O Guardião

O Guardião Nicholas Sparks

Resenhas - O Guardião

lari 26/10/2020

o melhor que eu já li do sparks!
Começo essa resenha dizendo que entrei no mundo da leitura pelo Nicholas Sparks. Li cerca de 12 livros dele, e apesar de ter gostado muito da maioria, esse foi o único que entrou para os favoritos. No começo, pensei que seria só mais um romance dele que teria um casal bonitinho que acabaria com um final trágico e blá blá blá, mas esse com certeza foi muito mais que isso. Nas primeiras 100 páginas, o livro é bem parecido como todos os outros, mas ainda sim muito gostoso de ler, mas depois dessas... MEU DEUS, só parava de ler o livro pra comer e olhe lá, de tanto que me prendeu. Senti as angustias da personagem, aquele medo que dava borboletas no estomago e no final, quando tudo é explicado, eu fiquei em estado de choque, gritando internamente pela mente genial do vilão, e também, do Sparks. Enfim, indico esse livro pra todo mundo e já o reli várias e várias vezes.

Nath 15/01/2023

Intrigante!
O guardião é uma mistura de sentimentos: dei boas risadas com o Mike, chorei com os relatos da Julie, e fiquei ansiosa com todo o suspense!
É a minha primeira leitura do Nicholas Sparks diferenciada, normalmente eu só choro! rsrs Gostei!

Larii 19/02/2023

Lindo
Amei a história, tudo muito clichê, do jeito que gosto. Fiquei muito impressionada em diversos capítulos, o autor é realmente um ótimo escritor.

Barbara.Goes 11/09/2021

Guardião
Essa releitura de O Guardião foi perfeita cheia de amor e suspense, eu amo os livros do Nicholas Sparks..

Pratelivros 22/06/2015

Por quê, tio Nicholas? Por que faz isso com as suas fãs? Qual a necessidade disso?
Julie Bareson é uma condenada ao sofrimento. Seu pai era um bebâdo, ela teve que sair de casa quando ainda era adolescente e seu marido acabou de morrer... mas nem tudo é ruim. Quarenta dias após a morte de Jim, Julie recebe um presente deste. Nele, há um filhotinho muito feio e um bilhete do marido, dizendo que sempre a protegerá. E é exatamente isso que faz.
Singer, o cão dinamarquês, parece mais um humano do que propriamente um cachorro. Julie discute com ele, não precisa de uma coleira para caminharem juntos e ele entende tudo que ela fala. Ah, tem um ótimo sexto sentido para homens também.
Após quatro anos, ela se vê preparada para tentar um novo relacionamento, mas as primeiras tentativas a fazem pensar que nunca mais poderá encontrar o amor. Porém, quando Richard Franklin aparece, Julie acha que há uma luz no fim do túnel. Richard é charmoso, romântico, um perfeito cavalheiro. Seus encontros são mais perfeitos ainda e ele a trata como uma rainha. Desde a morte de Jim, ela não vivenciara um momentos de tanta felicidade, mas por alguma razão não consegue compartilhar isso com seu melhor amigo, Mike Harris, que também não parece muito interessado em saber o quanto Richard é maravilhoso. Mike é apaixonado por Julie, mas devido à amizade entre os dois e o fato de que ele também era melhor amigo de Jim, o impede de tentar uma chance.
Contudo, quando Julie toma conhecimento de que eles poderiam ser mais que amigos, ela precisa escolher entre os dois... e a resposta errada pode custar a vida de muitos.

Primeira nota: gostei do suspense no livro. Não é daqueles que você fica "OMG, não fazia ideia que era ele" mas mesmo assim vale a pena. Sparks não faz questão de esconder o culpado, por isso classifico o suspense como psicológio, porque dá um muito nervoso. O cara é simplesmente maluco, bem psicopata e você fica boquiaberta com tudo o que ele fala. Torço vorazmente para que nunca dê de cara com um desses. Os que leram "Identidade Roubada", de Chevy Stevens, vão sentir uma certa semelhança no quesito comichão. Não se compara, mas enfim. Você se pega imaginando a cena, os sorrisos que ele dá e sente um calafrio no corpo inteiro. É uma sensação horrível, pelo menos para mim foi.

Também gostei muito do Mike com a Julie, eles são bem fofos juntos e o romance é bem Nicholas Sparks mesmo, leve e que te faz sonhar alto, mas meu prêmio de MVP vai para Singer, o cachorro que eu queria ter. Não que eu não ame meus três vira-latas aqui de casa, é só que seria tão bom ter um cachorro educado que faz o que eu mando. Sonho meeeeeu.

A partir das páginas finais, se não me engano por volta da página 250, talvez, o livro começa o seu lado de mais ação, drama policial. Os detetives tomam a ponta e precisam desvendar quem é aquele stalker maldito, e é muito bom. Não queria largar o livro por nada, só para comer, porque né.

Por fim, gostei da edição e só encontrei um errinho no livro, pois a tradutora - minha futura colega de trabalho cof cof - acabou confundindo o nome das personagens. Mas também, com Julie, Jennifer e Jessica, qualquer um fica perdido. Eu mesma me vi trocando os nomes várias vezes.
No mais fiquei muito satisfeita com a leitura. Tinha desistido dos romances do autor, mas foi um belo retorno a este mundo. Aos fâs de livros de romance e que também gostam de um mistério envolvido, super recomendo O guardião.
Merece cinco Nicholas assassinos.

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-guardiao-nicholas-sparks.html

Thaynara 27/08/2015

Uma quebra da expectativa
Quem já leu Nicholas Sparks, ao pegar um livro já tem uma ideia do que pode ocorrer: um drama, choro e tal! Não que isso seja ruim, até porque amo os livros do Nicholas! Porém ao ler esse, logo percebi a diferença!
A escrita do Nicholas permanece a mesma. A forma de narrar, a escrita e isso é ótimo. O que mudou, na verdade, foi a essência da história. Tinha amor? Óbvio. Porém tem suapense, te deixa apreensivo, pensante - desperta novas emoções.
Eu amei o livro!

P.S. : Essa não é minha resenha final. Apenas algo que escrevi rapidamente no celular devido a vontade de compartilhar! xoxo

Maíra 30/08/2021

Surpreendente
Um dos melhores livros que já li. Durante a leitura consegui rir de algumas piadas, torcer pelo romance entre dois personagens, fiquei intrigada e preocupada, senti medo... Quase terminei a leitura em apenas um dia, falta pouco para o fim e estou ansiosa pelo desfecho. Um romance completo.

Adri 15/05/2021

Perfeito
Gostei muito dessa leitura. Adorei o suspense no meio desse romance. É uma novidade em se tratando de Nicholas Sparks e ele o conduziu muito bem.
Achei perfeito o equilíbrio entre os dois.

Leticia.Neves 04/09/2015

Fantastico!
Amei a leitura, foi muito emotivo pra mim.
Roberto.Rodrigues 05/09/2015minha estante

Aline.Marinho 14/02/2022

Livro maravilhoso e surpreendente, estava esperando um romance leve acabei num thriller muito bem elaborado e com personagens incríveis.

Ivonika 13/02/2016

Surpreendente
O Guardião foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li, sou obrigada a confessar que sempre tive uma certa resistência ao autor, tinha a impressão que sua literatura não me agradaria por serem romances com doses altas de drama. Acabei me surpreendendo em razão do livro se tratar não apenas de um romance mas também de uma história de amizade com um toque de suspense.

O livro conta a história de Julie Barenson, uma mulher que na adolescência viu sua mãe trocar de namorado constantemente até um dia que ela resolve sair de casa. Após muitas dificuldades Julie conhece Jim oferece a ela um emprego de cabeleireira no salão da Mabel (tia dele) na cidade Swansboro na Carolina do Norte. Eles se apaixonam e logo se casam. Mas infelizmente Jim adoece e morre, algum tempo depois Julie recebe uma encomenda de seu falecido marido, para sua surpresa esse presente é um cachorro dinamarquês pequeno e peludo, que provavelmente pesava menos de 1 quilo e era o cão mais feio que já vira no qual ela o batiza de Singer que se torna seu novo fiel companheiro. Após 4 anos Julie decide recomeçar sua vida e depois de alguns namorados, ela conhece Richard Franklin um homem capaz de tudo para agradá-la, principalmente por poder lhe proporcionar encontros e presentes mais sofisticados. Mas do outro lado tem Mike, um mecânico que era amigo e Jim e se tornou o melhor amigo de Julie. Mesmo ela sabendo que ele a ama. Mike divide a oficina dele com seu irmão Henry que prefere trabalhar na parte burocrática.
Julie começa a perceber no decorrer dos encontros com Richard que sente falta da presença de Mike, e acaba decidindo dar uma chance a ele. Eles engatam um romance no qual fica claro que eles se gostavam não apenas como amigos. Richard percebendo a distancia que Julie esta colocando entre eles, começa uma vingança cega pelo ciúme, obsessão e dor de cotovelo.
Eu gostei muito desse livro, posso dizer que ele virou um dos meus preferidos, pois além da história ser boa, é um livro com uma leitura muito leve e descontraída nos prendendo a cada página e surpreendendo com o desfecho incrível e imprevisível.

"E não se preocupe. De onde estiver, cuidarei de você. Serei seu anjo da guarda, querida. Pode contar comigo para protege-lá. - Jim"

site: http://livrosmeusmimos.blogspot.com.br/
Jessie / @livrosmeusmimos 17/03/2017minha estante
To adorando....

fernandaugusta 19/03/2022

O Guardião - @sabe.aquele.livro
Julie Berenson é uma moça sofrida, sobrevivendo a uma mãe negligente, ela acabou nas ruas. Ao conhecer Jim, ganha uma oportunidade de trabalho e moradia, desde que arriscasse se mudar para a pacata cidade de Swansboro. Após se decidir, Julie também descobriu o amor, pois casou-se com Jim. E depois de 4 anos felizes, Jim faleceu de um câncer cerebral e Julie se viu sozinha, até receber um presente póstumo de seu esposo e uma carta.

O presente era um filhotinho de cachorro, que ela chamou de Singer. Singer e Julie tornaram-se inseparáveis. Depois de um longo período de luto, Julie resolveu que estava preparada para ter outra pessoa em sua vida. Após alguns encontros fracassados, conheceu Richard Franklin, um belo engenheiro recém chegado na cidade.

Enquanto Julie esta tentando desvendar seus sentimentos por Richard, Mike Harris, seu melhor amigo (também melhor amigo de Jim) entra na jogada e Julie se vê dividida entre os dois, mas logo dispensa Richard para ficar com Mike. E então começa o pesadelo.

Não temos uma história de amor convencional em "O Guardião". Também não temos Nicholas Sparks em sua melhor forma. O enredo é muito bom, mas Julie e Mike não me convenceram como casal protagonista. Achei o interesse de Julie em Mike muito repentino para quem ficou anos desconfiando que ele era apaixonado p9or ela. Mike também não ajuda muito, embora seja gentil e fofo, é quase simplório na maior parte do tempo.

Já Richard... bem, aí temos um personagem bem construído. Um verdadeiro psicopata, doente, um stalker apavorante. A cada vez que ele ia aparecendo, vinha um crescendo de nervosismo. E assim o romance inicial ganha ares de thriller psicológico, um jogo de gato-e-rato que vai até o final da trama.

Nestes contrastes temos uma história bem marcada e até previsível, mas que vale a pena de acompanhar, pois a escrita de NS é sempre boa e essa puxada para o suspense foi bem interessante. Uma pena que o casal principal seja apagado, na minha opinião. Tão apagado que o epílogo nem tem o foco neles. O final é bonito, com destaque no papel de Singer, mas em se tratando do que se espera do NS, o romance não conseguiu acompanhar o resto.

Mesmo assim, é um bom livro, com um enredo que aborda esse tema de relacionamentos doentios de maneira bem feita, e eu realmente fiquei desconfortável em alguns momentos, pensando que, se no livro a sensação já e horrível, imagine a realidade de alguém estar sendo perseguida por um Richard da vida real.

Penso que aí esta um livro no estilo "encare ou abandone", para conhecer este lado mais sombrio do Nicholas Sparks. Eu fiquei bem dividida, mas no geral, recomendo a leitura.

Mari Siqueira 05/02/2016

O Guardião é - provavelmente - o décimo quinto livro de Nicholas Sparks que eu tenho o prazer de ler. Como seus antecessores e sucessores, este é um típico drama romântico que promete fazer qualquer um chorar. Promete e cumpre. A narrativa característica do autor, apesar de não surpreender muito, ainda encanta e, definitivamente, emociona.

Não é segredo que todos os livros de Sparks envolvem romance, morte e, às vezes, um ou outro animal de estimação. O Guardião envolve todos os clichês já batidos do autor, mas os aprimora ao inserir mistério ao romance. Em determinados momentos, o foco narrativo passa a ser o thriller que se desenvolve durante a história e o clima leve e romântico dá lugar à uma tensão sombria.

A mudança drástica no gênero literário do autor demora um pouco para ser digerida. Sparks não consegue manter o ritmo do suspense e a narrativa se torna arrastada em certos trechos. O final, no entanto, embala e compensa todo o desenvolvimento lento do restante do livro. Nicholas Sparks é conhecido por sua previsibilidade - que também deu as caras nesse livro -, mas tentou inovar, se não na forma de contar uma história, no próprio enredo.

Contando a história de Julie, uma viúva que tenta se recompor após a morte do amor da sua vida, O Guardião fala sobre se reencontrar e sobre enxergar o amor novamente. Sabendo que ia morrer, Jim preparou uma surpresa para a mulher - comprou um cachorrinho - para fazer companhia a ela e protegê-la quando ele mesmo não pudesse mais fazer isso. Julie apelidou o cachorrinho de Singer e com ele chorou a morte do seu amado. Singer é a coisa mais linda, um verdadeiro amigo.

Anos depois, Singer se tornou um cachorro adulto e robusto. Preenchendo um pouco do vazio que Jim deixou, o cão segue Julie onde quer que ela vá e a mantém segura. Mas ele não é a única companhia de Julie. Os antigos amigos do marido também estão sempre por perto, em especial o melhor amigo de Jim, Mike. Um mecânico desastrado, o rapaz morre de medo de estragar sua amizade com Julie e sente que gostar da mulher de seu melhor amigo (que morreu) é uma grande traição.

Julie sabe dos sentimentos de Mike, mas só o vê como um amigo. Por ser narrado de um ponto de vista onisciente, compreendemos todos os pensamentos dos protagonistas e a falta de atração entre Julie e Mike faz com que eles não sejam um dos melhores casais criados por Sparks. Amigos desde sempre, eles se dão bem, se divertem, mas só isso.

Enquanto isso, Julie decide conhecer novas pessoas e, quem sabe, se abrir novamente para o amor. O problema é que ela escolhe os piores parceiros possíveis e cada encontro é um fracasso. O pobre Mike está sempre lá para ouvir seus desabafos, esperando uma chance para convidá-la para sair.

Um dos encontros, porém, parece ter dado certo. Julie conhece Richard, um engenheiro bonito, elegante, inteligente, rico e que tem uma história de vida muito semelhante à dela. Depois de alguns encontros maravilhosos - porque Richard é o típico pretendente que faz tudo pela amada -, Julie sente que pode finalmente estar prestes a seguir em frente. Mike, no entanto, também decide - finalmente - conquistá-la e esses dois bons partidos vão dividir ao meio o coração da moça. A escolha pode ser perigosa pois ambos sentem um ciúme incontrolável dela.

É mais um ótimo livro de Nicholas Sparks que promete marejar os olhos e cortar os corações mais sensíveis. O suspense como um elemento novo na trajetória do autor faz com que este seja um dos livros mais destoantes dos outros e, por isso, consequentemente mais completo. Reafirmo que Sparks é meu autor favorito, não só pelas lágrimas que derramei ou pelas belas frases que li, mas pelo incrível talento de nos fazer amar cada um de seus personagens como se eles fossem reais.

"Quer saber como é ser viúva? Então lhe direi: Jim está morto e agora sinto como se eu também já não vivesse mais." (p. 7)

site: http://loveloversblog.blogspot.com