As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Jez 16/07/2020

Um outro ponto de vista da lenda de Arthur.

Esta versão conta a história de um ponto de vista feminino, Igraine e Morgana. Uma história muito bem construída.

Thamara Sabrine Ferreira 29/11/2020

Muito bom pra pensar no papel da mulher na sociedade. Em como foi totalmente modificada com o poder da igreja católica.
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

albrekker 06/01/2023

Névoa, Magia e Mistério.
Comecei o livro sem fazer ideia do que se tratava, quando entendi que era a história do Rei Arthur, comecei a pesquisar mais sobre o livro, assim sobre a autora que acabou se tornando uma pesquisa muito infeliz. Muitas pessoas do meu ciclo gostaram da obra e consideram ela quase como um "ícone".
Portanto, decidi terminar o livro e tirar minhas próprias conclusões.

Entendo que para essa história ser contada ela tem que passar por várias fases até que chegue o momento chave, porém acaba sendo um pouco cansativo e demorado de ler.
A escrita em si é boa e tem muita magia, religião, personagens bem construídos etc. Mas fica difícil de achar agradável quando se tem tanto estupro e incesto envolvido, por mais que esteja se passando em uma época totalmente diferente, não recomendaria essa leitura a qualquer pessoa e não achei o livro impressionante. Enfim, talvez eu acabe lendo a continuação em um futuro próximo.

Sandro 26/04/2013

Clarividência 1
A maior característica da saga - e que pode decepcionar alguns fãs de ação - é que ela é contada exclusivamente pelas mulheres 'da época'. Logo, pelo menos no primeiro livro, sempre que houve uma batalha, nós só tomamos conhecimento dos bastidores dela, de como é ficar esperando notícias, tramando fugas, etc. E foi esse o ponto em que demorei a me acostumar.

Além disso, o tipo de narrativa, muito mais próximo do estilo denso de Senhor dos Anéis, não permite uma leitura rápida da história. É preciso se ater aos detalhes, às emoções, para conseguir entrar no mundo descrito.

Passados estes obstáculos, a história vai crescendo, desenvolvendo, mostrando uma crítica ferrenha ao mundo cristão (os meus trechos preferidos acontecem nesses momentos) e ao machismo do mundo dominado pela cultura Romana (que experimentamos até hoje).

Para quem gosta de ler, é uma boa pedida. Para quem precisa adquirir o gosto pela atitvidade, eu não recomendo.

Marcia.Santos 04/04/2021

Uma história de conflitos
Este livro apresenta mulheres fortes, que mesmo em suas fragilidades e vivendo em uma época inóspita iam além do que os homens aceitavam.

Nayara Sevciuc 16/05/2020

Queria ter gostado mais
Então, eu queria ter gostado mais da história, até por gostar muito no universo inserido e tal, mas não consegui.
A história, desenvolvimento e consequências não me pegou, mesmo eu forçando a barra para gostar muito e continuar.
Dei quatro estrelas por não ser ruim, longe disso, mas não vou continuar a série. Espero que daqui uns anos eu queira ler de novo e ir até o fim.

Daniely.Cruz 18/09/2021

Achei bem interessante vê a história do rei Arthur de outro ponto de vista.
Mas eu também gostaria que tivesse o ponto de vista do Arthur.
Eu gostei que deu bastante foco nas mulheres, também na religião, como as relações ocorriam e tudo mais.
Contudo não sei se irei continuar essa série até o fim.

Ma 06/02/2023

livro muito bom! confesso que demorei uns 5 capítulos para de fato engatar na leitura, e até mesmo para entendê-la, mas depois disso a leitura flui com muita facilidade! têm vários acontecimentos INESPERADOS, mas que te deixam com mais vontade de ler! :))

Erick 29/10/2014

A Senhora da Magia - As Brumas de Avalon - Livro 1 (sem spoilers)
A lenda do Rei Arthur é uma história solidamente presente na consciência coletiva de todos e na cultura pop. Quem nunca ouviu falar da lenda do jovem de coração puro, que não era valorizado por ninguém e que um dia retira a espada mágica da pedra, a espada que ninguém mais conseguiu retirar, o artefato que lhe garantiria o direito de ser rei da Bretanha. Não apenas uma bela e poderosa história mas como também uma grande metáfora para o potencial escondido em todos nós. (Devo admitir que meu conhecimento da lenda seja muito influenciado pela animação da Disney A Espada era a Lei). Discursões sobre a existência ou não de Arthur como uma figura histórica perpetuam até os dias de hoje.

Por estas razões quando encontramos um livro que propõe mostrar um dos lados dessa lenda prestamos atenção. Foi o caso da série de livros As Brumas de Avalon.

A história nos conta o mito do Grande Rei através das mulheres que o cercaram durante a sua vida. Iniciando alguns anos antes do nascimento de Arthur e mostrando os bastidores e as intrigas que cercaram a promessa do salvador que um dia nasceria e unificaria toda a Bretanha, não apenas a ilha-nação como também seus habitantes e as religiões lá presentes. Seguimos no primeiro livro até o momento que o jovem Arthur ascende ao poder.

O livro mistura fantasia e realidade, nos mostrando lugares e personagens mágicos como Avalon e a Senhora do Lago e as dificuldades da Bretanha do século VI, que lutava contras as invasões saxãs e toda a política que envolvia e definia a vida da nação.

A autora Marion Zimmer Bradley escreve bem e de forma fácil, tornado seu livro um verdadeiro page turner. Ela apresenta diversos conceitos e crenças de forma didática e fluida, sem cansar o leitor enquanto conta as regras de mundo unidas ao decorrer da trama, sem apresentar nada desnecessário. Talvez o tamanho de alguns capítulos incomode quem não gosta de parar no meio deles, porém nada que afetará sua leitura.

Os bastidores e plots que cercam a vida do Rei Arthur são extremamente interessantes e por vezes (se não todas às vezes) se tornam melhores que a própria lenda, o que coloca todo o mito do rei como uma sub-plot.

A autora nos apresenta todas as culturas da ilha britânica, principalmente através de suas religiões, sendo as duas principais o cristianismo, o culto a Deusa. Culturas estas com dogmas opostos que precisão do Grande Rei para unifica-las. Talvez a forma como a autora vilaniza o cristianismo possa incomodar alguns, porém não afeta a grandiosidade e potencial da trama.

O livro possui vários personagens marcantes e populares da lenda, como o próprio Arthur, o cavaleiro Lancelote e Merlin, estes são apresentados em uma grande releitura. Arthur não sendo tão lendário e heroico como conhecíamos, Lancelote tendo parentesco de sangue com quem não esperávamos e Merlin na verdade sendo o título da autoridade máxima do culto dos druidas. Mas sendo sincero, isso pouco importa, pois eles são meros personagens secundários em suas próprias lendas. As verdadeiras protagonistas do primeiro livro são as três narradoras a quem somos apresentados ao longo da leitura:

Igraine, a mãe de Arthur. A narração dela perpetua do começo do livro até sua metade, onde ela sofre e debate-se ao saber que está destinada a dar a luz ao Grande Rei profetizado. Uma personagem deveras forte que passa por grandes tormentos para encontrar o seu final feliz.

Morgana, a irmã de Arthur. Em minha opinião a melhor personagem de livro, talvez porque ela seja a que o leitor possa se identificar mais facilmente. É inteligente e jovem e narra certos pontos do livro em primeira pessoa, o facilita ainda mais a identificação. Embora seja a personagem com o maior número de qualidades (e mais meiga, me permitam dizer), Morgana representa o papel principalmente de orelha, a quem os olhos ela nos empresta para que através deles possamos conhecer melhor o seu mundo. Mas é uma grande promessa para os próximos livros, maior do que Arthur, posso dizer sem dúvidas.

Viviane, a Senhora do Lago. Talvez a que mais polarize opiniões, no final do livro você vai odiá-la ou amá-la. A grande engrenagem quem move toda a história, a peça fundamental. Mesmo tendo o menor tempo de narração, ela deixa uma impressão muito mais forte do que as outras duas personagens que destaquei. Provavelmente por fazer grandes aparições durante os pontos de vista de Igraine e Morgana. Viviane está sempre lá.

Um grande ponto positivo na narração dessas personagens é que cada uma delas são muito pessoais em suas formas de ser. De um jeito que temos uma impressão completamente diferente de cada um dos personagens dependendo de quem está narrando, ou das próprias narradoras. Exemplo: com os olhos de Igraine, eu admirei Viviane; com os olhos de Viviane eu a compreendi e a amei; com os olhos de Morgana eu odiei Viviane.

A tradução do livro é boa, mas a edição em si deixa um pouco a desejar. Principalmente no que se diz respeito as capas, que são as mesmas nas três sequências que seguem A Senhora da Magia. Isso pode confundir bastante.

Em conclusão o que quis dizer com toda essa resenha foi: vá até a livraria mais próxima e compre As Brumas de Avalon (adquirir pela internet também é permitido).

Uma grande experiência que sugiro a todos. Grande história. Grandes personagens. Grande narração. Grande tudo! Enfim, acho que todos entenderam meu ponto.

(Essa e outras resenhas podem ser encontradas no meu blog no link abaixo:)

site: http://discursoamador.blogspot.com.br/
Isabela 09/03/2015minha estante
Amei sua resenha...se ainda não estivesse lendo, com certeza começaria imediatamente!!! Sempre ouvi falar, mas nunca tive a oportunidade de ler, agora digo: leitura mais que recomendada, obrigatória! rs

Lu Mendes 19/01/2023

As Brumas de Avalon
??????????

Famosa obra sobre as lendas de Arthur, narrada por sua irmã Morgana e colocando perspectiva e protagonismo na mão de mulheres.

O livro 01 da saga apresenta todos desdobramentos da Sacerdotisa Viviane e do mago Merlim em manter a paz na Bretanha além de manter Avalon segura e existente.

Entre a cruz e o caldeirão, conhecemos histórias de mulheres fortes: cristãs, bruxas, deusas e fadas em busca de seus lugares no mundo.

Ainda assim, ainda com essa nota? é preciso dizer que foi uma leitura lenta e muitas vezes arrastada. Muito também pela página de folhas brancas e fonte miúda.

É preciso uma pausa antes de seguir pelas brumas de Avalon no volume 2.

Cristiane 18/09/2021

No primeiro livro da série conhecemos como começou a história de Arthur, o Reino de Avalon e Morgana. A autora nós leva a conhecer esse mundo de magia.

anaclarapsslv 23/12/2022

Interessante
Quando comecei a ler, não sabia do que a história se tratava e nem havia lido a sinopse. Então achei um pouco diferente do que eu imaginava do que seria, bem mais monótono e morno. Nesse livro, acompanhamos muito mais pensamentos do que ações, e não sei se isso me agrada muito. Porém, gostei demais da narrativa e da escrita, e isso permitiu o desenvolvimento de personagens cativantes e sensíveis.
Contudo, houve algo que me incomodou a partir de um ponto do livro. Não vou citar explicitamente aqui para não ser um spoiler, entretanto quem leu sabe que relação é essa. Entendo que não foi algo escrito para ser bom de ser lido, mas deixo aqui meu desconforto kkkkkkk.

Ana Carol 23/09/2021

Sagrado feminino
Além de um ótimo romance que deve ter sido bem resenhado aqui por muitos leitores, recomendo a leitura para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a "antiga religião da deusa".

O livro mostra a transição desse período em que ainda havia a adoração da deusa e os rituais ligados à terra e o cristianismo em expansão.

Fala um pouco dia rituais e faz menção à época em que a linhagem feminina era mais importante que a masculina, que adveio junto com o patriarcado.

Claro que não podia deixar de mencionar que o livro conta a história do Rei Artur, Merlin, fada Morgana, Lancelote, ou seja, personagens que sempre participaram das histórias e lendas que alimentaram a nossa imaginação!
Cleber 23/09/2021minha estante
????

Ana 15/05/2020

Meu livro preferido!!
Esse livro é uma delícia! Principalmente esse primeiro da série as brumas de Avalon, mostra a origem do rei Artur e a história de Igraine e Morgana. Aventura, romance e poder são os principais temas do livro sempre dentro de uma perspectiva das mulheres na história. Incrívelmente bem detalhado e pesquisado, a leitura vale muito a pena.

Herick 18/11/2020

Se está procurando um livro com batalhas épicas, muito sangue e morte certamente não é esse o livro que você quer. Esse é cheio de sentimentos em torno das mulheres que são descritas, seus desejos, anseios e medos ficam explícitos na forma que foi escrita.