O Livro das Princesas

O Livro das Princesas Meg Cabot...

Resenhas - O Livro das Princesas

Devorando Livro 06/04/2020

Reconto dos contos de fadas
Um livro que tem os recontos de alguns dos contos de princesa que mais amamos.

Gaidzinski 30/06/2020

Livro de contos
São 4 contos feitos por 4 escritoras, entre elas a Paula Pimenta, sendo que a única relação entre os contos é que todos parodiam histórias de princesas bem conhecidas!
Cinderela Pop, da Paula Pimenta, até já ganhou filme. Mas o meu preferido foi O Eclipse do Unicórnio, da Lauren Kate. Também tem Do Alto da Torre, da Patrícia Barboza e A Modelo e o Monstro, da também querida Meg Cabot.
Nenhum deles decepciona e são todos curtinhos, livro ótimo para sair de uma ressaca literária!!

Lorrana.VitAria 21/08/2021

"o livro das princesas"
É um livro que conta 4 histórias diferentes , 2 brasileiras e 2 não , pra mim a melhor foi "do alto da torre " que conta a história da "Rapunzel. Atual " onde a "Rapunzel" é empoderada ... Eu amei muito.

Emily 02/05/2020

Como a louca das princesas e das histórias da Disney, quando vi esse livro fiquei pirada e disse imediatamente para quem estava vendendo que esse era meu!!!! São histórias contadas sob o viés da contemporaneidade e para cada uma das quatro autoras, são quatro histórias distintas. Meg Cabot aborda sua narrativa inspirada na Bela e a Fera, intitulada de A Modelo e o Monstro. A modelo Belle Morris se apaixonará por Adam Prince, considerado "monstro" porque após um acidente, quando tinha 16 anos, ele adquiriu queloide (crescimentos anormais na pele que ocorrem em torno de áreas que foram cortadas ou machucadas) no lado direito do corpo e que não passava, obviamente, despercebido por ninguém que o visse. Foi a minha terceira história preferida, pois não é de imediato que o leitor descobre qual mistério cerca a "fera" e acaba instigando o nosso lado detetive e a abordagem que a autora quis fazer se aproxima demais de muitas realidades. Pois bem... minha amada Paula Pimenta! Leitura simples, leve e rica em detalhes! Tem muita analogia a Cinderella, mas esta tem seu estilo e opiniões próprios. Princesa Pop, o título do seu conto, traz como personagem principal Cintia Dorella (maneira bem criativa de criar um nome bem parecido com Cinderella), uma garota que entrou em uma espécie de "luto" após a separação dos pais, advinda de uma traição do seu pai. Traição esta que resultou na formação de uma nova família: seu pai, sua madrasta (má mesmo) e suas "irmãs postiças". Cintia passou a andar sempre com roupas pretas, usar somente all star, se mudou para a casa da tia, irmã da sua mãe, já que, além de estar desgostosa com o pai, sua mãe estava no Japão a trabalho e ficaria um tempo lá. Mas a mudança mais surpreendente (no bom sentido) é que passou a ser Dj. Descobriu que tinha gosto e talento pra isso por causa do namorado da tia que trabalhava nesse ramo e a incentivou demais. O desenrolar da história parece muito com a história da pobre Cinderella, mas, claro, termina com um final feliz. Afinal, Cintia tem duas fadas madrinhas, sua mãe e sua tia, e tem o coração de Frederico Prince só para ela. Agora é a minha preferida e TINHA que ser com minha autora preferida da vida: Lauren Kate! Em Eclipse do Unicórnio, ela conta a história da Bela Adormecida de forma bem particular. Não poderia faltar anjos (quem já leu os livros dela sabe que, majoritariamente, a abordagem é feita com histórias sobre anjos - anjos caídos, nefilins, párias...). Sabe quando a Malévola ou Bruxa Má entra no Castelo e amaldiçoa a criança Bela? E que quem agracia a menina com belos desejos são as fadas? São todos anjos! A Bela Adormecida na narrativa chama-se Talia, que significa orvalho de Deus. Ela é recebida com muitos presentes dos anjos - Anjo da Beleza, Anjo da Empatia, Anjo da Sabedoria, Anjo da Sagacidade, Anjo da Graça e, não menos importante, Anjo do amor. Quem seria, pois, a "Malévola"? O Anjo da Justiça, que deu a Talia, sua própria punição, advinda do desejo dela mesma em cobiçar o que não lhe pertence. Um unicórnio. A roca de fiar aqui seria o chifre do Unicórnio que, ao Talia tocar, perfurará sua pele e a ferida será fatal. Mas uma brecha foi encontrada. O Anjo do Amor ainda não tinha lhe ofertado seu presente e como não poderia desfazer um "presente" de outro Anjo, apenas alterou. Ela não morreria, apenas adormeceria. E durante seus 16 anos contou com a proteção de (agora sim!) duas fadas: Sol e Lua (eclipse). Como a previsibilidade nos contos de fadas é certeira, sabemos o que acontecerá. Mas Lauren ainda surpreende com tamanha criatividade e só lendo realmente para saber. Por fim, temos a narrativa de Patrícia Barboza. De antemão, foi a que menos gostei. Do Alto da Torre é uma releitura da Rapunzel. Aqui ela é Camila e é uma popstar. Mora no 12° andar de um prédio com sua madrinha (que é superprotetora) desde quando seus pais morreram. Aos 11 anos, quase morreu também quando ficou gravemente doente e por isso sua madrinha fez uma promessa: se ela sobrevivesse, não cortaria mais o cabelo até os 15 anos... O que acontece é que a autora já foi logo apontando todo o clímax da narrativa bem no começo, o que perde demais a graça e a gente não sente aquela adrenalina do que virá em seguida, já que tudo foi abordado logo. E poderia ter explorado outros acontecimentos para ficar ainda mais completo.

isabookzl 16/09/2022

Contos de romance gostosos de ler
São contos de romance clichês, mas muito bem trabalhados, que lembram os contos das princesas e trazem temas importantes, os que eu mais gostei foram os da Meg Cabot e Paula Pimenta, os dois últimos eu gostei bastante da história, mas teve alguns aspectos que pra mim não ficaram muito legais.

Lígia 09/01/2023

A modelo e o monstro de Meg é lindo, leitura super rápida. Princesa Pop é incrível, muito bem construído, Paula Pimenta arrasa. Eclipse do Unicórnio também é muito bom, mas senti falta de alguma coisa a mais. E para finalizar, do alto da torre, fácil de ler, conto leve, mas meio superficial.

Helaina 29/06/2021

Não sou muito de ler livros de contos, talvez porque quando leio um deles e não gosto eu acabo desanimando do livro. Mas esse, nem de longe é o caso de O Livro das Princesas.
Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barbosa conseguiriam escrever releituras dos clássicos contos de fadas de uma forma tão verossímil que se fosse minha primeira lendo sobre A Bela e a Fera ou Cinderela na versão que elas escreveram, acreditaria que foi tudo real.

São quatro contos onde vemos os talentos de cada escritora. Não vou escrever uma sinopse de cada conto porque acabaria dando spoiler. Vou dizer em qual história é baseado e direi o que achei.

A Modelo e o Monstro
De cara percebemos se tratar de “A Bela e a Fera”. Narrado em 1ª pessoa pela protagonista embarcamos literalmente em um navio e podemos acompanhar uma história curta, porém rica em detalhes inclusive sobre a vida dos personagens. Nem preciso dizer que amei, né?

Princesa Pop
Esse conto deu tão certo que acabou se tornando um livro. É uma nova versão da “Cinderela” que me deixou muito angustiada com as maldades da madrasta. Se você detestou aquela malvada na versão da Disney, ela vai parecer boazinha perto da megera que a Paula Pimenta criou. Aqui também a história é narrada em primeira pessoa pela protagonista.

Eclipse do Unicórnio
A princesa dessa história e a “Bela Adormecida” e está igualmente bem escrito. Dessa vez a narração é em 3ª pessoa e ocorre uma alternância da história do príncipe e a princesa. Não fosse o final do conto poderia ter sido tão bom quanto os outros, mas achei que o final fugiu um pouco da realidade. O que não o faz ser ruim, mas menos verossímil que os outros.

Do Alto da Torre
Essa versão de “Rapunzel” me conquistou! Adorei a releitura e me encantei com todos os personagens. Até mesmo a bruxa não me pareceu tão má assim. Narrado em primeira pessoa fechou o livro com chave de ouro com uma história que poderia ter acontecido com uma vizinha, uma amiga ou mesmo com você.

Bom, adorei o livro. Recomendo para quem gosta de contos de fadas, mas também para quem gosta de romances reais sobre pessoas comuns. Não achei que será uma fantasia sem pé nem cabeça. Como eu disse são histórias bem reais principalmente se comparadas aos contos que as inspiraram.

“Às vezes uma pessoa especial pode estar bem na nossa frente e não conseguimos enxergar pelo fato de ela estar escondida atrás de um disfarce, fingindo ser quem não é.”

“Aquele garoto não tinha nada de ‘príncipe’! No mínimo devia ser um bruxo disfarçado, porque só um feitiço explicaria tudo o que eu estava sentindo.”

“Não acredito que Deus castigue ninguém, nós recebemos o retorno dos próprios atos.”

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2015/08/resenha-o-livro-das-princesas.html

lice :)) 14/03/2021

só p falar as notas dos últimos 2 contos;

eclipse do unicórnio: ?????????/5

do alto da torre: ?????????/5

Choi 19/04/2021

Até que é bom
É visível a diferença da escrita de autores brasileiros e autores estrangeiros. Os brasileiros usam mais a língua informal, contando a história como se estivesse falando com um amigo, usando gírias e etc.
Ja os autores estrangeiros usam mais a língua formal, e a escrita é bem mais envolvente e aparentemente eles tem mais criatividade em criar mundos e realidades diferentes

Lays.Ordani 03/07/2020

Fofo
Releitura de 4 histórias de princesas "modernizado". Recomendo muito para adolescentes.

Tiago Henrique 03/10/2013

livro de um dia
Achei as histórias criativas e divertidas.Confesso que me decepcionei com a Meg,e com Laren,Meg não explorou muito a história (A Modelo e Monstro) e achei que Luren deixou sua história (Eclipse do Unicórnio) com um final em aberto,mas escreveram muito bem.Nunca havia lido nada de Patrícia,mas,achei bem legalzinho.Achei a história um tanto infantil e um pouco chata,mas,foi escrita para adolescentes pré formadas,afinal a protagonista tinha 14 anos no começo da história.Mas,confesso que AMEI,simplesmente me APAIXONEI por Cíntia,que é Cinderela.A história é bem humorada,emocionante,e sim,passa-se raiva.É o maior conto do livro,e é com certeza o melhor deles.Paula Pimenta trabalho bem criando essa nova Cinderela,realmente,um livro para se ler em um dia,ou dois,como no meu caso. :)

Laura.Treba 23/07/2020

Para passar o tempo
São quatro recontos clichês de histórias das princesas que conhecemos, temos A Bela e a Fera, Cinderela, A Bela Adormecida e Rapunzel, respectivamente.
Os contos são gostosos e rápidos de ler, daqueles para você simplesmente passar o tempo sem precisar pensar muito.
Falando em específico dos dois últimos contos, acho que eles deram uma "recaída" no livro. O conto da Lauren Kate é bom, eu amo a escrita dela, mas acho que ela não serve para contos já que devem ser curtos e terminar com tudo bonitinho explicadinho, sem precisar de muito desenvolvimento (pelo menos é como eu entendo) e o conto dela terminou com pontas soltas, parece que "puts esqueci que só posso x páginas" já que foi o único que eu fiquei indignada por já ter acabado e com dúvidas de alguns pontos da história. O da Patrícia Barboza eu gostei, só achei que foi bem curtinho e rápido, o mais bobinho que não me deixou apegada, não sei explicar mas achei meio "ah foi isso". É o único"defeito".
Preciso alertar que histórias clichês também podem acarretar gatilhos, duvido que alguém possa ter gatilho aqui mas eu tive por culpa da minha insegurança e baixa autoestima, resolvi alertar de qualquer forma (mas não, não tem nenhum conteúdo que realmente fale de algo pesado que possa causar gatilho).
É um bom livro clichê, as autoras são talentosas e com uma boa escrita.

vivi 08/01/2022

GENIAL
melhor livro já feito.... até hoje lembro da boa sensação de ler na cama logo depois de chegar da praia e aquela marisia gostosinha me fez levar a leitura desse como algo bem marcante. são historias puxadas pra nosso dia dia, o que deixa tudo ainda melhor de se ler.

Bia Paini 31/12/2021

Bonitinho. São contos inspirados nas histórias clássicas das princesas. Não li o Cinderela pop por completo pq já tinha lido o livro. Achei o último bonitinho e o penúltimo é o pior