Mentes Perigosas

Mentes Perigosas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Perigosas

Delma Gama 17/09/2023

Fazia um tempo que eu não terminava um livro de forma tão rápida. A leitura é muito fluída e a autora mescla bem o parecer da psiquiatria sobre os psicopatas com os vários relatos reais de indivíduos com esse perfil.

Não sei porque, mas fiquei com a sensação de que o livro deveria ter entregue mais, especialmente sobre como identificar, se livrar e não se tornar um psicopata. Não que ele não o faça, porque há muita coisa nesse sentido, mas a maioria soa óbvia.

Por outro lado, chorei horrores, afinal não esperava me deparar com tantos relatos medonhos de psicopatismo na vida real. Esses casos trouxeram um peso maior para leitura, a obra ficou muito forte e a análise da mente desses sujeitos talvez tenha ficado um pouco de lado. Todavia, eu queria ter entendido melhor o que a psiquiatria analisava neles, ao invés de apenas conhcer de forma tão precisa o mal que haviam causado.

De todo modo, por ser um temática que me chama a atenção e por compilar certa psiquiatria e relatos chocantes, achei bacana a leitura.

Claudio 16/09/2023

Uma leitura muito fluida, conteúdo bem explicativo e informativo. É falado sobre diversas questões socias e comportamentais com complementos e citações de acontecimentos relacionados que enfatiza as informações anteriores, ajudando no entendimento e nas formas de prevenções para determinadas situações.

Martha.Garrido 16/09/2023

Mentes perigosas da autora Ana Beatriz
A escrita da autora é muita fluida, acredito como ela mesma cita, é uma escrita de fácil compreensão, não tecnicista, afim de que alcance tanto leigos como a profissionais da área.
Para mim as explicações foram um tanto superficiais, porém achei muito rico em exemplos reais, que além de nos levar a reflexão, desperta o desejo em aprofunda-se um pouco mais sobre o assunto.

DayanePrincipessa 15/09/2023

4% de Psicopatas no mundo apenas?
Para começar minha resenha quero dizer que a capa deste livro me dá medo kkkkkkkk
Quando separei ele para ler deixei em cima da escrivaninha do meu quarto com a capa virada para baixo, não queria acordar de madrugada e dar de cara com essa feição psicopata kkk
Achei a narrativa do livro bem fluída, único problema é que estava com alguns erros de português, falta de revisão, provavelmente...
A autora trouxe algumas características dos psicopatas, como por exemplo que não sentem qualquer empatia ou amor pelo próximo. Também fez um resumo de algumas histórias famosas de crimes hediondos cometidos por estes indivíduos.
O problema é que encontrei alguns pontos fracos no estudo, como por exemplo na história do técnico de futebol Fernando Sierra o texto diz: era conhecido pelas pessoas do bairro como um homem amável, carinhoso e incapaz de prejudicar alguém.
No fim da história o treinador tão amável matou um aluno de 10 anos e após se suicidou e na perícia foi constatado que o garoto tinha no corpo sinais de abusos sexuais. Então, conclui-se com isso que os psicopatas podem sim aparentar sentimentos pelos próximos, ainda que sejam falsos, temos que ter consciência de que nenhum deles vai exibir sua verdadeira face a todos, acho que isso deveria ter ficado mais claro no livro.
Segundo ponto fraco é quando a autora diz que 4% da população é psicopata, que as pessoas boas são a maioria.
Se isso fosse verdade o mundo não estaria como está.
Este dado de 4% deve ter sido baseado nos criminosos assassinos, estupradores, pedófilos que estão presos. Não podemos nos esquecer que a maioria dos crimes ficam sem resposta, a polícia, pelo menos aqui do Brasil, mas acho que no mundo todo está assim, não está dando conta de investigar tantos assassinatos e sumiços. Outro dia vi uma reportagem de que haviam localizado dois corpos numa região onde passa o rio Tietê, na entrevista televisiva os moradores disseram que frequentemente encontram corpos boiando lá, nos últimos tempos já tinham aparecido uns 5. Fora esses casos mais graves, a própria autora disse que a psicopatia pode ser leve, moderada ou grave, ou seja, fora essas pessoas que matam ou estupram, tem outras com graus moderado a leve que estão ao nosso redor praticando todo tipo de mal e que não constam na estatística.
A autora também abordou no livro a questão de como se defender desses indivíduos cruéis dando algumas dicas que achei bem ruins, bem fracas. No meu ponto de vista a melhor maneira de se defender desses indivíduos é investindo no estudo da inteligência emocional para não ser uma pessoa manipulável e também no estudo da linguagem corporal e comunicação.
Apesar destes pontos que discordei, o livro é extremamente recomendável para um contato inicial com o assunto, para que as pessoas fiquem mais atentas ao comportamento dos outros ao seu redor a fim de evitarem se tornar a próxima vítima desses monstros.
Quero deixar destacada minha opinião de que para mim os psicopatas tem total consciência do que estão fazendo, que fazem por escolha própria, que são maus!

Gostaria de deixar algumas frases do livro que achei mais marcantes:

"O "saber" e o "ser" já foram bens de alto valor moral social. Hoje, vivemos os tempos de "ter", em que não importa o que uma pessoa saiba ou faça, mas sim que ela tenha dinheiro (de preferência muito), para pagar por sua ignorância e falhas de caráter" pag 227

"Jamais concorde, por pena, chantagem ou qualquer outro motivo, em ajudar um psicopata a ocultar o seu verdadeiro caráter" pag 244

"Se você já identificou um psicopata na sua vida, o único método verdadeiramente eficaz de lidar com ele é mantê-lo longe, bem longe de você" pag 254

Lido em 15/09/2023

Askah 13/09/2023

Boa leitura
O livro é recomendável.
O livro fala sobre a psicopatia em geral. Muita gente vai na intenção de que o livro ensine sobre a psicopatia que tem somente o ato de matar e muitos deles criam expectativas por conta de ser autora brasileira e de uma psiquiatra.
Não se enganem!
O livro se refere a psicopatia de forma mais aberta, que envolvem várias áreas da vida de uma pessoa e como podemos ser facilmente enganados por alguém que pode estar no nosso cotidiano. E nos dá dicas de como identificar e evitar certos tipos de pessoas com psicopatia.
É bem interessante. Livro curtinho, com apenas 288 páginas.

Camila de Almeida 12/09/2023

Sinopse da editora:
"Eles podem ter várias faces. Disfarçados de pessoas de bem, autora de mentes ansiosas ocultam o que realmente são: seres calculistas, manipuladores e insensíveis aos sentimentos alheios. Estão ao nosso lado no trabalho, na escola, na vizinhança e no círculo familiar e, a qualquer momento, podem gerar destruição em nossa vida. Eles são os psicopatas, uma ameaça real e silenciosa para toda a sociedade.

Psicopatas não sentem culpa nem compaixão. Não se arrependem. Não nutrem nenhum senso de empatia ou responsabilidade em relação aos outros. Esvaziados de emoção, são capazes de passar por cima de tudo e de todos para satisfazer seus objetivos.

Em Mentes perigosas, dra. Ana Beatriz Barbosa Silva revela esse sombrio transtorno de personalidade que atinge cerca de 4% da população mundial e mostra ao leitor como se prevenir contra as perversidades de uma mente psicopata."

Sucesso editorial absoluto, esta edição de aniversário inclui dois capítulos novos. Um sobre psicopatas no ambiente em que deveríamos nos sentir mais seguros ? a família ? em que a autora relata conhecidos e estarrecedores casos de psicopatia. E outro sobre a conhecida relação entre psicopatia e poder, que trata de grandes tiranos da história que usaram o poder político para dar vasão aos seus impulsos mais perversos."

Dilla.Martins 12/09/2023

Mentes perigosas
Não confunda transgressão com liberdade. Transgressão mora na mente e a liberdade habita a alma.

É fundamental destacar que o cérebro humano é especialmente sensível as pensamentos de conteúdo negativo. Eles têm o "poder" de conduzir a mente é um estado que costumo denominar de exaustão mental.

Jorge Luiz da Silva 11/09/2023

Orientação de fácil assimilação
A maneira como a escritora nos conta as histórias reais e procura nos orientar como nos prevenir contra os psicopatas é bem detalhada e de fácil assimilação.

Mand 07/09/2023

Uma leitura que muda a nossa perspectiva
Depois de ler, com certeza, concordo com o subtítulo: o psicopata mora ao lado.

É surreal pensar na quantidade de pessoas que já cruzaram o meu caminho com diversas características citadas pela autora.
Como ela mesma descreve diversas vezes, ter algumas -ou muitas- características, não torna a pessoa um psicopata. Pra realizar o diagnóstico, é necessário analisar a pessoa em questão.
Mas ainda assim, é preocupante pensar que essas pessoas andam livres pela sociedade.

O livro é bem técnico, mas Ana usa diversas histórias e casos famosos pra ilustrar cada colocação, o que torna o entendimento mais fácil.

Drum.Drum 07/09/2023

Ser público alvo é algo muito importante quando se vai ler
No início eu gostei bastante do livro, mas conforme a autora foi falando e se repetindo eu fui desanimando e odiando ler, enrolei o máximo que pude por não querer abandonar.
No final a única parte que eu gostei realmente e que fez valer a minha avaliação foi as histórias (reais) contadas, as que aconteceram no Brasil e fora.

Joao 06/09/2023

Necessário
Escrito pela autora Ana Beatriz Barbosa Silva e publicado em 2022, este livro é de extrema valia para o nosso dia a dia, principalmente para podermos entender como a mente de um psicopata pode funcionar.

Como bem sabemos, este tema é complicado, faz-se necessário muito estudo para conseguir falar a respeito. A escritora, felizmente, possui um vasto conhecimento, porém, tristemente, acabou por não se aprofundar tanto, mas está tudo bem, visto que o livro não é voltado para estudantes e afins. Penso que a autora entregou o que pretendia.

Ao longo das quase 300 páginas, Ana Maria, além de explicar alguns fatos que rondam as mentes psicopatas, também nos traz vários episódios famosos, como o caso Nardoni e Danielle Pérez.

De igual modo, a escritora também falará sobre alguns pensamentos que podem estar influenciando na formação de mais psicopatas e como se portar diante de um, dando-nos algumas dicas muito necessárias.

Outrossim, como o tema está muito atrelado ao judiciário, o livro acabará adentrando nesse tópico, tanto nacionalmente, com foco no Direito Penal, como internacionalmente, através da ONU.

Gostei muito do livro, admito. Lerei novamente daqui um tempo e recomendarei para todos que não o leram. Parabéns a autora.

Daiana 05/09/2023

Amo a doutora beatriz . Vejo todos os podcast que partcipa mas esse livro não acrescenta nada . Bem básico, sobre os criminosos que aparece ela fala oque todos já falaram deles nada novo nenhum análise mas profunda .
Achei bem sem graça.

Emilly473 02/09/2023

É um livro que fala sobre um assunto muito importante e que traz muita curiosidade das pessoas.
No entanto, como estudante de psicologia não concordo com a forma da descrição do transtorno e como foi generalizado em muitas partes.
Mas tem partes que realmente são interessantes e curiosos.

Maria.Farnochi 30/08/2023

Livro necessário
Livro necessário para todas as pessoas, que já tiveram a sua vida afeta por pessoas como descrita não livro. A culpa e o problema, não são você! Importante também para aqueles que não tiveram mais podem vir a ter a vida afeta por pessoas sem o mínimo de consciência e/ou empatia.