Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Isabela | @readingwithbells 31/07/2020

"Alma?" é o primeiro volume da série "O Protetorado da Sombrinha", publicado pela @edvalentina
Alexia Tarabotti é uma solteirona sem alma que segue os padrões da sociedade londrina. Ela consegue sugar poderes se outros seres sobrenaturais.
Em um baile, ela é atacada por um vampiro e sem querer, acaba matando-o. Lorde Maccon, um poderoso lobisomem, entra na história para ajuda-la a resolver os mistérios que rondam os vampiros.
Se você gosta de vampiros, lobisomens, fantasmas, seres sem alma, steampunk e um toque de mistério, então esse livro é para você!

Queds 25/07/2020

Nossa protagonista Alexia não tem alma. É solteirona e filha de italiano. Segue a vida dentro dos padrões da sociedade londrina e em um evento da temporada acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro.

Alma? Me surpreendeu, comecei o livro e achei que não iria curtir, Que Engano !!! O livro é uma mistura de alguns gêneros, e dei super certo , temos romance de Epoca, com todo p seu clichê Nobre , solteirona , mãe casamenteira kkkk temos o universo fantásticos com lobisomem, vampiros, fantasmas e seres sem alma, o suspense também está presente com todos os seus mistérios e investigação e o steampunk presente nos faz recordar dia filmes estilo Sherlok Holmes. recomendo muito Alexia Tarabotti é a mocinha fora dos padrões e nos faz rir muito com suas aventuras e "dedinho podre" para se meter em confusão.

Recomendo esta leitura para quem desejam fugir um pouco da Zona de Conforto, dar risada, se aventurar em um mundo com seres fantásticos que vivem em uma sociedade londrina do séc XIX , com algumas cenas picantes. Temos também muita ação, aventura e uma pitada de romance com uma narrativa fluida mesmo os capítulos sendo extenso.

Dicas.Celly 23/07/2020

Me arrisquei ao ler esse livro pois esse ano estou buscando sair um pouco da minha zona de conforto. Me deparei com um livro que tem um toque de romance de época, ficção científica, seres sobrenaturais, uma personagem principal "sem alma", isso mesmo, sem alma... e devo confessar que gostei bastante da leitura. A mocinha tem uma personalidade que nos conquista, tem humor, romance, investigações, mas alguns pontos não gostei tanto, que foram os capítulos longos e algumas vezes uma descrição muito exagerada que acabava me deixando um pouco cansada apesar de entender o motivo da autora.
Resumindo: gostei do livro, a história me prendeu, me surpreendeu até um pouco e por isso eu recomendo!

Gramatura Alta 16/07/2020

Lobisomens mais vampiros mais sombrinhas mais Inglaterra Vitoriana em um romance de época. A combinação que tem tudo para dar errado, no entanto foi um dos melhores livros que li até hoje. Em ALMA?, Alexia Tarabotti não tem alma, literalmente. Além de ser uma solteirona italiana, considerada como feia e excessivamente temperamental, após ser atacada por um vampiro e matá-lo acidentalmente, ela ainda precisa lidar com o jeito crítico e bagunceiro do Lorde Maccon, lobisomen alfa e escalão máximo nos assuntos sobrenaturais.

Entre tiradas mordazes e um relacionamento repleto de química, os dois se apaixonam e vivem o dilema de um amor entre raças. Quase um ROMEU E JULIETA versão steampunk, é impossível não se encantar com o clima excêntrico que permeia cada uma das páginas.

Para além disso, os personagens, a Alexia e o Maccon, são carismáticos, divertidos e espirituosos. Enquanto uma fã assídua de romances, mais ainda de romances de época, não aguento tantos personagens estereotipados, sem um pingo de personalidade.

Embora os dois repitam alguns clichês, como do mocinho bad boy que só quer ser amado e da solteirona repleta de personalidade, as desconstruções e a forma com que são apresentados, permitem que tais características se tornem, também, um dos pontos fortes da obra.

Não podemos deixar de lado os outros personagens secundários. Ainda que não tenham o mesmo protagonismo e espaço dos principais, são o clássico exemplo de quando pensamos “gostaria de um spin-off só para saber mais dele”.

Um pequeno problema, mas com fácil solução, foi a tradução. Embora eu não tenha visto em nenhuma parte menções à tradução, imagino que tenha um certo entrelaçamento entre o português brasileiro e o de Portugal.

Encontrei algumas expressões e conjugações de frase que não foram tão fáceis de entender em um pequeno contato, contudo nada que prejudicasse a leitura como um todo.

Tanto é que, mesmo com tais peculiaridades, ALMA?, escrito por Gail Carriger, é uma narrativa envolvente. Inclusive deixo de recomendação para que quando você decida começar a leitura, tenha tempo livre. Desde as primeiras páginas, a história já é envolvente e cativante. É o famoso caso em que você senta para ler, mas só sente vontade de parar depois que acaba.

Eu ouvi só mais um capítulo? E assim se passaram 305 páginas. Recomendo para todos os fãs de romance e fantasia. Vocês vão se divertir!

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/07/16/alma/

Carous 10/07/2020

É difícil avaliar este livro.

Eu adorei este livro. Ele é divertido, agradável e engraçado. Eu o li rapidinho sem nem me dar conta porque estava muito envolvida na história e queria saber qual era o desfecho. Os personagens, a trama central e o humor debochado são, definitivamente, os pontos positivos deste livro e me recrimino por ter adiado a leitura por tanto tempo.
Mas umas coisas aqui e ali diminuíram a nota final do livro.

Os personagens secundários são muito interessantes. Torço para que eles apareceram no resto da série e um pouco mais da vida deles seja mostrada. É nítido que a existência deles tem um propósito maior do que transitar em torno de Alexia e Lorde Maccon.

Alexia é simplesmente maravilhosa! Há muito tempo não simpatizo com uma protagonista. Apesar do imenso esforço dos autores, elas acabam sempre sendo meio sem graça e forçadas, mais do mesmo. Definitivamente não as mulheres decididas que quem as escreve juram que são. Não Alexia. Sua condição é vista com humor na história, e pela própria personagem; que parece fazer pouco caso de ser uma solteirona sem alma intrometida. Isso não é bem verdade. Há vestígios de vulnerabilidade por trás da carcaça de solteirona sem alma intrometida e isso é tratado no livro num tom correto - assim como os comentários pouco gentis de sua família para ela.

Lorde Maccon faz um contraponto maravilhoso. Normalmente eu reviro os olhos pros galãs literários porque a descrição do físico deles é tão previsível, tão repetitiva... e no fim das contas, eles não entregam muito mais que isso. Mas Conall Maccon é diferente. Principalmente porque sua beleza, seu charme e sua estrutura física têm um objetivo na história.

O romance entre eles flui naturalmente e Gail Carriger dispensa aquela dança deles negarem a atração, recursos como triângulo amoroso e tal. Alexia é uma mulher de 26 anos, Lorde Maccon tem mais de 400 anos. Simplesmente não combina com eles tamanha imaturidade para lidar com a atração que um claramente sente pelo outro.

Mas o romance foi um dos motivos para eu ter abaixado a nota. Queria muito ter dado 5 ou até 4 seria justo. Mas cena erótica entre Alexia e Maccon quando eles estão presos num laboratório correndo risco de vida, embora bem escrita, muito picante e divertidíssima destoou completamente da situação delicada que eles estavam. Então, só soou... apelativa.

Outro motivo para tirar uma estrela foram as cenas de ação. Desculpe, mas não consegui acreditar que apenas eles dois, debilitados, lutaram contra várias outras criaturas e seres humanos. Quer dizer, sequer foi uma luta. Achei bem fraco e pobre da parte da autora.

Li em ebook, então não posso falar muito do trabalho gráfico. Nem da revisão. Honestamente não sei se as falas misturadas dos personagens foi trabalho porco do revisor, estilo da autora ou falha na hora de adaptar o livro para ebook.

Lerei o próximo livro da série e espero que goste tanto quanto gostei deste.

Nota final 3,5.

50livros 07/07/2020

Livro bom para se transportar para um passadpo incomum
QUE LEITURA SENSACIONAL! Sério, não deixem de ler! A leitura me arrancou inúmeras gargalhadas, me fez não querer largar o Kindle e já ficar desesperada pelo próximo volume. A escrita da autora é muito incrível, porque ela consegue usar um toque antiquado a ela, fazendo parecer que foi escrito na época vitoriana e não nos dias de hoje (meus parabéns especiais também à tradutora, que fez um trabalho excepcional aqui). O humor é fino, mas fácil de entender. Os personagens são excêntricos, o que nos faz torcer por todos eles. O mistério que o final revela é muito bom e promete agitar ainda mais as coisas no decorrer do caminho. Simplesmente amei o livro e recomendo tanto para quem adora fantasia, ficção científica ou romance, além de para quem procura uma leitura descomplicada e deliciosa.

site: https://www.50livros.com/post/resenha-de-alma-s%C3%A9rie-protetorado-da-sombrinha-vol-01-de-gail-carriger

Cristiane.Rocumback 02/07/2020

Diferente, divertido. Gostei muito.
?Steampunk também conhecido como Vapor Punk ou Tecnavapor é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1989 e início dos anos 1990.(informação da Wikipédia)

Gente! Que foi isso? Nem consegui fazer uma resenha sem deixar spoilers e tal, por isso dei preferência a sinopse. Esse livro foi uma agradável surpresa e ótima experiência. É de se imaginar que se existe livros que contam sobre o mundo sobrenatural dos tempos atuais, porque não haveria o mesmo de épocas passadas?

Em comum com os romances de época temos aqui as mesmas coisinhas do dia a dia da sociedade: damas em seus grandes trajes, a moda dos chapéus, as mocinhas casadouras, os bons partidos, os grandes bailes...

Gostei muito da trama, embora devagar no início e demorei um pouquinho pra me cituar no livro. Os personagens são super bacanas. Ah, esse livro conta com muitas palavras diferentes, tive que recorrer ao Google várias vezes. Indico a leitura, li em dois dias.

Mari 30/06/2020

Encantador!
Sou totalmente crua no gênero fantasia, e acho que esse livro foi ideal para mim, que adoro romance de época.
É uma fantasia urbana Steampunk, que tem romance, vampiros, lobisomens e se passa no século XIX. A protagonista da história foi uma das mocinhas mais interessantes que já li, eu amei demais o casal protagonista e a história prende de uma forma que não consegui largar o livro.
Com certeza lerei os outros livros da série.

lorennamoura 26/06/2020

Esse ano eu decidi que iria ler mais fantasias, e esse livro me chamou atenção por se passar em Londres no séc XIX.. Sorri muito, pretendo ler o restante da série "o protetorado da sombrinha".

NINHA 20/06/2020

Steam punk, sombrinhas, lobos e vampiros.
Alexia é uma sem alma, inteligente, cheia de comentários ácidos e espertos, amiga de vampiros e cortejada por um conde lobisomem, Após uma confusão em um baile, lorde maccon a consulta pra ajuda lo a resolver o mistério de porque alguns sobrenaturais estão desaparecendo.
Uma mistura de comédia romântica, bailes de época, e van helsing.

Sthe 17/06/2020

Que livro maravilhoso!!! Amei o universo os personagens, TUDO!!
Realmente esse livre me surpreendeu do começo ao fim, me apaixonei por todos os personagens.
Não vejo a hora de ler a continuação.

Bia 24/05/2020

Alexia Tarabotti é uma jovem de vinte e sei anos que não possui alma (e, além disso, é uma solteirona). Ou pelo menos é o que acha. Em um mundo onde lobisomens e vampiros (ah e não vamos nos esquecer dos fantasmas também) vivem em paz em uma democracia com os humanos, Alexia possui um tipo de poder que faz com que essas criaturas, ao tocar nela, percam sua natureza sobrenatural. Os sobrenaturais a chamam de sem alma, pois automaticamente tocando nela eles voltam a ser humanos pelo tempo que permanecem sobre seu toque.
Em uma Londres vitoriana governada pela Rainha Vitória, Alexia vive sua vida ciente de quem é e do que é capaz. Cresceu com sua mãe, seu padrasto e suas meias irmãs dizendo que tinha uma aparência mediana, por carregar o nome e o físico de um Italiano, sua família sempre achou que ela seria uma solteirona pra sempre, assim como a própria Alexia. Mas parece que isso não é bem verdade. Com um mistério surgindo onde vampiros e lobisomens têm desaparecido, Alexia, e sua fiel sombrinha, com a ajuda de Lorde Maccon (um lobisomem Alfa temperamental e lindo de morrer) irão descobrir as barbaridades por trás desses desaparecimentos.

Sabe, esse ano eu estava planejando ler livros de época... Sabe, romances de época. Para quem me conhece sabe que não sou chegada a livros que são inteiramente de romance, sempre procuro livro que tenha a mistura do romance com a ação (e que tenha mais ação que romance). Apesar de gostar muito de filme e séries de época, nunca me interessei por ler livros de época, mas desde o ano passado tenho tido essa vontade cada vez mais crescente de ler romances de época, esse ano pretendia começar alguns que comprei ano passado. Eu não fazia ideia de que Alma? fosse um livro de época. Basicamente ele foi meu primeiro livro de época. E sinceramente não me agradou muito, não foi ruim nem chato, mas não me agradou muito esse estilo de história... Refiro-me a questão do tempo.

Alexia Tarabotti é uma personagem bem refinada e bem decidida, além de forte e dona do próprio nariz. Uma coisa que me desagradou muito nesse livro com relação, principalmente, a essa personagem foi a questão da época mesmo. Por ser um livro de época ele acaba trazendo costume daquela época, certo? Bom, tenho ciência disso, mas Alexia é uma personagem extremamente forte e super inteligente, e foi bem decepcionante vê-la ficar se cobrando muito com relação à etiqueta e compostura ela acaba perdendo pontos. Toda hora ela ficava lembrando que uma senhorita de sua classe na pode falar ou pensar tal coisa, ou que ela não poderia fazer tal coisa, pois isso seria um escândalo ou uma atitude inaceitável de uma dama... Ela acabava deixando de fazer coisas que deveriam ser feitas ou mesmo ditas por causa dessas etiquetas banais e ridículas. Ela se retraia quando não deveria. Existem momentos nesse livro em que ela fala e age, mas esses momentos não são nada comparados aqueles momentos em que é vital que ela abra a boca e fale. Uma personagem tão forte e determinada como Alexia, ficava toda hora se preocupando com etiqueta, compostura, o que os outros iriam pensar em ver uma dama agir de tal modo, etc... Foi decepcionante. E se os livros de época forem realmente assim é bem provável que eu realmente não vá gostar de nenhum.

Também foi triste vê como Alexia é tratada na família. Não é nada severo ou estilo Cinderela, mas é triste vê a pouca fé e credibilidade, ou mesmo amor, que a família tem por ela. A questão de julgar sua aparência, por ter vinte e seis e ainda estar solteira, por sair com uma amiga (sua única amiga) de baixa classe, etc. Para mim essa família me pareceu um bando de interesseiros fúteis e mimados.

Lorde Maccon foi um personagem bem interessante, fofo da sua maneira esquisita e durona (orgulhoso). Um personagem que parecia ser machista, mas se mostrou o contrario. Apesar de não ter me encantado ou me apaixonado por ele... Bom, ele é de certa forma cativante.

Os personagens secundários não são muito apresentados nessa história com exceção do Professor Lyall (um lobisomem Beta) que infelizmente não tenho muito o que dizer dele, pois pouco se mostra dele, mas ele parece ser daqueles personagens que mais observa do que fala.

A história que a autora criou é realmente interessante, a questão dos lobisomens e vampiros (e fantasmas que não apareceram nesse primeiro livro) viverem junto com os humanos em uma sociedade normal foi algo novo, normalmente os livros sobre esses seres sempre envolve um mundo diferente, uma briga, ou algo do tipo. Tem também o mistério por trás dos desaparecimentos e toda a ação do final do livro que foi muito legal. O que me incomodou mesmo foi a questão das regras da sociedade feminina nessa época, eu acho que deixa os personagens muito presos. Mas naquele tempo era assim e não se pode fazer nada...

site: http://biiabrito.blogspot.com/

Mayhara 23/05/2020

Que surpresa maravilhosa!!!
Peguei a indicação desse livro em um blog que falava sobre casais adoráveis e nossa, que livro gostoso de ler!

Adorei o fato de ser uma fantasia do Século XIX e a autora soube mesclar super bem o romance com a fantasia e as pitadinhas deliciosas de humor!

O casal é maravilhoso! Não tem como não gostar da Alexia e do Conall, a acidez dos encontros deles, as brigas e provocações são maravilhosas...principalmente pelo fato de os dois serem alfas, haha A semelhança entre eles é o que deixa o livro mais gostoso.

O fato da autora, como disse acima, saber mesclar os gêneros foi a melhor coisa, entre uma cena de ação e outra os dois se apaixonavam de forma crível, principalmente pelo relacionamento deles já existir antes do início do livro. Nada de paixão relâmpago, tudo foi muito bem construído. As perseguições são de tirar o fôlego.

Como é uma série, estou louquinha para ler mais desse casal super briguento e fofo!

@lendosonhando 20/05/2020

Alma?
Primeiro contato que tive com a autora e adorei! Alexa é uma heroina da Londres vitoriana mas super atual em.relacao ao seu empoderamento. Adorei!