Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Julia.Nunes 25/07/2022

Resumo
Complicado da história mundial, mais detalhado no começo da história da humanidade e com menos informação para o período pós 1800.

Carol 17/05/2022

Ele é tudo menos breve
Pra quem tem paciência o livro é bom. Ele é bem rico em fatos mas falta um pouco emoção para deixar o leitor com vontade de ler

Shelsia Rossana 12/04/2022

Já li a muito tempo,não lembro de muita coisa,mas lembro q o livro não é muito explícito em relação aos temas abordados mas explica de forma bem detalhada sobre todos os eventos marcantes da história do mundo,como se tivessem pegado séculos de história e resumido em um livro de 300e poucas páginas,muito bom,não dou 5estrelas pq acho q faltou um pouco mais,há muito q melhorar ainda

Lenon, André Lenon 27/03/2022

Um excelente livro para se ter uma introdução geral sobre a história das eras e, após esta noção, buscar um conhecimento aprofundado sobre algum momento em especial.

Mauro Jr. 13/03/2022

A história da humanidade
É muito importante e interessante conhecer a história do mundo. Nesse livro temos como que um instigador a procurar mais conhecimento. Por exemplo, a Hitler são dedicadas poucas páginas, mas sabemos que existem inúmeros livros sobre o assunto. Pra mim esse é um livro pra despertar a curiosidade para assuntos que não conhecíamos e podemos aprofundar mais com outras leituras mais específicas. Recomendo!

MSaverna 14/02/2022

Muito bom!
Uma leitura leve, fácil e fluida. Só não terminei mais rápido pois a rotina deste começo de ano está beeemm apertada! Mas achei o livro muito bom!
Ele nao se aprofunda em cada tema, pois se tornaria um compêndio! Mas discorre de maneira interessante sobre cada época, fazendo um link lógico e fluido nas passagens de cada momento da história!
Super indico e já inclui na minha lista outros títulos do autor.

Tulio.Gama 25/12/2021

Vista panorâmica da história, sem muita visão crítica
História sobre a História sempre me atraem. Mas a história sobre a História tem que ter narrativa. O que dá o tom narrativo a História não é necessariamente a necessidade de ter personagens do bem e do mal. Narrativas tem mensagens, posturas, ideias. Narrativas ricas são aquelas que nos traz reflexões expressivas, que nos "encuca".
O que falta ao "Breve" é este "sendo assim", "com isso denota-se...". Passamos e olhamos cenários selecionados de eventos históricos, mas não temos a resposta do "e daí?". Conhecimento sem crítica é mera informação.
O "Breve" do título seria não só pela resumida passagem pelos tempos remotos como pela sua abordagem superficial. Pontuais observações notórias, mas não o suficiente.

Wolsey 20/11/2021

Brevíssimo e sem referências
Não é um livro ruim, mas pra quem gosta e está acostumado a ler sobre história faltam as referências de onde foram retirados alguns dados. Mas a proposta é essa, mesmo. Dar um panorama sobre o mundo desde o homo erectus até agora... em menos de 350 páginas.
É praticamente uma série do History Chanel. Mas não deixa de ser interessante, na verdade.
Outra consideração a ser feita é o fato de que os acontecimentos históricos não escapam da análise e do julgamento pessoal do autor.

J. W. Murta 10/10/2021

Bom resumo.
Belo apanhado da história mundial. Esse livro trás um texto fluido de leitura fácil para entender melhor de onde viemos.

Luana Seixas 29/09/2021

De acordo com o título
Como o nome do livro mesmo diz, é uma breve história. O autor não se aprofunda muito nos assuntos abordados ao longo do livro. Mas destaca bastante pontos importantes e que são significativos para o entendimento geral.

Para quem não tem um conhecimento detalhado da história de como tudo começou, o livro serve como um Norte. Uma base. Um começo. Daí seguir com outros autores e livros mais profundos. Ou para quem deseja apenas ter uma compreensão geral.

Mas para quem pretende se aprofundar mais no assunto que já tenha certo domínio, ele não serve.

No mais, é um bom livro.

John 21/06/2021

Boa leitura
O livro traz exatamente a sua proposta: uma breve história. Os fatos são citados brevemente, de forma a fornecer ao leitor um panorama geral de cada época do mundo e acontecimentos relevantes que moldaram a humanidade até chegar ao momento presente. Boa leitura, leve, para se passar o tempo. Não recomendado para os aficcionados em história que desejam se aprofundar.

Thiago 08/06/2021

Breve
Parece uma tarefa árdua resumir a história mundial em 300 e poucas páginas, mas no fim o autor consegue traçar algumas linhas importantes. Até à idade média é mais facil discutir as civilizações, impérios e regiões de forma separada. Mas aí a partir da idade moderna, quando os povos se encontram fica mais difícil individualizar e mais fácil mostrar como existiram transformações semelhantes em várias partes do globo; na verdade muitas influências entre si.
Um bom livro.

Argemiro.Nascimento 02/06/2021

Resumo da nossa história
Bem sintético esse livro rememora os fatos marcantes da nossa civilização dos primórdios aos dias atuais.

Boa a leitura.
Recomendo

Kathe 08/05/2021

Muitos fatos e curiosidades interessantes! Fiz vários históricos de leitura pra fixar melhor, o que acabei desistindo no final por não estar sempre com o celular por perto. Abordagem um pouco menos eurocêntrica do que eu imaginava que seria, vale a pena pra totalmente leigos como eu.