Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Gabriela 27/10/2013

Alma?
Esse é o segundo dos quatro livros que ganhei no sorteio de aniversário de dois anos do blog Descobrindo Livros, do Lucas. Outro que eu já queria muito ler. Foi enviado diretamente pela Editora Valentina, sendo minha primeira experiência tanto com a editora quanto com a autora e o gênero steampunk. Sim, foi uma leitura cheia de primeiras experiências e todas ótimas. Mas uma coisa de cada vez, e começo com o livro em si.

Confesso que andava meio traumatizada com histórias sobrenaturais, já que ultimamente o tema tem sido frequentemente usado como pano de fundo pra mimimis adolescentes até se tornar clichê. Mas quando li a sinopse de Alma? vi que não tinha nada disso, e ainda prometia uma protagonista forte e sem papas na língua. Tinha isso e muito mais, e tudo varreu meu trauma pra bem longe.

A história é sobre Alexia Tarabotti. Ela vive em Londres, numa Inglaterra Vitoriana onde seres sobrenaturais convivem pacificamente com os humanos, com a mãe, padrasto e duas meio-irmãs. Alexia é solteirona, descendente de italianos por parte do pai e ainda é uma preternatural, o que significa que ela não tem alma. No que isso consiste? Basicamente quando um preternatural toca um sobrenatural o primeiro anula os poderes do segundo, mas só enquanto o contato físico é mantido. Sendo Alexia uma jovem moderna e culta que odeia as futilidades de encontros sociais ela procurar refúgio na biblioteca durante um baile, onde é atacada por um vampiro e o mata sem querer com sua sombrinha.

O fato tem grande repercussão, embora ninguém saiba que foi Alexia quem matou o vampiro. Isso graças a Lorde Maccon, lobisomem e diretor do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) que consegue omitir o nome de Alexia dos jornais. Mas a partir daí tudo muda, é preciso descobrir porque estão surgindo novos vampiros errantes (sem colmeia, caso do vampiro que atacou Alexia) e o que isso pode ter a ver com o desaparecimento de vampiros e lobisomens registrados, antes que a sociedade londrina esteja sob sério perigo.

A trama se desenvolve super bem, rápida e ágil. Os detalhes da narração feita em terceira pessoa aliados a vivacidade e carisma dos personagens contribuem para uma boa apreciação da leitura. Tudo é bem explicado e amarrado, desde a metamorfose de vampiros e lobisomens até o funcionamento das colmeias e alcateias. E algo que não esperava mas que acabou por me agradar muito foi a inserção da ciência na trama, dando um tom de suspense ainda maior. Gail Carriger tem uma escrita sensacional e sabe usar tudo na dose certa, intercalando ótimos momentos de ação, suspense, comédia e romance.

Os personagens são ótimos. Realmente adorei a Alexia, adoro protagonistas femininas fortes e decididas que tem um sarcasmo sem igual. Ela também é bastante inteligente e sagas. Lorde Maccon é o lobisomem alfa da alcateia, escocês, bruto, mas que também pode ser um doce. É impossível não rir dos dois trocando farpas! Temos também o Professor Lyall, lobisomem beta da alcateia que também trabalha no DAS. É sério e totalmente leal, mas também faz seus comentários irônicos. E Lorde Akeldama, vampiro errante e grande amigo de Alexia que rende boas risadas com seus comentários e extravagâncias. E os personagens secundários também são muito bem construídos.

Mas não é porque Alexia não tem alma que ela não tem sentimentos. Alias, gostei muito do conceito de alma que foi abordado, tornou tudo ainda mais crível. Alexia ama seus amigos e até sua família tagarelesca (como diz Lorde Maccon), e acaba vivendo um romance com Lorde Maccon. Mas é algo bem maduro e divertido. Desde as primeiras discussões vi que se odiavam tanto que só podia ser amor. E depois tem momentos bem quentes, mas nada que tire o foco do enredo.

Sobre o acabamento do livro, a Valentina fez um trabalho impecável. Desde a capa, que trás a mesma ilustração da original mas com a fonte do título muito mais bonita. Páginas amareladas, boa diagramação e espaçamento e fonte confortável. A revisão também foi ótima, encontrei pouquíssimos erros. Só achei os capítulos um pouco longos, mas não a ponto de serem exaustivos.

Alma? é o primeiro livro da série Protetorado da Sombrinha. O segundo volume, Metamorfose?, acabou de ser lançado no Brasil. Os outros livros se chamam Blameless, Heartless e Timeless. Totalizando cinco livros, e não encontrei informações de que a série terá mais livros. Só sei que quero ler toda a série e tudo o mais que Gail Carriger escrever com seu humor ácido.

- Porque está tão curiosa com relação a esse assunto? Porque faz tanta questão de se envolver?
- Porque alguém morreu, e pelas minhas próprias mãos - respondeu ela, com ar sombrio. - Bem, na verdade, pela minha própria sombrinha - retificou.
Lorde Maccon suspirou. Imaginou que um dia, talvez, conseguisse ganhar uma discussão com aquela mulher extraordinária, mas era óbvio que aquele não seria o momento.
Pág. 67

site: http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/2013/10/resenha-alma.html

Paola 22/10/2013

A misteriosa e charmosa Londres é o local onde se passa essa história. Na época vitoriana onde vampiros, lobisomens e outras criaturas viviam em plena harmonia com os humanos. Alexia, uma mulher de 26 anos, descendente de italiano, com uma beleza natural, dona de uma personalidade forte (e em muitos momentos sarcástica) e muito inteligente. E além disso, ela não tem alma... O que neutraliza os poderes de outros seres... No entanto, ela sempre está em meio a confusões.

No meio dessa história conhecemos Lord Maccon, um lobisomem, e que Alexia o tira do sério. Representante da DAS - Departamento de Arquivos Sobrenaturais - ele investiga a aparição de um vampiro em uma festa sem ser convidado. E em meio a investigação coisas começam a acontecer. E logicamente Alexia está em todas as confusões.

Personagens totalmente diferentes do que costumamos a ver. Alexia não é uma mocinha frágil e indefesa. Pelo contrário, determinada e nem um pouco medrosa! Lord Maccon não é bonzinho, e nem aparenta querer ser. Mas, há uma sincronia e sintonia tão grande entre os dois que deixa a história super atraente! A narrativa se passa no século XIX o que deixa a história ainda mais interessante. Com cenas hot, mas não vulgar. O que me atraiu bastante no livro!

Esse é o primeiro livro da série, que contém cinco livros já lançados nos Estados Unidos. O segundo livro, Metamorfose?, já foi lançado pela editora Valentina!!! (em breve a resenha).

Para que gosta de um romance sobrenatural, de época e com personagens criativos, Alma? é uma ótima pedida!

Joice (Jojo) 27/09/2013

Diálogos divertidos numa história sem grandes atrativos
"Alma?", o primeiro livro da série O Protetorado da Sombrinha (?), possui diversos pontos negativos, mas que no final acaba cumprindo sua missão de divertir.

Na história de Gail Carriger, Alexia Tarabotti - uma solteirona de 26 anos de origem italiana que vive na Inglaterra da rainha Vitória - é uma preternatural, uma criatura sem alma (literalmente). Mas Alexia não é o único ser sobrenatural da vizinhança. Na Inglaterra da rainha Vitória, vampiros, lobesomens e fantasmas fazem parte da sociedade, ocupando até mesmo cargos políticos e de segurança pública). A aparente tranquilidade dessas relações é alterada quando Alexia mata, em defesa própria, um vampiro que aparentemente não possuia registro. Entra em cena lorde Conall Maccon, o lobisomem alfa responsável pela investigação do caso. Ele e Alexia vivem em atrito, causado principalmente pela impertinência do lobisomem e pelo sangue latino da solteirona.

A trama de Gail Carriger (pen name de Tofa Borregaard) demora para ganhar um contorno mais definido, e quando o faz já está quase no final do livro e não temos tempo sequer de confabular sobre o que de fato está ocorrendo. Outra coisa que me incomodou bastante foram os personagens: com excessão de Alexia e de Conall, todos são muito parecidos entre si (as meia-irmãs de Alexia, Evelyn e Felicity, poderiam ser um ser só; os zanguões de Lorde Alkedama são variações do seu mestre; o professor Lyall, beta de lorde Maccon, Floote, mordomo de Alexia, e Biffy, zanguão principal de Lorde Alkedama, possuem comportamentos muito parecidos).

Não fiquei particularmente fascinada pelo universo criado por Gail Carriger. Neste primeiro volume, não deu para entender por que chamar a atenção para a sombrinha de Alexia, já que ela faz tão pouco uso dela. O que realmente me fez dar boas risadas foi a interação entre Alexia e o lobisomem alfa, assim como os diálogos da solteirona com sua amiga Ivy Hisselpenny. Ácidos e bastante divertidos.

Como um passatempo sem compromissos, "Alma?" é uma boa indicação. Talvez haja alguma melhora nos demais livros da série.

Ju Zanotti 24/09/2013

Um enlace perfeito de romance, aventura e Steampunk.
A narrativa se passa em plena era vitoriana, em que vampiros, lobisomens e outras coisas mais bizarras viviam em completa harmonia na sociedade londrina. Alexia é uma jovem de 26 anos, descendente italiana por parte de pai, e considerada solteirona. Sua beleza em nada condiz com a moda atual, ou seja: ela tem belas curvas, seios fartos e um nariz um tanto quanto arrebitado. Sem contar a sua personalidade. Determinada em seus objetivos a personagem chega a ser tachada como teimosa e é dona de um sarcasmo hilariante e de um grande intelecto. Além disso ela não tem alma, sendo considerada uma pretenatural. Sua condição neutraliza poderes sobrenaturais e ela tem uma propensa mania de se meter em confusão. Como quando ela encontra um vampiro faminto que tenta se alimentar de si e, a mesma, acaba o matando. Mas esse é só o inicio de sua atribulada história.

No meio de tudo isso está o ensandecido Lorde Maccon, não que ele seja louco, mas Alexia consegue tirá-lo do sério. Ele é um lobisomem Alfa e também o representante do DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais, e parece ter uma preferência por mulheres com curvas fartas. Em um primeiro momento tive a impressão de que talvez ele fosse ser uma pedra no sapato, mas me enganei. É ele que investiga o que aconteceu para que um errante vampiro desconhecido tenha aparecido em uma festa da alta sociedade sem qualquer indicação ou registro no DAS. Mas enquanto as investigações ocorrem mais coisas estranhas parecem acontecer. Enquanto vampiros novos surgem outros conhecidos estão desaparecendo e Alexia parece estar sempre metida no meio dessas confusões.

Os personagens me encantaram de primeira, principalmente Alexia, que nada tem a ver com as mocinhas da literatura atual, ela é cheia de determinação e nem um pouco frágil. Já Lorde Maccon não é o mocinho perfeito e nem aparenta querer ser, mas também não chega a ser um bruto dominador. O casal principal se encaixa de forma maravilhosa. Os personagens secundários foram muito bem trabalhados e entre eles os que mais se destacam são Hisselpenny, Lodre Akaldema (um vampiro afetado com um gosto peculiar para roupas extravagantes) e também, o Beta na alcateia de Lorde Maccon, Professor Lyall.

É preciso ressaltar que a narrativa se passa no século XIX e que a Srta. Tarabotti é uma dama bastante a frente do seu tempo. A história mescla o estilo SteamPunk, com aventura e romance histórico, com algumas cenas hot. O que mais me agradou é que o romance em nenhum momento se mostrou vulgar e olha que a tensão sexual entre Alexia e Lorde Maccon é quase palpável. A autora soube encaixar esses diversos elementos sem pecar em nada na história. Eu realmente me vi envolvida com os personagens e enquanto lia era espontaneamente surpreendida pelo humor sarcástico de Alexia. Eu como boa apreciadora de romances históricos e recém descoberta fã de Steampunk, adorei a narrativa e todos os elementos que a cercam. A história flui e em nenhum momento deixa de fazer jus ao que é prometido, não é previsível e nem enfadonha. É claro que sabemos o rumo que o romance irá tomar, mas de forma alguma isso torna a história menos peculiar. E confesso que eu adoro casais que devido a teimosia vivem entre tapas e beijos.

Eu acreditava que talvez, por ser o primeiro de uma série, o livro fosse deixar muita coisa vaga e se focar apenas na apresentação dos personagens e na ambientação do cenário. Me senti surpreendida ao me dar conta que a autora não foi vaga em nenhum momento. Eu simplesmente estou apaixonada pelo livro e pelo carrancudo mas dosado Lorde Maccon.

Bom, como vocês já sabem O Protetorado da Sombrinha é uma série e já tem cinco livros lançados no Estados Unidos. Segundo a Editora Valentina, responsável pela publicação aqui no Brasil, o segundo volume será lançado no segundo semestre deste ano. E vale ressaltar o capricho e carinho que a editora vem tendo com seus lançamentos. A diagramação de Alma? está perfeita, ou seja, bom espaçamento de linhas, letras em tamanho legível e folhas amareladas. A capa não foi alterada, apenas a fonte do título, nada que prejudique absurdamente o design. Ao final do livro você encontra uma pequena entrevista com a autora, que por sinal é bastante caricata, adorei a foto de apresentação da mesma. Recomendo!

Quatro Amigas 23/09/2013

Alma? - Protetorado da Sombrinha #1 - Gail Carriger

Eu vou começar essa resenha dizendo que Steampunk não é um dos meus gêneros favoritos. A época vitoriana então, puff! Mas se tem uma coisa que os Steampunks trazem, são ÓTIMOS personagens! E foi isso que me fez ler Alma? da excêntrica autora Gail Carriger, lançado aqui no Brasil pela Editora Valentina.

Alexia Tarabotti é uma jovem de 26 anos, solteirona, filha de italiano, de pele um pouco mais morena, corpo mais avantajado, nariz protuberante e claro, dona de uma bela língua afiada. É logo no primeiro capítulo, a base de chá e torta de melado, que veremos a primeira atrapalhada de Alexia que acidentalmente mata um vampiro que teve a ousadia de atacá-la, cecear em sua presença e ainda por cima sem um pingo de senso de moda! Além de não saber de sua condição como uma preternatural. E isso significa que nossa protagonista nasceu sem Alma e com o dom de inibir os poderes dos seres sobrenaturais quando esses a tocam. A atrapalhada situação de Alexia dará um pontapé inicial a todo um mistério que vem assolando as ruas dessa Londres vitoriana, já que o chefe do DAS (departamento criado especialmente para colocar ordem entre os seres sobrenaturais), Lorde Conall Maccon, se envolve na investigação para ajudar nossa protagonista, que se encontra em maus lençóis.

Apesar da personalidade forte de Alexia, o personagem que mais me chamou atenção foi o Lorde Maccon. O lobisomem alfa do pedaço, dono de um grande mal humor, de um forte porte físico, bruto, lindo e escocês. Maccon foi o personagem que me cativou logo de cara. Ele dá um show e toda vez quando eu achava que a narração iria ficar monótona, ele aparecia e dava um novo gás a história com sua troca de farpas com a Alexia, que me fizeram rir bastante. As tiradas entre ambos os personagens são maravilhosas e a química entre eles é inegável! (♥)

Além do relacionamento de Alexia com Maccon, uma outra coisa que curti no livro, foi o fato deste ser narrado em terceira pessoa, assim não ficamos só presos com uma única perspectiva e podemos passear e conhecer um pouco mais sobre os outros personagens da história como o Professor Lyall, o Beta e segundo no comando, além de grande amigo de Lorde Maccon.

A história para mim tem dois pontos negativos. O primeiro vem de um gosto pessoal meu, que gosto de uma narração mais direta e objetiva, e pra mim a autora pecou um pouco no decorrer da narração quando em momento decisivos da história, passa a narrar o tipo de roupas que tal personagem usa, detalhes minuciosos sobre o ambiente e etc. Detalhes assim podem enriquecer a narração, mas ao meu ver devem ser usados com muito cuidado pois podem deixar a narração arrastada e por muitas vezes tirar o ritmo dela. E o segundo foi o excesso de informação que é atirado em cima do leitor que tem muitas poucas linhas pra assimilar tudo isso.

Quanto ao trabalho da Editora Valentina eu só tenho elogios! Assim que recebi esse exemplar doado pela editora ao blog para resenha, eu tive um surto no twitter de quanto que achei ele LINDO! A capa fosca com o verniz localizado somente em Alexia e no título é sensacional. A fonte utilizada é muito mais bonita que a utilizada na capa americana, e dá um ar a mais de vitoriano a capa. Não achei um erro gramatical no livro todo, e isso em si para mim, já revela todo o cuidado da editora com ele.

Alma? é o primeiro livro da saga Protetorado da Sombrinha, que tem ao todo 5 livros. O segundo volume da saga, Metamorfose?, está previsto para dezembro desse ano!

Resenha originalmente publicada no blog Quatro Amigas e um Livro Viajante!

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2013/09/resenha-alma-gail-carriger.html

Thainá Cristina 23/09/2013

Alma? - Protetorado da Sombrinha #1 - Gail Carriger

Resenha originalmente publicada no blog Quatro Amigas e um Livro Viajante!

Blog MDL 13/09/2013

Alexia Tarabotti é o tipo de mulher que passa completamente despercebida nos bailes da alta sociedade londrina. Com 26 anos de idade, solteirona, pele morena e um nariz protuberante, ela não podia esperar outra coisa. E é por isso que a decisão de tomar seu chá com torta de melado na biblioteca não poderia ser nada mais nada menos, que perfeita. O que ela não esperava era ser atacada por um vampiro que além de não ter o mínimo senso de moda, não sabia da sua condição de sem alma e ainda ousava cecear em sua presença! Contudo, ao contrário de outras moçoilas, a srta. Tarabotti sabia muito bem se defender e não teve o menor pesar em usar sua sobrinha e seus palitos de cabelo para matar essa criatura tão ousada. Mas é a partir desse fatídico homicídio realizado em legítima defesa que ela encontra novamente o Lorde Maccon, um lobisomem alfa, mau humorado, lindo e... responsável por investigar a confusão que ela se meteu que tem todos os indícios de fazer parte de uma trama muito maior.

Acredito que assim como eu, muitos leitores estão saturados de livros com temática sobrenatural por sempre terem a impressão de que estão lendo a mesma história sendo que contada por um autor diferente, com uma capa e um título diferenciado. Mas se nesse momento você estiver pensando isso de ‘Alma?’ pode esquecer já! Pois para minha surpresa foi entre as páginas desse livro que vi que sim, é possível um autor explorar criaturas já conhecidas no mundo literário sem cair nas garras do clichê.

Para começar, temos como personagem principal a Alexia Tarabotti, ou apenas srta. Tarabotti, uma dama da Era Vitoriana que possui uma personalidade extremamente forte e uma língua afiadíssima. E como se isso não bastasse, ela ainda é uma preternatural – ser que não é sobrenatural tão pouco natural – e tem o dom de anular os poderes de todas as criaturas sobrenaturais, o que acaba envolvendo-a em grandes e divertidas confusões. Contudo, é quando o Lorde Maccon entra em cena que o leitor se rende totalmente aos encantos dela, já que ela não economiza nas brigas e quase sempre protagoniza ao lado dele as cenas mais cômicas do livro. Para a felicidade do leitor um romance tórrido entre os dois também é explorado e como a garota romântica que sou, os momentos em que eles ficaram juntos me arrancaram vários suspiros. Ademais, a autora também soube desenvolver as características dos personagens secundários e tornou cada um peculiar ao seu modo, já que temos desde um vampiro gay a um cientista que planeja descobrir o peso da alma de cada ser vivo.

Narrado em terceira pessoa e com uma linguagem madura, ‘Alma?’ é um steampunk que traz uma trama rica e que possui um verdadeiro plano de fundo. Nele, a autora explorou os mais diversos assuntos, sendo o universo das ciências o principal deles. Contudo, ela faz isso de forma tão leve que a leitura em nenhum momento ficou morosa, pelo contrário, a forma como ela abordou o tema paralelo ao modo em que ela deu pistas para a resolução do enigma do livro que é o aparecimento e desaparecimento de vampiros e lobisomens, só fez com que eu me se sentisse impelida a concluir a leitura sem demora.

Uma curiosidade a respeito dessa história é que os seres sobrenaturais vivem livremente e até possuem um órgão responsável por gerir todos os regulamentos que essas criaturas possuem, o DAS, que é chefiado por ninguém menos que o Lorde Maccon. Mas não é só isso, a autora foi além e até escreveu uma aparição da rainha Vitória no seu livro e posso dizer desde já, acredito que ela vai ter mais participações nos próximos volumes da série.

Infelizmente não posso falar muito mais do que isso para não soltar spoilers, mas eu queria que vocês soubessem que eu realmente adorei o livro. A leitura foi tão diferente das que eu já tinha feito que assim que acabei de ler a última página senti aquele vazio próprio de quem se apaixona por uma história, sabe? Mal posso esperar para que os próximos volumes sejam lançados aqui no Brasil, estou muito ansiosa para saber o que aconteceu depois daquele final de tirar o fôlego. Sendo assim, encerro por aqui fazendo um pedido para você que ainda não leu o livro: Leia ‘Alma?’ já! Tenho certeza que você não vai se arrepender.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/07/resenha-alma-por-gail-carriger.html
RUDY 17/09/2013minha estante
Gostei muito!
Parabéns!
cheirinhos
Rudy

Blog MDL 09/10/2013minha estante
Obrigada, Rudy!
Fico muito feliz que tenha gostado.
Beijos,
Isabelle.

Tami 11/09/2013

Vampiros e lobisomens podem ser legais!
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada

Um livro ambientado na era vitoriana, em uma época onde os sobrenaturais (como vampiros e lobisomens) viviam junto à comunidade. Se você quase fugiu quando viu a palavra "vampiros", não desista. Esse livro é realmente diferente do que estamos acostumados.

Alexia vive em um mundo onde os sobrenaturais foram os responsáveis por algumas das grandes mudanças de destino no mundo. Ela é uma solteirona que tem duas meia-irmãs e uma mãe loucas por casamentos e fofocas da alta sociedade. Além disso, o pai (já falecido) era italiano e lhe deixou de herança um nariz um pouco maior e uma pele mais morena do que o padrão de beleza da época. Tem uma amiga fiel, mas que tem um péssimo gosto para chapéus. Ah, e é uma preternatural. Isso significa que ela consegue inibir os sobrenaturais usando apenas o seu toque.

Apesar disso, sua vida anda bem. Até ela ter o azar de encontrar um vampiro mal-educado que tenta atacá-la, sem ter a mínima noção da condição de preternatural da moça. Sem querer ela acaba por matá-lo, e uma investigação é iniciada pela supervisão de Lorde Macoon. Afinal, quem é e de onde surgiu esse vampiro que não conhecia os registros de preternaturais da região?

"A srta. Alexia Tarabotti não estava se divertindo naquela noite. Os bailes da sociedade não passavam de distrações medíocres para solteironas e, embora ela fosse uma delas, não era do tipo que via graça neles. Então, quando fora para a biblioteca, seu refúgio favorito em qualquer residência, a cereja que faltava no bolo: deparara com um vampiro." (pág. 9, primeiro parágrafo)

O livro é recheado de humor afiado. Alexia tem uma resposta ou um pensamento para quase tudo o que falam. Suas provocações com Lorde Maccon são as melhores, mas todos os personagens são interessantes. Temos até um vampiro meio... espalhafatoso (e esse nem precisa brilhar no sol!).

Possui várias cenas picantes, que normalmente também são recheadas com um belo humor devido aos pensamentos de Alexia. Apenas devido a isso que não acho aconselhado a pessoas muito mais novas. Algumas investigações e cenas de ação também estão presentes, movimentando a narrativa nos momentos certos.

A leitura é bem tranquila e flui naturalmente. Apesar de ser o livro inicial e ter algumas explicações extras sobre o que são os preternaturais, como os sobrenaturais convivem com os humanos, alguns órgãos de controle do governo e outros detalhamentos necessários para o início de uma série, não achei pesado. E mesmo sendo o livro inicial, ele possui uma história bem fechada. Provavelmente será requisito para ler os próximos, mas se por acaso alguém quiser ler apenas esse também terá uma história completa.

Meu único porém com o livro foram justamente as minhas férias. Com elas acabei dando uma pausa na leitura e perdi um pouco do ritmo da história. Talvez se não isso não tivesse acontecido, teria dado uma nota ainda mais alta. A edição está impecável. Possui alguns detalhes na numeração das páginas e as pequenas modificações feitas na capa a deixaram mais bonita que a original.

Foi um livro realmente surpreendente. A história, a ambientação, os personagens, tudo foi interessante e com um ar completamente novo. Fazia tempo que não lia um livro que desse essa sensação de novidade. O romance também está presente (esse talvez não fuja tanto do clichê) mas é tão envolvente e engraçado que não tem como ficar indiferente. Creio que, se o transformassem em um filme, seria um bem engraçado.

"A srta. Tarabotti achava que seria um transtorno ter de dar explicações a torto e a direito sobre ausência de alma para as massas mal informadas. Podia ser considerado quase tão constrangedor quando ter de dizer que seu pai, por um lado, tinha falecido e, por outro, era italiano." (pág. 28)

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/08/resenha-alma.html

Angel Sakura 03/09/2013

Resenha feita pelo Blog Eu Insisto!
Para visualizar a resenha completa visite nosso site =D http://euinsisto.com.br/?p=3063

"Nunca imaginara que encontraria um deles na forma de uma solteirona de personalidade forte demais, vivendo no coração da alta sociedade londrina, acompanhada de duas irmãs tolas e de uma mãe mais idiotizada ainda. Sendo assim, aproveitava todas as oportunidades para lembrar a si mesmo quem ela era, agarrando a mão ou o braço da moça por puro capricho"

Foi uma surpresa deliciosa esse livro, sinceramente acreditava se tratar de um romance adolescente com a temática Steam Punk e, acreditem, é muito mais do que isso. Caros colegas, fui arrebatada com essa história e todo o seu mundo vitoriano cientifico. Não é uma história infantil como muitos acham, eu também achava, rs. É inteligente, delicada, forte e moderna ( o que é engraçado porque se passa no passado ). Estou super recomendando pra quem gosta de uma boa aventura com romance, com uma protagonista forte que não é adolescente (forte até demais haha) e com personagens autênticos e carismáticos.

"– A senhorita – seu tom de voz era acusador – me cheira a problemas. Como todos os preternaturais. Trate de manter os olhos bem abertos quando estiver com aqueles seres que uivam para a lua com quem costuma andar. Os lobisomens também tem seus próprios interesses. Sabe disso, não sabe?
- Já, vocês, sugadores de sangue, são o retrato da pureza e da candura e, no fundo, só estão preocupados com meu bem-estar – retrucou a srta. Tarabotti, tirando casualmente algumas migalhas de bolo do colo. ”

A história se passa em um mundo onde a realidade dos seres sobrenaturais é aceita pelo povo (a maioria pelo menos) e nos mostra como eles se encaixam no mundo. Temos espécies de sobrenaturais conhecidas (lobisomens, vampiros) e uma espécie que é chamada de sem alma, que é o caso da nossa protagonista e, essa categoria em especial, não é conhecida da população em geral. A forma como esse argumento é utilizado é muito interessante e acrescenta bastante conteúdo. Porém acima de tudo esse é um livro de romance (não tão meloso), então se você curte esse gênero e também muita renda, veludos e chás da tarde vem comigo.

"Tomou a forma de lobo – mas somente da cabeça para cima – e rosnou para ela. Foi extremamente bizarro: tanto o ato em si (uma estranha fusão de carne derretida e ossos estalados, muito desagradável de ver e escutar) quanto a visão de um cavalheiro vestido de forma impecável, mas com uma cabeça perfeita de lobo sobre a gravata plastrom de seda cinza."
[...]

site: http://euinsisto.com.br/?p=3063

Liachristo 26/08/2013

RESENHA - Alma? - Gail Carriger - Editora Valentina
Já faz algum tempo que este livro foi lançado, e desde então a minha vontade de comprar e conferir esta história só fazia crescer, a medida que várias amigas iam lendo e me falando bem dele. Até que finalmente consegui comprar e matar a minha grande curiosidade.
Devo confessar, que a vontade foi tanta, que até o passei na frente de outros que já estavam na fila de leitura, e o que posso dizer é que não me arrependi.

A história se passa na era vitoriana, em Londres, e em meio aos chás, bailes, e a eterna caça aos jovens solteiros, vemos uma situação inusitada. Os seres sobrenaturais, tais como vampiros, fantasmas, lobisomens, convivem e são bem aceitos pela maior parte da sociedade da época. Ao invés de viverem se escondendo, fugindo e aterrorizando os humanos, os sobrenaturais deste livro, levam uma vida normal, e com regras e etiquetas próprias a cada espécie.

Alexia Tarabotti, é uma jovem de 26 anos, que para a sociedade da época já era considerada uma solteirona. Ela é filha de um italiano e uma inglesa, o que fez dela uma jovem diferente e peculiar em seu meio, já que tem a pele mais escura e o corpo mais voluptuoso, que as outras damas de sua época. E como se já não bastasse tudo isso, Alexia não tem alma, ela é uma Preternatural, o que em seu meio é uma coisa extremamente rara, e considerada perigosa por alguns, já que ela pode com apenas um toque, minar os poderes de todas as criaturas sobrenaturais. Na minha opinião ela é uma das personagens femininas, mais cativantes que tive o prazer de conhecer nos últimos tempos. Alexia, é inteligente, adora ler, independente, tem alguns pensamentos hilários e tem uma mente excepcional. Mas, nossa heroína também é dotada de grande curiosidade o que por muitas vezes a deixa em situações arriscadas.

Alexia está em um baile, quando resolve se refugiar na biblioteca e pedir um serviço de chá, pois está faminta. É então que nossa heroína se vê atacada por um vampiro, que tenta a todo custo morde-la. Ao tentar se defender ela acaba matando o tal vampiro mal educado, com a sua sombrinha. Estava assim armada a maior confusão.

Lorde Conall Maccon, é um Lobisomen Alfa. Forte, bonito, escocês, enigmático ou seja um lobão pra ninguém botar defeito!
O lorde, é o chefe do DAS( Departamento que investiga crimes cometidos por sobrenaturais e que além disso também os mantém na linha). Ele chega junto com seu Beta e leal ajudante o professor Lyal, para juntamente com toda a sua equipe investigar e elucidar o caso.

A partir daí Alexia, estará sempre as voltas com acontecimentos inusitados, e se verá envolvida em um grande mistério, numa trama que pode ser bem maior do que todos imaginam.

Ela e Lorde Maccon, são velhos conhecidos, e desde então vilvem as turras, soltando farpas um no outro. Seus diálogos são o que há de melhor no livro e as situações em que eles se colocam são intensas, envolventes e deliciosamente divertidas. O romance deles é maravilhoso!

Nesta história os personagens secundários também são apaixonantes!
Entre eles está Lord Akeldama, um vampiro extravagante, sem gosto para a moda e que é um grande amigo de Alexia.
O Professor Lyall, o Beta que é o segundo em comando, grande amigo e ajudante de Lorde Maccon.
Ivy Hisselpenny, melhor amiga de Alexia e com um gosto horroroso para chapéus...
Entre outros personagens esquisitos e nada normais... kkk

Gail Carriger, já entrou para a lista de minhas autoras favoritas e já virei fã de seus personagens, que são cativantes, e de sua maneira peculiar de nos contar sua história.

O livro é uma delícia. Uma leitura gostosa, fácil e que li em apenas algumas horas. Eu me senti parte da história e por muitas vezes cheguei a desejar que um lugar assim existisse...
Eu amo histórias com sobrenatural e a mistura disto com romance histórico e humor ficou simplesmente maravilhoso!

A Editora Valentina está de parabéns pela escolha do livro e por todo o seu cuidado com ele.
O livro tem uma ótima revisão, uma diagramação impecável, uma capa que chama a atenção e a fonte escolhida aliada a cor das páginas, facilitam a leitura.

E já estou aqui ansiosa pelos próximos, já que o livro faz parte de uma série. Que eu me lembre, já faz muito tempo que não lia nada de *Steampunk, e por isto Alma? foi uma surpresa adorável!

Se eu recomendo a leitura? É claro que sim! Com certeza Alma? ficará em minha memória por muitos anos...
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Thyale 20/08/2013

Resenha original no blog http://comoumrefugio.blogspot.com.br/
Encantada! Ainda não conhecia a autora de "Alma?" e este foi o meu primeiro contato com ela. A estória me cativou tanto que fui procurar saber um pouco mais sobre a Gail Carriger e nunca vi tanto de uma autora em uma personagem. Tirando algumas características fenotípicas, Gail parece muito com Alexia. Ou Alexia parece muito com Gail? hah

Alexia Tarabotti é uma solteirona com uma beleza diferenciada a qual é alvo de diversos comentários e filha de um italiano que já morreu. Dona de uma personalidade marcante ela também é uma preternatural, ou seja, não tem alma. Seres sobrenaturais como vampiros e lobisomens também convivem normalmente em meio a sociedade londrina. Sendo uma das poucas desta linhagem, poucos tinham o conhecimento sobre o que Alexia realmente é. Com seu poder de neutralizar os outros seres sobrenaturais em um dos diversos eventos em que a sua família frequentava um vampiro que parecia não conhecer absolutamente nada sobre as condições de Alexia a atacara. Com a sua sombrinha inseparável ela após se defender acidentalmente mata o "coitado".

"Sem dúvida possuía uma identidade, um coração que se emocionava e tudo mais; Só não tinha alma."
Página 20.

Mas de onde surgiu aquele vampiro sem modos algum? Como ele não sabia nada sobre a srta. Tarabotti? Após este acontecimento pouco comum a rainha Vitória envia Lorde Maccon para investigar o ocorrido. Lorde Maccon é um Lobisomen - Alfa - lindo e brusco. A relação dele com Alexia resulta em várias faíscas e que está prestes a incendiar tudo entre os dois.

"Lorde Maccon continuou caminhando em silêncio , processando as informações por um tempo. Odiava ter de admitir, mas a srta. Tarabotti, sozinha, apurara mais sobre aqueles acontecimentos que qualquer um de seus agentes. Ele se via compelido a sentir... Que tipo de sentimento seria aquele Admiração? Claro que não."
Página 99.

A leitura de "Alma?" foi em clima de montanha russa. Em certos momentos eu não queria largar o livro de tão emocionante que estava, mas em outros momentos a estória dava uma emperrada e desenrolava de maneira bem arrastada. Mas em momento algum pensei em abandonar o livro. Simplesmente adoro livros que ficam me estimulando a tentar desvendar os mistérios que surgem e quando por partes vão se revelando eu vou me surpreendendo e pagando a língua por acusar um dos personagens que no final das contas se torna um dos meus preferidos.

Alexia que é um tanto petulante muitas vezes se envolvia em algumas saias justas e em grandes situações de perigo. Após matar aquele vampiro e com o surgimento e desaparecimento de seres sobrenaturais havia um determinado grupo decidido em acabar de uma vez com os seres sobrenaturais. A neutralização da srta. Tarabotti podia ser a chave para eles, mas o 'fim' para muitas pessoas. Incluindo o Lorde Maccon.

Amei a escrita da autora e embora algumas vezes ficava tudo meio monótono, logo surgia uma cena ora engraçada, ora quente do casal que me conquistou: Lorde Maccon e Alexia Tarabotti. O livro é divertido, com uma diagramação e capa lindas e com um casal super marcante. Vale a pena dar uma empurrada nos breves momentos que emperra. Os últimos capítulos com certeza vão te fazer implorar a autora pela continuação da estória.

"— Quer dizer, dar uma boa pancada na sua cabeça com aquela sombrinha mortífera dela? Se eu fosse você, prosseguiria com extrema cautela. Tenho quase certeza de que aquele para-sol com ponteira de prata foi feita sob medida."
Página 118.

Núbia Esther 20/08/2013

Alma? é o primeiro livro da série The Parasol Protectorate Series (O Protetorado da Sombrinha no Brasil). A série já foi finalizada e conta com cinco livros, e este ano a Editora Valentina começou a publicar as aventuras de Alexia Tarabotti aqui no Brasil. E quem diria que a mistura de elementos steampunk com vampiros, lobisomens, fantasmas e, no caso da srta. Tarabotti, preternaturais poderia dar tão certo? Garriger mostra que sim, e cria uma sociedade vitoriana repleta de dirigíveis, sociedades científicas e bailes de gala e na qual os humanos e seres sobrenaturais aparentemente convivem em harmonia…

Alexia Tarabotti, por não ter o biótipo considerado ideal para os ingleses, já se considera uma solteirona de carteirinha e preza por sua independência, leia-se, fazendo o que bem quer na hora que lhe apetece e não levando desaforo para casa, sem papas na língua, na maioria de suas discussões, quase sempre é a última a ter a palavra. Ela também tem um pendor por sombrinhas de bronze com ponteiras de prata e vamos dizer que não é pelo lado estético que ela é apaixonada. Mas, além da tez morena e o nariz pronunciado, a protagonista também herdou do pai italiano, ou melhor, ela não herdou porque ele também não a tinha para transmitir. Alma. Isso mesmo, Alexia nascera sem alma. De acordo com o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais – ela é uma preternatural e todo sobrenatural de boa linhagem sabia que ela deveria ser evitada. Afinal, como uma sem alma ela é capaz de anular o poder de qualquer um, seja ele vampiro, lobisomem ou fantasma. Mas, então porque aquele vampiro desavisado e mal-educado lhe atacou? Foi tendo que lidar com esse novato que as coisas passaram dos limites e o vampiro acabou morto. Entra em cena então o carrancudo, pouco civilizado e muito lindo, Lorde Conall Maccon. Lorde Maccon é o Alfa dos lobisomens de Londres e investigador do DAS, e definitivamente, tem sérios problemas quando a srta. Tarabotti, por quem não consegue deixar de se sentir fascinado ao mesmo tempo em que vive tendo ânsias de esganá-la, está envolvida. E dessa vez a história é séria. Vampiros e lobisomens estão sumindo e muitos sobrenaturais acham que Alexia é a responsável. Agora eles precisam trabalhar juntos para resolver esse enigma e a tarefa acaba ficando muito mais divertida quando é temperada por um romance de soltar faíscas.

Com diálogos eloquentes, críticas mordazes aos costumes, uma boa dose de suspense, muita investigação, teorias científicas e personagens cativantes Alma? foi uma agradável surpresa. Como não se encantar pelos chapéus extravagantes da srta. Hisselpenny, pelo excêntrico vampiro Lorde Akeldama, pela fleuma de Floote, ou a falta dela em Lorde Maccon, totalmente desajeitado em sua corte à Alexia, ou o contido professor Lyall e seus conselhos e ações para lá de argutos? Além é claro da protagonista de personalidade forte, ideias férreas e que por si só já provoca rebuliço suficiente? Carriger também soube aproveitar muito bem fatos históricos. O livro está repleto de História, é claro que explicada à luz da existência dos sobrenaturais, o que contribuiu para criar um arcabouço robusto para a trama criada por ela e deu origem a uma sociedade vitoriana caricata em sua diversidade, na qual ficção científica e tradicionalismo caminham de mãos dadas. Uma mistura de steampunk, sobrenatural e romance para nenhum fã do gênero colocar defeito.

O bom é que a história do primeiro livro da série tem conclusão, apesar de abrir um leque de possibilidades para serem utilizadas nos próximos livros. Gosto disso porque não deixa o leitor com um baita de um Cliffhanger nas mãos, que às vezes torna exasperante o esperar das cenas dos próximos capítulos. É sempre bom ter uma história bem concatenada, que tenha sentido sozinha, mas que ao mesmo tempo transparece que pertence a um arco maior que será delineado conforme novas aventuras forem surgindo. E mal posso esperar pelas novas aventuras de Alexia. Definitivamente fui cativada por essa sociedade vitoriana impagável criada por Carriger. Nunca gostei tanto de vampiros e lobisomens juntos.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/08/20/alma-gail-carriger/

Livy 15/08/2013

Me diverti muito com esta leitura!
Alma?, primeiro volume da série Protetorado da Sombrinha me pegou de jeito! Indo além de minhas expectativas em diversos pontos, este livro me encantou. Fazia um bom tempo que não me divertia tanto com um livro que trata de seres sobrenaturais. A história é muito gostosa de ler, e tem elementos no ponto certo que, juntos, garantem e formam uma grande aventura.

Conhecemos Alexia Tarabotti, tratada durante todo o livro como srta. Tarabotti. A moça é uma preternatural, ou seja, ela não possui alma e consegue anular/ neutralizar os poderes dos seres sobrenaturais, como vampiros, lobisomens e fantasmas. Não bastasse isto, ela é uma solteirona com sangue italiano, e uma aparência fora dos padrões de beleza admissíveis da sociedade britânica: pele azeitonada, cabelos negros, nariz avantajado e um corpo com curvas exuberantes.

A moça se mete em encrenca logo no início do livro, ao se deparar com um vampiro errante que está fora do controle, e o mata. O DAS (espécie de polícia do mundo sobrenatural) se envolve, claro. Assim como Lorde Conall Maccon, lobisomem Alfa, em auxilio de seu Beta, professor Lyall, em comando do DAS para investigarem o caso. Mas o que todos não esperavam é que o caso foge do controle, por diversos fatores. A srta. Tarabotti parece ter atraído para si toda a atenção do mundo sobrenatural e todos os envolvidos com o mesmo. Os vampiros ficam em polvorosa com a morte de um vampiro que não faz parte de suas colmeias. Srta. Tarabotti é perseguida por um estranho homem, e seu fiel companheiro: um ser com rosto horrendo que parece feito de cera, e que estranhamente não morre. O que seria?
E Lorde Maccom e a jovem se veem envolvidos de uma forma perigosa, e uma atração que vem de tempos atrás finalmente vem à tona.

Um dos fatores que achei muito interessante no livro é que os seres humanos tem total ciência e convivem de forma civilizada com os seres sobrenaturais na Inglaterra. É claro que, de forma velada, ainda têm um certo receio e medo, mas convivem de forma pacífica com eles. Isto se vê até no fato de que muitos deles são famosos, ocupam cargos de alto poder na politica e realeza, entre outros.
Também gostei da ambientação que a autora criou, o modo como ela mesclou a tecnologia e a ciência com o mundo vitoriano. O lado steampunk do livro fica por conta de algumas engenhocas bem interessantes e a ciência que tem grande papel na trama, com experimentos e grandes teorias. O que garante aventura e mistérios na medida certa.

Aliás, como disse no começo da resenha, há muito tempo não me divertia tanto com um livro com enfoque sobrenatural. Eu fiquei bastante satisfeita com o mundo criado por Gail Carriger. Toda a hierarquia e costumes estão muito bem colocados e delineados. Gostei da narrativa fluída e sagaz da autora, que nos apresenta um humor ácido e inteligente, com aventura, romance e muitos mistérios. E este humor está presente na personalidade dos personagens, nos diálogos e nos acontecimentos do livro. É possível sim, dar risada com diversas situações inusitadas pelas quais srta. Tarabotti e Lorde Maccon passam. Também há uma grande dose de romance (nem preciso comentar quem é o casal, preciso!? sim, Lorde Maccon e srta. Tarabotti). O livro também está recheado de referências a comida, o que me deixou um pouco perturbada e com fome, hehe. Outra coisa que achei interessante é o modo formal como são tratados os personagens. Todos são tratados por seu título e sobrenome, o que dá mais força para a época e os costumes da sociedade da mesma.

Achei os personagens de Alma? bem irreverentes e inusitados. Alexia Tarabotti, além de uma aparência totalmente diferente dos padrões de beleza da época (o que combina, em minha opinião, com sua personalidade marcante), tem um espírito livre e destemido. A moça é bem corajosa, tem um humor irônico e desmedido, e uma inteligência e curiosidade fora dos padrões. Eu simplesmente adorei a srta. Tarabotti e sua sagacidade. Mas, minha admiração mais forte e profunda fica por conta de Lorde Conall Maccon (suspira). O lobisomem tem uma personalidade e porte que garante sua presença aonde quer que esteja. Ele tem um humor duvidoso e impossível, é esquentado, temperamental, bagunceiro, e teimoso e... lindo! Não só isso, mas é protetor e preocupado. Um lobisomem/ homem tudo de bom. Os dois têm uma química muito bacana e formaram um par perfeito para garantir ainda mais o divertimento e entretenimento em Alma?, desvendando e vencendo o perigo juntos.

Mas a graça do livro não fica só por conta do casal não. Para minha grande surpresa os personagens secundários são tão bons quanto. Aliás, vale a pena ressaltar que todos eles têm seu espaço e importância na trama, e contribuem ainda mais para formar uma história tão boa. Como por exemplo Lorde Akeldama. Ele é um vampiro errante, que não faz parte de nenhuma colmeia. Se veste de forma excêntrica, tem atitudes extravagantes, e parece falar na maior parte do tempo em itálico. Também adorei este personagem, que garante uma boa dose de humor ao livro, e nos faz tomar conhecimento de muitos pontos importantes da história. Professor Lyall, o Beta de Lorde Maccon também merece um grande destaque, sua inteligência, lealdade e sua personalidade calma ganharam minha admiração. Floote, o mordomo da casa da srta. Tarabotti é uma figura paternal e protetora, que ajuda a moça sempre que necessário e parece estar sempre à disposição. Claro, há muitos outros personagens, mas estes realmente me cativaram, e garantiram uma história cheia de personalidade.

É difícil falar do livro de forma geral, sem soltar grandes informações. Mas é mais difícil ainda não demonstrar meu entusiasmo ao término da leitura, que me foi tão agradável. Volto a dizer que o livro cumpre seu papel, e se tornou um dos livros do gênero que mais gostei até o momento. Aguardo ansiosa pela sequência das aventuras de Alexia neste mundo sobrenatural.

site: Confira mais resenhas no blog: http://nomundodoslivros.com

pontas 14/08/2013

Alma?
Eu só havia lido um livro do gênero steampunk, e havia achado o livro denso demais, porém, com essa mistura de sobrenatural decidi dar uma chance a Alma?, e ainda bem que fiz isso, porque conheci uma outra face desse gênero que me agradou muitíssimo.

A srta. Alexia Tarabotti é descendente de italianos e mora com sua mãe, seu padrasto e suas duas irmãs supérfluas na Londres do século XIX. No livro, criaturas sobrenaturais podem conviver livremente com os seres humanos e tem até sua participação no Parlamento. São seres civilizados, e não poderia ser de outro modo, já que estamos falando dos londrinos não é?

Só que em uma noite, enquanto está em uma festa da sociedade, um vampiro muito mal educado, ataca a nossa dama, deixando-a simplesmente chocada com a falta de educação do sobrenatural. Só que sem querer, Alexia que é uma preternatural, ou seja, não tem nenhum pingo de alma, acaba matando o vampiro, e isso vai desencadear algumas conseqüências para ela.

Sua sorte é que Lord Maccon, lobisomem Alfa e chefe da DAS (Departamento que mantém registro dos sobrenaturais), chega ao local e consegue abafar o caso, fazendo com que o nome da preternatural não chegue aos jornais. Só que Alexia está sendo perseguida, e muita coisa está fora dos eixos no meio sobrenatural, e ninguém sabe dizer o porque.

Me expliquem se puderam, como um livro com tantos sub-gêneros pode ser simplesmente maravilhoso? Sim, porque é isso que Alma?, é. O livro tem uma narrativa detalhada, engraçada, no início lenta, claro, mas ao mesmo tempo gostosa e instigante. A cada página lida, eu queria ler mais e mais. Queria poder estar na Londres de antigamente, onde a boa educação era algo simplesmente imprescindível. Aos poucos a narrativa vai se tornando cada vez mais rápida e deliciosa, com acontecimentos incríveis.

Isso se dá, claro, aos personagens que são simplesmente amáveis. Cada um possui uma característica bem marcante e que nos faz lembrar de pessoas próximas. Talvez por isso o livro seja tão bem sucedido, por que cada personagem poderia ser um vizinho, um amigo ou até mesmo aquela pessoa que passou por você na rua e você nem prestou atenção. É tudo muito popular, e ao mesmo tempo distante. São pessoas que você adoraria que existissem para poder passar horas e horas conversando.

Outro ponto forte da autora e que foi algo que me cativou muito, foi o fato de ela não usar personagens com aparência perfeita. Já estava na hora de alguém mostrar que um livro com personagens comuns e populares pode fazer sucesso. Chega de personagem com beleza estonteante e que você nem é capaz de imaginar, e viva os personagens que podem realmente existir e estar próximo de você. A parte descritiva do livro também é maravilhosa. Consegui imaginar os vestuários, os costumes, e os meios de transportes sem nenhuma dificuldade.

Além de tudo isso, a autora nos dá um livro inteligente e científico, trazendo tudo o que é sobrenatual para o lado das ciências, fazendo com que eu, que estudo nesta área, ficasse maravilhado e simplesmente encantado pelas teorias. Eu adoraria sentar com a Alexia e com o Sr. MacDougall para tomar um bom chá e papear a tarde inteira.

A única coisa que eu poderia citar como ponto negativo são os capítulos grandes. Isso me incomodou a princípio, mas a verdade é que a leveza, a criatividade e o encanto pelos personagens, foram suficientes, para eu passar a não me importar com esse fato, e a leitura fluiu muito bem obrigado.

O livro tem uma diagramação maravilhosa e muito bem trabalhada e que vai fazer o leitor ficar empolgado a medida que prosseguir com a leitura e entender o porque dos polvos nas numerações das páginas. A capa é maravilhosa e encontrei dois errinhos de revisão.

Alma?, é um livro que conquista pela simplicidade, leveza e pela mistura de sub-gêneros que Carriger fez com maestria. Sem sombra de dúvidas vai encantar os leitores de steampunk e com uma heroína fora dos padrões, conquistará novos. O livro leva cinco estrelas.

Quotes:

- Sua idade não faz a menor diferença. E que importância tem a sua solteirice? Por acaso sabe quantos anos eu tenho e há quanto tempo estou solteiro? – Ele beijou a testa dela. – E eu adoro a Itália. A região campestre é linda, e a comida, maravilhosa. – Deu-lhe outro beijo ali. – Além disso, a beleza perfeita me parece tediosa. Concorda comigo? – Ele beijou o nariz da moça mais uma vez.
Capítulo 6; Página 141.

site: http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/2013/06/resenha-alma.html

Lizianesg 10/08/2013

Alma?
O livro steampunk "Alma?" de Gail Carriger, o primeiro livro da série “O Protetorado da Sombrinha”, é um romance onde humanos, vampiros, lobisomens, pessoas sem alma, fantasmas e outras criaturas sobrenaturais convivem em harmonia. Até que Alexia Tarabotti durante um baile mata um vampiro e após esse acontecimento sua vida acaba virando uma aventura, já que quer saber por que aquele vampiro a atacou e nem sequer sabia o que ela era. A Srta. Tarabotti e Lorde Maccon acabam revelando um ao outro seus sentimentos e isso vai fazer com que eles lutem um pela vida do outro.

Quando comecei a ler já pude perceber que a Alexia Tarabotti iria me conquistar pelo seu jeito de ser, ela é extremamente diferente das mulheres da sua idade, considerada uma solteirona por ter 26 anos e nenhum pretendente, inteligente, instigante e ao mesmo tempo consegue ser sexy nos momentos certos. Eu vejo ela e o Lorde Maccon como uma bomba prestes a explodir, tem vários momentos entre eles que ri muito enquanto lia, não dava para não tentar visualizar a imagem dos dois juntos. Não pude deixar de prestar bastante atenção também na amiga de Alexia a Srta. Hisselpenny e seus chapéus inusitados, que no livro foram muito bem detalhados e fiquei realmente tentado enxergar o chapéu “de camponesa, listrado, em tons de vermelho e branco, com uma pluma amarela de avestruz”, nossa que combinação rsrsrsrs. Se você está acostumado com as histórias tradicionais de vampiros e lobisomens, saiba que essa série é algo totalmente diferente, que explora um lado mais investigativo e que os seres sobrenaturais parecem seres humanos.

A amarração entre os personagens fez com que a leitura fluísse de uma maneira fácil e gostosa, as páginas são amareladas, a fonte de um tamanho médio, os capítulos são longos, mas não cansativos, a diagramação é simples, mas a capa ficou linda com a combinação das cores, dando um ar de mistério e é certo que vou acompanhar a série até o final.