Caçando carneiros

Caçando carneiros Haruki Murakami

Resenhas - Caçando Carneiros

Andre.28 20/09/2020

Quase 30 e a despedida da juventude
"Eu tinha vinte e nove anos. Dentro de seis meses, diria adeus à casa dos vinte. Uma década vazia. Nada do que eu conquistara tinha valor, nada do que eu realizada tinha sentido. Tédio era tudo que eu obtivera."

A mistura entre surrealismo, realidade, a vida das pessoas, tudo narrado de forma simples e com simbolismo que emociona pela capacidade de traduzir os sentimentos humanos. Haruki Murakami provoca tudo isso em “Caçando Carneiros” livro publicado em 1982 por esse consagrado escritor japonês.

O livro narrado em primeira pessoa conta a história de um publicitário (sem nome) e seus dilemas de homem jovem prestes a completar 30 anos. Vivendo um divórcio inesperado ele tem que lhe dar com a vida de solteiro novamente. Ele, que tem uma vida muito monótona, acaba por ser transformado por um acontecimento que o faz partir para uma longa jornada que envolve a busca, na gelada ilha de Hokkaido, por um carneiro com a marca de estrela, magnatas japoneses, realismo mágico em meio a realidade e a beleza da natureza.

Na ilha ele encontra o Sr. Carneiro, uma mistura de homem com carneiro, além de viver um romance que o faz a repensar a sua forma de viver e expressar suas emoções. Uma história sobre amor e amizade nos tempos em que as relações tendem a se desgastar. O que realmente impressiona em Murakami é a capacidade de descrever a realidade, os ambientes, transportando o leitor para uma mágica que mistura emoções, ficção, fantasia e realidade.

A habilidade que Murakami tem em traduzir emoções apresentando alegorias de um realismo mágico comum, é algo muito fascinante. Neste livro também encontramos a temática da vida e da morte, de forma simbólica, numa espécie de alegoria da despedida da juventude. As relações entre os jovens num universo próprio, a forma de enxergar as diferentes versões de nós mesmo numa mistura entre o passado e o presente. Tudo é muito bem trabalhado pelo autor, com muita simplicidade e muita verdade. Murakami nos faz enxergar que a vida é muito mais do que podemos ver. Amo demais!

Rafael Scheffer 10/01/2023

"Há no mundo muita coisa que não sabemos. Apenas achamos que sabemos."
Caçando Carneiros é um livro de um dos meus escritores favoritos da vida, o japonês Haruki Murakami.

É o oitavo livro dele que li, e dá pra perceber muitas semelhanças com outras obras do autor. Existe até uma imagem que rola na internet ao procurar ‘bingo murakami’ com as coisas que são recorrentes em suas histórias. Isso não é algo ruim, ainda mais pra mim que adoro todas essas coisas que são muito temáticas dele. Também acho um bom livro pra começar a ler Murakami.

O personagem principal dessa história (sem nome, como todos os outros personagens, que tem no máximo apelidos) precisa largar sua vida entediante e partir em uma busca por um certo carneiro especial que pode estar em qualquer lugar do Japão. No entanto não dá pra focar apenas nesse aspecto, na missão do personagem. O caminho até lá é tão importante quanto, o cotidiano do personagem é mostrado através de uma escrita muito bonita e as vezes até poética. As coisas surreais que acontecem são apresentadas de forma super natural, e parecem se encaixar nesse mundo de forma perfeita. O ritmo da leitura não é super intenso, mas isso é uma das coisas que eu mais gosto do Murakami, ele consegue inserir vazios na história, ela não é corrida, nem é arrastada, eu consigo me sentir nos lugares que ele descreve e consigo sentir o que os personagens estão sentindo. Alguns temas apresentados no livro são identidade, a natureza da realidade e a busca do significado da vida.

Foi uma leitura fantástica, em todos os sentidos, as vezes não sabia se estava lendo ou sonhando, Murakami merece todos os créditos. É um ótimo livro e super recomendo.
anaartnic 10/01/2023minha estante
Não sabia desse bingo do Murakami, adorei

Maria 10/01/2023minha estante
Tão bom ler resenhas assim... Dá até um quentinho no ? e vontade de ler tb!

Kai 10/01/2023minha estante
Amei a resenha. Qual o melhor livro do autor pra começar a lê-lo?

Rafael Scheffer 10/01/2023minha estante
Dos que eu li até agora, acho que esse é o melhor pra começar. Eu comecei com Norwegian Wood, que é meu favorito dele por outros motivos, mas ele não tem tantos elementos marcantes do autor como esse. Kafka a beira-mar é muito bom também, mas acho que é um pouco mais pesado.

Pappa 16/11/2009

Introdução à Murakami
Resolvi ler este livro principalmente porque já havia lido "The Wind-up Bird Chronicle" e "Hard-boiled Wonderland and the End of the World", do mesmo autor, Haruki Murakami, do qual me tornei fã. Este livro conta a história de um jovem que, após publicar uma foto de um campo com carneiros em uma revista, é abordado por um figurão influente que exige que ele vá em busca de um dos carneiro. Este carneiro é diferente dos outros, de uma raça desconhecida, e teoricamente tem poderes para mudar o destino das pessoas.

A primeira coisa que notei neste livro é o embrião de várias idéias de Murakami que surgiram nesta obra e depois foram utilizadas em suas duas outras obras, principalmente "The Wind-up Bird Chronicles", como as passagens de guerra, a estátua do pássaro de pedra (uma passagem bem rápida, mas que me chamou a atenção) e a o ponto em que um poço é citado (nem me lembro ao certo, por ser também um ponto sem importância para a trama deste livro, mas acredito que tenham ficado resquícios na mente do autor que foram utilizados depois).

O clima surreal parece estar amadurecendo ainda no autor, pois vai evoluindo ao longo da trama. A história começa simples, sem muitos atrativos, mas vai ganhando corpo e se tornando cada vez mais criativa. Quanto mais o personagem chega próximo à solução dos mistérios, a história vai ficando mais "louca". Normalmente eu sou bastante crítico com relação às conclusões dos livros que leio, mas Murakami consegue encerrar muito bem suas obras, e este também é um desses casos. O fim é mais conclusivo do que dos outros livros que já tinha lido dele, não deixa praticamente pendências, mas mesmo assim não permite que a história perca seu brilho.

É uma história mais light em se tratando de Murakami. Talvez um bom ponto de início para quem vai começar a ler suas obras, para se acostumar com o seu estilo e o clima que ele impõe em suas histórias.
Elaine 24/09/2015minha estante
Murakami tem o dom! Concordo com seu comentário em tudo! Ele realmente nos fisga a alma - tudo que parece simples cresce para um tsunami, mas algo sempre fica! Abração

Will Monteath (autor) @willmonteath 31/08/2020

Sobre Carneiros, Orelhas e um Rato.
Caçando Carneiros foi o quarto livro do Murakami que li na sequência. Pro meu gosto, o livro só começou a ficar bom do meio pro final. Dos quatro, e aí estou comparando com Norwegian Wood, Kafka à Beira Mar e Minha Querida Sputnik, este foi o que eu mais demorei a ler, principalmente, a primeira metade, que se arrastou por quase um mês. Depois o mestre das metáforas e fantasias recheou o livro de homens carneiros, murakanismos e, aí sim, a coisa engrenou.

A casa ao final habitada pelo protagonista, que por sinal não tinha nome, me remeteu a casa do filme The Shining - a parceria fina de Kubrick com King. A neve, o ambiente sombrio e inclusive as alucinações, que outros podem entender como jornada de auto-conhecimento, estavam lá presentes. Foi o que mais gostei :)

Sobre o protagonista, eu tenho um palpite. E é um chute mesmo... mas diria que de todos os protagonistas eu conheci até agora em seus livros, este é o que mais se assemelha a personalidade do meu amigo Mura. Não o conheço pessoalmente, porém sinto que somos próximos, já que ele esteve sempre presente perambulando comigo pelos diversos cômodos da minha casa nos últimos meses. Será por isso a ausência de nome do personagem principal? Será que ele se chama Haruki Murakami? Será que ele tem fetiche por ovelhas e orelhas?

Bom, o resumo da ópera é que a experiência começou mais ou menos e depois ficou muito boa. Não é excelente como Kafka, mas a leitura é sim recomendável, principalmente se você gosta ou quer aprender mais sobre carneiros.

Alex 03/03/2023

Uma boa viagem, sem destino algum
Antecipo, nunca tinha lido Murakami, e coincidentemente, comecei por este. Diante disso, as críticas aqui elencadas, dizem respeito somente a este livro.

E pra começar, farei justiça: Ele tem a qualidade se não ser ruim, sem conseguir ser bom.

A todo tempo eu pensei, "parece que estou sentando na exposição, observando o falo de uma baleia, sob uma redoma de vidro", quem ler entenderá.

O protagonista , é preguiçoso e acomodado, ele é um indiferente com tudo, um grande simplificador e generalizador da vida humana. Ao ponto de eu terminar com a impressão, de que na verdade, o autor é que estava com preguiça e acomodado, e por isso não desenvolveu melhor nenhum personagem.

Bato Palmas pra narrativa, que é o auge do livro, ele consegue ser ótimo no usual, excelente no trivial, e não ser ruim, mesmo não dizendo nada que valha a pena ser lido.

Ao término do livro eu estava fedendo a cigarros, mentolados e cerveja. Apesar de não fumar e odiar cerveja. Mas é que esses dois detalhes, foram os mais bem desenvolvidos em toda a trama.

Sobre a viagem toda do carneiro, eu elogio o fato do autor conseguir me manter curioso, mesmo numa trama medíocre. Se bem que, talvez, eu só me mantive firme por ser leitura em grupo. Do contrário, talvez eu abandonasse.

Merece duas estrelas. Nada mais que isso. Gostei da narrativa, mas tem muita coisa meia boca pelo caminho.

Tirando a narrativa de Murakami, não há nada que valha a pena ser lido nesse livro, ele sequer consegue aprofundar os temas que ele próprio apresenta (como solidão, suicídio, crise dos 30, etc).
Regis 03/03/2023minha estante
Caramba! Pelo jeito, a leitura em grupo não te deixou abandonar.
Sofrível.

Alex 03/03/2023minha estante
Regis, foi uma caçada sofrida e infrutífera. Rsss

Regis 03/03/2023minha estante
??

Heloisa 20/01/2024minha estante
Esse é o comentário que representa o que senti com a leitura de Caçando Carneiros. Foi bem assim.

Caroline 01/07/2022

Poxa, acho que esse livro deve ter um significado muito poético pra quem entendeu, o que não é o meu caso.
Tem umas passagens muito bonitas, deve fazer sentido quando compreendido e pretendo dar uma pesquisada sobre.
Achei bem doido e meio enfadonho quando ele começa a de fato procurar o carneiro. O final é bem bonito e solitário, bem Murakami. Talvez a moral seja a busca por ele mesmo, agora que se aproxima dos 30 anos, talvez seja um livro sobre solidão, sobre mudanças. Não sei. ????

alesc83 05/01/2024

Vai ver não é pra entender, é pra sentir kkkkk
Eu vi algm dizendo mais ou menos isso também, e eu acho q nada descreve melhor, eu nunca poderia dizer q na primeira leitura entendi a completude do livro, ent assim, eu não entendi, mas eu n sei se é o livro q vc entende 100%, eu entendi uns 80% e eu só senti o resto, e eu DE FATO senti, foi uma leitura muito boa e eu terminei meio apaixonado pela escrita do Haruki

Tem várias paradas "subjetivas" tbm q eu acho q fica a mercê do próprio leitor de interpretar e dar a própria significação pra aql, mas no fim eu n sei tbm

A depender da pessoa é um livro q pode ser uma ótima recomendação, mas eu tbm n sei se é um livro p todo mundo

Walbher 13/08/2009

Um livro fantástico
Não era até uma parte. Até uma parte era um livro até misterioso, mas poderia se tornar um livro de suspense policial comum - como algumas (más) sinopses deram a entender - e não se tornou, virou um livro até certo ponto maluco ou espiritual, depende do ponto de vista.

É incrível o poder que Murakami tem no formar das frases e diálogos, numa segunda leitura terei de marcar as que mais me chamaram atenção, pois foram muitas. Uma das memoráveis com o taxista no começo do livro.

Ao final do livro fico com a sensação de estupefação e de que li uma experiência transcendental de um personagem cativante que me parece real, mesmo encontrando um homem-carneiro.

(a reescrever)

Marlo R. R. López 30/12/2009

O que me impressiona realmente é a habilidade que Haruki Murakami tem em descrever ambientes e arremessar o leitor para dentro deles - arremessar, mesmo, esse é o termo certo. Consigo sempre visualizar cada mínimo detalhe dos seus cenários, e a imagem fica impregnada no meu cérebro feito cola. Enxergo todas as nuanças, todos os jogos de luz, sinto o cheiro do lugar, sinto na pele o vento que ele descreve, ouço o timbre da voz dos personagens.

É realmente fabuloso quando um escritor atinge esse nível de qualidade. Nem me esforçando eu consigo esquecer seus cenários. E, mesmo depois de muito tempo que o livro é lido, eu ainda não consigo. A fotografia do ambiente fica na minha mente como que para sempre.

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Jessé 07/04/2021

Murakami sendo Murakami
Como a maioria dos livros do Murakami, esse aqui também não deixa de ser estranho, e gostar dos livros dele é muito subjetivo.

Por tanto, nem vou me prestar a explicar o que interpretei desse livro, porque acredito que tais interpretações irão variar de leitor para leitor.

Na verdade quem acompanha a cultura japonesa ( no meu caso já tive a oportunidade de viver algum tempo por lá) sabe que eles são mestres em construir situações extremamente estranhas e nada convencionais nas suas mídias de entretenimento. Então acredito que se você já está acostumado com essas loucuras, existe uma grande chance de você gostar desse livro assim como eu.

Se não for esse o caso, bastará você ter um pouco de paciência pra comprar a ideia do livro.

Pensei muito na nota que eu daria, mas um livro em que nunca sabemos o nome próprio dos personagens (inclusive Murakami explica o porquê dessa decisão, de forma muito sútil num determinado momento da estória) e que fala sobre carneiros, e ainda assim fazer com que tudo seja extremamente interessante, não merece nada menos que 5 estrelas.

Inclusive na minha visão pessoal, esse livro em poucas páginas consegue ser mais interessante que a Trilogia 1Q84 que é sua obra mais famosa.

Vale a pena a leitura.

PS: Vale ressaltar que esse livro faz parte de uma trilogia, que se chama Trilogia do rato. As duas primeiras estórias: Ouça a canção do vento e Pinball, foram lançados pela Alfaguara em volume único aqui no Brasil.

Ainda depois dessas três estórias, temos mais um livro chamado: Dance, Dance, Dance, que é uma continuação direta da trilogia do Rato que se passa anos depois. Esse último ainda não li, mas pretendo lê-lo logo mais.

Lucas1429 12/02/2023

Caçando uns sentidos
Não achei o mais brilhante dos murakamis, acho que poderia ter explorado melhor a moça das orelhas bonitas, o motorista e até Sardinha. Alguns personagens não foram devidamente aprofundados, mas talvez seja birra minha por sempre mensurar por 1Q84 que é uma obra prima...

Enfim, apesar dos pesares, boas passagens pra refletir sobre a solidão, a vida e o tempo
Marcola. 15/02/2023minha estante
Po não tinha um livro melhor do autor para lermos no grupo? vou ler e achar q o Murakami é meia boca!

Lucas1429 25/02/2023minha estante
Hahahah até tinha, mas num foi escolhido

Letícia 21/02/2020

O surrealismo na prosa
O livro narra a história de um publicitário que tem uma vida bem monótona, até que um acontecimente o faz partir para uma jornada para lá de maluca, mas que o instiga a repensar a sua vivência.
A priemeira coisa em que pensei quando comecei a ler esse livro foi que ele é muito louco. Ademais, eu gostei bastante da leitura porque ao acompamhar a vida e a jornada do protagonista fui me identificando com ele, além de que queria saber onde tudo ia terminar. Por isso, é uma obra gostosa de ler, traz algumas reflexões, tem boas referências e é bem escrita.
No entanto, quando embarcar no mundo do Murakami temos que estar cientes de que ele brinca com a tênue linha que separa a realidade do sonho e que, muitas vezes, não saberemos o que de fato está rolando. Por isso, o autor me fez sair completamente da minha zona de conforto ( o que foi bom), mas, por outro lado, é uma leitura bem lenta.
Portanto, é interessante ler sobre outra cultura e coisas diferentes, porém tendo em mente que pode ser algo que requeira mais paciência e atenção.

EduardoCDias 31/01/2021

Carneiros
Fantástico como sempre, Murakami prende a atenção do começo ao fim, com sua realidade fantástica. Um homem recebe uma carta de um amigo desaparecido, solicitando alguns estranhos favores. Isso o leva a procurar um carneiro, de uma raça desconhecida e com uma estrela nas costas. É, isso mesmo! Murakami é confuso, mas genial!

Carol B. 16/05/2021

Esse livro me traz a mesma sensação de todos os de Murakami que já li: a história tem um quê fantástico e faz tão pouco sentido que as vezes me irrita. Ao mesmo tempo me causa um fascínio que eu simplesmente não consigo largar o livro e ultimamente só leio os livros dele. As descrições do autor são capazes de nos transportar para outra realidade (uma japonesa) de tão vívidas e cuidadosas, e o passar do tempo nos livros, sem excessão, é lento e exige sempre paciência e contemplação de suas personagens, de uma forma tal que ler seus livros parece uma pausa também em meu tempo agitado.

Rayssa 12/04/2021

Lindeza de livro
Esse foi meu primeiro livro de Murakami e amei absolutamente tudo. Os personagens, a história em si, os elementos surrealistas, o mistério, a forma como foi escrito. Todos os detalhes se encaixam perfeitamente nessa obra.

Por meio de uma narrativa excêntrica e extremamente criativa, o autor nos apresenta a história de um personagem sem nome que larga seu emprego em uma agência publicitária para atravessar o Japão em busca de um misterioso carneiro supostamente dotado de habilidades extraordinárias.

Durante a leitura, senti que estava lendo pedaços de sonhos misturados com a realidade.  Os fatos non sense são tão bem construídos que te levam pra dentro desse universo onírico criado por Murakami com muita beleza e toques de humor . As alegorias criadas durante a narrativa são encaixadas na história para nos fazer enxergar de uma forma simbólica a dificuldade do personagem, recentemente divorciado e prestes a completar 30 anos, em lidar com as transformações de deixar uma fase de sua vida para trás e encontrar um novo lugar no mundo para ocupar.

A habilidade do autor para a escrita é tão evidente que a prosa se aprofunda a partir de pequenos acontecimentos do cotidiano sem o leitor/a nem sequer perceber.  Quando se vê, pensamentos inusitados nunca antes imaginados passeavam pela minha cabeça. Foi uma leitura extremamente tocante e rica para mim. Não vejo a hora de ler o restante da obra de Murakami.