Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Rafa 18/05/2020

Um romance inteligente e engraçado!
Como eu adoro esse livro!
Com personagens inteligente, fortes, engraçados e apaixonantes, Gail Carriger consegue nos transportar para o século XIX onde existe vampiros, fantasmas e lobisomens. Além, é claro, da Alexia. Uma personagem inteligente, teimosa, engraçada e preternatural. Com um único toque ela consegue deter os poderes dos vampiros e dos lobisomens.
E aí aparece o Lorde Conall Maccon, um lobisomem que também é diretor da DAS, que vai fazer a Alexia sentir coisas que ela jamais imaginou.
Um dos meus livros preferidos que leio todo ano!

Naara 13/05/2020

Inesperado
Livro muito bom. A autora criou utilizou da beleza do século XIX para criar esse mundo onde sobrenaturais vivem entre os não sobrenaturais. E trouxe também aquele romance que nos instiga a ler, que começa com briguinhas sem explicação, mas que vemos a faísca por delas

Marcela 30/04/2020

No universo criado pela autora, existem humanos, seres sobrenaturais clássicos (que passam por uma transformação, como vampiros, lobisomens e fantasmas) e seres preternaturais (designação atribuída a pessoas que, devido a uma condição genética, não possuem alma e conseguem anular os poderes de um sobrenatural a partir do toque). É interessante notar que, na Inglaterra vitoriana de Gail Carriger, os seres sobrenaturais convivem pacificamente com os humanos, tendo regras a cumprir, tais quais: o devido registro no Departamento de Arquivos Sobrenaturais; a formação de colmeias (como são chamados os covis de vampiros ao redor de seu líder) e alcatéias de lobisomens, nos quais podem agregar humanos que os servem, interessados na transformação; e etiquetas sociais, como por exemplo, não atacar humanos.

Em meio aos bailes da alta sociedade londrina, cheia de mães casamenteiras, há espaço para a fantasia, para a investigação policial (quando o DAS é acionado para acompanhar os estranhos eventos que passam a se suceder, como desaparecimentos de conhecidos e aparições de outras criaturas estranhas que atacam inocentes), para a ficção científica com um leve toque de horror e até para a comédia e a sensualidade -- a cargo das interações entre nossa protagonista, Alexia Tarabotti (uma mulher que desafia todos os padrões daquela sociedade: continua solteira aos 26 anos; tem traços mediterrâneos e personalidade forte, sendo inteligente, destemida e sarcástica; e, além de tudo, ainda é preternatural), e Lorde Conall Maccon, o conde que também é um lobisomem alfa membro de alto escalão do DAS.

Embora eu já tenha lido várias fantasias urbanas cheios de comentários sarcásticos da protagonista feminina que dão tom de comédia ao enredo geral, e com esse toque de romance, nunca tinha lido nada de steampunk e, certamente, não esperava que tudo isso pudesse se mesclar de uma forma coesa. Mas que surpresa foi ver que esse livro, que marca o início da série "O Protetorado da Sombrinha", une o melhor dos dois mundos, tal qual Hannah Montana. Demorei um pouco a engatar a leitura em parte por ser o primeiro contato com esse tipo específico de ficção, mas principalmente porque os capítulos são meio longos (coisa que eu particularmente não gosto muito). Mas, passado o estranhamento inicial, aos poucos, a narrativa foi me envolvendo e, quando eu menos esperava, estava me divertindo bastante e morrendo de curiosidade para saber o desfecho da história. E, tirando conclusões a partir do primeiro volume, posso apostar que essa série vai entrar para o time das minhas fantasias favoritas por sua originalidade e irreverência.

Adrielly.Barreto 27/04/2020

Divertido mas não sei se quero terminar a série. É um livro bem razoável.

sentilivros 19/04/2020

Adorei!!! Nunca tinha lido nada nesse estilo, pelo que me lembre,mas tudo aqui é interessante. Mescla história, romance, seres sobrenaturais e um pouco de maquinários ( tecnologia). Uma mocinha super Girl Power, um lobisomem que nos arranca suspiros e um suspense que nos prende. Amei tudo e recomendo!!!

Paula Souza 06/04/2020

Lobisomens, Dirigíveis, Romances e Sombrinhas
Pegue uma fantasia urbana, utilize um fundo de romance histórico com uma pegada steampunk e acrescente um toque de sensualidade. Seria esse o melhor de todos os mundos? Ainda não sei, mas essa mistura de elementos improváveis resulta neste livro incrível que é "Alma?".
No meio desse turbilhão de vampiros, tortas de melado, máquinas a vapor e anquinhas, Gail Carriger ainda foi muito feliz em abordar temas importantíssimos como estigmas de idade, preconceitos e a fragilidade (e por que não dizer futilidade?) dos relacionamentos baseados em posições, títulos e prestígio social.
Livro adicionado ao meu "Top Favoritos de 2020", com honrarias e louvor!

Janise Martins 24/03/2020

Alma?
Esse livro é um Steampunk = Período Vitoriano + Ficção Científica + Fantasia.
Vampiros, lobisomens, fantasmas, preternaturais (pessoa sem Gail Carriger alma) vivem tudo junto e todos sabem da existência do outro. Claro, e ainda bem, que cheio de regras, senão seria uma loucura.
A nossa protagonista srta. Tarabotti, que não é possuidora de beleza e é intrometida, inteligente, e, é uma preternatural. E em uma festa sem querer matou um vampiro. Pois é, e quem vai investigar para que ela não seja acusada de assassinado é um lobisomem. Quase uma novela mexicana louca, mas eu amo novela mexicana (não me condenem).
Esqueci de falar que um preternatural anula o poder do sobrenatural, ou seja, se ela tocar o vampiro, ele deixa de ser vampiro, se tocar o lobisomem ele deixa de ser lobisomem, mas somente enquanto está em contato com ele.
Pois bem, no desenrolar da história foi rolando um “love” entre o lobisomem, que é um alfa, lindo, um conde e o responsável pelo DAS, Departamento de Arquivos Sobrenaturais (tipo polícia), que está encarregado das investigações sobre o assassinato do tal vampiro.
Só que a história vai crescendo, porque começa a surgir vampiros estranhos e a sumir outros tantos, assim como lobisomem. A srta. Tarabotti começa a ser perseguida e o conde redobra a sua segurança, o que não adianta. E acontece uma reviravolta, uma confusão. Logo a gente descobre que há um grupo insatisfeito com os sobrenaturais e querem eliminá-los e para isso ele têm um plano “científico” o qual usa os próprios sobrenaturais como experimento para alcançar o plano para eliminá-los. A coisa fica feia para a srta. Tarabotti e o conde, na verdade, mais um monte de sobrenaturais.
A escrita é boa, às vezes é chata nos detalhes, mas tudo bem. Os diálogos são inteligentes, os personagens são bons, mas não me ligou, inclusive demorei a ler. Não é ruim de ler, nem a história é ruim, mas não sei direito porque não me agradou.
E foi assim.
Bjoo.

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/10/alma.html

gariglio 15/03/2020

Alma? Sombrinha e Chá
Uma obra encantadora, divertida e surpreendente.

O livro steampumk (da Era Vitoriana na Inglaterra) conta a história de Alexia Tarabotti, uma solteirona, metade italiana, órfã de pai e sem alma. Isso mesmo. Sem alma, ou preternatural, como queira.

Os sobrenaturais são possíveis graças ao excesso de alma, que ela consegue anular com um simples toque. Puft. Mas quase ninguém sabe dessa proeza.

O enredo é cativante, leve, envolvente, com uma protagonista mordaz, irreverente, perspicaz e nada sonsa. Além disso, Alexia é uma personagem cuja sombrinha é famigerada por sua mortalidade, dado que a narrativa começa por ela matar com esse acessório um vampiro que a atacou sem nem mesmo se apresentar. Aonde estavam os bons modos de tal vampiro?

Você acaba envolvido na história e, sem nem perceber, já não consegue parar de ler.

Extremamente original, com um romance maravilhoso de bônus (e muito sensual, por sinal) e bastante ação, o livro é viciante e com absoluta certeza, merece ser lido. Uma pérola que eu li em um domingo aleatório e que me deu vontade de beber chá (e olha que eu nem gosto de chá).

Soph 10/03/2020

Maravilhoso
Essa história é simplesmente perfeita, com a melhor mistura de gêneros literários que existem. Esse livro reúne as melhores coisas na minha opinião, afinal, é um romance de época sobrenatural, steampunk com um toque de comédia e ação. Alexia Tarabotti é com certeza uma das personagem mais instigante, independente e muito afrente do seu tempo. E o personagem masculino principal, Lorde Maccon, é simplesmente encantador, apesar de temido. A escrita é muito fluida e super divertida, é aquele tipo de livro que quando começa não consegue parar de ler. Eu super recomendo para todos e principalmente para aqueles que amam romance sobrenatural que nem eu.

Ler é Literário 09/03/2020

Uma inglesa solteirona, filha de um italiano já falecido, vive na Inglaterra do séc. XVIII. Esta misteriosa mulher é a Srta. Tarabotti. Ela tem hábitos peculiares para a sua época: uma leitora incurável, muito interessada nas descobertas cientificas da época e detentora de uma língua afiada. Além de tudo isso ela tem o feio costume de meter-se em algumas confusões com seres sobrenaturais com uma frequência que não agrada nem a ela mesma.

Sim, na bela Londres seres Sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos. Com suas belas colmeias de vampiros e Alcateias de Lobisomens, a cidade esta sempre em ordem... ou quase sempre. O DAS tem muito trabalho para manter tudo no seu lugar e a Srta. Tarabotti sempre aparece no meio de alguma confusão, mesmo sendo uma preternatural, e muitas vezes só estar procurando uma boa xícara de chá.

Alexia é uma preternatural, como se chama popularmente, uma sem alma. Não é uma criatura sobrenatural como os fantasmas, na verdade ela poderia nem chegar a se tornar um fantasma, já que mortos que quem morre se tornam espectros porque tem alma em demasia. Ela tem um poder estranho e temido: o de anular os poderes de qualquer sobrenatural assim que o toca. Por isso ela possui um certo prestígio na sociedade de seres, ao mesmo tempo que gera incômodo por onde passa.

As coisas não melhoram quando a mesma mata um vampiro por acidente e precisa dar explicações ao chefe do DAS, o lobisomem Lord Maccon. Mal sabe ela que acabou se envolvendo em algo muito maior. E agora não só sua vida corre perigo, mas toda a sociedade sobrenatural pode estar com os dias contados.

Alma? é o primeiro volume da série fantástica Steampunk "O Protetorado da Sombrinha" escrita pela autora Gail Carriger. Este livro te leva a Londres Iluminista rodeada por descobertas, cientistas e vários outros seres que compõe o cenário perfeito para uma aventura incrível. A cada virar de página, uma nova emoção envolvendo tudo que um livro fantástico precisa, ação, aventura, seres sobrenaturais e romance.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com/2020/02/resenha-113-alma.html

Fabiana 08/03/2020

Alma?
Romance, comédia, aventura, drama e nas entrelinhas critica ao preconceito, distinção de classe e submissão feminina.

Alexia Tarabotti, é uma preternatural. Um ser que suga os poderes de vampiros e lobisomens.

Tudo começa quando a heroína mata, acidentalmente, o vampiro que tentou morde-la e o caso passa a ser investigado pelo lobisomem Lorde Maccon (não sem as diversas intervenções da heroína).

Leitura rápida e divertida.

odiava_ler 24/02/2020

Perfeito
O que dizer sobre um livro que mistura romance de época e fantasia ? Simplesmente perfeito e muito bem escrito. Gosto de ressaltar que ele é completo, mesmo tendo continuação tem um início, meio e fim muito bem construídos. Nota 5, merecidamente!

nat_andrade 23/02/2020

Excêntrico
"Alma?" é um livro tão exótico em suas diversas premissas que acaba se tornando, de forma refrescante, um livro muito bom e divertido. Ao misturar a sociedade vitoriana da Inglaterra do século XIX, seres sobrenaturais (como lobisomens, vampiros e fantasmas) e uma dose boa de steam punk, a autora cria uma obra completamente diferente de outras coisas que já li, e faz isso muito bem.