Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Camomila4 09/03/2023

A wretch
Como resenhar esse livro? Como resenhar essa obra prima da literatura? Tudo o que eu consigo dizer é que esse livro é visceral, do melhor e pior jeito. Leia.

Thiago.Avila 30/01/2022

Frankenstein - Janeiro2022
Meu primeiro clássico de 2022. A imagem do Mostro de Frankenstein é um tanto quanto deturpada na imagem popular.

Apesar de, não creio ser spoiler, a criatura matar e se ser algo imparável não vi a obra como um terror mas sim uma história de busca de identidade, altoentendimento e vingança.

De um lado temos a busca desenfreada e obsessiva de Vitor pela sua criação que o deixa cego até que a criatura manifesta vida... é uma boa analogia de como as vezes brigamos cegamente por conceitos e ações, e em boa parte delas nao enxergamos as consequências de cada uma... e, apesar de não admitido na maioria, o arrependimento, se faz necessario enfrentar o resultado dessas ações.

Do outro a criatura que busca o entendimento, assim como evolui na fala e no pensamento, e não a figura "desmiolada e destruidora" apenas que é cotidianamente apresentada.

Retrata a busca pela aceitação, o entendimento, o sofrimento pela rejeição, o relato da criatura em meados do livro chega a ser comovente... enfim o lado monstruoso, não da aparência, mas da alma e a crueldade são os lados mais humano que possui.

Sobre a leitura...
A escrita é mais formal mas não é difícil de seguir. Em alguns pontos fica um pouco maçante nas descrições de cenários, mas nada que afete o ritmo.

Recomendo a leitura

Bialourenco 03/09/2021

Hatred filled my heart
Pensava que esse livro seria mais puxado para terror ou ficção científica, mas é algo mais filosófico. A leitura me fez pensar a respeito da influência que o preconceito e a marginalização têm no caráter das vítimas e o quanto o ódio é capaz de cegar alguém. A criatura diversas vezes fez o bem e tentou se aproximar dos humanos, mas tudo o que viam era sua aparência e não lhe davam chance alguma de conversar, quão ignorante é o preconceito, e quantas vítimas se tornam agressores por ele...

?Think about this - if you killed me you would not even think of it as murder. If humans were kind to me, I would be gentle with them. I would not want to kill anyone?

Bea 04/11/2021

Minha análise sobre Frankestein - julho/2021
De tudo o que li, me veio a seguinte metáfora: o monstro do Frankenstein poderia ser uma analogia a toda a brutalidade e defeitos irreparáveis do nosso caráter, nosso lado obscuro em pensamentos e ação. A partir do momento em que não damos chance para abraçar tal verdade, fica difícil de dominá-la cada vez quando se sobressai em alguma circunstância. A arte de abraçar a própria escuridão traria paz e maior autoconhecimento. Se déssemos mais chances a cada vez que erramos, não importa quantas vezes, conseguiríamos trazer nossos monstros ao nosso lado, e não contra. E assim, sejamos com os dos outros, sem julgar aparências e saber discernir com convicção verdades com base na intuição/no coração. Geralmente o que vemos no mundo externo é um reflexo intrínseco. Refutar os próprios defeitos irá te consumir e cegá-lo da felicidade. É um processo tão simples, mas tão letal. Cada um de nós tem luz e escuridão, eles fazem parte de você como um todo. Se há ódio em você mesmo, está destinando seu próprio futuro uma tortura até seu último sopro.

Também é normal você não ficar totalmente satisfeito com você as vezes, de não gostar de alguma característica sua e querer mudar. Você pode! Mas se respeitando e se aceitando do jeito que é e no seu tempo, sempre!

Gosto de pensar que Victor olha para o monstro como se fosse um espelho, horrorizado em encarar seus próprios pesadelos. Mas se ele tivesse cuidado do monstro, teria uma vida plena ao lado das pessoas que amava, sem ter medo do amanhã. Teria transmutado seus pontos ruins em coisas positivas, aprender e evoluir mais ainda. Compreender a graça de ser ser humano, que erra, peca e segue em frente. Ver beleza na tempestade e não temer o frio nem a calada da noite. Victor poderia ter usado o monstro ao seu favor, usá-lo como sua maior arma e defesa, mas o medo de arriscar falou mais alto e aniquilou todas suas oportunidades de evoluir.

monique.c.rodrigues.3 21/01/2015

Obra de Arte
Esqueça aquele Frankenstein malvado e cruel de Hollywood. Pra começo de conversa, Frankenstein é o nome do cientista que consegue dar vida a um ser feito com restos de cadáveres, ser este que não possui nome durante toda a trama. A pobre criatura não consegue se compreender, mas tenta compreender os outros. Assim, ele avista de longe uma família pobre e cuida tudo o que eles fazem. Não só os observa, como começa a nutrir afeto por aqueles estranhos e deseja ser aceito. Com essas observações, a criatura aprende a falar, ler e se torna bastante articulado. O que o infeliz não sabia é que sua aparência causaria horror e espanto em todas as pessoas. Enfim, a história é incrível! Mary Shelley foi uma das poucas feministas de sua época e já havia escrito algumas obras sobre o tema, quando conheceu ninguém menos que Lord Byron! Dessa amizade, surgiu o livro aqui citado, pois Lord Byron a instigou a escrever a história mais terrível que ela conseguisse. Estou cada vez mais convencida que a amizade entre escritores traz muitos frutos, eis aqui mais um exemplo. Enfim, a obra não é de terror, mas é bastante dramática (em minha opinião).

Rafaela 29/01/2023

Frankestein
Que livro chato, credo. Acho que é um clássico por que o projeto de Vitor Frankestein é uma ideia inédita, mas de uns 55% para o final fica muito arrastado e sem graça. Não funcionou pra mim

Jamyle Dionísio 13/02/2022

Espelho
Há um monstro que me espreita da janela.
Mas a janela envidraçada, além de janela, é também espelho.
O monstro não é um Outro, mas a minha criação.
Eu o odeio. Ele me apavora. Eu o acuso dos piores crimes.
Comigo, ele aprende a odiar. A apavorar. A cometer os piores crimes.
O monstro quer ser amado. Eu lhe recuso o amor.
Não só o meu amor, mas o amor do mundo inteiro.
Obrigo o monstro a habitar os profundos das florestas, as geleiras dos extremos terrestres, as fendas escuras da loucura.

O monstro não tem nome. Mas, com o tempo, passou a ser chamado pelo nome do seu criador, Frankenstein.

(À toa é que não foi.)

Ao longo do livro, sei bem quem é criador e quem é criatura.
Só não sei muito bem quem é o monstro da história.

@chadepalavra

Yas 14/09/2021

Diferente do que pensava
Tentando voltar a ter hábito de leitura e usei Frankenstein para começar. História completamente diferente do que vemos nos cinemas, história bem envolvente e emocionante.

Li em inglês, é uma linguagem mais formal, mas interessante e não tão difícil.
Morais 14/09/2021minha estante
Também me surpreendi com o formato da história. Fico feliz que está voltando com o hábito da leitura! Toda a sorte e melhores leituras do mundo ??

NotCrazyLimitedEdition 17/05/2023

O ápice da literature gótica, muito melhor do que se esperaria do lugar que esse livro tem na cultura pop. Uma leitura fascinante, recomendo muito

ritinha 28/06/2021

"If I cannot inspire love, I will cause fear!"
Diferente da maioria dos clássicos internacionais que eu li, esse não é um romance de época estilo Jane Austen, mas uma ficção científica (estilo Mary Shelley!).
Eu achei a história fantástica e a mensagem de que a ciência também pode ser maléfica foi muito bem dada.
Achei a linguagem bem tranquila, especialmente pra ler em inglês. De modo geral, eu achei muito bom!

rclynch 11/07/2023

Gostei, li pra um trabalho escolar e é super de boa de ler, uma vez que você começa é facinho terminar, bom pra quem quer uma leitura rápida e fácil

Nat.Rizzo 31/01/2021

um classico
esse livro no inicio não me prendeu no inicio, mas do meio pro final, eu não conseguia largar o livro por um minuto sequer

Joao.Vitor 10/06/2021

Mary Shelley tava muito triste
denso. complicado. assustador. difícil. melancólico. essas são algumas das características que compõe essa incrível obra. Frankestein é a revelação da natureza humana para própria humanidade, esse livro nos mostra que a monstrualidade não parte só do ser dito como monstro pela sociedade, e sim também da sociedade que o transforma em monstro.
a realidade é que muito do que nos ensinam a odiar é vítima das circunstâncias apresentadas, essa reflexão é tão atual e inteligente.
outra questão bem relevante, que também é reflexo do ponto citado a cima, é a aversão de Frankestein a própria criação, a qual ele tanto almejava sucesso. ele se negou a enxergar com compaixão a maior obra da vida dele, esse foi o motivo de seu fracasso, esse foi o motivo que levou a criação do monstro.
é muito bom realmente, mas achei um pouco chato e cansativo, vai de quem gosta.

Rafael 01/11/2020

O FAVORITO
Um dos clássicos do gênero , é um dos meus livros favoritos da vida inteira . Toda vez que eu leio , aprendo alguma coisa de novo . Fico sempre com pena da criatura que é visto como o demônio , por ser quem ele é .

Lauraa Machado 30/10/2018

Victor Frankenstein é um idiota
Acho que essa foi a maior lição que aprendi com esse livro. Victor Frankenstein é um idiota e tudo de ruim que aconteceu nessa história teria sido evitado se ele fosse minimamente mais compreensivo e inteligente, o que é ainda mais irônico, considerando que ele é teoricamente brilhante o suficiente para ter dado vida ao monstro. Aliás, a melhor parte do livro é aquela em que o monstro conta sua história.

E ele merecia mais, o monstro merecia mais. É clara a análise do preconceito humano contra o diferente, ainda que o diferente seja tão humano em emoções e racionalidade quanto nós. Essa é a melhor qualidade do livro, a verdadeiramente assustadora. E Victor Frankenstein precisa desaparecer e deixar o monstro ser o protagonista que ele merece ser.
Beca 03/11/2018minha estante
Caraca! Melhor resenha! Frankenstein é um baita de um idiota na minha opinião também!