Haikyu!! #04

Resenhas - Haikyuu!! #4

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cast 29/04/2024

Perder, é do jogo...
Nesse volume vemos basicamente toda a partida entre Karasuno e o Aoba Johsai, que diz muito sobre como o autor constrói sua narrativa, afinal são dois volumes (já que se trata da versão "big") inteiros para apenas uma partida. Como já comentei nas reviews anteriores, por um lado é ótimo, já que podemos imergir nas jogadas, nas estratégias, sentir a empolgação e tensão real de jogo. Por outro, acaba (até o presente momento) tendo muito pouco a se dizer dos personagens fora da quadra.

Ao final, eles perdem a partida, o que corrobora com aquilo que tinha comentado também, que era no mínimo suspeito eles irem avançando com tamanho facilidade, mas que o autor sabia deixar verossímil pela forma como escrevia as partidas. E aqui, apesar da partida muito bem equilibrada, de fato atingiram o seu limite, no momento. E como já disse (também) perder faz parte da natureza de qualquer esporte, achei interessante a forma como ele lidou no discurso do professor sobre saber perder e a diferença entre perder algo e ser um fracasso em algo.

Por fim, gostei muito dos capítulos finais, pois ele tira um tempo pra fazer exatamente o que eu tanto senti falta nessa leitura: desenvolver os personagens fora dos jogos. Vemos eles em sala de aula, vemos como a derrota os afeta e também coloca na mesa a questão do terceiro ano e sua dedicação para com a equipe: será que vale a pena se dedicar tanto a algo que pode nem influenciar o seu futuro, principalmente na cultura de lá, onde ir pra uma boa universidade pode definir muito do que você vai ser pro resto da vida. Espero que não tenha sido só aqui e já era, que esse assunto volte ao longo desse último ano dos veteranos.

Ah, e eu realmente espero que o mangá se alongue pra além desse primeiro ano dos personagens. Como já comentei antes, o outro único mangá de esporte que li, Kuroko, me decepcionou um pouco nesse ponto. Não sei como esse vai trabalhar, mas eu me apeguei aos personagens o suficiente para querer vê-los evoluindo ao longo dos anos do Ensino Médio, mesmo que significa eventualmente "perder" os personagens veteranos do grupo.

Batman 04/03/2024

Esse quarto volume de haikyu foi incrível foi muito empolgante e divertido perto do final tive uma surpresa que eu não esperava que fosse acontecer

Virginia 18/02/2024

Fim do primeiro arco
[Capítulos 26 - 34]

Com o quarto volume, o primeiro arco de Haikyuu chega no seu final. E que final, caros leitores!

"Humanos não têm asas, então eles procuram uma forma para voar"

Neste quarto volume somos introduzidos a uma nova equipa (e portanto, a todo um novo conjunto de personagens), a Nekoma. No entanto, Nekoma é diferente de Aoba Johsai, no sentido em que não temos o foco exclusivamente num único jogador (falo de Oikawa), mas antes na equipa inteira - uma vez que Karasuno e Nekoma possuem uma rivalidade antiga.

É muito interessante ver este primeiro embate entre os corvos e os gatos, pois as duas equipas possuem níveis de habilidade completamente díspares. Karasuno ainda se está a desenvolver, ao passo que Nekoma já se encontra mais entrosada com todos os seus membros titulares. Para além disso, é particularmente interessante a diferença de estilos entre as duas equipas. Furudate-sensei faz questão de que cada equipa tenha a sua própria particularidade, o seu próprio estilo de jogo e de mentalidade, permitindo assim uma clara diferenciação entre a equipa "protagonista" e as equipas "secundárias". Em última análise, essa diferenciação entre as equipas traz um senso de realismo que, por vezes, se perde em outras obras: todos os adversários são bem trabalhados, realçando os seus desejos e necessidades, fazendo com que nós leitores acabemos por apoiá-los também. Naturalmente, algumas equipas e certos jogadores acabam por ser mais desenvolvidos ao contrário de outros. Ainda assim, mesmo aqueles que não são tão desenvolvidos possuem uma personalidade marcante que os diferencia de outras personagens.

Quanto às nossas queridas personagens, creio que o destaque deste volume deve ir para Sugawara. Sugawara é o levantador titular de Karasuno, no entanto face à pura genialidade de Kageyama o seu lugar fica em risco. Numa situação destas, é fácil ter inveja e ficar ressentido porque o novato ficou com o lugar de alguém que já está ali há mais tempo. Todavia, Sugawara engole o seu orgulho e, perante a possibilidade de vitória com Kageyama como titular, ele cede o lugar. Claro, não o faz sem alguma tristeza ou ligeira frustração. No entanto, ele reconhece a realidade e aceita-a, utilizando este pequeno contratempo como motivação para trabalhar ainda mais.

É isso que eu mais gosto em Haikyuu. Em Haikyuu há este reconhecimento que haverá sempre alguém mais talentoso ou qualificado que nós. Contudo, isso não deve ser desculpa para simplesmente desistir. Pelo contrário, devemos aproveitar para analisar onde estão os nossos ponto fracos e melhorá-los. É uma verdadeira inspiração e um encorajamento para fazer mais e melhor.

Com o final do primeiro arco, segue-se agora o Torneio Intercolegial, onde os nossos corvos irão ter os seus primeiros jogos oficiais.

mluisad 24/01/2024

Tenho um amor especial por gatos
Essa partida de corvos vs. gatos tem o meu coração. essa partida mostra muito aprendizado de todos os jogadores.. e após a várias partidas o hinata aindaquerendo mais eu morri de rir. e após não vencerem nenhuma (tadinhos haha mas da pra entender o pq) eles se cumprimentando e falando um bem do jogo do outro é muito fofo e maduro. não tem como negar essa partida tem meu coração ???

vitAria675 29/11/2023

Coração não aguenta um jogo desses meus amigos
Nesse volume, temos praticamente só o jogaço entre as duas equipes E MEU DEUS EU JÁ TAVA GRITANDO DESESPERADA (ansiosa para ver no anime tbm). apenas amo meus homens e como eles são tão fodásticos aiiii imagina quando estiveram no auge dps de muito treino amo amo

sa36 22/10/2023

Praticamente td ele mostra a continuidade do jogo contra o aoba e que jogão foi esse!! incrível amei dms

Marianny17 15/09/2023

Que mangá incrível
Que história cativante e emocionante ?
Leve, divertida, e empolgante nas partidas!
Uma pena eu não ter a coleção completa, então parei por aqui???
Podiam melhorar nesse mangá, muitas cenas cortadas no encontro do meio, qualidade de mangá é um negócio raro por aqui.

Marina 12/09/2023

Não me decepciona nunca
Ai como amo essa série! Me traz um conforto e uma paz enorme. Sendo bem sincera, esse foi meu volume favorito! Soube balancear os momentos de jogo com a evolução dos personagens. Na minha opinião, nada ficou solto. Enfim, amo muito esses personagens, até mesmo os rivais hahaha (alguns inclusive são bem desenvolvidos).

lily.12022 10/09/2023

Que livro perfeito! Eu amo vôlei, amo ler e amo mangás! Acho que Haikyuu é o meu segundo mangá favorito. Só fica atrás de Jujutsu Kaisen.

Ana Bê 05/08/2023

Nada a reclamar sobre história e desenho, tudo é padrão de qualidade Haikyuu (ou seja, perfeito). Só to escrevendo resenha pq to com tédio msm.

Dudah24 21/07/2023

?????
Como o skoob é doido e separou os volumes em dois, vou vir aqui só reforçar que Haikyuu é o melhor anime de esporte de todos os tempos e geral devia conhecer esse obra de arte.

Além de te deixar feliz, te faz querer jogar vôlei, ou seja, só coisa boa ?????

1 | 2 | 3 | 4 | 5