalista que pesquisou a respeito do que por uma psiquiatra com muito conhecimento e anos de experiência. Ainda assim, o livro não deixa de ser interessante, discutindo um assunto extremamente relevante e trazendo casos conhecidos, analisados de uma perspectiva diferente.

Recomendaria apenas a pessoas completamente leigas e que queiram simplesmente conhecer "por cima" o assunto. Se o interesse é compreender a fundo a mente psicopata e conhecer casos reais, com certeza é melhor deixá-lo na estante.

Umberto Vicente 01/09/2017

Um ótimo livro!
A autora explica de uma maneira simples e direta sobre os psicopatas, seus comportamentos e como identificá-los na sociedade.

Durante o livro são citados vários casos e reportagens, dando muitos exemplos, de variadas formas e situações nas quais os piscopatas entram na vida das pessoas e as arrasam. Fala também de uma maneira mais técnica, mostrando quais áreas do cérebro são responsáveis pelas ações e a deficiência delas no caso dos piscopatas.

Um livro muito bom para quem quer saber mais sobre o assunto. As vezes fica muito repetitivo, porém não acho isso ruim, pois não te deixa esquecer, além de que a leitura é super tranquila e rápida.

Recomendo! :)

Ca Agulhari 22/08/2017

Esclarecedor porém com ressalvas...
Eu esperava uma abordagem mais clínica da psicopatia, de casos mas na verdade o livro dá uma leve pincelada no assunto, ele não tem começo, meio e fim. Ele basicamente nos diz como evitar um psicopata, nos faz até ter raiva deles mas não passa disso. Uma especialista em saúde mental pode fazer mais que isso. Seus outros livros são ótimos mas esse parece auto ajuda e isso não é um elogio.

Mary 06/08/2017

A sensação é de ter lido uma matéria de revista sobre o assunto, só que mais longo.

Paulascrap 05/07/2017

Informativo
Não se trata de uma leitura para quem espera uma história, trata-se de um enredo técnico sobre a psicopatia embora eu considere acrescentar muito pouco sobre o tema estudado. Podemos concluir dois pontos com o livro :"que ninguém vira psicopata, eles nascem assim e permanecem assim durante toda a sua existência e a que a psicopatia não tem cura é um transtorno da personalidade e não uma fase de alterações comportamentais momentâneas. A autora traz algumas casos considerados com traços de psicopatia ocorridos no Brasil, vale a pena a leitura mas sem muitas expectativas.

Fernando - @ExploradorLiterário 30/05/2017

Hoje trago este livro maravilhoso da Psicóloga Ana Beatriz, este livro mexeu muito comigo pois ele nos traz tudo que basicamente precisamos a respeito dos psicopatas, e não ele não tem cara de mal ou desvios de condutas fácil de perceber.

Eu sou suspeito para falar desse livro, pois sou apaixonado pela psicologia e muito curioso também, e principalmente no que se trata do estudo da mente humana. Este livro quando eu li ele apenas aumentou minha vontade de fazer psicologia, e sim ele mexeu muito com o meu psicológico fazendo eu analisar todo mundo que eu conversava para ver se tinha os traços descritos no livro. Ana Beatriz Barbosa Silva, ela trás em uma forma simples e dinâmica, dividido em 13 capítulos o que precisamos saber sobre os psicopatas (indivíduo clinicamente perverso, que tem personalidade psicopática, com distúrbios mentais graves) e como reconhecê-los, pois ele não tem cara.
Um dos temas abordados já no primeiro capítulo, é sobre consciência entre “psicopatas e pessoas”, as pessoas comuns emocionalmente falando acaba não estando consciente de seus atos, por agir por impulso devido a sentir e tem empatia com o próximo. No entretanto o indivíduo psicopata, apesar dele ser “consciente” de seus atos, eles agem friamente e usam de artimanhas para usar as pessoas ao seu favor.

A autora ao decorrer do livro, passa vários temas para você reconhecer o indivíduo com esse distúrbio de caráter, trazendo casos reais e muitos conhecidos nacionalmente.Ela também faz alertas para não cair nas armadilhas desse predadores sociais, que muitos usam do “jogo da pena” e se vitimizam para atacar.

"A realização proposta por nossa sociedade só pode ser de aspecto material, pois afetos verdadeiros não podem ser adquiridos nem substituídos na velocidade que nossos tempos preconizam. (...) Repletos de conforto e tecnologia, acabamos por nos tornar cada vez mais sozinhos e menos comprometidos com nossos semelhantes."

E um livro que super recomendo a leitura, pois ele agrega para identificarmos e sabemos nos proteger de um possível golpe de alguém assim. Já presenciamos cultura psicopática na TV, como vilões perversos e frios que antes eram odiados, hoje são admirados pelo público, pois ele são estereotipados como ricos e cheios de poder. Tanto que Ana nos faz um apelo através do livro para observamos o quanto contribuímos para este desvio de caráter e o quão prejudicial ele é para cidade como um todo.

Sinopse do Autor: Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.
"Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem".
Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes" e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/04/mentes-perigosas-o-psicopata-mora-ao.html
Josynha 31/05/2017minha estante
Perfeita a sua discrição do livro.

Humberto Faloni 28/05/2017

O psicopata Mora ao Lado
Livro muito interessante e com um esclarecimento sobre a psicopatia.
Nesse livro conta vários casos que aconteceu no Brasil onde os autores dos crimes tem o perfil de um verdadeiro psicopata.
Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.

Stela Alencar 18/05/2017

Perdi minha psicologia nisso...
Abandonei nas primeras páginas. Livro raso, sem pretensão clara, parece que foi escrito por um adolescente. O livro não tem uma linguagem técnica sobre o assunto então é compreensível que tenha um direcionamento mais para os leigos, no entanto a autora foca demais em situações criadas ao invés de pegar as informações que já tem, fazendo parecer que o leitor está lendo uma novela sem realmente agregar nada de relevante ou novo. Não há informação que agregue. Uma óbvia jogada de marketing em cima de um assunto importante.

Fabio Vergara 03/03/2017

Dica de leitura: Mentes Perigosas (Brasil. 2008)
Sinopse: Apesar de a psicopatia ser um dos transtornos mais comuns, inúmeros casos passam despercebidos pela população.

Nota (0-10): 4.

Silva andou vendo novela demais! Não quero desdenhar de sua reputação, afinal é das mais renomadas psiquiatras do país. Mas sua obra soa apelativa demais, quase um programa do João Kléber. Silva é íntima da novelista Glória Perez, e todos sabem que esta tem inúmeros motivos para interessar-se a este assunto, mas talvez a autora devesse não tê-la consultado como colaboradora. Como resultado, MP parece uma novela da Globo, com vários mini casos, reais ou fictícios, desenvolvidos. A conclusão, então, é quase contraditória, lembrou-me uma piada que li num livro de Leon Eliachar: “Proteja-se! Ao sair de casa, não deixe a porta aberta. Nem trancada.” Apesar disso, há algum proveito. Os capítulos 9 e 10 são muito bem construídos, justamente nos que Silva abandona a teatralidade e demonstra cientificamente como funciona o cérebro e o comportamento social. Recomendaria MP apenas se tudo o que você sabe sobre psicopatia é o que assistiu nos telejornais sobre Guilherme de Pádua.
Clara.Almeida 03/03/2017minha estante
Pelo amor de Deus. O livro nada mais é que uma reprodução amadora de um noticiário da TV rs. Não gostei nada do livro e ainda tive que ouvir dizerem que não entendi por não estudar psicologia ?

Fabio Vergara 06/03/2017minha estante
Concordo com você. Não é que nada se aproveite, mas as análises dos estudos de caso e as analogias são rasas demais, cheias de clichês e sensacionalismo. Um livro bem fraco. Não deixe que outros influenciem na sua opinião.

Clara.Almeida 07/03/2017minha estante
Tem certos momentos que mais parece um livro sobre análise sociológica do que sobre psicopatas. Ela foge do assunto várias vezes para tentar justificar a mente deles mas não consegue. Você já leu algum livro da Dark Side?

Fabio Vergara 08/03/2017minha estante
Entrei no site dessa editora, mas de todos os títulos que ela anuncia, eu li apenas "Horror em Amityville". Mas pra ser honesto, não gostei muito deste também. Quer dizer, é um bom suspense, algumas partes são realmente perturbadoras, mas o enredo é meio bobo e sem razão, fora que o autor implora pro leitor acreditar que tudo aquilo é baseado em fatos. Enfim, mediano. Aliás, eu também o resenhei, abre lá na minha estante!

Clara.Almeida 08/03/2017minha estante
Pode deixar. Vou dar uma olhada na sua estante. :*

Bete 10/04/2017minha estante
undefined

Julhiane 12/01/2017

Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado
Esse foi um livro que me decepcionou e acabou com minhas expectativas logo no início dos primeiros capítulos.Porém, nao desisti da leitura.
O livro é raso, fraco, algumas vezes repetitivo e cansativo. Tive a impressão de estar assistindo a um noticiário, o qual trazia uma retrospectiva dos casos que abalaram o país nas ultimas décadas, no que diz respeito à violência, e crimes brutais.
Os melhores capítulos foram 10 e 11, esses de fato contribuíram para meu aprendizado sobre os psicopatas e jovens que ja possuem o desvio de conduta antes de seus 15 anos de idade.
Júnior 18/01/2017minha estante
Abandonei, repetitivo demais, me cansou logo nas primeiras páginas.

Clara.Almeida 03/03/2017minha estante
Muito reconfortante saber que não sou a única a pensar assim. E o pior foi eu dar minha opinião e ter que ouvir de uma pessoa que: "quem faz psicologia entende direitinho." Não acho que seja questão de estudar ou não a área, mas eu não posso dizer que gostei, ainda mais depois de ler os da Dark Side que são ricos em conteúdos técnicos e fatos

Pipoco 02/01/2017

Literatura rasa e oportunista
Livro sem fundamento, com a nítida pretensão de, com um título sedutor e muita jogada de marketing, se tornar campeão de vendas.
Absurdo, de tão superficial e, ao mesmo tempo, prepotente e cheio de falsas verdades.
Vergonhoso!

Levi 30/12/2016

O livro descreve algumas atitudes tradicionais dos psicopatas. A narrativa mostra ao leitor que os psicopatas existem e que podem ser pessoas ditas boazinhas que usam a gentileza, a honestidade, a ingenuidade, etc. das pessoas para enganá-las e conseguir o que querem, sem ter o mínimo de remorso por suas atitudes. Segundo o livro, psicopata é a denominação mais comum para as pessoas que possuem comportamento alterado diante a sociedade.

Psiquè - pelamente.wordpress.com 05/11/2016

Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva
Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito capaz de matar... truculento, astuto, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Mas não é assim... Os psicopatas são perigosos e dissimulados nos enganam e representam muitíssimo bem.
Sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "seres" com aparência humana estão em nosso meio, misturados conosco, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”.
Este livro expõem algumas histórias reais que demonstram a capacidade de manipulação, destruindo e "sugando"outras vidas.. Sinceramente esperava um pouco mais do livro da Ana Beatriz pois acompanho o trabalho dela e leio alguns artigos .. ainda assim é uma leitura interessante..Boa leitura!

site: https://pelamente.wordpress.com/2016/11/30/primeiro-post-do-blog/