Subliminar

Subliminar Leonard Mlodinow

Resenhas - Subliminar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Emili 11/05/2014

Não é um livro cansativo!
Nossa, não entendo como várias pessoas não gostaram do livro, achando-o cansativo.
Eu simplesmente adorei! Leonard não perde o compasso, nos mostrando a todo o momento vários experimentos que nos surpreendem. Realmente a mente humana é incrível! Vale muito a pena ler esse livro!
Auristela 14/07/2015minha estante
Estou de acordo contigo. Li numa passada, achei leve, divertido. Enriquecedor.
Abraço,

Auri

Gui Olí 06/07/2016minha estante
E se for comparar com livros acadêmicos, esse não é nada cansativo.
É muito tranquilo de ler! :)

Luaah 27/06/2021minha estante
Também achei tranquilo e interessante, vale a pena ler.

Sy Andrade 09/02/2022minha estante
Também estou gostando

bhets 14/06/2022

A gente é tudo doido
Livro mtooo bom!!

Aborda assuntos de neurociência, psicologia e filosofia

?O otimismo natural da mente humana é um de nossos maiores dons.??
Vitória 14/06/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler!!

ToniBooks 03/04/2021

Além da miragem
Muitas vezes, ou quase sempre achamos que estamos no controle de nossas decisões; que escolhemos nossas amizades com base em critérios objetos. Mas Leonard Mlodinov, em Subliminar, vem colocar a mosca da inconsciência na sopa da existência. É, isso mesmo. O cara cortou o barato. Mas não fiquem tristes, existe vida fora da caverna.

Vanessa Gravini 11/08/2013

Cansativo
Foi possível perceber como a mente trabalha para fazer certas escolhas, porém, o livro se torna enfadonho a partir do momento que descreve inúmeros estudos de caso; até entendo que sejam importantes, mas tudo o que é demais cansa. Finalmente acabei de ler (já não via a hora)
Diego Lops 25/01/2018minha estante
Conhecimento e informação demais cansa. Cansa os cérebros preguiçosos.

Gabi Mauruto 15/02/2022

Para entendermos um pouco mais de nós.
Um livro muito rico para entendermos sobre nosso inconsciente e qual o papel dele sobre quem somos.
Achei um livro muito bom pois trás de forma simples e didática ( e divertida, através doa comentários pessoais do autor) o entendimento científico e factual sobre o tema.
Li resenhas dizendo sobre o livro apresentar muitos experimentos e tornar a leitura massante...
Sobre um assunto tão denso e ainda pouco palpável como esse, daria menos crédito a um livro que me apresentasse pouca base científica. Parabenizo o autor pelo trabalho árduo da justificativa científica.

Não deixo 5 estrelas apenas por um deslize muito péssimo ao final do livro, com o uso de um piada bem racista para exemplificar um fato. Achei desnecessário!

Mas considero o livro de grande valia para quem gosta do assunto e para quem tem curiosidade em entender mais sobre esse ser tão complexo que é o humano.
Pontos

Alessandra 28/05/2020

Parece narcisista a impressão amplamente divulgada de ser um dos poucos com consciência crítica, um dos poucos "oh grande iluminado" que sabe votar, o injustiçado, substimado e um invejado pobre cidadão. Mas, olha só: é só genuína e naturalmente humano.

Esse livro é sublime. Através dos capítulos somos apresentados a pesquisas, testes e resultados que mostram como o nosso inconsciente age e influencia nosso comportamento, memória, visão, sentidos (inclusive dor!), emoções, opiniões e até a forma como enxergamos a nós mesmo.
Como respostas psicológicas inconscientes se somam aos dados brutos coletados do ambiente pra criar cada um desses aspectos, muitas vezes se sobrepondo aos dados efetivamente coletados.

O texto nos impele a fazer um monte de perguntas sobre nós mesmos, a questionar nossas experiência, lembranças e comportamento ao mesmo tempo que enxergamos com um pouco mais de clareza certas situações. Leonard Mlodinow sempre tem um quê de auto ajuda, ou é só impressão? Mas só pra deixar claro, aparentemente, ainda é um livro de divulgação científica.

Bem, essa é só minha opinião, e ela pode ter sido fruto de distorções subliminares do meu cérebro.

LimaCamila 11/01/2022

Um livro marcante
Pra quem é curioso com os mecanismos da mente, esse livro é essencial. Através de várias pesquisas, o autor nos mostra como o inconsciente determina nossa vida, quando a gente acha que sabe o que tá fazendo conscientemente

Heros Pena 05/02/2022

Bom, traz alguns fatos e pesquisas interessantes, mas no geral achei uma leitura cansativa, talvez porque não seja minha área.
Ricarda Caiafa 10/07/2022minha estante
Esse eu tenho e está na minha lista para ser lido em breve.

Anna.Guerra 11/06/2020

Uma bela introdução ao inconsciente
Já havia tentado ler há alguns anos e a leitura não fluiu, no entanto decidi dar uma segunda chance e se tornou um de meus livros favoritos. O autor faz uma bela introdução aos assuntos do inconsciente, sempre exemplificando com estudos de caso, e sem deixar a leitura entediante!

Recomendo para todas as pessoas que tenham interesse em Psicologia e queiram uma base sobre o inconsciente.

Sergio 15/04/2020

Ajudando a entender nossa mente
O livro traz várias pesquisas que demonstram sobre como o subconsciente pode influenciar nossas decisões.

MauricioTiso 16/02/2020

Uma nova ótica
Leonard Mlodinow nos leva a compreender melhor a influência do inconsciente em nossas decisões conscientes.

Ele navega por diversos autores, cientistas, filósofos e psicólogos que estudaram e continuam estudando o quanto realmente estamos no controle de nossas decisões.

Diferente da proposta do Kahneman que discorre sobre os processos de tomada de decisão, e de Robert Cialdine ou Scott Adams que falam sobre os processos de influência e persuasão, Mlodinow restringe sua análise à nossa percepção e suas distorções da realidade.

Recheado de exemplos de pesquisas científicas em com muito bom humor, é uma leitura leve para um assunto técnico e denso.

Recomendo para todos que queiram ter mais consciência e cuidado em suas percepções.

Boa leitura!!

Douglas.Moreira 30/08/2020

Consciente x Inconsciente
O livro aborda a capacidade do nosso inconsciente em guiar nossos desejos. São utilizadas abordagens da psicologia, dando alguns exemplos de situações e estudos de profissionais da área.
Achei o livro interessante, mas não muito objetivo. Entendo que o assunto demanda desenvolvimento, mas ao final da leitura fiquei com a sensação que várias partes não foram bem absorvidas por mim.
Vale a leitura.

Juliana-- 02/03/2014

Interessante
Neste livro, Leonard Mlodinow trouxe informções de como andam as pesquisas em torno da neurociência. Com este título bastante controverso soube argumentar em favor dele com relatos de experimentos realizados no passado e nos dias atuais. Para leitura rápida, vale a pena.

AllanATS 10/10/2015

“Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto” Gilbert Chesterton
Leonard Mlodinow consegue com sucesso transmitir através de seus livros conhecimentos científicos de maneira brilhante e fácil para o público leigo ou com pouco conhecimento dos moldes da ciência. Embora possua formação em física, suas análises em outras áreas como psicologia e estatística são riquíssimas e de boa referência sendo utilizado até em estudos dessas áreas.

O livro subliminar almeja através de seus capítulos deixar claro o grande poder da mente subconsciente e como ela influencia diversos dos nossos comportamentos. Através de referências clássicas e atuais ele busca mostrar o quanto nós subestimamos esse incrível lado da mente que é pouco estudado e que fornece os principais cernes do conhecimento humano.

O livro é dividido em duas partes formado por 10 capítulos. A primeira parte é definida “O cérebro duplo”, apresenta como os cientistas atualmente vêm e classifica o papel do cérebro em atividades conscientes e inconsistentes e como essas atividades estão correlatas. Nessa parte conhecemos mais sobre as diferentes partes do cérebro e como elas se relacionam entre si.

A segunda parte do livro “O inconciente social” transmite a ideia de como a mente evoluiu para os moldes atuais gracas a importância do processo social. Nossa mente se adaptou ao padrão social para garantir a sobrevivência de nossa espécie. Mesmo isso tendo um lado positivo, muitas coisas ruins também podem ser observadas dessa evolução. A capacidade de classificar as coisas e as pessoas facilita a maneira como nossos blocos de pensamentos são construídos, mas trás alguns aspectos negativos como o preconceito e os esteriótipos. Afinal, quem nunca viu um japonês e pensou que ele é bom em matemática?

O último capítulo lembrou-me um livro de auto-ajuda (talvez por ser todo focado em como o cérebro enxerga o “eu” ) e trás de uma perspectiva científica o quão o ser humano é especial e único.

O verdito final…

Sinto-me confortavelmente feliz toda vez que termino de ler um livro como o do Mlodinow pois, enxergo-me com uma visão diferente (como uma pessoa diferente daquela que abriu o livro). Visto que o conhecimento ganho com esse livro pode influenciar em nosso padrão de vida e ajuda a perceber o porque de pequenas atitudes inconsistentes que tomamos todos os dias.

Recomendo a leitura em longos períodos, pois é um livro que trás a tona questões reflexivas (além de pequenos testes) e que pode precisar de algum tempo pensando e tentando implementar algumas coisas que são apresentadas.

Recomendo a leitura aos profissionais que trabalham com a mente (psicólogos, psiquiatras, etc)

Aqueles que já se interessaram e estão adicionando em suas listas de leitura duvido que, ao término do livro, vocês não se sintam com mais conhecimento de como sua cabeça funciona!

Outras resenhas estão disponíveis lá no Blog ;) Livrorando.wordpress

site: https://livrorando.wordpress.com/
Claudio 26/09/2017minha estante
Parabéns pela resenha Allan. Conseguiste fazer um breve resumo do livro com as suas devidas considerações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6