Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Stela Alencar 18/05/2017

Perdi minha psicologia nisso...
Abandonei nas primeras páginas. Livro raso, sem pretensão clara, parece que foi escrito por um adolescente. O livro não tem uma linguagem técnica sobre o assunto então é compreensível que tenha um direcionamento mais para os leigos, no entanto a autora foca demais em situações criadas ao invés de pegar as informações que já tem, fazendo parecer que o leitor está lendo uma novela sem realmente agregar nada de relevante ou novo. Não há informação que agregue. Uma óbvia jogada de marketing em cima de um assunto importante.

Fabio Vergara 03/03/2017

Dica de leitura: Mentes Perigosas (Brasil. 2008)
Sinopse: Apesar de a psicopatia ser um dos transtornos mais comuns, inúmeros casos passam despercebidos pela população.

Nota (0-10): 4.

Silva andou vendo novela demais! Não quero desdenhar de sua reputação, afinal é das mais renomadas psiquiatras do país. Mas sua obra soa apelativa demais, quase um programa do João Kléber. Silva é íntima da novelista Glória Perez, e todos sabem que esta tem inúmeros motivos para interessar-se a este assunto, mas talvez a autora devesse não tê-la consultado como colaboradora. Como resultado, MP parece uma novela da Globo, com vários mini casos, reais ou fictícios, desenvolvidos. A conclusão, então, é quase contraditória, lembrou-me uma piada que li num livro de Leon Eliachar: “Proteja-se! Ao sair de casa, não deixe a porta aberta. Nem trancada.” Apesar disso, há algum proveito. Os capítulos 9 e 10 são muito bem construídos, justamente nos que Silva abandona a teatralidade e demonstra cientificamente como funciona o cérebro e o comportamento social. Recomendaria MP apenas se tudo o que você sabe sobre psicopatia é o que assistiu nos telejornais sobre Guilherme de Pádua.
Clara.Almeida 03/03/2017minha estante
Pelo amor de Deus. O livro nada mais é que uma reprodução amadora de um noticiário da TV rs. Não gostei nada do livro e ainda tive que ouvir dizerem que não entendi por não estudar psicologia ?

Fabio Vergara 06/03/2017minha estante
Concordo com você. Não é que nada se aproveite, mas as análises dos estudos de caso e as analogias são rasas demais, cheias de clichês e sensacionalismo. Um livro bem fraco. Não deixe que outros influenciem na sua opinião.

Clara.Almeida 07/03/2017minha estante
Tem certos momentos que mais parece um livro sobre análise sociológica do que sobre psicopatas. Ela foge do assunto várias vezes para tentar justificar a mente deles mas não consegue. Você já leu algum livro da Dark Side?

Fabio Vergara 08/03/2017minha estante
Entrei no site dessa editora, mas de todos os títulos que ela anuncia, eu li apenas "Horror em Amityville". Mas pra ser honesto, não gostei muito deste também. Quer dizer, é um bom suspense, algumas partes são realmente perturbadoras, mas o enredo é meio bobo e sem razão, fora que o autor implora pro leitor acreditar que tudo aquilo é baseado em fatos. Enfim, mediano. Aliás, eu também o resenhei, abre lá na minha estante!

Clara.Almeida 08/03/2017minha estante
Pode deixar. Vou dar uma olhada na sua estante. :*

Bete 10/04/2017minha estante
undefined

Julhiane 12/01/2017

Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado
Esse foi um livro que me decepcionou e acabou com minhas expectativas logo no início dos primeiros capítulos.Porém, nao desisti da leitura.
O livro é raso, fraco, algumas vezes repetitivo e cansativo. Tive a impressão de estar assistindo a um noticiário, o qual trazia uma retrospectiva dos casos que abalaram o país nas ultimas décadas, no que diz respeito à violência, e crimes brutais.
Os melhores capítulos foram 10 e 11, esses de fato contribuíram para meu aprendizado sobre os psicopatas e jovens que ja possuem o desvio de conduta antes de seus 15 anos de idade.
Júnior 18/01/2017minha estante
Abandonei, repetitivo demais, me cansou logo nas primeiras páginas.

Clara.Almeida 03/03/2017minha estante
Muito reconfortante saber que não sou a única a pensar assim. E o pior foi eu dar minha opinião e ter que ouvir de uma pessoa que: "quem faz psicologia entende direitinho." Não acho que seja questão de estudar ou não a área, mas eu não posso dizer que gostei, ainda mais depois de ler os da Dark Side que são ricos em conteúdos técnicos e fatos

Pipoco 02/01/2017

Literatura rasa e oportunista
Livro sem fundamento, com a nítida pretensão de, com um título sedutor e muita jogada de marketing, se tornar campeão de vendas.
Absurdo, de tão superficial e, ao mesmo tempo, prepotente e cheio de falsas verdades.
Vergonhoso!

Levi 30/12/2016

O livro descreve algumas atitudes tradicionais dos psicopatas. A narrativa mostra ao leitor que os psicopatas existem e que podem ser pessoas ditas boazinhas que usam a gentileza, a honestidade, a ingenuidade, etc. das pessoas para enganá-las e conseguir o que querem, sem ter o mínimo de remorso por suas atitudes. Segundo o livro, psicopata é a denominação mais comum para as pessoas que possuem comportamento alterado diante a sociedade.

Mari.Mari 27/11/2016

Muito bom, adorei esse livro.

Aline.Cruz 05/11/2016

Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva
Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito capaz de matar... truculento, astuto, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Mas não é assim... Os psicopatas são perigosos e dissimulados nos enganam e representam muitíssimo bem.
Sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "seres" com aparência humana estão em nosso meio, misturados conosco, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”.
Este livro expõem algumas histórias reais que demonstram a capacidade de manipulação, destruindo e "sugando"outras vidas.. Sinceramente esperava um pouco mais do livro da Ana Beatriz pois acompanho o trabalho dela e leio alguns artigos .. ainda assim é uma leitura interessante..Boa leitura!

Gabriel M.D 04/09/2016

3 estrelas e meio para ele kkk
Ele conta muito sobre os casos
pesssoas que passaram por isso na maior parte do livro! Admito que acabei pulando algumas
Fulano matou a esposa por isso, ela conheceu e confiava nisso por aquilo, a familia nunca desconfiou...
Isso tornou a leitura um pouco maçante, enrolada, embora seja um livro bem pequeno
O começo e o final do livro são ótimos, bem clínicos; já o desenvolvimento.. deixou a deseja

Ray 28/08/2016

Encontrei esse livro na casa de uma amiga e de imediato pedi emprestado, afinal, quem não se interessa em ler sobre psicopatas, ainda mais quando se encontra na capa algo apelativo do tipo "Como reconhecer e se proteger de pessoas frias e perversas, sem sentimento de culpa, que estão perto de nós"? Bem, não foi nem de perto a melhor leitura que fiz sobre o assunto.
A autora parece ter escrito esse livro para as "massas", pela superficialidade com que tratou o assunto, usando de poucas fontes científicas e ainda citando histórias mastigadas pela mídia para tentar prender o leitor, que no final mais parecem de conteúdo novelístico. Outro ponto bastante negativo é a abundância de sentimentalismo e "alarde" que a autora faz citando com frequência que podemos estar rodeados de psicopatas no trabalho, na vida noturna e até na nossa família. Os exemplos de comportamentos psicopatas são tão triviais que as pessoas facilmente impressionáveis podem até se privar de sair de casa (permitam-me o exagero, pois isso é algo bem onipresente no livro).
As poucas passagens do livro que me interessaram foi a que abordou o tema bullying, os absurdos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, o teste de psicopatia PCL, a junção de fatores neurobiológicos e sociais que podem causar a psicopatia e as razões pelas quais as psicoterapia são ineficazes.
Casos conhecidos por todos são tratados no livro, como o de Suzane von Richthofen e o de Guilherme de Pádua Thomaz, o último sendo bem descrito pela autora e para mim tornou-se o melhor momento da leitura.
Para quem nunca leu nada sobre o tema, talvez esse livro seja uma introdução adequada, embora possa causar um efeito negativo de desinteressar o leitor completamente sobre o assunto. Para quem já leu outros livros sobre psicopatia, recomendo que continuem na literatura da Ilana Casoy e lançamentos da coleção Crime Scene da Darkside Books.
Por fim, é de conhecimento de todos que psicopatas estão entre nós e muitos deles estão livres, mas a autora trata o assunto como insolúvel, uma postura bastante negativa que dificilmente atrairá um leitor e a falta de profundidade em todos os capítulos me deixou com a sensação de estar lendo algo sem muito propósito.
Fabio Vergara 03/03/2017minha estante
Tive as mesmas impressões que você descreve na sua resenha. Acho que, talvez, fosse melhor a autora não ter chamado Glória Perez como colaboradora deste livro, já que ele ficou parecendo uma novela, e bem das ruins.

Math 27/08/2016

Um bom livro
Apesar de que, em algumas passagens, nota-se a repetição desnecessário acerca de alguns assuntos, no geral o livro é bem dinâmico, abordando alguns aspectos da psicopatia.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

Mentes Perigosas
Um bom livro.

Katy 01/08/2016

Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado
Que a Ana Beatriz Barbosa é incrível, muita gente já sabe, mas hoje estou aqui para falar de um dos melhores estudos que já li sobre a mente humana. "Mentes perigosas - o psicopata mora do lado" caracteriza e explana o perfil dos psicopatas de uma forma clara e precisa, que você se vê analisando o comportamento das pessoas com quem convive, avaliando se elas não se enquadram em tudo que Ana Beatriz explica.

O livro já começa de forma fantástica, explicando através de uma metáfora o comportamento dos psicopatas. Nela, um escorpião pede "carona" para um sapo, implorando ao mesmo que o deixe atravessar o rio subido em suas costas. O sapo nega, afirmando que tem receio que o escorpião acabe por matá-lo com se veneno. Achando a ideia absurda, o escorpião afirma que não teria motivo para fazer tal crueldade, especialmente com quem lhe ajudasse. Então o sapo lhe põe nas costas, atravessam o rio e, ao chegar do outro lado, o escorpião usa todo seu veneno para matar o sapo, alegando que isso faz parte de sua natureza.

A fábula exemplifica com maestria o comportamento de um psicopata, como vamos vendo no decorrer da leitura. Eles não têm motivos para seus atos, mas é de sua natureza não sentir remorso, gratidão ou qualquer sentimento bom em relação aos outros.

Ana Beatriz explica que nem todo psicopata é assassino, como muitos pensam. O que acontece é que eles possuem uma incapacidade de sentir compaixão. Eles são extremamente egoístas e fazem o que for preciso para atingir seus objetivos, independentemente de quem precisarem magoar ou ferir para isso.

Psicopatas nunca se arrependem. Eles são frios, mesmo quando imploram perdão e juram mudança: tudo não passa de uma tática dissimulada para manipular o outro em benefício de si próprio. Eles podem ser presos, castigados, abandonados... Ainda assim, nunca mudarão.

Isso acontece porque o cérebro humano possui componentes responsáveis por todas as emoções que

somos capazes de sentir. Todas esses componentes, metaforicamente falando, são como líquidos servidos em vários recipientes, os quais devem estar sempre em equilíbrio para que a pessoa se mantenha bem. Em pessoas normais, as vezes um desses recipientes está mais cheio que o outro, então a emoção correspondente predomina. Já nos psicopatas, o "recipiente" da empatia, do remorso e da compaixão simplesmente não existe.

O livro dá muitas explicações sobre o assunto, bem como inúmeros depoimentos de pessoas que já foram vítimas de psicopatas. Através desses depoimentos, Ana vai cada vez explicando mais sobre o perfil, motivações e atitudes dessas pessoas e vamos conseguindo identificar um psicopata seja no trabalho, na escola, em amizades ou até mesmo num relacionamento amoroso.

É uma leitura fácil, muito explicativa e bem construída, além de conter recomendações de filmes e livros para quem gosta do assunto. Eu, como aspirante à psicóloga e fissurada em conhecer mais sobre o comportamento humano, li em dois dias e ainda mandei uma mensagem gigante à escritora, parabenizando pela obra e pela nobre atitude de compartilhar conosco tamanho conhecimento.

Para quem gostar da leitura e também se interessa por livros do gênero, Ana ainda escreveu "Mentes inquietas" (sobre hiperatividade), "Mentes insaciáveis" (sobre anorexia, bulimia e demais transtornos alimentares), "Mentes e manias" (sobre transtorno obsessivo compulsivo), "Mentes consumistas" (sobre o consumidor compulsivo), "Mentes ansiosas" (sobre medo e ansiedade fora de limites), "Mundo singular" (sobre autismo) e "Corações descontrolados" (sobre borderline). Todos são leituras maravilhosas e muito esclarecedoras!

Gostou? Visite meu blog!

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/2016/03/mentes-perigosas-o-psicopata-mora-o.html

Kelly.Sene 13/07/2016

Esperava mais...
O livro é interessante para conhecer um pouco sobre a personalidade dos psicopatas, mas é muito repetitivo e mal escrito em várias passagens.

Arlete 06/06/2016

Um guia para vida
Excelente guia de alerta para identificar psicopatas. Muito bem detalhado com exemplos e explicação científica.

Samu 19/05/2016

Bom
O livro é bem interessante pra dar uma olhada por cima, o tema não chega a ser muito aprofundado, mas vem com uma leitura fácil sem precisar consultar um dicionario pra entender termos técnicos, que são explicados durante a obra.
Narrativa boa, simples e direta, poderia ser mais aprofundado, mas é uma boa leitura inicial.