Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Iza 25/02/2021

Ele não nasceu monstro. Tornou-se monstro.
Mais que uma ficção. A história transita por questões morais , filosóficas, psicólogicas e existenciais. Vitor Frankenstein, estudioso fanático pelo conhecimento da luz àquele que deveria ser sua obra- prima: a Criatura .
Ser dotado de razão e emoção humanas. Rejeitado por sua aparência , não houve oportunidade de mostrar-se em seu interior: suas virtudes, bondade e boa índole. A rejeição transforma-o como ele mesmo afirma: sou mal porque sou infeliz. Segundo a linha Rousseauniana, a autora exprime a ideia de que ninguem nasce mal , a sociedade é quem corrompe. Importantes diálogos são travados com seu criador e os seus questionamentos se referem as nossas malezas humanas: nossas carências, desejo de ser amado, angústia pela solidão, o medo da rejeição, entre outros. Clássico que merece ser lido.

Sr. Loveth 13/02/2021

Frankestein de Mary Shelley
Frankestein, o prometeu moderno

Inspirada em um pesadelo de um jovem das artes ocultas dando vida a seu monstro com a ajuda de alguma máquina, Mary Shelley começou a escrever seu romance em um concurso de amigos em uma noite de chuvas e frio intenso e seu projeto foi em frente. Considerado o primeiro livro de ficção científica além de ser também um romance de horror gótico, a obra de Shelley duzentos anos depois continua sendo uma obra tocante e moderna, a trama todos já conhecem: um jovem cientista que dá vida a um monstro horrendo feito de partes de diversos cadáveres em nome da ciência (ou da glória!?), ao brincar com a vida e a morte ele vê uma grande cadeia de eventos trágicos acontecer ao seu redor, será que Victor pode fazer algo para impedir?
Victor Frankestein é um cientista frio, melancólico,até certo ponto inconsequente e romântico enquanto a criatura nos faz questionar quem seria o montro da história?! Frankestein trata de assuntos como solidão, depressão, abandono (abandono paternal também contK9), Mary nos alerta dos perigos de brincar com a vida e a morte, diversos questionamentos filosóficos são feitos como "o homem nasce mal ou a sociedade nos corrompe?" e como a sociedade trata os diferentes, Frankestein sem dúvidas é um grande clássico mas que não recomendaria para quem tem depressão profunda, um livro que nos faz refletir e emocionar e não necessariamente o horror que nos assombra.
Indicação de filme; Frankestein de Kevin Connor, uma minissérie de dois capítulos disponíveis no youtube como um longa com mais de 2 horas de filme.
Se gostou sinta se a vontade em me seguir no meu bookstagram @lovethbooks

fernanda 27/12/2020

Foi o primeiro clássico que li. Devastador! Diferente de todo o terror apresentado pelos filmes, Frankestein é uma obra sobre solidão e inocência do homem, além de questionar o preconceito e a verdadeira bondade humana. Amo e indico!

rafa 22/12/2022

bom, mas esperava mais
a historia e boa o problema e q e um livro bem arrastado e demorado de der, tem partes sao chatas q eu ate pulei kkjkk
as melhores partes sao as da criatura, se ela aparecesse mais o livro seria bem melhor ?

Tabita.Maier 09/02/2023

Mary, Mary, Mary!
A gente sabe que um livro é bom quando foi escrito há séculos e continua atual né?! A história de Frankenstein é cheia de nuances, riquíssimos personagens e intensas reflexões. É muito mais que um cientista louco que cria um monstro em seu laboratório.

Frankenstein fala sobre a miséria e a feiúra humana a mercê das mais vis emoções. Das primaveris cenas da Itália, ao nevados picos da Suíça até os confins do Polo norte, a gente acompanha a saga de um homem egocêntrico e fraco em sua jornada miserável da vida e das suas escolhas.

E pra completar, a história da autora também é bastante perturbadora, vale a pena pesquisar sobre a Mary Shelley, uma mulher adepta ao poliamor, muito provavelmente bissexual e além do seu tempo. Viva à literatura gótica escrita por mulheres! Viva as mulheres!

estela 27/03/2023

Ele só queria ser amado
Esse livro me tocou de uma forma que poucos antes já fizeram. a história do mostro e a desgraça que virou a vida de victor frankestein me chocaram. no final o "mostro" era mais humano do que imaginávamos, ele só fez o que fez porque queria atenção, porque queria ser amado, e citando uma frase de um dos meus filmes favoritos, before sunrise: "mas não é tudo o que fazemos na vida uma maneira de ser amado um pouco mais?". podemos ver isso no final, já que ele percebe que toda a vingança que ele fez com o pobre victor não saciou sua alma do desejo de amor, nenhuma gota de sangue que ele derramou fez com que ele fosse amado.

a escrita desse livro é tão linda e poética e os sentimentos dos dois personagem são tão bem desenvolvidos.

"você me dotou de percepções e paixões para depois me lançar ao mundo como um objeto de desprezo e horror para a humanidade"

Daiane 05/01/2023

Frankestein mostra a verdadeira face humana. A verdadeira dor e o sofrimento que a solidão nos traz.
Mary Shelley é sincera e dura, uma das escritas mais sofridas e sinceras que já li, conseguindo impactar desde o início do livro.

Maria4206 21/02/2023

A escrita é impecável, pena que não consegui aproveitar tanto o começo. Por ser um livro tão famoso, com uma história muito difundida, eu tava muito ansiosa para chegar na parte onde ele criava o "monstro", então o começo acabou se tornando maçante, infelizmente. Achei o final um pouco abrupto, mas no geral é um livro excelente.

g_nascc 12/03/2023

Frankenstein de Mary Shelley
Finalmente finalizei a obra, e ainda não tenho comentários. No decorrer da leitura existiram diversas sensações que não sei descrever. O prometeu moderno ou Frankenstein (como quiserem intitular o livro) nos trás diversos questionamentos, quem é o monstro? Ao final da leitura me lembrei do Médico e o Monstro, por características parecidas entre criador e criatura. Enfim, merece todos os elogios possíveis e aqui deixo minha forte indicação desse pioneiro da ficção científica.

callmemadu 03/04/2023

Tenho nem palavras, agora se tornou um dos meus livros preferidos

muito bom ler clássicos e descobrir novos detalhes de uma história conhecida a séculos

Vargas 07/09/2013

"You made me, but now you want to destroy me. You do not know my misery. I wanted friends and I wanted love. But I frightened people. They thought I was cruel. If I cannot have love, I will take revenge on my enemy - you, Frankenstein"
Sempre quando ouvia falar da história de Frankenstein, imaginava um velho careca criando um monstro verde em uma noite chuvosa. Porém, esse livro desfez todo o meu anterior conhecimento sobre essa famosa história.
Esse foi o segundo livro que eu li em outro idioma e confesso que foi o melhor. A minha primeira dedução foi que o criador do monstro q se chamava Frankenstein e não o próprio monstro ( sim, eu não sabia disso ). Depois descobri o porquê da criação e como ela foi feita.
A obra de Mary Shelley é simples, rápida e usa uma linguagem do inglês extremamente singela e sem abreviações. Para iniciantes no idioma como eu, a leitura é fácil e sem preocupações. Outro aspecto que ajudou muito foi que, o livro vem com dois CD`s onde a pronúncia é lenta e facilmente compreensível.
Pois bem, a história em si é muito boa e apesar do começo que é muito fantasiado, ela demonstra ser muito realista e sentimentalista.
A obra também é uma análise psicológica tanto de Victor como do próprio monstro que é o personagem que mais sofre na história. Na minha opinião, o verdadeiro vilão é o próprio cientista Victor Frankenstein que, além de criar um ser sem ter nenhuma consciência, o abandona e o trata como um monstro cruel e sem coração. E o pior que, enquanto a história se desenvolve, o monstro se apresenta muito mais amável e bom que o seu criador.
O que restaria para o monstro recém criado (que por sinal apresenta capacidades normais de um humano perfeito, apesar da sua força maior do que a de um homem qualquer)? Onde ele se abrigaria? Como viveria, se o seu próprio criador, a única pessoa que sabia da sua existência o abandonou e nem sequer se importava com o que havia criado? Como seria aceito e feliz, se o seu corpo era costurado como um pano feito de retalhos de tecidos? Todas essas perguntas frustam o monstro e a mim também, que fiquei com ódio e nojo de Victor devido ao seu egoísmo.

Leandra.Goulart 04/02/2023

Ai de mim!
A história se centra em um jovem cientista de nome Victor Frankenstein, interessado no estudo da filosofia natural e fisiologia. Muito ambicioso, Frankenstein une suas duas paixões e tenta criar uma nova forma de vida a partir de partes mortas. No entanto, sua criatura, conhecida como o Monstro, é rejeitada pela sociedade e até mesmo por seu próprio criador. A história que se desencadeia é dotada de acontecimentos que nos levam a refletir sobre várias questões sociais. Assim, a obra destaca questões éticas e morais sobre a ciência e a responsabilidade pessoal por nossas ações e suas consequências.

Gisele-chan 13/02/2012

O 1º livro em inglês que li! ^^
Peguei esse livro emprestado de um amigo.
Era um livro intermediário de inglês, então, contou a história de maneira bem sucinta.
Apesar disso, a história não perdeu seu sentido original, nem o clima de terror existente. Quem quer que tenha feito essa versão de "Frankenstein", fez muito bem... Como merece um grande clássico da literatura merece!
Sem dúvida, recomendo a todos.

mabe 31/01/2023

Frankstein poderia ser mais humano que os próprios humanos
A cada página lida Frankstein se tornava cada vez mais humano, mas um humano com dúvidas e insegurança. Eu me identifiquei com ele em algumas partes do livro pois, eu me sentia tão perdida quanto ele, questionava a minha existência e o meu propósito no mundo. Frankstein é para pessoas confusas que querem encontrar seu lugar no mundo.