Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

alícia 17/07/2021

incrível.
obrigada mary shelley por ter escrito um livro que me deixou completamente chocada!!
essa curta versão de frankenstein em inglês fluiu tão rapidamente que eu mal senti
eles sofrem muito mesmo. mostram arrependimento pelas ações do passado mas percebem que nao podem mudar nada e isso é enlouquecedor.
eu queria um final feliz, acho que esse livro merecia. mas eu acho que ele combinou perfeitamente com o que acontecia.
não teve tanto vocabulário novo e é bem tranquilo, recomendo pra quem ta começando a ler em inglês agora!!

NotCrazyLimitedEdition 17/05/2023

O ápice da literature gótica, muito melhor do que se esperaria do lugar que esse livro tem na cultura pop. Uma leitura fascinante, recomendo muito

Kel Cesar 21/04/2021

Russeau, filósofo iluminista e precursor do Romantismo, está presente em cada página escrita por Mary Shelley. O "bom selvagem" e a ideia de que "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe" nunca caíram tão bem.

As reflexões que a criatura faz sobre a própria existência... Ele não foi gestado, não nasceu, não se desenvolveu como ser humano e mesmo assim existe. Simplesmente É. E justamente por existir tal qual idealizado por seu criador, por ele mesmo foi descartado. Como coisa, como monstro. Ainda assim foi capaz de demonstrar mais traços de humanidade que a própria sociedade que observava e pela qual inicialmente, intrinsecamente, sentia empatia. Pôde assim constatar na pele a contradição da humanidade, o bem e o mal inerentes a ela. Enfim, corrompeu-se.

Ao fim da leitura, fica o questionamento: quem é o monstro, criador ou criatura?

*Mais no Instagram: @kel.cesar

site: http://www.instagram.com/kel.cesar

rschuwenk 18/05/2022

Frankenstein
Terror clássico. Muito mais psicólogo do que qualquer susto corriqueiro. A dúvida sobre certo é errado conduz o horror.

Cami 11/01/2024

Clássico.
Achei a leitura um pouco travada, não fiquei presa logo de início, mas a medida que a história se aprofunda não consegui parar de ler. Muito triste MESMO. Eu não esperava nem a metade da complexidade dos personagens. É um livro excelente, daqueles que sempre vou indicar.
Foi difícil ver as feridas do abandono de forma tão crua. Tem que se preparar.

Nat.Rizzo 31/01/2021

um classico
esse livro no inicio não me prendeu no inicio, mas do meio pro final, eu não conseguia largar o livro por um minuto sequer

Aline B. 08/06/2022

A obra tem seus méritos, mas também tem defeitos
Entendo o motivo por esse livro ser um clássico. A escrita de Mary Shelley é ótima! Não posso avaliar melhor a obra porque me incomodo com alguns pontos do enredo. Como pode a criatura se expressar tão bem sem nunca ter tido interação humana? Como Victor conseguiu faze-lo não apenas um ser vivo, mas também um ser racional? Ninguém percebia o cheiro de carne humana morta na casa de Victor? Essas e outras questões não me permitem confiar na obra. É um livro que pensei que só leria uma vez, mas acabei lendo duas devido uma disciplina de literatura. Não tenho vontade de ler uma terceira.

Yas 14/09/2021

Diferente do que pensava
Tentando voltar a ter hábito de leitura e usei Frankenstein para começar. História completamente diferente do que vemos nos cinemas, história bem envolvente e emocionante.

Li em inglês, é uma linguagem mais formal, mas interessante e não tão difícil.
Morais 14/09/2021minha estante
Também me surpreendi com o formato da história. Fico feliz que está voltando com o hábito da leitura! Toda a sorte e melhores leituras do mundo ??

gigika 09/05/2022

complexo.
Há muito mais nessa história do que a maioria das adaptações ou a história que é circulada normalmente. Achei incrível, até porque o próprio Victor pode ser analisado nessa história, sempre foi o inteligente e o sucessor dos negócios do pai em potencial e depois perdeu a mãe e parece que quis se desligar da realidade ficando obcecado pelo "mistério"/"segredo" da vida. estudou e passou anos confinado afim de aprender coisas sobre o corpo humano e a vida, e depois, quando viu sua criação tomar vida teve a decepção porque o monstro era horrendo. MAS AÍ MEUS AMIGOS, que encontramos o personagem mais complexo da história. Frankenstein ou o monstro como é chamado no livro parece de começo simplesmente uma aberração, uma criação maluca e sem nada racional até que observa as pessoas e a família do Victor em si e cria os sentimentos mais intrigantes (e interessantes) possíveis. a vingança que cria dentro dele depois que o Victor o rejeita é tipo assim maligna, e por baixo só a tristeza de não poder ter o que os humanos tem, e acho que na cabeça dele ele não entende o porque sendo que ele foi dado a vida então deveria ser igual os outros
enfim kkk tá meio grande mas só digo que vale a pena ler esse clássico, e agora entendo o que tem tanto a ser analisado nesse livro.

Carlos531 16/06/2014

Finalmente, um clássico que gostei!
Finalmente, um terror com qualidade.
Eu recomendo muito, muito, muito mesmo.
É um livro que te faz tremer, ansiar. E ainda tem aquele tom bem gótico e acizentado. Do tipo: "você nunca sabe o que pode acontecer".
É um terror bem bonito, recomendo muito, muito, muito mesmo.
Eu gostei, gostei muito mesmo desse livro.
Se fosse pra descrevê-lo com uma palavra, essa palavra seria: sensacional.

Rafael 01/11/2020

O FAVORITO
Um dos clássicos do gênero , é um dos meus livros favoritos da vida inteira . Toda vez que eu leio , aprendo alguma coisa de novo . Fico sempre com pena da criatura que é visto como o demônio , por ser quem ele é .

rclynch 11/07/2023

Gostei, li pra um trabalho escolar e é super de boa de ler, uma vez que você começa é facinho terminar, bom pra quem quer uma leitura rápida e fácil

José Eduardo 28/06/2020

Um clássico que precisa ser lido
A autora consegue expor muito bem os sentimentos dos personagens principais. A obra se desenvolve por meio de cartas trocadas entre quem narra a história e sua irmã. O texto é, portanto, bem acessível, sem excessos literários, tal como se daria de fato entre a troca de correspondências entre irmãos (mas, claro, com o uso de diversas palavras arcaicas, que não mais são de uso comum). Considero um livro de leitura fluida, mas muito angustiante, dados os acontecimentos que impactam a vida de Frankenstein. Um conto de horror com as características do romantismo. E há trechos sensacionais sobre dor, horrores, honra e glória, que demonstram a facilidade da autora com as palavras.

Vargas 07/09/2013

"You made me, but now you want to destroy me. You do not know my misery. I wanted friends and I wanted love. But I frightened people. They thought I was cruel. If I cannot have love, I will take revenge on my enemy - you, Frankenstein"
Sempre quando ouvia falar da história de Frankenstein, imaginava um velho careca criando um monstro verde em uma noite chuvosa. Porém, esse livro desfez todo o meu anterior conhecimento sobre essa famosa história.
Esse foi o segundo livro que eu li em outro idioma e confesso que foi o melhor. A minha primeira dedução foi que o criador do monstro q se chamava Frankenstein e não o próprio monstro ( sim, eu não sabia disso ). Depois descobri o porquê da criação e como ela foi feita.
A obra de Mary Shelley é simples, rápida e usa uma linguagem do inglês extremamente singela e sem abreviações. Para iniciantes no idioma como eu, a leitura é fácil e sem preocupações. Outro aspecto que ajudou muito foi que, o livro vem com dois CD`s onde a pronúncia é lenta e facilmente compreensível.
Pois bem, a história em si é muito boa e apesar do começo que é muito fantasiado, ela demonstra ser muito realista e sentimentalista.
A obra também é uma análise psicológica tanto de Victor como do próprio monstro que é o personagem que mais sofre na história. Na minha opinião, o verdadeiro vilão é o próprio cientista Victor Frankenstein que, além de criar um ser sem ter nenhuma consciência, o abandona e o trata como um monstro cruel e sem coração. E o pior que, enquanto a história se desenvolve, o monstro se apresenta muito mais amável e bom que o seu criador.
O que restaria para o monstro recém criado (que por sinal apresenta capacidades normais de um humano perfeito, apesar da sua força maior do que a de um homem qualquer)? Onde ele se abrigaria? Como viveria, se o seu próprio criador, a única pessoa que sabia da sua existência o abandonou e nem sequer se importava com o que havia criado? Como seria aceito e feliz, se o seu corpo era costurado como um pano feito de retalhos de tecidos? Todas essas perguntas frustam o monstro e a mim também, que fiquei com ódio e nojo de Victor devido ao seu egoísmo.

Sr. Loveth 13/02/2021

Frankestein de Mary Shelley
Frankestein, o prometeu moderno

Inspirada em um pesadelo de um jovem das artes ocultas dando vida a seu monstro com a ajuda de alguma máquina, Mary Shelley começou a escrever seu romance em um concurso de amigos em uma noite de chuvas e frio intenso e seu projeto foi em frente. Considerado o primeiro livro de ficção científica além de ser também um romance de horror gótico, a obra de Shelley duzentos anos depois continua sendo uma obra tocante e moderna, a trama todos já conhecem: um jovem cientista que dá vida a um monstro horrendo feito de partes de diversos cadáveres em nome da ciência (ou da glória!?), ao brincar com a vida e a morte ele vê uma grande cadeia de eventos trágicos acontecer ao seu redor, será que Victor pode fazer algo para impedir?
Victor Frankestein é um cientista frio, melancólico,até certo ponto inconsequente e romântico enquanto a criatura nos faz questionar quem seria o montro da história?! Frankestein trata de assuntos como solidão, depressão, abandono (abandono paternal também contK9), Mary nos alerta dos perigos de brincar com a vida e a morte, diversos questionamentos filosóficos são feitos como "o homem nasce mal ou a sociedade nos corrompe?" e como a sociedade trata os diferentes, Frankestein sem dúvidas é um grande clássico mas que não recomendaria para quem tem depressão profunda, um livro que nos faz refletir e emocionar e não necessariamente o horror que nos assombra.
Indicação de filme; Frankestein de Kevin Connor, uma minissérie de dois capítulos disponíveis no youtube como um longa com mais de 2 horas de filme.
Se gostou sinta se a vontade em me seguir no meu bookstagram @lovethbooks