Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Gislaine 10/09/2012

Se eu tivesse um professor de história assim, muito provavelmente eu não seria engenheira...
A apaixonante história da humanidade narrada brilhantemente!
Eu indico! Principalmente para os curiosos que nunca tiveram muita paciência pra prestar atenção nas aulas de história.

Rafa; 29/07/2012

legal para quem gosta de história
O livro não apresenta uma sequência cronológica dos fatos - o que não foi problema algum para mim, e é gostoso de ler. Por possuir uma narrativa leve, recomendo para passar o tempo, já que você não fica sabendo de muita coisa que já não tenha visto antes na escola. Não coloquei muitas expectativas e foi ótimo. Deu muita atenção a história dos EUA sim, mas já era de se esperar, assim como deu uma grande importância também aos povos aborígenes e a invasão dos europeus à Oceania. Digo que não me surpreendeu porque quando busquei informações do autor, vi que tem fortes ligações com esses dos países: Austrália e EUA. Enfim, leitura agradável e descoberta de alguns dados curiosos, como a cerimônia realizada na China antiga, para acalmar o Rio Amarelo, onde ofereciam meninas virgens vestidas de noiva.

Julia 23/07/2012

Muito Breve
Uma breve história do mundo faz jus ao seu nome, pois o relato é bem simples e em nenhum momento Blainey entra em detalhes.
Não foge muito do que é ensinado na escola, sendo que algumas informações sobre o Oriente possam impressionar mais, já que este assunto não é muito abordado nas grades curriculares.
O mais interessante do livro são algumas análises que o autor, abrindo a mente para a novas visões.

Cesar Melchior 13/07/2012

Uma Breve História do Mundo
Excelente livro de Geoffrey Blainey, professor de história da Universidade de Award. Em poucas páginas, o autor nos conduz em uma breve viagem através dos tempos, desde a pré-história, apresentando-nos as civilizações mais notáveis do oriente, ocidente, assim como as milenares civilizações americanas até a recente história contemporânea. É um livro magnífico, de fácil leitura e compreensão. Recomendo.

KAPPA 05/05/2012

Uma Breve Resenha de minha leitura.
O livro se resumiu em, o que eu não sabia, o que eu não me interesso e o que eu adoro, Um Bom livro, realmente abre uma janela e te põem a parte da Historia da Civilização Mundial.
Como eu disse tem o que eu não sabia, a subida dos mares, a habitação das Américas, entre outras coisas... O que eu não me interesso, contando com mercado disso rota daquilo, claro teve um impacto mas não focava minha atenção, e a parte que eu adoro as Grandes Guerras, a importância das descobertas, enfim um livro bom.

Larissa 11/04/2012

sim sim
é um best seller de fácil ingestão e digestão - recomendado para quem teve dificuldade em história na escola, como eu. recomendado. inclusive pretendo ler o livro sobre o séc. XX do mesmo autor...

a-trovoada 27/03/2012

Você tem paciência e é curioso? Então esse livro é perfeito pra você. É um livro mais cientifico, mas que conta uma história... A história do mundo. De cada continente. É interessante, porém é longo. Acho que foi o livro mais longo que já li. Mas o legal, é que você pode pular capítulos e ler quais lhe interessar, pois não segue uma ordem. Enfim, se você tem cultura e procura sempre saber mais, vai adorar.

Danramom 20/03/2012

Uma breve história vazia do mundo
O livro é vago e embora o objetivo seja realmente contar de forma breve uma história muito longa, algumas escolhas foram equivocadas.
Destaque muito pequeno para impérios como o Persa, o Grego e o Romano.
Leitura leve mas que acrescenta muito pouco a quem gosta de história
Marcia 03/04/2012minha estante
Concordo. Pra quem se propõe a contar a história do mundo em apenas 335 paginas, as escolhas tinham que ser muito bem pensadas priorizando o que realmente foi importante.

Guilherme 05/03/2014minha estante
Danramom e Marcia, que livro vocês recomendariam para alguém que queira ler a história do mundo?

Danramom 05/03/2014minha estante
Prezado Guilherme,
O ideal seria ler aos poucos diversas obras que retratam os períodos da história humana, mas se você quer um bom resumo, recomendo o Atlas da história do Mundo da National Geographic.

Renato Araújo 09/02/2012

"Uma breve história do mundo" para quem gosta de história.
Um livro super interessante para quem gosta da história do mundo. Como o próprio título diz, o leitor passara rapidamente por todas as fazes importantes da humanidade sem perder nada. Um bom livro para quem gosta. Blainey sai do inicio dos seres humanos na áfrica e chega aos meados do século XX neste verdadeiro documentário escrito. Verdadeiramente "o homem que conhece sua história não repetirá os erros do passado", vale a pena ler este livro.

*Ana Paula* 21/01/2012

Tema interessante, um bom resumo, mas poderia ter sido melhor. Daria 3 estrelas se não fosse o ufanismo pelos Estados Unidos, que tornou o livro "irritante" e fez perder toda a credibilidade.

Como exemplo:
Napoleão Bonaparte teve direito a UMA LINHA dentre 342 páginas. Já (um tal de) Abraan Lincoln ganhou páginas e páginas...

Também acho que ele, de certa forma, ignorou a história da América do Sul após a chegada dos colonizadores e fim dos Astecas, Incas (e Maias?). Ficou focado demais na Europa, China e Estados Unidos.

Certos erros de tradução (espero que seja esse o caso) também foram bem grosseiros. Algunas frases que ficaram sem sentido, datas erradas, e que eu saiba séculos se escrevem em numerais romanos, não ordinais.

Se você idolatra os EUA pode até gostar muito.

Tenho curiosidade em ler o outro, "Uma Breve História do Século XX", mas só irei ler se conseguir emprestado, não pagaria por ele.
Esse primeiro foi emprestado, ainda bem.

Dinho 20/01/2012

Uma viagem pelo conhecimento
"Short History of the World", foi escrito em 2004 pelo australiano Geoffrey Blainey, professor da Universidade de Harvard e da Universidade de Melbourne. Foi lançado no Brasil em 2004 com o título "Uma Breve História do Mundo", pela Editora Fundamento, com tradução de Tiberio Novais. São somente 344 páginas para contar muita coisa, começando na Era Glacial chegando até os dias de hoje.
Blainey faz um resumo da História Mundial, por isso que o título é "Uma Breve História do Mundo", é uma viagem pelo conhecimento.
Blainey separa os períodos históricos a partir de temas centrais, o que torna a leitura mais agradável e de fácil compreensão.
O livro é um relato dos acontecimentos marcantes da história, como o surgimento das civilizações, a religiosidade, a fé, as crenças, as produções culturais e artísticas, o convívio social e as mazelas do homem em sociedade. Também trata das relações internacionais, os confrontos entre civilizações e o embate entre o cristianismo e o islamismo.
O livro tem um texto claro com linguagem acessível e é feito sob medida para àqueles que desejam uma informação sólida, porém de forma resumida, sem se aprofundar nos temas.
É uma viagem na história humana de forma descontraída, ajudando o leitor a entender muito mais o mundo em que vivemos hoje.
No dizer do próprio Blainey, é como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento.
Uma dica é junto a leitura ir acompanhando no google maps, para acompanhar cada capitulo, já que o livro não traz o desenho dos mapas.

edu 17/01/2012

Como está na contracapa, você entra num trem e fica colado na janela vendo a raça humana desde #muitosmilanos até esses dias atrás.

Olgashion 13/07/2011

É um bom livro para consulta rápida sobre algum fato, mas, nada muito aprofundado.

É muito longo, e, só são 266 pgs.

Serginho 05/07/2011

Realmente a História do Mundo.
Geoffrey Blainey foi muito feliz ao escrever este livro. Conta de maneira cativante e com uma riqueza impressionante de detalhes, tudo que aconteceu de mais importantes desde os primórdios aos dias atuais. Leitura simples e completa ao mesmo tempo, todos nós deveríamos saber um pouco mais sobre onde vivemos!

Keiko 01/07/2011

Quem realmente aprecia a História, vai amar. Aprendi muitas coisas interessantes e de que não fazia ideia. Fascinante. Preciso ler a do séc XX. PRECISO.