Dracula

Dracula Bram Stoker

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raphaella 25/06/2012

18 de maio, noite. – Já faz tempo que li "Dracula", de Bram Stoker. Minha edição é da Penguim, em inglês (por isso a falta de acento), até colei uma cópia dela aqui, para não ter dúvidas em eventuais consultas futuras.

Esse livro me persegue, então resolvi deixar a preguiça de lado e desenterrar este diário (o que é meio irônico, na verdade) para fazer algumas observações sobre ele - e o que falam dele por aí...

Continue lendo em: http://bit.ly/LwgVGn
(este texto só faz sentido lá)

Schimas 05/06/2022

Esperava mais
O nome é Drácula mas ele é quem menos aparece na história, parece demorado o desenvolvimento e um fim esticado, não é ruim, mas tbm não indico essa edição tão grande

Babi 11/03/2022

Muito envolvente
Primeiramente, tenho que dizer que eu nunca assisti nenhum filme envolvendo o Conde Drácula, então li a história toda sem nenhuma referência televisiva!

O livro é muito bem escrito e os personagens são bem interessantes, mas o machismo é tão escancarado que acaba com a personalidade deles. Eles tratam a Mina como se fosse uma criancinha, e dá repulsa a forma como eles se comportam. Eles escondem tudo da Mina não porque ela é "delicada" como alegam, mas porque querem se considerar superior, aquele ego inflado de "eu sou o cara". Querem proteger a "donzela em perigo", proteger toda a Londres, ohhh que bons homens! Só que não! O marido da Mina nem sequer prestou atenção na mulher dele quase morrendo ali! Pelo amor de Deus! Ninguém prestou! (Aviso que vocês vão passar ranço em partes assim).

Mas tirando isso, gostei muito da escrita, das descrições e do ritmo do livro. O final é muito breve, corrido e um tanto sem sal, mas não chega a ser decepcionante (Talvez chegue sim).

Cris 23/12/2015

Dracula
"The last I saw of Count Dracula was his kissing his hand to me, with a red light of triumph in his eyes, and with a smile that Judas in hell might be proud of."

Eu esperava gostar deste livro, mas ele realmente não conseguiu prender minha atenção. Achei a leitura arrastada, demorei um tempão pra conseguir ler.

" We learn from failure, not from success!"

Julielen.Nasciment 28/05/2020

Meu primeiro calhamaço clássico e super me surpreendi positivamente com este livro. Apesar de longo, me prendeu do início ao fim. Leitura muito fluida e envolvente. Livro que super indico.

@fannykytabooks 14/04/2023

Primeira leitura em inglês!
Por mais que tenha sido uma versão resumida, o livro enriqueceu muito meu vocabulário em inglês. Sei que o livro original foi escrito a base de cartas e diários, o que acaba sendo um pouco mais longo e descritivo. Mas a essência da história é a mesma, em que os homens lutam para salvarem suas mulheres das garras do vampiro. O final eu achei que poderia ter sido melhor desenvolvido, mas a história te prende. Meu personagem favorito, de longe, foi o médico Van Helsing.

Jéssica 04/09/2020

Clássico
Bram Stoker conta uma história de terror, mistério e aventura, envolvendo uma criatura sobrenatural.
É o livro que inspirou toda a mitologia em torno dos vampiros. Então, se você é fã de fantasia e terror, vale a pena conferir.
Pela história ter sofrido várias adaptações e pelos vampiros já serem representados de diversas formas na cultura pop, já se tem uma noção sobre o que vai acontecer e é inevitável criar expectativas. Mas, isso não torna a leitura chata ou previsível.
Aliás, o clima de suspense perpassa toda a narrativa. Acredito que seja por que o texto é um compilado de fragmentos (diários, memorandos, notícias), formados pelas vozes dos diferentes personagens, que contam os fatos com base em suas percepções e sentimentos.
Vale avisar que não há romance. E, francamente, não faz falta. Inclusive, a Mina do livro é muito mais interessante sem ser o interesse romântico do vampiro.
Enfim, é um clássico. Recomendo!
Ouvi o texto original, em inglês, no podcast "Phoebe reads a mystery", disponível no Spotfy.

Tata 11/05/2017

Não foi pra mim
O livro é um clássico e muitos adoram, mas simplesmente não foi pra mim. Demorei quase um ano pra ler!
Achei um pouco repetitivo em vários trechos, tenho a sensação que a história poderia ter sido contada em 200 páginas. Achei os personagens desinteressantes, não me conectei a nenhum. Na verdade, quando comecei a ler o livro tive a sensação de "estar vendo" aqueles filmes trashs da decada de 90. hehehe
Além disso, não vi muito sentido no livro ser contado na forma de diário de pessoas diferentes. Eles sempre descreviam cenas e diálogos inteiros nos diários. Isso não faz sentido, ninguém escreve diário assim. O autor fez isso para que soubessemos a história, mas acho que se o objetivo era simplesmente contar a história, poderia fazer em uma narrativa normal, com um narrador observador ou mesmo um narrador onisciente. Para mim, só faz sentido escrever em forma de diário se o que se quer passar são os sentimentos e pensamentos da personagem, e não apenas os fatos acontecidos. Muitos trechos desses diários eram apenas descrição.
Não me deu medo, nem nervoso. Não achei nem q fosse um suspense. Enfim, não gostei.

Daiane 28/03/2015

Drácula- Bram Stoker
O livro é escrito em forma de diário e conta a história do conde Drácula, um vampiro muito velho e forte, que mora na Transilvânia, inicialmente Jonathan Harker viaja para lá, pois iria ajuda-lo á comprar algumas propriedades em Londres.
Ao passar um tempo, Jonathan começa a estranhar o comportamento do conde e depois percebe que passou a ser seu prisioneiro e fica totalmente horrorizado, sempre com a tentativa de fugir, um dia consegue.
Mina Murray, noiva de Jonathan, vive na Inglaterra e com a demora dele, decidi passar um tempo com sua amiga Lucy, que estar preste a se casar. Durante uma noite, Lucy é atacada e transformada em vampira por Drácula que agora passa a viver na Inglaterra.
Van Helsing, amigo de Arthur que era noivo de Lucy, começa a investigar o caso de Lucy e ao não conseguir salvar a vida dela, passa juntamente com Arthur, Jonathan e outros dois pretendentes de Lucy, a procurar o assassino dela.
Ao acharem pistas de seu esconderijo, tentam matá-lo, porém falham e o vampiro para se vingar começa a atacar os mais próximos deles, entre eles Mina, que em uma noite é atacada. A partir daí eles passam a procurar Drácula insistivamente e não param enquanto não acabam com sua vida.

Hendrik 01/05/2021

Mal adaptado e com glossário incompleto
Não sei se essa edição foi mal adaptada ou se a história é mal construída, pois em vários pontos as coisas são relatadas de forma muito pouco clara ou repentina. Fora isso não gostei muito do glossário do livro, enquanto ele trás o significado de "wolf", que é uma palavra básica, não trás o significado de "perhaps", muito mais difícil. 90% das palavras que eu não sabia o significado não estavam no glossário. Enfim, é um livro bom para quem está no pré intermediário do inglês, tem o google tradutor por perto e quer melhorar no inglês, mas pela história em si, não vale a pena.

JAOS 03/10/2013

Drácula
O primeiro impacto do livro não vem com a narrativa propriamente dita, mas sim antes, com a forma como é passada (tipologia textual, creio): através de cartas, notas, memorandos, registros. Daí a riqueza da narrativa, pois não há um narrador fixo, mas sim vários, o que dá uma roupagem diferente e inteligente ao texto, exigindo sempre que o leitor atente para o personagem e o momento do relato. Tal esforço é recompensado por uma prazerosa impressão de onisciência, que decorre do privilégio de ver o mesmo fato sob várias perspectivas e, também, de ter acesso aos pensamentos, à mente de cada um que fala, induzindo a uma certa intimidade com todos os personagens.
A estória começa com a viagem de ida do jovem advogado britânico Jonathan Harker à Transilvânia, a fim de mediar a compra de uma propriedade em Londres por um nobre, o Conde Drácula.
Ao longo da obra, outros personagens vão se revelando, tais como: Mina Murray, noiva de Jonathan; Lucy Westenra, sua amiga; Arthur Holmwood, noivo de Lucy; Quincey Morris, um americano rico; John Seward, psiquiatra e admministrador de um manicômio; Renfield, um dos pacientes de John; Abraham Van Helsing, ex-professor de John e especializado num lado mais "oculto" da medicina.
É formado um grupo a fim de deter e exterminar o Conde Drácula, liderado por Van Helsing e integrado por Jonathan, Mina, John, Quincey e Arthur, além do próprio professor, cada um contribuindo à sua maneira para atingir seu intento: pôr fim ao rastro de sangue e à maldição vampiresca que ameaça assolar a capital britânica.
Trata-se de uma ficção primorosa, com intervalos de suspense, terror e romance, retratando valores morais e religiosos do fim do século XIX, ocasionando calafrios e aguçando a curiosidade do leitor a todo o momento.

Lara 16/11/2021

Sem palavras! Que obra prima! Consegui sentir todo o pavor dos personagens nas cenas sombrias. Super bem construído em todos os aspectos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5