Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Entrelivros_efilho 01/07/2023

“Lorde Maccon suspirou. Imaginou que um dia, talvez, conseguisse ganhar uma discussão com aquela mulher extraordinária, mas era óbvio que aquele não seria o momento.”

Sempre tive curiosidade em ler essa série devido aos títulos já que não leio sinopse, por isso quando tive a oportunidade de solicitar esse primeiro livro em parceria com a editora não pensei duas vezes, e que grata surpresa foi essa leitura.

Imagine um romance de época que se passe na época de uma Londres vitoriana, cheia de vampiros, lobisomens e fantasmas fazendo parte da alta sociedade londrina, com um casal de protagonistas bem diferentão, onde o mocinho é um lobisomem e a mocinha nasceu sem alma e pronto, temos a premissa completa dessa história.

E, pense em uma história que tem tudo! Drama, romance, sobrenatural, ação, fantasia, comédia e reflexões, não sei como, mas a autora conseguiu juntar e desenvolver tão bem tudo isso junto que a leitura ficou viciante, fluida e uma delícia de ler!

Alexia Tarabotti é uma personagem divertidíssima. Ela é intrometida, curiosa, teimosa, ousada, inteligente, tem a língua afiada e claro, é um pouco safadenha porque, né? Com um lobisomem daquele até eu que sou mais bobinha ficaria assanhadinha hahaha.

Já Lorde Maccon, é o lobisomem mais resmungão, mal humorado, protetor, possess7vo e apaixonante que já tive o prazer de ler, ele é tão carismático que nos ganha de cara, e a forma que ele trata Alexia, todo cuidadoso e protetor arrebatou meu coração de vez.

Os dois juntos protagonizam cenas divertidas, diálogos sarcásticos e momentos quentes de puro fogo no parquinho, e, apesar desse livro fechar a história deles, o final deixa um ganho para o próximo e eu mal posso esperar para saber o que a Alexia irá aprontar no segundo volume.

~mah 28/04/2023

Romance de época sobrenatural
Pense na Londres vitoriana, cheias de vampiros, lobisomens e fantasma, agora imagine eles fazendo parte da alta sociedade londrina, está é a premissa.

Verônica 19/04/2023

Não sou muito fã de fantasia, mas o fato da história se passar na era vitoriana chamou minha atenção e fico feliz de ter dado uma chance. Tem romance, mas também tem ação e cenas divertidas. Já quero ler o próximo. Adorei!

Letícia 07/04/2023

Totalmente encantada com os personagens peculiares e espirituosos, a amarração dos fatos e as surpresas. Sem dúvida uma leitura divertida e prazerosa.

Danny 18/03/2023

Uma fantasia muito bem escrita, que nos prende do início ao fim, o enredo sobrenatural é bem diferente, onde e como a história se desenvolve, com ação, drama, romance e cenas picantes.

Amanda.Moura-@vidadebookstan 13/03/2023

Resenha Vida de Bookstan (não copie! ??)
Você já imaginou uma narrativa que une romance de época, tecnologia e fantasia?? Eu não esperava que a mistura fosse resultar em algo tão incrível!

Isso acontece na série "O Protetorado da Sombrinha", uma fantasia SteamPunk ambientada na Era Vitoriana e escrita por Gail Carriger.

"Alma?" nos introduz a um universo completamente inesperado. Alexia Tarabotti é uma jovem de 26 anos, solteirona por ter uma mente ávida por conhecimento e pela sua descendência italiana.

Além de não cumprir as exigências da sociedade vitoriana para arranjar um bom casamento, Alexia ainda possui uma característica excepcional: não tem alma. Esse seu dom permite que ela anule poderes sobrenaturais, mas também a coloca nas piores encrencas.

Foi uma experiência literária bem diferente de tudo que já vivi. Gosto de romance de época, mas sempre senti que faltava algo ali. Combinado à fantasia, os dois gêneros formam uma dupla fantástica e muito bem-vinda.

Alexia é o tipo de protagonista que amo: determinada, pragmática, movida pela vontade de adquirir conhecimento, além de não permitir que calem sua voz. Também fiquei encantada pelos personagens secundários, igualmente interessantes.

Acho que a parte mais inesperada foi o romance. No começo, senti uma leve estranheza pelo casal singular, mas os dois me conquistaram durante a narrativa. Nada melhor do que um mocinho rendido pela protagonista! Não vou revelar o nome dele para não dar spoiler.

Não entendo como a autora conseguiu desenvolver tantos pontos em poucas páginas. Têm ação, romance, comédia e reflexões sobre preconceitos com o que é diferente. Também temos a oportunidade de conhecer um pouco da sociedade vitoriana na obra e ver a forma de organização de cada grupo (vampiros, lobisomens e humanos).

Senti falta de um detalhamento maior da parte dos fantasmas e de ver mais avanços tecnológicos que o subgênero Steampunk propõe; creio que isso será mais desenvolvido nos próximos livros.

No final da obra, podemos conferir uma entrevista bem interessante com a autora, em que ela explica de onde surgiu a ideia e comenta sobre como se tornou escritora.

Gostei bastante da leitura e estou ansiosa para ler a continuação, intitulada como ?Metamorfose??. E já quero uma sombrinha com detalhes em bronze e ponteira de prata! Ah, o livro está disponível no Kindle Unlimited!!

Viiics 26/02/2023

O livro é basicamente um romance de época, com comédia, e sobrenatural. Uma ?salada de frutas? que deu muito certo.
Um livro leve, muito divertido, e com personagens incríveis, meus favoritos sendo Alexia, que é uma personagem solteirona, e fora do padrão, que não reconhece sua beleza individual e qualidades, com isso, ao longo da trama, o livro acaba passando uma mensagem leve e muito importante sobre auto estima, mesmo não sendo este, o tema principal. E meu segundo favorito, sendo o Lorde Akeldama, o vampiro mais fofo que já encontrei na literatura.
Essa foi uma leitura que fiz na adolescência, e agora reli na idade adulta, e gostei muito, pois pude perceber mais detalhes da história.
E destacando que eu não gosto do gênero romance de época, mas ainda sim eu gostei muito deste livro, justamente por conter outros gêneros agregados.

Kety Samantha 07/02/2023

"Embora soubesse que qualquer moça de boa família faria isso, a srta. Tarabotti gostara da experiência e não tinha a menor intenção de se comportar."

Totalmente conquistada por essa história, queria ser transportada pra dentro desse mundo incrível e me vestir totalmente fora da moda, usando a mais extravagantes das sombrinhas. Amei muito msm, Alexia é de longe uma das melhores protagonistas que já vi. E a comédia muito bem escrita faz o livro ainda melhor ?

Valentina 18/01/2023

Gente.... agora quero uma sombrinha com detalhes em bronze só pra bater em quem me irritaaaaaaaaaaaar.

LidosdaCris 12/01/2023

Essa livro é uma mistura de vampiros, lobisomens e diversas criaturas. A história se passa na era vitoriana e a autora soube utilizar bem os elementos de uma obra de época.

Beatriz 10/01/2023

O ser mais esquisito desta história é o ser humano
[Tem puta, tem 🤬 #$%!& , tem sapatão?] tem todos os tipos de seres sobrenaturais (e até um que não é nem normal nem sobrenatural) e de alguma forma muito bem elaborada pela autora, tudo isso dá estranhamente certo. De uma maneira que a todo momento você se pergunte onde vai entrar a farofa da Gkay na parada?

Dri Fernandes 07/01/2023

Mais um livro terminado com o seguinte pensamemto: pq não li antes??? No início foi meio chatinho, demorei me conectar com a história, mas no fim adorei nossa protagonista, nosso mocinho, me irritei com alguns dados excessivos cientificos, mas tirando isso foi uma ótima leitura.

ana.storck 27/12/2022

Nunca li um livro tão doido na vida
"Alma?" por Gail Carriger é um livro que não se encaixa em nenhum gênero. É uma multiplicidade de coisas em um livro só. Temos romance, fantasia, uma pitada de história e bastante comédia. A personagem principal, Alexia Tarabotti, é uma preternatural, ou seja, uma pessoa sem alma. Ela vive em uma época passada, em um mundo em que seres sobrenaturais como lobisomens e vampiros fazem parte da sociedade londrina e influenciam aspectos políticos, tecnológicos e artísticos. É bem interessante ver a construção de mundo que a autora faz nesse livro, porque considera uma sociedade cientificamente mais avançada que a nossa, mas com costumes que vemos como ultrapassados hoje. Foi uma experiência bastante positiva que eu tive com esse livro. Me diverti bastante com as desventuras de Alexia e gostei muito do par romântico dela, bem como dos personagens secundários. Acredito que, seja um livro diferente e inovador, e que possa agradar aqueles que estejam procurando por uma leitura diferente de tudo o que já viram.

Wagner Fernandes 25/11/2022

Vampiros, lobisomens, sombrinhas e... chá!
"ALMA?" (Gail Carriger, editora Valentina, 2013)
Alexia e Lorde Maccon não se suportam. Ela tem 26 anos (e é uma solteirona! A autora não poupa o uso dessa frase no livro todo. "Solteirona!" 26 anos! É uma MENINA!... Tempos estranhos aqueles!).
Ela tem o raro dom de anular os poderes dos seres sobrenaturais e por isso se torna alvo de interesses do governo inglês e de inimigos.
Lorde Maccon é um lobisomem que já viveu cerca de 200 anos e é chefe do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais). Claro, ele se mantém jovem e bonitão.
Depois de encontrar Alexia na biblioteca na mansão de um magnata e descobrir que ela matou um vampiro desconhecido (ah, porque matar vampiros é algo fora das normas sociais, claro), Lorde Maccon fica aborrecido com a presença constante da moça no DAS, onde ela quer solucionar o caso para limpar sua reputação e evitar que sua família descubra seu envolvimento no caso. A mãe teme escândalos e as irmãs mais novas (do segundo casamento da mãe) só pensam em trivialidades. Alexia é inteligente, culta, moderninha para os padrões da época... e FILHA DE ITALIANO (isso se destaca no livro todo! As irmãs - loiras de olhos azuis - desprezam Alexia por ela ter... nariz italiano e pele mais escura).
Alexia se refugia nos livros e na busca de conhecimento.
Quanto ao caso do vampiro, os jornais não citam a identidade da "jovem que matou um homem na biblioteca", mas a elite sobrenatural de Londres descobre que foi Alexia. Assim, olhos atentos estão à espreita para vigiar a mulher capaz de matar vampiros e anular os poderes dos sobrenaturais. Muitos querem capturar Alexia, e agora Lorde Maccon e o DAS precisam protegê-la e descobrir quem era o misterioso vampiro e quem está atrás de Alexia Tarabotti. Mas essa aproximação entre ela e Maccon vai despertar certos desejos... Cenas muito engraçadas acontecem por causa disso. rs
Os opostos se atraem.
Numa análise geral, imagino a aventura de Alexia como um episódio de mangá ou anime. Tem todo o clima de certos gêneros de "desenho japonês": as piadinhas, as expressões, o humor característico. "Alma?" Ficaria PERFEITO se adaptado para uma animação. É isso: um roteiro de anime.
A conclusão é perfeita. Apesar de ser uma história completa, ela abre possibilidades para novos livros. E a série tem 5. Espero que as sequências sejam boas como a primeira.

OBS: E descobri algo interessante: existe, SIM, um MANGÁ muito lindo dessa série. (Eu não disse que a trama tinha um clima de mangá?).
Dá pra conferir a arte maravilhosa no Google. Procure "Soulless manga". As páginas de quadrinhos são belíssimas.
Enfim, mais um ótimo livro. Minha 41° leitura do ano.
Leitura recomendada para pura diversão e altas gargalhadas.
Nota: 5,0

Malu 06/11/2022

Alexia é a ESTRELA MAIOR! Que livro fantástico! É a primeira vez que me deparo com uma salada de gêneros literários e muita bem vinda foi a surpresa de ver tudo se encaixando direitinho. Amei. Já quero ler os próximos!