Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Ingrid Micthell 18/06/2016

Seguimos a Alexia, nossa nada adorável e com orgulho, protagonista que aos 26 anos é considerada uma solteirona, pois por ter sangue italiano acabou herdando do pai características consideradas não muito atraentes para os padrões de beleza da época, como a pele escura e uma nariz um tanto... proeminente. Não que ela se importe e, eu quero dizer isso, ela realmente não se importa, já que graças a isso ela tem muito mais liberdade para fazer o que lhe der na telha e chocar, na medida do aceitável, a sociedade londrina com suas confusões. E, fora tudo isso, ela é uma preternatural, vulgo: sem alma. Preternaturais são meros mortais assim como você e eu, entretanto eles não tem alma e, por isso, são capazes de anular os poderes dos sobrenaturais que já tem muita alma.
"Para tal processo era necessário grande quantidade de alma, coisa que a Srta. Tarabotti não tinha."
Tudo começa quando em uma festa a Srta. Tarabotti é atacada tão rudemente por um vampiro que, estranhamente, parece não conhecer e nem se importar com sua condição de preternatural e o qual Alexia acidentalmente o mata com a ponta de sua sombrinha. Sua situação só piora quando o Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) é acionado e Lorde Maccon, o lobisomem alfa mais esquentadinho que ela já conheceu, assume o caso.

Nesse ínterim coisas estranhas começam a acontecer como o desaparecimento de vampiros e lobisomens solitários, ou seja, que não tem uma casta. Lorde Maccon tenta resolver isso e manter tudo no mais estrito sigilo para que Alexia não se envolva, coisa que ela faz de qualquer jeito, arranjando confusão e testando a paciência de Lorde Maccon. Entre inúmeras e divertidíssimas trocas de farpas os dois acabam que, forçadamente, se juntando e tentando resolver esse mistério.

Apesar de toda a modernidade e sobrenaturalidade do século XIX que é o contexto no qual se passa Alma? o que nos conquista mesmo é a construção e caracterização dos personagens que, por sinal, foi incrível. Alexia, nossa protagonista badass não decepciona, ela é destemida, irreverente, irônica e, sem dúvidas, inesquecível. Não posso dizer que foi surpresa que Lorde Maccon (nosso lobisomem lindo e rabugento) e Alexia tenham se envolvido romanticamente, mas gostei que a autora resolveu construir o relacionamento dos dois como uma espécie de descoberta para ambos, mesmo isso tendo me frustrado algumas vezes.

"- Sua idade não faz a menor diferença. E que importância tem a sua solteirice? Por acaso sabe quantos anos eu tenho e há quanto tempo estou solteiro? - Ele beijou a testa dela. - E adoro a Itália. - Deu-lhe outro beijo ali. - Além disso, a beleza perfeita me parece tediosa. Concorda comigo? - Ele beijou o nariz da moça mais uma vez."

Temos também a insuportável família da Srta. Tarabotti composta pelas duas meias-irmãs maldosas e cabeças de vento e sua mãe que não está isenta de dar críticas a torto e a direito a Alexia pelo modo como se arruma ou qualquer outro defeito que encontrar. O que salva mesmo nessa família é o mordomo, Floote. Eu me apaixonei pelo mordomo da Alexia porque ele não é o mordomo da casa, mas sim da Alexia! Adorei o fato dele se preocupar tanto com ela e segui-la aonde quer que ela vá. Além dele temos também a Srta. Ivy Hisselpenny, que como melhor amiga de Alexia não poderia deixar de ser excêntrica sendo dona da coleção mais bizarra de chapéus que Londres já conheceu; e, nosso vampiro errante glamouroso, Lorde Ackeldama, que sempre a atualiza com suas fofocas.

Mas, e sempre tem um né? Apesar de a leitura de Alma? ser super divertida e, porque não?, sexy, não pude deixar de notar como é arrastada também. Tá certo que o livro, apesar da aparência fininha, tem 305 páginas, mas em alguns momentos da leitura é como se simplesmente você não conseguisse sair do canto. Não sei se a enorme gama de termos e palavras não muito usadas na atualidade, a quantidade de pensamentos dos personagens tenham tornado a leitura massante ou a minha falta de disposição para ler livros ultimamente tenham afetado minha opinião, porém foi isso que aconteceu. Mesmo assim tenho muita curiosidade de saber o que acontece nos outros livros e eu, definitivamente, pretendo ler, porém vai demorar um bocadinho para isso acontecer. A diagramação do livro está linda, não pude deixar de notar o trabalho maravilhoso que a Valentina fez. Notei alguns poucos erros de gramática, mas nada que atrapalhe a leitura.

Alma? faz parte de uma saga com mais quatro livros, são eles: Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Timeless (ainda não lançado aqui no Brasil). Independente de minhas reclamações esse livro e seus personagens com certeza me conquistaram e, para quem está afim de algo não muito pesado e com muito humor, recomendo muitíssimo!

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/05/resenha-alma-gail-carriger.html

Lina DC 09/05/2016

Em um mundo onde vampiros e lobisomens precisam seguir a etiqueta da sociedade e são conhecidos pela humanidade, a srta. Tarabotti é uma solteirona (ela tem apenas 26 anos) que não tem problemas em dizer o que pensa e nem em agir de acordo com o que a alta sociedade londrina espera. Uma outra peculiaridade da srta. Tarabotti é que ela é uma prenatural (uma pessoa que nasce sem alma). Esse dom permite que a personagem tenha um papel importante em algumas situações. Ela é irônica, destemida, engraçada e sem sombra de dúvida, inesquecível.
Sendo seu pai um italiano, a protagonista adquiriu algumas características físicas que a destoam das mocinhas londrinas, como uma pele mais bronzeada, um nariz evidenciado e um corpo mais avantajado. Tais diferenças são alvos de críticas e comentários maldosos de suas meias-irmãs Felicity e Evelyn, duas jovens cabeças de vento e de sua própria mãe, que quer casar a prole o mais breve possível.
A Srta Alexia Tarabotti conta apenas com dois aliados: Floote, o fiel mordomo, que trabalhou com seu pai até ele falecer e a Srta Ivy Hisselpenny, sua melhor amiga e dona da coleção mais bizarra de chapéus que Londres já viu.
Um incidente faz com que Alexia mate um vampiro e o Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) é acionado, mais precisamente o Lorde Macon, o lobisomem alfa que mexe com a paciência da srta. Tarabotti (e a recíproca é verdadeira). São as farpas trocadas entre esses dois personagens que trazem humor a trama. É simplesmente imperdível a interação entre os dois!
Lorde Macon é um escocês turrão e alfa da matilha de Woolsey, que muitas vezes esquece os bons modos da sociedade londrina . Sua teimosia é contornada pelo segundo no comando, o professor Randolph Lyall, Beta da matilha. O professor Lyall, ao contrário de Macon, recorre mais as palavras e à ciência para desvendar os mistérios, mas quando necessário, é um dos melhores lutadores da matilha.
Além dos lobisomens, temos também os vampiros. Nessa série, os vampiros se dividem em colmeias, com direito a rainhas e zangões (humanos a serviço da colmeia). Existem também vampiros errantes, que são aqueles que não tem vínculo com uma determinada colmeia. Nesse livro em particular, o grande destaque do núcleo vampírico é o Lorde Akeldama, um vampiro errante cheio de glamour e estilo e a rainha de uma das colmeias, a Condessa Nadasdy.
Esse primeiro livro da série "O protetorado da sombrinha" traz diversos detalhes que tornam a obra uma das leituras favoritas do leitor. Além de um texto bem escrito e uma trama perfeitamente desenvolvida, a narrativa em terceira pessoa é bem humorada, os personagens são marcantes e a ambientação Steampunk trouxe inovações tecnológicas incríveis. É uma obra diferenciada, que aliada com o trabalho editorial da Valentina (desenhos no número de páginas, revisão, escolha de fonte e uma capa belíssima), se tornou uma queridinha dos leitores.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Caro 02/05/2016

#DesafioHistóricoseEu
Não tenho costume de ler livros sobrenaturais, e ainda acho um pouco estranho. Ainda mais se esse livro for Alma?, que é o livro mais cultuado como steampunk do mundo. Ou seja, basicamente são livros ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real. Por exemplo, nessa época do livro, no século XIX, não existia ainda dirigível, mas nesse romance, as pessoas usam normalmente. Existe vários filmes Steampunks, como o As loucas aventuras do James West, lembram dele? No filme, Will Smith e Kevin Kline estão no velho oeste, e usam vários apetrechos tecnológicos que não existiam na época. Entenderam?
Além de tudo isso a assimilar, ainda temos a parte sobrenatural propriamente dita. Em Alma? lidamos com vampiros, lobisomens, fantasmas e preternaturais, que são pessoas que não têm alma! Tá confuso? Imagina eu lendo tudo isso e tentando entender? Não foi fácil, mas foi bem divertido.
Os preternaturais são pessoas normais, meros mortais, assim como você e eu , com uma única exceção, eles não têm alma! E não tendo alma, eles conseguem neutralizar todo e qualquer poder sobrenatural, somente encostando no indivíduo. Por exemplo, um lobisomem encosta no preternatural, ele volta a ser uma pessoa completamente normal! Captaram? Beleza, então vamos para o que interessa!
Alexia Tarabotti é uma solteirona e preternatural. Ela é descendente de italianos, e por ter a pele mais escura, nariz pronunciado, e cabelos escuros, não foi o fenômeno de sua temporada, e aos 26 anos está muito bem, obrigada sendo uma solteirona e mantem a sua condição de preternatural escondida, até um vampiro tentar mordê-la sem nem ao menos se apresentar! Imagina que falta de educação? Nesse contexto, os sobrenaturais, são autorizados a viverem na sociedade londrina, e seguem os altos padrões de educação e decoro da época! Então, sem querer, ela mata o vampiro!
Ai aparece o lobisomen mais gato do mundo, Lorde Maccon, o Conde de Woolsey. Ele é o Alfa da matilha e presidente da DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais). Os não se bicam, mas a atração é visível a qualquer ser, humano ou sobrenatural.
Leia Mais em:

site: http://www.cantinhodacaro.com.br/2016/05/desafiohistoricoseeu-alma-protetorado.html
Anna 02/05/2016minha estante
Bateu uma vontade de ler agora rsrs

Caro 02/05/2016minha estante
Se você gosta de tudo isso, vai fundo! Eu fiquei super perdida no começo, mas depois ameiiiiiiiiiiiii!

Danielle 29/04/2016

MARAVILHOSO
O livro conta a estória da protagonista Alexia Tarabotti, uma mulher considerada solteirona e de beleza um tanto exótica descendente de italianos, ela nasceu sem alma e é considerada uma preternatural que tem o poder de repelir seres sobrenaturais. Logo na primeira cena do livro o leitor já entende mais ou menos como isso funciona pois Alexia é atacada por um vampiro que perde suas presas ao tentar atacá-la e Alexia não perde a oportunidade de matá-lo com sua inseparável sombrinha.

A trama começa a se desenvolver a partir dessa morte do vampiro. Os seres sobrenaturais são aceitos e convivem pacificamente entre os humanos, pelo menos na Londres Vitoriana que é a cidade cenário da trama. Lord Maccon que é um lobisomem ficará à frente da investigação para descobrir de onde surgiu esse vampiro e o motivo de alguns lobisomens e vampiros desaparecerem.

O livro nos apresenta uma Londres fascinante e consegue misturar suspense, steampunk, comédia e até um romance um tanto apimentado de uma forma onde tudo ficou harmonioso, eu particularmente fiquei encantada e apaixonada pelo universo criado pela autora. Não posso deixar de mencionar que os personagens são muito cativantes principalmente Lord Maccon, impossível não se encantar por ele.

site: www.delirioselivros.com.br

Bekah Abreu 08/03/2016

" Para tal processo era necessário grande quantidade de alma, coisa que a Srt Tarabotti não tinha."
Heeey pessoinhas mais lindas!

Vamos falar hoje de uma das sagas ‘steampunk’ mais conhecidas no mundo (era desconhecida por mim). Acho que é impossível ler a sinopse e não achar isso tudo uma doidera sem fim. O que (diabos) lobisomens, vampiros, engenhocas mecânicas e a era vitoriana têm haver? Nada, aparentemente. Mas essa ideia muda ao ler ‘Alma?’

Alexia Tarabotti é uma solteirona inveterada, mas no momento esse não é um dos seus maiores problemas. Como ela nasceu sem alma, ela consegue neutralizar qualquer sobrenatural com seu toque. Isso, além de sua ascendência Italiana e o nariz grande, somam uma das coisas mais problemáticas em ser uma Tarabotti.
Tudo isso piora quando um vampiro nada educado tenta dar uma chupadinha nela. Logo ocorre um reboliço no mundo sobrenatural e logo ela se vê ligada a um dos lobisomens mais nervosinhos que ela já viu: Lord Maccon. Se você acha que isso não pode piorar é por que não conhece a Srt. Tarabotti, que tem sua sobrinha como arma mortal contra qualquer perigo.

Gente, para começo de tudo, devo dizer que esse livro tanto me arrancou umas caretas estranhas, quanto risadas homéricas. Acho que mesmo quem não curta o estilo, vai rir demais com as ideias piradas da Alexia.

Acho que demorei bastante para ‘entrar’ na estória, pois como o estilo é do tipo fantasia com passado e futuro, é meio difícil entender algumas novas regras da sociedade.
Quando a Alexia se mostra chocada por um Vampiro querer dar uma dentada nela, realmente fiquei sem entender. Isso até perceber que essa é uma das novas regras, nesse mundo onde sobrenaturais e humanos (e sem alma) convivem em ‘harmonia’.

Além das risadas que falei acima, acho que também estranhei demais algumas situações em que a autora pareceu forçar a barra e tentar fazer uma situação nada haver, parecer bem normal. Ok, que muitas coisas nesse livro são ‘nada haver’, mas tinha umas que realmente me deixou com a testa franzina, pensando que a autora perdeu a noção (leia-se: Rainha Vitória).
No começo, o mistério realmente me sugou, mas com a apresentação de certo personagem, logo acabei ligando alguns pontos da estória e mesmo antes de toda a revelação eu meio que já sabia o que realmente estava ocorrendo. Eu sou a reencarnação de Sherlock Holmes? Não, apenas o mistério ficou muito nada misterioso.

Acho que um ponto a favor da autora, foram os personagens super bem construídos. Principalmente os homens. Me apaixonei demais pelo Porf Lyall e o Lord Akeldama, pois eles são dois extremos que me agradam demais.
Quanto ao romance, realmente me deixou suspirando. Dá para notar a léguas a química entre o Lord Maccon e a Srt Tarabotti. Realmente curti o fato da autora ter criado tantas cenas quentes entre eles. E que final foi aquele?! Adooorei.

A família da Alexia é um porre, ao mesmo tempo que é engraçada. Por isso, a gente sente um misto de raiva e pena. A coitada cresceu no meio de gente hipócrita e doida. Nem sei como ela se tornou alguém tão forte e determinada.

Quanto ao universo, realmente adorei a forma como a autora recriou todo aquele mundo, adicionado novas instituições (como o DAS) e cargos. Ela tentou dar bastante normalidade a isso, por isso outro ponto a favor.

Como amo vampiros, foi uma bela surpresa encontrar essa nova forma de organização, como ‘abelhas’. Realmente curti demais!

Enfim, é um livro ultra-mega-recomendável. Parece que no Brasil só falta o ultimo livro a ser lançado.
Além disso, espero que alguém tenha visão e faça um filme dessa saga! Gente, acho que seria perfeito tantas engenhocas na tv.

Ficou curioso? Corre para ler!

Beijinhos, amores!

KessGN 23/02/2016

Um livro sobre vampiros, lobisomens, sombrinhas e muita comédia na era vitoriana!
Confesso que levei certo tempo para dar o devido valor e atenção que essa serie merece, eu via as capas, achava legal, mas não tinha tanto interesse, até que por acaso assistindo a uma vídeo resenha escutei um pouco sobre a trama do livro, e fiquei curiosa, decidida a dar uma chance a história.

Alma? é o primeiro livro da série do O Protetorado da Sombrinha, o livro é cativante e cômico, trata de forma irreverente certos aspectos da época, o que torna tudo mais atrativo, da mesma forma que também segue os padrões da sociedade. É tão interessante ver criaturas sobrenaturais como vampiros e lobisomens seguindo as regras do decoro e também da última moda!
De fato a mitologia apresentada no livro tem um toque de originalidade, fugindo um pouco das explicações comuns e clichês, uma visão cientifica e moderna para a época em que a trama se passa.
Personagens bem construídos e de personalidades singulares, a protagonista Alexia, se tornou uma de minhas favoritas, ela tem uma opinião forte e uma língua e tanto. Lorde Maccon (ai meu core) é um lobisomem Alpha temperamental e muito delicioso kkkk Seu temperamento escocês somado ao seu lado lupino dão a ele uma personalidade que o torna irresistível ! Os personagens secundários também são muito bem descritos e todos tem sua importância.
Para um livro introdutório com certeza cumpriu sua função com louvor,pois já estou sedenta pelo que acontece na sequência!

Fabi 17/01/2016

Resenha: O Protetorado da Sombrinha: Alma? - Gail Carriger
"Alma?" é o primeiro volume da trilogia steampunk "O Protetorado da Sombrinha", de Gail Carriger, e vai nos falar sobre uma sociedade repleta de vampiros, lobisomens e fantasmas em plena Londres do século XIX.

É nesse cenário, entre humanos e sobrenaturais, que encontramos Alexia Tarabotti. Uma solteirona de 26 anos, considerada fora dos padrões de beleza da sociedade. Sendo filha de italiano, ela é morena, tem um corpo com curvas, um nariz grande e adora comer. É muito inteligente, adora ciência e é também muito esperta.

Mas, a Srta. Tarabotti tem outra característica, ela é uma preternatural. Nessa sociedade, existem os sobrenaturais, que são os vampiros, os lobisomens e os fantasmas, e existem os mortais, que são os humanos. A Srta. Tarabotti não é nem mortal, e nem sobrenatural. Ela é uma preternatural, uma sem alma. Ela é uma pessoa aparentemente comum, porém não tem alma. E isso significa que ela tem o poder de fazer o sobrenatural (vampiros e lobisomens) retornar à forma humana apenas com o toque. Ela retira a imortalidade dos sobrenaturais.

Mas os preternaturais são uma espécie rara, apenas os sobrenaturais sabem que eles existem. Essa condição da Srta. Tarabotti é mantida em segredo e ela vive uma vida comum e tranquila.

Mas a sua vida começa a mudar quando, em um baile da alta sociedade, um vampiro recém-criado, sem conhecimento das regras de etiqueta que há entre os sobrenaturais, tenta atacá-la sem a sua permissão e ela acaba matando o vampiro por acidente. A cena se torna um caso de polícia em que ela acaba sendo envolvida.

Quem vai investigar esse caso é Conall Maccon, um lorde policial, lindo, e lobisomen. Ele é alfa da alcateia de Londres, é rabugento e muito temperamental. E como a Srta. Tarabotti é muito curiosa, muito atrevida e não consegue ficar de boca calada, durante as investigações os dois vão trocar muitas farpas e teremos muitas cenas cômicas.

E a partir daí teremos uma trama que envolve a criação de novos vampiros fora da colmeia, ao mesmo tempo em que há vampiros errantes desaparecendo. Depois eles descobrem que os lobisomens errantes também desapareceram. Há um mistério para ser desvendado.

O livro mistura romance histórico, fantasia, comédia e ficção científica. Numa época em que as mulheres se vestiam com vestidos longos, chapéus e sombrinhas, e os homens com terno, colete e cartola, temos um cenário com muitas máquinas e engrenagens, em que convivem humanos, vampiros, lobisomens e a preternatural Srta. Alexia Tarabotti. E entre tapas e beijos temos um caso para desvendar.

Adorei o livro e, com certeza, quero ler os próximos volumes que fazem parte da trilogia.

É um livro leve, ótimo para quem está com ressaca literária. Um livro divertido, que serve para distrair a mente. Muito bom!

site: www.sleg.gov.br

Érika 16/01/2016

brindo as leituras do ano esse livro com certeza já fui conquistada pelos personagens, pelo universo steampunk e os mistérios sobrenaturais que envolvem os personagens em grandes enrascadas.

Alexia Tarabotti é uma solteirona, descendente de Italiano, muito inteligente e, é responsável pelos melhores diálogos dentro da narrativa, principalmente se eles envolvem o Lorde Maccon. Logo no primeiro capítulo a Preternatural sofre um ataque de um vampiro que não conhecia as regras de etiqueta, e nem sabia que o estado da moça, que não possuía alma, bloqueava os poderes sobrenaturais e acaba matando-o. A partir disso começam as investigações da DAS, a polícia para assuntos sobrenaturais, e tenta-se descobrir o porquê daquele vampiro não se comportar como regiam as regras da sociedade.

No ambiente de Londres do século XIX é comum humanos, vampiros, lobisomens, preternaturais, viverem em harmonia de acordo com regras estabelecidas em conjunto na sociedade. Seres sobrenaturais, inclusive, têm cargos e títulos de prestígio como o Lorde Maccon, o Lorde Akeldama, que são respectivamente um lobisomem alfa e um vampiro afeminado. Mesclando aventura e romance a autora nos apresenta um universo steampunk com mistérios, que começam com o ataque do vampiro seguida de uma sucessão de fatos misteriosos e sumiços dentro da história conduzindo os personagens a grandes perigos e momentos de aflição durante a leitura para os leitores. Os mistérios que envolvem a trama são conduzidas com muita ação, aventura, elementos inovadores, e um problema a ser resolvido.

A narrativa da Gail Garriger é sensacional, ela criou personagens mega cativantes, desde Alexia, a protagonista, até o mordomo Floote e o Beta Lyall, cada um possui características muito próprias e personalidades incríveis. Ela também desenvolveu diálogos maravilhosos entre os personagens, com muita astúcia, sarcasmo, e uma pitada de ironia quando necessário. Vale destacar os diálogos impagáveis entre Alexia e Lorde Maccon, que eu amo. Desde o primeiro capitulo os dois já trocam alfinetadas repletas comicidade, um sempre tenta atingir o outro, mas lá no fundo ambos sabem que um não vive sem o outro. Entre eles sempre paira um clima de tensão e desejo, eu confesso que enquanto eles brigavam, ou discutiam, ou estavam se pegando, eu sempre ficava ansiosa para saber o que aconteceria com eles e ao final eu fiquei com um gostinho de quero mais.

Os personagens coadjuvantes também possuem seu brilho durante a história, e ajudam os protagonistas em diversas situações. O Beta Lyall era fiel a Connal Maccon e enquanto ajudava nas investigações da DAS dava conselhos para o Alfa sobre as questões do coração, e muitas vezes intercedia como um ponto de equilíbrio nas discussões do casal. O vampiro Lorde Alkedeama é o vampiro mais afeminado que já vi, mas ele provou ser de confiança numa cena quase dos últimos capítulos.

Eu posso descrever a leitura desse livro como maravilhosa. Mal terminei e já estou com saudades dos personagens que se tornaram tão queridos para mim. Que venham os próximos livros do Protetorado da Sombrinha.

site: http://recantodelivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-alma.html

Dri 02/01/2016

Alma? Um romance sobre vampiros, lobisomens e sombrinhas
Nunca pensei que fosse ler um livro com esse estilo na minha vida. Nele você encontra personagens apaixonantes, e uma história bem diferente. É um livro de época com: bailes, debutantes, solteironas e chá, mas você também encontra seres sobrenaturais (lobisomens, vampiros, fantasmas) e outras coisas fora do convencional.

Dani 05/12/2015

Alma? - O Protetorado da Sombrinha # 01
Sempre tive muita vontade de ler este livro mas, quando o peguei pela primeira vez, não consegui me conectar à estória e engatar a leitura. Abandonei e, meses depois, quando retomei, ainda me vi com dificuldades mas, aos poucos, fui me envolvendo.
Alma? é sobre Alexia Tarabotti, uma mulher nariguda, filha de italiano e solteirona. Morta com sua mãe, o padrasto e suas duas filhas irritantes mas há algo pior que tudo isso: Alexia são tem alma.
Nessa sociedade é comum a presença de lobos e vampiros, estes últimos que vivem de forma nobre, nas chamadas colmeias, e possuem uma rainha. Alexia, no entanto, não se encaixa em nenhum desses dois gêneros, ela é preternatural, não tem alma e pode anular os poderes sobrenaturais de um lobisomem ou vampiro ao simples toque.
Em um dia, durante uma festa enfadonha, Alexia é atacada por um vampiro sem classe, ao contrário dos que habitam as colmeias, e, acidentemente, ao tentar se proteger, acaba matando-o.
Lorde Maccon, um lobisomem alfa e irritantemente lindo, que não suporta as trapalhadas de Alexia, é enviado para investigar o caso, causando muitas discussões e faíscas entre os dois.
Esta história fica ainda mais intrigante quando novos vampiros com as mesmas características vão surgindo, e outros, os que habitam as colmeias, vão desaparecendo.
Esta envolvente trama de Steampunk vai se desenrolando de forma cativante, mostrando personagens cheios de personalidade e perigos.
Aos poucos, Alma? foi me conquistando, depois que retomei a leitura. O livro é todo narrado em terceira pessoa, focado em Alexia, e é difícil não amar e se divertir com a personagem. Ela é muito engraçada e teimosa. Lorde Maccon também tem muito destaque, e as cenas dos dois são hilárias, com muitos diálogos ácidos.
Admito que não gostei tanto dele no começo (nem desgostei, foi um personagem neutro), e o fato de ele estar sempre irritadinho me causou certa aversão. Mesmo assim, é difícil não torcer para que os dois fiquem juntos.
Um personagem que adorei foi o vampiro Lorde Akeldama, grande amigo de Alexia. Ele me conquistou por sua personalidade excêntrica e seu jeito pomposo. Há outros personagens que exigem bastante cuidado, pois enganam muito.
Quando li a sinopse deste livro tudo que pensei foi "Vampiros e lobisomens? De novo?". De fato, este é um tema saturado na literatura tanto estrangeira quanto nacional, e me surpreendi positivamente quando percebi o quanto autora inovou nesta estória. Gail Carriger criou outra mitologia, cheia de classe, dos seres vampirescos e lobisomens que estamos acostumados, com novas regras e características. Foi muito interessante conhecer este mundo.
O livro é ambientado na era Vitoriana e as características da literatura Steampunk dão um charme à mais a obra. Alma? está cheio de mistérios e perigos, sobre as criaturas, mas também há um senso de humor incrível e certo foco no romance (e cenas quentes) que deixam certos momentos da leitura leve.
O final concluiu bem, houve um desfecho satisfatório sobre esta estória, mas o livro faz parte de uma série e novas aventuras surgirão, com a Alexia. É uma boa indicação para todos que curtem personagens excêntricos, mistérios e sobrenatural, romance.

Sobre a série: Alma? é o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha. Internacionalmente, foram publicados os volumes Soulless, Changeless, Blameless, Heartless e Timeless. No Brasil, até agora temos, pela editora Valentina, os volumes Alma?, Metamorfose? e Inocência?. Você pode saber mais sobre a série no site oficial da autora.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2014/09/resenha-alma-o-protetorado-da-sombrinha.html

Ingryd 10/09/2015

RESENHA
Alexia, como uma boa descendente italiana, possui todos os requisitos físicos considerados ‘fora de moda’ pela sociedade londrina do século XIX; tez de um tom levemente queimado, um nariz proeminente, cabelos escuros e cheios, uma língua afiada e idade suficiente para ser rotulada como ‘solteirona’. Não obstante, lhe falta o principal, uma alma, algo que é facilmente compensado por seu forte senso crítico e seu altíssimo intelecto. Ela é, em parte, a típica mocinha de romance histórico: inteligente, determinada ao ponto de beirar a teimosia, indiferente às imposições sociais, e principalmente, dona de ideais aceitos em um período muito a frente de seu tempo.
Como uma sem alma, ela caminha entre a sinuosa linha que divide os seres sobrenaturais dos naturais, e como uma perfeita dama inglesa, raramente faz uso de sua condição; isso até ser atacada por um vampiro que atrapalha totalmente seu precioso momento de chá. Além de perder uma deliciosa refeição, ela acaba em maus lençóis ao ser encontrado por Lorde Maccon (representante do departamento de assuntos sobrenaturais) e uma pequena plateia, ao lado do desconhecido vampiro morto. Enquanto o departamento sobrenatural do país investiga tal ataque, outros seres sobrenaturais desaparecem, e mais uma vez, a presença da senhorita Tarabotti é notada. Com um senso de oportunidade maravilhoso como o dela, além de meter o nariz onde não é chamada, ela acaba totalmente envolvida em uma aventura que coloca não apenas sua vida em jogo, mas também seu coração.
Mesclando entre aventura e romance, a autora nos conecta a um mundo antigo e misteriosamente sobrenatural, repleto de diretórios governamentais e leis de bom convívio entre os seres sobrenaturais e naturais. o livro tem um núcleo sobrenatural muito bem descrito com clãs de vampiros que se misturam com a nobreza da época, matilhas de lobos envolvidas no governo, e fantasmas encarregados de assuntos da rainha. Falando, é quase impossível de imaginar, mas de fato, é esse o grande charme do livro.

Termos desconhecidos foram muito bem detalhados, todos os personagens foram muito bem construídos, desde a própria Alexia, passando por Floote, o mordomo que está sempre á disposição dela e Lorde Akeldama, um vampiro muito afeminado e muito querido. A revisão está impecável, as paginas amareladas contribuem para a leitura e a fonte tem um tamanho agradável. A capa condiz com a descrição da personagem e retrata uma Londres misteriosa, que parece acobertar segredos.....

Mesmo com o humor negro e típico dos ingleses e a escrita super refinada da autora, o superou minhas expectativas. A história é muito boa e original, mas achei que os capítulos se estenderam muito. Alma? não foi um livro que me prendeu. Li mas não fiquei necessitada de continuar devorando cada página incessantemente e até demorei pra ler mais do que o normal, muitosirão gostar bastante e aproveitar melhor, pois é um livro que vale a pena ser lido, com certeza. Eu gostei, mas nada que tenha me feito ficar empolgada.eu pretendo, sim, continuar lendo, pois Alexia é sarcástica, ácida e às vezes não se dá o devido valor, e até cheguei a me identificar com ela. Espero que com o lançamentos dos outros livros que já tem o segundo chamado Metamorfose? eu fique mais empolgada com a leitura.

Lit.em Pauta 03/09/2015

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias!

"Alma?, escrito por Gail Carriger, configura-se um problemático exercício de estilo. A autora faz com que a forma de sua história sobrepuje o conteúdo, impondo um estilo ao leitor que, apesar de ser inicialmente divertido, jamais se renova, tornando a leitura cansativa."

Prestigiem o site conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/alma-critica/

Deyse M. 13/07/2015

Surpreendente e Imperdível!
Encontrei este livro e, em consequência, a série, a partir de uma indicação do site GoodReads e mesmo sem ter muita esperança de que um tema já tão gasto quanto histórias de vampiros e lobisomens pudesse ter algo de original e interessante, concordei em dar uma chance à "Alma?" e à Gail Carriger.

Fico muito grata a mim mesma por ter feito isso!

"Alma?" é maravilhoso, inovador, criativo e tem o que pelo menos para mim é essencial em qualquer narrativa: personagens cativantes, adoráveis e pelos quais você torce o tempo todo. Esta autora conseguiu a proeza de trazer algo totalmente novo ao contexto do mundo sobrenatural mesmo que use elementos já vistos em diversas outras histórias do gênero. Confesso que não conhecia o termo "steampunk" mas gostei muito deste sub-gênero da ficção científica. Acredito que já era fã deste tipo de histórias sem saber pois desde criança admiro e leio Julio Verne e agora percebo que seus livros já continham traços característicos da literatura "steampunk". Recentemente descobri a série de TV "Mistérios do Detetive Murdoch", que também transita pela mesma temática e é igualmente prazerosa de se assistir, então posso dizer que estou em um momento "steampunk"!

Alexia Tarabotti e Lord Maccon são simplesmente impagáveis – tanto nos momentos solo e principalmente quando estão juntos. Os diálogos entre ambos são inteligentes e de uma comicidade e ironia que fazem você rir alto várias vezes durante a leitura. Adoro o fato de que, enquanto estão brigando, os dois na verdade querem é estar um nos braços do outro. A tensão e o romance entre ambos, aliados a uma história engenhosa, intrigante e ágil, fazem com que o leitor avance nas páginas do livro rapidamente, ansioso pelo próximo capítulo, e assim chegar ao final com gosto de quero mais.

As falas de Alexia, aliás, são muito bem construídas e fazem com que a personagem brilhe em todas as cenas. Ela é voluntariosa, decidida, corajosa e encara o mundo à sua volta com uma praticidade e ceticismo que, por vezes, me soaram um tanto falsos, pois apesar de se afirmar como uma solteirona convicta eu acho que na verdade o que ela queria mesmo era se casar! E Lord Maccon... suspiro todas as vezes que ele aparece em cena! Que personagem masculino adorável! Ele é corajoso, perspicaz e ao mesmo tempo desajeitado – abrutalhado sem realmente ser bruto, mas sim um fofo que suspira por Alexia mas não consegue ficar no mesmo recinto que ela sem que ambos comecem a brigar um com o outro. Ou se agarrarem à medida que a história avança. Li as críticas abaixo e concordo: os "amassos" dos dois também são muito bem vindos!

Os personagens coadjuvantes são outro acerto. O Professor Lyall faz um excelente ponto de equilíbrio entre Conall e Alexia. Ele também recebe falas muito bem escritas e inteligentes, gosto do modo como ele interage com o casal principal e como ele aconselha Lord Maccon sobre os "assuntos do coração". Ivy faz um bom trabalho como confidente de Alexia e eu ri bastante com suas expressões de surpresa e ar escandalizado ao ouvir as confissões de sua melhor amiga com relação a Connal. E Lord Akeldama também é hilário! Provavelmente o vampiro mais afetado sobre o qual eu já li! E a escrita de Gail Carriger é tão bem feita (assim como a tradução impecável de Flávia Carneiro Anderson) que eu consegui até ouvi-lo e imaginar todos os seus trejeitos e suas vestimentas, lindamente descritos assim como todo o cenário da era vitoriana.

A história é cheia de elementos originais, típicos da ficção científica, como o autômato que persegue Alexia, possui bastante cenas de ação, perseguições e ritmo acelerado que não cansam o leitor. O enfoque na ciência é feito na medida certa, de modo a não se estender demais, mas capaz de inserir o leitor dentro de um contexto que se mistura a elementos sobrenaturais, como os já mencionados lobisomens, vampiros e fantasmas (estes últimos, mais visíveis nos 2º e 3º livros).

Provavelmente o que mais gostei foi mesmo do romance entre os personagens principais. Não acredito que uma história, por mais bem escrita que seja, possa manter minha atenção se não tiver personagens carismáticos e isso "Alma?" tem de sobra.

(SPOILER)Uma das cenas de que mais gostei foi aquela em que Conall e Alexia são flagrados pela família dela aos beijos e "amassos" em uma das salas da casa de Alexia. Enquanto suas irmãs e mãe são cruéis em enumerar os vários "defeitos" da Srta. Tarabotti, é Lorde Maccon que rebate cada um desses "defeitos" não como defeitos em si, mas como qualidades que ele admira, como o fato de ela ser considerada muito "velha" para casar ou a cor mais morena de sua pele. E termina por dizer que quer mesmo é se casar com ela. Para mim, foi O momento dele em cena! É mesmo um fofo!(SPOILER)

Confesso que senti falta de um vilão melhor elaborado. E havia espaço para isso, mas a autora deixou passar esta oportunidade – ela poderia ter feito do Dr. Siemons um grande vilão, daqueles de causar medo à humanidade e até em Alexia Tarabotti!

(SPOILER)Outra coisa que achei meio sem graça foi a cena final, após o casamento, quando Conall e Alexia finalmente dão início à tão esperada lua de mel dentro da carruagem. Era para ser engraçado, mas, por algum motivo, não achei muita graça. Pareceu-me um pouco forçado e talvez "engraçado demais".(SPOILER)

Mas as minhas últimas observações não tiram o mérito de "Alma?", que certamente se tornou um de meus livros favoritos.

Decidi fazer esta resenha após ler todos os cinco volumes da série e postei uma para cada livro. Confesso que não gostei do 2º e principalmente do 3º livro, mas os demais valem muito à pena e fazem de "O Protetorado da Sombrinha" uma grande série.

Nani 02/07/2015

*** Muito melhor que o esperado - um romance histórico sobrenatural e engraçado ***
Série "Protetorado da Sombrinha" (Parasol Protectorate):

1. Alma? (Soulless)
2. Metamorfose? (Changeless)
3. Inocência? (Blameless)
4. Heartless (livro original inglês, publicado em 2011, ainda sem versão em português)
5. Timeless (livro original inglês, publicado em 2012, ainda sem versão em português)

Há tempo eu não pegava um livro que eu não conseguia largar.

Esse ano minhas leituras estão, em sua maioria, fracas. Os melhores livros até agora foram "Não Pare!", "O Pessegueiro" e "Ligeiramente casados" que apesar de bons, não eram da minha própria estante! "Alma?" é o primeiro livro meu que eu adorei esse ano.

"Alma?" eu tinha ganhado de presente há quase um ano, num Amigo Secreto de Páscoa. Quem me tirou foi minha querida amiguinha Sté, do blog Devaneios Estrellares. Só tinha lido as duas primeiras páginas dele e apesar de serem duas boas páginas, eu não tinha dado atenção ao livro e ele ficou lá, quase esquecido. Até umas duas semanas atrás.

Eis que, há alguns dias, participei de um Evento Literário da Editora Valentina, promovido pelas irmãs autoras do Blog Rainha do Sobrenatural na Livraria Cultura de Porto Alegre (minha cidade). Clica AQUI para ver o que rolou no evento, a cobertura dada pelo blog das gurias. Além de brindes e do sorteio de alguns livros, no Evento falaram um pouquinho de cada um dos últimos livros lançados pela editora e lá estava a série do Protetorado da Sombrinha, da qual "Alma?" faz parte.

Rolaram alguns spoilers e eu fiquei bem irritada com elas, mas mesmo assim, resolvi tentar ler.

Agooooora... Começa a minha resenha.

O livro é muito legal. Eu não esperava gostar. Afinal, a mistura Steampunk + Sobrenatural + Romance de Época não pareceu atrativa, eu nunca gostei dos fru-frus e do machismo nos romances de época e nunca tinha lido nada estilo Steampunk, mas considerava uma viagem.

Em certos momentos o livro tem cara de "Cinderela", principalmente quando aparece a família da Alexia. Gente do céu! A mãe é uma megera e as irmãs tolas dela... Que loucas sem noção! Em outros momentos o livro lembra (e muito) os romances de Jane Austen, com festas, bailes, chás e tal. E também me lembrou bastante de "Anjo Mecânico" (Série As Peças Infernais, Cassandra Clare) em vários momentos, devido aos cientistas malucos e tal.
Os sobrenaturais, segundo a série, tem excesso de alma. Dá para entender melhor com o aparecimento de alguns personagens. Alexia, a protagonista, é preternatural. Isso quer dizer que o fato de ela não ter alma acaba fazendo com que qualquer sobrenatural que a toque se torne mortal novamente (somente durante o toque), perdendo as características que o tornam especial.

A Alexia é muuuuuuito engraçada. Na primeira cena do livro, já nas duas primeiras páginas, ela é atacada em uma biblioteca por um vampiro desnorteado buscando morder seu pescoço. O que ela faz? Se defende usando seu dom e sua inseparável sombrinha de babados, mas não sem antes dizer: "Mas que topete! Ainda nem fomos apresentados!" E por aí vai. A gente dá várias risadas com ela.

Antes de falar do maravilindo mocinho-lobisomem, preciso mencionar que a Alexia tem um melhor amigo gay, claro, o Lorde Akeldama, um vampiro que eu acho que deve ser daltônico, porque seu gosto por roupas é bizarro. Ele tem sua "colmeia" (explica-se melhor no livro, o funcionamento de sociedades de vampiro é um pouco diferente das que normalmente lemos) e esta é povoada apenas de homens jovens, bem vestidos e que o veneram... tá podendo ele, né? O Akeldama me faz lembrar um pouco o Lorde Varys (Game of Thrones) no sentido de que ele também é um pouco "Mestre dos Sussurros" estando a par de toooodas as fofocas e informações importantes que estão rolando.

O mocinho da série é o lobisomem Alfa de Londres, Lorde Conall Macon, Conde de Woosley, que é designado como chefe investigador de assuntos sobrenaturais da cidade e acaba dando de cara com Alexia em diversas ocasiões e um clima (climãooo!) vai surgindo entre os dois. O negócio chega a ser até bem hot em alguns momentos, viu? Foi mais um detalhe que me fez gostar mais ainda da série.

Acho que foi a dose perfeita de tudo. De sobrenatural e de romance de época. Quando começava a ficar meio chatinho, logo tinha uma cena hot pra ajudar. Como já falei, ouvi spoilers antes de ler, mas foi a dose correta disso também, porque mesmo conhecendo muitas coisas da trama, a leitura foi ótima e não deixou em nenhum momento a desejar!

Também já fiquei sabendo do que vem pelo livro dois e ouvi muito dizerem que esse livro um é bem melhor que o livro dois, mas mesmo assim quero le-err!!!

Total recomendo! Em breve lerei "Metamorfose?" que chegou hoje pelo correio da AMAZON para mim =D YEY!

Recomendaria?? SIM! Para fãs de sobrenatural e para fãs de romances de época! Até mesmo para fãs de romances HOT, com uma quedinha de sobrenatural.

Releria?? Sim! Ansiosa para começar o meu "Metamorfose?" , o livro dois.

site: http://asletrasdaanne.blogspot.com.br/2015/06/resenha-27-alma-gail-carriger.html

Tracinhas 04/06/2015

por Juliana Arruda
Alma? Conta a história de Alexia Tarabotti, uma preternatural, ou seja, “sem alma”. Para ela é normal ter amigos vampiros, se encrencar com um lobisomem ou até mesmo ficar bisbliotando os assuntos ligados ao DAS (é como um departamento de polícia para manter a ordem entre os sobrenaturais). Dona de uma personalidade forte e completamente fora dos padrões da época vitoriana, Alexia não é nada recatada e não se importa em manter a boa educação, afinal, ela já é considerada uma solteirona.
Com vinte e seis anos, descendente de um pai italiano, e uma beleza um tanto fora do comum da sociedade londrina (coisa que sempre enfatizam o quão ela é “desprovida” de beleza), Alexia acaba sendo uma admiração secreta do Lorde Maccon. Conde de Woolsey e um dos comandantes dos agentes do DAS, o Lorde Maccon é um lobisomem escocês, alto, atraente e muito sexy (sim, meninas, podem se abanar), mas não é o que se diga de um cavalheiro. Apesar de achar a Alexia um tanto atraente, ele não deixa a personalidade teimosa e bruta para trás. Os dois acabam sendo um tanto grosseiros um com o outro durante os vários “encontros”.
De primeiro momento, ela é atacada por um vampiro solitário e acaba utilizando a sua sombrinha com a ponta de prata para se defender. Depois desse evento um tanto desagradável, ela passa a procurar por pistas sobre o que realmente aconteceu. Qual o motivo dela ser um alvo? Principalmente de um vampiro? É por sua curiosidade que ela acaba oferecendo ajuda ao Lorde Maccon, que ficou um tanto atarefado desde o evento da Srta. Alexia e sua sombrinha. Mas como vocês devem saber, ele não aceita a ajuda, o que a faz ficar um tanto insistente.
Vampiros e lobisomens começam a desaparecer, e isso faz com que a cabeça do Lorde Maccon fique um tanto sobrecarregada. Alexia, como uma perfeita solteirona e dotada de uma educação um tanto peculiar, acaba entrando de cabeça nos assuntos pertinentes ao DAS. Juntos, eles formam uma dupla entre tapas e beijos.
O livro é jovem adulto e tem uma pegada de romance, aventura, e humor. Ri diversas vezes pelos desaforos da Srta. Tarabotti, achei fofo (e um tanto cômico) alguns momentos como o Conde de Woolsey se comportava ao lado dela, e adorei toda a estrutura do enredo. No entanto, o que não me agradou muito foi a narrativa, que demonstrava vários pontos de vista num único capítulo sem a inserção de intervalos. Um parágrafo era a Alexia, o outro era o Lorde Maccon, noutro era os personagens coadjuvantes e isso me irritava. A mudança repentina de ponto de vista sempre me dá nos nervos. De qualquer maneira, não deixei de apreciar a história (e o lindo Lorde Maccon, claro).
E vocês, já leram “Alma?”?

site: http://jatracei.com/post/120719500737/resenha-38-alma