Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Ticiane 05/11/2020

Um livro para refletir.
Como as vezes é difícil entender o que o destino reserva para nossas vidas?!
Como entender que aqueles que amamos e que queremos estar juntos para sempre, passam como um breve sopro e se vão?!
Essa foi a mensagem que essa triste e emocionante história me deixou para continuar refletindo....

Deza Farias 19/07/2021

Uma "talvez" decepção.
Espera bem mais desse livro. Li por indicação de booktubes e tinha muita expectativa que o livro fosse simplesmente maravilhoso. Mas, eu só consigo achar o livro cansativo e arrastado. É um livro com uma temática pesada. Achei quase todos os personagens bem chatos, e o enredo muito parado. O plot é bem aquém.

Débora.Brito 24/01/2023

Confesso que o início para mim foi bem difícil, pois achei lento, mas depois a história fica interessante, comovente, dolorosa e bonita, é impossível não se emocionar com tamanha semelhança com os fatos reais já conhecidos, vale muita a pena a leitura, eu fiquei destruída!

anoca 13/08/2020

único livro que me fez chorar até hoje
trata-se do livro mais lindo que já li em toda a minha existência, chorei que nem uma cabrita desmamada

Suellen vieira 17/09/2020

JARDIM DE INVERNO
Uma historia linda e emocionante que mostras crueldade da guerra e quanto a guerra nunca acaba, ela permanece dentro do coração, através de traumas que não conseguimos esquecer.
Any é casada e tem duas filhas meridith e Nina, no início da história o marido dela morre e duas filhas que não tem uma boa relação com ela e neme entre si.
Meridith casada mãe de uma única filha, nina aventureira, viaja de pais em pais sem nunca fica ponto em nenhum lugar, após a morte do morte essas três pessoa se reencontram e vai connhecer a história de sua mae.
Any uma mulher vencedora, ao mesmo tempo sofredora que atravessou a segunda guerra mundial em sua cidade natal Stanligrado e viveu de perto uma das batalhas mais sangrentas dessa guerra. Claro que como em todas as guerras a história de Any é cruel e triste, cujas escolhas foram difíceis, contudo e mais uma guerreira e vencedora como todos os sobreviventes dessa cruel guerra

Leninha Sempre Romântica 27/02/2023

E eis que finalmente a resenha do primeiro livro sorteado no projeto: Desencalhando livros da estante, chegou. Quem não conhece o projeto e quiser saber do que estou falando dá uma conferida no Reels que postei lá no Instagram explicando direitinho. AQUI.

Agora vamos falar de Jardim de Inverno e todas as sensações e emoções que essa leitura me causou. Se existe uma palavra que posso usar para classificar esse livro essa palavra é: Dilacerante. Nenhuma palavra fala mais ao leitor do que essa, isso sem falar de tocante, emocionante, cru, doído e sem esquecer profundamente marcante, extremamente triste, porém ao mesmo tempo cheio de amor. Difícil entender, não é? É quase impossível ler esse livro e depois não entrar em estado de reflexão, se fechar em si mesmo para pensar no quão cruel pode ser a vida, ainda mais uma vida que passou pelos terrores da guerra.

Temos aqui a história de uma família, na verdade de várias famílias. O livro começa a nos contar no tempo presente a vida de Anya, Evan e suas duas filhas: Meredith e Nina. Uma família “nada comum”. Anya é uma mulher que vive num mundo particular, ela não consegue demonstrar amor, pelo menos não em relação às suas duas filhas. Elas cresceram num lar onde o pai era só amor, e a mãe pura frieza. Com o desenrolar da trama e a partida do pai, elo que unia a família, as coisas começam a desmoronar. Em seu último pedido Evan pede a Meredith que cuide de sua mãe e a Nina que faça com que ela conte a história do Jardim de Inverno completa, porque só assim as filhas irão entender a mãe, e talvez criar um laço entre elas.

Começa aí uma história doída, cheia de amargor, de uma tristeza profunda, e vemos os personagens da trama se abrindo e deixando tudo aflorar, mesmo que esse “tudo” traga dor, mágoas e mais sofrimento.
Não tem como não ficar preso às páginas desse livro de forma quase hipnótica. Cada frase, cada passagem no tempo prende o leitor cada vez mais, e incomoda, deixa a gente com a sensação de que a cada página algo ainda pior pode acontecer, já que o fio condutor da Segunda Guerra Mundial, e a invasão de Leningrado é tão dilacerante quanto a história contada por Anya às suas filhas.

Fazia tempo que eu não lia um livro que mexesse tanto com meus sentimentos, foi uma confusão, um tormento lidar com tanta dor, ouvir de uma personagem uma história que facilmente pode ter acontecido com qualquer um que viveu os dissabores da guerra. Um lugar onde a morte espreita em cada esquina, e vem de todos os lados, sem hora marcada e pega os personagens e, claro, o leitor, de repente, sem aviso prévio e dilacera a alma.

Aí você chega naquele final, e simplesmente você sorri com lágrimas nos olhos, a sensação é de que se cumpriu o objetivo do livro, mas também que agora essa história tão profunda, tocante e dilacerante faz parte da alma da gente. Não tem como não imaginar um punhado de “se”, mas que talvez tornasse a história menos crível. De tão dolorosa ela se torna única e como eu disse anteriormente: o livro cumpriu seu objetivo.

Sempre que pego um livro da Kristin Hannah sei que ela vai roubar um pedaço da minha alma, e dessa vez, Anya, Meredith, Nina e todos os outros personagens da trama se entranharam em mim, vai ser difícil esquecer, deixá-los ir, até porque não é esse o objetivo dessa leitura.

Super recomendo, indico, e insisto: leia Jardim de Inverno, não espere tanto tempo para desfrutar dessa história incrível como eu fiz. Mas prepare-se, essa leitura precisa de um coração forte.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/02/jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Natalia Oliveira 16/03/2021

Eitaaaa!!! Esse foi difícil.
Não consegui me conectar com a história... Achei bem enrolada...começou a melhorar nas últimas 30 páginas...
Escolhi esse livro para ler pois ouvi algumas pessoas falando que era emocionante... acredito que seria melhor se não houvesse a parte dos "contos/histórias (contadas pela mãe) ou que fosse mais rápido o desenrolar da história!!!!

Jéssica 11/07/2022

Não esperava nada
Comecei a ler por causa de uma recomendação, não li nem a sinopse, apenas confiei que seria bom.
E foi muito além de bom, que história surpreendente, impossível parar de ler e não se emocionar, super recomendo a leitura.

Aione 29/07/2013

Embora eu tivesse lido apenas dois livros de Kristin Hannah antes de iniciar a leitura de Jardim de Inverno, eu já a tinha como uma de minhas autoras favoritas e, agora, posso fazer essa afirmação com ainda mais certeza.
A primeira coisa que me chamou a atenção em Jardim de Inverno foi a forma de como as personagens me incomodavam. Cada uma a seu modo, tanto Meredith quanto Nina e Anya, ou Mamãe, apresentam barreiras ao redor de seus sentimentos que as impedem de expressá-los em muitos momentos. Assim, eu me sentia angustiada ao vê-las tomarem certas atitudes por conta desse distanciamento que tentam manter.
A narrativa de Kristin Hannah é envolvente desde as primeiras páginas. Mesmo sendo construída em terceira pessoa, o que normalmente causa certo distanciamento entre as personagens e o leitor, é fácil se envolver com a história, principalmente porque o mistério que a rodeia faz com que o leitor se sinta instigado a devorá-la para poder compreendê-la.
Foi o mistério, sem dúvida alguma, que mais me prendeu na trama. Ainda que eu tivesse os meus palpites, eu não estava certa sobre ele e me sentia extremamente curiosa para entender os motivos que levaram Anya a agir com tanta frieza com suas filhas durante toda a vida delas. E, ao mesmo tempo em que vamos compreendendo essa história, Meredith e Nina vão descobrindo mais tanto sobre a mãe quanto sobre elas próprias, e acompanhar esse processo de autodescoberta foi, certamente, mais um ponto positivo da obra.
Ao mesmo tempo em que a história presente é cativante, o aparente conto de fada – a fonte de todo o mistério do enredo - contado por Anya para as filhas é igualmente envolvente. Também, foi o ponto em que, acredito, a autora mais precisou se basear em pesquisas para poder fornecer um relato verossímil e, certamente, ela foi feliz nesse quesito. Algumas passagens me deixavam chocada pelas dificuldades envolvidas, e esse sentimento aumentava ainda mais quando eu pensava que, muito provavelmente, milhares de pessoas enfrentaram situações semelhantes na época em questão.
Foi impossível chegar ao final sem ser acometida pelas lágrimas. E, também, a autora conseguiu me surpreender com uma reviravolta completamente inesperada, o que acarretou em ainda mais lágrimas derrubadas. Se eu já havia achado a história como um todo bem construída e bonita, ao seu final, eu a considerei como extremamente bela e tocante.

"(...) E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir."

Aos que gostam de tramas que envolvem temáticas familiares, bem como pitadas de romance, drama e, também, de fatos históricos, Jardim de Inverno é um prato cheio, ainda mais por ser construído pela ótima narrativa de Kristin Hannah.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/07/resenha-jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Nanda 10/06/2020

Tem um rosto nas minhas lágrimas
Meu Deus que livro foi esse???
Tirei uma estrela pq achei o livro um pouco devagar no começo, além de eu ter demorado um pouco pra gostar dos personagens.
Fora isso, a história é triste porém encantadora.
Recomendo o livro, mas não leia se não estiver se sentindo muito bem.

Karol Garnier 27/03/2021

Um livro sobre familia
Uma mãe que sempre rejeitou as filhas e duas filhas que nao atendem essa rejeição, mas que por causa de uma promessa feita ao pai, vão fazer o possivel para se aproximar da mãe.

Ninguém sabe sobre o passado da mãe, exceto que ela é russa... mas através de um conto de fadas contado pela mãe elas vão descobrir mais que a história da mãe.

Esse livro é uma grata surpresa. Fala de reconciliação familiar, fala de perdão, fala de seguir em frente.

Eu chorei tanto com o final que nem sei explicar. Se você está lendo essa resenha com dúvidas sobre o livro, confia. Leia. É mto bom!

Delair.JAnio 26/03/2023

Uma história surpreendente
Comecei com o coração bem fechado, achei muitas coisas absurdas. Mas no decorrer da história entendia as situações, vemos as razões por trás de casa escolha. A força que mãe precisa é muito grande, as escolhas, o futuro. Cada momento da história gera diferentes sentimentos, um pouco do ódio no começo, curiosidade e especulações no meio. E no final muita emoção e felicidade, reencontros suspreendentes... História magnifica e não podia vir em melhor hora.
Deise.Maria 26/03/2023minha estante
Esse livro tem uma história linda

@ALeituradeHoje 04/10/2017

Um conto de Fadas... de Horrores.
Comecei este livro, despretensiosamente.
Achei que seria um drama simples (não li sinopse, resumo, resenha). Até metade dele, gostei do que li, mas continuava com e imagem do livro simples, bom para o coração, que desperta sorrisos e traz tranquilidade.
De repente, ele me apresenta linhas que me fazem pensar... pensar e pensar. Um livro simples, sem grandes promessas, de um momento em diante passa a me fazer pensar nos homens. Por que Deus? Por que homens que tem o poder, simplesmente esmagam as pessoas? Porque poucas pessoas podem destruir tantas vidas? Porque acontecimentos como os descritos no livro não são simplesmente literatura? Por que? Não entendo um ser humano que faz o mal, um ser humano que quer impor sua vontade a todo custo. Um homem que é capaz de chegar ao poder de um pais, não deveria (não poderia) ser indiferente a vidas. Eu realmente não entendo, não aceito e sofro terrivelmente por isso.
Bom, o livro. O livro descreve um momento histórico pesado e marcante, que muito gente não sabe, não quer saber, ou não se importa. Na vida de duas irmãs, uma mãe e um pai, um mundo se desenrola. Vidas não citadas, são contadas. Um conto de fadas, singelo vira um relato sofrido, longo e real.
Fiquei devastada. Chorei... muito. Como mãe, foi impossível não me colocar no lugar. Como apaixonada por história foi impossível não me transporta para Leningrado.. ah! Não falei... a história fala sobre Leningrado (não São Petersburgo...)
Ele começa COM um conto de fadas... Discorre PELA realidade... Termina COMO um conto de fadas.
Indico... de todo o meu coração.
Wagner 04/10/2017minha estante
Comovente...