Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Alma?
Um romance sobre vampiros, lobisomens e sombrinhas.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Esse é o primeiro livro de uma série que poucas pessoas conhecem mas que é tão incrível que não pode passar despercebida.⠀⠀⠀⠀
Uma mistura de romance de época com fantasia de uma forma leve e bem humorada. Nossa protagonista é uma mulher inteligente e decidida que impõe sua opinião com firmeza e facilidade e não se deixa abalar por suas fraquezas. ⠀
⠀⠀⠀⠀
Nessa sociedade londrina vampiros e lobisomens convivem em harmonia dentro de suas regras e obedecendo cada um a seus respectivos superiores. Alexia é a única preternatural da cidade, o que significa que além de não ter alma, ela anula os poderes dos sobrenaturais ao toque e os torna mortais momentaneamente. Um ataque de um vampiro desconhecido acabando em sua morte, dá início à uma investigação sobre as causas do que estaria por trás desse acontecimento tão inusitado.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Lorde Maccon é o lobisomem Alfa do Castelo de Woolsey além de ser dirigente do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) e sobretudo um homem muito bonito e na mesma proporção arrogante e teimoso. Alguma dúvida de que nossa querida Srta. Tarabotti está sempre em conflito e discordando desse Lorde?? E alguma suspeita de que isso possa vir a se tornar um possível romance??⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Um livro que é apenas a porta de entrada para muitas aventuras sobrenaturais, com uma trama envolvente e divertida e de quebra muito romance e sedução. Se você ainda não conhece, precisa dar uma chance para o protetorado da sombrinha. Aposto que não irá se arrepender!!!
leiturizar
Eu conheço a série, mas nunca li.. confesso que ando um pouco cansada de vampiros e lobisomens, mas gostei muito dessa premissa.. me deixou curiosa para ler, ainda mais porque se passa numa época de Londres que eu amo!

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Vai Lendo 03/01/2019

Minha primeira e inesquecível experiência com o steampunk
É difícil vencer o conservadorismo. Principalmente se você for mulher, solteira, acima dos 20 anos, filha de italiano, em plena sociedade vitoriana. Pior ainda se estiver envolvida numa confusão envolvendo vampiros e lobisomens. Quer mais? Então, só lendo "Alma?", de Gail Carriger, primeiro volume da série "O Protetorado da Sombrinha", publicado pela editora Valentina.

Neste livro, conhecemos a exótica Alexia Tarabotti, uma jovem que precisa enfrentar diversas barreiras e preconceitos sociais na alta sociedade londrina devido à sua aparência, idade, origem e também pelo fato de não ter alma. Como se tudo isso já não bastasse, ela é atacada por um vampiro descontrolado – o que contraria todas as regras de etiqueta. Para piorar a situação, ela acaba matando acidentalmente este vampiro e, com isso, precisa lidar com o temperamental Lorde Maccon, enviado pela própria rainha Vitória para investigar o caso. Ah, sim, Lorde Maccon também é um lobisomem. Depois que outros vampiros começam a desaparecer, Alexia passa a ser a principal suspeita e precisará descobrir sozinha, com a ajuda do seu dom de anular os poderes sobrenaturais, o que realmente está acontecendo.

Eu nunca havia lido nada de steampunk. Pelo menos, não que eu me lembre ou que tenha me marcado. Mas de "Alma?" eu, com certeza, lembrarei. Que leitura leve e divertida! Que personagens carismáticos. Já fazia tempo que eu queria começar a ler a série "O Protetorado da Sombrinha", e minha vontade se fez valer, apesar de o livro ser totalmente diferente do que eu esperava. E isso não foi ruim, pelo contrário. Narrativa despretensiosa e divertida que, à sua maneira, consegue desenvolver e aprofundar temas até relevantes e surpreendentemente atemporais.

Alexia Tarabotti é muito carismática. Gostei bastante de a protagonista fugir completamente dos “padrões” da “alta sociedade londrina” e mostrar força e resiliência suficientes para conseguir o máximo de liberdade e independência possíveis, para aquela realidade. Fora a sua perspicácia e inteligência. Simplesmente impossível não torcer por ela. E o que dizer de Lorde Maccon? Apesar do jeito “turrão”, da falta de traquejo social e principalmente com as mulheres, para um lobisomem, ele tem o seu charme. Especialmente quando demonstra uma certa vulnerabilidade. E é na dinâmica dele com Alexia que Gail nos ganha de vez. A química entre os dois é sensacional e é uma delícia acompanhar a briga de egos entre ambos. Porque Alexia enfrenta a brutalidade de um lobisomem Alfa de igual para igual! O que o desconcerta frequentemente, tornando tudo ainda mais prazeroso. E menção honrosa para Lorde Akeldama, um vampiro bem das antigas, desbocado e absolutamente autêntico que tem alguma das melhores tiradas do livro e me fez dar boas gargalhadas.

O que é mais interessante em "Alma?", contudo, é a sua própria narrativa. É no conflito entre lobisomens e vampiros, sobrenaturais e seres humanos, além dos sem alma, que temos uma trama muito além da comédia ou do steampunk. Porque Gail fala sobre preconceito, julgamentos e pré-julgamentos, igualdade social e aquela busca irreal e perigosa por “padrões”. A investigação sobre o desaparecimento dos vampiros é um pano de fundo para o que podemos entender como uma crítica bastante atual, uma vez que, humanos ou não, parece que ainda temos muito o que aprender no que diz respeito ao convívio em sociedade.

site: https://www.vailendo.com.br/2018/10/18/alma-de-gail-carriger-resenha/

Dri F. @viagenscomlivros 08/11/2018

Alexia Tarabotti poderia ser uma moça comum, do século XIX. Filha de um italiano que já faleceu, ela leva uma vida sem grandes novidades não fosse por um detalhe que faz com que ela seja diferente de todas as outras moças da sua idade: ela não tem alma.
A Londres da época convivia bem com seres sobrenaturais. Através de regras rígidas, humanos e sobrenaturais como lobisomens, vampiros e fantasmas poderiam viver bem em sociedade. Mas Alexia é uma preternatural, que são os que nascem sem alma. E essas pessoas quando tocam os sobrenaturais podem anular seus poderes.
A vida dela começa a se tornar agitada quando um vampiro a ataca em uma festa e isso é totalmente contra as regras. Ela mata esse vampiro e tem que se explicar ao chefe do DAS (Departamento de Assuntos Sobrenaturais) o Lorde Maccon, que é um lobisomem. E aí as aventuras começam...
Embora tenha achado a premissa do livro muito interessante porque adoro histórias de fantasia, e essa ainda se passaria em outro século, achei o início do livro meio lento.
A narrativa estava confusa, os capítulos seguiam direto sem espaçamento então as coisas se perdiam as vezes.
Da metade da história em diante achei que o ritmo melhorou e fiquei mais empolgada para acompanhar as aventuras de Alexia. Ela é uma heroína divertida, muito inteligente e com sacada ótimas principalmente quando está com a família meio chatinha, a mãe, o padrasto e as duas meias irmãs.
Sua relação com Lorde Maccon embora meio infantil no começo, vai tomando mais forma do meio para o fim, mas o romance ainda não me convenceu totalmente.
Esperava um pouco mais de ação no fim do livro, acho que a autora leva muitas páginas descrevendo e explicando coisas que não são tão interessantes assim. Mesmo assim, indico muito a leitura para quem gosta desses elementos, realismo fantástico na época de Jane Austenita heheh ...
Li resenhas falando que as histórias ficam melhores nos outros livros então quero muito ler o próximo

site: Instagram @viajecomlivros

Fernanda.Granzotto 14/10/2018

Eu tenho deixado de lado a leitura deste livro por vários meses, mas agora estou muito feliz por ter lido.
Admito que o início deste livro foi muito lento, mas as últimas 100 páginas foram maravilhosas.
Eu também tenho que admitir que a escrita da autora para mim no começo foi muito complicada de entender, mas conforme você a lê, você se acostuma com as palavras e termos que ela usa, e essa escrita mais "complicada" se deve ao fato de que o "mundo" e a "mitologia" criados pela autora são muito complicados, mas também muito interessantes.
Mas o que realmente me fez amar este livro foi o romance, eu amei tanto o romance - esse casal definitivamente entrou na minha lista de casais favoritos.
E porque gosto muito deste casal e o livro terminou com um final feliz, não sei se quero ler os próximos livros da série, mas recomendo este.

Louise @cavernadolivreiro 13/10/2018

Alexia Tarabotti é uma preternatural, um ser humano desprovido de alma que é capaz de anular a parte sobrenatural de seres sobrenaturais com apenas um toque. Ela leva uma vida de solteirona na sociedade vitoriana até ser atacada (sem a menor cortesia e etiqueta, diga-se de passagem) por um vampiro faminto em um baile e acabar por matá-lo. Após o ocorrido, Lorde Maccon - lindo, irritante, bom partido, temperamental, escocês, líder da alcatéia local de lobisomens e diretor do DAS, agência governamental que lida com os assuntos sobrenaturais - aparece para investigar a história. Acho que nem preciso falar que os dois brigam que nem cão e gato, né? E que é super divertido.

Com a investigação, eles descobrem que algo estranho está acontecendo em Londres e Alexia parece estar no meio de um grande movimento que vai abalar (no mal sentido) o mundo sobrenatural.

Preciso falar que o ponto que eu mais gostei do livro foi o humor da Alexia, ela lida com as situações de maneira muito inusitada (provavelmente por não ter alma) e eu dei risada em vários momentos com os comentários mordazes dela, porém cheios de classe, sobre as coisas. Ela é uma é uma perfeita dama da sociedade londrina nas situações mais absurdas, mesmo quando sua vida está correndo risco, sempre se preocupando com o decoro e o comportamento cortês (menos quando está com o Sr. Maccon, é claro).

Apesar de ter me divertido nesse primeiro livro, não estou ansiosa pela continuação (Metamorfose?). O final me satisfez e o gancho para o segundo livro não atiçou o meu interesse (nem a sinopse dele, infelizmente). Acabou que ele foi para a minha lista, só que lá para o finalzinho dela.

site: Instagram literário: @cavernadolivreiro

Nathy 23/09/2018

Uma das melhores surpresas da minha estante

Gail Carriger

Uma inglesa solteirona, filha de um italiano já falecido, vive na Inglaterra do sec. XVIII. Esta misteriosa mulher é a Srta. Tarabotti. Ela tem hábitos peculiares para a sua época: uma leitora incurável, muito interessada nas descobertas cientificas da época e detentora de uma língua afiada. Além de tudo isso ela tem o feio de costume de meter-se em algumas confusões com seres sobrenaturais com uma frequência que não agrada nem a ela mesma.

Sim, na bela Londres seres Sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos. Com suas belas colmeias de vampiros e Alcateias de Lobisomens, a cidade esta sempre em ordem... ou quase sempre. O DAS tem muito trabalho para manter tudo no seu lugar e a Srta. Tarabotti sempre aparece no meio de alguma confusão, mesmo sendo uma preternatural, e muitas vezes só estar procurando uma boa xícara de chá.

Alexia é uma preternatural, como se chama popularmente, uma sem alma. Não é uma criatura sobrenatural como os fantasmas, na verdade ela poderia nem chegar a se tornar um fantasma, já que mortos que e tornam espectros tem alma em demasia. Ela tem um poder estranho e temido: o de anular os poderes de qualquer sobrenatural assim que o tocasse. Por isso ela possui um certo prestigio na sociedade de seres, ao mesmo tempo que gera incômodo por onde passa.

As coisas não melhoram quando a mesma mata um vampiro por acidente e precisa dar explicações ao chefe do DAS, o lobisomem Lord Maccon. Mal sabe ela que acabou se envolvendo em algo muito maior. E agora não só sua vida corre perigo, mas toda a sociedade sobrenatural pode estar com os dias contados.

Alma? É o primeiro volume da saga fantástica Steampunk O protetorado da Sombrinha escrita pela autora Gail Carriger. Este livro te leva a Londres Iluminista rodeada por descobertas, cientistas e vários outros seres que compõe o cenário perfeito para uma aventura incrível. A cada virar de página, uma nova emoção envolvendo tudo que um livro fantástico precisa, ação, aventura, seres sobrenaturais e romance.

EU ME APAIXONEI PELO LIVRO!!! Vários pontos levaram a ser uma panfletadora deste livro aos 7 ventos. Desde a descrição bem elaborada e sem enrolação das situações, até os personagens bem construídos, a forma de narração e ao steampunk envolvido em cada pedaço da história. O enredo super original e de tirar o fôlego é com certeza a base de tanta euforia.

Mas vamos por partes, começando pelos personagens: Super bem construídos. Não tem como não se apaixonar pela mocinha, forte, decidida, inteligente, perspicaz... Poderia ficar horas aqui elogiando a Alexia, que entrou no hall das minhas heroínas favoritas. Lord Maccon é absurdamente bem montado para bater naquele clichê de: Mocinha teimosa, mocinho turrão mas sem cair exatamente na mesmice. Ele sabe respeitar ela ao mesmo tempo que nos proporciona situações hilárias para conseguir compreende-la.Todos os personagens tem características fortes e são incrivelmente bem aproveitados durante o livro, fazendo com que não se deixe pontas soltas neste volume.

A ambientação é maravilhosa, e você é levado a Inglaterra iluminista com leves mas marcantes toques Steampunks, deixando natural e incrivelmente bem colocado. As descrições dos lugares me fizeram me sentir lá, onde os acontecimentos ocorriam por diversas vezes.

A narração impecável, consegue contar a história do ponto de vista de vários personagens sem perder o fio da meada, e incomodar em nada nas transições muito sutis de um personagem pro outro. Com uma descrição ótima, porém direta, sem detalhes desnecessários, consegue uma escrita fluída com uma dinâmica incrível, fazendo você ficar preso as paginas sem querer parar de ler. O enredo é absurdamente bom e inusitado e isto é um dos pontos altos dessa obra.

A edição é linda (foi um dos motivos da minha compra), por mais que muita gente ache a capa feia, eu gosto bastante porque sai dos moldes que estamos acostumados. Eu não sabia nada sobre esse livro, comprei em uma promoção e foi uma deliciosa surpresa. Estou quase acabando a saga e vou colocar as resenhas de todos eles aqui para vocês acompanharem a minha paixão pela Alexia e seu universo.

5 estrelas e um coração

Laís Anulino 03/08/2018

Nunca saia de casa sem sua sombrinha
Uma mistura de romance de época com fantasia sobrenatural. Já imaginou se vampiros, lobisomens e humanos pudessem viver em harmonia? Agora imagina isso em plena sociedade vitoriana, com todos aqueles bailes e regras de etiqueta!

Alexia Tarabotti nasceu sem alma, o que significa que ela é uma preternatural e tem o dom de anular os poderes de seres sobrenaturais através do toque, mas são poucas as pessoas que sabem disso, para sua própria segurança.
Mesmo com seu poder, ela não deixa de frequentar os eventos da alta sociedade e nem de se meter em confusão, com sua sombrinha do lado, ela está pronta para enfrentar qualquer coisa. O que acaba com os nervos de Lorde Maccon, um lobisomem que trabalha em uma organização para manter os sobrenaturais em ordem, e que sempre que vai resolver algum problema, encontra Alexia envolvida nele. O Lorde sem dúvidas, não entende porque uma solteirona como ela não vai em busca de encontrar um marido e deixa de se meter em seu trabalho.
Então, de uma hora para outra, vampiros começam a desaparecer, e Alexia é a principal suspeita, o que é algo bem ruim, ainda mais para uma dama com a classe dela. Agora ela precisa descobrir os verdadeiros culpados e sair dessa saia justa, mas não vai ser fácil, ainda mais tendo que lidar com o temperamento e a falta de modos de Lorde Maccon.

Uma fantasia sensacional, com ação e diálogos hilários. Só me pergunto, por que não li esse livro antes?

Alexia me conquistou com seu senso de humor e com a mania de tirar todos do sério com suas respostas astutas que estão sempre na ponta da língua. E Lorde Maccon (como resistir a esse lobisomem?) que irá dar muito trabalho para a nossa protagonista (ou seria o contrário?). Sem falar que o final foi incrível! Amei demais essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BlnyIgJH7Cb/?taken-by=livrosdalais
Mariana @amarilendo 17/08/2018minha estante
Ahh amei que você leu também e eu te achei aqui du nadaa hahahaha Sou a Mari do IG @geek.women

Fanny 23/09/2018minha estante
undefined

Laís Anulino 08/10/2018minha estante
kkkkkkkkkk Obrigada, Mari!!
Eu só vi seu comentário agora, o skoob me trollando. ><
Que bom que vc me achou haha \o/

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

Alma?
Já fazia algum tempo que eu vinha ouvindo falar sobre essa série e vendo os comentários sempre positivos do pessoal que leu. Porém, como sabia que envolvia o mundo sobrenatural, o qual eu tenho uma leve desavença já faz um tempo, mantive-me afastada até agora. Porém, acho que na verdade escolhi o momento certo para fazer a leitura, porque abracei a história, acredito eu, da forma que ela precisava ser encarada.

Alma? é, antes de tudo, um livro muito divertido. Todas as tiradas, piadas e inserções cômicas são exatamente no ponto e combinam muito com a personalidade dada à protagonista. Suas cenas compartilhadas com Lorde Maccon ou a irmã mantém um tom que deveria ser sério pela situação, mas sempre acaba em algazarra.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”

Vale lembrar que o cenário é a era vitoriana, ou seja, anos 1800. Portanto, estamos lidando com uma sociedade conservadora e quer quer casar suas damas cedo, com bons pretendentes e onde certo decoro é necessário para que a honra da família não seja manchada. E, dadas as devidas proporções, vi a história como um Orgulho e Preconceito, onde Alexia Tarabotti é a moça que já deveria ter casado, mas que não fara isso por imposição, entretanto acaba por ter sentimentos pelo improvável e assustador homem que está em uma posição muito mais elevada que a sua. Já esse homem não consegue expressar seus sentimentos com clareza, levando a várias interpretações que geram as já comentadas cenas engraçadas.

O que eu mais gostei nessa história é o fato de que mesmo como parte integrante e importante da história, a exploração ao sobrenatural ocorre de forma natural e sem a necessidade de “ensinar ou esclarecer” como são os vampiros ou lobisomens desse mundo. Pressupõe-se que sabemos como eles naturalmente agem, o que de fato sabemos, e podemos seguir em frente tirando isso do caminho e todos os pormenores que surgem de redesenhar essas lendas.

“Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.”

A personalidade da protagonista também é um ponto forte. Ela é, sem dúvidas, peculiar. Por não ter alma, a forma como ela vê e sente as coisas é diferente. Não há tanto filtro sobre o que é aceitável ou não dizer e isso se aplica também a certas coisas do comportamento. Isso tudo inserido num período temporal onde qualquer gafe vira algo extremo, torna tudo mais propício à divertimentos. Além é claro de ela ser destemida, corajosa e, como normalmente acontece em romances de época, mais a frente do seu tempo, questionando o que a sociedade impõe como certo.

A narrativa de Gail é muito fluida e Alma? é um livro muito rápido de ler. Eu digo a vocês que dei muitas risadas e foi exatamente o que eu estava procurando naquele momento para me aliviar de algumas leituras mais pesadas. E, sendo assim, até alguns aspectos que, para alguns podem parecer meio bobos ou clichês (eu incluída), pareceram tão bem encaixados que contribuíram para que esse clima divertido fizesse ainda mais sentido.

Certamente quero dar continuidade a essa série para ver o que Alexia vai aprontar daqui pra frente. Os próximos livros já lançados aqui no Brasil são: Metamorfose?, Inocência? e Coração?, e acredito que essa série vai agradar tanto quem curte romance de época, como quem é fã de romances mais sobrenaturais, já que faz um mix bem medido das duas coisas.

site: http://resenhandosonhos.com/alma-gail-carriger/

Gabi 12/07/2018

Alma?
Que livro gostoso de ler!Ele se passa no século 19 com algumas tecnologias futurísticas (por isso a capa).Confesso que no começo fiquei um pouco confusa,não consegui entrar muito história e demorei um pouco pra entender essa mistura de sobrenatural(lobos,vampiros etc) mais século passado e tecnologias.O casal principal tem uma super química,a Alex - personagem principal- tem muita personalidade,muita atitude e não é aquela mocinha bobinha.Único motivo de eu ter tirado meia estrela foi que nas partes de ação,eu fiquei um pouco confusa,não conseguia entender o que estava acontecendo em cena.Achei um ótimo passatempo,estou louca para ler os próximos.
@alice.in.bookland
Fabi129 12/07/2018minha estante
Me interessei por este livro, mas n li até hj pq faz parte d uma série e tenho preguiça d livros d continuação kkkkkkk

Gabi 12/07/2018minha estante
Então,o livro 1 acabou bem acabado.Sinceramente não sei o que vai ter no segundo livro,provavelmente um novo ?problema? mas o livro 1 que é esse acaba bem de boa.Se você quiser só ler o primeiro,não perde nada :)

Fabi129 12/07/2018minha estante
Qd começo uma série, leio td d uma vez kk é um tipo d toque q tenho. E isso me atrapalha e mt pois quase n leio série =/

Camila Lobo 28/06/2018

Resenha: Alma? (Por Livros Incríveis
Alexia é uma preternatural. Em um mundo - focado em uma londres vitoriana - recheada de vampiros, lobisomens e fantasmas, algo considerado normal, um preternatural é um achado. Principalmente porque todos esses seres sobrenaturais os temem. Alexia é uma mulher solteirona, de personalidade forte e inteligência avançada, que seria quase normal, se não fosse o fato de que ela... não possui alma.
E quando ela, em um ato de proteção, mata um vampiro, coisas estranhas começam a acontecer, fazendo com que corra cada vez mais perigo.

Desde que voltei à minha vida literária, lá em 2014 (eu lia muito até 2011, até ter uma ressaca literária que parecia infinita), eu ouvi muito falar sobre esse livro. Alma? tinha um título curioso, com um "subtítulo" mais curioso ainda, afinal, o que sombrinhas teriam a ver com vampiros e lobisomens? Para completar, eu nunca havia ouvido falar sobre steampunk, tornando assim, um dos livros que mais desejava. Infelizmente, eu demorei horrores para conseguir ler a obra. Felizmente, a autora não decepcionou.

Alma? já começa de uma maneira peculiar. Ao ler as primeiras palavras, o leitor já encontra um cenário vitoriano, com narrativa de em terceira pessoa em forte tom irônico e debochado, bem ao modo da protagonista, Alexia Tarabotti. Esse tipo de narrativa me foi muito bem-vinda, já que, apesar de ser um steampunk com romance e sobrenatural, eu esperava algo dramático, e o tom inusitado traz muito humor para a trama.

Isto posto, logo nas primeiras páginas já são apresentadas aos leitores algumas criaturas sobrenaturais que permeiam a história, visto que logo nas primeiras cenas já ocorrem cenas de luta contra vampiros. Além destes, há lobisomens e também fantasmas, apesar desses últimos não possuirem destaque na trama, ao menos no primeiro volume da série. Gail Carriger escreve sobre suas criaturas do modo já convencional para cada uma delas, como lobisomens se transformando em lua cheia e vampiros sem poder sair no sol.
O que me foi original - corrijam-me se eu estiver errada - foi justamente o fato de a protagonista, Alexia, não possuir uma alma e por isso, anular os efeitos dos sobrenaturais. Talvez não faça muito sentido no momento para você, caro leitor, mas garanto que durante a história essa condição é bem explicada, com Carriger inserindo explicações para o fato, de modo 'científico' e como grandes descobertas, de acordo com o tempo em que a obra se passa.

O primeiro volume da série "O Protetorado da Sombrinha" tem a inteção de ser uma história bem humorada e estruturada, com cenários cativantes, repletos de dirigíveis, bugigangas avançadas para a época e descobertas científicas. Tudo isso incluindo seres conhecidamente sobrenaturais, além de uma crítica divertida sobre a sociedade inglesa da época.

Portanto, Alma? pode ser descrito como um romance plenamente original e cheio de personalidade, já que, apesar de conter muitos elementos já quase que "cansativos" no mundo literário, Gail Carriger consegue trazer uma trama fresca e ousada para o gênero. Recomendado para todos que procurem uma história divertida e empolgante, cheia de sarcasmo.

Sobre a série:
Alma? é o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha. Todos os cinco livros da série já foram lançados no Brasil, sendo eles: Alma?; Metamorfose?; Inocência?; Coração?; e Eternidade?

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/05/resenha-alma-gail-carriger.html

Brina.nm 08/06/2018

Amei Alexia
Alma? é o primeiro volume da série Protetorado da Sombrinha, série Steampunk (um sub-genero da ficção científica que se passa na época das máquinas a vapor - basicamente) que possui cinco volumes, todos já lançados pela Editora Valentina aqui no Brasil.

"Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata."
A Londres vitoriana do livro é repleta de seres sobrenaturais vivendo em 'harmonia', lobisomens, vampiros, fantasmas, humanos, cientistas, e somente UMA pretenatural, Alexia Tarabotti, uma mocinha nada convencional, ela é uma lady nariguda, com o tom de pele mais escuro, filha de um italiano, com uma família insuportável e tagarela e que adora se meter em confusão com seu gênio forte. Sua última confusão foi em um baile da alta sociedade, quando a nossa lady vai dar uma escapadinha para a livraria ela acaba encontrando um vampiro errante que a tenta atacar, sem saber de sua condição preternatural, ou seja, uma sem alma que anula todos os poderes de outros sobrenaturais.

Com toda a confusão gerada na biblioteca do baile Lorde Maccon, o coordenador do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), policial da cidade, lobo Alfa de Londres e o Lorde mais cobiçado pelas solteironas, aparece para resolver o problema, e é claro que ele já conhece a fama de Alexia, pois ambos tem um passado de alfinetadas.

Mas aparentemente o vampiro errante do baile não é um caso isolado, mais estão aparecendo sem saber nada dos costumes da colmeia e muitos outros errantes lobos e vampiros estão desaparecendo em todo do continente. Para piorar Alexia começa a ser perseguida por seres sobrenaturais, atraindo mais problemas e a aproximando mais de Lorde Maccon, o que esses seres querem com ela? Porque tudo começou a desmoronar logo com a preternatural no meio de tudo?

“A Srta. Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. O que a deixou nervosa. Arrumou o vestido, constrangida, pensando que talvez fosse considerado simples demais. Então, empertigou-se toda. Um solteirona singela e morena como ela nunca pdoeria competir com tamanha grandiosidade; era melhor tirar partido de seus pontos fortes. Estufou um pouco o peito e respirou fundo.”
Alma? foi um livro que comecei sem saber muita coisa, mas que estava bem ansiosa para lê-lo pois a série tem muitos fãs aqui no Brasil. Vocês sabem que eu adoro mocinhas independentes e livros sobrenaturais, e isso tinha tudo para me conquistar logo de cara, e apesar de alguns pontos 'negativos' foi uma leitura que eu gostei bastante.

Alexia é uma mocinha super teimosa e que adora uma confusão, ela não liga para as regras da sociedade, não está nem aí pelo fato de ser uma solteirona e passa a maior barra em casa com sua família que só sabe alfinetá-la por causa de sua aparência ou descendência italiana. Quando ela mata o vampiro na biblioteca e começa os mistérios do livro eu fiquei bem empolgada, queria saber o que estava realmente acontecendo e porque ela estava no centro de tudo, e quanto mais esse mistério ia se alongando mais eu ia me interessando por sua história.

O que mais gostei na mocinha é que ela é determinada e inteligente, armada com sua sombrinha ela vai atrás de informações sobre o que está acontecendo com os sobrenaturais de Londres, e ela não tem medo de entrar em uma colmeia de vampiros ou de sair a noite para ir encontrar o errante Lorde Akeldama, um vampiro bem peculiar que sabe de tudo o tempo todo. Ela se mete no meio da bagunça e não tem medo de sujar seu vestido para se defender, e olha coitado do sobrenatural que topar com lady Alexia em um beco escuro rsrsr

Lord Maccon ganhou meu coração também, ele é um Alfa bem ligado ao costume dos lobos, e quando ele começa a se encantar por Alexia e percebe estar sendo correspondido é muito fofo e ao mesmo tempo engraçado e sexy observar esses dois se entregando aos sentimentos, para quem gosta de um toque romântico com certeza vai se apaixonar por esses dois, e confesso que o romance aqui foi a minha parte preferida do livro.

"Ninguém em sã consciência descreveria a srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência a teimosia."

O mistério sobre os desaparecimentos a cada página fica mais cabuloso, confesso que lá pela metade já estava desconfiando do que estava acontecendo ali, e talvez por isso não tenha me emocionado tanto quando a bomba explodiu - pois aconteceu exatamente o que previ - mas ainda assim é uma bos história, que leva o leitor a ficar atento a cada detalhe da interação dos personagens e das descobertas que os protagonistas vão fazendo.

Talvez minha única reclamação mesmo seja com o excesso de descrições do livro, essa parte não me conquistou muito porque sou uma leitura mais prática, não gosto muito de ficar viajando nos cenários ou nas explicações sobre determinadas técnicas de medir alma e coisa e tal, mas para os leitores que gostam de uma história mais detalhada e embasada com certeza vão gostar dessa parte, pois nota-se que a autora fez um trabalho muito bem explicadinho e bem feito.

A diagramação do livro é muito bonita e combina muito com o estilo da série, eu adorei o polvo na parte superior para enumerar as páginas, e confesso que esse polvo é um dos mistérios que mais estou doida para descobrir mais detalhes.

Enfim, para um primeiro volume de uma série, Alma? é um bom livro, principalmente se você gosta de uma história sobrenatural com uma mocinha independente e intrometida. Alexia vai conquistar os leitores e dar um protagonismo feminino incrível para essa história cheia de aventuras e perigos para uma lady. Mesmo com uma linguagem um pouco diferente eu gostei muito da história, e já estou ansiosa para descobrir quais serão as próximas aventuras dessa mocinha que só atrai confusões, tenho certeza que Lorde Maccon ainda vai ficar doido nessa série rsrsr

site: http://www.stalker-literaria.com/2018/04/resenha-alma-o-protetorado-da-sombrinha.html

Gessica 23/05/2018

Divertidíssimo!!
Há algum tempo eu tenho tido vontade de ler Alma? - livro steampunk publicado pela Editora Valentina -, já tinha visto várias resenhas, mas nunca alguma que informava o que eu queria realmente saber. Seria apenas uma fantasia policial ou também haveria cenas de um romance? Quem me conhece sabe que adooro um romance bem quente! Eis que fico bem surpresa ao perceber que o livro foge totalmente do conveniente se tratando de seres sobrenaturais e ainda possui um romance para lá de quente! Venha conferir os detalhes desta resenha maravilhosa ;D

Alexia Tarabotti ou srta. Tarabotti - como é chamada no livro inteiro - é uma preternatural, ou seja, não natural e também não sobrenatural. Acontece que Alexia não tem alma, e neste mundo os seres regem pela quantidade de alma, aqueles que tem muita alma podem se transformar em seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, etc) e aqueles que tem pouca morrem passando pela metamorfose. Claro que não são todos que se submetem a transformação pois não há como medir a quantidade de alma e tem o risco de morte. Fato que faz a sociedade aceitar os seres sobrenaturais já que não são muitos. Acontece que não ter alma anula qualquer poder sobrenatural em qualquer ser que Alexia tocar, e sua condição é bem rara, tanto que são pouquíssimos os preternaturais. Mas ela os poderes somente são anulados enquanto ela mantiver o toque, depois que o contato é feito a criatura volta ao seu estado sobrenatural.

Srta. Tarabotti é meio italiana e teve essa condição - preternatural - repassada de seu pai, também italiano, mas que falecera há um bom tempo. Ela sofre certo preconceito por já ser considerada uma solteirona, ter um nariz um pouco grande, e por sua pele ser um pouco mais escura que as dos demais da sociedade londrina. Ela mora em uma família que vive a pondo para baixo com essas característica, sendo assim, não tem um boa auto-estima, mas tem uma língua extremamente afiada e incontrolável.

Alexia tem o dom de falar as coisas mas inconvenientes possíveis nos momentos mais inapropriados, geralmente choque na sociedade que pensa que as moças devem ser recatadas e não dominar tanto assuntos científicos como ela domina. Acontece que Alexia é um exemplo de emponderamento feminino tentando expor sempre a uma sociedade machista o que ela pensa por mais chocante que isto seja.

— Lorde Maccon — disse a srta. Tarabotti —, por que sempre que estou perto do senhor acabo ficando numa posição comprometedora?

Acontece que em um desses bailes, srta. Tarabotti vai até uma biblioteca onde é atacada por um vampiro, mas ao tocar na moça as suas presas somem e ele fica sem saber o que está acontecendo. O que é muito bizarro, pois os vampiros vivem no que chamam de colmeias, onde a rainha - a única que pode transformar um humano em um vampiro - toma conta de seus "filhos" lhes dando uma boa vida e falando sobre todas as leis que os vampiros devem seguir.

Em Alma? os seres sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos seguindo as leis aplicadas a eles, nada de beber sangue sem a vítima autorizar entre várias outras coisas. Alexia acaba matando o vampiro sem querer e o DAS (Departamento de Assuntos Sobrenaturais) aparece lá, o problema é que o Lorde Maccon é um pouco implicado com Alexia por ela sempre se meter em apuros, o mesmo é um lobisomem e muito mal humorado.

Lorde Maccon soltou o braço da moça, parou, virou-se e, para total surpresa dela, beijou-a na boca com intensidade.

Há uma série de acontecimentos, lobos solitários e vampiros errantes estão desaparecendo, além do fato de que vampiros não registrados e sem conhecimento sobre a parte sobrenatural deles e leis, estavam aparecendo do nada. No meio disso tudo Alexia se vê envolvida ao quase ser sequestrada por um homem com rosto de cera, mas é salva por Lorde Maccon.

O livro é divertidíssimo! Eu amei os diálogos entre Alexia e os outros personagens, ela é extremamente inteligente e sarcástica. Mesmo na época vitoriana ela não se deixa abalar pelo fato de ser mulher e também que esperam dela uma mulher submissa, ela não é assim e jamais vai ser. Srta. Tarabotti impõe sua opinião de forma a deixar todos estarrecidos e chocados com a sua ousadia.

Acontece que Lorde Maccon tem uma quedinha por Alexia e durante o evento acima onde ele a salva, o nosso querido lobisomem acaba lhe roubando um beijo. Acontece que Alexia apesar da sua pouca experiência de recatada não tem nada e quer aproveitar cada momento. Assim temos algumas - poucas, infelizmente - cenas hot no livro.

— O professor Lyall é chegado a fofocas? — A preternatural parou de olhar para o corpo e fitou o rosto dele.
— Como uma velha futriqueira.

Os personagens secundários vão te cativar tanto quanto os personagens principais. Temos o professor Lyall, lobisomem e fiel escudeiro do Lorde Maccon, o mesmo é bastante educado, mas não perde a oportunidade para dar umas alfinetadas no amigo. Outro personagem do qual gostei muito foi o Lorde Akeldama, um vampiro errante e com um gosto muito peculiar para a moda. Ele gosta de se vestir com cores vibrantes, saltos, laços e tudo o que brilha.

Lorde Akeldama olhou-o de alto a baixo.
— Meu doce jovem pelado, olhe quem fala, não é? Não que eu me importe, claro.
O conde enrubesceu tanto que até o pescoço e os ombros ficaram vermelhos.
Alma? tem 308 páginas das quais eu devorei em apenas dois dias. Não consegui largar desde o instante que me inseri neste mundo que a autora Gail Carriger criou. Ela mistura o sobrenatural com uma sociedade em pleno século XIX que aceita o fato de viverem com lobisomens e outros seres, com a tecnologia steampunk, emponderamento feminino e um romance de lhe ascender um fogo pelo corpo inteiro!

Se eu gostei? Eu amei! Com toda certeza irei acompanhar os outros volumes d'O protetorado da Sombrinha - noma da série. Não se trata de um volume único e sim uma sequência, pois pelo pouco que andei pesquisando, a Alexia Tarabotti continuará sendo a nossa queridíssima personagem principal nos próximos quatro volumes, mas com problemas diferentes e problemas é o que não falta!

Para o meu gostinho de surpresa, esses dias fui em um evento e comprei algumas revistinhas da Neo Tokyo e não é que encontrei uma parte da mesma exclusiva sobre o livro Alma? Acontece que nos estados unidos eles fizeram uma adaptação dos livros para três volumes em mangá! Eu dei vários gritinhos no carro e quando tive a oportunidade corri até o computador e pesquisei mais sobre. Infelizmente, os volumes dos quadrinhos não foram lançados no Brasil e como a Editora Valentina lançou o último volume desta série este ano, acredito que seria interessante trazer agora a versão em mangá.

Ana - @Corações_de_Quimera 21/09/2018minha estante
Eu não sabia que tinha a versão mangá ??? Temos que fazer umá campanha para a editora valentia lança los ??

Ana - @Corações_de_Quimera 21/09/2018minha estante
*valentina

Gessica 28/09/2018minha estante
Seria muito bom, mas acho que eles não vão lançar. Já falei sobre isso com eles ?

mirna 20/05/2018

Bom, vamos lá:
É um romance com toques de investigação e comédia também. É também uma história que mistura fantasia e sobrenatural. Tem Lobisomens, Vampiros, Fantasmas e uma moça que eles classificam como "sem alma". E essa condição lhe dá um certo poder sobre os seres sobrenaturais. O que me incomodou muito na história foi a repetição exaustiva e desnecessária das palavras "Srta. Tarabotti". Isso realmente me irritou. Rsrs. É o primeiro livro de uma série de cinco livros que eu achava que contava a história de personagens diferentes a cada livro, mas não é assim. É uma continuação com a mesma personagem.
É uma história meio maluca e um pouco previsível, mas hilária e que a gente quer saber como vai terminar.

Laura 05/05/2018

Depois de ler um monte de comentários favoráveis sobre essa serie, finalmente criei animo para começar a ler. Eu esperava mais. Esse primeiro livro foi bonzinho, MAS não vi nada que justificasse todo esse ... agito pela serie. Porém uma colega leitora que leu a serie me disse que ela vai melhorando nos próximos livro; e como no momento da exposição dessa minha opinião estou para terminar o terceiro livro e ela tem toda razão. Então se for ler e achar o livro um pouco maçante não desiste e passe para o próximo.

Mari Palma | @a_maripalma 29/04/2018

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

É um romance/investigação sobrenatural. Quer dizer, nesta história alguns vampiros e lobisomens solitários estão desaparecendo e Alexia é chamada para investigar o caso. Alexia é uma mulher sem alma, uma preternatural, que pode transformar seres sobrenaturais em humanos novamente apenas tocando neles. Porém a reversão só dura enquanto durar o toque. É claro que em meio à essa investigação há um romance em curso.

O QUE ACHEI...

Me desculpem, mas achei que seria melhor que isso, essa série foi tão elogiada!

O romance começou sutil (ótimo!), mas aos poucos foi tomando conta da narrativa até quase se tornar o foco. Fiquei com a impressão de que o sobrenatural estava na história apenas como enfeite, o que acabou prejudicando minha experiência.

Entretanto também há coisas muito boas nessa história. No quesito sobrenatural a autora ganhou minhas 5 palminhas! Eu achei demais essa questão de a transformação do ser humano estar ligada à alma (quantidade e força dela). Que a alma da pessoa pudesse determinar se ele vai sobreviver ou não à transformação.
Outra coisa que me instigou demais na leitura foi o fato de alguém sem alma estar andando por aí e ter poder sobre os seres sobrenaturais. Como se a falta de alma do preternatural pudesse anular as modificações sofridas na alma do sobrenatural. Toda essa parte do enredo é muito boa!

O final acabou me decepcionado um pouco, pois eu esperava mais luta, autômatos e muito mais ação. Enfim, acho que não sou feita para romances. :/

Agora vou dar um tempo na série e ver se mais para a frente eu me animo em ler o resto. Não tenho interesse em voltar tão cedo.

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br