1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Lucas.Barbosa 07/07/2021

Muito superior ao primeiro livro
A leitura um pouco morna do primeiro livro da trilogia certamente vale a pena só pelo fato de proporcionar ao leitor a continuação nesse livro.
A segunda obra da trilogia 1Q84 é bem mais animada e traz respostas a algumas das questões levantadas no primeiro livro, mas não de forma completa, abrindo espaço para outros questionamento e aguçando a curiosidade para a leitura do capítulo final.
A história, assim como no primeiro livro, é muito bem escrita e com uma concatenação de fatos muito interessante. Não vejo a hora de começar o livro 3!

idkvixo 01/07/2021

Nesse segundo livro pude entender melhor sobre 1Q84, o fluxo temporal e os povos pequenininhos. Ele possui mais explicações e conta melhor a história do livro Crisálida de Ar, isso esclareceu bastante coisa, mas ainda é tudo muito complexo e espiritual. Mesmo assim estou gostando bastante.

Gosto muito de como Aomame e Tengo estão "na mesma sintonia", estão conectados de qualquer jeito. Estou torcendo muito por eles.

Uma única coisa que nao sei se gostei muito foram algumas cenas explícitas que tinham muito muito descritivismo. As vezes isso me deixou desconfortável ou até mesmo deixou a leitura mais lenta. Eu digo que nao sei se gostei, porque em outras cenas as descrições minuciosas foram ótimas e também as vezes a intenção do autor seria transmitir essas sensações meio desconfortáveis, então é isso kkkkk

Ainda não faço ideia do que pode acontecer no final de tudo e estou me segurando para não ler a última página do livro 3 para saber o final. Amando muito a leitura e muito curiosa para o desfecho.

Giuliane.Souza 26/06/2021

Muito doido
Essa história está cada vez mais maluca e mais incrível. Tudo o que acontece aqui com a Aomame e o Tengo segue por caminhos que não dá pra imaginar o que vai acontecer em seguida. Eu leio esse livro e não parece que li tantas páginas assim, estou adorando essa experiência.

Marlo R. R. López 17/06/2021

É curioso. 1Q84 é considerada a obra máxima do Murakami; a mais festejada, a mais elogiada, talvez a mais conhecida depois de Norwegian Wood. Mas eu facilmente digo que é o trabalho mais fraco dele, sem pensar duas vezes. Esse segundo volume, então, nem se fala, é o buraco mais fundo da trilogia. O primeiro é até bom, gostei do desenvolvimento esquisito da trama, mas esse Livro 2 aqui me decepcionou de um jeito que nunca esqueci.

Comecei a perder o interesse em 1Q84 quando percebi que o autor poderia escrever absolutamente qualquer coisa sem precisar justificá-la na trama. E sem que isso tivesse de fato um porquê, mesmo que alegórico. Até hoje não sei qual é a associação do título com o livro do Orwell. O Povo Pequenino é só uma esquisitice que não leva a uma metáfora consistente, assim como as duas luas no céu. É aquela coisa: pode tudo, e não espere qualquer sentido, porque talvez nem tenha. Às vezes sinto problemas com isso.

Esse vale-tudo fantástico minou minha vontade de continuar, foi como se aquele pacto entre leitor e escritor tivesse se rompido. Decepção. Isso sem falar na montanha de enrolação deste volume, uma coisa que eu nunca vi em outro lugar - uma centena de páginas que não dizem nada de concreto, não avançam, não envolvem, é só o personagem cozinhando, atendendo telefonemas e divagando através de frases que beiram a prosa de livros de autoajuda e esoterismo. Murakami nunca foi um escritor que se lê pela linguagem em si, e isso fica claro aqui; às vezes parece que você está lendo uma espécie de relatório, tão seca e rasa é a prosa. Há cenas de sexo completamente sem fundamento no enredo (além de moralmente esquisitas, soam como fantasia erótica do próprio autor). Um balaio sem fim. A sensação foi a de ter corrido 10 quilômetros para avançar 10 metros.

Gosto de livros com ritmo lento. Gosto de livros metafóricos. Gosto de livros com reflexões e sem respostas concretas, com pontas soltas. Acontece que nada disso funcionou aqui.

Murakami tem obras de peso e realmente geniais, mas essa não é uma delas.
Julia 17/06/2021minha estante
Esse também foi o livro que menos gostei do Murakami, e não entendi. Minha Querida Sputnik eu também não entendi mais amei, acho que senti mais do que entendi, não entendi de um jeito intrigante, essa eu não entendi de um jeito "boiei". Mas gostei até, em comparação com as outras dele achei fraca, ou me achei fraca talvez, mas não desgostei tanto rs

Julia 17/06/2021minha estante
nossa esse comentário ficou confuso

Marlo R. R. López 17/06/2021minha estante
rsrs, deu para entender, Ju! Eu tenho uma certa relação de amor/ódio com Murakami, depois de ter lido quase todos os livros dele publicados no Brasil. Muitos defeitos, muitas qualidades (às vezes acho que são mais defeitos que qualidades). 1Q84 é desnecessariamente longo, modorrento, repetitivo, sem sentido. Minha Querida Sputnik é ótimo, e como você falou, é mais uma questão de sentir do que de entender. A mesma coisa com Crônica do Pássaro de Corda, que coloco no Top 3 do autor.

Julia 20/06/2021minha estante
Concordo. Eu tenho um amor pelo Murakami em parte porque uma tia minha com quem eu morei por um tempo quando tinha 13 anos adorava. Ela tinha vários livros em inglês, e eu lembro dela feliz igual criança quando chegava um livro que as amigas dos EUA mandavam. Acho que não tinha sido traduzido no Brasil ainda. Essa tia morreu super nova e anos depois eu li os livros do Murakami dela em inglês. O primeiro foi Caçando Carneiros. Por alguma razão adorei, mas achei que não entendi o inglês. Reli em português e vi que o livro que era foda mesmo. Depois li Dance Dance Dance (em inglês) e achei muito viajado mas entendi, lembro até que escrevi uma redação na escola sobre o livro, mas hoje, se me pedir para lembrar, eu lembro da história mas não lembro o que eu entendi. Minha tia também tinha Crônica do Pássaro de Corda, mas ele era muito intimidador em inglês e enorme, então até hoje não li. Mas planejo ler no ano que vem, que vou voltar morar na a minha cidade e voltar a chupinhar os livros dela.

Marlo R. R. López 21/06/2021minha estante
Que lembranças maravilhosas! É tão bom ver outro leitor compartilhando suas histórias com as leituras. Obrigado. Realmente Murakami merece um lugar especial na sua estante, principalmente pelo fato de ser herança da sua tia. Muito louco quando a gente "pega" esses gostos, preferências e interesses "por tabela", não é? Uma ótima semana!

Julia 21/06/2021minha estante
Teve algum gosto que você pegou por tabela?

Marlo R. R. López 22/06/2021minha estante
Muitos. Principalmente na música. "Herdei" do meu pai Dire Straits, Pink Floyd, Rolling Stones. Do meu irmão herdei The Doors, Oasis. Eu os via escutando CDs e fitas cassete e achava aquilo o máximo.

Julia 25/06/2021minha estante
Que legal ter um pai e um irmão assim. Um tio meu esqueceu uma fita de Dire Straits no meu rádio e assim começou uma paixão. Depois ele pediu para eu gravar um CD para ele do Robin Trower, e foi outra. Eu sempre gostei de RHCP, mas fui morar na casa de outro tio, marido da tia do Haruki Murakami, e tinha uma infinidade de CDs do Led Zeppelin, do RHCP, do AC/DC, foi ótimo.

Marlo R. R. López 26/06/2021minha estante
Nossa, que maravilha! Hoje em dia essas descobertas "analógicas" se perderam, infelizmente. Eu gostava muito delas: descobrir uma fita perdida, um CD doado, um vinil usado... A gente migrou para o mundo digital e essa relação física com o mundo concreto, das coisas miúdas, se perdeu um pouco.

Julia 27/06/2021minha estante
verdade

Giovana 09/06/2021

Gostei muito dessa segunda parte, muitas questões foram esclarecidas e ainda abrem espaço para um grande final.

Estou 100% fisgada pela história e não vejo a hora de saber como tudo isso termina.

victoria961 13/05/2021

ambiente completamente caótico
o segundo livro da trilogia muita mais AAAAAA do que o primeiro!

apesar de um ambiente ficcional, as descrições são balanceadas e precisas, conseguimos idealizar todo o ambiente e as doideiradas.

eu esperava muito desse livro 2 e murakami me entregou muito mais pelo amor de deus!!!!! leitura fluida e cheia de acontecimentos que não te permite largar o livro ate finalizar.

terminei agora e ja baixei o livro 3 no lev pois viciada

Matheus656 29/04/2021

Me decepcionei
Sempre ouvi maravilhas sobre os livros do Murakami, e sobre essa obra não foi diferente. Esse que é o segundo volume de uma trilogia, não respondeu nada. A escrita do Murakami para 1Q84 é muito arrastada e repetitiva, embora seja uma escrita fácil de ser, chega a ser cansativa por tanta repetição e por nunca se aprofundar na questões que se abrem no longo do caminho. Confesso que a decepção foi grande que eu desisti de terminar a trilogia faltando um livro e já dei um fim neles.
Shadai.Vieira 24/11/2021minha estante
quase abandonei na metade pelos motivos q vc bem citou. mas infelizmente eu teimoso vou ler o terceiro ainda

mmmainieri 20/04/2021

faz sentido o original ser um livro completo
o livro flui da mesma forma como o primeiro, a história não decai nem para de fluir em nenhum momento. igualmente cativante e interessante como o primeiro. para a história, nem havia a necessidade de transformar o livro em trilogia, pois a continuação é perfeita, não existe divisão. se eu não me engano, por já estar envolta na história, li o segundo mais rápido que o primeiro. todos os aspectos foram impecáveis.

Sophia Estrela 25/03/2021

a sensação que eu tenho é que quanto mais eu leio menos entendo.................

Vanylla.Vieira 14/03/2021

Uma bela segunda parte.
Continuamos acompanhando a história de Tengo e Aomame exatamente de onde terminou no primeiro livro. Um pouco mais sobre a história de Fukaeri, a Crisálida de Ar e o Povo Pequenino é explicado mas sem apresentar as respostas; os "porquês". A explicação sobre o mundo/ano de 1Q84 veio bem a calhar; e isso contribui no impacto da escrita que o autor tem. A riqueza de detalhes e sensações traz um ritmo bom a leitura; ao mesmo tempo que me deixou com muitas perguntas.

Lucia.Gomes 06/02/2021

Estranho
Que história estranha!!! Muito profunda, sobre relações, medo ... Sabe quando você lê uma história e fica pensando, pensando, é justamente isso. Apesar dos longos textos, da quase falta de diálogos, não tem como parar. O mistério que o autor te envolve vai te  acompanhar na sua casa, e você vai querer saber a porcaria do desfecho! Indo para o terceiro livro :)

Ricardo 30/01/2021

O suspense continua
O livro é continuação direta do primeiro volume. Nesse o autor desenvolve os personagens à medida em seus a história principal avança! O estilo de escrita é muito interessante e apesar de várias vezes ele não tratar do enredo principal consegue deixar o leitor curioso e interessado. Recomendo muito.

Mari Imaginária 29/01/2021

CONTINUAC?A?O DA TRILOGIA 1Q84 DO MURAKAMI.
? Terminei o ano lendo o primeiro volume e iniciei 2021 lendo o segundo. Finalizei a leitura do segundo livro da trilogia esses dias e caramba, que livro incri?vel! Eu fiquei perplexa kkkkk ? No primeiro livro temos uma apresentac?a?o dos personagens e a introduc?a?o ao mote principal da trama. Ja? no segundo, com os personagens ja? cativados, temos o momento em que as histo?rias se cruzam. Muitas pontas soltas sa?o explicadas, ale?m suscitar muitas questo?es filoso?ficas existenciais. Esse livro e? mais denso, e emerge o leitor num mergulho mais fanta?stico, e termina tambe?m sem respostas, o que leva a querer ler logo o terceiro e u?ltimo livro (que ja? comecei!). Com certeza o autor e? genial, criativo e inteligente ao extremo! No fim das contas 1Q84 e? o inconsciente coletivo e suas eternas perguntas.

? 1Q84 e? um mundo real, mas as coisas na?o sa?o exatamente como antes. Para comec?ar, duas luas agora pairam no ce?u; uma grande, cinzenta, e outra menor, irregular, de tom levemente esverdeado. E ha? tambe?m o chamado Povo Pequenino, cujas intenc?o?es permanecem ocultas. Nesse mundo, paralelo a 1984, o destino de duas pessoas, Tengo e Aomame, esta? intimamente ligado. Cada um, a? sua maneira, esta? fazendo algo perigoso, que pode colocar sua vida - e a de outras pessoas - em risco. E, aparentemente, na?o ha? como fugir desta realidade nem e? possi?vel que ambos sejam salvos; apenas um sera? o escolhido.

Diego.Rates 25/01/2021

Uma continuação excepcional, envolvente e emocionante
Fui completamente envolvido na leitura dessa obra, que me fez ler muito rápido e me deixou ainda mais ansioso pra ler o desfecho dessa saga.

Mais uma vez, Murakami é excepcional na construção da história, com seus mistérios, oferecendo algumas respostas e deixando um grande gancho para o livro final.

Karolina.Mariano 13/01/2021

Gostei
Gostei. Não amei. Acho que faz parte da sequência de um mesmo livro. Quero continuar com o livro 3