O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Rafa Roseno 10/02/2022

Como é bom conhecer e ler um livro legal!
Positivamente surpreendida pelo Affonso Solano e pelo livro que acabei de ler. A história é bem interessante e consegue te deixar curiosa e presa a narrativa. O personagem principal além da sua inocência tem uma capacidade de adaptação, e inteligência que são essenciais para consolidar seu protagonismo. A insolência da capitã torna um arco possivelmente romântico um pouco menos "melado" e mais agradável de se ler, sem aquela velha babaquice de "donzela a ser salva". Estou bem curiosa sobre a intriga principal e as intermediárias. Não esperava gostar tanto.

Ancalak 07/02/2022

Ikibu
Me surpreendi com este livro, não estava esperando muita coisa devido a quantidade de páginas, tanto que me segurei pra não terminá-lo muito rápido, mas mesmo com tão poucas páginas conseguiu entregar uma boa história, como um semi deus que nunca ficou em sociedade, apenas com seus livros se comporta em um lugar tendo passado a vida inteira numa caverna. Ótima história cujo deixa o final em aberto, tanto para quem quer apenas mer o primeiro livro tanto para quem quer ler a trilogia.

Efraim.Yuri 03/02/2022

O espadachim diferenciado
sabe aqueles livros que você não deposita muita esperança, pq realmente não espera nada do livro, e no final do mesmo, você se sente surpreendido? O espadachim de carvão é esse livro!
que fantasia gostosa de se ler. Não tem um momento em que você não esteja preso naquele universo. Depois que você é pego pela estória e pelo mundo mostrado, você simplesmente imerge de um jeito que não dá pra sair, não dá pra parar de ler. E confesso que adiei o final da leitura justamente por isso, não queria me despedir desse livro.
com personagens mega carismáticos, uma estória que flue muito bem, o espadachim de carvão com certeza será uma das leituras que mais me surpreenderá durante o ano. Se você gosta de fantasia, você tem obrigação de ler esse livro!

Pax 29/01/2022

Extraordinariamente exótico!
Arrisco dizer que talvez seja impossível encontrar alguma obra semelhante e tão boa quanto a essa que foi criada pelo Affonso Solano, um brasileiro.

No começo o livro é um tanto confuso e até difícil de ler (demorei um pouco para me adaptar ao estilo do livro), mas depois que você consegue ter o mínimo de entendimento desse universo, é quase impossível achar chato ou maçante. A maneira que o autor intercala entre o passado do protagonista e o atual presente dele, é simplesmente incrível e saboroso de ler.

Além do fato que você se apega ao personagem principal, cujo nome é Adapak, e é alguém muito inocente e puro. Bem resumidamente, ele é filho de um Dingirï (denominação para os quatros deuses desse universo, cujo são denominados também de "os quatro que são um" ), que tem que enfrentar e sobreviver no mundo dos mortais.

Recomendo fortemente a leitura, e mal vejo a hora de comprar a sequência da trilogia.

VâniaAkira 27/01/2022

adoravel!!
Meu deus como foi magico entrar neste universo tão rico e tão diversificado !!! Affonso Solano sabe mesmo como contar uma historia, não vou mentir que a principio eu fiquei confusa mais ai quando deixei me guiar eu fiquei mais impressionada !! adorando muito !!!

Duarda 26/01/2022

INCRÍVEL
Que livro incrível!!!!
Leitura obrigatória para todos! Os personagens são super fluídos, com cenas épicas de lutas e combates, além do Adapak ser a coisa mais fofa! Uma mitologia criada com muito carinho e espetacular, sem deixar nada a desejar! E o melhor de tudo: é nacional!

rach 25/01/2022

Ouça os Círculos...
MAGNÍFICO.
Logo no início as metáforas e a cadência poética que somente autores brasileiros nos proporcionam (e por isso são meus favoritos) já me encantaram profundamente. Aos poucos, entendendo a narrativa e aprofundando nas reflexões em meio ao universo fantástico criado, senti que não estava pronta para deixar Adapak e seu mundo.

calebsrodrigues 24/01/2022

Mitologia Incrível!
Sou fã do Solano pelo MRG, e esse ano decidi começar a saga do Espadachim de Carvão. O livro é sensacional, repleto de ironia e reflexões profundas, principalmente sobre o papel e influência dos deuses para os mortais (e para os não tão mortais assim). O mundo de Kurgala, é simplesmente apaixonante, e escrito de uma forma detalhista, quase que palpável. Ansioso pelos próximos.

"A sabedoria não está em se domar o poder, Adapak, mas na forma de se utilizá-lo" (p. 163)

LauroBrant 20/01/2022

Mudou minha opinião sobre a literatura brasileira!
O Espadachim de Carvão foi a mais grata surpresa do meu 2021! Adorei esse livro, foi um dos melhores do ano e difere de tudo que eu já li na minha vida.

Sinopse: Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.

Eu sempre tive preconceito com literatura nacional, admito. Muito devido aos livros passados na escola que para mim não me interessavam nem um pouco na época, exceto raras exceções, linguagem difícil, narrativa que não me chamava atenção e alguns que não faziam sentido nenhum para mim, me fizeram odiar a literatura brasileira. Monteiro Lobato, Machado de Assís, Clarice Lispector, Lygia Bojunga, entre outros, me despertavam um ódio só de ouvir falar!

Por outro lado, sempre acompanhei o Jovem Nerd e ouvi o NerdCast, me tornando grande fã de Affonso Solano, Leonel Caldela e Eduardo Spohr, mesmo ainda resistindo a ler algo nacional. Até que um dia que escutei o NerdCast 379 - Literatura Fantástica Brasileira e fiquei extremamente interessado em Espadachim de Carvão, o Nerdcast me convenceu! Algum dia no futuro eu leria algo brasileiro, provavelmente O Espadachim de Carvão.

Foi aí que alguns dias depois, fuçando em uma feira de livros achei esse livro, e foi o melhor achado da minha vida. O livro é perfeito, mistura fantasia, aventura, romance, suspense e mistério de forma magnífica; A construção do mundo é impecável, tudo alí é vivo e faz sentido para a trama, no começo é um pouco difícil de se acostumar com Kugala já que é um mundo diferente de tudo que eu já tinha visto. Nada de Elfos, Anões e Dragões, Solano traz um mundo completamente novo com raças de seres sapientes, como os Pele de vidro, Flores da Lua, Filhos da Montanha, todos extremamente interessantes, novos de animais, novos deuses (Os-Quatro-que-São-Um) e uma mitologia completamente nova e bem escrita. Os personagens são incríveis, muito carismáticos e interessantes>

Capítulos do futuro e do passado se intercalam durante o livro, tornando a leitura agradável, gostosa e crescendo o clima de suspense e mistério que o livro carrega até um final espetacular e aberto para o próximo livro da saga. Esse livro entrou para a minha lista de favoritos e valeu muuuito a pena ler, todo o meu preconceito com literatura nacional foi desfeito e agora eu procuro mais livros brasileiros, principalmente de fantasia e atuais, para ler, queria ter desfeito esse preconceito antes para passar pela experiência incrível de Espadachim de Carvão antes!

Não pude deixar de pensar no por quê das escolas não passarem esse tipo de livro para incentivar a leitura na escola ao invés dos clássicos. Eu pensei: "Poxa, primeiro me passem livros fenomenais e intrigantes desses, para eu me interessar por literatura brasileira e no futuro, quando eu for adulto eu me interesso e leio os clássicos!". O Espadachim de Carvão é o livro perfeito para despertar o interesse em literatura, e principalmente literatura brasileira, em jovens de 10 a 14 anos. Affonso Solano é um escritor primoroso e eu com certeza vou ler tudo que ele lançar!

Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟

site: https://oleiturar.wixsite.com/oleiturar

Vinicius.Lima 19/01/2022

O fantástico mundo de Kurgala
Um dos melhores livros de fantasia que já li na vida. A escrita de Affonso Solano é incrível! A forma como descreve cenários, personagens e movimentação tornam a história simplesmente maravilhosa de se ler e as cenas de ação extremamente envolventes. É o tipo de escrita que consegue preencher muito bem as cenas, contudo, de uma forma bem dinâmica que torna a leitura muito tranquila. Adapak é um protagonista incrível, a trama é muito bem trabalhada e o final do livro é fabuloso, provocando reflexões profundas sobre religião e sua relação com nossa sociedade.

xSandman 17/01/2022

Revisitando Kurgala
Relendo o primeiro volume para poder ler o ultimo lançado, li de uma maneira muito mais atenciosa do que quando há anos atrás. E que decisão acertada, a mitologia criada pelo Affonso Solano é riquíssima e as descrições dos lugares não se tornam exaustivas são precisas e nos fazem imagina ambientações épicas. O ritmo que a história nos entrega entre o avanço da história principal associado a alguns flashback não perde o fôlego até o ápice final. Algo que acho muito legal é as citações de uma passagem das aventuras dos irmãos Tamtul e Magano em todo início de capítulo, me faz querer mais HQ's e desbravar mais ainda esse universo. Lembro que quando li Tamtul e Magano a ameaça de Rumbaba fiquei empolgado com possíveis novos volumes. Acho que essa é a magia da história que te prende, Tamtul e Magano são personagens que o protagonista lê, mas as descrições são tão bem feitas que te deixam com um gostinho de querer visitar as obras que Adapak tanto lê e cita durante sua jornada em fuga. Outro ponto que relendo o Espadachim me fez pensar, é em um bestiário com ilustrações do próprio Affonso sobre as espécies de Kurgala, ao menos se existir/existisse um eu iria querer com toda certeza. Recomendo este livro para os amantes de fantasia pois não irão se arrepender, a narrativa não cai em momento algum e acompanhar a jornada de Adapak é muito recompensador. Vamos agora para as Pontes de Puzur!

Evy 17/01/2022

Surpreendida com sucesso
Tenho esse livro a mais de cinco anos e todas as vezes que tentei ler ele nunca consegui, não passava nem do primeiro capítulo, assim coloquei na cabeça que o livro não era bom etc.
Decidi dar mais uma chance ao livro e dessa ver me surpreendi com a história cativante que te faz querer descobrir várias coisas sobre a vida de Adapak, queremos saber porque estão tentando mata-lo, me coloquei no lugar do personagem e o final me surpreendeu ainda mais, não tinha como imaginar o desenrolar dessa história, agora estou ansiosa para começar a continuação pois desejo saber mais sobre a história

Lincoln Couto 16/01/2022

Ikibu... Ikibu... Ikibu...
Me surpreendi bastante com a fluidez da narrativa, fui cativado e instigado desde o início pelos mistérios e descobertas de Adapak.

O clima de mistério e dúvidas que pairam o livro todo me deixou vidrado sempre querendo ler mais um capítulo.

Achei que ia capítulos de flashbacks foram essenciais para nós conectar mais profundamente com o protagonista que é tão inocente, tão bondoso e tão misterioso quanto sua própria existência.

Minhas ressalvas, e motivo de não ter dado uma nota mais alta foi a dificuldade que tive em imaginar e decorar as poucas descrições das inúmeras raças diferentes que aparecem no livro, principalmente as que não aparecem com tanta frequência. Por vezes tive que pesquisar na internet para tirar a dúvida da aparência das raças. Algumas delas ainda carecem de uma mínima descrição, ou descrições deslocadas. O que resultou em momentos onde eu imaginava criaturas pequenas quando na verdade percebi mais para frente nós combates que a criatura precisava ser grande, outras que não tem descrição nenhuma virou um completo borrão em minha mente ou algo parecido com um humano.

Mas apesar disso minha experiência com o livro foi incrível, foi muito divertido passear pela não tão divertida Kurgala, e ir descobrindo as coisas junto de Adapak.

Recomendo muito o livro, primeiro por ser uma leitura deliciosa, e segundo por ser escrito pelo delicioso do Affonso Solano, um autor nacional de dar orgulho.

Karoline.Damascena 14/01/2022

Uma ótima surpresa.
Conhecia o Affonso do YouTube e sabia que ele tinha escrito esse livro, mas não sabia nada da história além do título.

No início fiquei bem confusa tentando imaginar as diferentes espécies com aparências bem peculiares que surgem no decorrer da história, mas isso foi melhorando durante a leitura. Em compensação, fique presa à narrativa de imediato com as descrições das cenas de ação, bastante frenéticas e violentas.

Adapak mesmo sendo um personagem ingênuo e sensível, não foi um daqueles que
dão raiva de acompanhar, pois essas características fazem sentido na narrativa. Porém, gostaria de ter visto mais das consequências disso na história e um maior amadurecimento do personagem. Talvez no próximo livro isso aconteça.

O mundo de Kurgala me despertou bastante interesse e curiosidade por sua rica mitologia. Gostaria de uma edição ilustrada desse livro. Talvez um catálogo das espécies de Kurgala? Kkk Com certeza a imersão seria ainda mais fascinante.

Fiquei realmente surpresa com a reviravolta na metade do livro, mas me desapontei um pouco com revelação final... No geral foi uma ótima leitura. É fantasia/syfy? mais diferente que já li até o momento. Sendo de um autor brasileiro então, melhor ainda.??????

PS: Torço para que o projeto da adaptação realmente siga em frente!

bookkey 13/01/2022

É bom...
Comecei o livro com muitas expectativas e acho que isso me atrapalhou um pouco no desenrolar da leitura. Fiquei muito tempo empacada na página 70, mas quando consegui avançar até a 140 aí sim o livro deu uma boa melhorada.
O universo criado pelo autor me deixou bastante confusa, não consegui imaginar os seres que ele tanto nos apresentava a todo momento, mesmo com as descrições e acredito ter sido um problema meu mesmo, não do livro.
É bastante diferente de tudo que já li, são muitas espécies, muitos nomes diferentes, até a forma de medir o tempo e comprimento é único. Tenho o segundo e o terceiro na minha lista de leitura para esse ano.