Will & Will

John Green

Resenhas - Will & Will

de Paula 17/10/2020

Tiny Dancer
Essa é a minha segunda experiência com o livro e quero dizer o quanto aprecio Tiny Cooper. Não sei se não prestei tanta atenção na primeira vez, ou se não tinha a mesma cabeça de hoje para apreciar essa obra tão magnífica, que não se trata de um romance romântico, mas sobre amor, na sua forma mais pura e verdadeira.

Confesso que a leitura se deu por motivos de João Verde, afinal, já li todas suas obras publicadas no Brasil. No entanto, o que mais me encantou é a profundidade dada pelo David Levithan ao seu Will Grayson. Como é de se esperar, se trata de adolescentes enfrentando as mudanças da vida e como lidar com elas. De modo geral, acho que eles acertaram em cheio muitas coisas. Existem alguns problemas, que em 2014 não eram tão latentes quanto hoje, o que é muito bom, pois desperta a criticidade do leitor. Não gostei do reforço dado o tempo todo a aparência do Tiny, nem da leviandade com a pseudo assexualidade do Will (existem jovens que não se entendem completamente e podem achar que assexualidade é vergonha de contar a alguém que está apaixonado), e também não acho que a depressão do Will tem a importância necessária dentro da responsabilidade social que se tem ao publicar uma obra. Exceto esses pontos, adoro o livro e se tiver um filme, POR FAVOR UTILIZEM A TRILHA SONORA DO LIVROOOOO!!!

O personagem principal é o Tiny, e isso acontece porque ele é absolutamente fabuloso, abnegado, um amigo incrível, um namorado dedicado, uma pessoa inspiradora. Ele é muito humano, e por consequência, cheio de falhas. A grande beleza de sua história é que mesmo sendo coadjuvante das vidas dos Wills, ele consegue, por ser ele mesmo, todos os holofotes. Fora que fazer tudo dentro de um musical é coisa de gênio!

Gosto sobre como o amor é retratado. A verdade pode não ser fácil, mas é melhor lidar com ela de frente. As pessoas devem ficar com as quais não tenham problema de dividir a vida, que não tenham vergonha por nenhum aspecto físico, emocional ou psicológico. Que entendam que o seu papel na vida de alguém não pode ser um peso, ou que você não é um super-herói para salvar alguém do que quer que seja. A gente pode escolher o que é melhor para si mesmo, sem que isso signifique que há algo de errado com outra pessoa. Que podemos não colocar o dedo no nariz do amigo, mas estar disposto a fazer se necessário. Que os pais poderão te amar, mesmo que seus planos sejam frustrados. Amar é entender que os seus problemas, por mais complexos que sejam, não podem ofuscar a dor do outro, mesmo que a Olimpíada de problemas seja sedutora. Amar é tudo isso e estar pronto para levantar, sempre que cair.

Tudo isso se aplica a todos os momentos? As dores simplesmente não existem? Claro que não! Mas, deve ser um alívio saber que em meio ao ciclo: tentativa-erro, é possível encontrar A Coisa, e ela pode muito bem ser você mesmo.

Day 13/10/2020

Alguma Dayana por aí?
Bom, qual a probabilidade de você encontrar alguém com o nome exatamente igual ao seu por ai? E ainda mais que esse primeiro encontro seja em um sexyshop? Porque foi exatamente o que aconteceu com os Will Grayson's. Os dois não tinham como se parecer menos e talvez foi isso que os uniu. Um gay e o outro hétero ambos acabam encontrando um ponto semelhante ao qual se apegar Tiny Cooper e o musical mais louco que vocês já ouviram falar.
O livro tem um jeito unico de diferenciar um Will do outro entre os capitulos e conta com reflexões sobre o amor, amizade, homossexualidade, depressão, aceitação e muito mais.

duda 07/10/2020

que livro perfeitooooo!!
esse livro é bom demaiss!!! os personagens, frases, metáforas, as cenas: cada capítulo vai ficando melhor...
esperando ansiosamente pra um dia fazerem um filme desse livro!?

Ally 06/10/2020

Will & Will
Um livro que tinha tudo pra ser perfeito por inúmeros motivos, mas que infelizmente não foi. A escrita é perfeita, o tema é interessante, mas a história em si não me agradou. Achei que abordaram muitos assuntos mas não houve profundidade neles, ficou tudo meio por cima, e alguns pontos realmente mereciam mais atenção (como a depressão de um dos Wills, por exemplo). Porém eu entendo que talvez esse não seja o foco do livro, a ideia foi trazer algo mais leve, mas sem perder a personalidade dos autores, que amam escrever histórias dramáticas e emocionantes.

Enfim, no geral, um livro ok.

gi 06/10/2020

faz anos que li. mas lembro de ter sido uma boa experiência a não ser pelo john green que consegue trazer o mesmo personagem em todos seus livros. incrível como ele sempre escreve sobre o típico garoto branco hétero narcisista insuportavel

Chamadesay 29/09/2020

Siga @adeusaliteraria
Will e Will: Um nome, um destino é uma história leve, sincera e emocionante. Os dois protagonistas possuem medos e anseios que facilmente encontramos em adolescentes. A descoberta da sexualidade, a dificuldade de conviver com pessoas, o medo de ser diferente e não ser aceito, a diferença entre os tipos de amores que sentimos, a banalização e ridicularização do amor… todos esses temas são abordados de maneira exemplar e sem foçar a barra.

O que mais me fascinou na história foi o fato de que em muitos momentos o Tiny Cooper foi muito mais importante do que os protagonistas. Muitos problemas e momentos felizes ocorrem por causa dele. Inclusive, ele escreve um musical para seu melhor amigo, o que nos proporciona muitas gargalhadas e choro. haha

A história é narrada de forma intercalada pelos dois Will. Não achei confusa, visto que a escrita deles é totalmente diferente. Isso nos permitiu acompanhar a vida de ambos de forma bastante simples.

Pontos Negativos
O final me roubou algumas lágrimas (até postei no story minha cara após o fim da leitura), mas eu esperava que tivesse mais um pouco de história. Isso me deixou um pouco decepcionada, confesso. Ainda assim, é uma leitura gostosa e recomendo bastante!

site: https://adeusaliteraria.com.br/

Amanda 19/09/2020

O começo da leitura foi arrastada, principalmente do segundo Will. A partir do capítulo 9 a leitura anda melhor, mas ainda sim não consegui pegar de jeito. Não é um livro ruim, mas falta mostrar a que veio.

Os Wills estão se descobrindo em plena adolescência e o Tiny é um dos fatores que os impulsiona, apesar de que seu egocentrismo atrapalha muitas vezes a sua percepção.

Enquanto o Will de John Green precisa aprender a tomar conta da própria vida, perder o medo de mostrar sua real personalidade e reconhecer seu papel no ciclo em que vive, o Will de David Levithan precisa aprender a lidar com a depressão, abandono paterno e sexualidade, além de ver valor nas coisas, principalmente em si mesmo. Mas tudo é abordado superficialmente, deixa a incógnita de qual ponto era realmente o central de cada personagem.

O primeiro Will sincero é muito mais cativante do que seu eu medroso. A hora da verdade nos apresentou a um menino comunicativo, sincero e perspicaz.

Tanto Tiny quando o segundo Will representam facetas diferentes de gay, dando mais realismo ao livro e sensibilidade ao assunto.

Tiny, aliás, parece tão protagonista quantos os Will. Talvez por ser a cola que une as duas histórias? Por sua personalidade expansiva? Não sei.

Quanto a escrita, me incomodou bastante a diagramação dos capítulos de David Levithan. Não sei se foi para diferenciar os Wills, se é o estilo do autor (é o seu primeiro livro que leio) ou se temos um motivo oculto, mas as iniciais de frases com letra minúsculas e espaços desnecessários me incomodaram.

Mari 16/09/2020

Quando penso em Will&Will, a primeira coisa quem me vem a cabeça é: amizade. Por isso, o quote para esse post não poderia ser outro!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Will&Will é, antes de tudo, um livro sobre amizade. Sobre a importância de um amigo em nossas vidas e como, após tudo, nós sempre recorreremos a eles, não importa o tempo nem a distância!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse livro foi o meu recontado com Jhon Green e com a sua escrita, consegui me sentir "em casa". Eu amo o jeito que esse homem conta suas histórias, então, pra mim, foi bem fácil distinguir o que foi escrito por ele e o que David Levithan escreveu (eu acho).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa história, somos levados a uma escola de ensino médio, com todo o drama e a carga emocional adolescente, o que não fez com que a leitura fosse tão boa assim pra mim. O livro também trata o dia a dia desses adolescentes, e, como as vezes, mesmo que sem querer, algumas pessoas podem nos fazer sofrer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os casais aqui não conseguiram me convencer, acabei shippando os casais errados, então não curti muito os "oficiais".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No todo, é um livro muito bom, que se eu tivesse lido alguns anos antes, teria aproveitado muito mais a experiência!

site: https://www.instagram.com/p/CFIbtYgjZhL/

etoiletitia 14/09/2020

O objetivo era ser engraçado
Um livro desses não merece toda a atenção que recebe, vejo muitas pessoas comentando sobre ele por ser um livro com temática LGBTQi+, porém, nunca vi alguém comentando sobre o quão desinteressante esse livro é.
Nos dois primeiros capítulos eu até me engajei por ser hilário, mas depois, o livro toma um rumo aleatório, em que aprofunda os personagens e em suas características insuportáveis, se tornou algo difícil >para mim< aguentar. Nenhum personagem se salva.
É uma história que vai do nada à lugar nenhum, não tem um propósito, nem ao menos uma mensagem cliché/brega (como a maioria dos livros do John Green tem), não é uma história de amor, deixa de ser engraçado do segundo capítulo, não é emocionante, e - mais importante de tudo - nem tem um final. Ou seja, não vale a pena, não crie expectativas.

Raavi Alves 10/09/2020

Um livro que comprei pela capa e acabei amando. Perfeito e muito gostosinho de ler. Ri muito. ???

Sara.Purificacao 29/08/2020

Resenha - Will & Will
Bom, essa é a primeira resenha que escrevo sobre um livro, então espero não dar spoilers, mas posso dizer que é um livro no qual não se deve colocar muitas expectativas nos personagens. A história não é ruim, porém os personagens não são envolventes, e tecnicamente não se trata apenas do encontro de dois Will. Além deles dois como principais, a história conta com Tiny, Jane e Gideon.
No livro claramente é possível identificar qual dos dois Will está falando, pois cada capítulo é narrado por um dos personagens. Nunca tinha lido nada do David, mas já li algo do John Green, e dá pra enxergar um pouco o traço da escrita de cada um.
Acredito que a mensagem que os escritores queiram passar, acima de tudo, é a aceitação e a importância da amizade. Durante todo enredo pude perceber que Wiil Grayson e Will Grayson são adolescentes fechados e nitidamente eles querem permanecer assim, mas a vida não funciona desse jeito, ainda mais tendo como melhor amigo o Tiny. Pode até ser um tema leve e não tão impactante quanto se espera, mas se parar pra pensar e ver qual o público alvo do livro, é fundamental levar em conta o quão essa mensagem pode pesar para alguns de uma maneira positiva.
Talvez esse livro realmente não tenha sido escrito pra ter uma história misteriosa, mirabolante e cheia de reviravoltas, ela é o que é. Simples, direta.

Amanda Candido 27/08/2020

Pra começo de conversa me incomodou um pouco colocarem os capítulos de um dos Wills totalmente em letras minúsculas. Mas deixando isso de lado eu sinceramente achei a história enrolada e no final meio sem propósito. Esperava mais de um livro que possui autores tão falados.

Alice 22/08/2020

Me senti uma viciada
Achei o começo bem parado, não dava vontade de ler, demorei bastante, mas depois que os Wills se conhecem eu devorei o livro.
Me senti uma viciada, a cada págida terminada eu queria (precisava) de mais uma rs.
Pensei que leria um livro de romance, mas estava errada, a história é muito mais que isso.
O final não foi como eu estava imaginando (esperando), mas nas últimas páginas eu já tinha percebido que não seria e isso me fez não achar o final ruim rs.
Amei o livro, amei a história, amei os persongens.
Sara.Purificacao 29/08/2020minha estante
No início eu também fiquei enrolando pra ler, mas a forma da escrita é boa, e eu queria muito saber como eles iriam se encontrar!