Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas

Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Maravilhosas Descobertas 28/08/2016

Supernova - Site Maravilhosas Descobertas
Estamos em Acigam, uma cidade reprimida por um governo totalitário que morou a cidade e baniu a 15 anos a magia dentro dela. Porém, o isolamento foi tarde demais, pois um grupo de comerciantes que antes viajavam para outas cidades, aprenderam a manipular tais elementos e hoje vivem escondidos do governo por isso. Esses controladores são chamados de Magos.

Por conta desse governo cruel, os magos da cidade resolver formar uma organização para combater e libertar a cidade das garrar desse governo opressor.

É em meio a uma guera civil que conhecemos Leran, nosso protagonista. O garoto de 17 anos esta prestes a completar os ensinos, é um arqueio de primeira e pensa muito em como seu futuro irá ser daqui para frente. Apesar de aprender com seu avô a manipular os elementos, Leran nada sabe sobre os acontecimentos e nem que, muito antes dessa guerra começar, ele já estava metido nela a muitos anos.

>> Continue lendo no site

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/03/supernova-1-o-encantador-de-flechas-por.html

Ana Paula 26/08/2016

A história se passa na cidade de Acigam, um lugar em que a população é oprimida pelo governo de uma forma bem sutil. Parte da população vive em pobreza absoluta, outra parcela vive razoavelmente bem por fazer parte da ala de comerciantes do local e a terceira parte vive com muito luxo por ser parte do governo.

É nesse cenário que eu conheci Leran Yandel, um menino que está fazendo as últimas provas do último ano escolar. Ele vem de uma família de comerciantes, mora com a mãe e Luana, sua irmã mais nova. Eles perderam o pai cedo devido a um acidente e justamente por saber a força da ausência do pai, ele visita a loja do avô nas horas vagas. Le, como todos o chamam, é um exímio arqueiro, mas por ser muito observador é taxado como alguém que vive no mundo da lua. Graças as aulas que recebe de seu avô, passa a ter uma percepção diferente do governo e do fechamento das fronteiras da cidade anos antes. Leran percebe que o conteúdo ensinado na escola distorce a realidade conhecida pelo mundo fora dos muros da cidade.

O governo proíbe o uso de magia na cidade, mas seu avô o ensina a fazer encantamentos escondido. Para Le, isso é uma coisa muito normal, mas na noite em que se atrasa para voltar para casa, ele percebe que coisas estranhas acontecem na cidade longe dos olhos da população. Quando ele puxa esse fio percebe que manter o povo ignorante é parte do plano do governo para ocultar algo muito maior. Quando descobre parte dos motivos da luta entre o governo e a Guilda, ele se vê obrigado a entrar de cabeça no mundo da magia para proteger sua família. No meio do caminho ele conhece Judra, uma garota enigmática que conquista seu coração.

A história tem momentos eletrizantes e de muita tensão que contribuem para deixar o enredo bem interessante. Confesso que gostei muito da construção dos personagens. Ele dá muitos elementos para que você entenda quem é o Le e que fatos o levaram a ser como é e isso acontece também com Judra, ele faz questão de explicar sua origem e que caminhos a levaram a ser quem ela é. Ele deixa Luana com um papel secundário, mas através dos olhos do irmão conseguimos entender um pouco dela também.

Para mim, quanto mais eu conheço os personagens melhor eu me engajo na história. E Renan conseguiu trabalhar isso muito bem no decorrer da história. Ele deu complexidade aos personagens e ao ambiente que os envolve. Confesso que pelo título do livro esperava mais momentos do Encantador de Flechas, mas acho que consegui entender porque isso não aconteceu.

O final foi para um rumo completamente diferente do que eu esperava, eu desenhei uma coisa na minha cabeça na metade do livro mais ou menos, mas ele seguiu por outro caminho no quarto final e deu indícios do rumo que seguiria durante o texto. Eu gostei bastante de Supernova, a história é muito boa e vale a pena entrar na lista de leitura. Já estou ansiosa para ler o segundo, A Estrela dos Mortos, que saiu esse mês também pela Novo Conceito, e chateada em pensar que o terceiro livro só sai em 2017. De dois em dois anos não dá! Meu coração palpita só de pensar na demora, assim eu não aguento! #liberaRenan

site: http://www.leitorasempre.com/2015/09/resenha-nacional-supernova-o-encantador.html#more

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

O livro é divido em três partes. A primeira, narrada por Leran, serve como introdução para o mundo em que a o livro é centrado e também como uma forma de introduzir um pouco da história da cidade de Acigam. Leran é um narrador interessante, que oferece muitos detalhes sobre o mundo e a história a sua volta, por mais que as vezes, eu tenha achado a narrativa um pouco dispersa.

Eu não posso falar muito sobre a segunda e a terceira partes do livro, porque não quero dar spoiler pra ninguém. Mas basta falar que a narrativa melhora muito ao longo do livro. A segunda parte, que é narrada por outro personagem, foi a minha favorita.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-o-encantador-de-flechas

GG 14/03/2016

Resenha Original no blog DNA Literário
Está se tornando rotina eu gostar de personagem principal! Quem sou eu? O que fizeram comigo? Haha
Sim, pela terceira vez no mês, eu gostei do protagonista... E olha que li quatro livros! Se bem que, acho que gostei de todos os protagonistas das leituras de janeiro, mas enfim, vamos falar de Supernova!
Conheço o livro há um bom tempo, mas só na Bienal de 2015 pude comprar. E eu me arrependo muito... DE NÃO TER COMPRADO ANTES!
Supernova – O encantador de flechas se passa numa cidade chamada Acigam, onde a magia – nome dado ao uso das energias – é proibida e magos são caçados pelo governo tirano. Magos, magia... Parece tudo meio sobrenatural, mas nada mais é que Ciência! A energia dos elementos, como o fogo ou a água, pode ser controlada, encantada, manipulada, modelada ou orientada por pessoas que tenham afinidade com tal elemento. Pelo conflito de interesses e pelo perigo que os magos oferecem ao governo, as autoridades da cidade possuem soldados especialistas em aniquilá-los, são chamados de Silenciadores.

Em meio a tudo isso está Leran, um jovem garoto que aprende a encantar objetos com seu avô, às escondidas, é claro. De repente, com o agravamento da situação entre o governo e a Guilda, o grupo que sabe utilizar-se da Ciência das Energias, e uma guerra civil iminente, Leran se vê arrastado para dentro dessa batalha, descobrindo muitas coisas de seu passado e entendendo muito mais as suas habilidades com os encantamentos.
O livro é cheio de reviravoltas e revelações surpreendentes. Cada capítulo, uma nova emoção! E é bom do início ao fim, não tem parte chata, não tem parte parada. Começa bom e termina melhor. O ritmo da narrativa flui perfeitamente e o leitor entra completamente na história. O enredo super original, pois nenhuma das revelações são esperadas, uma ou outra você acaba desconfiando pouco antes dela ser confirmada, mas você sempre se surpreende, e é diferente de tudo que já li. Uma criação que excede expectativas! Nada melhor que um livro que te deixa com um sorriso no rosto e sedenta por mais.
Eu me surpreendi por gostar do protagonista, que é um garoto inteligente, corajoso e toma as atitudes certas, sem aquela de “vou bancar o herói”, típico dos personagens principais. Mas me surpreendi também por gostar da narrativa que é em primeira pessoa. Eu não curto muito livro narrado em primeira pessoa, pois influencia muito em como você pensa sobre cada personagem e ás vezes o personagem devaneia demais, fazendo a história ficar um pouco cansativa. Porém, entretanto, contudo, todavia, Renan Carvalho escreveu magistralmente nos pontos de vista de dois personagens, cativando o leitor, transportando-nos para dentro de Acigam, acompanhando Leran ou Judra (que narra num certo momento do livro), sem ser muito influenciado pelo pensamento deles, nem sofrer com pensamentos excessivos, vulgo dúvidas, dos personagens.

Todos os personagens muito bem trabalhados e introduzidos na história. Eu realmente não encontrei defeitos na obra, até a capa, a diagramação e todas as artes foram bem feitas. Tem até um apêndice bonitinho no final, detalhando conceitos citados durante o livro, e um capítulo extra que me deixou MUITO curiosa. Talvez, a única coisa que eu possa considerar como defeito, foram duas mortes que eu achei um pouco desnecessárias, mas faz parte né? Se o autor não mata seus personagens queridos, qual a graça? Mentira, não tem graça nenhuma em matar personagens, meu coração ainda está dolorido. Muito cruel da sua parte, Renan! Mas posso te perdoar porque o livro é maravilhoso!
Bom, como boa pessoa aleatória que eu sou, tenho que falar de um dos personagens que mais gostei, acho que meu preferido. Claro que gostei de Leran, Judra, Luana (a irmã de Leran) e vários outros magos e até de um silenciador... Mas Mael foi quem conquistou meu coração. Aí você me pergunta o porquê... Eu não faço ideia! Talvez porque gostei do controle da energia que ele faz, usando a luz para criar ilusões, talvez pelo jeito dele. Sério, não faço ideia, mas eu o amei demais! Só queria dizer isso.
Supernova – O encantador de flechas é uma boa, não, uma ótima opção para os fãs de fantasia (o livro tem um toque de distopia, suspense e aventura também). Para os que querem iniciar no mundo fantástico também é uma boa escolha, irá começar bem. Para quem não gosta, é sempre bom experimentar coisas novas, hein? E para quem realmente não gosta do gênero... Cara, eu lamento muito por você, meus sinceros pêsames, porque você não sabe o que está perdendo!

site: http://dna-literario.blogspot.com.br/2016/02/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Olá Galerinha, tudo bem?
Vamos de resenha? o/

Supernova: O Encantador de Flechas é o primeiro livro de uma série de fantasia, nele acompanhamos a jornada cheia de muitas descobertas de Leran, um garoto que está terminando o ensino médio, muito habilidoso com fechas.
A cidade de Acigam padece diante da ignorância de seu povo e da opressão de seus governantes, nessa cidade é "proibido" praticar magia, e é uma parte isolada do resto do mundo. Suas fronteiras foram fechadas há 15 anos e, desde então, o que se ensina dentro de seus muros são coisas diferentes das que são ensinadas fora deles. Leran tem consciência disso graças a seu avô, Bretor, que lhe mostra uma ciência bem diferente da que está nos livros. Fora de Acigam, é normal lidar com energias, as pessoas aprendem desde criança a usá-las. A magia é permitida, e ensinada livremente.
O governo mantêm a população sob ameaças silenciosas, pois todos sabem o destino terrível se alguém tentar usar magia, silenciadores serão mandados atrás de você. E não queira saber sobre eles, não são criaturas nada legais.
Após arrancar a adaga do cadáver, ele se levanta e fica de costas para mim. Tomba cabeça para o lado, como se tivesse percebido algo, e se vira por completo na minha direção, encarando o beco. Tomo um susto com seu movimento e me encolho tentando evitar que ele me note. Em seu rosto vejo dois pontos amarelados, acesos na escuridão dentro do capuz; são os olhos da criatura. Ele continua ali por alguns segundos até ser distraído por mais silenciadores que chegam e recolhem os corpos.
Pois bem, a vida de Leran começa a mudar a partir do momento em que ele descobre alguns detalhes sobre fatos desconhecidos, coisas envolvendo uma organização rebelde secreta formada por aqueles que desejam acabar com a opressão à magia; uma guerra civil está prestes a estourar e, devido a alguns acontecimentos bastante surpreendentes, Leran se verá envolvido com ela.
Há também como ingrediente nessa trama, o romance e paixão de Leran pela misteriosa Judra, no começo dá uma certa revolta, mais depois entendemos Judra.
Sendo dividido em 4 partes, as duas primeiras são narradas por Leran, a terceira acontece uma alteração na narração, nos mostrando de maneira surpreendente o outro lado da moeda. Essa terceira parte é o ponto chave da história, é ai que Renan Carvalho me ganhou e eu não consegui largar o livro sem acabá-lo, o que ocorreu algumas horinhas depois.O livro é cheio de ação e de reviravoltas do tipo MEU DEUS, O QUE?! EU NÃO IMAGINAVA QUE ISSO FOSSE ACONTECER! Momentos em que, por exemplo, o título da obra passa a ser explicado te deixam caído, e coisas envolvendo traições te matam.
Com descrições na medida certa, consegui visualizar tudo, de uma forma extraordinária, parecia que estava assistindo a um filme. Os personagens, todos eles são importantes e tem motivos para estarem ali, nenhum é menos importante que o outro, mesmo que ele não fique muito tempo, o autor deu passado e uma vida à todos.
E o final? QUE FINAL FOI ESSE MEU DEUS?! O final é simplesmente inesperado. Ainda estou digerindo tudo o que li. Não era o que eu esperava, mas foi MUITO BOM, cheio de revelações e reviravoltas.

Sobre a diagramação? Digna dos padrões da Novo Conceito. Fonte confortável, páginas amareladas, detalhes lindos, e ilustrações. Amei. No fim do livro, tem um apêndice sobre personagens, sobre assuntos locais e pontos de interesse e sobre a ciência das energias, achei o MÁXIMO.

Leia se você gosta de fantasia, ação, suspense ou romance. E se você por acaso gostar de tudo isso misturado, leia já!!
(..) como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier..."

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Horroshow 13/02/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Admito que quando o livro chegou, não esperava gostar tanto dele. Não que a capa fosse feia (é linda, por sinal) ou que a sinopse fosse ruim. Na verdade, tudo parecia bem interessante. O problema é que não sou muito acostumada e geralmente não gosto muito de livros de fantasia – simplesmente não é meu gênero favorito. Também confesso que demorei muito para terminar esse livro, cerca de quatro meses, porque sempre passava outros na frente.

Posso explicar: o começo simplesmente não é muito interessante. O livro começa bem lento e foi difícil me manter interessada por mais de 30 páginas por vez, mesmo tentando. O resultado é que o livro passeou bastante pela cidade inteira, sempre comigo. A primeira parte é bem descritiva e dá até um pouco de sono, mesmo sendo tecnicamente muito bem escrita. Apesar disso, há salvação.

(... Continue lendo no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/11/supernova-o-encantador-de-flechas-renan.html

Aninha (@paraisoliterario) 30/01/2016

Supernova #1: O Encantador de Flechas
Acigam é uma cidade isolada que vive sob um regime ditatorial implacável que vive com a ameaça de uma guerra civil. De um lado temos a Guilda, composta por Magos que utilizam e praticam conhecimentos a respeito das Ciências das Energias para conseguir direitos para a população, do outro lado um Governo tirano cercado por soldados e assassinos treinados para matar Magos.

É neste contexto que conhecemos o jovem Leran, um garoto que vive a vida como se não soubesse dos mistérios que os muros da cidade ocultam, é quando descobrimos que embora ele não saiba da guerra iminente, ele sabe sobre os Magos e descobre em si habilidades muito especiais.

Quando a guerra que antes era abafada pelo Governo vem à tona, Leran se vê inserido na guerra e tendo de proteger sua mãe e irmã. Mas como proteger alguém que aparentemente é mais forte do que você? E como lidar com os conflitos de paixão adolescente podem atrapalhar seu desempenho na guerra? E como treinar e ainda amadurecer com as dificuldades que a vida adulta pode trazer?

Continue a Ler em: http://www.paraisoliterario.com/2015/11/resenha-supernova-1-o-encantador-de.html

site: http://www.paraisoliterario.com/

Ivan 27/01/2016

simplesmente perfeito
uma trama muito bem criado, é original, aguardo ansioso pelo terceiro

Acad. Literária 26/01/2016

Ele é só mais um nessa guerra...
Acigam.
Imersa em uma ditadura implacável, isolada do resto do mundo, a cidade sofre com a ameaça de uma guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos – nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. Alheio a isso, Leran vive uma vida comum ao lado de sua mãe Laura, sua irmã Luana e seu Avô Bretor, sem ter qualquer noção do que rolava nos bastidores da cidade. Até o dia em que ele encontra os temidos silenciadores e sua vida muda completamente.
Supernova – O Encantador de Flechas conta a história do jovem Leran, um garoto de 17 anos que vive na cidade de Acigam com sua mãe e sua irmã. Seu pai morreu devido a um acidente pouco explicado pelos mais velhos. "Le" como é conhecido por seus familiares e amigos, está prestes a se formar no colégio e ainda não sabe bem o que fazer da vida. Seu avô, Bretor, tem uma loja de móveis e objetos decorativos no centro da cidade e de vez em quando o jovem vai até lá ter aulas secretas com ele sobre ciência e controle. Magia (termo usado erroneamente pelos não entendidos no assunto) é proibida em Acigam, sob pena de morte. Por conta dessas aulas secretas e pelas suas próprias percepções de mundo, ele passa a ter uma visão bem diferente do que sua escola e o governo contam sobre o que acontece fora da cidade (nenhum cidadão pode sair) e sobre os motivos do fechamento das fronteiras, evento ocorrido há mais de 15 anos.
Certa noite, ao sair da loja, ambos presenciam uma perseguição precedida de assassinato e por pouco não são pegos pelos implacáveis silenciadores. A partir daí o garoto se envolve cada vez mais na guerra entre os rebeldes e o governo, onde bem e mal se misturam e o certo e o errado é uma questão de pontos de vista.
Esse livro foi uma grata surpresa. Já tinha ouvido muito falar do livro e do quanto o autor se inspirou em jogos de RPG para criar sua obra, mas não estava totalmente preparado para o que ele tinha a oferecer. Estou absolutamente entusiasmado com a escrita de Renan e como seus personagens tão cativantes e carismáticos.
A narrativa do livro lembra muito um jogo de RPG. Pense no jogo "Final Fantasy". Você é o personagem controlável e tem de caminhar pelo cenário montado com o intuito de conversar com outros personagens e explorar todas as partes "fechadas" do mapa. É mais ou menos assim que me sentia lendo, com Leran explorando e descrevendo tudo.
E por falar nele, gostei muito de como o autor criou seu personagem principal dentro da trama. Normalmente, em livros distópicos temos o "escolhido", "aquele que irá derrotar o governo", ou coisas do gênero, tornando o protagonista o único realmente capaz de acabar com o mal. Na obra de Renan não é bem assim que a coisa anda. Leran não é o escolhido, não é o mais poderoso, não é um líder, não é uma peça chave, nem nada disso. E isso tirou a obra da mesmice. Claro, ele ainda é o protagonista e ainda faz coisas que só os protagonistas fazem (afinal a história tem de continuar), mas ninguém o idolatra, nem o segue por conta disso. E esse para mim foi um dos grandes acertos do autor dentro da obra. Para (quase) todos os efeitos Leran é apenas mais um dentro da guerra entre rebeldes e governo.
A obra, como esperado, tem uma forte base na magia. E o autor detalha isso com muita habilidade. Quase como criando um "manual de magia", Renan tece toda uma mitologia para o uso da Ciência das Energias, que é fonte dos controladores. Os controladores são o que podemos chamar de magos. Eles, através da Ciência, que é o estudo das energias e controle, podem executar golpes de energia que vão de acordo com sua "afinidade", termo pelo qual se define qual o tipo de controle que uma pessoa pode exercer. E são vários, delineados pelos elementos primários: fogo, terra, água, ar, luz e trevas e os secundários, que são as junções dos elementos secundários. Fica a dica para o autor criar um RPG próprio. Jogadores não vão faltar.
Conflitos são o alicerce da narrativa. De um lado, temos a Guilda dos Mercadores, que exige seus direitos perante a ditadura que se instaurou em Acigam; do outro, temos o governo que quer a todo custo eliminar os focos de resistência para que sejam soberanos. E há também os conflitos internos, de pessoas que por algum motivo ou circunstâncias, acabam por duvidar de sua própria gente, tramar contra seus próprios aliados, tornando a obra um grande emaranhado de lutas de interesse. Eu confesso que fiquei um tanto surpreso com o tanto de mortes de personagens na obra. Ok, é um livro onde está acontecendo uma guerra e naturalmente pessoas morrem. Mas, caramba! Morre muita gente. E alguns são um pouco inesperados. Será que o autor andou lendo "Game of Thrones" enquanto escrevia sua obra?
Supernova - O Encantador de Flechas não é apenas um livro de magia e batalhas. É um livro de intrigas e maquinações que surpreendem o leitor a cada novo capítulo. É uma obra instigante que vai te prender até o fim e com um final nada previsível que vai deixar no ar a pergunta: "E agora?". Estou muito animado e pretendo ler o segundo volume da série o quanto antes.
A obra é escrita em primeira pessoa. A narrativa é truncada e se alterna em duas fases: o ponto de vista do personagem Leran e o ponto de vista de outro personagem importante para a história (vocês vão ter de ler para descobrir). A obra gira em torno da ótica desses dois personagens. O livro é dividido em 4 partes: Segredos, A Guilda, Silêncio e Tomando o Poder. A fluidez da narrativa é tranquila. O autor trabalhou bem a trama, envolvendo o leitor com descrições bem detalhadas de personagens, cenários e batalhas. Às vezes quase não notava o quanto avançava na leitura. Os personagens são bem construídos e vamos conhecendo-os à medida que Leran e o outro personagem narram a história. A revisão está quase impecável, um erro ou outro na formatação do texto. A diagramação está excelente. Eu não cheguei a pôr as mãos na primeira edição e como diz na contracapa do livro, há ilustrações totalmente inéditas e bem desenhadas, retratando passagens da obra, e um capítulo extra. Além desses, há apêndices que são guias dos personagens da trama, locais de Acigam e a Ciência das Energias. Quem se perdeu com as explicações ao longo da narrativa, pode se achar nesse guia complementar. Por fim, as folhas são amareladas, ótimas para a leitura.
Renan Carvalho cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de desenhos, HQs, filmes, games e livros, aprendeu desde cedo a criar seu próprio mundo. Era aquele que na escola escrevia mais de vinte páginas nas redações e tirava zero por ter fugido do tema proposto. Com o passar dos anos, Renan deixou a fantasia de lado e voltou para o mundo real. Graduou-se em Marketing e passou a trabalhar em sua área de formação. Aos 25 anos, decidiu reler os cadernos empoeirados dos tempos de criança e redescobriu sua paixão.
Recomendo o livro primeiramente aos fãs de fantasia. Os amantes de magia vão se sentir em casa lendo esse livro. A base de criação para os elementos que a compõem é surpreendente e lembra muito um jogo de RPG. Por falar nisso, jogadores, leiam essa obra. Muitas aventuras podem ser extraídas do universo criado pelo autor. Aos que curtem distopias, o regime ditatorial criado pelo autor dá um fôlego a mais para a história e tira aquela mesmice de bem contra o mal. Em Acigam, as coisas não são tão simples assim. E claro, aos que acreditam na literatura nacional. Renan Carvalho consegue prender o leitor em uma obra repleta de reviravoltas, muita ação e personagens cativantes. Espero ansioso para desfrutar da leitura do volume dois dessa incrível obra nacional.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2016/01/resenha-supernova-o-encantador-de.html

GeL 12/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
"Vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

WOW! Se você é fã de fantasia, curte histórias recheadas de magia e ação, então este é o livro para você. Esta foi uma releitura mais do que prazerosa. Após alguns anos depois de ter lido esta história, pude ser conquistada novamente pelos personagens, querer lutar por sua causa e me revoltar mais ainda em certas partes do livro. Assim como na primeira leitura, continuo sendo da opinião de que Renan é um dos melhores escritores brasileiros da atualidade, e que Supernova é um dos melhores livros que já li em minha vida, tornando autor e sua obra parte de meus favoritos.

O Encantador de Flechas conta a história de Leran, um jovem que está prestes a fazer 18 anos, se formando no colégio, e se preparando para começar sua vida como adulto, e tomar seu lugar na sociedade. Mas que lugar seria esse? Que futuro Acigam reserva para ele? A questão é que a cidade é cercada por muros, sendo isolada completamente de qualquer vínculo com o mundo à sua volta.

Além disso, Acigam vive em uma ditadura que proíbe qualquer contato com o controle de energias que ocorre normalmente fora dos muros. Esse controle é considerado pelo governo como magia, e não é exercido por todos, apenas com os que nascem com ele. E para aniquilar esse controle, o governo criou uma equipe de soldados especializados para cuidar dos "magos".

E em como toda ditadura, existe a questão das injustiças. Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres. O povo sofrendo e o governo pouco se importando com isso, fazendo com que muitas pessoas não tenham mais esperança de mudanças.

"O fato de vivermos isolados do mundo, presos dentro dos muros, não os incomoda. Afinal, nenhum deles teve a oportunidade de conhecer algo lá fora. Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim."

Leran, cresceu sem se envolver em quaisquer conflitos, mas um dia eles batem à sua porta, quando o rapaz presencia um ataque de silenciadores contra rebeldes, que resultam na morte de alguns rebeldes, e faz com que Leran fique sabendo que os boatos da rebelião eram verdadeiros. Conforme os rebeldes se tornam mais ousados, o governo começa a usar o terror psicológico, para que o povo se volte contra os magos.

"Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está
estimulando uma guerra civil."

É então que Leran descobre coisas sobre o passado de sua família e passa a ser parte da rebelião. É claro que as coisas não serão tão simples como o governo imagina. Em sua jornada, Leran conhecerá o gosto da traição, vindo de onde ele menos espera. O que, com certeza, fará com que você, querido leitor, tenha alguns #dexterfeelings direcionados a certo personagem que eu não citarei aqui. Renan sabe exatamente como te dar uma rasteira.

Conforme Leran vai se aprimorando na arte do controle, se tornando um adversário forte para o governo, várias coisas vão se desenrolando na história. Coisas que só podem ser descobertas através da leitura, por isso: CUIDADO COM SPOILERS!!!!

A narrativa do livro é envolvente demais e fará com que você vire as páginas alucinadamente. O ponto de vista é alternado entre personagens, o que você precisará ler para entender. Mas isso torna o ritmo da narrativa muito mais interessante, dá um tchan na história.

O livro conta com elementos de distopia, muita fantasia, magia, o que fará com que esta história entre para a listinha de seus livros favoritos em todo o mundo. É mais uma obra nacional que não perde em nada para as de fora; aliás, é muito melhor do que muito livro estrangeiro, na verdade.

E não posso deixar de parabenizar a Novo Conceito por essa nova edição maravilhosa. A capa está linda, a diagramação, os detalhes... tudo ficou muito lindo! As ilustrações dão um toque de mestre à história, fazem com que tudo seja muito mais real. Sem contar o capítulo extra que vem com esta edição.

Enfim, o que você ainda está esperando? Garanta já o seu exemplar e mergulhe no mundo de Supernova, junto com milhares de fãs. Você não irá se arrepender! Lembrando que o segundo livro está chegando... mal posso esperar!

"Eu poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. Virá na mesma velocidade com que este trem corre, e quando eu menos esperar estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isto é só o começo". Do quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."

Bom, no grupo do facebook do livro, o autor disse que Radioctive, do Imagine Dragons o fazia lembrar de Supernova, então aí está, pra você entrar no clima e correr para ler esse livro.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/03/resenha-87-superonova-o-encantador-de.html

Pri 10/01/2016

A ciência da magia
Leran Yandel tem 17 anos e é um rapaz muito distraído, mas também corajoso e ótimo arqueiro. Está próximo de concluir seus estudos, portanto precisa decidir o que quer fazer depois que se formar. Infelizmente, em Acigam, cidade em que vive, as opções são bem limitadas: ou ele entra para o exército, ou continua com o negócio da família, ajudando seu avô na loja de móveis. Na verdade, ele não gostaria de ter nenhum dos dois destinos e sonha com mais liberdade.

"Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto. Ela nos faz parecer pequenos perante o destino."

O problema é que Acigam é comandada por um rei ditador, que utiliza o exército para manter o controle sobre a população. A cidade é isolada do resto do mundo por muros muito altos construídos há aproximadamente 15 anos e todas as pessoas são proibidas de sair e entrar. Todo esse cuidado do governo é para evitar que as pessoas aprendam a verdadeira ciência, a Ciência das Energias, que é ensinada e vivenciada em todo o mundo.

"Sem dúvida a briga é muito desequilibrada. Eles podem matar sem ser punidos. Eles ditam as regras. Quantos o governo já assassinou sem ninguém saber? Dezenas? Centenas?"

Essa Ciência é considerada magia em Acigam e consiste em entender como as Energias funcionam, como os elementos assumem diferentes formas ao nosso redor e como podem se combinar para criar tudo que existe. Os seres humanos aprenderam a controlá-las de diversas maneiras, sendo capazes de manipulá-las, acumulá-las, modificá-las e deslocá-las de acordo com a afinidade que possuem com o tipo de controle ou elemento. A prática de magia é proibida, e Leran apenas sabe de sua existência por causa de seu avô, um homem que já viajou muito e é um encantador, e está passando seus conhecimentos, em segredo, ao neto.

"Se eu vivesse assim, teria muito mais motivos para me rebelar contra o governo, mais até do que os magos. Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas. E isso está longe de acontecer aqui."

Mas Acigam está prestes a entrar em uma guerra civil. O exército está atraindo cada vez mais jovens para combaterem os magos, que estão reunidos na Guilda, um grupo que apenas deseja que a população tenha mais direitos e liberdade. O governo tem ainda uma carta na manga, os silenciadores, que são treinados especificamente para eliminar os magos e que possuem diversos equipamentos capazes de anular o controle, deixando-os indefesos.
Sem escolha, Leran acaba se envolvendo com a rebelião, na tentativa de proteger sua mãe e sua irmã mais nova, Luana. No meio dessa confusão conhece muitas pessoas interessantes e poderosas, e também conhece Judra, uma garota com muitos segredos, que conquista seu coração. Aprendendo mais sobre suas capacidades, torna-se cada vez mais forte para lutar.

"Além de proteger Luana, vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

Gostei bastante do mundo mágico criado pelo Renan. É um daqueles que te fazem imaginar como seria muito legal se fosse de verdade. E ele nos insere devagar na história, explicando como funciona o controle das Energias, sem nos deixar perdidos nesse mundo.
A leitura flui rápido e a narrativa é simples. Achei legal porque ficamos o tempo inteiro por dentro dos pensamentos do personagem que está narrando, temos acesso à suas dúvidas, suas conclusões, como se estivesse conversando o tempo inteiro com o leitor.
Uma coisa que achei ruim e ao mesmo tempo boa é que os mistérios são revelados em pouco tempo. Isso é bom porque não ficamos naquela angústia querendo saber, mas é ruim porque não dá tempo de fazermos suposições para tentar chegar em nossas próprias conclusões antes que a história nos revele. Mas, apesar disso, em alguns momentos o livro conseguiu me surpreender. Em outros, também me deixou indignada com o que estava acontecendo! rs Vou dizer uma coisa: o Renan não tem pena dos seus personagens não... (entenda isso como você quiser...)
Essa edição ainda possui algumas poucas ilustrações, o que achei legal, pois ajuda a minha imaginação, principalmente em relação aos personagens. Também tem um capítulo extra no final, mas particularmente não achei nada de mais.
A história tem de tudo um pouco para conquistar vários tipos de leitores: romance, drama, aventura, ação e magia. É muito boa e recomendo para os amantes de fantasia como eu.

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/01/cheiro-de-livro-novo-o-encantador-de.html

Priscila 06/01/2016

Aventura!!
Esse livro traz a história de Leran. Um adolescente comum que estuda na escola de Acigam e que está em seu último ano. Acigam é governada por Cadócia de forma rígida e onde a magia é proibida. Leran mora em uma cidade um pouco distante, mas dentro dos limites de Acigam, com sua mãe e sua irmã Luana e ambos não se dão muito bem, como todos os irmãos. Seu pai morrera misteriosamente e sua mãe não toca no assunto.

Leran tem o costume visitar o seu avô no mercado da cidade de Acigam, onde o mesmo tem uma loja de móveis (pelo o que eu me lembro..hahahaha). E o avô dele o ensina um pouco de controle de energias. Leran sabe que seu avô é um controlador de energias e pretende aprender mais e mais. Mas ele tem que fazer isso escondido do governo e de sua mãe, por que ela não o quer perto de seu avô e Leran não sabe o por que.

Mas durante uma de suas visitas ao seu avô, Leran aprende a congelar objetos e também a passar toda a energia para um objeto. E isso é díficil para ele. E com tantas tentativas e ensinamentos, eles acabam perdendo a hora de Leran voltar para casa. Então seu avô fecha a loja e leva Leran para casa. Mas durante o percurso até o trem, eles presenciam um ataque entre os magos e os silenciadores.

“[…] Continuamos andando até chegarmos á praça principal. Esta, por sua véz, está deserta. Para alguns instantes para amarrar os cadarços que se soltaram, e meu avô fica em pé ao meu lado, me esperando. Enquanto estou agachado, ouço um barulho vir da esquerda; parece uma explosão. Com o susto, levanto-me, viro o rosto em direção ao estrondo e tento ver o que aconteceu. Noto um pouco de fumaça ao longe e, em seguida, soa uma sirene. O que será isso?? […]”

Leran não entende o que está acontecendo, mas seu avô sabe e tenta se esconder e proteger o seu neto. E durante essa fuga eles entram em um beco escuro e se escondam. Mas Leran consegue ver todo o ataque acontecendo e também as mortes acontecendo. Mas uma cena o chama bastante atenção: a captura e morte de um mago. A forma como o silenciador o capturou, com um corda e o matou foi, de fato, muito cruel.

Depois de toda esse ataque, eles conseguem fugir e pegar o trem para a sua cidade. Ao chegarem, sua mãe está na sala extremamente nervosa e preocupada, e quando avista Leran, lhe passa um sermão. Mas a coisa fica feia mesmo quando ela vê o avô de Leran. Ela começa a brigar com ele de forma bem agressiva e Leran percebe que muitas coisas são ditas, principalmente sobre a morte de seu pai e ele fica com aquelas palavras na cabeça.

Luana também está na sala e percebe que os ouvidos de Leran estão sangrando e o avisa. Sua mãe ouve e fica desesperada e expulsa o avô deles de sua casa. Leran tenta um conversa com sua mãe, enquanto ela cuida de seus ouvidos, mas ela não quer falar nada e o manda para o quarto. E em seu quarto ele fica pensando em tudo que aconteceu naquele dia e acaba caindo no sono. E ele acaba sonhando com os silenciadores. O sonho é todo conturbado, fazendo o acordar de repente.

E após esse sonho ele decide procurar o avô para saber o que realmente está acontecendo. E é a partir dessa procura que vamos descobrir muitos fatos importantes.

Bom esse livro foi um pouco difícil para mim, por que já tinha começado a ler, em outro momento e não tinha gostado e acabei largando. Mas em um determinado mês, o segundo livro era o lançamento e gostei bastante do que li sobre e resolvi solicitar o segundo. E com isso, resolvi dar uma chance para esse livro.

Bom tenho que dizer que gostei da história e de todo o desenvolvimento do mesmo. A história é bem detalhista, mas sem ser muitooo chato. Foi o suficiente para que pudéssemos entender o que estava acontecendo. Achei também a história bem intensa e uma aventura bem envolvente.

Gostei de várias cenas que acontecem durante a história, principalmente a cena em que Leran conhece Judra. Achei bem amorzinho. Mas achei que os acontecimentos finais, com a Judra, foram um pouco decepcionante, já que eu tinha imaginado outro “final” para ela. Mas acredito que no segundo volume as coisas vão se explicando. Mas o foco principal e bem direcionado do livro é a batalha contra o governo e sobrevivência dos magos. Mas em um determinado momento a história dá uma surpreendida e passa a ficar bem emocionante e com isso faz com que leia mais e mais.

No geral: a história é bem boa (hahahahaha), o desenvolvimento é muito bom e super envolvente. Todas as cenas de batalhas são incríveis, e as ilustrações que contem no livro ajudam a montar os cenários das mesmas. Os personagens são bem desenvolvidos e o crescimento deles durante a história é bem perceptivo. Gostei de tudo na história e já estou curiosa para saber o que acontecerá com o Leran e Luana.

Recomendo, com certeza essa leitura.

site: http://resenhandobma.blogspot.com.br

Minha Velha Estante 31/12/2015

Gente, como é difícil falar sobre os livros que amo!!! Tenho me amarrado para fazer a resenha de O Encantador de Flechas porque acredito que essa seja o melhor livro que vou ler nesse ano!!! Adorei esse presente que a Novo Conceito me deu e adorei conhecer o Renan Carvalho, que é tão fantástico e legal quanto o seu livro.

Mas vamos falar sobre Leran Yandel, um adolescente comum, um expert no arco e flecha, está se formando na escola e não tem muitas perspectivas porque a cidade não oferece muitas opções. Ele mora com a mãe e a irmã em Acigam (entenderam o nome?!?!), local atrasado por imposição dos seus governantes que a fecharam a 15 anos para evitar o contato com outras cidades que usam magia livremente. A magia é proibida em Acigam e, para garantir isso, o governo tem um verdadeiro exército de soldados e os Silenciadores que fazem qualquer coisa para manter a magia fora da cidade.

Mas o avô de Leran não leva muito à sério essa proibição, e lhe ensina alguns encantos quando estão escondidos no porão de sua loja.

Dominada pelos comerciantes da cidade e ignorada e temida por todo o resto da população, a magia ainda é praticada por muitos que não aceitam passivamente as imposições do governo. E é esse grupo que vai liderar uma verdadeira rebelião popular contra uma opressão descabida.

“Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto. Ela nos faz parecer pequenos perante o destino."

O autor desenvolveu uma história fantástica, extremamente original, com uma origem própria para a criação do seu mundo e que não pode ser comparada a nenhuma anterior. Fugiu da mesmice e de todos os temas que estão na moda, e conseguiu falar sobre magia sob uma ótica praticamente distópica. O Encantados de Flechas é o primeiro livro de uma trilogia, onde o segundo será A Estrela dos Mortos, leia mais sobre o próximo lançamento aqui.

O livro tem um ritmo constante, que alterna cenas de ação, suspense, lutas e romance. Tudo bem dosado para agradar a todos os leitores. O Renan criou personagens incríveis, com personalidades bem marcadas e com um carisma único. Quero ver você não torcer pelo Leran, pelo seu romance com Judra e por sua irmã Luana!!!

“A garota sorri novamente e, por alguns instantes, o tempo para. Não tinha percebido o quanto seu sorriso é belo. A imagem me faz ficar ali parado, encarando-a. Noto o rosa suave que colore seus lábios delicados enquanto a luz faz os dentes brilharem. O vento movimenta os cabelos louros e ondulados, deixando intacta apenas a franja, presa pela tiara de prata. Os olhos têm um tom castanho misterioso, e sua feição é tão gentil que o conjunto me deixa confortável e inquieto ao mesmo tempo; hipnotizado.”

Cheio de reviravoltas, surpresas a cada capitulo e ainda é capaz de trazer um final surpreendente!!! Preciso ler a continuação pra ontem!!!

A capa é linda, as ilustrações são perfeitas e te ajudam a ir desenhando a história, revisão e diagramação impecáveis!!! Novo Conceito de parabéns!!!

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que não tenho muita afinidade com os nacionais. Mas posso afirmar que com o Renan isso mudou!!! Tive o prazer de conhecê-lo na tarde de autógrafos aqui em Salvador e, além de um escritor fantástico, posso garantir que ele é um cara muito gente fina, sem estrelismo e verdadeiramente apaixonado pelo que faz, daqueles que fala dos seus personagens com um brilho especial no olho.

Te desafio a largar o livro antes do final!!!

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/04/leitura-da-drica-e-entrevista-supernova.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/10/resenha-supernova-o-encantador-de.html