As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Viny 09/01/2024

Beijos thiago
Roubei esse livro do meu amigo thiago basicamente ele me emprestou e nunca devolvi e até hoje finjo q isso nunca aconteceu. valeu a pena? talvez? melhor teria sido roubar o kama sutra dele

Lyvia 31/12/2023

A Senhora da Magia
Esse livro deveria ser um Prelúdio para os outros 3 que se seguem. Conta como e por que Artur é o esperado pelos povos. Explica também todo o início da relação de Morgana com Lancelot. Mas o principal e mais apaixonante pra mim são as ricas descrições sobre Avalon e como é a vida lá.

analu 31/12/2023

Muito bom.
Demorei muito pra engatar, por ser um livro completamente fora de minha zona de conforto. Mas, quando engatei, não quis outra vida.

Não conheço a história do Rei Artur - a contada pelos cristãos - mas com certeza amei essa versão, repleta de magia, empoderamento e muitas críticas sociais que mesmo depois de tanto tempo de escrito, se encaixam na realidade atual.

Tauan Sposito 30/12/2023

Sob os olhares de Viviane e Igraine, somos apresentados à lenda de Artur e dos mistérios de Avalon. Primeiro livro da série.

Raul TP 29/12/2023

Uma visão feminina da lenda de Artur
Este é o primeiro de quatro livros das Brumas de Avalon e o nono na série de histórias da autora.

Ele trata sobre como os pais de Artur ficaram juntos e sobre o crescimento de Morgana (meia irmã de Artur) em Avalon. Tudo isso contado pelo ponto de vista das personagens femininas, tendo pouco espaço para Uther, Merlin ou mesmo Artur.

O ponto de vista é bastante interessante pois aborda o tratamento dado a mulheres na época enterrado e como Avalon valoriza muito mais as mulheres do que o resto da Bretanha.

Sobre a escrita há bastante oscilação entre ultra descritivo e narrativa rápida de fatos. Alguns momentos decisivos simples rituais são descritos em 3/4 longas páginas e, em outros, há uma passagem de tempo de nove anos repentinamente. Achei bastante equilibrado esses dois fatores ao longo da narrativa.

sscorpiuskingg 27/12/2023

Eu não gostei muito desse livro porque achei super misógino em vários pontos. Gostei muito da Morgana porque sempre foi uma personagem muito querida por mim e isso o livro não estragou. Mas mesmo assim, não é um livro que recomendo.

Gois 16/12/2023

Clássico Feminista de Fantasia
Um clássico de umas décadas atrás (tipo o Harry Potter de umas décadas atrás), São 4 livros ao todo e contam a história das lendas do Rei Arthur mas sob o ponto de vista das personagens femininas ao redor dele. Ele é só um coadjuvante da história. Acho que a autora explica pouco o "universo" onde se passa o livro, com sua geografia, personagens e mística. E tem algumas partes escritas de maneira truncada, que talvez seja da tradução. Fora isso, muito legal o livro. Personagens marcantes. Muito feminista. Fala da luta entre religiões tradicionais e cristianismo.

Taise.Arruda 15/12/2023

A história mostra desde início a lenda que transformou Arthur em rei. Desde que sua mãe Igraine conhece o rei Uther e se casa com ele com a promessa de gerar Arthur, que se tornaria um grande rei.
Morgana, tbm filha de igraine e meia irmã de Arthur se transforma numa sacerdotiza e através de um ritual mágico se vê diante de um incesto com seu meio irmão Arthur. Ato esse que resulta em uma gravidez.
Morgana então, decide abandonar a ilha de Avalon para que esse segredo não seja descoberto e manche a honra de Arthur.

Marcos Nandi 07/12/2023

Eu pensava que o livro fosse algo mais infantil. Mas longe disso. É um livro bem adulto, com assuntos que exigem maturidade. E a autora, como demonstrado nos agradecimentos, fez muitos estudos em religião e teologia.

Como toda literatura fantástica, algo está afetando o mundo mágico e alguém vai ter a cruz para salvar o mundo mágico e seus moradores. Aqui, obviamente, não é diferente.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas às vezes, aparece a voz da irmã do protagonista. A Morgana, a fada, que sempre teve o dom da visão.

Como todo mundo também já sabe, a história vai contar a lenda do rei Artur. E com isso, sabemos que se passará no Reino Unido entre a fictícia Avalon e territórios existentes, como Tintagel.

No plano principal, temos Igraine, casada com o Duque Gorlois. Ela, da ilha sagrada e pagã, ele de Roma e cristão.

Além da questão da religião, onde o cristianismo se considera a única religião correta (o que acontece até hoje), temos uma mulher cansada de ser submissa ao marido que não é bom para ela. Que a trata como se fosse apenas um pedaço de carne sem utilidade e fútil.

O casamento se deu, apenas e tão somente, como algo diplomático. Sem amor. Sem carinho.

E desse casamento, nasce a Morgana. Já mencionada aqui.

Num certo dia, a sacerdotisa (irmã da Igraine) e o mago Merlin (pai da Igraine), resolvem visitar a Igraine, e anunciam que os mundos (o real e o mágico), estão se separando. E portanto, era necessário o nascimento de um rei que uniria todos. O rei Artur.

Lembrando que no contexto da história, os romanos dominavam a Europa. E os saxões e os povos do norte, estão querendo seu espaço em detrimento do povo britânico. E quem seria a mulher que geraria o futuro rei que uniria os povos contra os saxões e pela proteção de uma Avalon cheia de brumas? A própria Igraine. Porém, com outro homem e não seu marido.

E então o entrevero começa! Não vou contar mais, pois pode ser spoiler hahaha

A história não é ruim, só às vezes é arrastada. É mais um drama familiar e real, do que fantasia. Digo que no primeiro livro, não há nada muito fora do comum. Gostei de toda a questão das mulheres fortes, mas me irritou os diálogos que se tinham com a Morgana, quando tinha quatro anos, não parece que uma criança falaria. Acho MUITO acho e esquisito todo o rolê do ritual. Misericórdia!

Outro ponto interessante, é a relação do poder de escolha da mulher. Será que ela tem mesmo poder de escolha? Ou será sempre submissa a um homem ou a uma dita, deusa...

Tassia.Hinojosa 05/12/2023

Lindo
Se você gosta de fantasia, histórias do rei Arthur, de Merlin, de fadas, de paganismo antigo, vai gostar muito!!

Leia ele ouvindo Enya, a imersão será mágica.

sofris 04/12/2023

Um dos favoritos desse ano e da vida, com toda certeza
eu nem sei como descrever esse livro ou oq senti lendo
foi tão intenso e apaziguador ao mesmo tempo

Marcos Nandi 07/12/2023minha estante
MAMÃO TRAIDOR KKKKKKKK AMEI

nala 26/11/2023

Duas palavras: Eu amei
Eu amei MUITO esse livro, desde que tomei "conhecimento" das lendas arturianas com a série Merlin da BBC (pela qual sou simplesmente maluca viciada) tive interesse por esses livros, peguei uma vez este mas achei que naquela época não daria pra me envolver direito com a escrita da autora, mas hoje, mais amadurecida, posso dizer que esse livro é tudo de bom! Há umas partes meio lentas mas nada monótono demais, umas revelações meio chocantes mas que são compreensíveis no contexto e... AS 4 PP são mulheres, ou seja, tudo! A Guinevere não apareceu muito nesse, mas parece que ela vai ser uma personagem horrível... uma pena, pois amooooo a Gwen na série.
PaulaLimaS 06/12/2023minha estante
Os 2 primeiros são lentos, mas os 2 últimos tem muito movimento e flui. Eu acabei de ler e queria reler com um olhar menos pesado pra Gwenhwyfar, te sugiro a olhar ela com mais amor por como ela aprendeu a ser mulher. Queria que alguém tivesse me falado isso antes de eu ler.

nala 13/12/2023minha estante
Muito obrigada minha flor!! Quando eu ler o segundo vou olhar ela com mais empatia, no primeiro livro ela mal aparece então não desgosto dela nem nada

Ana C. 26/11/2023

Não me recordo de ter lido outros livros sobre as lendas do Rei Artur, então a história me prendeu bastante. Apesar disso, achei um pouco massante, acho que é uma característica própria do gênero. O interessante é que cada personagem te prende. Viviane, Igraine e Morgana. Cada uma com sua realidade, anseios, lutas e defeitos perdoáveis. Morgause foi a única que fiquei com um pé atrás o livro todo. Enfim, adorei, mas não estou tão habituada com a escrita do gênero.