As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Gabriela 09/03/2022

Beautifully written
É um livro descritivo, com poucos diálogos, pouca ação, e que mesmo assim me cativou e fez ler do início ao fim em poucos dias.
A história de Artur e seus cavaleiros, mas dessa vez sem o foco nos homens - pra variar. Quem conta a história são as mulheres: Igraine, mãe de Artur e Morgana; Morgause, irmã de Igraine e Viviane; Viviane, a Senhora do Lago, Senhora da Magia e de Avalon; e a própria Morgana das Fadas.
Comecei a história tentando me apegar à Igraine, mas não consegui. De todas as mulheres, ela é a mais sem sal.
A Morgause não tem destaque no primeiro livro, mas aparece aqui e ali, só pra mostrar que é foda e que faz o que quer. Gostei dela. Primeira feminista do mundo?
Viviane é aquela que fica pendendo pros dois lados. Gostava muito dela, mas essa obsessão cega pela tal Deusa irrita demais. Sem contar o desfecho dela com a Morgana...
E, bom, a Morgana... Ela foi o que me prendeu nesse livro, e por causa dessa personagem vou ler o Livro 2. Uma mulher forte, mas que tem seus momentos de fraqueza, tristeza, humanidade. Alguém que explora a magia, mas sempre questionando o porquê das coisas serem como são (!!!). O final dela foi ótimo.

!Spoiler alert!
Espero que ela tire esse filho do ventre, pelamor!

Vanessinha:) 18/03/2022

As Brumas de Avalon - Senhora da Magia
Desde que comecei a ler sempre fui apaixonada por fantasia ?.
E a Lenda de Arthur é uma das minhas favoritas, principalmente Merlim.
E nesse livro conhecemos essa lenda pelo ponto de vista da Morgana, que é uma das personagens mais complexas.
Nesse livro você vai encontrar muita fantasia, personagens bem construídos e um enredo bem cativante.
A narrativa e bem fluída e as mulheres tem bastante representatividade o que foi um ponto positivo ?, por ser um livro mais antigo a linguagem e bem primitivo.

ametista 15/04/2021

Interessante
Valeu a pena a leitura. É notória a importância e a contribuição que a obra trouxe para o gênero da fantasia, aborda temas importantes que trazem questionamentos, principalmente sobre mulheres.
Gostei da ambiguidade presente nos personagens e suas linhas de pensamentos distintas, foi interessante ler sobre os rituas e costumes das sarcesotizas.
Mas apesar de tudo isso, foi um livro que sofri um pouco pra lê, não me prendeu. Em alguns momentos foi maçante e cansativo, e isso porquê é só o primeiro que li.
Talvez um dia mas não por agora eu dê continuidade na série.

@juliaavictorino 22/07/2021

Um bom começo
Esse primeiro livro é basicamente uma introdução e pode ser separado em dois atos. No primeiro a narradora é Igraine, mãe de Morgana. Nesse ato somos introduzidos ao universo, a situação política e os personagens principais e me mantive bastante engajada na leitura. Parecia fluir bem, apesar de não ter gostado tanto da tradução dessa edição. Mas ao chegar no segundo ato, narrado por Morgana na maioria das partes, a narrativa passa a dar vários saltos temporais, que pra mim deixou o livro um pouco confuso. Além disso, as passagens em rituais e visões são muito extensas e um tanto cansativas O livro deixa um bom gancho pro segundo, mesmo que a trama não tenha tido muitas revelações e surpresas.

Karina_ 12/05/2020

Simplesmente maravilhoso
Sou apaixonada por essa série. Ouso dizer que esses são os personagens mais bem construídos de todos os livros que já tive a oportunidade de ler. Este livro em específico, devorei em um dia. A história me prendeu tanto que não pude deixá-lo antes de finalizar.

Faffys 09/10/2023

Releitura
Li essa saga muitos anos atrás e relê-la está sendo encantadora.
Vários trechos não me lembrava nada.

É uma das minhas sagas favoritas! ??

Cláudia 26/03/2020

Releitura
Li este livro ainda na adolescência e fiquei apaixonada. Reler agora despertou as emoções que senti na época e me fez ver a história com outros olhos. Ainda apaixonada pela história de Morgana.

Patricia Milani 12/12/2021

Me surpreendi muito com este livro, embora eu não seja uma fã de fantasia o fato dessa ser baseada em fatos históricos me ganhou... Estou muito empolgada para ler/ ouvir os próximos livros.
Estou escutando os áudio livros através do app storytel e a narração é ótima.

julia.roberta 31/12/2020

Amei
Comecei a ler sem muitas expectativas e me surpreendi. É uma história diferente, com forte presença feminina, todas de personalidade forte e marcante. Destaque especial à Morgana e a Viviane apesar de uns vacilos dela rsrs...
O livro possui passagens românticas, políticas e culturais (que podem ser um tanto chocantes), enfim, é riquíssimo em conteúdo, mas senti falta de algo que não sei explicar, talvez em questão de desenvolvimento do enredo? Talvez porque não se sabe para onde exatamente a história esta de levando... Acredito que isso acontece por ser o primeiro livro. Porém, o final te deixa com vontade de começar o próximo imediatamente (só não fiz isso porque minhas metas eram outras kk mas estou ansiosa para continuar)

Bruno.Costa 10/11/2020

Novos pontos de vista são sempre bem-vindos
Brumas de Avalon conta a lenda do Rei Artur. Mas conta de um ponto de vista diferente: do ponto de vista das mulheres que na história original não tiveram o mesmo destaque que personagens masculinos.

Uma trama muito boa, muuuuita pesquisa sobre a história antiga do Reino Unido, muita pesquisa teológica para trazer um certo realismo à fábula.

Recomendo a leitura!

bobbie 15/12/2022

Interessante.
Leitura leve, fluida e interessante sobre as já conhecidas lendas do Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda contada sobre o ponto de vista de mulheres sacerdotisas e rainhas fortes, com uma pegada de tratamento corajoso sobre a intolerância religiosa. Aqui, Viviane, a Senhora do Lago de Avalon, Igraine, a Rainha-mãe, e Morgana, filha de Igraine e sacerdotisa-aprendiz, que se envolverá em uma grande polêmica.

Jez 16/07/2020

Um outro ponto de vista da lenda de Arthur.

Esta versão conta a história de um ponto de vista feminino, Igraine e Morgana. Uma história muito bem construída.

Thalita.Carile 04/08/2022

Épico
Uma das minhas primeiras triologias, as pré cursoras do Girl Power com ênfase, a história do rei Arthur contada pela visão da Deusa, a construção de um mundo após a dominação do cristianismo levando ao esquecimento das religiões antigas...
Épico, clássico,histórico, verdadeiro....
Sou apaixonada...por tudo relacionado a esse conto fantástico com embasamento histórico real...
Simplesmente incrível.