Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Sel 12/03/2020

Carmilla e sua inesgotável influência.
O que mais gosto nesse estilo de narrativa, é que o terror vai sendo detalhado pouco a pouco. Não é de se estranhar que a obra tenha impactado e ainda o faz até hoje, tantos autores. Uma pérola do gênero. Além do mais, foi a obra que inspirou Bram Stoker a escrever Dracula. Como não recomendar?

Justine.Nienow 14/03/2023

!
Merece muito mais reconhecimento do que tem. Por se tratar de um romance entre duas mulheres, a obra é pouco conhecida. Decidi ler quando vi que este título que inspirou "O Drácula", se você se interessa por literatura gótica, recomendo muito. É uma leitura fácil e rápida considerando a época em que foi escrita.

Mari Vannucci 11/01/2024

Você vai me achar cruel e egoísta, mas o amor é sempre egoísta; quanto mais ardente, mais egoísta.
Carmilla não representa o que uma mulher do século XIX deveria ser, por isso a obra não tem a visibilidade que merece. Uma história de uma mulher independente da figura masculina e sáfica. Foi apagada com o tempo.
Essa temática vampiresca que conversa com a sexualidade começou AQUI, e a gente acompanha até hoje, em outras histórias. Algo tão antigo ainda tão presente?…
Adorei a leitura, corrida e instigante. Só queria um final diferente, mas, ainda assim, valeu (muito) a pena!

Natalia1831 17/03/2022

A sensualidade e o vampirismo
Esse grande clássico do gênero gótico, nos traz a sensualidade por trás do vampirismo.
Claro, salvaguarda as regras da época em que o livro se passa e a época em que foi escrito, vemos uma mulher vampira, usando de sua "compleição feminina frágil" para conseguir ganhar a simpatia e proteção dos lordes de famílias abastadas, para entrar em seus castelos e se embrenhar em meio aos vilarejos para conseguir se alimentar de sangue sem levantar suspeitas.
Claro, nesse conto, temos o principal foco em uma das vítimas da vampira Carmilla. Ele nos mostra a capacidade de sedução e dominância que os vampiros são capazes de ter sobre nosso emocional , e como precisamos do racional para conseguirmos perfura essa névoa de amizade e amor em que eles nos prendem.
Trazendo crenças já conhecidas sobre a mitologia do vampiro e alguns outros costumes de acordo com a região, é fácil perceber as passagens de Carmilla, que influenciaram e inspirarão Bram Stoker a escrever Drácula.
Recomendo muitíssimo!

Zabi 17/07/2022

clássico gótico
qualquer um que goste de literatura gótica e de terror deveria ler Carmilla ao menos uma vez. É bizarro que não seja tão conhecido quanto drácula, já que foi escrito anos antes e vários dos elementos presentes no imaginário popular acerca dos vampiros tiveram origem justamente nesse livro. É uma escrita muito gostosa de se ler e flui com muita tranquilidade.

Aline.Pereira 22/07/2020

Uma história de vampira e anterios a Dracula
Então eu li esse livrinho :D
Assim, esse livro está aqui para provar mais uma vez que não há desculpas para não ler livros antigos e/ou clássicos. Texto leve, vai direto ao ponto (sem a encheção de linguiça tão comum atualmente), construções nada entrucadas.... assim, muito de boas.

É uma história de vampiro muito legal, t seus diferenciais e tb suas falhas, algas proprositais e outras nem tanto.

Gosto de como a protagonista é uma mulher, eu particularmente não conheço miitas histórias sérias que não sejam encabeçadas por homens.
A questão da sexualidade da protagonista é algo bem interessante: para nós, leitores do século XXI a homosexualidade sugerida não é nada de mais (algo normal e não é tratada com alarde), mas se pensar 1872 qd foi publicado isso não deve ter sido algo bem visto e assim, muito provavelmente colocado como forma de denegrir a Carmilla para o leitor. Fica a reflexão e ainda bem que evoluímos e isso vem cada vez mais deixando de ser um tabo.

Outro ponto que me agradou foi o mistério sobre os "comparsas" da Carmilla. Adorei os misterios jogados no ar e a todo tempo que eu me pegava pensando neles eu já ia bolando mil e uma justificatovas e teorias sobre eles.

Outros detalhes, bem abordados no final sobre vampiros e tal eu gostei. Não explicou tudo, mas trabalhou com calma suficiente e nos permitiu apreciar todo o desenrolar de como o final foi alcançado.

Alguns pontos como a fixação seletiva da vampira com as suas vítimas não ficou clara se era da natureza do ser ou se era particular da Carmilla, mas ok. A questão do animal pra mim ficou jogada, não foi nem bem trabalhada, nem explicada e nem essencial na ação dela, então me pareceu plenamente descartável.

Infelizmente, diferente de Dracula, esse não me pareceu um livro memorável. Certente me agradou e eu super recomendo, mas duvido que daqui a 2 ou 3 anos eu me lembre dos detalhes da história (e olha que em geral eu lembro até do nome e sobrenome dos personagens)

Por fim, admito que sim, eu estava torcendo pra Carmilla e queria que todo mundo morrece menos ela.
Ps. Falando disso com minha irmã (q leu bem antes de mim) lá por volta de 50% do livro ela me disse que eu era doida e que ela torcia pra Laura e queria a morte da Carmilla. Me digam a opinião de vcs kkkk

Meu trecho preferido (parte da citação retirada pra conter o mínimo de spoiler possível):
"Posso mencionar, de passagem, que a palidez cadavérica atribuída a esse tipo de mortos-vivos é mera ficção melodramática. Eles apresentam (...) uma aparência de vida saudável"

Bia 27/05/2013

A primeira vampira
Vampiro sedutor que acossa sua vítima...Isso pode lembrar Drácula ou até Crepúsculo, mais é Carmilla. Surgido anos antes de Bram Stocker escrever sua obra prima, Carmilla serviu de inspiração para Drácula e muitas outras historias de vampiros que surgiu depois. Antes desse conto de Le Fanu, os vampiros eram assustadores e monstruosos; Mas Carmilla é diferente: Ela é bonita, sedutora e não teme o sol. Sheridan Le Fanu cria uma historia narrada do ponto de vista de Laura, á vítima de Carmilla. Apesar de ser um conto, o livro não trata a historia de maneira superficial. Ele é muito profundo para um livro de pouco mais de 100 páginas.
O autor consegue criar mistério,drama e uma tensão sexual enorme entre Carmilla e Laura. É claro que por causa do conservadorismo da época o relacionamento amoroso de Carmilla e Laura nunca é profundamente explorado; mas Sheridan consegue coloca-lo de forma sutil na trama, acrescentando mais goticismo a sua história que tem tudo que um fã de literatura gótica pode querer: Castelos medievais, igrejas, ruínas,criaturas sobrenaturais, dilemas entre o bem e o mal e etc; Talvez as únicas falhas do autor seja no final, que é muito anti-climax, e também por ser narrado do ponto de vista de Laura, que é muito apática a tudo. Mas também, limitando a visão do leitor apenas de Laura, cria mais mistério e tensão. Sendo assim, Carmilla é uma obra indispensável para os fãs do gênero. Vale muito a pena apreciar essa obra prima.

Carolina 08/10/2020

Carmilla
Sempre que pensamos em vampiros a imagem vem sempre referida como homem. Neste livro, ao contrário, vemos uma história com a personagem feminina! Bom livro!

KayChristie 13/08/2020

Inebriada, porém ansiosa
Talvez por ser o primeiro livro gótico de época que li esperava um pouco mais de terror e suspense, um final mais marcante, no entanto, não era essa a proposta, o livro possui uma atmosfera dramática e o autor te insere nela com maestria, me soou mais como uma história sobre a natureza humana, sobre se sentir extasiado por alguém e ceder a tentação sem notar o mal que te causa.

"Não me ache cruel porque obedeço à lei irresistível das minhas forças e fraquezas. Se o seu querido coração está ferido, meu coração selvagem sangrará junto com o seu."

Deixo também minha nota, já comentada por vários aqui, sobre a obra merecer muito mais reconhecimento do que possuí, considerando sua importância e influência em tantas outras histórias famosas.

Jooh 22/07/2021

Um clássico de vampiros.
Esse é um dos clássicos da literatura universal, um dos primeiros livros sobre vampiros e escrito 15 anos antes de "Drácula". Como é de conhecimento de quase todos, cada criação de vampiro é alterada de um literato para outro, ou seja, cada autor apresenta um vampiro com características distintas de outros. Logo, esse também é desigual, e o jeito dos humanos tornarem-se vampiros, similarmete, é um pouco diferenciado dos vampiros da "atualidade".
Na maioria das obras atuais sobre esse assunto, o vampiro é dado como o mocinho da história, mas nesse livro é um pouco diferente...
Confesso que esperava um desfecho bem desigual do que foi, mas mesmo assim não me decepcionei, eu amei... e se você gosta de livros de vampiros, super recomendo tu leres esse clássico. Foi uma ótima experiência.
Laura e Carmilla sempre estarão no meu coração.

Dk 04/01/2022

É uma breve, porém boa, história de vampiro. Eu nunca tinha ouvido falar na história de Carmilla e acho que posso colocar ela no ranking de livros clássicos do tema que eu indicaria muito pros que também gostam. É bem curioso e interessante a gente acompanhar o desenvolvimento na relação dos personagens, principalmente entre Laura e Carmilla, mesmo sabendo onde aquilo vai acabar e do que se trata a personalidade e as peculiaridades da segunda. Não é um livro para quem gosta de muitas surpresas ou quer fugir do obvio, mas ainda assim a leitura é bem fluida e em alguns momentos a riqueza de detalhes te teletransporta para a cena em questão.
Gustave Hokage 05/01/2022minha estante
Adorei, nota 3.

Dk 05/01/2022minha estante
3 é "boa" hahaha

Lari 09/10/2021

Eu realmente comecei a ler esse livro com um pé atrás, achei que eu não ia gostar. Mas nossa, como eu me enganei, mesmo sendo um livro curto e antigo eu não conseguia parar de ler, uma história que prende bastante e é super interessante. Uma pegada super diferente do que você pensaria sobre uma das primeiras vampiras escritas. Só não dá pra ler esse livro achando que é um romance, é um clássico de terror com uma pegada diferente apenas.