Dracula

Dracula Bram Stoker

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Victoria 24/01/2023

Terminei sem saber se gostei ou não
Por mais que algumas partes da narrativa tenham sido interessantes e o livro ser considerado um clássico, para o meu gosto pessoal achei os personagens bem planos, sem nada de interessante ou alguma complexidade que me fizesse me importar com eles.
Aline Obnesorg 24/01/2023minha estante
É isso! Também achei bemmm mais ou menos kkk

Victoria 24/01/2023minha estante
Aí que alívio, porque fiquei lendo e pensando "será que o problema sou eu?" XD

Aline Obnesorg 25/01/2023minha estante
Sempre penso o mesmo quando leio clássicos lkkk

Daiane 28/03/2015

Drácula- Bram Stoker
O livro é escrito em forma de diário e conta a história do conde Drácula, um vampiro muito velho e forte, que mora na Transilvânia, inicialmente Jonathan Harker viaja para lá, pois iria ajuda-lo á comprar algumas propriedades em Londres.
Ao passar um tempo, Jonathan começa a estranhar o comportamento do conde e depois percebe que passou a ser seu prisioneiro e fica totalmente horrorizado, sempre com a tentativa de fugir, um dia consegue.
Mina Murray, noiva de Jonathan, vive na Inglaterra e com a demora dele, decidi passar um tempo com sua amiga Lucy, que estar preste a se casar. Durante uma noite, Lucy é atacada e transformada em vampira por Drácula que agora passa a viver na Inglaterra.
Van Helsing, amigo de Arthur que era noivo de Lucy, começa a investigar o caso de Lucy e ao não conseguir salvar a vida dela, passa juntamente com Arthur, Jonathan e outros dois pretendentes de Lucy, a procurar o assassino dela.
Ao acharem pistas de seu esconderijo, tentam matá-lo, porém falham e o vampiro para se vingar começa a atacar os mais próximos deles, entre eles Mina, que em uma noite é atacada. A partir daí eles passam a procurar Drácula insistivamente e não param enquanto não acabam com sua vida.

deborah 22/12/2022

Drácula
Livro magnífico, perfeito, incrível
A escrita é feita por base de cartas e diários mas isso só dá um ar de mistério a mais na história, não é um livro de plot mas a história continua sendo MUITO boa, é um mistério com terror muito bom.
Quatro homens lutando por duas mulheres que todos eles amam.

Juu 16/10/2021

Drácula
Livro pequeno e rápido, com várias imagens que deixam a história bem mais interessante, gostei muito.

Luana 21/06/2011

The history is amazing!!
I loved, the thrill is great, you can feel the tension of the characters. The story holds you.

I recommend!

bru!! 22/06/2021

Envolvente
Por ser uma versão 'resumida', não temos todos os detalhes nem contato com a escrita original do autor como um todo, então a história se torna algo mais breve e, de certa forma, mais rasa.

Isso, entretanto, não anula o mistério e a curiosidade despertados. É um livro que te prende, e te faz querer saber o que está acontecendo, o que vai acontecer e como vão resolver os problemas que não param de aparecer.

Por mais que tenha vontade de ler a obra original, mesmo a versão resumida é capaz de mostrar o porquê de Bram Stoker ter se tornado uma figura tão marcante.

Gaua 24/01/2023

Muito bom!
Esse é um clássico maravilhoso do terror gótico e uma leitura muito rápida e contínua.
A história é contada, principalmente, através das leituras dos diários dos personagens e vai alternando, o que torna a leitura dinâmica e mantém o interesse.

Brida 27/04/2020

Um clássico é um clássico e não é por acaso. Drácula é a história de tirar o fôlego, onde o leitor fica sempre curioso para saber o que vai acontecer. Essa edição de capa dura da Barnes & Noble é um tesouro. Para os que gostam de ler em inglês indico muito, porém tenha em mãos um dicionário para melhor esclarecimento da trama pois possui palavras que não usamos mais hoje em dia.

Ge... 23/08/2023

Me senti bilíngue kkkkkk
Por ser meu primeiro contato com um livro em inglês posso dizer que achei meio estranho mas, acho que é normal (não sou fluente).
A história é muito boa e divertida, tem a escrita bem fluida e eu realmente achei a história interessante, por mais que essa foi uma versão reduzida, consegui pegar a essência da história original.

Marcelo Caniato 08/10/2017

Gostei do livro. Não o considero aterrorizante, pra mim é mais um livro de mistério do que de terror. As revelações não chegam a ser surpreendentes, pois o mito do vampiro que temos hoje vem em grande parte de Stoker, de modo que dá pra sacar rápido o que tá acontecendo. Fico imaginando como deve ter sido para o leitor da época. Menções a "vampiros" só aparecem lá pra metade do livro (tem uma no comecinho, mas é muito rápida e sem muito destaque). Uma certa pessoa no livro é descrita como alguém que vai ficando cada vez mais pálida e fraca. Pra nós a conclusão de que há em curso uma transformação em vampiro é imediata, mas na época da publicação imagino que tivesse uma aura de mistério maior em torno dessas revelações.

Muito legal ver o Van Helsing também, que hoje em dia virou um caçador implacável de vampiros, sendo retratado como um médico respeitado que mantém a mente aberta para explicações além da ciência.
Bruna Araujo 23/10/2017minha estante
Tive exatamente as mesmas impressões!

Moa 23/05/2018

Decepção
Drácula é um clássico que eu há muito tempo desejava ler. Então esse ano decidi ler a versão em inglês, mais pra praticar o inglês mesmo.

Tenho algumas opiniões sobre o livro que podem ser um pouco impopulares:

O livro é longo demais. Já li livros com mais de 800 páginas e não vejo realmente nenhum problema nisso, no entanto, tem que haver um bom motivo pra isso. Drácula é um livro com uma narrativa lenta e irritantemente repetitiva, que não tira proveito do seu tamanho para realmente criar uma estória complexa.

Personagens vazios. Os personagens da estória, embora interessantes ao primeiro contato, se tornam chatos com o tempo, pelo simples fato de não possuírem um arco claro. Os personagens da estória são o Conde Drácula, Lucy Westenra e seus três pretendentes (Arthur Holmwood, John Seward e Quincey Morris), Van Helsing, o casal Mina e Jonathan Harker e o insano no manicômio, Renfield. Sem sombra de dúvida o personagem mais inútil da estória é esse último, que não contribui em nada para levar a estória adiante e, mesmo assim, tem quase 1/5 do livro dedicado somente às suas loucuras no manicômio. Outro pronto que já citei é a falta de um arco para os personagens. Todos eles começam a estória de um jeito e acabam do mesmo jeito. Não há nenhuma evolução, nenhum aprendizado, nenhuma sacrifício que faça com que os personagens saiam transformados ao final. Todos começam a estória como terminaram, como ingleses vitorianos entediantes. Sem falar no personagem central, Drácula, que praticamente não aparece na estória, e quando aparece, é uma figura patética (mais sobre isso abaixo).

Forma da narrativa. Um ponto positivo que acaba virando negativo ao longo da estória. A narrativa é feita em forma de cartas, diários, manchetes de jornais e mensagens, o que dá uma veracidade maior a obra mas, depois da metade do livro, ela enjoa e se torna cansativa.

A mitologia. Um dos grandes pontos negativos da estória para mim foi a mitologia cercando os vampiros. O modelo clássico de vampiro é aquele que dorme em um caixão a noite, e durante o dia possui força física sobre-humana, além de ser uma figura mais charmosa e sensual e exercer uma força psicológica sobre as vítimas. No entanto, o vampiro de Bram Stoker é uma criatura nojenta que causa repulsa. Todo local onde ele vai fede a ponto de deixar os personagens enjoados, e ele dorme em uma caixa de terra. Coisa nojenta. Sério! hahahaha O poder psicológico existe, mas as vítimas, todas elas mulheres por algum motivo, não costumam se lembrar de serem atacadas. Além disso o vampiro possui diversos poderes, podendo se transformar em fumaça, controlar os elementos da natureza e os animais e até virar um animal, um lobo ou um morcego, até onde me lembro. Não gostei muito disso, achei um pouco exagerado dar tantos poderes assim ao vilão principal.

Devido a todos esses pontos negativos acabei levando mais de 45 dias para conseguir terminar essa obra. Esse é um tempo absurdo pra mim! Nunca levo mais de 15 dias para ler um livro.

Recomendo para quem quer conhecer a estória, que assista ao filme "Drácula de Bram Stoker" de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola. Se você assistir esse filme não haverá a menor necessidade de ler o livro. O filme tem algumas diferenças mas no fim é até melhor do que o livro. Embora também não seja uma grande obra-prima. A única parte que deixa a desejar no filme é o tempo que Jonathan Harker passa no castelo de Drácula na Transilvânia, no começo da estória. Essa parte é mais interessante no livro. Mas o filme tem um Drácula mais convidativo porque é interpretado pelo grande Gary Oldman.
Larissa.Vilela 24/06/2018minha estante
Concordo plenamente.

Erica 22/01/2024

Dracula
Livro lindíssimo, já tinha visto o filme e p livro como é óbvio não desiludiu, simplesmente é espetacular

Daly 01/08/2015

Amei!
Sem dúvida um dos meus livros favoritos,adoro a linguagem de Bram Stoker, mesmo sendo histórias tão antigas

1 | 2 | 3 | 4 | 5